Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

+91
gfassuncao
Gustavo Giacomini
Wyk.3
hectmans
frediani
RógerKlein
PauloMamutestudio
Fábio Mitura
fernando.busko
lucvon
bass32
Dardo
charles lopes kuster
Luiz Maia
MNacarato
Coder
Claudio
Pedro-SB
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Alves
polakoff
emachado
joabi
s.martyn
dideivox
claudio.francioni.581
Roger William
rafael.salturato
Daniel Trespach
djmmaster
Monisom
tfk
JJ Fletcher
Pedroswaldo
Bruno.Cespe
Jean Werlang
kreaw
Paulo Penna
pluís
Edvell
rogerio.silva.90834
LBorges
jcsantos52
Sonikado
Boss2K
baixodoido
Allanlee
MostFire
Eliseumohr
fabio887
Regis Rocha
Guilherme R
Geisom Giacomazzi
edsonbrjr
Ricardo Petrone
Vinícius Andrade Pinto
Casagrande
GeTorres
tuteh
Normando Neto
Guilherme Conforto
fernando pullbass
GusVCD
malka_aff
ManiacBiffs
RafaelPontes
jackdaniels
NikolasdeQueiroz
José Carlos
Vinicius Vitti Gasparim
caiogas
LuizPMC
GJ
Thiago Almeida
Thiago Candido
Juninho_Bass
L. Gustavo
SILVIAO
fheliojr
rodrigosattva
tcraposo
FireHawk
tiago.sorensen.10
edumoraes
Kennynp
afonsodecampos
Voila Marques
gpraxedes
Ruds
carimbass
allexcosta
95 participantes

Página 9 de 20 Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 14 ... 20  Seguinte

Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por edumoraes Ter Ago 26, 2014 1:12 pm

^ Obrigado pelas informações! up
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por kreaw Qua Ago 27, 2014 12:11 pm


kreaw
Membro

Mensagens : 56
Localização : Lins

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Ago 27, 2014 4:56 pm

^ Esse, falante Hinor é bomba. Talvez um 15PW5 ficasse menos ruim, mas não é o ideal. Não me ocorre nenhuma solução boa pra esse teu caso.

Acho que a sua idéia de vender o combo pra comprar um novo é a melhor opção.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por FireHawk Qua Ago 27, 2014 11:14 pm

caiogas, você usou tinta na sua caixa?
Por coincidência, quero fazer uma caixa na mesma cor e tenho um TC Electronic igual o seu!

Conta ai como deu o acabamento.

Edit: quem também tiver feito caixas ai, gostaria de saber a tinta que utilizaram.

FireHawk
Membro

Mensagens : 78
Localização : Divinópolis-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por caiogas Qui Ago 28, 2014 4:32 pm

FireHawk
No meu caso eu usei courvin comum mesmo.
Eu colei com cola de contato e grampeei as pontas.
Abraço!
caiogas
caiogas
Membro

Mensagens : 13
Localização : Botucatu-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Jean Werlang Qua Set 03, 2014 12:37 am

Estou a semana lendo e relendo os tópicos do fórum e cheguei a conclusão que sem a ajuda de um colega com experiencia não vou conseguir fazer o que eu quero.
Estou com problemas de transportar o meu equipamento e preciso fazer um caixa mais leve e compacta possível exclusivamente para ensaios fora do estúdio e retorno de palco. Tenho um cabeçote Hartke HA3500.
Pensei em utilizar o falante Selenium 12pw5 para construir uma caixa handmade. Alguém com mais experiencia poderia me ajudar com a informação de qual seria o volume cúbico minimo de uma caixa para esse falante?
Ou então me indicar Falantes que seja possível construir uma caixa reduzida. Algo em torno de 50 litros.
Agradeço
Jean Werlang
Jean Werlang
Membro

Mensagens : 74
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Bruno.Cespe Qua Set 03, 2014 12:42 am

Ruds boa noite,

Vi os comentários sobre os 10PW7 que vc fez dizendo que não são bons.
Tenho 2 e mais 2 10pw3 para uma caixa q estou fazendo, copia de uma HARTKE 4x10.
Pergunta: isso vai dar ruim? se eu seguir todos as medidas de uma hartke ate o duto trazeiro dela que é 1 de 4"?
Teria como vc me dizer como faço pra calcular a litragem dos 4 juntos e se vão bater mais ou menos
com as medidas da caixa que tenho? tendo em vista q as medidas externas são 62x62 e profundidade de 4 cm. compensado naval 20mm super vedado os cantos.

Agradeço muitíssimo, meu sonho seria ter um timbre parecido com o da VX410 pel menos chegando perto, só não tenho uma por não poder $$$ no momento.. kkk

Bruno.Cespe
Membro

Mensagens : 5
Localização : São João de Meriti - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Qua Set 03, 2014 12:44 am

Jean Werlang escreveu:Estou a semana lendo e relendo os tópicos do fórum e cheguei a conclusão que sem a ajuda de um colega com experiencia não vou conseguir fazer o que eu quero.
Estou com problemas de transportar o meu equipamento e preciso fazer um caixa mais leve e compacta possível exclusivamente para ensaios fora do estúdio e retorno de palco. Tenho um cabeçote Hartke HA3500.
Pensei em utilizar o falante Selenium 12pw5 para construir uma caixa handmade. Alguém com mais experiencia poderia me ajudar com a informação de qual seria o volume cúbico minimo de uma caixa para esse falante?
Ou então me indicar Falantes que seja possível construir uma caixa reduzida.  Algo em torno de 50 litros.
Agradeço

Jean,

Estou construindo uma caixa exatamente como você está querendo. Só vou colocar um driver para acentuar os médios...

Para esse falante, o ideal é ter entre 50 e 60l...
Conforme for fazendo vou colocar o status e o andamento.
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Set 03, 2014 11:23 am

Jean Werlang escreveu:Estou a semana lendo e relendo os tópicos do fórum e cheguei a conclusão que sem a ajuda de um colega com experiencia não vou conseguir fazer o que eu quero.
Estou com problemas de transportar o meu equipamento e preciso fazer um caixa mais leve e compacta possível exclusivamente para ensaios fora do estúdio e retorno de palco. Tenho um cabeçote Hartke HA3500.
Pensei em utilizar o falante Selenium 12pw5 para construir uma caixa handmade. Alguém com mais experiencia poderia me ajudar com a informação de qual seria o volume cúbico minimo de uma caixa para esse falante?
Ou então me indicar Falantes que seja possível construir uma caixa reduzida.  Algo em torno de 50 litros.
Agradeço
Igual a essa caixa que você quer montar já devem ter uns 3 exemplos só aqui neste tópico. Sugiro você ler ele por inteiro e com calma. Você vai sair com o projeto praticamente pronto. Se tiver alguma dúvida além do que já está dito e explicado aqui, pode mandar.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Set 03, 2014 12:11 pm

Bruno.Cespe escreveu:Ruds boa noite,

Vi os comentários sobre os 10PW7 que vc fez dizendo que não são bons.
Tenho 2 e mais 2 10pw3 para uma caixa q estou fazendo, copia de uma HARTKE 4x10.
Pergunta: isso vai dar ruim? se eu seguir todos as medidas de uma hartke ate o duto trazeiro dela que é 1 de 4"?
Teria como vc me dizer como faço pra calcular a litragem dos 4 juntos e se vão bater mais ou menos
com as medidas da caixa que tenho? tendo em vista q as medidas externas são 62x62 e profundidade de 4 cm. compensado naval 20mm super vedado os cantos.

Agradeço muitíssimo, meu sonho seria ter um timbre parecido com o da VX410 pel menos chegando perto, só não tenho uma por não poder $$$ no momento.. kkk  

O 10PW7 não é bom pra nossa aplicação. O 10pw3 é menos ruim, mas também não diria que é bom. E o que você não pode fazer em hipótese alguma é misturar os dois em uma mesma caixa. Por isso já não rola fazer uma 4x10 com eles.

O que você pode fazer são duas 2x10, uma com os 10PW3 e outra com os outros (apesar que eu acho besteira a segunda). E veja que nenhum dos dois modelos aguenta muita potência, pq eles são muito limitados em excursão.

Uma idéia, se você realmente fizer questão de usar esses falantes, seria montar cada par em uma caixa de uns 60l selada. E entupa de fibra de poliester ou lã de vidro dentro. Acho que fica menos ruim do que em uma caixa dutada. Mas já te adianto que não vai ter muitos graves.

Agora se o que você quer é mesmo uma VX410, sugiro esperar, juntar grana, e depois comprar uma VX410. Só assim pra ter o timbre da VX410.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Bruno.Cespe Qua Set 03, 2014 7:10 pm

Ruds escreveu:
Bruno.Cespe escreveu:Ruds boa noite,

Vi os comentários sobre os 10PW7 que vc fez dizendo que não são bons.
Tenho 2 e mais 2 10pw3 para uma caixa q estou fazendo, copia de uma HARTKE 4x10.
Pergunta: isso vai dar ruim? se eu seguir todos as medidas de uma hartke ate o duto trazeiro dela que é 1 de 4"?
Teria como vc me dizer como faço pra calcular a litragem dos 4 juntos e se vão bater mais ou menos
com as medidas da caixa que tenho? tendo em vista q as medidas externas são 62x62 e profundidade de 4 cm. compensado naval 20mm super vedado os cantos.

Agradeço muitíssimo, meu sonho seria ter um timbre parecido com o da VX410 pel menos chegando perto, só não tenho uma por não poder $$$ no momento.. kkk  

O 10PW7 não é bom pra nossa aplicação. O 10pw3 é menos ruim, mas também não diria que é bom. E o que você não pode fazer em hipótese alguma é misturar os dois em uma mesma caixa. Por isso já não rola fazer uma 4x10 com eles.

O que você pode fazer são duas 2x10, uma com os 10PW3 e outra com os outros (apesar que eu acho besteira a segunda). E veja que nenhum dos dois modelos aguenta muita potência, pq eles são muito limitados em excursão.

Uma idéia, se você realmente fizer questão de usar esses falantes, seria montar cada par em uma caixa de uns 60l selada. E entupa de fibra de poliester ou lã de vidro dentro. Acho que fica menos ruim do que em uma caixa dutada. Mas já te adianto que não vai ter muitos graves.

Agora se o que você quer é mesmo uma VX410, sugiro esperar, juntar grana, e depois comprar uma VX410. Só assim pra ter o timbre da VX410.


Ok Ruds, Muito obrigado.
Já me clareou bem a mente...rsrs
Vou dar uma pesquisada sobre a litragem de cada falante e ver o que faço...

Abração a todos!!!

Bruno.Cespe
Membro

Mensagens : 5
Localização : São João de Meriti - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Jean Werlang Qua Set 03, 2014 7:22 pm

Ruds escreveu:
Jean Werlang escreveu:Estou a semana lendo e relendo os tópicos do fórum e cheguei a conclusão que sem a ajuda de um colega com experiencia não vou conseguir fazer o que eu quero.
Estou com problemas de transportar o meu equipamento e preciso fazer um caixa mais leve e compacta possível exclusivamente para ensaios fora do estúdio e retorno de palco. Tenho um cabeçote Hartke HA3500.
Pensei em utilizar o falante Selenium 12pw5 para construir uma caixa handmade. Alguém com mais experiencia poderia me ajudar com a informação de qual seria o volume cúbico minimo de uma caixa para esse falante?
Ou então me indicar Falantes que seja possível construir uma caixa reduzida.  Algo em torno de 50 litros.
Agradeço
Igual a essa caixa que você quer montar já devem ter uns 3 exemplos só aqui neste tópico. Sugiro você ler ele por inteiro e com calma. Você vai sair com o projeto praticamente pronto. Se tiver alguma dúvida além do que já está dito e explicado aqui, pode mandar.

Rubs, eu fiz o que vc recomendou, vi os projetos prontos, mas gostaria de adequá-los nas medidas, para ficar sobre medida para o meu cabeçote; Eu perderia muita resposta nos graves se construi-lá com 50 litros?
Jean Werlang
Jean Werlang
Membro

Mensagens : 74
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Pedroswaldo Qua Set 03, 2014 9:41 pm

Falaê Ruds, tudo beleza?

Então, veja as últimas postagens desse tread aqui:
https://www.contrabaixobr.com/t16482p100-handmade-caixas-12-para-head-kustom-de300

Fiz duas caixas com falantes de 12" da Oversound. Só que os parametros sugeridos pela fabricante para a montagem da caixa, segundo o WinISD resultariam em um alinhamento não linear...

Já os sugeridos pelo programa seriam.

Acabei fazendo o meio termo, mas to com o verme de testar o sugerido pelo programa, já que o volume é o mesmo, mudaria só o duto. O que acha?

Mas é estranho essa sugestão da fabricante, não?
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qui Set 04, 2014 9:15 am

Jean Werlang escreveu:Rubs, eu fiz o que vc recomendou, vi os projetos prontos, mas gostaria de adequá-los nas medidas, para ficar sobre medida para o meu cabeçote; Eu perderia muita resposta nos graves se construi-lá com 50 litros?
Dentro do limite do viável, você tem liberdade pra escolher as medidas que achar mais convenientes. Não tem problema.

Entre 45l e 60l, quanto maior o volume maior é a extensão de graves. Mas a diferença não é muito grande. Mesmo com 50l ainda é o suficiente pra reproduzir bem uma Sizona. Se você rodar o WinISD você pode ver quanto que muda.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qui Set 04, 2014 9:18 am

Pedroswaldo escreveu:Acabei fazendo o meio termo, mas to com o verme de testar o sugerido pelo programa, já que o volume é o mesmo, mudaria só o duto. O que acha?

Mas é estranho essa sugestão da fabricante, não?
Fala Pedroswaldo!

Muito bacanas suas caixas. Eu lembro desse seu tópico. Só não tinha visto suas últimas postagens.

Não se preocupe com os parâmetros que o fabricante sugere. Na melhor das hipóteses eles são um ponto de partida pro projeto ou uma referência pra quem não sabe como projetar.

Sobre o que é sugerido pelo WinISD, esse também é só um alinhamento padrão. Não quer dizer que seja o melhor.

E outra coisa que com o tempo eu descobri sobre o WinISD: ele calcula o comprimento do duto considerando sempre que o duto vai estar bem no meio da caixa. Como isso raramente é o caso, os valores que ele calcula pro comprimento são um pouco maiores do que os que deveriam ser usados. E é por isso que ele erra feio quando calcula os "slot ports". No caso dos dutos circulares, o erro costuma ser menor.

Como regra prática, se o duto circular estiver mais próximo das paredes do que do centro da caixa, multiplique o valor que o WinISD calcular por 0,8 para obter o valor de comprimento do duto "corrigido".

No seu caso, se você usou os 7,4cm que o WinISD calculou para os seus 56Hz, mas colocou seu duto próximo das paredes da caixa, seu duto deveria ter uns 6cm. Ou seja, a sua caixa, na verdade, deve estar sintonizada em torno de uns 53Hz.

No final das contas, na minha opinião, a sintonia da sua caixa está ótima. Não precisa mexer. E mesmo que estivesse nos 56Hz, eu acho que ainda assim estaria muito boa.

Mas você sente alguma falta de extensão graves na sua caixa?
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Jean Werlang Qui Set 04, 2014 4:36 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 J084xxdvf

Rubs, como está meu projeto?
Jean Werlang
Jean Werlang
Membro

Mensagens : 74
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qui Set 04, 2014 8:01 pm

^ A imagem não aparece.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Jean Werlang Qui Set 04, 2014 8:10 pm

http://postimg.org/image/j084xxdvf/
Jean Werlang
Jean Werlang
Membro

Mensagens : 74
Localização : Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qui Set 04, 2014 8:36 pm

^ Tá bom.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Sáb Set 13, 2014 5:23 pm

Ruds escreveu:
Se quiser uma caixa maior tem que escolher outro falante.

Chegaram minhas encomendas

Alto falante Selenium 12PW5
Drive Selenium D202TI
Crossover Nennis DF372TI
Aer Dutos de 4"

Ruds,
Coloquei o falante, a corneta e os dutos de ar sobre uma folha de papel grande para distribuí-los da melhor forma possível. Recortei e medi...
O papel ficou com A=48cm e L=59cm... Tudo completamente compacto...
O problema é se eu tenho que fazer uma caixa menos de 65L, só me sobra 22cm de fundo... Como os dois dutos teem 17cm, o final do duto ficará a 5cm da tampa traseira...

Estou achando muito fina... Não está me parecendo um bom projeto de caixa...
A não ser se eu colocar os dois dutos atraz da caixa dai eu reduzo bastante a litragem.
O que você acha?

Alex,
Liguei o alto-falante, solto, sem caixa, no cabeçote GK RB400III... O som ficou muito feio, distorcidossimo e muito baixo, sem volume nenhum...
Pode ser defeito no GK? O Falante pode ter vindo ferrado (mesmo embrulhado na caixa original) ou sem a caixa de madeira o resultado não seria diferente?


Abraços
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Pedroswaldo Sáb Set 13, 2014 10:02 pm

[quote="Edvell"]
Ruds escreveu:

Liguei o alto-falante, solto, sem caixa, no cabeçote GK RB400III... O som ficou muito feio, distorcidossimo e muito baixo, sem volume nenhum...
Pode ser defeito no GK? O Falante pode ter vindo ferrado (mesmo embrulhado na caixa original) ou sem a caixa de madeira o resultado não seria diferente?


Rapaz, se voce não sambou o falante depois dessa....
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Sáb Set 13, 2014 10:05 pm

Pedroswaldo escreveu:
Edvell escreveu:
Ruds escreveu:

Liguei o alto-falante, solto, sem caixa, no cabeçote GK RB400III... O som ficou muito feio, distorcidossimo e muito baixo, sem volume nenhum...
Pode ser defeito no GK? O Falante pode ter vindo ferrado (mesmo embrulhado na caixa original) ou sem a caixa de madeira o resultado não seria diferente?


Rapaz, se voce não sambou o falante depois dessa....

Pedro,
Pq sambaria o falante? Só de ligar ele na saída do GK?


Valeu mesmo!
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Sonikado Sáb Set 13, 2014 10:32 pm

Não se liga falante (principalmente pra graves) em ambiente aberto, sem caixa.

Eles ficam completamente soltos e tendem a sobrexcursionar com muita facilidade, dá pra destruir um falante com um espirro nessas condições.

Detalhe que um falante de graves ao ar livre gera som quase inaudível, as 2 faces do cone se anulam e no final vc não ouve nada.

Sonikado
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Sáb Set 13, 2014 10:50 pm

Sonikado escreveu:Não se liga falante (principalmente pra graves) em ambiente aberto, sem caixa.

Eles ficam completamente soltos e tendem a sobrexcursionar com muita facilidade, dá pra destruir um falante com um espirro nessas condições.

Detalhe que um falante de graves ao ar livre gera som quase inaudível, as 2 faces do cone se anulam e no final vc não ouve nada.

Vivendo e aprendendo...
Não sabia mesmo! Sem palavras pra te agradecer...
Será que o falante foi pro saco? Tem forma de se testar?

Sobre os dutos! Alguém sabe responder se posso por os dois atraz?
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Dom Set 14, 2014 11:43 am

^ Temerário mesmo ligar um woofer sem caixa.

Dê uma olhada no cone e suspensão pra ver se parece ok. O teste definitivo é montar a caixa com ele pra ouvir se o som sai bom.

E pode montar os dutos atrás da caixa, sem problemas.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Dom Set 14, 2014 12:12 pm

Ruds escreveu:^ Temerário mesmo ligar um woofer sem caixa.

Dê uma olhada no cone e suspensão pra ver se parece ok. O teste definitivo é montar a caixa com ele pra ouvir se o som sai bom.

E pode montar os dutos atrás da caixa, sem problemas.

Parece está 100% com o falante...

Vou projetar a caixa com os dois dutos atraz, pra deixar ela mais em forma de cubo...

Obrigado mesmo

Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Pedroswaldo Seg Set 15, 2014 11:52 am

Em adição aos cometários dos colegas:

O ar dentro da caixa funciona como um amortecedor para o altoflalante. Imagine uma seringa cheia de água, quando apertamos o embolo a água sai. Quanto maior for o furo, mais fácil a água sai, certo?

Com a caixa funciona bem parecido, o ar dentro é forçado a sair quando o cone movimenta-se pra trás. E é forçado a entrar quando o cone movimenta-se pra frente. Sem a caixa, a resistencia do ar é muito menor, pois dentro da caixa temos um volume determinado de ar, com uma barreira física a sua compressão e descompressão

E é isso que "segura" o cone do falante pra que ele não excursione demais....
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Edvell Seg Set 15, 2014 12:05 pm

Pedroswaldo escreveu:Em adição aos cometários dos colegas:

O ar dentro da caixa funciona como um amortecedor para o altoflalante. Imagine uma seringa cheia de água, quando apertamos o embolo a água sai. Quanto maior for o furo, mais fácil a água sai, certo?

Com a caixa funciona bem parecido, o ar dentro é forçado a sair quando o cone movimenta-se pra trás. E é forçado a entrar quando o cone movimenta-se pra frente. Sem a caixa, a resistencia do ar é muito menor, pois dentro da caixa temos um volume determinado de ar, com uma barreira física a sua compressão e descompressão

E é isso que "segura" o cone do falante pra que ele não excursione demais....

Pedro,

Fantástica a explicação... Vou pegar uma caixa com um amigo pra testar se não ferrou o meu falante (tomara)!
Obrigado mesmo pela valiosa explicação!
Edvell
Edvell
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Pedroswaldo Seg Set 15, 2014 12:15 pm

Caro Edvell, se voce já definiu o falante para o seu projeto e está com o projeto pronto, sugiro que voce monte a caixa e teste o falante na caixa que foi projetada para ele.

Se na pior das hipóteses o falante tiver estragado, a caixa já está pronta. Uma caixa que foi projetada para outro falante pode também não ser uma boa idéia, por motivos semelhantes. O projeto da caixa é muito específico para as características do alto falante.
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por SILVIAO Seg Set 15, 2014 12:19 pm

Ruds estava lendo o projeto da Selenium com o Jorge Pescara e surgiu uma duvida, quanto aresposta de frequencias da caixa de 15", onde diz:

Caixa para a reprodução de graves podendo ser usada
de 80 Hz a 300 Hz, quando em conjunto com a band-pass
(BS118) ou de 50 Hz a 300 Hz sem a band-pass, para ensaios
ou pequenos ambientes.


Minha dúvida é a seguinte, esta caixa reproduz apenas esta faixa de frequencias, de 50 a 300HZ,ou ela é sintonizada para estas frequencias?

Segue o link:
http://www.selenium.com.br/sitenovo/admin/documentos/Set%20contrabaixo_p.pdf
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Set 16, 2014 2:04 pm

^ Essa caixa é um refletor de graves comum com um falante de 15", o WPU1505. Pelo que diz no pdf, ela vai até os 50Hz nos graves. E o quão agudo ela vai chegar depende só do WPU1505. Uns 3kHz nesse caso.

Mas quem escreveu esse pdf estava supondo o uso de crossovers. Daí a caixa vai até onde o crossover "deixar", dentro dos limites da caixa/falante.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por SILVIAO Ter Set 16, 2014 9:37 pm

È um projeto legal para se começar certo?As especificações são confiáveis?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qua Set 17, 2014 9:17 am

^ Esse pdf mostra só a parte estrutural de "madeiras" da caixa e comenta a parte acústica. Falta bastante pra esse aí ser um projeto completo. Não fala nada da parte elétrica ou detalhes de acabamentos.

Um conjunto de caixas desse tipo, como eu disse acima, assume o uso de crossover pra funcionar corretamente. Existem duas opções:
1) Crossover ativo, o que exigiria o uso de pelo menos 3 amplificadores separados (caro);
2) Vários crossovers passivos, o que não seria nada trivial de se projetar pra esse conjunto de caixas, mesmo tendo todas as informações disponíveis sobre os transdutores.

Além disso, essa solução seria cara e de difícil transporte.

Pra iniciante eu não considero uma boa idéia tentar montar esse set. Talvez só pra alguém mais instruído, que saiba muito bem o que está fazendo e, principalmente, saiba muito bem o que quer.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por SILVIAO Qui Set 18, 2014 11:12 pm

Valeu Ruds, na verdade meu interesse seria apenas na caixa com com falante de 15".Posso substituir o WPU1505 por outro?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sex Set 19, 2014 8:16 am

^ O WPU1509 tb deve servir nessa caixa. Mas pra garantir, rode a simulação e veja qual fica melhor.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por JJ Fletcher Sex Set 19, 2014 10:57 am

opa. preciso montar um set, vou comprar um hartke ha2500. quero montar uma caixa 4x10 + drive titanio pra ficar com som parecido com a caixa hartke 410VX. quais falantes de 10'' devo colocar? selenium pw? e o drive?
JJ Fletcher
JJ Fletcher
Membro

Mensagens : 11
Localização : SC

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sex Set 19, 2014 2:42 pm

^ Woofer 10" nacional: Snake ESV610

Woofer 10" importado: Faital 10PR310, Eminence DeltaliteII 2510, Beyma SM-110N, ...

driver: Selenium DT150

veja também:

https://www.contrabaixobr.com/t28885p400-projetos-de-caixas-handmade-com-ruds#684626

https://www.contrabaixobr.com/t28885p350-projetos-de-caixas-handmade-com-ruds#681995

e leia o tópico para dicas de projeto e construção.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por JJ Fletcher Seg Set 22, 2014 3:46 pm

ok obrigado.
quais sao esses falantes que vem nas caixas, tipo hatke ou ampeg? sao especiais feitos pelas empresas? qual é o segredo deles?
JJ Fletcher
JJ Fletcher
Membro

Mensagens : 11
Localização : SC

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Set 23, 2014 8:43 am

JJ Fletcher escreveu:quais sao esses falantes que vem nas caixas, tipo hatke ou ampeg? sao especiais feitos pelas empresas?
Sim, são falantes "custom". Os da Hartke eu não sei, mas os da Ampeg são fabricados pela Eminence. Pelo menos daquela linha "classic" de caixas. Os Eminence Legend são reposição delas.

JJ Fletcher escreveu:qual é o segredo deles?
O segredo dessas caixas talvez seja não serem muito boas. Elas são bem meia-boca. O projeto tem vários problemas e os componentes, inclusive os falantes, são baratos. Elas são caixas "pra vender" e não "pra performance".

Não é difícil fazer bem melhor. Qualquer um daqueles falantes que passei na lista permite fazer caixas melhores do que as Hartke VX e Ampeg classic. Ainda mais se você não estiver preso no padrão 4x10. Mas daí depende da habilidade do projetista também. Só o falante não faz a caixa.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por JJ Fletcher Ter Set 23, 2014 9:22 am

bem, se você ''tivesse'' que escolher entre as caixas prontas vendidas hoje em dia, qual pegava?
qual vale o custo beneficio, ou qualidade?

JJ Fletcher
JJ Fletcher
Membro

Mensagens : 11
Localização : SC

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Ter Set 23, 2014 5:41 pm

^ Se quisesse comprar uma caixa pronta eu provavelmente compraria uma Barefaced geração 3. Big Baby 2 ou Big Twin 2, dependendo de quanto SPL eu julgasse necessário.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por JJ Fletcher Qua Set 24, 2014 1:41 pm

show, obrigado!
JJ Fletcher
JJ Fletcher
Membro

Mensagens : 11
Localização : SC

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por tfk Seg Set 29, 2014 12:57 am

Ruds, boa noite. Desde já gostaria de parabenizar sua iniciativa de dar uma força aqui para a galera. Pensando nisso também gostaria de uma força. No momento tenho um falante B&C 12CL76 (350W 8ohm) parado por aqui e gostaria de montar um gabinete usando ele. Li em uma resposta anterior sua que ele se encaixaria bem com uma caixa pequena. Portabilidade e peso final do conjunto são pontos importantes, mas não fundamentais. Gostaria de uma sugestão sua para incrementar a construção da caixa (tipo Fearful). Uma pergunta de leigo, para se utilizar, por exemplo, outro falante teria que ser um idêntico ao da B&C? Minha preocupação neste caso seria com relação ao custo, já que tinha comprado esse falante tempos atrás com o dólar mais barato.

Ou seria mais interessante utilizar um falante menor (tipo 6") ou driver ou coisa do gênero? Quanto maior for a potência e SPL melhor...rs

Desde já agradeço sua atenção e desculpe por eventuais bobagens que falei.
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Set 29, 2014 2:11 pm

Valeu, tfk!

Isso, caixa pequena pra esse B&C. Volume entre 25l e 30l, sintonia entre 65Hz e 70Hz.

Esse falante é muito diferente do que se usaria numa fEARful, então seu projeto terá que seguir outra linha. Eu acho que é melhor focar em portabilidade. Faz a caixa pequena como o falante pede que a caixa vai ter bom SPL.

Colocar um mid-range ou uma corneta pode dificultar pra manter o volume interno pequeno, mas se pensar bem nas medidas pode ser que role. Isso, claro, só se vc fizer questão de mais agudos, pq não mudaria em nada o SPL máximo da caixa.

Uma idéia é montar a caixa só com o woofer. Se realmente sentir falta de agudos depois, monte uma "mini-caixa", só com uma corneta e filtro.

Se quiser usar dois woofers na mesma caixa, eles têm que ser idênticos, sim.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Monisom Qui Out 02, 2014 1:56 pm

Olá galera... sou novo aqui embora tenho pesquisado bastante por aqui nos últimos dias por conta de um projeto que estou desenvolvendo...

E o seguinte: Trabalho com locação e adquiri um cabeçote BORNE PRO 800 e vou construir uma caixa 4x10 com os seguintes componentes: 4 Selenium 10pw7, driver tweeter Selenium DT150 e divisor NENIS DF101 HP.

A primeira opção seria executar o projeto que a Selenium recomenda para esses falantes, mas as dimensões da caixa não me agradaram, pois eu quero uma caixa de aproximadamente 60x60x40 (LXAXP) que esteticamente fica melhor no palco.

Irei completar o set com uma caixa 1x15. Simulei no winISD mas fiquei em dúvida quanto a sintonia, qual seria a frquencia ideal para os 10 PW7?

Obrigado!!!

Monisom
Membro

Mensagens : 15
Localização : Cidreira-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qui Out 02, 2014 4:07 pm

^ Esse woofer não presta. Leia este tópico.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Monisom Qui Out 02, 2014 4:38 pm

Mas assim... simplesmente não presta?

Já vi algumas caixas com ele, por isso acabei comprando....

Cheguei a cogitar usar o 10b01, mas não encontrei, por isso decidi pelo pw7.

Qual vc indicaria então? Vi alguem aqui recomendando o SNAKE esv 610. ficaria melhor?



Monisom
Membro

Mensagens : 15
Localização : Cidreira-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qui Out 02, 2014 6:33 pm

Monisom escreveu:Mas assim... simplesmente não presta?
Fs e Qes/Qts muito altos; Xmax, Vas e (consequentemente) sensibilidade muito baixos. Basicamente tudo o que você evita num falante pra caixas de contrabaixo. Mas agora que você já comprou...

A Selenium tem alguns dos melhores woofers do mercado nacional, mas nessa linha PW7 eles se esforçaram pra fazer falantes ruins... e conseguiram.

Monisom escreveu:Cheguei a cogitar usar o 10b01, mas não encontrei, por isso decidi pelo pw7.
Menos ruim, mas ainda assim não adequado. Acho que essa linha não é mais fabricada. Me impressiona como que a Selenium rotulou esse 10b1 como "linha pra contrabaixo".

Monisom escreveu:Qual vc indicaria então? Vi alguem aqui recomendando o SNAKE esv 610. ficaria melhor?
Fui eu quem recomendou. Repito: leia melhor este tópico.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Monisom Sex Out 03, 2014 3:39 pm

Bom, depois de chegar a conclusão que realmente o 10pw7 não é um bom falante, resolvi simular no winisd uma  caixa para 4 falantes SNAKE ES V610 e um driver tweeter SELENIUM DT150 e um divisor NENIS DF 101HP.

Pergunta1: Essa configuração é boa?

Pergunta 2: Projetei a caixa com 120l. sintonizada em 73Hz, que me sugeriu dois dutos retangulares de 5cm. x 25,4cm. com 2,58cm. de comprimento, que após aplicada a fórmula de 0,8 sobre o comprimento que o winisd recomenda, ficou em 2,064 cm.
Não encontrei o volume ocupado pelo falante no folheto da snake, mas comparando com o pw7 que é de 1,3l. adotei 1,5l. e mais 0,6l. do volume do driver. Tudo isso deu um total de 6,6l. Então a caixa terá 126,6l totais.

Projetei também o fundo da caixa duplo, para evitar vibração.
Será construída em compensado naval de 18mm.

Resumindo tudo isso obtive as seguintes medidas internas: L 58cm, A63cm, P34,5cm.
Medidas externas: L 61,6cm. A 66,6cm. P42,9cm. já com uma borda de 3cm. na frente para colocar a tela de proteção.

Acho que é isso...Ufaaa...kkk.

Caro Ruds, o que vc me diz agora?
Abraço!!!

Monisom
Membro

Mensagens : 15
Localização : Cidreira-RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sex Out 03, 2014 5:00 pm

Monisom escreveu:Pergunta1: Essa configuração é boa?
Esse crossover não é uma boa. Melhor usar um tipo o DF652TI. Certifique-se de que seja adequado para woofer e driver de 8 ohms. Use atenuação de uns 4dB pro DT150.

Monisom escreveu:Caro Ruds, o que vc me diz agora?
O volume está ok, só que eu sugiro diminuir a sintonia pruns 65Hz. Senão pode ser que falte um pouco de graves. Reveja as medidas do duto e multiplique o comprimento que o WinISD calcular por 0,6 nesse caso particular. Vai ficar mais perto da realidade. Não se esqueça que o duto ocupa volume no interior da caixa também.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 9 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 9 de 20 Anterior  1 ... 6 ... 8, 9, 10 ... 14 ... 20  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos