Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por onde começar

+6
leandrosf89
Fernando Zadá
allexcosta
FAELBASS7
Salbass
Filipético
10 participantes

Ir para baixo

Por onde começar Empty Por onde começar

Mensagem por Filipético Sex Ago 07, 2015 10:21 pm

Acredito que muita gente está sem direcionamento e quando ver grandes contrabaixistas como os senhores do forum ficam meio "acanhados" ..
Eu estou sem um norte pra começar a estudar e organizar meus estudos no baixo, gostaria de ser um grande contrabaixista assim como os que eu ouço ( utopia ) mas quando eu paro pra estudar nao sei por onde começar..

Quem puder faz uma lista de coisas fundamentais, lista de assuntos pra pesquisar, agradecerei muito!

atenciosamente
Filipetico
Filipético
Filipético
Membro

Mensagens : 39
Localização : Trollenberg

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar Empty Re: Por onde começar

Mensagem por Salbass Sáb Ago 08, 2015 7:35 am

Filipético,

Percebo que sua intensão é estudar sozinho correto?
No meu ponto de vista você deveria procurar um professor, pois, será mais proveitoso e provavelmente o resultado será alcançado mais rápido.
Mais uma questão, você dispõe de métodos ou materiais de estudo? para inicio eu jugo necessários os seguintes itens:
Exercícios de pizzicato;
Leitura rítmica (Pozzoli)
Leitura musical (Bona)
Harmonia (Tíades, tétrades, etc..)
Escalas (Maior, Menor, Pentatônicas, modos gregos, escalas simétricas, etc..)
Estilos musicais (ritmos) - Todos;
Outras técnicas: Slap e Tapping;
Existem muitas outras coisas, pois, considero a musica como um universo infinito!
No inicio eu priorizaria pizzicato, leitura, escalas e harmonia, conforme fosse evoluindo passaria aos demais, mas, exige muita determinação de sua parte!

Espero ter ajudado, boa sorte!
Salbass
Salbass
Membro

Mensagens : 115
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar Empty Re: Por onde começar

Mensagem por Filipético Sáb Ago 08, 2015 8:34 am

Muito obrigado cara
Filipético
Filipético
Membro

Mensagens : 39
Localização : Trollenberg

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar Empty Re: Por onde começar

Mensagem por FAELBASS7 Sáb Ago 08, 2015 8:37 am

Um professor seria essencial. Se eu tivesse iniciado meus estudos com um com certeza eu estaria bem mais norteado. (bem lembrado, vou colocar no orçamento como prioridade Idea )
Se a grana tiver muito curta as dicas do Salbass estão ótimas, e hoje tem a internet aí a disposição, youtube ajuda muito up
FAELBASS7
FAELBASS7
Membro

Mensagens : 76
Localização : FORTALEZA - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar Empty Re: Por onde começar

Mensagem por Filipético Sáb Ago 08, 2015 8:45 am

me diz mais uma coisa, a leitura musical é necessidade critica?
Filipético
Filipético
Membro

Mensagens : 39
Localização : Trollenberg

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar Empty Re: Por onde começar

Mensagem por Salbass Sáb Ago 08, 2015 9:06 am

Filipético escreveu:me diz mais uma coisa, a leitura musical é necessidade critica?

Não necessidade critica, mas ajudará muito em conquistas de trabalhos (palco/estúdio), melhor entendimento de alguns métodos que não possuem tablatura e quando você quiser tocar o som do seu ídolo através de play-along.
Salbass
Salbass
Membro

Mensagens : 115
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar Empty Re: Por onde começar

Mensagem por allexcosta Sáb Ago 08, 2015 9:10 am

Concordo que um professor ajuda muito.

Se você mora relativamente perto de Vilas, tem o Alexandre Montenegro, que além de tocar muito bem, tem excelente didática.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar Empty Re: Por onde começar

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Ago 08, 2015 9:56 am

Filipético escreveu: gostaria de ser um grande contrabaixista assim como os que eu ouço ( utopia ) mas quando eu paro pra estudar nao sei por onde começar..

Quem puder faz uma lista de coisas fundamentais, lista de assuntos pra pesquisar, agradecerei muito!

atenciosamente
Filipetico

Filipético escreveu:me diz mais uma coisa, a leitura musical é necessidade critica?

Sim se quer ser músico profissional hoje em dia considero necessária e não mais uma habilidade a mais.
Cara leitura musical básica é simples algo que se aprende como funciona e sua lógica básica em menos de uma hora.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar Empty Re: Por onde começar

Mensagem por leandrosf89 Sáb Ago 08, 2015 10:31 am

Por onde começar? Localize as notas pelo menos nas duas cordas mais graves até a quinta casa, pega uma música que você gosta muito e que não seja muito avançada e tenta tirar.
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar Empty Re: Por onde começar

Mensagem por korg Dom Ago 09, 2015 4:08 am

+1 para começar com professor. Começar corretamente, evita vc pegar manias de posturas incorretas etc que lá na frente, quando for ter aulas, vai ser o Ó para corrigir.

Eu mesmo, depois de tantos anos, já coloquei na minha agenda aqui. Depois da minha mudança, quando me estabilizar, vou voltar a estudar. Vou procurar um professor bacana.
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar Empty Re: Por onde começar

Mensagem por Rico Dom Ago 09, 2015 7:56 am

Inegável a importância de ensino qualificado... Algo até difícil de encontrar, porque didática é uma matéria a parte... Tem um monte de professor tecnicamente bom sem didática, e aí, se você for iniciante e não tiver nenhum conhecimento para usar um pouquinho a intuição, a coisa não funciona. Pra começar sozinho no quarto, utilize as muitas aulas disponíveis on line.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar Empty Re: Por onde começar

Mensagem por Filipético Dom Ago 09, 2015 12:10 pm

Na verdade, eu já toco a um tempo, mas chegou aquele momento que eu não sabia pra onde ir. Quando eu pegava o baixo eu tocava sempre as mesmas coisas, sem domínio de técnicas novas! e achei melhor fortalecer os fundamentos e princípios. Eu estou um pouco preso no universo " soul " e musicas vintage, e fiquei um pouco perplexo quando eu vi um vídeo do Alex Costa mostrando a musicalidade da Bahia no contrabaixo, pois eu moro em salvador e nunca prestei atenção rsrs e acredito que com os conselhos recebido dos senhores vou poder ir um passo a frente.

Gostaria de saber se tem algum tópico aqui falando sobre a sonoridade, aplicação e notas destaque dos modos gregos.
Filipético
Filipético
Membro

Mensagens : 39
Localização : Trollenberg

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar Empty Re: Por onde começar

Mensagem por Balli Seg Ago 10, 2015 11:00 am

allexcosta escreveu:Concordo que um professor ajuda muito.

Se você mora relativamente perto de Vilas, tem o Alexandre Montenegro, que além de tocar muito bem, tem excelente didática.

Allex, vc que é um cara experiente. Conhece algum professor que dê aula em Niterói ou em São Gonçalo, no Rio de Janeiro ?
Balli
Balli
Membro

Mensagens : 36
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar Empty Re: Por onde começar

Mensagem por leandrosf89 Seg Ago 10, 2015 3:47 pm

korg escreveu: Começar corretamente, evita vc pegar manias de posturas incorretas etc que lá na frente, quando for ter aulas, vai ser o Ó para corrigir.


Isso é tão determinante assim? Visto que tem vários baixistas que tiram seu som tocando de maneiras diferentes a mesma técnica...
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar Empty Re: Por onde começar

Mensagem por korg Ter Ago 11, 2015 1:25 am

uma coisa é diversidade de técnicas, outra coisa é erro ou vício. Tocar de formas distintas a mesma técnica? como assim? se vc for chamar slap de "técnica", bem, ai sim já vi várias formas de se usar a mão direita por exemplo. Mas... técnica? (ja vi que vai dar pano pra manga essa discussão rs).

Bem, técnica a que refiro, coisas do tipo:
Lembro quando meu irmão começou a aprender a tocar violão, antes das aulas começarem começou a comprar revistas de banca de jornal com cifras (isso foi há 30 anos ok Razz dá um desconto) e segurava o braço do violão com o polegar+indicador... tipo "pendurar" o polegar na escala rsrs ah sei la explicar isso... enfim, ate o dia que o professor veio e viu o absurdo ... ele penou até parar de usar o maldito polegar. E pior, com aquele polegar ali no violão não ia conseguir fazer muita coisa mesmo no futuro ja que não era braço de guitarra fino rsrsr
Mas se vc começar a reparar em vários guitarristas, vai ver vários polegares assim também. Sei la, vai de cada um. Se quiser tocar com pé manda bala. Eu prefiro fazer direito. Um amigo de infância se recusou a fazer aulas com professor por muitos anos, depois sim foi estudar, mas ja era... o polegar tá lá. Ele toca muito bem aliás. Mas ele tem limitações pra realizar alguns fraseados na guita, mais rápidos e de determinados tipos. Enfim, como não é a praia dele, pra ele não importa. Mas ele só gosta de tocar a mesma coisa , então é indiferente nesse caso.
Mas se ele fosse viver de música... sei não...
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar Empty Re: Por onde começar

Mensagem por Bastiao Ter Ago 11, 2015 11:45 am

Rico escreveu:Inegável a importância de ensino qualificado... Algo até difícil de encontrar, porque didática é uma matéria a parte... Tem um monte de professor tecnicamente bom sem didática, e aí, se você for iniciante e não tiver nenhum conhecimento para usar um pouquinho a intuição, a coisa não funciona. Pra começar sozinho no quarto, utilize as muitas aulas disponíveis on line.

Pois é, Rico, estou nessa encruzilhada, quero iniciar minhas aulas e fico (temeroso) em dúvida de qual professor optar. Na verdade seriam escolas. Vejo alguns com bons currículos técnicos, outros com estrada e maior tendência aos estilos que eu gosto. E agora, como decidir? Obviamente estou tendendo pelo primeiro.
Bastiao
Bastiao
Membro

Mensagens : 167
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Por onde começar Empty Re: Por onde começar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos