Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

+143
jorge.ibs
Anchieta
BigBoy
Fernando Zadá
z0h
Bananoise
peter.forc
SilverKnob
Ivanov_br
Ricardo Saldanha
Cantão
Laysson
gloliveira
JUCIE SANTOS
Venancio Silva
Bruno da Rosa
mato
gmv bass
Jãozeiro
Pavor
Ricardo LaVey
WHead
Christian
Daniel Augusto
flexmagaiver
Orla Bass
leonardo.buggy
sidiburiti
Tibaldi
Kobhau
PauloBass
pluís
Bastiao
mblacerda
rodlburigo
patriciofernandes
Alfs
monteirofn
joabi
deixados
Luciano Dantas
jcsk8
Dogwood
heenrique_bass
PH Benchmarker
bonatti_bass
Fabrício M. Gadelha
japaubatuba
Riff Raff
Diegobass
Claudio Mengarda
michael.duarte
Fabao_Henrique
cardozo
thom_m
mikhailpizza
GRRS
SILVIAO
requeijaum
Ronyldo D`Santos Luthier
Hugo Corrêa
Bruno kta
henri carvalho
bodhan
elson.arcos
bass32
gpraxedes
Nelson Bass
dibass
Cauê Duarte
Baixeiro
Rostan Souza
pedrohenrique.astronauta
Vtrpira
Bira Magalhães
ZédeLepelin
Marlim
jefersonjjk
Jonatan Lima
Paulo Lopes
felipebarba
Luiz87
Guga Ramone
santana
Felipe José Dias
elzebad
Thiago Wilker
GusVCD
ifernandes
carlosadriano
Thiago Almeida
Panini
Juninho Sampaio
Rico
Derrevisdod
Gilmar de Bessa Belarmino
ReegiJR
joceir bernardo raupp
Johnny Bezerra
Diogo Lima Barreto
arturbmallmann
Renan Pollo
VictorLuigi
fheliojr
Breno_Barnabe
gsfteodoro
chiberia
Guilé
Deivesbass
MaikonBass
Ricardo
HenriqueBessa
afonsodecampos
NeyBass
GeTorres
Fábio Parenti Silveira
Tutu
CG
lucas.vieira2
HSN
Uchoa
Carlosrzz
LipeBass15
Emanoel Chequetto
allexcosta
Coder
korg
Detoba
eusouojunior
Felipencs
bass-will
Murilo_
Mike_
Tytoos
Willian Casagrande
109eh
RBORCARI
MauKnop
Andre Azulao
Zéff
emachado
Eliseumohr
Mauricio Luiz Bertola
147 participantes

Página 4 de 19 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 11 ... 19  Seguinte

Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Nov 28, 2015 11:28 am

^ É caro... E o óleo-de-peroba é tão bom ou melhor para esse míster...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Ricardo Sáb Nov 28, 2015 11:44 am

up
É que experimentei de cara esse da Planet Waves e gostei, a madeira absorve rápido e não fica oleosa.
Vou experimentar o de peroba quando o limão acabar, se não gostar dou um trato nos móveis.
Ricardo
Ricardo
Membro

Mensagens : 1939
Localização : Curitiba - Pr

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por HenriqueBessa Sáb Nov 28, 2015 12:22 pm

Blz. Óleo de peroba tenho de sobra. Costumo usar no baixo, mas nem me toquei que poderia ser útil pra esse problema.
Obrigado Smile

Vlw Ricardo, mas pra essa guitarra quanto menos gastar melhor... rsrsrs
Mas vlw pela dica, quando puder testo no baixo.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Nov 28, 2015 3:29 pm

Ricardo escreveu:up
É que experimentei de cara esse da Planet Waves e gostei, a madeira absorve rápido e não fica oleosa.
Vou experimentar o de peroba quando o limão acabar, se não gostar dou um trato nos móveis.
Óleo-de-peroba se passa bem pouco.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Umidade do ar e suas consequências para a construção de um instrumento

Mensagem por MaikonBass Seg Nov 30, 2015 11:52 am

Bom dia Mauricio!

Gostaria de tirar algumas duvidas a respeito da umidade do ar e suas consequências para a construção de um instrumento.

Eu encomendei um contrabaixo com um Luthier aqui da região e ele me disse que não concluiu ainda o instrumento porque a umidade do ar esta acima dos 70% desde setembro (mais de dois meses). Então as minhas duvidas são:

- É possível que em mais de 60 dias a umidade não tenha baixado de 70%? Aqui esta chovendo pra caramba mesmo. Quase todos os dias.

- O que pode ser feito e o que não pode ser feito em dias com umidade muito elevada? Exemplo: Pintura, colagem, etc.

- Existe alguma maneira de driblar esse problema de alta umidade e conseguir construir o instrumento mesmo com ela alta?

MaikonBass
Membro

Mensagens : 8
Localização : Guaramirim, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Nov 30, 2015 3:21 pm

Se o seu luthier trabalha com instrumentos acústicos ele certamente aplica este princípio à construção de sólidos. Não há necessidade disso se as madeiras com que ele for trabalhar forem de estoques antigos.
Em dias chuvosos a aplicação de acabamento fica prejudicada.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Deivesbass Sex Dez 11, 2015 6:58 am

Olá pessoal estou com a seguinte dúvida:
Tenho um cort curbow 52, muito novo apenas 5 meses, os caps tanto da ponte quanto do braço são bartolini mk1, e o circuito também. Aí me sobrou uma grana e como o bass é muito novo não quero vende-lo, que dar um upp nele fazendo as seguintes modificações: os caps passar para seymour Duncan bassline jazz bass e o circuito Aguilar obp3. Agora vem as dúvidas, a cavidade dos caps cabe os novos jazz bass? Se a cavidade ficar sobrando vou ter que fazer tipo uma moldura e colocar no lugar? Qual circuito daria no meu bass,pois o obp3 existe vários mudando apenas os potenciômetros, o meu bass original tem 5 potenciômetros e uma chave seletora de ativo passivo, qual modelo do Aguilar obp3 daria certo nele? E o resultado final dessa troca estaria saindo melhor que o original? Curto som aveludado e ao mesmo tempo quando preciso gosto de escutar tipo o som do plock mas no pizzicato,técnica usada muito no pagode por Prateado, e na elétrica bartolini não consigo isso definido. No final quero um som mais agressivo.

Deivesbass
Banido

Mensagens : 2
Localização : Curvelo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Dez 11, 2015 8:50 am

Deivesbass
Não recomendo essa troca por uma série de razões:
As dimensões dos capts são distintas o que demandará uma adaptação, o que levará a uma desvalorização do instrumento. Reputo o circuito Bartolini muito bom e adequado à qualquer estilo, e sempre que toquei, achei uma sonoridade bem definida, sobre o Aguilar eu não posso opinar pois nunca trabalhei com ele; mas, se vc quer um som mais "agressivo", me parece apenas que se adapte a técnica à isso, ou ao uso de um simples pedal (eq, comp ou pré/drive), que resolveria facilmente o problema sem gastos adicionais.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Deivesbass Sáb Dez 12, 2015 9:15 am

Ohhhhhh Maurício vlw pelas dicas. Mas esse caps jass bass teria que aumentar a cavidade? Ou somente tampar as arestas que ficar com uma moldura?

Deivesbass
Banido

Mensagens : 2
Localização : Curvelo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Dez 12, 2015 1:26 pm

^Tapar... Os capts originais (Bartolini) são maiores.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Guilé Dom Dez 27, 2015 12:22 pm

Olá Bertola !

Gostaria de saber se poderia me ajudar em uma questão... Instalei 3 captadores com timbres distintos e interessantes, sendo eles um colado no braço (que adaptei), um J colado na ponte(furação original) e um P no meio (originalmente um J).

Experimentei aqui diretamente algumas combinações entre eles e gostei dos resultados, por isso pensei em instalar uma chave strato de 5 posições para tal, sendo que:

1 - Existem duas chaves no mercado: IMPORT TYPE (que me parece a mais convencional) e a FENDER TYPE, qual recomenda ?

2 - Ao invés de ter a combinação braço e meio, é possível ter braço e ponte como opção ? Se sim, tem alguma pista de como fazer a ligação na chave acima ?

Penso em manter a chave, um volume único e um tone único tb e na chave, pra mim o ideal seria que ficassem as seguintes opções:

Braço
Meio
Ponte
Ponte e Meio
Ponte e Braço


Antecipadamente grato !

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 WP_20151224_14_35_08_Pro
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por chiberia Dom Dez 27, 2015 7:01 pm

Bertola, tudo bom?

Eu optei como projeto de férias construir uma guitarra (e um baixo, se o orçamento permitir). A título de curiosidade, a guitarra é uma jazzmaster modificada (jazzblaster) e o baixo seria aquele telecaster bass special (réplica) da squier.

Como li bastante a respeito da madeira para o corpo e sua influência, estou considerando usar basswood mesmo ou até outra opção mais barata que aparecer.

Minha dúvida mesmo é na construção do braço. Por conta do tensor, imagino que não dê pra fugir muito de madeiras mais nobres, gostaria de confirmar isso. Ademais, vcs indicam quais madeiras para escala escura? (é válido escurecer com betume?)

Já adianto também perguntas sobre acabamento pra escala e braço; os materiais que mais me chamaram a atenção foram em vídeos americanos (tru-oil e etc), mas queria saber quais materiais disponíveis no brasil vc indica (e se eu passo selante antes ou n). Sou de sp, então disponibilidade não é tanto problema quanto preço.

Agradeço desde já.
chiberia
chiberia
Membro

Mensagens : 70
Localização : SP

https://facebook.com/artofchiberia

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Dez 27, 2015 9:14 pm

Guilé
A "import type" é aquela em que os bornes de ligação são "em linha".
A "Fender type" é aquela que parece um "carrossel".
Não, não dá pra fazer essa ligação não. O que vc pode fazer é instalar uma chavinha "mini-toggle" on-off, e seu baixo ficará com 7 posições (inclusive braço e ponte e os 3 capts juntos.
O problema é que vc tem tipos distintos de capts aí e geralmente isso dá incompatibilidade de polaridade e a instalação de 3 capts assim é trabalhosa...
chiberia
Para corpo use o marupá tília (basswood) não existe no Brasil.
Para o braço use pau-marfim ou tauarí-branco e para a escala ipê.
Para o acabamento usa-se seladora de madeira (comum e à venda em qualquer loja do ramo) pré-diluída.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por gsfteodoro Seg Dez 28, 2015 9:37 am

Grande solucionador de baixos defeituosos, beleza?

Ontem, eu passei por uma situação interessante.
Estava em processo de negociação quase concluído. Havia adquirido um baixo de 4 cordas (que foi devolvido devido a situação relatada abaixo).
Ao regular o tensor, percebi que o braço estava convexo e que o angulo do braço, na junção do corpo, estava fora do comum.
Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Curvatura-bra%25C3%25A7o-guitarra-contrabaixo
Cheguei a fazer aquele macete de colocar um filete de um cartão de crédito para regular. Mas, para minha surpresa, quando fui soltar o tensor para tentar deixar o braço mais reto, a porca simplesmente soltou.
Será que o baixo foi fabricado errado? Na regulagem que peguei, ele tinha as cordas da 10ª casa até o nut bem baixo. Em compensação, da 11ª até o captador, as cordas começaram a ficar bem altas.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Dez 28, 2015 10:31 am

Estava era com defeito mesmo....
Estou com um Gianóca RK aqui em casa que está com o mesmo defeito... Tá difícil de fazer ele ficar com uma ação aceitável na parte final do braço, com o agravante de que é braço inteiriço!
O antigo dono judiou dele, além da fabricação ser tôsca...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por gsfteodoro Seg Dez 28, 2015 10:52 am

Ainda bem que devolvi então... Ufa!

Valeu, Bertola.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5417
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mike_ Seg Dez 28, 2015 9:42 pm

Mestre Bertola, ontem fazendo uma limpeza básica no meu baixo, percebi um pozinho de madeira saindo pela cavidade do captador. Esse pozinho é aquele característico de caruncho. E na minha casa tem caruncho no forro de madeira (casa antiga...). O que posso fazer para solucionar o problema, para que meu baixo nao fique oco?
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Dez 28, 2015 10:08 pm

Caruncho é a mesma coisa que cupim?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Dez 29, 2015 9:12 am

Mike
Descubra onde o maldito caruncho ou cupim fez o buraco e, com uma seringa, aplique um pouquinho de querosene ali... Jimo Cupim também serve, mas é venenoso pra caramba e o cheiro é pior do que o do querosene...
Breno_Barnabe
Em alguns lugares do Brasil as pessoas confundem um com o outros, mas caruncho (ou gorgulho) é um Chrysomelidae. Cupim é Termitidae...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por chiberia Ter Dez 29, 2015 9:49 am

Valeu, Bertola.

Pro corpo estava pensando em basswood mesmo, mas ia ver o que tem disponível nas lojas.

Pra pintura de corpo, vc recomenda só os métodos mais ortodoxos ou tem alguma recomendação pra (possível) improviso?
chiberia
chiberia
Membro

Mensagens : 70
Localização : SP

https://facebook.com/artofchiberia

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Dez 29, 2015 10:48 am

chiberia escreveu:Valeu, Bertola.

Pro corpo estava pensando em basswood mesmo, mas ia ver o que tem disponível nas lojas.

Pra pintura de corpo, vc recomenda  só os métodos mais ortodoxos ou tem alguma recomendação pra (possível) improviso?

Não tem. Use marupá...
Pintura é trabalhoso e demorado. Já comentei o método aqui e deve ser feito por um profissional experiente (um bom pintor automotivo da conta do recado se vc já deixar com ele o corpo preparado).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por fheliojr Ter Dez 29, 2015 3:42 pm

Guilé escreveu:Olá Bertola !

Gostaria de saber se poderia me ajudar em uma questão... Instalei 3 captadores com timbres distintos e interessantes, sendo eles um colado no braço (que adaptei), um J colado na ponte(furação original) e um P no meio (originalmente um J).

Experimentei aqui diretamente algumas combinações entre eles e gostei dos resultados, por isso pensei em instalar uma chave strato de 5 posições para tal, sendo que:

1 - Existem duas chaves no mercado: IMPORT TYPE (que me parece a mais convencional) e a FENDER TYPE, qual recomenda ?

2 - Ao invés de ter a combinação braço e meio, é possível ter braço e ponte como opção ? Se sim, tem alguma pista de como fazer a ligação na chave acima ?

Penso em manter a chave, um volume único e um tone único tb e na chave, pra mim o ideal seria que ficassem as seguintes opções:

Braço
Meio
Ponte
Ponte e Meio
Ponte e Braço...

off-topic: guilé, após fazer estas mudanças, grave uma sample deste baixo para a gente (ok, para mim), por favor!
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por VictorLuigi Qua Dez 30, 2015 9:28 am

Bom dia Bertola, tudo certo?

Estou precisando de uma ajuda para fazer a regulagem em um baixolão.
Estou com um Epiphone El Capitan em casa. É um baixolão bem bacana, porém as cordas estão com uma ação alta demais pro meu gosto.
Já fiz a regulagem do tensor e o braço aceitou bem, porém o rastilho está bastante alto.
Minha primeira ideia foi lixar a parte de baixo do rastilho (com cuidado para mantê-lo alinhado para não dar problema com o piezo), porém fiquei preocupado em relação à entonação.
Aí vão as perguntas:
1 - Descendo a altura do rastilho vou alterar o comprimento da parte “vibrante” da corda, isso pode me dar problemas significativos na afinação das oitavas?
2 – Se sim, como ajustar isso em instrumentos que não possuem os carrinhos da ponte para regular as oitavas?

Desde já, obrigado!
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Dez 30, 2015 9:35 am

Descendo a altura do rastilho vou alterar o comprimento da parte “vibrante” da corda, isso pode me dar problemas significativos na afinação das oitavas?
Não.
Aliás, em rastilhos fixos (como o desse baixolão ou de violões), quase nunca "as oitavas" são acuradas, apenas aproximadas...
Não se preocupe com isso...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por VictorLuigi Qua Dez 30, 2015 9:51 am

Valeu Bertola!
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Renan Pollo Dom Jan 03, 2016 12:19 am

Caro Bertola, troca de nut pode resolver problemas de trastejamento ???
Renan Pollo
Renan Pollo
Membro

Mensagens : 3
Localização : Altinópolis SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jan 03, 2016 8:54 am

Não apenas isso...
O papel de um luthier competente é analisar o instrumento e identificar quais procedimentos deve reaizar para o instrumento ficar como deve em sua performance. Certamente trocar apenas a pestana pode resolver, como não, ser apenas parte da solução.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Renan Pollo Dom Jan 03, 2016 10:35 am

Obrigado Bertola ... é que aparentemente o braço está normal, por isso minha dúvida.
Renan Pollo
Renan Pollo
Membro

Mensagens : 3
Localização : Altinópolis SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jan 03, 2016 11:00 am

Renan Pollo escreveu:Obrigado Bertola ... é que aparentemente o braço está normal, por isso minha dúvida.
Se o seu baixo tem uma pestana de baixa qualidade, sugiro que a troque por uma de osso ou latão...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por arturbmallmann Seg Jan 11, 2016 5:43 pm

O que vc acha das pestanas regulaveis de latão? pensei em adquirir uma para o meu baixo, gostaria de ter a possibilidade de mudar a ação dele de forma mais satisfatória porém sempre com a possibilidade de voltar rapidamente.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jan 11, 2016 10:16 pm

Conheço dos Warwicks alemães, mas nunca usei em baixo meu ou construido por mim, portanto, não posso opinar...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por NeyBass Qua Jan 13, 2016 4:51 pm

arturbmallmann escreveu:O que vc acha das pestanas regulaveis de latão? pensei em adquirir uma para o meu baixo, gostaria de ter a possibilidade de mudar a ação dele de forma mais satisfatória porém sempre com a possibilidade de voltar rapidamente.

Eu acho ótimo esses nut's, já tive 4, hj não tenho pois meu baixo não combina e o nut é fininho igual aos JB, senão ja teria encomendado.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por arturbmallmann Qua Jan 13, 2016 6:25 pm

^ pois eh, o meu tem o braço bem próximo dos jb e pra completar é 4c. O nut que vem nele é de osso e aparenta ser de boa qualidade. Mas sabe, as possibilidades de ajuste são muito atrativas.
Valeu pela resposta Wink

Ah, e quanto a força exercida no braço? creio eu que o tensão mude com o distanciamento das cordas em relaçao a escala, devido a força angular. Teve problemas com a regulagem de arco?
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por fheliojr Qua Jan 13, 2016 8:29 pm

arturbmallmann escreveu:O que vc acha das pestanas regulaveis de latão? pensei em adquirir uma para o meu baixo, gostaria de ter a possibilidade de mudar a ação dele de forma mais satisfatória porém sempre com a possibilidade de voltar rapidamente.

é aquele esquema do "just nut" da warwick?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por arturbmallmann Qua Jan 13, 2016 8:33 pm

fheliojr escreveu:
arturbmallmann escreveu:O que vc acha das pestanas regulaveis de latão? pensei em adquirir uma para o meu baixo, gostaria de ter a possibilidade de mudar a ação dele de forma mais satisfatória porém sempre com a possibilidade de voltar rapidamente.

é aquele esquema do "just nut" da warwick?
isto, algo similar já seria interessante, existem outros de fabricacao nacional pelo que andei vendo.. agora se eles tem direito exclusivo sobre isto já nao sei
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Diogo Lima Barreto Qua Jan 27, 2016 8:46 am

Olá Bertola!
Adquiri recentemente um jazz bass e fiz a regulagem de tensor e ponte. Mas fazendo aquele teste dos trastes (apertar primeira e ultima casa) percebi que até a quarta casa do braço as cordas estão muito próximas dos trastes o que achei ruim pois a altura delas esta muito boa nas outras regiões do braço. É comum este tipo de problema? Um luthier consegue ajeitar, qual a faixa de preço? Mando trocar de baixo já que está na garantia? (apesar de que não tenho muito esperança pois o baixo é SX MIC né..)
Valeu e agradeço desde já!
Diogo Lima Barreto
Diogo Lima Barreto
Membro

Mensagens : 78
Localização : São Carlos - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jan 27, 2016 11:19 am

Diogo, acho que o ajuste feito no tensor não foi o ideal.
Ademais, o fato de estar "...muito próximas..." é, em princípio, o correto, principalmente se ele se mantém constante (na verdade um pouco mais alto na região da trócula) ao logo do braço...
Acho que você deve procurar um luthier habilitado.
Não se comentam preços aqui...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Diogo Lima Barreto Qua Jan 27, 2016 11:40 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Diogo, acho que o ajuste feito no tensor não foi o ideal.
Ademais, o fato de estar "...muito próximas..." é, em princípio, o correto, principalmente se ele se mantém constante (na verdade um pouco mais alto na região da trócula) ao logo do braço...
Acho que você deve procurar um luthier habilitado.
Não se comentam preços aqui...

Puxa, foi mal, não sabia que não divulgavam preços.

Aliás, esqueci de comentar, até o quarto traste esta trastejando, mas o resto está otimo.
No caso eu entrei em contato com a loja e me deram duas opções dentro da garantia: esperar o luthier voltar de férias (depois do carnaval) ou enviar o baixo pra assistência técnica da SX. Eu ouvi falar bem do Luthier da loja (foi o que me recomendaram aqui no fórum)...mas as duas opções vão levar basicamente o mesmo tempo (30 dias). Nas duas eu me ferro por que vou ficar sem o baixo kkkkkk, será que compensa mandar pra assistência?

Obrigado pelos esclarecimentos!
Diogo Lima Barreto
Diogo Lima Barreto
Membro

Mensagens : 78
Localização : São Carlos - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jan 27, 2016 12:17 pm

Cara, isso é caso para luthier....
Me parece problemas na pestana...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Diogo Lima Barreto Qua Jan 27, 2016 12:48 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Cara, isso é caso para luthier....
Me parece problemas na pestana...

Beleza então! Vou levar no luthier assim que puder Smile
Valeu!
Diogo Lima Barreto
Diogo Lima Barreto
Membro

Mensagens : 78
Localização : São Carlos - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Johnny Bezerra Seg Fev 01, 2016 3:16 pm

Boa tarde Bertola.

Sou leigo no assunto e preciso da sua ajuda

Peguei um Squier Vintage Precision 5 cordas e estou afim de acrescentar um captador na ponte, esse baixo esta original, gostaria de saber qual o captador e potenciometro devo colocar.

Como devo fazer.

Abraços

Johnny Bezerra
Membro

Mensagens : 8
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Fev 01, 2016 3:32 pm

Johnny Bezerra escreveu:Boa tarde Bertola.

Sou leigo no assunto e preciso da sua ajuda

Peguei um Squier Vintage Precision 5 cordas e estou afim de acrescentar um captador na ponte, esse baixo esta original, gostaria de saber qual o captador e potenciometro devo colocar.

Como devo fazer.

Abraços

Em 1º lugar certifique-se de que é isso mesmo que vc quer fazer.
Digo isso pois seu luthier deverá fazer uma cavidade no instrumento, e isso significa desmontá-lo, fazer a cavidade, fazer a instalação do capt, remontar tudo e re-regular o instrumento. É um trabalho grande (mas não difícil), e que tira a originalidade do instrumento (o que o desvaloriza).
O captador à ser instalado pode ser este:
http://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1777-j_hot_5_cordas_ponte_ou_braco
O potenciômetro é de 250K
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Johnny Bezerra Seg Fev 01, 2016 4:04 pm

OK, muito obrigado Bertola.

Johnny Bezerra
Membro

Mensagens : 8
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por MaikonBass Qua Fev 10, 2016 8:57 am

Bom dia Bertola!

Nos baixos com captação PJ passiva, que você recomendou em um post antigo colocar uma chave seletora de 3 posições, qual o esquema elétrico que você utiliza? Posso encontra-lo na internet? Você pode me passar ele?

É que preciso saber como fazer a instalação elétrica de um PJ com a chave seletora (para tornar independente cada cap), tendo um volume (para cada cap) e um tone (para ambos os caps). É essa?


MaikonBass
Membro

Mensagens : 8
Localização : Guaramirim, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Fev 11, 2016 7:00 pm

O esquema é esse aqui:
https://www.google.com.br/search?q=Epiphone+Special+II+schematics&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwju18SLzfDKAhUKIpAKHYacBqkQsAQIHA#imgrc=OHGPUNRjHaR_5M%3A

Os pots óbviamente são de 250K e o capacitor de 0.047uF
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por MaikonBass Sex Fev 12, 2016 8:10 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:O esquema é esse aqui:
https://www.google.com.br/search?q=Epiphone+Special+II+schematics&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwju18SLzfDKAhUKIpAKHYacBqkQsAQIHA#imgrc=OHGPUNRjHaR_5M%3A

Os pots óbviamente são de 250K e o capacitor de 0.047uF


Obrigado!

MaikonBass
Membro

Mensagens : 8
Localização : Guaramirim, SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por joceir bernardo raupp Sex Mar 11, 2016 7:43 pm

oi Mauricio, sobre o tauari branco o que você acha dessa madeira, e em que partes posso usar?
longarinas para baixo de 4 cordas a que distancia tem que ficar uma da outra?
angelim ferro serve para longarinas?
e itaúba para braço interiço pra um baixo sem longarinas fica bom? ( pergunto porque li um estudo de madeiras nacionais para luthieria e diz que serve para braço e escala mas não fala se é interiço porq ela é bem pesadinha)
desculpa tantas perguntas agradeço desde já vlw....
joceir bernardo raupp
joceir bernardo raupp
Membro

Mensagens : 81
Localização : tramandaí

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Mar 11, 2016 9:59 pm

Joceir,
Tanto o Tauarí-Branco como a Itaúba servem para braços.
O uso de longarinas pode ser feito tanto com uma, quanto com duas peças, com distâncias de 1 a 1,5 cm.
Para longarinas usam-se várias madeiras, sendo a mais comum o roxinho e o ipê (ambas são muito boas para escala). Angelim não costuma ser usada pra nada em luthiería, pois racha fácil e empena.
Eu nunca utilizei Itaúba...
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por ReegiJR Seg Mar 28, 2016 3:38 pm

Mestre Bertola, bom dia!

Estou com projeto de transformar meu Strinberg em fretless por motivos de estudo e gostaria de tirar uma duvida com relação aos "buracos" dos antigos trastes, é necessário fechá-los com massa (ou madeira) após a remoção dos trastes? Qual os riscos de deixar as cavidades sem preenchimento? Pergunto isso pois aqui na minha cidade, caso eu queira transforma-lo em fretted novamente, fica muito mais barato a simples colocação de novos trastes + nivelamento do que ter que remover a massa, refazer a cavidade, aplicar os trastes novamente, etc...

Outra coisa, fretless com captação ativa fica ruim, perde aquele roncado característico ou nada a ver?

Muito obrigado pela atenção,
abraços.
ReegiJR
ReegiJR
Membro

Mensagens : 39
Localização : Taquarituba-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 28, 2016 4:07 pm

é necessário fechá-los com massa (ou madeira) após a remoção dos trastes?
Sim, é.
Qual os riscos de deixar as cavidades sem preenchimento?
Empeno...
caso eu queira transforma-lo em fretted novamente
Será um serviço para um luthier experimentado... E, sim, a madeira ou a massa terá que ser retirada...
Outra coisa, fretless com captação ativa fica ruim
Não.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 4 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 19 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 11 ... 19  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos