Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iniciando em Teoria musical - Devo dominar completamente um assunto para partir para outro?

5 participantes

Ir para baixo

Iniciando em Teoria musical - Devo dominar completamente um assunto para partir para outro? Empty Iniciando em Teoria musical - Devo dominar completamente um assunto para partir para outro?

Mensagem por Dotti Sex Dez 01, 2023 10:10 am

Fala baixistas, sou eu de novo
Como eu disse no tópico de boas vindas, decidi começar a estudar música em vez de só tocar sem ter consciência do que faço
Dito isso, comprei o curso baixista consciente do Renato Leite na Udemy, e também estou usando o podcast "Semibreves" no Spotify como complemento (aliás, achei incrível esse podcast)

A minha dúvida é o seguinte, comecei a estudar os Intervalos, e a questão de nomenclatura já consegui entender bem "no papel" (entendi como são classificados e nomeados)
Mas na questão de percepção claramente ainda não consigo identificar eles com facilidade
A minha pergunta é a seguinte, devo começar a estudar outras coisas já? (triades/tetrades/escala maior - na ordem), ou é melhor focar meu tempo em realmente dominar e conhecer os Intervalos, antes de partir para outro assunto? (Isso vale para qualquer coisa que estiver estudando)

Isso é algo pessoal? ou tem um caminho que seja mais proveitoso?
Não quero apressar nada. Quero entender bem tudo que vou estudar, mas ao mesmo tempo quero que meu estudo seja feito da melhor maneira, dentro do possível

Abraço
Dotti
Dotti
Membro

Mensagens : 33
Localização : Curitiba

https://www.youtube.com/dottibrothers

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando em Teoria musical - Devo dominar completamente um assunto para partir para outro? Empty Re: Iniciando em Teoria musical - Devo dominar completamente um assunto para partir para outro?

Mensagem por allexcosta Sex Dez 01, 2023 10:21 am

Vá sem pressa mesmo.

Tudo que você entender no papel, entenda no ouvido. Música é a arte dos sons, não dos símbolos escritos no papel.

E a sequência de estudo tem uma lógica, pois um assunto é pre-requisito pra o próximo então chegar no próximo sem saber bem o anterior não é muito legal.

Saber bem em música é mais que saber num nível intelectual. É virar segunda natureza. Isso leva tempo.

Só saia de intervalos quando você estiver acertando todos de ouvido num aplicativo de percepção musical, além de saber a teoria da coisa. E é importante saber cantarolar esses intervalos também. Tipo ver escrito C (nona menor) e cantar C-C# correto sem pestanejar.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Sandro Amaral e Dotti gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando em Teoria musical - Devo dominar completamente um assunto para partir para outro? Empty Re: Iniciando em Teoria musical - Devo dominar completamente um assunto para partir para outro?

Mensagem por Dotti Sex Dez 01, 2023 10:27 am

allexcosta escreveu:Vá sem pressa mesmo.

Tudo que você entender no papel, entenda no ouvido. Música é a arte dos sons, não dos símbolos escritos no papel.

E a sequência de estudo tem uma lógica, pois um assunto é pre-requisito pra o próximo então chegar no próximo sem saber bem o anterior não é muito legal.

Saber bem em música é mais que saber num nível intelectual. É virar segunda natureza. Isso leva tempo.

Só saia de intervalos quando você estiver acertando todos de ouvido num aplicativo de percepção musical, além de saber a teoria da coisa. E é importante saber cantarolar esses intervalos também. Tipo ver escrito C (nona menor) e cantar C-C# correto sem pestanejar.
Beleza, a pergunta era essa e foi respondida perfeitamente. Vou focar neles até dominar 100%
Muito obrigado! Abraço
Dotti
Dotti
Membro

Mensagens : 33
Localização : Curitiba

https://www.youtube.com/dottibrothers

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando em Teoria musical - Devo dominar completamente um assunto para partir para outro? Empty Re: Iniciando em Teoria musical - Devo dominar completamente um assunto para partir para outro?

Mensagem por dibass Sex Dez 01, 2023 10:50 am

O tio Alex já respondeu muito bem e só complementando

Você pode dividir seu estudo em percepção, teoria, solfejos etc dividindo você consegue ir avançando enquanto vai amadurecendo o ouvido e internalizando as sonoridades e conceitos
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando em Teoria musical - Devo dominar completamente um assunto para partir para outro? Empty Re: Iniciando em Teoria musical - Devo dominar completamente um assunto para partir para outro?

Mensagem por Fernando Zadá Sex Dez 01, 2023 3:16 pm

Só reforçando vai trabalhando mas não fica parado até porque andando e mexendo em triades vai estar treinando tocar e ouvir 3as e 5as.
O curso do Renato é excelente e o Renato vai num ritmo bacana e contextualizando tudo então vai tranquilo.
Contextualizar, ouvir, cantar se seguir essas dicas dos amigos acima com certeza não tem erro.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando em Teoria musical - Devo dominar completamente um assunto para partir para outro? Empty Re: Iniciando em Teoria musical - Devo dominar completamente um assunto para partir para outro?

Mensagem por Zubrycky Sáb Dez 02, 2023 9:16 am

O vídeo abaixo não só é extremamente pertinente ao assunto deste tópico como também é algo que meu ajudou (e ainda ajuda) no meu próprio processo de crescimento musical.

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18988
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciando em Teoria musical - Devo dominar completamente um assunto para partir para outro? Empty Re: Iniciando em Teoria musical - Devo dominar completamente um assunto para partir para outro?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos