Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vale a pena regular?

+2
Guilé
joao.roberto.555
6 participantes

Ir para baixo

Vale a pena regular? Empty Vale a pena regular?

Mensagem por joao.roberto.555 Sex Nov 27, 2015 3:11 pm

Boa tarde a todos! Tenho um Condor BX12 que comprei usado em maio, paguei só 330 reais. Em compensação, ele veio bem usadinho, com as cordas ferradas, que troquei sozinho (creio que ficou bom), com os captadores e parafusos da ponte meio enferrujados e o potenciômetro do captador precision meio zoado, com mal contato (às vezes pegava, às vezes não, girando um pouco mexia o contato). O problema do mal contato parou sozinho, aparentemente...
Aprendendo mais desde que peguei o baixo, antes só tocava com baixos emprestados, e adentrando um pouco mais no assunto, vi que talvez valha a pena fazer uma regulagem nele, visto que ficou tanto tempo parado nas mãos do dono antigo (ele era guitarrista, comprou o baixo pra um amigo e o amigo nunca usou, ele só tocava de vez em quando). Mas sendo um baixo tão barato, será que vale a pena o valor da luthieria, que creio que seria uns 70 reais (me corrijam se estiver errado. Consigo ir nas luthierias da Teodoro Sampaio, moro perto), em cima do valor dele de 330 reais, ainda mais considerando que os captadores provavelmente tão meio zoados por causa da ferrugem?
Ou será que vale mais a pena segurar o dinheiro e pegar um SX SJB75 usado na faixa de uns 800 reais lá pra maio do ano que vem?
Como sei se meu Condor precisa de regulagem? Quais são os sintomas? Como sei se minhas cordas tão altas demais ou meu braço na inclinação errada?
Muito obrigado!
joao.roberto.555
joao.roberto.555
Membro

Mensagens : 8
Localização : São Paulo, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena regular? Empty Re: Vale a pena regular?

Mensagem por Guilé Sex Nov 27, 2015 4:46 pm

Muito, e sempre inclusive.
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena regular? Empty Re: Vale a pena regular?

Mensagem por brucce Sex Nov 27, 2015 5:19 pm

João , dá uma procurada no link embaixo para entender a regulagem. Cada um curte a regulagem de um jeito, não existe a correta.


https://www.contrabaixobr.com/t2593-regulagem-basica
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena regular? Empty Re: Vale a pena regular?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Nov 27, 2015 5:27 pm

joao.roberto.555
A regulagem geral de um instrumento comprado novo ou usado em um luthier competente é um procedimento OBRIGATÓRIO e IMPRESCINDÍVEL.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena regular? Empty Re: Vale a pena regular?

Mensagem por joao.roberto.555 Sex Nov 27, 2015 5:35 pm

Vocês têm alguma recomendação de luthiers que não cobrem muito (dado o próprio valor baixo do meu instrumento) na Teodoro Sampaio ou zona oeste de São Paulo? Estou pensando em fazer a blindagem também, visto que o meu baixo chia quando não toco nas cordas dele e irrita um pouco.
joao.roberto.555
joao.roberto.555
Membro

Mensagens : 8
Localização : São Paulo, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena regular? Empty Re: Vale a pena regular?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Nov 27, 2015 5:40 pm

O valôr varia de luthier para luthier. Comentar preços aqui é anti-ético.
Agora, o valôr de seu instrumento pouco vai interferir no preço final.
Se o chiado para quando vc coloca as mãos, isso é normal; a blindagem diminui isso mas não elimina.
Esse baixo é legal para iniciante e bem reguladinho e com cordas novas faz um som bacaninha.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena regular? Empty Re: Vale a pena regular?

Mensagem por Polattus Sex Nov 27, 2015 7:24 pm

joao.roberto.555


Pegue um SX,
Vale a pena regular? Thumb_SGRD_445_003_SJB75C
mesmo assim, regule seu instrumento conforme comentado que tem o tópico, é de extrema importância, instrumentos novos, usados, reformados, todos MERECEM e PRECISAM de uma regulagem descente, caso você não tenha certeza do que você vai fazer no seu baixo, leve a um luthier.

dependendo do que você irá fazer no seu baixo, certamente irá gastar o valor do baixo ou mais.
logo se o bx12 atende suas necessidades use enquanto puder, o SX é uma ótima pedida, eu mesmo estava procurando um SX SJB75 Vintage Séries cor Natural com os covers, achei um só que no RS o que fica muito longe para mim, então não ficaria 25% do valor do instrumento, decidi investir no meu baixo 8c que estou projetando a anos.

independente se é novo de fábrica, chines ou não, regulagem é algo indispensável, visto que cada um tem uma mão, uma força, um jeito de tocar, uma preferencia...

gosto é gosto.
Polattus
Polattus
Membro

Mensagens : 332
Localização : Americana

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena regular? Empty Re: Vale a pena regular?

Mensagem por fheliojr Sex Nov 27, 2015 9:25 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:joao.roberto.555
A regulagem geral de um instrumento comprado novo ou usado em um luthier competente é um procedimento OBRIGATÓRIO e IMPRESCINDÍVEL.

[2]
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Vale a pena regular? Empty Re: Vale a pena regular?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos