Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projetos de caixas "handmade" - Parte II

+89
RenanLima
flmeneses
joemesquita
SeuRafinha
Christian
Cantão
DiegoBueno
gpascutti
Fernando Zadá
NESCAU
lzeduardo
heenrique_bass
fBraga
JPedroG
CSergio
Gabriel Alves
wassis
Gabriel_cwb
isaias pereira
dcfinger82
fdynys
GugaJr
Nelson Bass
MPSGODOY
fheliojr
Renato Aversari
Bruno Rossi
jackdaniels
RiquedaViola
Adanleao
FelipeSL
lfssp
osmanfortes
ailtonbr
vjgomes
denis_gracia
EduBh1978
Edvell
Magnus Floriano
Mau
Glaucio97
rodlburigo
Ramos_83
Rafael0
jeremiasb
andremanel
emerbras
Sandro Levi
BigBoy
Dogwood
Dardo
Emerson C Gomes
Vagner19942010
JORGE BATALHA
SILVIAO
natoventura
Willian Casagrande
Jean Werlang
Rafael Macedo
monteirofn
Monisom
afonsodecampos
joabi
charles lopes kuster
Guga Ramone
fabiofrediani
Franco_bass
Eliseumohr
Regis Rocha
Alfs
edumoraes
frediani
RodrigoBR
Douglas Fernandes
Alambike
Klausberg Sampaio
Paulo Penna
LuizP.Alcantara
GeTorres
caiogas
RógerKlein
bass32
Mauricio Luiz Bertola
Ruds
Cauê Duarte
gustaff.schildt
allexcosta
Raul S.
lucvon
93 participantes

Página 15 de 16 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16  Seguinte

Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Seg Ago 08, 2022 11:15 am

Vai rolar sim. A diferença é bem sutil. Os dois são ótimos.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por DiegoBueno Seg Ago 08, 2022 12:20 pm

Massa  Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 1f603 

Enquanto isso to "projetando" aqui. Tentando um meio termo entre o projeto recomendado pela propria Triton e o Hartke HS1200. Farei com 2 dutos traseiros, tal qual o Kickback 121 500W. Depois de "moldado" vou aferir como ficou o volume interno, e readequar as medidas caso necessário. Inclusive vou pegar as medidas do D202ti pra ver se há necessidade de aumentar o Baffle, caso alguem queira montar uma caixa 2 Vias. 

Eu inclusive penso em montar 2 Vias com opção de desligar o driver. Melhor ter e não precisar, do que precisar e não ter.

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 JjVIftel
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por DiegoBueno Seg Ago 08, 2022 10:01 pm

É agora que peço ajuda dos universitários?  Ri Muito


Bom, vamos lá... O projeto original para o Triton fala em Vol. Box com 51,6L, e confirmei com um tecnico da Triton que esse volume já considera os 2,7L ocupado pelo falante. De qualquer forma modifiquei as medidas váaaaarias vezes e encontrei 2 resultados relativamente promissores.

Procurando manter a sintonia em 55Hz do projeto original, cheguei nos seguintes resultados:

Aproximando do volume original de 51,6L COM falante: Com volume total de 54,9L - 2,7L do falante, a caixa ficaria com 52,20L, com resultados aproximados de 56Hz em -3dB e 72Hz em 0dB. com dois dutos de 4" x 21,9cm de comprimento


Se eu aumentar o volume da caixa para aproximadamente 56L - 2,7L do falante, os resultados serão 55,7Hz em -3dB e 70,7Hz em 0dB, com dois dutos de 4" x 21,4cm de comprimento.

O que me sugerem? Essa diferença de 2L representa uma diferença muito drástica que poderia comprometer o falante? 

Fiz o modelo me baseando no formato do Hartke Kickback 12 (HS1200), porém com maior área no Baffle para quem quiser instalar um Driver sem comprometer muito o volume da caixa (vou reler o tópico, pois não me recodo qual volume estimado o Driver ocuparia). Se o Driver ocupar uns '800ml' acredito ainda ficaria dentro da margem que expus primeiro, de 54,9L.
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por DiegoBueno Ter Ago 09, 2022 6:31 pm

Apenas pra atualizar. A criança chegou hoje, 6.3Kg de pura maldade     love headbang

Agora é finalizar a modelagem, comprar as madeiras e botar o projeto pra andar


Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 9LGBScbmProjetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 5JQAzkMm
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Mp258ZwmProjetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 ExD1gUfm
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 FmiZnfym
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Renato e Guga Ramone gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Cantão Ter Ago 09, 2022 8:06 pm

Aí sim Diego... claps

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21773
Localização : Bauru

DiegoBueno gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Qua Ago 10, 2022 9:09 am

DiegoBueno escreveu:É agora que peço ajuda dos universitários?  Ri Muito



Procurando manter a sintonia em 55Hz do projeto original, cheguei nos seguintes resultados:

Aproximando do volume original de 51,6L COM falante: Com volume total de 54,9L - 2,7L do falante, a caixa ficaria com 52,20L, com resultados aproximados de 56Hz em -3dB e 72Hz em 0dB. com dois dutos de 4" x 21,9cm de comprimento


Se eu aumentar o volume da caixa para aproximadamente 56L - 2,7L do falante, os resultados serão 55,7Hz em -3dB e 70,7Hz em 0dB, com dois dutos de 4" x 21,4cm de comprimento.

O que me sugerem? Essa diferença de 2L representa uma diferença muito drástica que poderia comprometer o falante? 

Diego
Essa mudança de volume do gabinete, vai ser imperceptível ao ouvido e não compromete o funcionamento do alto-falante.

OBS: Lembre de multiplicar o resultado do comprimento dos dutos por 0,8 conforme o programa sugere, assim você terá uma sintonia mais aproximada da simulação.

Boa sorte

Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

DiegoBueno gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Franco_bass Qua Ago 10, 2022 4:30 pm


Só daria 2 dicas... acredito que seja mais facil lidar com dutos redondos no tocante a afinação. As vezes o recomendado pelo fabricante pode ser otimizado com testes de afinação e simulaçoes de Software apenas acrescentando ou diminundo pvc ao duto.

Quanto aos volumes internos, esse drive da Jbl ocupa menos de meio litro. Pode ter certeza que o Driver d202 até pode-se considerar preciosismo em um sistema com 1 caixa de 12" apenas.

Diferenças pequenas de volume interno como o Levi falou, nao interferem muito. Apenas use manta acustica e estruture solida nas laterais como reforço. O segredo é evitar vazamento. Use EVA nas arestas etc...

Eu fiz 3 caixas. E depois de brincar muito com a afinação no Jbl 12PW5 em uma caixa quadrada testando diferentes afinações me deu uma idéia.

Parti para uma trapezoidal e olha aos meus ouvidos, o som chega melhor que a quadrada ambas na mesma afinação, pela disposição do formato da caixa, obviamente. Como não uso nada profissional, todos elogiam o som que tiro dela com um GK.

Não quero colocar dúvida, mas se tiver vontade, tempo e disposicao/materiais a mãos experimente num futuro.

Boa diversao
Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagens : 361
Localização : RS, Brasil

Sandro Levi e DiegoBueno gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por DiegoBueno Qua Ago 10, 2022 11:52 pm

Cantão escreveu:Aí sim Diego... Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 943615


Valeu man   headbang

Sandro Levi escreveu:Diego
Essa mudança de volume do gabinete, vai ser imperceptível ao ouvido e não compromete o funcionamento do alto-falante.

OBS: Lembre de multiplicar o resultado do comprimento dos dutos por 0,8 conforme o programa sugere, assim você terá uma sintonia mais aproximada da simulação.

Boa sorte


Valeu pelas dicas. Seguirei sua recomendação sobre a correção dos dutos. Na ultima atualização do meu projeto cheguei à um volume de 57,3L mantendo a sintonia em 55Hz, e com utilização de 2 dutos de 4" o programa sugere comprimento deles em torno de 20,7cm (caindo pra 16,6cm fazendo a correção que vc indicou). Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 1f603 

Franco_bass escreveu:(...) acredito que seja mais facil lidar com dutos redondos no tocante a afinação.
(...) Pode ter certeza que o Driver d202 até pode-se considerar preciosismo em um sistema com 1 caixa de 12" apenas.
(..) use manta acustica e estruture solida nas laterais como reforço. O segredo é evitar vazamento. Use EVA nas arestas etc...
(...)Não quero colocar dúvida, mas se tiver vontade, tempo e disposicao/materiais a mãos experimente num futuro.


Sim, nesse ponto não me importo de testar/mudar algo. Penso da seguinte forma: não tenho como obter resultados diferentes fazendo sempre as mesmas coisas. Então dicas, sugestões, criticas e opiniões são sempre bem vindos.

Sobre meu projeto, especificamente, estou tentando fazer "do jeito certo", então pretendo usar compensado naval 20mm, dutos redondos, a caixa terá formato semelhante à Hartke Kickback 12 para poder utilizar reta ou angulada (como retorno de palco, por exemplo), construção sólida sem 'tampas' removíveis, e por aeh vai, tudo para obter uma boa construção. Então suas sugestões acima são algo que pretendo seguir sim.  Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 1f604 

Sobre o driver, concordo que possa ser um preciosismo um tanto quanto desnecessário, mas é que eu não estou fazendo o projeto só "pra mim". Tentei pensar um pouco à frente e imaginar que, caso dê certo, alguem pode se interessar em montar uma igual, com o mesmo falante e etc. Então projetando já com o espaço para o driver permitirá que alguem possa montar um sistema com 2 caixas 1x12, com driver em apenas uma delas, por exemplo.

Cheguei a gravar um vídeo aqui para apresentar o projeto com mais detalhes, no intuito justamente de fazer um 'resumão' do que aprendi sobre os principais itens a serem observados ao se fabricar uma caixa, mas deu quase 30 minutos de vídeo, então desisti, vou gravar de novo  Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 1f602
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Guga Ramone gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por DiegoBueno Qui Ago 11, 2022 11:20 pm

Tá aí. Consegui reduzir o video pra 10 minutos, mas sei lá, achei que as informações ficaram superficiais demais. Então aceito dicas para refazer o video, ou mesmo aplicar em videos posteriores. Acho que a maioria não teria muita paciencia para 'ouvir' tanto blábláblá por mais de 10 minutos, mas, enfim...  Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 1f602 

DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Sandro Levi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Ter Ago 16, 2022 12:44 pm

O Vídeo ficou muito bom!
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

DiegoBueno gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por CSergio Ter Ago 16, 2022 2:52 pm

Ficou 10 o vídeo, bem explicado; 10 minutos tá bom up

Ficou legal o formato da caixa no projeto, inclusive podendo usar inclinada.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4115
Localização : 2°55"S, 44°30"W

DiegoBueno gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Christian Qui Out 13, 2022 6:30 pm

pessoal, vou precisar da ajuda de todos, começar do zero e nem sei pra onde vou kkkk
Pessoal, adquirir um Aguilar TH 500, curti muito o amplificador e decidir ficar com ele, acabei adquirindo 1 caixa teksound, a mesma esta com falante mark bass, porque: o antigo dono disse que o gabinete Mark Bass estava esfarelando e estragou, ele adquiriu um gabinete Teksound e colocou o falante, acabei comprado este gabinete de 400w por um preço muito bom, e depois na vontade de ter a potencia completa já que o Mark Bass é em 08 ohms, adquiri um falante Eminence de 300w em 08 ohms, de 12 podelgadas. Agora as Duvidas:
o fato de ser de marcas e potencias diferentes terei problemas em liga-los ?
quero manter de caixas 1x12 por questão de portabilidade ?
melhor tirar o falante Mark Bass e construir uma caixa dedicade pra ele já que a Teksound é uma medida gererica pra todas e a litragem pode não me ajudar ?
compro uma outra Teksound de 12 e coloco o falante Eminence e pronto ?
preciso de Algum twiter ou drive ?
como seria essa ligação ?

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Falant11
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Falant12

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Img_2049
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Img_2050
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3776
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Christian Ter Out 18, 2022 11:44 am

Pessoal, preciso das Specs do falante e não acho, consegui informações do gabinete 1x12 da epifani que o mesmo estava lá

UL2-112 300 Watt 1X12" Especificações do Gabinete de Baixo:
Alto-falante: 1 x 300w RMS Cast
Drivers Neo com estrutura de alumínio
Tweeter 100w RMS
Frequencia. Resposta: 43hz - 16khz
Sensibilidade: 99db SPL @ 1w 1m
Potência: 3000w RMS (pico de 600w)
8 Ohms
Potência sugerida: 200w - 600w
Sensibilidade: 100 db SPL @ 1w 1m
Alças embutidas
16,5" A x 19,5" L x 16,25" D
30 libras.

Com essas informações da pra se fazer alguma coisa
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3776
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por allexcosta Ter Out 18, 2022 12:24 pm

Christian escreveu:Com essas informações da pra se fazer alguma coisa

Não.

O Epifani já foi gambiarra, né?

Você precisa dos parâmetros dos falantes. Converse com a Markbass e explique a situação. Insista no fato de que a caixa deles desmanchou pra eles se sentirem na obrigação de te ajudar.

O que você pode tentar fazer é engenharia reversa da caixa original.

Com os parâmetros em mãos, você chega pra alguém que sabe fazer caixa e pronto. É melhor que fazer você mesmo, pois há detalhes e manhas... Mas dá pra você fazer sim. Volume correto, duto correto, construção sólida em compensado naval, etc...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Christian Qua Out 26, 2022 3:39 pm

Consegui as Specs do falante Eminence, os caras foram feras, os da Mark Bass nem me deram moral.
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Screen34
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3776
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por allexcosta Qua Out 26, 2022 3:43 pm

Christian escreveu:os da Mark Bass nem me deram moral.

Normal...

Vê o ex dono não te arruma as dimensões, ao menos do duto.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por SeuRafinha Seg Nov 21, 2022 3:24 pm

NESCAU escreveu:^ Esta aqui: https://www.premiershop.com.br/caixa-premier-audio-dutada-cubic-spl-para-1-alto-falante-de-12-com-espaco-para-modulo.html

Eu achei essa aqui mais adequada, não acha?


Ainda assim é MDF...
SeuRafinha
SeuRafinha
Membro

Mensagens : 90
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por DiegoBueno Qui Dez 15, 2022 8:32 am

Christian escreveu:Agora as Duvidas:
o fato de ser de marcas e potencias diferentes terei problemas em liga-los ?

Em teoria, em série/paralelo pode ocorrer algum cancelamento de frequencias, ou mesmo pelas caracteristicas de cada um, dar a impressão que um "fala" mais que o outro". Mas isso estou dizendo no "achismo", não saberei explicar tecnicamente.


Christian escreveu:quero manter de caixas 1x12 por questão de portabilidade ?

Isso é uma questão bem pessoal. Eu diria que 12" ou 15" seriam os ideais, um meio termo. Por exemplo, os de 10" costumam ter maior definição porém mais deficiente em graves. Os de 18" tem graves (até demais) e soa meio "boomy". Mas nada que não póssa ser resolvido na Equalização. Eu pretendo terminar minha caixa ano que vem, e escolhi um de 12" justamente pela maior portabilidade.

Christian escreveu:melhor tirar o falante Mark Bass e construir uma caixa dedicade pra ele já que a Teksound é uma medida gererica pra todas e a litragem pode não me ajudar ?
Cara, eu com certeza faria isso. Não que a Teksound seja ruim, mas na MINHA opinião existem pelo menos duas coisas "pesam" contra eles: As medidas "genericas" (como vc citou) e a construção da caixa em si.

Ao meu ver são dois fatores primordiais na tentativa de obter um bom som: construção SÓLIDA sem tampas removiveis, ou seja, o unico acesso ao interior do gabinete se dá com a retirada do altofalante), e as medidas especificas para atender ao volume e sintonia adequadas ao altofalante. Por isso que digo que a Teksound pode não ser ruim, mas poderia melhorar (e muito).


Christian escreveu:compro uma outra Teksound de 12 e coloco o falante Eminence e pronto ?

Hãaaa... Não... Novamente, voltando à citação anterior, gastaria em dobro e obter um resultado que deixaria a desejar, seria meio que loteria, de repente tu pega um falante furreca e acaba soando melhor que o Mark ou Eminence, como ja comentei aqui no topico, um projeto "genérico" é apenas "um lugar pra colocar o altofalante", pode não extrair todo o potencial dele ou ainda arruinar tudo, e pode até soar ruim (por melhor que seja o altofalante), uma caixa bem projetada é tão importante quanto o altofalante nesse caso. Aeh tu se vê obrigado a gastar de novo e fazer um projeto adequado ao falante escolhido. Então, se é pra gastar, prefiro gastar direito e uma vez só.

Christian escreveu:preciso de Algum twiter ou drive ?
Outra questão que varia muito de acordo com o objetivo de cada um. Muitas vezes as frequencias necessárias para o contrabaixo em si são atendidas pelo altofalante. Pro tip ode som que eu gosto um Driver traria um certo "excesso de médios". Não sou muito fã de médios e agudos, apenas o suficiente pra dar definição ao som do instrumento, e normalmente consigo isso apenas na Eq, não necessitando de um Driver ou Tweeter.

É uma diversidade grande de timbres, gosto pessoal, instrumentos, captadores e etc, e cada parte é uma peça desse quebra-cabeça que chamamos de "seu som", ou "meu som". Independente de sua escolha, se vai usar a Teksound ou fazer um projeto novo, diria pra vc "montar e ouvir", colocar um Tweeter ou Drive SE achar que ta faltando algo ali, alguma frequencia que não esteja bem definida e/ou não alcançada pelo falante e/ou Equalização.

Christian escreveu:como seria essa ligação ?
A ligação a grosso modo podemos dizer que é feita em paralelo. Mas não é iuma ligação "direta", isso é feito com crossover, é o que chamam de "caixa 2 vias", onde o crossover recebe o sinal do ampli e "divide" entre o falante e o driver (ou tweeter), com cortes de frequencias especificos pra cada.

=====================================================

Agora falando por mim, acabei aproveitando uma oportunidade, e talvez nem tenha feito bom negocio, maaaassssss.....

Acabei comprando um Warm Music Bas Pro 18" de um brother meu. Então, fazendo um adendo à tudo o que eu disse acima: o amplificador em questão é do tipo "combo", conta com Volume Grave e Agudo (master), um equalizador grafico de 9 bandas, 3 chaves para corte/ganho de frequencia (Low Cut, Deep Mid e High Gain) e um "Limiter" automático.

O trem com aquele falante de 18" é grande, pesado, um trambolho. Mas te digo, pro tipo de som que EU gosto não senti falta de médio e agudo, além de ter uma boa definição. Já nos graves tenho que tomar cuidado, pq sobra, e se vacilar sobra MUITO.

Ainda vou fazer minha propria 1x12 com o 12SMB800, se o resultado for satisfatório eu vou guardar o gabinete + falante de 18" originais, transformo o ampli em Head (faço um novo gabinete separado).

PS: Eu não tenho parametros para afirmar se esse Warm Music é Bom, satisfatório ou ruim, mas ao menos uma qualidade ele tem: o local onde é instalado o altofalante é "isolado" da parte elétrica, segue o conceito de construção sólida, com "paredes" espessas e sem tampas móveis.
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por CSergio Qui Dez 15, 2022 10:47 am

Curiosidade em ouvir ao vivo esse tal cubo de 18 polegadas.

Enquanto isso, seguem guardados meus JBL de 15 polegadas, um woofer e um sub.
Até esqueci o nome daquela linha que era boa pro contrabaixo... série PW5 né?
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4115
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por DiegoBueno Qui Dez 15, 2022 11:07 am

CSergio escreveu:Curiosidade em ouvir ao vivo esse tal cubo de 18 polegadas.


Até esqueci o nome daquela linha que era boa pro contrabaixo... série PW5 né?

ExatamenTchê. 15PW5, era (ou ainda é) o queridinho da galera.

Sobre o ampli, podia até dizer de gravar um video, mas alem de nao tocar muita coisa nao eh o mesmo que sacar o ampli ao vivo.
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por CSergio Qui Dez 15, 2022 11:27 am

Verdade... acho que nem microfonado seria 100% real.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4115
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por DiegoBueno Qui Dez 15, 2022 11:43 am

Agora me surgiu uma duvida. Eu to doido pra testar como o falante de 12 que comprei se sairia perto do de 18.

Pelas medidas gerais do combo, eu ACHO que o volume interno se aproximaria dos parametros corretos pro falante de 12, chego a pensar que o volume estaria inclusive subdimensionado pro falante de 18.

Tenho algumas madeiras sobrando aqui, to pensando em remover o falante de 18, fazer um novo baffle pra falante de 12, e colocar por cima do baffle original, só pra ver qualé.
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por joemesquita Seg Dez 19, 2022 3:56 pm

Vi um alto falante de 12 da Triton, vou deixa o link abaixo, vocês imaginam que seria uma boa opção pra caixa handmade?

LINK AQUI

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Tt10

LINK MERCADO LIVRE

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Gabriel_cwb Qua Dez 21, 2022 3:27 pm

joemesquita escreveu:Vi um alto falante de 12 da Triton, vou deixa o link abaixo, vocês imaginam que seria uma boa opção pra caixa handmade?

LINK AQUI

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Tt10

LINK MERCADO LIVRE

Já tem um tópico dedicado à este falante, da época em que lançaram, se vc procurar pode haver algumas informações úteis lá. 
Referente à caixa, eu simularia com WinISD para chegar na resposta que mais lhe agrada.
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por joemesquita Qua Dez 21, 2022 5:10 pm

Gabriel_cwb escreveu:Já tem um tópico dedicado à este falante, da época em que lançaram, se vc procurar pode haver algumas informações úteis lá. 
Referente à caixa, eu simularia com WinISD para chegar na resposta que mais lhe agrada.

Foi mal, é que pesquisei 12BSW250 e não achou nada, talvez eu não soube pesquisar facepalm

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por allexcosta Qua Dez 21, 2022 5:26 pm


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Gabriel_cwb e joemesquita gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por DiegoBueno Sáb Dez 24, 2022 9:55 am

Fiz a troca do falante original de 18 do Warm Music, coloquei o Triton 12SMB800 pra testar.

Vou deixar essa prévia gravada toscamente com o celular, depois atualizo com fotos e um video/review com minhas impressões sobre o falante.

https://www.instagram.com/reel/Cmh-OIPqKHr/
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Sandro Levi, CSergio e joemesquita gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por flmeneses Seg Mar 13, 2023 10:43 pm

Boa noite pessoal, sempre dou uma passada de olhos no fórum, e achei interessante compartilhar essa informação.
Comparando os parâmetros do 12PW Pro da JBL com o Basslite S2012 e após simulação no Bassbox, a resposta foi muito interessante, inclusive com a opção de usar uma caixa que tanto pode ser "comutada" entre selada e com duto, com respostas diferentes. Para meu caso simulei com litragem líquida de 40 litros.
Inclusive achei um tópico de alguém que utilizou esse falante 12PW Pro JBL onde ele detalha as impressões.

https://www.talkbass.com/threads/ultra-low-budget-1x12-bass-cabinet-build-thread.1519807/

____________________________
Fernando

flmeneses
Membro

Mensagens : 87
Localização : Rio de Janeiro

Sandro Levi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por RenanLima Dom Jun 04, 2023 8:11 pm

Boa noite, pessoal!!

Adquiri recentemente um tc bh250 e veio praticamente de brinde uma caixa Teksound 2x10 vox sound de alumínio + tweeter, mas um falante estava ruim. Foi substituída a bobina e a caixa voltou ao pleno funcionamento.. Gostei muito do timbre, mas o tamanho dela (600x500x380mm) tem me atrapalhado muito nas viagens. Fora os outros "pequenos"  problemas polêmicos que me incomodam um pouco, como fundo parafusado, utilização de MDF, litragem talvez inadequada. Ao retirar o falante para o reparo, observei mais de um furo de parafuso espanado e precisei refazer a furação, acredito eu que seja devido ao material utilizado e tipo de parafuso também.

Tive algumas ideias para aproveitar os falantes e gostaria de saber a opinião dos amigos do fórum.
A primeira opção seria a construção de uma nova caixa 2x10 sem o tweeter (não gosto), com a litragem adequada e a afinação correta, desenvolvida especificamente para estes falantes, pois como sabemos, as Teksound possuem a mesma litragem de caixa para os diversos falantes que fornecem. Sempre fico impressionado ao ver a pressão sonora das "pequenas notáveis" na configuração 2x10 como Markbass, Eden, Wbass, etc.

A segunda opção seria a construção de duas caixas 1x10. Neste formato eu teria a opção de levar apenas uma caixa em gigs menores, ou as duas caixas em gigs pouco maiores (os falantes são de 8 ohms), mas gostaria de saber se além disso, tenho alguma diferença ou ganho expressivo em ter duas caixas de 1x10 separadas ao invés de uma caixa 2x10? Se não me falha memória, li em algum lugar que caixas com apenas 1 falante possuem melhor desempenho que as caixas com mais de um falante.

Possuo indicação de duas pessoas daqui que fabricam caixas sob encomenda, mas preciso fornecer o projeto. Por acaso vocês possuem indicações de amigos que façam/vendam estes projetos? Tentei aprender a utilizar o WinISD mas não tive tempo de aprofundar, por isso prefiro comprar um projeto de algum amigo experiente.

As informações a seguir são suficientes para a criação do projeto? Isso é tudo que consegui diretamente com o pesoal da Vox Sound.

Especificações
Diâmetro Nominal: 10"
Diâmetro de Ferrite: 134 mm
Diâmetro da Bobina: 51.60 mm
Material da Carcaça: Chapa
Resposta de Frequência: 40 Hz á 5.000 Hz
Sensibilidade: 98 dB
Potência Musical: 450 w
Potência RMS: 250 w
Impedância Nominal: 8 ohms
Frequência de Ressonância 70 Hz

Desde já agradeço!!
RenanLima
RenanLima
Membro

Mensagens : 57
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por MPSGODOY Seg Jun 05, 2023 8:57 am

RenanLima escreveu:

As informações a seguir são suficientes para a criação do projeto? Isso é tudo que consegui diretamente com o pesoal da Vox Sound.

Especificações
Diâmetro Nominal: 10"
Diâmetro de Ferrite: 134 mm
Diâmetro da Bobina: 51.60 mm
Material da Carcaça: Chapa
Resposta de Frequência: 40 Hz á 5.000 Hz
Sensibilidade: 98 dB
Potência Musical: 450 w
Potência RMS: 250 w
Impedância Nominal: 8 ohms
Frequência de Ressonância 70 Hz

Desde já agradeço!!

Sinto em te informar, mas são informações bem genéricas que eles passam. Imagino que nunca nem tenham feito uma aferição certa pra poder te passar os dados.
MPSGODOY
MPSGODOY
Membro

Mensagens : 309
Localização : Curitiba - PR

RenanLima gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Seg Jun 05, 2023 10:17 am

RenanLima escreveu:Boa noite, pessoal!!



1 - A segunda opção seria a construção de duas caixas 1x10. Neste formato eu teria a opção de levar apenas uma caixa em gigs menores, ou as duas caixas em gigs pouco maiores (os falantes são de 8 ohms), mas gostaria de saber se além disso, tenho alguma diferença ou ganho expressivo em ter duas caixas de 1x10 separadas ao invés de uma caixa 2x10?

2 -  Se não me falha memória, li em algum lugar que caixas com apenas 1 falante possuem melhor desempenho que as caixas com mais de um falante.


3 - As informações a seguir são suficientes para a criação do projeto?



1 - Eu acho que melhora na mobilidade. Receio que com esses alto-falantes, só em gigs muito pequenas mesmo, eles atenderiam individualmente, mas...

2 - Não é bem assim. Na verdade o que vemos na prática é o contrário. Mas em algumas situações individualizar é mais viável.

3 - Informações  insuficientes. Eu aconselharia calcular o volume interno e as medidas dos dutos para avaliar em que tipo de gabinete você recebeu.  
    Talvez daí se tenha uma ideia de que  caixa individual você precisaria para ter pelo menos, um resultado próximo ao original.

Manda aqui, que pode ter alguém( Rolling Eyes  ) de folga na segunda feira com disposição para te ajudar.

Valeu!
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

RenanLima gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por allexcosta Seg Jun 05, 2023 10:21 am

Talvez a VoxSound te arrume uns projetos.

Uma caixa com dois falantes terá uma resposta de grave levemente superior a duas caixas separadas. Existem cancelamentos nessas situações, mas são desprezíveis.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

RenanLima gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por RenanLima Seg Jun 05, 2023 12:16 pm

Sandro, mais tarde retiro os falantes e meço a parte interna e o duto..

Allex, mandei um zap pro pessoal da Vox.. Vamos ver o que dizem.

Assim que tiver novidade, vou postando aqui. Mais uma vez, muito obrigado, pessoal.
RenanLima
RenanLima
Membro

Mensagens : 57
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por gpascutti Ter Set 05, 2023 11:49 pm

Who is Ruds ?

____________________________
Quem só gosta de música antiga, daqui 10 anos será fã de Pablo Vitar.
gpascutti
gpascutti
Membro

Mensagens : 139
Localização : Araçatuba / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Ter Out 24, 2023 5:21 pm

Faaala galera! Alguém aí já fez projetos com o JBL 12LX700? Procurei aqui no fórum e não encontrei nada. Tava fazendo umas simulações no winISD com uma caixa de 75L, sintonia em 55Hz, 3 dutos de 4 polegadas, aplicando um sinal de 350w e obtive uns resultados interessantes...
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Ter Out 24, 2023 6:51 pm

Emerson C Gomes escreveu:Faaala galera! Alguém aí já fez projetos com o JBL 12LX700? Procurei aqui no fórum e não encontrei nada. Tava fazendo umas simulações no winISD com uma caixa de 75L, sintonia em 55Hz, 3 dutos de 4 polegadas, aplicando um sinal de 350w e obtive uns resultados interessantes...

Emerson eu não conheço esse JBL, mas fiz uma simulações aqui e acho que tem chance de ser interessante. Achei que não tem muita eficiência, mas já vi coisa pior. Tem um Xmax bom, QTS ok e acredito que numa caixa de 55L já funcione bem. Evite projetos com pico grande na resposta de graves. A expectativa ficará por conta da resposta de médios e da voz que ele proporciona ao baixo.

Se optar por executar o projeto, Traga suas impressões pra cá, ok?
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Ter Out 24, 2023 7:13 pm

Boa! Vou testar com um volume interno menor pra ver o que acontece. Há alguns anos fiz 2 caixas com 1x12 (12pw5) que estão aqui até hoje, firme e forte, mas estou querendo pegar cabeçote de 350w ou 400w, daí a ideia de refazer o projeto 2 de 1x12 com um falante que suporte essa potência.
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Sandro Levi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Qui Out 26, 2023 9:49 am

Galera,
sobre meu novo projeto de 2cxs 1x12", estive comparando o JBL 12PW5 (que já tenho) com o TRITON-12SMB800, e até o momento cheguei às seguintes conclusões;

Dentre vários modelos que simulei no winisd o TRITON-12SMB800 tem (a grosso modo) a mesma resposta do 12PW5, com a vantagem de suportar até 390w em 8 ohms.
Minha finalidade seria conseguir mais SPL, caixa mais compacta e maior capacidade de potência aplicada.

Depois de muito pesquisar e fazer várias simulações (todo dia uma novidade), cheguei a conclusão de que o custo seria bem maior que o benefício, já que só haveria um aumento considerável de SPL com o 12SMB800 se cada caixa operasse próximo do limite, e para isso exigiria um amp de 600w ou 800w.  affraid

Comparativo;

TRITON-12SMB800
> box: 50 L
> tuning: 58 Hz
> vents: 2x 4"pol.
> vent length: 21,41cm x 0,8 = 17,12cm
> signal: 390w (máximo suportado)
-----------------------------------------------------
> curva de resposta: 58Hz em -3dB.
> SPL: +122dB em 76Hz.
> maximum SPL: +122dB em 73Hz.
> cone excursion: 6,7mm em 82Hz. (X-max: 7mm)
> air velocity: 19,7 m/s em 49Hz (pico).

==============================

JBL 12PW5
> box: 50 L
> tuning: 60 Hz
> vents: 2x 4"pol.
> vent length: 19,52cm x 0,8 = 15,61cm
> signal: 100w (máximo suportado)
-----------------------------------------------------
> curva de resposta: 58Hz em -3dB.
> SPL: +116dB em 70Hz.
> maximum SPL: +121dB em 133Hz.
> cone excursion: 3,6mm em 81Hz. (X-max: 3,7mm)
> air velocity: 11,6 m/s em 57Hz (pico).

==============================

Para avaliar esses números considerei as seguintes colocações do Ruds:
"Para que a caixa reproduza bem um 'Sizão' ela tem que ter uma resposta (-3dB) de pelo menos uns 60Hz, que é +- onde fica a segunda harmônica da nota "si" grave no baixo. Foi o que o Alex falou nessa postagem. Veja que ele considerou o ganho de 1dB entre 100Hz e 200Hz, por isso pegou a frequência em que a curva corta -2dB como sendo o corte de -3dB da caixa. Eu costumo recomendar -3dB em 60Hz como mínimo prum 5 cordas. É +- isso aí sim. 2Hz não é uma diferença significativa. Mas a caixa responder bem até uns 45Hz ou 50Hz não é um problema. Pode ser até desejável, se o baixista curte timbres mais 'Reggae'. Menos que 45Hz aí sim é problema."

Relendo esse tópico (partes 1 e 2) encontrei várias informações preciosas que estão me ajudando na execução desse novo projeto (se vc pretende construir sua caixa, recomento a leitura do tópico inteiro) :

1-Sobre o winisd, pra cadastrar um falante, entre apenas com os seguintes parâmetros:
Qes, Qms, Fs, Vas, Re, Sd (ou Mms), Xmax e Pe. É até bom que você não entre com valores de parâmetros que ele calcula sozinho (os em azul, por exemplo 'Qts'- não entre com esse aí que você resolve seu problema), pq assim você evita que ele dê aquele erro de inconsistência de parâmetros.

2-não tem posição ideal para posicionar o duto de ar, apenas respeite o espaço ideal entre o final do duto e a parede traseira, que precisa ser de ~10cm (interno e externo).

3-pra garantir a eficiência da corrente de ar, esse espaço precisa ter no mínimo a mesma medida do diâmetro do duto aplicado no projeto.

4-a velocidade máxima do ar no duto deve ser de 20m/s quando o falante estiver no limite de excursão.

5-se usar duto circular no WinISD use esse fator de correção de 0,8. O resultado será um valor bem mais aproximado.

6-pra executar projetos mais compactos, é possível usar curvas nos dutos. Considere o comprimento do centro da curva para calcular o comprimento total do duto. Se possível tente usar curvas mais 'suaves' - de raio maior - do que curvas muito 'cotovelos'.

7-revestir as paredes internas com material absorvente diminui as ressonâncias da caixa. Deixa o som mais natural (já pude constatar isso no meu projeto anterior - sem percas notáveis de SPL). A densidade da espuma deve ser a comum que se usa em revestimento de salas, como aquelas usadas em estúdios de gravação, o importante é que seja de poros abertos - o ar deve poder entrar e sair da espuma.

8-em termos de SPL, Ruds cita "algumas situações de quanto de SPL máximo sua caixa tem que ter. Isso é bem aproximado, e pode variar de acordo com o estilo musical e do timbre do contrabaixo, mas pelo menos serve pra ter uma noção;
-Estudo em casa: 100dB SPL
-Ensaios básicos / Apresentação tipo "acústico" / Fazer bares pequenos: 115dB SPL
-Ensaio "barulhentos" / Retorno para palcos grandes / Fazer ambientes menores sem PA: 120dB SPL
-Lugares abertos: 125dB SPL ou mais

==============================

Quando comecei a prestar mais atenção no alcance de SPL dos 2 falantes, vi que a diferença não é muito grande entre eles quando operam na sua capacidade máxima, e que o 12PW5 precisa de apenas 100w pra alcançar 116dB.  scratch

O 12SMB800 tem basicamente a mesma resposta (116dB a 100w), porém com a vantagem de alcançar 122dB com um sinal de 390w.

Bom... tendo em vista que o 12PW5 não é mais produzido, acredito que tanto o 12SMB800 quanto o 12BSW250 da Triton o substituem com tranquilidade, porém exigem um amp beeem parrudo pra ultrapassar a barreira dos 120dB.  Crying or Very sad

De qualquer forma, decidi executar o projeto e 'transplantar' os 2 falantes 12PW5 que já uso há anos (e diga-se de passagem que me atendem muito bem em diversas situações), assim consigo reduzir levemente as dimenções e o peso da caixa.  Laughing

Como as medidas também são compatíveis com os outros 2 falantes da Triton que mencionei, posso fazer um upgrade futuramente quando adquirir um amp de maior potência!

Claro que tudo isso é na teoria, né? Vamos ver na prática  bounce

Segue rascunho;
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Caixa_11
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por renatao.mon Qui Nov 16, 2023 4:06 pm

Pessoal,

Após várias pesquisas e tópicos lidos, resolvi partir para o projeto de uma caixa 1x12 8ohms.

Tenho uma banda de pop rock e iremos começar a tocar em breve em bares. Tenho uma caixa Staner SB610 60W a uns 20 anos (raridade), porém mal atende para ensaios. Criei um tópico em vendas para ela.
Ainda não escolhi o amplificador, mas quero algo em torno de 250/300W. Se o projeto ficar bom, farei mais uma, ficando 1x2 para ensaios e as duas de 12" para gigs.

Escolhi o falante 12SWX por pesquisas, porém não conheço quem tenha testado. Simulei também com os Triton 12SMB800 e 12BSW250, porém esse é um pouco mais barato e aparentemente atende bem.

Porém sempre surge dúvidas:
1- Existe uma distância mínima do entre o final do duto e a parede traseira da caixa (neste caso ficou em 42mm)?
2- Esses dutos retangulares funcionam bem?
      Poderia utilizar 2 x 4" x 225mm, porém a valocidade subiria a 19,9m/s a 58hz, mantendo o tuning a 60hz
3- Alguém tem experiência com este falante ou pelas configurações apresentadas seja adequado?
4- Irei instalar uma alça superior e 2 conectores speakon na traseira.
       A ligação entre os conectores é em paralelo?
       Podem ser ligados diretamente no falante?
      Caso o amplificador que eu comprar tenha apenas uma saída 8ohms, com essa ligação eu consigo ligar a segunda caixa em um conector desse?
5- 17,6m/s no Air velocity é adequado ou pode ser uma pouco mais?
      O máx. seria 20m/s?
6- O volume da caixa está adequado?
7- Coloquei o sinal de entrada em 250W, apesar da caixa suportar 450W, para limitar o Air velocity. Fiz correto?

Assim que estiver tudo de acordo, posto o projeto completo, com CAD paramétrico no Fusion 360.

Dados do projeto:
Compensado naval de 15mm
> box: 45 L
> tuning: 70 Hz
> vents: 2x 153,5x60mm
> vent length: 250mm
> signal: 250w
-----------------------------------------------------
> curva de resposta: 53,58Hz em -2,8dB.
> SPL: +119dB em 68Hz.
> maximum SPL: +122dB em 71Hz.
> cone excursion: 4mm em 80Hz. (X-max: 7,5mm)
> air velocity: 17,6 m/s em 60Hz (pico).


Segue abaixo imagens do projeto no WINISD:
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Grafic11

Dados do Projeto no WINISD:
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Winisd10

Obrigado.


Última edição por renatao.mon em Sex Dez 08, 2023 8:17 am, editado 2 vez(es)
renatao.mon
renatao.mon
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por allexcosta Qui Nov 16, 2023 4:28 pm

Emerson C Gomes escreveu:Dentre vários modelos que simulei no winisd o TRITON-12SMB800 tem (a grosso modo) a mesma resposta do 12PW5, com a vantagem de suportar até 390w em 8 ohms.

No mundo real é pra abrir o bico bem antes de receber essa potência toda.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Qui Nov 16, 2023 5:15 pm

renatao.mon escreveu:Pessoal,

Após várias pesquisas e tópicos lidos, resolvi partir para o projeto de uma caixa 1x12 8ohms.

Tenho uma banda de pop rock e iremos começar a tocar em breve em bares. Tenho uma caixa Staner SB610 60W a uns 20 anos (raridade), porém mal atende para ensaios. Criei um tópico em vendas para ela.
Ainda não escolhi o amplificador, mas quero algo em torno de 250/300W. Se o projeto ficar bom, farei mais uma, ficando 1x2 para ensaios e as duas de 12" para gigs.

Escolhi o falante 12SWX por pesquisas, porém não conheço quem tenha testado. Simulei também com os Triton 12SMB800 e 12BSW250, porém esse é um pouco mais barato e aparentemente atende bem.

Renato,
no meu post anterior acredito que vc vai encontrar as respostas para a maioria das tuas dúvidas.

Pro meu novo projeto testei vários falantes, mas não lembro de ter me deparado com esse que vc cita... mas vi que ele tem uma resposta entre 60 a 1700 Hz, os da Triton alcançam mais graves e mais agudos tbm.

Eu simulei aqui esse 12SWX com 40L - 56Hz - 3 dutos (redondos) de 3 polegadas - comprimento de 22,5cm (já com a correção).. e apresentou uma resposta mais plana que essa simulação que vc colocou. Aplicando um sinal de 150w o 12SWX alcança 115dB e o Triton 12SMB800 com 150w alcança 117dB.

Estou finalizando meu projeto de 2cx 1x12 com o 12SMB800, depois compartilho aqui os resultados.
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por renatao.mon Qui Nov 16, 2023 5:39 pm

Ola Emerson,
Emerson C Gomes escreveu:

no meu post anterior acredito que vc vai encontrar as respostas para a maioria das tuas dúvidas.
Realmente. Relendo o seu tópico, vi que muitas das dúvidas estão respondidas lá. Muito bom!!!

Eu simulei aqui esse 12SWX com 40L - 56Hz - 3 dutos (redondos) de 3 polegadas - comprimento de 22,5cm (já com a correção).. e apresentou uma resposta mais plana que essa simulação que vc colocou. Aplicando um sinal de 150w o 12SWX alcança 115dB e o Triton 12SMB800 com 150w alcança 117dB.
Irei refazer a simulação com o Triton 12SMB800 e repensar os dutos, apesar que gostei do jeito que está (com dutos retangulares).
Postarei os resultados simulados e a atualização do projeto.

Obrigado.
renatao.mon
renatao.mon
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Sex Nov 17, 2023 8:29 am

^Se vc procura uma caixa bem compacta, com 50L e 54hz o 12SMB800 já tem boa resposta... o desafio fica por conta do cálculo dos dutos.

Os dutos retangulares funcionam da mesma forma e te dá mais liberdade pra moldar a caixa ao seu gosto, mas vc precisa usar outro programa (não me recordo agora qual é, mas tem aqui no tópico) pra calcular de forma correta, se vc pesquisar aqui no tópico vai ver relatos que o winisd não oferece um resultado confiável nos dutos retangulares.
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por renatao.mon Sex Nov 17, 2023 11:08 am

^Acho que cheguei em um bom resultado. Bem compacta!
Ainda vai ter alterações nas medidas, mas não vai sair muito disso.

edit.


Última edição por renatao.mon em Sex Dez 08, 2023 8:19 am, editado 1 vez(es)
renatao.mon
renatao.mon
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Bernardo do Campo

Sandro Levi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Sex Nov 17, 2023 11:44 am

Tá ficando bacana! Acho que 50L e 58Hz vc vai ter um resultado muito bom com esse falante.
Vc colocou aí no projeto a profuntidade externa da caixa em 42cm.. isso não vai te atrapalhar no transporte e acomodação em palcos? Eu faria com no máximo 35cm de profundidade externa, mas isso é questão de gosto.

Lembre que o falante e os dutos tbm ocupam espaços dentro da caixa, então o volume bruto precisa ser igual a soma de: Vol. livre + vol. falante + vol. dutos + vol. de reforços (se tiver).

Eu fiz uma planilha básica no excel que me ajuda a casar as medidas pra resultar no volume interno desejado...
segue minha sujestão;

Falante: Triton 12SMB800

MEDIDAS INTERNAS DA CAIXA:
altura: 35cm
largura: 53cm
profund.: 30cm
TOTAL: 55,65L (vol. Bruto)

VOLUMES OCUPADOS:
projeto: 50L (vol. livre)
falante: 2,7L
dutos: 2,78L (2x 4" / 17,1cm)
espumas+alças: 0,3L
reforços: 0L
TOTAL: 55,78L (vol. Total)

MEDIDAS EXTERNAS:
espessura da madeira: 1,5cm
recuo: 2cm
altura: 38cm
largura: 56cm
profund.: 35cm

PROJETO:
box: 50 L
tuning: 58 Hz
vents: 2x 4" / 21,4cm (17,1cm)

Se vc pretente fazer outra caixa pra futuramente usar as 2 juntas, o formato retangular mais horizontal pode te ajudar na hora de colocar uma em cima da outra e usar as 2 combinadas.
Geralmente os cabeçotes pra contrabaixo vem 1 saida 4Ohms (2 falantes de 8ohms ligados em paralelo = 4ohms) ou 2 saídas separadas em 8Ohms cada, aí é só fazer a ligação em paralelo entre os 2 conectores speakon e o falante, assim vc não terá problemas nem usando 1 caixa separada nem as 2 juntas, independente do modelo do cabeçote.
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Sandro Levi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por renatao.mon Dom Nov 19, 2023 3:15 pm

Olá Emerson,

Realmente estava muito profunda. Alterei todo o projeto novamente.
Uma planilha realmente ajuda. Como eu trabalho com projetos mecânicos, fiz todo o projeto no Fusion 360 com as medidas paramétricas. Alterando uma medida, ele altera todo o projeto automático.

Alterei para um projeto mais horizontal, conforme vc sugeriu, e considerei um espaço para um driver, caso sinta necessidade, para a segunda caixa. Como o volume do driver + corneta (D202Ti + HM11-25) é em torno de 0,5L, somente um pequeno ajuste no comprimento dos dutos são suficientes.

Aproveitando o tópico, podem indicar um falante de 8"?
Vou fazer uma caixa (sobras da madeira) bem compacta apenas para estudo, pois moro em apartamento e essas duas ocuparão um espaço considerável (guardarei no depósito do prédio).

Obrigado.


Última edição por renatao.mon em Seg Dez 18, 2023 10:47 pm, editado 1 vez(es)
renatao.mon
renatao.mon
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Seg Nov 20, 2023 10:50 am

renatao.mon
-"Aproveitando o tópico, podem indicar um falante de 8"?
Vou fazer uma caixa (sobras da madeira) bem compacta apenas para estudo, pois moro em apartamento e essas duas ocuparão um espaço considerável (guardarei no depósito do prédio)."



-Você pode usar o Triton 8XRL400. Esse alto-falante é ótimo pra brincar de projetos pequenos interessantes.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

renatao.mon gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Seg Nov 20, 2023 11:47 am

renatao.mon escreveu:Olá Emerson,

Realmente estava muito profunda. Alterei todo o projeto novamente.
Uma planilha realmente ajuda. Como eu trabalho com projetos mecânicos, fiz todo o projeto no Fusion 360 com as medidas paramétricas. Alterando uma medida, ele altera todo o projeto automático.

Alterei para um projeto mais horizontal, conforme vc sugeriu, e considerei um espaço para um driver, caso sinta necessidade, para a segunda caixa. Como o volume do driver + corneta (D202Ti + HM11-25) é em torno de 0,5L, somente um pequeno ajuste no comprimento dos dutos são suficientes.

Aproveitando o tópico, podem indicar um falante de 8"?
Vou fazer uma caixa (sobras da madeira) bem compacta apenas para estudo, pois moro em apartamento e essas duas ocuparão um espaço considerável (guardarei no depósito do prédio).

Segue abaixo o projeto atual.

Boa!
Se sua prioridade é portabilidade, acho que esse projeto tá no limite aceitável.. com uma sintonia em 54 ou 55hz vc tem uma resposta mais plana, sem ganho adicional nas frequencias mais graves, porém teria que aumentar o comprimento do duto.

Eu também prefiro dutos na frente, dessa forma vc pode encostar a caixa numa parede sem preocupações, fica melhor de se acomodar em qualquer ambiente.

Acho que teu o projeto tá no jeito, não esquece de forrar as paredes internas com espuma ondulada (dessas pra estúdio). Comprei no mercado livre 10 placas de 50x50 por 44,00.. deu pra forrar as 2 caixas de 57L cada, e ainda sobrou bastante material.

Interessante vc deixar o espaço pro drive, se precisar é só encaixar no lugar.

Esses dias instalei o 12SMB800 em uma das caixas que estou finalizando e testei em volumes baixos, o falante respondeu muito bem e não senti falta de brilho/agudos.. Assim que der vou testar ele em esaios e posto aqui as impressões.
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por renatao.mon Qua Nov 22, 2023 11:27 am

Emerson C Gomes escreveu:
Esses dias instalei o 12SMB800 em uma das caixas que estou finalizando e testei em volumes baixos, o falante respondeu muito bem e não senti falta de brilho/agudos.. Assim que der vou testar ele em esaios e posto aqui as impressões.

Olá Emerson,

Foi necessário colocar reforços internos?
Se possível, envie uma foto de como ficou, por favor.

Obrigado.
renatao.mon
renatao.mon
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Qua Nov 22, 2023 11:42 am

^ não achei necessário, a chapa de comprensado de 18mm estava bem sólida, e as medidas que usei nas paredes ficaram com uma área pequena... somente na parede trazeira que coloquei um pedaço de 10cm na vertical, que serviu de recuo pros conectores e tbm de reforço, nas outras paredes não coloquei.

Essas caixas mandei um profissional fazer pq estava sem tempo e sem disposição Smile

Segue as fotos:
Projeto 2cx 1x12 Triton 12SMB800
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 15 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 15 de 16 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos