Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projetos de caixas "handmade" - Parte II

+89
RenanLima
flmeneses
joemesquita
SeuRafinha
Christian
Cantão
DiegoBueno
gpascutti
Fernando Zadá
NESCAU
lzeduardo
heenrique_bass
fBraga
JPedroG
CSergio
Gabriel Alves
wassis
Gabriel_cwb
isaias pereira
dcfinger82
fdynys
GugaJr
Nelson Bass
MPSGODOY
fheliojr
Renato Aversari
Bruno Rossi
jackdaniels
RiquedaViola
Adanleao
FelipeSL
lfssp
osmanfortes
ailtonbr
vjgomes
denis_gracia
EduBh1978
Edvell
Magnus Floriano
Mau
Glaucio97
rodlburigo
Ramos_83
Rafael0
jeremiasb
andremanel
emerbras
Sandro Levi
BigBoy
Dogwood
Dardo
Emerson C Gomes
Vagner19942010
JORGE BATALHA
SILVIAO
natoventura
Willian Casagrande
Jean Werlang
Rafael Macedo
monteirofn
Monisom
afonsodecampos
joabi
charles lopes kuster
Guga Ramone
fabiofrediani
Franco_bass
Eliseumohr
Regis Rocha
Alfs
edumoraes
frediani
RodrigoBR
Douglas Fernandes
Alambike
Klausberg Sampaio
Paulo Penna
LuizP.Alcantara
GeTorres
caiogas
RógerKlein
bass32
Mauricio Luiz Bertola
Ruds
Cauê Duarte
gustaff.schildt
allexcosta
Raul S.
lucvon
93 participantes

Página 16 de 16 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16

Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por renatao.mon Qua Nov 22, 2023 2:22 pm

Emerson C Gomes escreveu:
Segue as fotos:
Projeto 2cx 1x12 Triton 12SMB800

Parabéns. Ficou muito bom!!
Usou tinta batida de pedra?
Vi também que tem o Borne Pro 500. Chegou a testar o Nano pro 150?
Estou pensando em pegar esse 150.
renatao.mon
renatao.mon
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por renatao.mon Qua Nov 22, 2023 3:04 pm

Sandro Levi escreveu:
-Você pode usar o Triton 8XRL400. Esse alto-falante é ótimo pra brincar de projetos pequenos interessantes.

Fiz algumas simulações com este (curva rosa) e outros falantes, tentando deixar o gráfico o mais flat possível e tive alguns resultados bem diferentes em volume e sintonia.

Não conheço este falante ATK (curva verde), mas acho que vou arriscar.
Quanto ao JBL (curva laranja), somente achei estranho a curva no "Maximum SPL".

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Transf10
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 M_spl10

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Box10

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Vents10
renatao.mon
renatao.mon
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Qua Nov 22, 2023 4:01 pm

renatao.mon escreveu:
Parabéns. Ficou muito bom!!
Usou tinta batida de pedra?
Vi também que tem o Borne Pro 500. Chegou a testar o Nano pro 150?
Estou pensando em pegar esse 150.

Não sei que tinta é essa.. ele disse que é emborrachada.

Estou testando esse PRO500 e o Oneal OCB1000 pra ver o que me agrada mais.. mas não testei ainda em ensaios e gigs.

Tem um topico aqui sobre esse Nano pro 150, eu não conheço ele, mas meu plano é pegar um amp de 300 ou 400w, pq já uso esse Master de 200w (amp excelente!) aí não penso em pegar algo 'menos potente'.

Mas pra quem busca portabilidade esse nano 150 deve ser ótimo.
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por CSergio Qua Nov 22, 2023 4:59 pm

Emerson C Gomes escreveu:
Segue as fotos:
Projeto 2cx 1x12 Triton 12SMB800

Visualmente ficaram up

Emerson C Gomes escreveu:
Estou testando esse PRO500 e o Oneal OCB1000 pra ver o que me agrada mais.. mas não testei ainda em ensaios e gigs.

Pra muita gente, seria de grande ajuda seus comentários sobre os dois cabeçotes (e com a mesma caixa, mesmo falantes).
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Qui Nov 23, 2023 10:44 am

Vou relatando as características deles nos tópicos dedicados aqui no fórum... mas já adianto que tem uma diferença grande no timbre.

Eu usei por anos a Staner Shout 215b e uso atualmente o cabeçote Master 200bs com 2cx 1x12 (JBL 12PW5), e achava os timbres dos dois bem parecidos.. um som limpo/aberto, com brilho e graves bem definidos, mesmo sem um drive... já os amp da borne notei a diferença na hora, tem um som mais abafado/fechado, mesmo colocado o treble no máximo não entrega os agudos, aquele brilho metálico do instrumento..

Testei tbm um BORNE GObass GB500 que tinha o mesmo som abafado, e muito ruído da medade do volume pra cima. Mas esse PRO500 não tem tanto ruido, porém o brilho/agudos deixa a desejar em comparação com o Staner e o Master 200bs.

Enfim.. vou postando as novidades.
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por renatao.mon Qui Nov 23, 2023 1:27 pm

Emerson C Gomes escreveu:
Segue as fotos:
Projeto 2cx 1x12 Triton 12SMB800
Olá Emerson,
Vi tb que colocou duas alças laterais. Parece que é meio que padrão.
Estou pensando em colocar apenas uma na parte superior (estilo das Teksound). Acha que vai ficar pesado para carregar apenas com uma mão?
Obrigado
renatao.mon
renatao.mon
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Qui Nov 23, 2023 3:01 pm

Acretito que dá certo sim, já que teu projeto vai ficar menor que o meu... talvez até uma dessas resolva.

Minha caixa sem o falante ficou em torno de 11kg, achei bem leve suspendendo com os dois braços nas alças laterais. Adicionando o falante deve ficar nuns 18kg (bem mais leve que uma BX200 de 25kg), então com 1 alça acho que é bem tranquilo.

Pro teu projeto faz sentido apenas 1 alça em cima pq a caixa é menor, e tbm pq vc mora em ap. Pra mim, a vantagem de ter 2 alças é que se tem a opção de não carregar sozinho. Laughing
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Cantão Qui Nov 23, 2023 10:05 pm

Emerson C Gomes escreveu:
Pra mim, a vantagem de ter 2 alças é que se tem a opção de não carregar sozinho. Laughing
Boa Laughing

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21767
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por DiegoBueno Sex Dez 01, 2023 9:21 pm

Quero fazer um pequeno adendo.

Como já é sabido, o gabinete deve ser confeccionado obedecendo as especificações/necessidades do altofalante. Enfim, apenas confeccionei um novo tampo pra poder usar o 12SMB800 no lugar do falante original do meu WarmMusic BassPro 18", apenas pra sacar qualé, e o resultado não poderia ser diferente:

Enquanto eu tava tocando em casa, brincando, volume baixo, tava até "legal". Porém recentemente comecei a atuar como baixista de fato em uma banda de grunge de amigos meus, e como já era esperado, com volume mais alto "o som não vem", o amplificador conta com dissipador nos transistores, e o ampli praticamente FERVE, parece que o volume acima de 30% praticamente não atua.

Decidi então fazer do modo certo, como deveria ter sido desde o inicio, retirei o 12SMB800 e instalei o falante original de 18 de novo, vou guardar o de 12" até confeccionar o gabinete específico pra ele. Amanhã, dia 02/12, farei o primeiro teste ao vivo com o falante original, sob mesmas circunstancias (local aberto, meu ampli sozinho "competindo" com PA e um Peavey Bandit 112). Se nem assim rolar legal, tenho duas teorias: o power de 300W não tá segurando a onda, ou o proprio gabinete não é adequado nem mesmo no projeto original.

Enfim, analisarei os resultados pra decidir por qual caminho seguir, se troco o power, o gabinete, o falante, ou tudo, dado que não tenho as especificações do falante original de 18 pra projetar algo especifico pra ele.

Aliás, em um dos eventos usando o BassPro com o 12SMB800 instalado, onde era um local amplo porém fechado (tipo barracão), com 30% de volume no ampli o responsavel pelo local já pediu pra eu baixar um pouco o volume, e tava soando muito bem. Então ainda não sei se o problema de fato é o "conjunto da obra" no meu ampli que não tá respondendo bem, ou se o problema é eu querer exigir demais de um simples combo de 300W, querendo que ele soe ao ar livre com a mesma "pressão" que tava soando em local fechado

PS: independente do caso pretendo separar tudo, transformar em Head + Caixa, pq esse trambolho na configuração combo tá sendo complicado transportar.
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por renatao.mon Seg Dez 04, 2023 10:12 am

^ Eu já tive um Behringer Bxl3000 e é um falante de 15" e pesava 30kg!!
Vendi antes da pandemia e de lá para cá estou apenas com um Staner SB610 de 60W para estudo.

Já comprei tudo para fazer 2 caixas com 1x12" (12SMB800). Até o fim do ano termino de montar pelo menos uma para testar.
Vou importar um TC Eletronics BH250 pela Thomann. Com o preço pago + impostos, não compro um usado pelo ML....

____________________________
Squier PBass California Series 4 cordas. Captador EMG ativo.
renatao.mon
renatao.mon
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por DiegoBueno Seg Dez 04, 2023 12:11 pm

renatao.mon escreveu:

Já comprei tudo para fazer 2 caixas com 1x12" (12SMB800). (...) Com o preço pago + impostos, não compro um usado pelo ML....

Recomendo que faça isso man. Se quiser partir pro caminho mais simples a propria Triton tem o PDF com as medidas para a caixa especifica pra esse modelo de falante.

Aproveitando inclusive pra atualizar todos sobre o "teste": Com o altofalante original parece até que ficou pior, graves mais embolados, perdi definição nas notas, e as frequencias medias/agudas perderam presença. No trampo dia 02/12 parece que só a s cordas Si, Mi e Lá (soltas) soavam bem, qualquer nota acima do Mi na 5ª casa da corda Lá soava magrinha de tudo. Quandso utilizava o 12SMB800 tava tudo mais "equilibrado".

E to achando que o Power não tá aguentando a onda ou já foi pro vinagre, com 40% de volume já não era possivel encostar a mão no dissipador, então farei uma revisão no sistema, verificar o quanto de Tensão/Corrente o transformador entrega, e de pose desses dados procurar outro power amplificador "compativel", seja de 300W ou algum mais potente (mas que não necessite trocar o trafo). MAs antes seguirei pelo caminho mais "fácil", que é verificar soldas frias, maus-contatos e etc, trocar transistores e, principalmente, capacitores da fonte.
DiegoBueno
DiegoBueno
Membro

Mensagens : 229
Localização : Campinas-SP

https://www.facebook.com/Box83Garage/

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por robertocaruso Qui Dez 07, 2023 4:14 pm

Olá, estou palnejando a montagem de um cubo utilizando um amplificador de 200W, tenho uma dúvida com relação a potência do alto fante que devo utilizar.
robertocaruso
robertocaruso
Membro

Mensagens : 9
Localização : Porto Alegre - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por renatao.mon Qui Dez 07, 2023 4:49 pm

^
Ainda não posso opinar sobre o desempenho....., mas estou construindo duas caixas 1x12 8ohms com o 12SMB800 da Triton, que usarei com um TC Eletronics BH250 de 250W em 4ohms.

____________________________
Squier PBass California Series 4 cordas. Captador EMG ativo.
renatao.mon
renatao.mon
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Sáb Dez 09, 2023 9:26 am

robertocaruso escreveu:Olá, estou palnejando a montagem de um cubo utilizando um amplificador de 200W, tenho uma dúvida com relação a potência do alto fante que devo utilizar.

Fala Roberto,
não sei se já tens alguma experiência na área ou se vai partir do zero.. se vai começar essa jornada sem nenhum conhecimento prévio, recomento fortemente vc primeiro investir seu tempo na leitura desse tópico inteiro (partes 1 e 2), aqui tem toda a base de conhecimento pra construir teu cubo.

Mas, de forma resumida, é o seguinte; a 'potência do falante' não é o fator que vai determinar tua escolha.. vc pode usar esse ampli de 200w com um falante de 150w ou com outro 400w e chegar ao mesmo 'resultado' em termos de SPL (pressão sonora/'volume' audível), que no final das contas é o que realmente importa pra não ser abafado pelo resto da banda...

O 'ideal' seria trabalhar com um falante que, com a menor potência aplicada, consiga atingir o máximo de SPL possível, sem distorcer o som ou danificar o falante/ampli... isso vc pode simular de forma teórica no Winisd.

Existem opções tanto inportados como nacionais.. os importados não tenho conhecimento.. dos nacionais tem EROS, Triton, Selenium, Oversound, etc... dos que eu já usei ou simulei tem o 12PW5 (JBL), 12SMB800 e 12BSW250 (Triton)... outro fator importante é a impedância, se de 4 ou 8 Ohms... Geralmente amps de contrabaixo vem com impedancia mínima de 4 Ohms, que te possibilita usar;
1 falante em 4 Ohms -> usa a potência total do ampli
2 falantes de 8 ohms ligados em parapelo = 4 Ohms -> usa a potência total do ampli
1 falante em  8 Ohms -> usa em média 60% a 70% da potencia do ampli

Então, a grosso modo, se vc tem esse ampli de 200w, precisa de um falante em 8 Ohms que chegue a mais ou menos 122dBs (em média, depende da situação) com uma potencia aplicada de 100w, por exemplo...

Uso há anos o JBL 12PW5, é um excelente falante, mas saiu de linha e não é mais fabricado... porém essas outras 2 opções da Triton também são muito boas.
Estou testando o 12SMB800, e até agora me agradou muito, só que ainda não tive oportunidade de submeter ele a uma situação de show ao vivo em espaço aberto pra ver o desempenho.

Tudo isso eu tô considerando os falantes de 12 polegadas, mas tem diversos tipos de projetos; 1x15 / 1x12 / 2cx 1x12 / 1cx 4x10 / 2cx 2x10 etc..etc... e pra todos eles a lógica é a mesma: obter o melhor desempenho possível (maior SPL) aplicando a menor potência disponível (e ainda garantir uma sobra).
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

robertocaruso gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por CSergio Sáb Dez 09, 2023 11:09 am

renatao.mon escreveu:^ Eu já tive um Behringer Bxl3000 e é um falante de 15" e pesava 30kg!!

Cubo e gabinete de 1x15" parece ser essa pegada ai de peso mesmo, 25-30 quilos.

Mais leve que isso, só umas marcas gringas, com falantes leves e materiais de gabinete também leves - https://www.contrabaixobr.com/t45494-gabinetes-extremamente-portateis-leves
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por renatao.mon Seg Dez 18, 2023 10:44 pm

Finalizado hoje o projeto de 1 caixa 1x12", utilizando falante TRITON-12SMB800-8 ohms.
Fiz todo o projeto e meu sogro, que é marceneiro por hobby, construiu a caixa.
Fiz pequenos testes e falou alto e definido e não vi a necessidade de um driver.
Agora iremos construir outra igual.
Segue dados da caixa e fotos...

TRITON-12SMB800
> Espessura: 18mm (compensado naval)
> box: 57.9 L (Interno total)
> box: 51L (Interno líquido)
> tuning: 55 Hz
> vents: 2x 4"pol.
> vent length: 240 mm x 0,8 = 192mm
> signal: 300w (máximo suportado)
-----------------------------------------------------
> curva de resposta: 58Hz em -3dB.
> cone excursion: 6,1mm em 81Hz. (X-max: 7mm)
> air velocity: 18,5 m/s em 47Hz (pico).

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Img_2022

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Img_2021

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Img_2018

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Img_2017

____________________________
Squier PBass California Series 4 cordas. Captador EMG ativo.
renatao.mon
renatao.mon
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Bernardo do Campo

Emerson C Gomes e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Cantão Seg Dez 18, 2023 10:48 pm

Ficou top brother claps

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21767
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Ter Dez 19, 2023 7:14 am

Very Happy aí sim heim!!!   claps
Ficou muito boa e bem compacta!
Realmente, tenho feito testes e pro meu gosto de timbre não senti necessidade de driver, o falante já entrega bons agudos e brilho mais do que suficiente.

Vi também que cobriu com espuma a parede onde fixa o falante e os dutos... A forração essa parede interna da caixa não é necessária.. Mas se vc não sentiu nenhuma alteração no timbre, deixa como está.

Parabéns!

E esse ampli aí é o de 200w? O que tem achado dele... Entrega potência suficiente?
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por renatao.mon Ter Dez 19, 2023 9:47 am

^ Eu testei somente sem espuma nenhuma e depois com espuma em todas as faces. Não sabia que não era necessário.
Acredito que mude pouco, pois a área é bem menor.
Mas o timbre está ótimo para mim.

Esse TC Eletronics BH250 é 250W em 4Ω e acredito que entregue em torno de 150w a 8Ω.
Abri bem o volume (em 2h) e mantive tudo os eq. flat e senti que não distorceu/clipou e falou alto.
Ainda não ensaiei ou fiz uma gig, pois peguei no começo do mês e somente agora consegui ver realmente como é o som.
Com banda somente voltaremos a ensaiar no final de janeiro.

____________________________
Squier PBass California Series 4 cordas. Captador EMG ativo.
renatao.mon
renatao.mon
Membro

Mensagens : 14
Localização : São Bernardo do Campo

Emerson C Gomes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Qua Jan 10, 2024 4:56 pm

Atualizações sobre meu projeto 2cx 1x12 com o Triton 12SMB800:

Inicialmente optei por fazer as caixas com 57L (de volume interno livre) com o objetivo de alcançar mais graves, e funcionou... porém o som não tinha propagação, não sentia o SPL mesmo me posicionando bem próximo das caixas (isso usando as 2 juntas).

O fabricante desse falante recomenda algo em torno de 49L.. então fiz a simulação no Winisd e reduzi as laterais das caixas, deixando o volume interno em 49,5L (volume interno livre) e mantive a sintonia em 54Hz.. Futuramente pretendo alterar os dutos e mudar a sintonia pra 60Hz, dessa forma tenho um pequeno ganho na faixa dos 70 aos 150Hz. Em breve farei o teste em abiente aberto com 49L/54Hz e deixo as impressões aqui.

Tbm tenho feito simulações no Winisd com o JBL 15WP550, numa configuração de 56L e 60Hz achei os resultados bem interessantes pra um falante de 15" numa caixa beeem compacta. Shocked
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Projeto caixa baixo com 2x8

Mensagem por jotahde.martins Dom Jan 14, 2024 5:33 pm

Queria montar uma caixa com dois falantes de 8 polegadas.

100 rms em 4 ohms cada.

Vou usar com um tc Electronic bam 200. Trabalhando em 8ohms.

Alguém tem um projeto?

jotahde.martins
Membro

Mensagens : 7
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Dom Jan 14, 2024 9:23 pm

Hoje tive a oportunidade de testar as 2cx 1x12 na seguinte situação:

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 10001110

Espaço aberto, sem PA ou sub, apenas os amp's de baixo e guitarra no palco e essas caixas suspensas que mandava voz, baixo e bateria.

Usei o cabeçote Master 200 bs de 200w, gain e master em 1h... O dedo nas cordas só triscando de leve, o som veio limpo, bem definido e com bastante pressão.. Corda E solta bem grave e com SPL alto e encorpado.

Me atendeu com sobra, e o pessoal na plateia (mesmo os que estavam mais distantes) disseram que o som estava bem equilibrado. No palco o chão vibrava, dava pra sentir e ouvir bem os graves.

Próxima gig vou testar essas caixas com o Oneal Ocb 1000hx (350w) pra ver o que acontece.. Nos testes que fiz em casa, o Master 200bs de "200w" claramente mandava mais som que o Oneal.. Farei o teste ao vivo e dou o feedback.


Última edição por Emerson C Gomes em Seg Jan 15, 2024 8:35 pm, editado 1 vez(es)
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Seg Jan 15, 2024 6:04 pm

jotahde.martins escreveu:Queria montar uma caixa com dois falantes de 8 polegadas.

100 rms em 4 ohms cada.

Alguém tem um projeto?

Provavelmente o fabricante dos alto-falantes que você vai usar, poderá te ajudar. Não há como pensar em projeto, sem levar em conta os parâmetros T&S dos alto-falantes.

Aqui no forum tem muita informação que pode te ajudar.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Gustavo Alm Ter Fev 06, 2024 10:34 am

Bom dia pessoal. Estou desenvolvendo o projeto de uma caixa com 1 falante de 12”. Já está bem adiantado e gostaria da opinião de vocês para uma validação final.
Dados do projeto:
- Amplificador A/B de 500W em 4 Ohms e aproximadamente 350W em 8Ohms
- Alto Falante DAS Audio 12P – Qes 0.34, Qms 10.13, Fs 42Hz, Vas 105L , Re 6.5Oh, Sd 540 cm2, Xmax 6,0 mm, Pe 400W
- Caixa com 62,37 litros já descontados alto-falante, horn, reforços e 3 dutos (triangulares de madeira) com sintonia em 60 Hz
Gráfico em AZUL (meu projeto) corresponde ao resultado desse falante DAS. Já o gráfico em verde é o projeto da Eminence para caixa pequena dutada, utilizando o Legend BP122. Escolhi esse falante como diretriz de projeto. Porém mantive a sugestão da Eminence com relação ao volume e sintonia da caixa. Ou seja, minha caixa está com medidas diferentes e sintonia também diferente.
Com relação às dimensões da minha caixa, peguei como parâmetro caixas compactas de 1x12 como Mesa Boogie, Aguilar e Orange. Por isso cheguei no volume de 62 litros aproximadamente. A partir dessas informações escolhi o falante.
Bom cheguei aos seguintes resultados:

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Imagem10
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Imagem10
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Imagem11
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Imagem12
Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Imagem13

Com relação Às portas, como o WinISD não calcula porta triangular, adotei os triângulos com área de um duto circular de 3” (78 mm). Nesse aspecto gostaria de sugestão de como chegar no comprimento ideal levando em consideração que são triangulares e não circulares.

Também à princípio estava procurando uma combinação caixa / falante que chegasse próximo à sugestão da Eminence, mas confesso que lendo o fórum aqui, fiquei preocupado com a caixa ficar muito acentuada na faixa de 50 a 100 hz. Nesse sentido o que acham do resultado que cheguei sintonizando em 60Hz? Se baixar um pouco mais esse sintonia, provavelmente a caixa irá ficar mais flat. Por enquanto está com ganho de +/- 2 db nessa região.

Com relação aos demais resultados o que acharam? Alguma sugestão?

Gustavo Alm
Membro

Mensagens : 3
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Emerson C Gomes Qua Fev 07, 2024 11:04 am

Opa Gustavo,
não tenho conhecimento técnico, mas já fiz 2 projetos 2cx 1x12 e tive alguns aprendizados práticos nesses processos;

1. sobre o falante; não conheço esse 'DAS Audio 12P' mas simulei com os parâmetros que vc colocou aí e ele tem um comportamento muito semelhante ao 12SMB800 da Triton, se ainda não comprou o falante vale a pena comparar os preços.

2. sobre a caixa; eu priorizo sempre a portabilidade/menor peso, e como é um projeto personalizado acho que 50L (livre) interno pra esse falante (ou o 12SMB800) já apresenta resultados muito bons no winisd. Minha sugestão seria fazer a Largura e Profundidade de forma que acomode bem seu amplificador, aí com essas 2 medidas fixas, vc ajusta a altura até chegar nos 50L ou no volume interno que desejar.

3. sobre os dutos; realmente pra calcular dutos retangulares ou triangulares acho mais complicado e o winisd não faz isso de forma acertiva, acredito que vc consegue essa informação de como calcular em vídeos do youtube ou pesquisando na web. Simulei com 2 dutos redontos de 4" e a velocidade do ar ficou bem controlada com um sinal de 200w. A vantagem dos dutos redondos é que é mais prático, de fácil aplicação e vc tbm pode fazer ajustes posteriores testando outras sintonias sem muito esforço. Se optar pelo duto triangular precisa ter certeza dos cálculos, pq depois que a caixa estiver pronta não tem mais volta.

4. sobre volume/sintonia/sinal; pra esses 2 falantes acho que 50L/60Hz com um ganho de até 2db tá tranquilo. Mesmo os falantes sendo de 400w na prática acredito que não consiga trabalhar nos '350w' que vc colocou na simulação por conta do Xmax. Eu simulei com 200w, pq nem sempre a gente usa o volume no 'máximo' (nem é recomendável) e tbm é interessante deixar uma sobra no ampli, e com esse sinal ele alcança 119db entre 70Hz e 160Hz, depois cai pra 118db e estabiliza.

Espero que tenha ajudado e vai postando aqui os resultados!
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Gustavo Alm Qua Fev 07, 2024 2:41 pm

Emerson C Gomes escreveu:Opa Gustavo,
não tenho conhecimento técnico, mas já fiz 2 projetos 2cx 1x12 e tive alguns aprendizados práticos nesses processos;

1. sobre o falante; não conheço esse 'DAS Audio 12P' mas simulei com os parâmetros que vc colocou aí e ele tem um comportamento muito semelhante ao 12SMB800 da Triton, se ainda não comprou o falante vale a pena comparar os preços.


2. sobre a caixa; eu priorizo sempre a portabilidade/menor peso, e como é um projeto personalizado acho que 50L (livre) interno pra esse falante (ou o 12SMB800) já apresenta resultados muito bons no winisd. Minha sugestão seria fazer a Largura e Profundidade de forma que acomode bem seu amplificador, aí com essas 2 medidas fixas, vc ajusta a altura até chegar nos 50L ou no volume interno que desejar.

3. sobre os dutos; realmente pra calcular dutos retangulares ou triangulares acho mais complicado e o winisd não faz isso de forma acertiva, acredito que vc consegue essa informação de como calcular em vídeos do youtube ou pesquisando na web. Simulei com 2 dutos redontos de 4" e a velocidade do ar ficou bem controlada com um sinal de 200w. A vantagem dos dutos redondos é que é mais prático, de fácil aplicação e vc tbm pode fazer ajustes posteriores testando outras sintonias sem muito esforço. Se optar pelo duto triangular precisa ter certeza dos cálculos, pq depois que a caixa estiver pronta não tem mais volta.

4. sobre volume/sintonia/sinal; pra esses 2 falantes acho que 50L/60Hz com um ganho de até 2db tá tranquilo. Mesmo os falantes sendo de 400w na prática acredito que não consiga trabalhar nos '350w' que vc colocou na simulação por conta do Xmax. Eu simulei com 200w, pq nem sempre a gente usa o volume no 'máximo' (nem é recomendável) e tbm é interessante deixar uma sobra no ampli, e com esse sinal ele alcança 119db entre 70Hz e 160Hz, depois cai pra 118db e estabiliza.

Espero que tenha ajudado e vai postando aqui os resultados!




Fiquei bem inclinado em pegar o 12SMB800 também. Percebi quando fiz as simulações, que os dois se comportavam de maneira semelhante. Os preços ficaram parecidos e acabei optando pelo DAS por já conhecer as linhas de PA deles. São excelentes.

Sobre o tamanho da caixa, já está dimensionada e cortada para ficar com 63 litros livres aproximadamente. Agora é mais ajustar a sintonia dela. Como estava trabalhando com a referência da Eminence com 6db de ganho entre 50 e 100hz, a princípio sintonizei a minha em 65Hz. Com isso ganhei uns 3 db. Mas lendo aqui no fórum, me pareceu ser mais interessante ter ela um pouco mais flat e definida nessa região, descendo um pouco mais nos graves (ainda que pouca coisa). Provavelmente irei sintonizar entre 58 e 60 hz.

Já os dutos, confesso que fiquei resistente a manter triangulares, mas queria eles na frente e nas dimensões que fiz a caixa, ficou difícil encaixar os circulares. Teria que jogar para os fundos da caixa.

Mas agradeço a ajuda e imagino que esteja indo no caminho.....espero...

Abraços

Gustavo Alm
Membro

Mensagens : 3
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Sandro Levi Qua Fev 07, 2024 8:38 pm

Gustavo sobre os dutos, observe que na sua simulação a velocidade do ar ficou acima de 20m/s e isso deve gerar barulho em torno da sintonia. O ideal é aumentar a quantidade de dutos, ou aumentar a área dos existentes para controlar esse fluxo de ar excessivo.

Sobre transformar dutos redondos em triangulares, é só você calcular a área do duto redondo(círculo) e aplicar a proporção no triangular, calculando uma área do triangulo correspondente. A profundidade vai ser a mesma.
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Gustavo Alm Qui Fev 08, 2024 2:44 pm

Sandro Levi escreveu:Gustavo sobre os dutos, observe que na sua simulação a velocidade do ar ficou acima de 20m/s e isso deve gerar barulho  em torno da sintonia. O ideal é aumentar a quantidade de dutos, ou aumentar a área dos existentes para controlar esse fluxo de ar excessivo.

Sobre transformar dutos redondos em triangulares, é só você calcular a área do duto redondo(círculo) e aplicar a proporção no triangular, calculando uma área do triangulo correspondente. A profundidade vai ser a mesma.

Fala Sandro, tudo bem?

Então, isso me preocupou um pouco, porém fazendo a mesma simulação no BassBox Pro, essa velocidade ficou abaixo de 18m/s mesmo considerando os 400W.

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Bassbo10

Confesso que não domino nem o WinISD e nem o BassBox e pode ser que eu esteja cometendo algum erro, mas...

Aproveitando, sobre a montagem da caixa imagino que o ideal seja utiliza além de cola obviamente também parafusos, correto? Acredito que somente cola e pinos não sejam suficientes certo?

Gustavo Alm
Membro

Mensagens : 3
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" - Parte II - Página 16 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" - Parte II

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 16 de 16 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos