Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teoria Musical | Dúvidas

+5
joabi
Fernando Zadá
Dan
allexcosta
deixados
9 participantes

Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por deixados Qui Mar 29, 2018 2:23 pm

Caros colegas, vou tentar usar esse espaço para algumas dúvidas que tenho e terei à respeito de Teoria Musical, ok?

Já percebi como um contrabaixo (e qualquer outro instrumento) funciona e funciona melhor ainda (ou somente?) com teoria.

1a. dúvida, escalas: pegando a Escala Maior Natural de C (C D E F G A B C) como exemplo, pergunto se posso tocar a próxima nota fora da oitava da nota anterior; toquei C na 3a. casa da corda A, posso tocar D uma oitava acima, ou digamos, na 12a. casa da corda D?
Pergunto por conta dos intervalos que compõem/determinam as escalas, mas as notas não deixam de ser as mesmas.

2a. dúvida, os músicos de uma banda (ou então a guitarra e o baixo) podem tocar em escalas diferentes, mas no mesmo tom?

Por enquanto essas são as dúvidas, bem estranhas e de iniciantes Very Happy
Valeu!
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por allexcosta Qui Mar 29, 2018 2:36 pm

1 - Se você estiver tocando escalas, não. Escalas são sequências de notas e respeitam uma ordem. No seu exemplo você estaria tocando grau 1, depois grau 9.

Mas se você estiver tocando música, não há problema algum.

2 - Normalment músicos de uma banda não tocam em escalas, eles tocam em ambientes harmônicos. Tais ambientes permitem uma variedade infinita de combinações de notas.

Por enquanto é melhor você ir tirando linhas de músicas que gosta que isso tudo fica meio óbvio com o tempo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por deixados Qui Mar 29, 2018 11:14 pm

@allexcosta, muito obrigado.

Dúvidas esclarecidas, principalmente a 2a.
Vi um vídeo hoje no YouTube que me fez pensar sobre a criação de uma música pois, fico me perguntando se as bandas pensam nisso ou se é ao acaso mesmo, tipo... soou legal e gravaram.

Ouço muito falar na Escala Pentatonica como uma das principais para desenvolver música também, tem vários vídeos falando sobre ela.

Vira eu mexe eu pego algumas músicas para tirar. No que exatamente eu preciso prestar atenção?
Porque percebo que há linhas, por exemplo, Wish It Would Rain Down do Phil Collins que casam perfeitamente com os outros instrumentos, mas outras que só estão lá para preencher, daí se nestes casos não entram as escalas diferentes do que os outros músicas estão tocando.

Bom, obrigado novamente!


Última edição por deixados em Qui Mar 29, 2018 11:15 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Pontuação incorreta.)
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por Dan Sex Mar 30, 2018 12:34 pm

deixados escreveu:

Vira eu mexe eu pego algumas músicas para tirar. No que exatamente eu preciso prestar atenção?

Então, pra tirar de ouvido é muito interessante conhecer os intervalos da escala temperada, o que pode vir com experiência (porque existem intervalos muito mais usados que outros, como quinta justa, terça maior e oitava, por exemplo) ou por treino que pode acelerar o processo.

Se for tirar por tablatura ou partitura, é sempre bom observar a tonalidade da música (se já estiver disponível conferir se está correta) para descobrir em qual campo harmonico ela se desdobra (se for tonal, se for modal o campo pode variar) e de posse disso estudar os modos gregos que se pode usar para improvisar em cada grau. Independente se você for tirar igual ou improvisar um pouco, saber o campo e os modos facilita na hora de procurar as notas e usar digitações mais simples no caso de uma tablatura.
Dan
Dan
Membro

Mensagens : 613
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por deixados Seg Abr 02, 2018 4:51 pm

Valeu, @Dan!

Isso vai levar um tempinho ainda, mas acho que às vezes dá pra perceber quando o intervalo é I grau e 8a., pela "grande" diferença de altura das duas notas.

É verdade, preciso pegar os modos gregos, bem lembrado. Preciso montar um esquema de estudo para teoria musical, mesmo que eu leia no transporte público, ao menos.

Valeu!!!
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por Fernando Zadá Seg Abr 02, 2018 5:39 pm

Na minha humilde opinião esqueça os modos gregos por enquanto. Modo grego, que por sinal hoje usamos os gregorianos e não os gregos, servem para tocar em ambiente modal mas hoje e dia esta na moda complicar tudo e falar pro cara pensar em modos quando ele esta tocando música super básica e tonal que eu acho errado e complica e destrói um raciocínio mais musical.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por Dan Seg Abr 02, 2018 9:27 pm

Deixados, desculpe se me expressei mal, falei dos modos gregos não no ambiente teórico, mas recurso técnico de digitação para ajudar na leitura crítica de tablaturas e na construção de digitações confortáveis vindas de partituras. Já que no contrabaixo não temos o desenho da escala tão claro como no piano, no meu início esses conhecimentos ajudaram muito no meu conforto e ergonomia ao tocar. Além de a memoria muscular construída auxiliar na execução quando a visualização melhorou. No entanto, essa foi minha experiência, diferente da de todos os outros músicos por aqui que respeito muito, por isso sugiro que ouça a todos, com mais atenção aos mais experientes e monte você seu estudo.

É muito mais importante você pegar as noções de intervalos e de harmonia para poder desfrutar de tudo que a teoria dos modos gregos pode te oferecer. Minha dica: geralmente ela é ensinada como algo mais difícil do que realmente é, então use e abuse do seu senso crítico.
Dan
Dan
Membro

Mensagens : 613
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por Fernando Zadá Ter Abr 03, 2018 8:20 am

Exato. Mas sugiro não se preocupar com eles que acho eles super valorizados demais no inicio e não precisa estudar digitação deles não. Fique fera na execução das escalas maiores e menores e conheça os intervalos ai pra depois usar alguma coisa modal fica fácil fácil.
Sou totalmente avesso a super valorização dos modos e aforma de pensar em modos em música tonal. Cada um te seu ambiente para ser usado.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por deixados Qua Abr 04, 2018 10:25 pm

Dicas aceitas e muito bem vindas, obrigado parceiros!

Não tenho pressa em aprender, o contrabaixo surgiu como uma paixão tardia, mas surgiu. Gostaria de aprender da forma correta e funcional. Mas quem não?
Não queria ficar fazendo covers o resto da vida e nem intenciono ganhar dinheiro com isso, ao contrário, gostaria muito de ter a capacidade de criar as mesmas linhas que me ganharam.

Por este motivo, pensei em criar este tópico justamente para poder entender esse ambiente de criação, principalmente a respeito das escalas, pois imaginava que essas linhas nasciam delas.
Mas o Allex deixou bem claro a respeito disto e agora, vocês estão me dando um norte para seguir adiante e da forma correta.

Tenho alguma noção já de intervalos e os shapes das escalas maior e menor, mas aquele shape básico, pois sei que existem outros para estas mesmas escalas, se não me engano. Agora, harmonia, já é outro passo que não avancei ainda e percebi em meio a diversas conversas aqui do fórum que ela é primordial.

Valeu mesmo, pessoal. Dúvidas surgirão.
Música é vida.
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por joabi Qua Abr 04, 2018 10:42 pm


Uma forma muito boa de plano de estudos é seguir o desenvolvimento natural da história da música. Muita gente não se dá conta, mas toda a teoria, as técnicas que usamos hoje, análises, e tal, foram surgindo de forma gradativa, e sempre fundamentadas em conceitos já estabelecidos na época.

A música surgiu com o rítmo, e o pulso, então este é um bom ponto de partida. Mais tarde vieram (bem resumidamente):

Notas
Intervalos (combinações de notas, com várias implicações em sonoridade)
Escalas
Contraponto
Surgimento do sistema modal e acordes básicos
Tríades (formação de acordes simples e início do sistema Tonal)
Tétrades
Dissonâncias
Grande expansão da música popular (blues, jazz, rock...)
Improviso
Fuga do tonalismo
Hamonia moderna
Hamonia quartal
Etc, etc, etc…

Cada item acima pode ser estudado e ampliado à fundo, e acaba sendo bem legal, pois você vai "construindo" o seu conhecimento de maneira organizada e, principalmente, entendendo de onde vieram as coisas, sem parecer que surgiram do nada. É como contruir uma casa… a gente começa do alicerce e vai subindo. Ninguém começa pelo teto… (bem, se for alguma obra realizada pelo governo, talvez… principalmente se render um extra na licitação… haha).

Desenvolva cada assunto sempre pensando em quatro frentes: conhecimento teórico, aplicação no instrumento, rítmo e treino auditivo (melódico, harmônico e rítmico). Tem material aí para pelo menos uns 6 ou 8 anos de estudo, seguramente… rsrs

Bons estudos!
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por Fernando Zadá Qui Abr 05, 2018 10:52 am

claps claps
Perfeito Joabi

Só alguns pontos que pra nós inseridos num sistema bem tonal que devem ser apreciados mais pelo viés histórico e a inicialmente um pouco a titulo de pesquisa. Mas é importante saber que o modalismo surgiu antes do tonalismo e deveria ser estudado e conhecido de forma diferente do que a maioria propõe hoje em dia.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por deixados Dom maio 27, 2018 2:20 pm

Caros,

li em um ou dois tópicos aqui no fórum a respeito de que, no baixo de 4 cordas (comparado com o de 5), as notas C, C#, D e D# não existem. Como assim?!
Não lembro que tópicos eram.
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por Pz123 Dom maio 27, 2018 4:17 pm

Pensa assim:
Quais são as 5 primeiras notas da 5a corda do baixo? (supondo ele em BEADG)
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por allexcosta Dom maio 27, 2018 4:53 pm

deixados escreveu:li em um ou dois tópicos aqui no fórum a respeito de que, no baixo de 4 cordas (comparado com o de 5), as notas C, C#, D e D# não existem. Como assim?!

As notas que o baixo de 5 cordas tem a mais são B0, C1, C#1, D1 e Eb1.

Os motivos são óbvios.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por deixados Seg maio 28, 2018 9:55 am

Pz123 escreveu:Pensa assim:
Quais são as 5 primeiras notas da 5a corda do baixo? (supondo ele em BEADG)

allexcosta escreveu:
deixados escreveu:li em um ou dois tópicos aqui no fórum a respeito de que, no baixo de 4 cordas (comparado com o de 5), as notas C, C#, D e D# não existem. Como assim?!

As notas que o baixo de 5 cordas tem a mais são B0, C1, C#1, D1 e Eb1.

Os motivos são óbvios.

Não entendi o porque se fala que elas não existem, visto que as encontramos em outras cordas. Isso que não ficou claro pra mim.
Mas acho que agora ficou claro, da sua explicação "tem a mais", Allex.

Se for o caso, eu procuro pelos tópicos onde li isso e posto aqui.
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por allexcosta Seg maio 28, 2018 10:07 am

^ As notas que eu escrevi NÃO EXISTEM no baixo de 4 cordas.

C1 não é C, tampouco é C4. C1 é C1.

C1 é uma nota, C2 é outra nota, C3 é outra nota, etc...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por fheliojr Seg maio 28, 2018 1:07 pm

^Para o "deixados os estudos de teoria de lado", um baixo só precisa ter 12 notas, pq as outras são mera redundância.

dancetroll
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por allexcosta Seg maio 28, 2018 1:30 pm

fheliojr escreveu:Para o "deixados os estudos de teoria de lado", um baixo só precisa ter 12 notas, pq as outras são mera redundância.

Se notas homônimas fossem redundantes, não haveria necessidade da existência do nosso instrumento.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por deixados Seg maio 28, 2018 4:09 pm

allexcosta escreveu:^ As notas que eu escrevi NÃO EXISTEM no baixo de 4 cordas.

C1 não é C, tampouco é C4. C1 é C1.

C1 é uma nota, C2 é outra nota, C3 é outra nota, etc...

Esse número identifica a casa que a nota pertence ou a oitava dela? Ou outra coisa?
Confesso que fiquei confuso agora, pois... por que o C, na corda E, não seria o primeiro C ou da primeira oitava, em um baixo de 4 cordas?
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por allexcosta Seg maio 28, 2018 4:45 pm

^ Identifica a nota em si.

C1 é uma linguagem musical universal, não significa o primeiro C do baixo de 4 cordas ou nada assim.

C0 = 16.35hz
C1 = 32.70hz
C2 = 65.41hz

etc...

As notas acima NÃO são iguais. .
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por Guto_Castilho Seg maio 28, 2018 5:20 pm

C0 é mais grave que C1?
Guto_Castilho
Guto_Castilho
Membro

Mensagens : 107
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por Vinicius F Seg maio 28, 2018 6:32 pm

^Sim.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por Guto_Castilho Seg maio 28, 2018 6:41 pm

Obrigado Vinicius.

Num baixo de 04 cordas, afinado em EADG, o DÓ da terceira casa da corda LÁ é qual? C1, C2, ou outro?
Guto_Castilho
Guto_Castilho
Membro

Mensagens : 107
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por allexcosta Seg maio 28, 2018 6:44 pm

C2
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por Guto_Castilho Seg maio 28, 2018 6:59 pm

Obrigado Allex. Creio que no baixo de 05 cordas, o DÓ da corda afinada em SI seria o C1.
Guto_Castilho
Guto_Castilho
Membro

Mensagens : 107
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por allexcosta Seg maio 28, 2018 7:32 pm

Guto_Castilho escreveu:Obrigado Allex. Creio que no baixo de 05 cordas, o DÓ da corda afinada em SI seria o C1.
'

Eu sei. Escrevi errado?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por Guto_Castilho Seg maio 28, 2018 9:02 pm

allexcosta escreveu:
deixados escreveu:li em um ou dois tópicos aqui no fórum a respeito de que, no baixo de 4 cordas (comparado com o de 5), as notas C, C#, D e D# não existem. Como assim?!

As notas que o baixo de 5 cordas tem a mais são B0, C1, C#1, D1 e Eb1.

Os motivos são óbvios.

Não, eu que não tinha me atentado para esta mensagem anterior.
Guto_Castilho
Guto_Castilho
Membro

Mensagens : 107
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por deixados Ter maio 29, 2018 10:38 am

allexcosta escreveu:^ Identifica a nota em si.

C1 é uma linguagem musical universal, não significa o primeiro C do baixo de 4 cordas ou nada assim.

C0 = 16.35hz
C1 = 32.70hz
C2 = 65.41hz

etc...

As notas acima NÃO são iguais. .

Valeu, Allex! Agora sim. Obrigado de verdade.
Aproveitando o privilégio da tua paciência... C0 sempre terá esse valor? Só por curiosidade.
E quando é baixada a afinação da corda B para C? Que C será esse?
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por allexcosta Ter maio 29, 2018 10:56 am

deixados escreveu:Aproveitando o privilégio da tua paciência... C0 sempre terá esse valor? Só por curiosidade.

Não é um valor, é uma frequência. E a resposta é não. C0 será reproduzido por essa frequência em afinação 440hz. Em outro ambiente de afinação, haverá oscilação proporcional da frequência. O nome das notas musicais é dado baseado em uma referência.

deixados escreveu:E quando é baixada a afinação da corda B para C? Que C será esse?

Não entendi a pergunta. Notas existem independes de instrumentos, suas afinações, suas cordas, etc... Notas são notas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por Guto_Castilho Ter maio 29, 2018 12:20 pm

allexcosta escreveu:
deixados escreveu:Aproveitando o privilégio da tua paciência... C0 sempre terá esse valor? Só por curiosidade.

Não é um valor, é uma frequência. E a resposta é não. C0 será reproduzido por essa frequência em afinação 440hz. Em outro ambiente de afinação, haverá oscilação proporcional da frequência. O nome das notas musicais é dado baseado em uma referência.

deixados escreveu:E quando é baixada a afinação da corda B para C? Que C será esse?

Não entendi a pergunta. Notas existem independes de instrumentos, suas afinações, suas cordas, etc... Notas são notas.

Tem algum equipamento que apura essa frequência?
Guto_Castilho
Guto_Castilho
Membro

Mensagens : 107
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por deixados Ter maio 29, 2018 1:04 pm

allexcosta escreveu:
deixados escreveu:Aproveitando o privilégio da tua paciência... C0 sempre terá esse valor? Só por curiosidade.

Não é um valor, é uma frequência. E a resposta é não. C0 será reproduzido por essa frequência em afinação 440hz. Em outro ambiente de afinação, haverá oscilação proporcional da frequência. O nome das notas musicais é dado baseado em uma referência.
Entendi. Já vi em alguns apps/tuners essas frequências.

deixados escreveu:E quando é baixada a afinação da corda B para C? Que C será esse?

Não entendi a pergunta. Notas existem independes de instrumentos, suas afinações, suas cordas, etc... Notas são notas.
Sim, sim. Meu entendimento à respeito das notas está tranquilo, ao menos na música ocidental.
O que eu quis dizer é... na corda B em um baixo de 5 cordas, o C é C0; e se a corda B for baixada/afinada para meio tom, ficando em C, que C (0, 1, 2...) será esse? Sei que existe uma afinação chamada Standard C (C - F - Bb - Eb), daí minha curiosidade.
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por allexcosta Ter maio 29, 2018 1:07 pm

deixados escreveu:O que eu quis dizer é... na corda B em um baixo de 5 cordas, o C é C0; e se a corda B for baixada/afinada para meio tom, ficando em C, que C (0, 1, 2...) será esse? Sei que existe uma afinação chamada Standard C (C - F - Bb - Eb), daí minha curiosidade.

Leia de novo sua pergunta.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por Pz123 Qua maio 30, 2018 9:39 am

Allex, acho que ele está sugerindo baixar em cinco tons e meio a afinação da corda si.
Se bem entendi a pergunta..
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por allexcosta Qua maio 30, 2018 9:45 am

Pz123 escreveu:Allex, acho que ele está sugerindo baixar em cinco tons e meio a afinação da corda si.
Se bem entendi a pergunta..

Não é, né... Deixa ele ler de novo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por deixados Qui maio 31, 2018 1:48 pm

allexcosta escreveu:
deixados escreveu:O que eu quis dizer é... na corda B em um baixo de 5 cordas, o C é C0; e se a corda B for baixada/afinada para meio tom, ficando em C, que C (0, 1, 2...) será esse? Sei que existe uma afinação chamada Standard C (C - F - Bb - Eb), daí minha curiosidade.

Leia de novo sua pergunta.

Putz... errei a palavra.
Não é baixada... quis dizer subir meio tom.
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por allexcosta Qui maio 31, 2018 1:59 pm

^ Tá, É a mesma nota né? Afinar B em C ou simplesmente pressionar a primeira casa é exatamente a mesma coisa.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por deixados Qui maio 31, 2018 2:47 pm

Entendido!!!
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por fheliojr Ter Jul 10, 2018 11:00 pm

Depois de 300 anos sem comprar um método para contrabaixo e já há uns 3 anos sem tocar, achei o da Ariane Cap bem bacaninha.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 11, 2018 2:58 pm

Não conhecia mas achei uma simpatia ela e melhor que ficar vendo marmanjo tocando é. Mas você comprou o curso ou livro dela?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por fheliojr Qua Jul 11, 2018 7:22 pm

^tudo bem, Zadá?

Foi o livro, mesmo. Acho q ele, conjugado com o Contrabaixo para Leigos, do Patrick Pfeiffer, oferece um bom direcionamento para quem quer estudar este instrumento, mas q, por algum motivo, não tem como contratar um bom professor, para tanto.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 12, 2018 2:54 pm

Legal o para leigos acho bacana mesmo e a página dele o material me pareceu muito bom!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por deixados Qui Jul 12, 2018 6:00 pm

O livro do Patrick Pfeiffer eu tenho, muito bom. Terminando ele ainda.

Alguém conhece esses:
Teoria Musical | Dúvidas Iangue11

https://www.vitale.com.br/
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por fheliojr Qui Jul 12, 2018 7:49 pm

Fernando Zadá escreveu:Legal o para leigos acho bacana mesmo e a página dele o material me pareceu muito bom!

A edição atual deste livro acompanha, tb, algumas vídeo-aulas.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jul 14, 2018 1:37 pm

deixados escreveu:O livro do Patrick Pfeiffer eu tenho, muito bom. Terminando ele ainda.

Alguém conhece esses:
Teoria Musical | Dúvidas Iangue11

https://www.vitale.com.br/

eu tenho os 3! Rssss
Acho bons livros
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Teoria Musical | Dúvidas Empty Re: Teoria Musical | Dúvidas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos