Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

+10
bodhan
Juninho Sampaio
Guto_Castilho
Jãozeiro
Edu Fettermann
joabi
Ivanov_br
NeyBass
pedrohenrique.astronauta
allexcosta
14 participantes

Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por allexcosta Qua Ago 14, 2019 11:04 am

Engraçado.

Os anciãos do fórum como eu (Juninho não vai saber, pois ele fez 16 esses dias) vão lembrar de uma época em que língua presa era uma coisa relativamente rara. Era tão raro quanto o fanho verdadeiro, o ta-ti-pi-ta-ti, aquele problema que a pessoa não fala o "c" ou "k" e diz "ó-a-ó-a" ao invés de "Coca-Cola" ou outras dificuldades da fala.

Esses dias tenho assistido mais TV que o normal, especialmente SporTV e Band. E percebo que uma quantidade enorme de pessoas fala com a língua presa. Aquela dificuldade de quem fala "a-ga-ga-cua-ga" ao invés de Araraquara ou canta aquela música do Djavan "meu bem que-guer, é seg-guedo é sag-gado..."

Será que foi algum tipo de seleção natural? Quem tem língua presa tem mais filhos? Será que isso passa de pai pra filho? scratch

Noto também um aumento daquele problema do Romário/Lula, com "s" entre os dentes.

Juntando a isso o assassinato diário da língua, parece que a situação evoluirá para a impossibilidade completa de comunicação no país em algumas décadas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qua Ago 14, 2019 11:28 am

Eu sei que, excetuando aqueles que possuem algum tipo de má formação, questões mentais e afins, esses detalhes passam pela alfabetização, acompanhamento pedagógico, fonoaudiológico e até psicológico. Coisas que nem sempre são bem feitas atualmente. Quando fui alfabetizado, lá na minha escola havia todo esse zelo em detectar problemas de escrita, pronúncia. Eu com meus oito anos, falava e escrevia bem melhor do que muitas crianças da mesma idade do tempo presente.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por NeyBass Qua Ago 14, 2019 11:37 pm

Verdade Allex, não sei o que causa isso, talvez os pais precisam conversar mais com os seus bebês e também tentar falar as frases corretas, muitos pais falam com as crianças com um linguajar que muda as palavras, penso eu que isso acaba atrapalhando a fala da criança.

Na escola tem uma professora psicopedagoga que trabalha uma disciplina chamada "desenvolvimento da fala" entre outras relacionados ao psicologico e déficit de aprendizagem.

Como exemplo do linguajar usado pelos pais:
Que delicia - ai ti telicia.
Que bananinha gostosa - ti mananinha totosa.

Entre centenas de palavras nesse sentido.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por allexcosta Qua Ago 14, 2019 11:42 pm

^ Não acho que é isso.

Os pais sempre falaram assim com filhos pequenos, mas eventualmente a criança entende o que é certo e começa a falar normalmente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por Ivanov_br Qui Ago 15, 2019 9:55 am

Eu tinha, minha Mae me corrigiu. Na grande maioria dos casos, não ha necessidade de fonoaudiologo. Apenas a correção. Estou trabalhando isso com meu filho. E ta dando certo. IMO, acho que tem muito pai e Mae preguiçoso ou acha bonitinho.

Essa percepção do Allex é verídica. Tenho notado que até jornalistas de TV e radio têm isto. Ha alguns anos, seria inconcebível.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por joabi Qui Ago 15, 2019 10:40 am

Quando eu era criança eu não conseguia falar 33. Falava "tlinta e tlês", bem Cebolinha mesmo, mas todo o restante, curiosamente, era normal.

Meus pais nem perceberam, mas meus amigos de escola obviamente sim, porque era um motivo a mais para me zoarem... haha

Consegui resolver por conta própria, e com relativa facilidade, para tristeza deles.

Percebo também um aumento na quantidade de pessoas com esses defeitos na fala, mas não faço idéia do motivo.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por NeyBass Qui Ago 15, 2019 10:52 am

Minha filhinha fará 2 aninhos essa semana, já fala de tudo, mas tem dificuldade com o "r".

Ela não fala "orelha" e sim "olelha". Síndrome de cebolinha...kkk

Mas já estamos trabalhando bastante a pronúncia do "r" com ela, em algumas palavras já tem dado resultado.

Talvez falte isso, os pais detectarem a dificuldade logo no início e trabalhar isso com a criança. Muitos acham bonitinho e deixam passar. Eu mesmo acho bonitinho ela falando "olelha", mas não é correto, então vamos resolver isso.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por allexcosta Qui Ago 15, 2019 10:57 am

Vocês estão dizendo que a grande maioria dos casos de língua presa ela não está fisicamente presa, com necessidade de cirurgia?

Seria simplesmente um hábito que não foi corrigido na infância ou algo assim?

Interessante...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por Edu Fettermann Qui Ago 15, 2019 10:59 am

NeyBass escreveu:Minha filhinha fará 2 aninhos essa semana, já fala de tudo, mas tem dificuldade com o "r".

Ela não fala "orelha" e sim "olelha". Síndrome de cebolinha...kkk

Mas já estamos trabalhando bastante a pronúncia do "r" com ela, em algumas palavras já tem dado resultado.

Talvez falte isso, os pais detectarem a dificuldade logo no início e trabalhar isso com a criança. Muitos acham bonitinho e deixam passar. Eu mesmo acho bonitinho ela falando "olelha", mas não é correto, então vamos resolver isso.

Isso aconteceu muito com meu filho, mas com a letra L. Até os 3 anos, ele falava "bicicueta". Mas depois ficou de boa. Hoje, ele tem a língua presa nos S. Fala meio estilo o Romário assim haha. Mas já marcamos fono pra ele. Quando eu forço com ele, ele consegue direitinho. Mas acho que acaba sendo mais confortável pra ele falar daquele jeito. Tenho visto MUITAS crianças com problemas de fala dessa ordem.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por Edu Fettermann Qui Ago 15, 2019 11:00 am

allexcosta escreveu:Vocês estão dizendo que a grande maioria dos casos de língua presa ela não está fisicamente presa, com necessidade de cirurgia?

Seria simplesmente um hábito que não foi corrigido na infância ou algo assim?

Interessante...

Alex, acho que a maior parte realmente não precisa de cirurgia. É uma questão de exercitar mesmo.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por allexcosta Qui Ago 15, 2019 11:07 am

Edu Fettermann escreveu:Alex, acho que a maior parte realmente não precisa de cirurgia. É uma questão de exercitar mesmo.

Eu tinha a impressão de ser o contrário. Da maioria dos casos ser uma impossibilidade física.

Mas conheci uma menininha, filha de uma amiga minha, que falava o "s" do Romário. Fiz amizade com ela e pedi pra ela tentar falar de outro jeito. Ela conseguia com algum esforço, mas quando não estava pensando nisso o problema voltava. A impressão que dava era da língua ser um pouco grande pra boca e bater no dente. Mas imagino que treinando um tempo seria corrigido. Conversei com a mãe da criança e ela disse que nunca tinha percebido...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por NeyBass Qui Ago 15, 2019 11:10 am

allexcosta escreveu:Vocês estão dizendo que a grande maioria dos casos de língua presa ela não está fisicamente presa, com necessidade de cirurgia?

Seria simplesmente um hábito que não foi corrigido na infância ou algo assim?

Interessante...

Isso Allex, na maioria dos casos isso acontece quando a criança está começando a falar. Deve ser trabalhada essas dificuldades, se não resolver em algum tempo, a ajuda deve vir de um fonoaudiólogo.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por joabi Qui Ago 15, 2019 11:11 am

allexcosta escreveu:Vocês estão dizendo que a grande maioria dos casos de língua presa ela não está fisicamente presa, com necessidade de cirurgia?

Seria simplesmente um hábito que não foi corrigido na infância ou algo assim?

Interessante...

No meu caso foi pura falta de treino mesmo. Sofri um tempo tentando achar uma solução, mas quando achei, resolvi em poucas horas. Eu tinha 12 ou 13 anos...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por allexcosta Qui Ago 15, 2019 11:17 am

NeyBass escreveu:Isso Allex, na maioria dos casos isso acontece quando a criança está começando a falar. Deve ser trabalhada essas dificuldades, se não resolver em algum tempo, a ajuda deve vir de um fonoaudiólogo.

Entendi.

Mas se torna tão difícil pra um adulto resolver de modo que tantos profissionais da comunicação tenham tais dificuldades?

Treino de fono pra jornalistas e repórteres não é o equivalente a um atleta correr e fazer alongamentos, tipo, parte da profissão?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por NeyBass Qui Ago 15, 2019 11:53 am

allexcosta escreveu:
NeyBass escreveu:Isso Allex, na maioria dos casos isso acontece quando a criança está começando a falar. Deve ser trabalhada essas dificuldades, se não resolver em algum tempo, a ajuda deve vir de um fonoaudiólogo.

Entendi.

Mas se torna tão difícil pra um adulto resolver de modo que tantos profissionais da comunicação tenham tais dificuldades?

Treino de fono pra jornalistas e repórteres não é o equivalente a um atleta correr e fazer alongamentos, tipo, parte da profissão?

Creio que isso deveria ser pré requisito, nem sei se a palavra seria essa, mas concordo que seria necessário, jornalistas, repórteres, radialistas, professores, etc, não terem esses problemas da fala, porque na grande maioria dos casos não é um problema que a pessoa é obrigada a tê-lo eternamente, com tratamento e esforço tem como resolver, infelizmente há excessões, mas na grande maioria há como resolver.

Assim como dentista, ter um bom sorriso...
Cabeleireiro ter cabelos bem tratados.

O profissional é o espelho do seu trabalho...IMHO
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por Jãozeiro Qui Ago 15, 2019 1:28 pm

NeyBass escreveu:Creio que isso deveria ser pré requisito, nem sei se a palavra seria essa, mas concordo que seria necessário, jornalistas, repórteres, radialistas, professores, etc, não terem esses problemas da fala 

Perguntando com sinceridade mesmo, por que deveria? Tipo uma obrigatoriedade?

"Puts, lá vem aquele cara na Tv falando com aquele problema de língua, isso tá me incomodando demais, ele não é igual a mim que não tenho problema, esse cara não tem pré-requisitos".

Fico imaginando a absurda situação de um excelente professor não sendo admitido porque tem língua presa ou algo parecido (já que você disse que deveria ser um pré-requisito para professores).

Por que essa coisa do outro seria um problemão para nós que não temos isso?

NeyBass escreveu:...porque na grande maioria dos casos não é um problema que a pessoa é obrigada a tê-lo eternamente

Tá, mas não é uma coisa dela? Será que temos o direito de dizer, "olha, você é/foi um relapso/preguiçoso e não resolveu esse problema que pra mim é bem simples e por causa disso sou obrigado a escutá-lo de forma incômoda durante o telejornal". (?)

Sei lá, em alguns (não todos) comentários senti que estão julgando com um certo excesso e de forma negativa pessoas que carregam esse "problema". 

Tipo isso: "que problema simples de resolver, a pessoa não "arruma" porque não quer, e se ela é repórter ou trabalha na televisão não deveria estar ali."
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por allexcosta Qui Ago 15, 2019 1:41 pm

^ Não estou falando de todo problema da fala, mas língua presa especificamente tem solução, correto?

Se sim, seria muito similar a um jornalista aparecer na TV sem os dentes da frente. Quem somos nós pra julgar uma pessoa que não tem os dentes? Não obstante, não condiz com a profissão de quem aparece em público como um apresentador de TV ou um professor.

Aliás, o problema na fala passa uma imagem ruim. Até o sotaque muito forte pra mim passa... São coisas solucionáveis que melhoram a comunicação e apresentação do profissional.

Agora, se é um problema sem solução, não vou dizer também que a pessoa deixe de ter essa ou aquela profissão por causa disso, contanto que não atrapalhe completamente a comunicação.

Agora, imagina o Lula apresentando o Jornal Nacional com aquela boca cheia de língua. Você considera apropriado ou agradável de se ver/ouvir?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por Guto_Castilho Qui Ago 15, 2019 1:46 pm

Interessante que aqui em Bauru há um programa esportivo de rádio que os dois apresentadores tem esse problema da língua presa...
Guto_Castilho
Guto_Castilho
Membro

Mensagens : 107
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por Juninho Sampaio Qui Ago 15, 2019 1:47 pm

Guto_Castilho escreveu:Interessante que aqui em Bauru há um programa esportivo de rádio que os dois apresentadores tem esse problema da língua presa...
Aqui na rede Bahia (Globo) de Salvador-Bahia existem 3 pessoas assim. Perece uma serpente! Eu apelidei de LINGUINHA!

Alex....
você é onda!

Alguém aí falou de preguiça dos pais. Eu acho que é.
Minha filha falava algo trocado. Fiquei assustado e levei no Fono.

A resposta foi: Ela não tem nada de errado, mas essa língua entre os dentes precisa corrigir.
Passou uns exercícios de respiração, um pra soprar água com canudo e outras coisas que não lembro. Fizemos por um tempo. Uns 2 meses e depois tudo se resolveu.

Nem eu nem minha esposa nunca falei "muguchês" com ela. Aliás eu sou um poço de ignorância.

"iti malia!! Que coisa totosa de papai!"
Nada dessas idiotices de gente velho que tem filhos tardiamente.
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12054
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por NeyBass Qui Ago 15, 2019 2:34 pm

Jãozeiro escreveu:
NeyBass escreveu:Creio que isso deveria ser pré requisito, nem sei se a palavra seria essa, mas concordo que seria necessário, jornalistas, repórteres, radialistas, professores, etc, não terem esses problemas da fala 

Perguntando com sinceridade mesmo, por que deveria? Tipo uma obrigatoriedade?

"Puts, lá vem aquele cara na Tv falando com aquele problema de língua, isso tá me incomodando demais, ele não é igual a mim que não tenho problema, esse cara não tem pré-requisitos".

Fico imaginando a absurda situação de um excelente professor não sendo admitido porque tem língua presa ou algo parecido (já que você disse que deveria ser um pré-requisito para professores).

Por que essa coisa do outro seria um problemão para nós que não temos isso?

NeyBass escreveu:...porque na grande maioria dos casos não é um problema que a pessoa é obrigada a tê-lo eternamente

Tá, mas não é uma coisa dela? Será que temos o direito de dizer, "olha, você é/foi um relapso/preguiçoso e não resolveu esse problema que pra mim é bem simples e por causa disso sou obrigado a escutá-lo de forma incômoda durante o telejornal". (?)

Sei lá, em alguns (não todos) comentários senti que estão julgando com um certo excesso e de forma negativa pessoas que carregam esse "problema". 

Tipo isso: "que problema simples de resolver, a pessoa não "arruma" porque não quer, e se ela é repórter ou trabalha na televisão não deveria estar ali."

Bom, pelo visto vc não entendeu nada do que tentei dizer. Nâo vou prolongar senão vira aqueles tópicos que ao invés de sanar dúvidas se tornam guerra, um escrevendo e o outro rebatendo.

Mas só uma justificativa: Eu não quis dizer "pré requisito" a nível da pessoa ser jogada de lado. Por isso escrevi, "nem sei se a palavra correta seria essa". Até citei o exemplo do dentista e do cabeleireiro.

E ninguém está julgando ninguém meu amigo, quem somos nós para julgar o problema de outras pessoas?
Apenas estamos dizendo que na MAIORIA dos casos há solução, agora não posso julgar o jornalista se ele é preguiçoso ou seu problema não tem solução.

O assunto é se existe algum tratamento, cirurgia como citou o Allex e por que muitas pessoas adultas continuam com o problema.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por bodhan Qui Ago 15, 2019 2:58 pm

Aguém conhece profissionais de fonoaudiologia para dar um depoimento aqui?
Acho que ajudaria.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por fheliojr Qui Ago 15, 2019 3:18 pm

allexcosta escreveu:...Os anciãos do fórum como eu (Juninho não vai saber, pois ele fez 16 esses dias) vão lembrar de uma época em que língua presa era uma coisa relativamente rara...

No meu estado, isso continua sendo.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por allexcosta Qui Ago 15, 2019 3:21 pm

Sei lá. Posso estar errado, mas lendo algumas das respostas e pensando um pouco sobre o assunto, me ocorre que talvez seja essa nova tendência de que nada é errado...

Do tipo:

- Fulaninho, qual a capital do Brasil?
- São Paulo, fessora.
- Muito bem, ganhou o ponto por participação.

O conceito de certo e errado está se diluindo.
Criança que nasceu com pinto quer tirar o pinto? Tá certo. Criança nasceu sem pinto quer ter pinto? Tá certo também.

Adulto quer falar "prato"? Tá certo... Quer falar "p-gato" ou "plato"? Tá certo também.

E vira uma sociedade caótica, sem padronização, onde tudo pode e não há limites do razoável... E os pais que outrora lutavam pra que seus filhos tivessem uma boa educação e inserção na sociedade, filhos que falassem e escrevessem bem, pudessem se comunicar no emprego, com suas famílias ou numa viagem, agora estimulam o individual, que cada um seja do jeito que é, que fale do jeito que fala, seja compreendido ou não.

E quem achar diferente tá fazendo bullying...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por NeyBass Qui Ago 15, 2019 3:35 pm

allexcosta escreveu:Sei lá. Posso estar errado, mas lendo algumas das respostas e pensando um pouco sobre o assunto, me ocorre que talvez seja essa nova tendência de que nada é errado...

Do tipo:

- Fulaninho, qual a capital do Brasil?
- São Paulo, fessora.
- Muito bem, ganhou o ponto por participação.

O conceito de certo e errado está se diluindo.
Criança que nasceu com pinto quer tirar o pinto? Tá certo. Criança nasceu sem pinto quer ter pinto? Tá certo também.

Adulto quer falar "prato"? Tá certo... Quer falar "p-gato" ou "plato"? Tá certo também.

E vira uma sociedade caótica, sem padronização, onde tudo pode e não há limites do razoável... E os pais que outrora lutavam pra que seus filhos tivessem uma boa educação e inserção na sociedade, filhos que falassem e escrevessem bem, pudessem se comunicar no emprego, com suas famílias ou numa viagem, agora estimulam o individual, que cada um seja do jeito que é, que fale do jeito que fala, seja compreendido ou não.

E quem achar diferente tá fazendo bullying...

Realmente está complicado...tudo é bullying, preconceito, direitos, bla bla bla....afff....o mundo ta chato pra p....
Hoje se o individuo quiser KH no meio da rua....pode sim, por que não?....quer ir pelado pro trabalho, pode também....quer ir pelado pra igreja....tudo certo, pode também.
E o infeliz do meteoro, nada...
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por allexcosta Qui Ago 15, 2019 3:48 pm

NeyBass escreveu:E o infeliz do meteoro, nada...

Tive uma idéia, a gente podia fundar a "Igreja Santa da Espera do Meteoro Sagrado".

Só carece da assinatura de uns 8 nego (isso mesmo, branco não serve) e uns 400 conto de papelada. E depois a gente pode comprar carro sem pagar imposto, tem isenção de IPTU e umas parada assim...

E a gente chama a gente mesmo de bispo e nossas nega (branca não serve) de bispa (mesmo sem a palavra existir), ou se quiser ser chique, de episcopisa.

E a gente faz uns eventos cultuando o meteoro "ashorekanta labasúria" que está chegando.

E o mais importante de tudo, a gente faz uma vaquinha e compra um amp multi-uso Mikassim pra ligar as vozes, o teclado, os violões e o baixo.

Que tal?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por NeyBass Qui Ago 15, 2019 4:00 pm

allexcosta escreveu:
NeyBass escreveu:E o infeliz do meteoro, nada...

Tive uma idéia, a gente podia fundar a "Igreja Santa da Espera do Meteoro Sagrado".

Por que tem que ser igreja, não pode ser outra coisa, qual o preconceito com as igrejas, não pode mais existir igrejas??? lol!

Só carece da assinatura de uns 8 nego (isso mesmo, branco não serve) e uns 400 conto de papelada. E depois a gente pode comprar carro sem pagar imposto, tem isenção de IPTU e umas parada assim...

Então se o cara é branco não pode participar, o que vc tem contra os brancos. Por que não quer pagar imposto e IPTU, está na lei tem que pagar  lol!

E a gente chama a gente mesmo de bispo e nossas nega (branca não serve) de bispa (mesmo sem a palavra existir), ou se quiser ser chique, de episcopisa.

Qual o problema com os bispos, isso é precoceito, então vc quer dizer que que a esposa do bispo não pode ser branca?  lol!

E a gente faz uns eventos cultuando o meteoro "ashorekanta labasúria" que está chegando.
E o mais importante de tudo, a gente faz uma vaquinha e compra um amp multi-uso Mikassim pra ligar as vozes, o teclado, os violões e o baixo.
Esse amp é muito bom viu, vc não pode falar assim, ele serve para quem não tem condições de ter um Gali Crugui, só por que vc tem bons equipamentos fica menosprezando os equipamentos de quem não tem tanto dinheiro. lol!

Que tal?

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Sono11
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Ago 15, 2019 4:53 pm

allexcosta escreveu:^ Não acho que é isso.

Os pais sempre falaram assim com filhos pequenos, mas eventualmente a criança entende o que é certo e começa a falar normalmente.
Se não me engano existem estudos na área de fonoaudiologia (da qual nada sei... Apenas cito por conversas informais), que indicam que esse hábito atrasa tal desenvolvimento.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por allexcosta Qui Ago 15, 2019 5:19 pm

^ Em minhas observações, percebo que pequenos atrasos no desenvolvimento de uma criança têm pouco efeito no que ela se torna quando adulta, principalmente se ela sai daquele convívio único com a família até uma idade razoável, que é até os 6 anos...

Agora, criança que a família infantiliza e recebe educação em casa, com pouca ou nenhuma convivência com o mundo realmente cresce com problemas.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por WHead Sex Ago 16, 2019 9:59 am

allexcosta escreveu:Engraçado.

Os anciãos do fórum como eu (Juninho não vai saber, pois ele fez 16 esses dias) vão lembrar de uma época em que língua presa era uma coisa relativamente rara. Era tão raro quanto o fanho verdadeiro, o ta-ti-pi-ta-ti, aquele problema que a pessoa não fala o "c" ou "k" e diz "ó-a-ó-a" ao invés de "Coca-Cola" ou outras dificuldades da fala.

Esses dias tenho assistido mais TV que o normal, especialmente SporTV e Band. E percebo que uma quantidade enorme de pessoas fala com a língua presa. Aquela dificuldade de quem fala "a-ga-ga-cua-ga" ao invés de Araraquara ou canta aquela música do Djavan "meu bem que-guer, é seg-guedo é sag-gado..."

Será que foi algum tipo de seleção natural? Quem tem língua presa tem mais filhos? Será que isso passa de pai pra filho? scratch

Noto também um aumento daquele problema do Romário/Lula, com "s" entre os dentes.

Juntando a isso o assassinato diário da língua, parece que a situação evoluirá para a impossibilidade completa de comunicação no país em algumas décadas.

Confesso que não tenho a mesma percepção sobre o tema. Não conheço ninguém com a língua presa e nunca vi uma estatística sobre isso.. Também acho que são duas coisas distintas (a língua-presa, a diversidade linguística e o "assassinato diário da língua").. mas eu não me preocuparia com a "cataclismo línguístico", afinal a língua é viva e é essa característica que a mantém. Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2739
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por allexcosta Sex Ago 16, 2019 10:07 am

WHead escreveu:Confesso que não tenho a mesma percepção sobre o tema. Não conheço ninguém com a língua presa e nunca vi uma estatística sobre isso..

Interessante. Os outros membros que postaram parecem notar uma mudança também.

Quando eu era criança, de 50 pessoas conhecidas, talvez uma tivesse o problema. Assistindo TV talvez você visse uma pessoa por mês...

Hoje de cada 50 pessoas que conheço talvez 20 tenham o problema. Em bancada de programa esportivo ou jornalístico eu diria que uns 50% têm. Às vezes mais.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por NeyBass Sex Ago 16, 2019 10:15 am

allexcosta escreveu:
WHead escreveu:Confesso que não tenho a mesma percepção sobre o tema. Não conheço ninguém com a língua presa e nunca vi uma estatística sobre isso..

Interessante. Os outros membros que postaram parecem notar uma mudança também.

Quando eu era criança, de 50 pessoas conhecidas, talvez uma tivesse o problema. Assistindo TV talvez você visse uma pessoa por mês...

Hoje de cada 50 pessoas que conheço talvez 20 tenham o problema. Em bancada de programa esportivo ou jornalístico eu diria que uns 50% têm. Às vezes mais.

As vezes isso cai na máxima que escrevemos acima: "Sou adulto, sou assim e tem que me aceitar assim, ninguém tem nada com isso".

Antes que apareça um: "Ain mas a pessoa tem problema de saúde que não tem cura, já tentou tratamento e não tem cura e vocês estão julgando e querendo dizer que a pessoa não pode exercer a profissão por isso".

Mais uma vez: HÁ EXCESSÕES

Edit* Convivo com média de 500 crianças diariamente e praticamente toda semana faço oficio solicitando ajuda de fono, psicólogo, neuro para crianças com vários problemas: Dificuldade na fala, TDAH, Dislexia, Discalculia, Déficit de atenção, problemas familiares e etc.
Resolve todos os problemas dos encaminhados?
Não, é um tratamento normal, alguns dão resultados, outros são mais lentos, outros não dão resultados.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por Guto_Castilho Sex Ago 16, 2019 11:46 am

Além do Luiz Carlos, do Raça Negra, alguém se lembra de outro(a) vocalista com a língua presa?
Guto_Castilho
Guto_Castilho
Membro

Mensagens : 107
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por WHead Sex Ago 16, 2019 11:50 am

Guto_Castilho escreveu:Além do Luiz Carlos, do Raça Negra, alguém se lembra de outro(a) vocalista com a língua presa?
Língua presa eu não lembro mas dislexia tem o Ozzy..

“The only good thing about having dyslexia is that dyslexics are usually very creative people, or so I’ve been told. We think in unusual ways. But it’s a very bad stigma to have, not being able to read like normal people can. To this day I wish I’d had a proper education. I think books are great, I do. To be able to lose yourself in a book is f**king phenomenal. Everyone should be able to do it. ”

― Ozzy Osbourne, I Am Ozzy
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2739
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por joabi Sex Ago 16, 2019 11:56 am


Matéria de 1997:

FOLHA DE SP
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por allexcosta Sex Ago 16, 2019 1:37 pm

Guto_Castilho escreveu:Além do Luiz Carlos, do Raça Negra, alguém se lembra de outro(a) vocalista com a língua presa?

Aquele problema tipo Romário não é língua presa. Chama "ceceio" e é quando você fala o "s" do Espanhol da Espanha numa língua que não tem esse som.

Língua presa é isso aqui:



Por sinal, o jovem fala algumas coisas interessantes sobre o assunto.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por WHead Sáb Ago 17, 2019 3:59 pm

joabi escreveu:
Matéria de 1997:

FOLHA DE SP

Artigo muito interessante. Realmente ao povo brasileiro falta o sentido de pai, tanto literal quanto metafórico. A manifestação do "fenômeno da língua-presa", mesmo que distribuída  aleatoriamente, talvez seja mais evidente nas camadas que ascenderam socialmente desde os anos 90 - as mesmas citadas pelo autor - porque os cuidados com elas e o acesso à essas atenções não estivessem tão ao alcance. Hoje, a percepção trazida pela comunicação mundial - (embora restrito a um universo muito limitado) no caso a TV, citada pelo Allex - nos coloca em contato com as realidades às quais não estávamos acostumados, ou que simplesmente julgávamos excepcionais. Chama-nos a atenção. Desperta-nos o interesse. Nos deixa inquietos. É natural afinal somos todos tão iguais e tão diferentes! O importante, creio eu, é não aceitar que o discurso nos defina, nem nos limite. Lembrarmos que muitos letrados, de estilo refinado e culto, cunharam tanto leis humanísticas quanto hediondas. Muitos discursos eloquentes, proferidos por gente com pai e mãe  (literais e metafóricos), justificaram e justificam até hoje as desigualdades, as injustiças. Nesse sentido, gostaria de aproveitar o tópico e, numa espécie de spin-off  (viva a língua viva!), compartilhar esse artigo que traz à luz um estudo sobre a contribuição que a simples utilização orientada da linguagem pode oferecer para o enfrentamento das desigualdades no mundo moderno. Abraço.


https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2019/08/15/todxs-e-todes-estudos-indicam-que-a-lingua-neutra-diminui-preconceitos.htm

Language influences mass opinion toward gender and LGBT equality.
https://www.pnas.org/content/early/2019/07/30/1908156116
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2739
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por allexcosta Sáb Ago 17, 2019 5:14 pm

joabi escreveu:
Matéria de 1997:

FOLHA DE SP

Jamais imaginei que existisse matéria dessa natureza dessa época.

Sim, eu já observava o fenômeno lá atrás, mas era algo mais discreto.

Um parênteses: Eu trabalhei com um cantor que sibilava tanto os "esses" que se não desse um corte monstro em 6khz você não aguentava ouvir uma música cantada por ele. E depois do advento dos "plugs pequenos", como diria Shelmer, o uso pesado de um de-esser sempre se fazia necessário para gravá-lo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por fheliojr Dom Ago 18, 2019 5:21 pm

^Interessante q isso parece ser mais comum no nas regiões sul e sudeste do Brasil.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Ago 19, 2019 11:19 am

Tenho outra teoria: será que esse fenômeno de língua presa não é reflexo de operações do tipo "Lava a Jato"?
A língua (e outras partes do corpo) ficam presas...

Ou era uma forma de se destacar e ser diferente na multidão?
Afinal é chic falar com língua presa.
Só que daí tanta gente começou a falar assim que hoje está sendo mais comum que chic e os pais já nem percebem isso nos filhos...
Aliás, os pais já nem percebem os filhos mesmos... Estão muito ocupados trabalhando!

Lí em algum lugar que escolas maternais estão sendo pressionadas pelos pais a não terem mais férias no período de férias escolares, pois é exatamente nessa época que os pai, que trabalham tanto, teriam o mês para curtirem as férias sozinhos, privilegiando a intimidade do casal, que tem sido tão invadida pelos filhos...

Por que casais que pensam assim tem filho então? Por que a sociedade cobra filhos?

Ih! Acordei muito ácido hoje...
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por NeyBass Seg Ago 19, 2019 11:28 am

^ Very Happy Very Happy
O barbudo tem a língua presa duas vezes...kkk

Vixi...vem o Rico Sad Sad rabbit rabbit
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Ago 19, 2019 11:34 am

NeyBass escreveu:^ Very Happy Very Happy
O barbudo tem a língua presa duas vezes...kkk

Vixi...vem o Rico Sad Sad rabbit rabbit

Hehehehe.
Chorei de rir aqui!!!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por NeyBass Seg Ago 19, 2019 11:45 am

^ Sorri não, vai procurando jeito de ajudar em minha defesa...kkk affraid lol!
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?  Empty Re: Por que a maioria das pessoas hoje têm a língua presa?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos