Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom?

+5
Jãozeiro
allexcosta
rafael.buzzi.andrade
Christian
flooyd21
9 participantes

Ir para baixo

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom? Empty Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom?

Mensagem por flooyd21 Seg Jan 27, 2020 10:18 pm

Fala pessoal, estou querendo migrar para o baixo acustico e vi um novo a venda na minha cidade por 5.400, as especificações sao:

Baixo Acústico 4/4 Ébano/maciço Brescia Jean Baptiste Vuillaume


Especificação Técnica:

Dark Antique Finishing
Tampo em Solid Spruce
Faixas em Maple
Fundo em Maple Flame
Tarraxas
Estandarte e Espelho de Ébano
01 Arco de Crina animal
Acompanha Capa Luxo Almofadada


Por esse preço vale e pena? é um bom contrabaixo? como estou iniciando gostaria um baixo barato mas que nao fosse tao ruim assim, pra eu poder usar futuramente em toques e etc.
PS: Coloquei esse baixo em questao pois é na minha cidade, ja vi varias pessoas falando sobre luthier em SP, RJ, só que pra mim fica meio longe ja que sou de SC
flooyd21
flooyd21
Membro

Mensagens : 5
Localização : SC - Sao Francisco do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom? Empty Re: Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom?

Mensagem por Christian Ter Jan 28, 2020 6:28 am

presta atenção este baixo é usado, é novo, é chinês. Vai ter de levar no luthier pra regular, cordas novas, de repente um cavalete dependendo do serviço pra deixar ele decente pra estudar tu vai gastar uns 2 a 3 mil junta este valor com seu 5 mil e você já tem um baixo de um luthier assim, pensa bem e converse com os baixistas aqui

olha estas opções:
https://ba.olx.com.br/grande-salvador/instrumentos-musicais/contrabaixo-acustico-luthier-707164136?xtmc=contrabaixo+acustico&xtnp=1&xtcr=40

https://pb.olx.com.br/paraiba/instrumentos-musicais/contrabaixo-acustico-3-4-700193060?xtmc=contrabaixo+acustico&xtnp=2&xtcr=25

https://sp.olx.com.br/grande-campinas/instrumentos-musicais/contrabaixo-acustico-3-4-699304751?xtmc=contrabaixo+acustico&xtnp=2&xtcr=28
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom? Empty Re: Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qua Jan 29, 2020 4:45 pm

Boa tarde e seja bem-vindo

O Christian bem mencionou a questão  de regulagem onde literalmente o"barato pode sair caro".

Eu já tive um baixo da marca "Brescia", mas o meu era laminado.

Não se engane com essa montuera de nomes italianos no nome. É um baixo chinês. Isso, por si só, não é ruim.

O que me assusta é a alegação de um baixo maciço a esse preço. Isso me deixa com a pulga atrás da orelha.
Outra coisa é o "Estandarte e Espelho de Ébano". Só isso já é quase metade do valor desse instrumento. Assumindo que seja realmente ébano.
"Tampo em Solid Spruce":  Spruce é abeto entre outras coisas. É a madeira ideal para fazer tampos de baixos acústico, mas a questão é esse "entre outras coisas". Spruce pode se traduzir em outras madeiras.
O Maple da faixa e o fundo é bem comum também.

Em teoria é uma boa especificação, mas com contrabaixo acúsitico a coisa não funciona bem assim. Sem testar é impossível chegar a uma conclusão.
O ideal seria levar alguém que já toque junto para testar. Você já tem um professor em mente?

Eu recomendaria começar aulas ANTES de comprar o instrumento. Dependendo da sua cidade, infelizmente, não haverá um professor por perto, mas de qual cidade você é? Se for do norte, vale o Itajaí, Grande Floripa ou Região de Blumenau deve ter como fazer aula umas duas vezes por mês com alguém.

O importante é não se afobar.

Sobre mandar vir baixos de SP ou RJ.

Meu atual baixo foi feito pelo Eliel Marcos de SP. Jamais pisei os pés no atelier dele. Fiz tudo on-line pelo fato de confiar no julgamento dos amigos aqui do fórum.
E valeu cada centavo.
O Eliel possui uns modelos mais básicos que ficam prontos em pouco tempo. O preço deve girar em torno do valor desse chinês aí que você está vendo, com a diferença que o baixo já vai vir regulado do jeito que você pedir.
E peça 3/4. 4/4 não é necesário.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom? Empty Re: Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom?

Mensagem por flooyd21 Qui Jan 30, 2020 3:15 am

rafael.buzzi.andrade escreveu:Boa tarde e seja bem-vindo

O Christian bem mencionou a questão  de regulagem onde literalmente o"barato pode sair caro".

Eu já tive um baixo da marca "Brescia", mas o meu era laminado.

Não se engane com essa montuera de nomes italianos no nome. É um baixo chinês. Isso, por si só, não é ruim.

O que me assusta é a alegação de um baixo maciço a esse preço. Isso me deixa com a pulga atrás da orelha.
Outra coisa é o "Estandarte e Espelho de Ébano". Só isso já é quase metade do valor desse instrumento. Assumindo que seja realmente ébano.
"Tampo em Solid Spruce":  Spruce é abeto entre outras coisas. É a madeira ideal para fazer tampos de baixos acústico, mas a questão é esse "entre outras coisas". Spruce pode se traduzir em outras madeiras.
O Maple da faixa e o fundo é bem comum também.

Em teoria é uma boa especificação, mas com contrabaixo acúsitico a coisa não funciona bem assim. Sem testar é impossível chegar a uma conclusão.
O ideal seria levar alguém que já toque junto para testar. Você já tem um professor em mente?

Eu recomendaria começar aulas ANTES de comprar o instrumento. Dependendo da sua cidade, infelizmente, não haverá um professor por perto, mas de qual cidade você é? Se for do norte, vale o Itajaí, Grande Floripa ou Região de Blumenau deve ter como fazer aula umas duas vezes por mês com alguém.

O importante é não se afobar.

Sobre mandar vir baixos de SP ou RJ.

Meu atual baixo foi feito pelo Eliel Marcos de SP. Jamais pisei os pés no atelier dele. Fiz tudo on-line pelo fato de confiar no julgamento dos amigos aqui do fórum.
E valeu cada centavo.
O Eliel possui uns modelos mais básicos que ficam prontos em pouco tempo. O preço deve girar em torno do valor desse chinês aí que você está vendo, com a diferença que o baixo já vai vir regulado do jeito que você pedir.
E peça 3/4. 4/4 não é necesário.

Entao Rafael, vi que tu é de Joinville, eu era de Joinville, agora moro em Sao Francisco do Sul, ja fiz aulas com o Tobias(conhece?), era ele quem eu tava pensando em fazer aulas caso pegasse um acustico.

Sobre o baixo em questao, eu achei no mercado livre e esta sendo vendido pela graves e agudos, nao consigo colocar o link, mas o titulo do anuncio esta "Baixo Acústico Brescia 4/4 Jean Baptiste (maciço/ebano) Capa"

E sobre as madeiras caso eu va pedir para um luthier fabricar um para mim, como saber qual madeira escolher, esse é meu medo ja que eu nao entendo nada sobre isso, sei apenas que laminado nao é bom...

Se puder me dar umas dicas de madeiras boas e baratas agradeceria, ate porque se eu pegar um acustico gostaria de pegar um intermediario por questao economica mesmo, nao vejo vantagem em pagar 4mil em um simples(chines) e depois ter que pagar 7mil em um melhor.

E outra, qual luthier local voce leva para regulagem(e afins)do seu baixo acustico?
flooyd21
flooyd21
Membro

Mensagens : 5
Localização : SC - Sao Francisco do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom? Empty Re: Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Jan 30, 2020 11:31 am

flooyd21 escreveu:(...) o Tobias(conhece?), era ele quem eu tava pensando em fazer aulas caso pegasse um acustico.
Sim, claro. Ele foi meu professor (ainda é quando preciso de umas aulas avulsas). Indico ele sem medo.

flooyd21 escreveu:(...)sendo vendido pela graves e agudos, nao consigo colocar o link, mas o titulo do anuncio esta "Baixo Acústico Brescia 4/4 Jean Baptiste (maciço/ebano) Capa"
Pelo que eu sei a Graves & Agudos não vende os instrumentos já regulados. SE venderem pode ser interessante, mas eu ainda fico com o pé atrás. Novamente sugiro tu pegar umas aulas com o Tobias e marcar com ele pra ir testar esse baixo lá.

Se você quer muito um "pagou, levou" sugiro ir até Curitiba, na plander. Eles tem serviço próprio de luthier local, o que pode ser mais interessante.

https://www.plander.com.br/setor-cordas/contrabaixos/contrabaixo-acustico-3-4-zion-preludio-antique-tampo-macico

Esse aqui seria um mais o menos "no nível" daquele Brescia da Graves. O anúncio me parece um pouco mais dentro da realidade: "Tampo maciço. Espelho, cravelhas e estandarte em madeira dura ebonizada."
Faz mais sentido pra um baixo dessa faixa de preço.

flooyd21 escreveu:(...)caso eu va pedir para um luthier fabricar um para mim, como saber qual madeira escolher, esse é meu medo ja que eu nao entendo nada sobre isso, sei apenas que laminado nao é bom...
Pensa assim:
Se você vai no médico e ele te receita um remédio. Você fica discutindo com ele se um outro componente seria melhor?
É a mesma coisa. Explica para um luthier o que você precisa e ele te indica as madeiras certas.
Se teu problema é custo você vai ficar com madeiras nacionais, muito provavelmente marupá. Não tem muito pra onde correr.

Sobre laminado não ser bom: Depende. Um laminado bem construido e bem regulado pode ser melhor do que um maciço feito no facão.
O timbre vai ser muito influenciado pelas cordas e pela qualidade do arco (Cada um desses itens é todo um universo à parte).
O volume vai ser influcienciado bastante pelo tampo maciço versus laminado, mas isso também não é o fim do mundo.

Novamente, sugiro fazer aulas antes. Às vezes o Tobias sabe de algum ex-aluno ou colega vendendo um baixo também, o que pode ser bom.

PS: meu baixo era um Guanieri e não um Brescia. Lembrei hoje só. Mas é tudo chinês praticamente igual.

flooyd21 escreveu:(...)E outra, qual luthier local voce leva para regulagem(e afins)do seu baixo acustico?
Instrumentos acústico é um mercado bem mais restrito de luthiers.
Aqui em Joinville eu levo no Polvani ( https://www.facebook.com/polvanicustomshop/ ). Ele regulou meu antigo baixo e o deixou excelente na segunda vez.
Em Jaraguá do Sul tem o Cristiano Mannes ( http://www.cristianomannes.com/ ) que é especializado em instrumenos eruditos. Foi com ele que comprei meus dois arcos: um de fibra e outro de pau-brasil.

Tempos atrás li que aí em São Chico foi morar um luthier de SP que faz Baixos Acústicos e se mudou para aí para aprender a fazer barcos. Talvez valha à pena investigar. Algum luthier local daí deve conhecê-lo.
Esse cara aqui, por exemplo: https://www.berghanluthieria.com/
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom? Empty Re: Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 30, 2020 12:13 pm

Madeira não diz se um instrumento é bom.

O principal é a expertise de quem o fabrica.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom? Empty Re: Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom?

Mensagem por Jãozeiro Qui Jan 30, 2020 1:07 pm

rafael.buzzi.andrade escreveu:.
Se teu problema é custo você vai ficar com madeiras nacionais, muito provavelmente marupá. Não tem muito pra onde correr.

Tá aí algo que eu não entendo. Por que uma madeira internacional seria melhor do que uma nacional?

O Brasil tem mais de 4 mil km de variação longitudinal. Se nao me engano é o país que compreende a maior faixa de latitude do mundo. Tem clima equatorial, intertropical e temperado, fora vários entre esses. Seis biomas e a maior biodiversidade do mundo.

Não tem árvore boa pra caralh* aqui?

As madeiras internacionais são realmente melhores ou é só aquela coisa de pagar pau pra o que vem de fora?

Em tempo: o mais cobiçado Jacarandá do mundo para instrumentos não é justamente o brasileiro (ao lado do indiano)?

E então? O que seria isso? Eu gostaria mesmo de saber.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom? Empty Re: Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom?

Mensagem por Jãozeiro Qui Jan 30, 2020 1:12 pm

Eu tenho pra mim que a turma avalia a qualidade da madeira pelo quão garboso é o nome.

Alder, ebony, mahogany...parece que soam tão gringos, tão chiques e nobres.
Agora pau-ferro, marupá, freijó...a turma já associa a coisa de pobre.

Só pode ser isso.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom? Empty Re: Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 30, 2020 1:19 pm

Jãozeiro escreveu:Tá aí algo que eu não entendo. Por que uma madeira internacional seria melhor do que uma nacional?

Não parece que foi isso que o Rafael disse. Ele se refere a custos. As nacionais são mais baratas porque, pra começo de conversa, já estão no Brasil.

Jãozeiro escreveu:As madeiras internacionais são realmente melhores ou é só aquela coisa de pagar pau pra o que vem de fora?

Cada madeira tem suas características. A madeira "mãe de todas as madeiras" em lutheria seria a dalbergia nigra, que é brasileira. Só que você não consegue mais disso.

Uma madeira internacional que é bem coringa é o maple. Tem dureza boa o suficiente pra braços e há variações leves o suficiente pra corpos e fundos de instrumentos acústicos. O marfim, que parece o maple em algumas coisas, é uma madeira um pouco complicada, porque tem o costume de torcer se a pessoa não escolhe bem a peça.

Jãozeiro escreveu:Em tempo: o mais cobiçado Jacarandá do mundo para instrumentos não é justamente o brasileiro (ao lado do indiano)?

O indiano vem muito atrás. O brasileiro é o mais cobiçado por uma longa margem.

Jãozeiro escreveu:E então? O que seria isso? Eu gostaria mesmo de saber.

Falando de instrumentos acústicos, onde as madeiras são mais importantes, você conseguirár resultados clássicos com combinações clássicas. Será mais fácil fazer um violão clássico com aquele som do Segóvia se você usar jacarandá e abeto, por exemplo. Ou um som clássico de baixo de orquestra se você usar o que os construtores europeus clássicos utilizavam.

Mas as madeiras internacionais não são melhores que as brasileiras per se, apesar de que lá fora as opções de anomalias visuais são maiores. O fenômeno "rádica" no Brasil é bem mais limitado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom? Empty Re: Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 30, 2020 1:39 pm

Jãozeiro escreveu:Alder, ebony, mahogany...parece que soam tão gringos, tão chiques e nobres.

- Alder estava com Leo Fender lá no início e, consequentemente, será sempre glorificada.
- Ébano carrega uma coisa misteriosa, raízes africanas e tal... E é uma senhora de uma madeira pra lutheria.
- Mógno é uma madeira nobre que funciona muito bem pra muita coisa. Além da beleza.

Jãozeiro escreveu:Agora pau-ferro, marupá, freijó...a turma já associa a coisa de pobre.

- Pau ferro em breve será super chique, pois é a madeira escura oficial escolhida pela Fender para escalas. Excelente madeira, por sinal... Melhor que maple pra escalas, na minha opinião.
- Marupá é uma madeira simples, similar ao alder ou ao poplar. E, pelo menos na minha opinião, tem um nome horrível. Acho que isso influencia.
- Freijó é uma madeira excelente para corpos. Fácil de trabalhar e bonita.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom? Empty Re: Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom?

Mensagem por joabi Qui Jan 30, 2020 2:33 pm

Jãozeiro escreveu:
Tá aí algo que eu não entendo. Por que uma madeira internacional seria melhor do que uma nacional?

Não é questão de ser melhor ou pior, mas é porque as características sonoras e físicas são conhecidas há mais tempo. Maple, por exemplo, é usada nos braços de instrumentos acústicos há mais de 400 anos... historicamente, muitas madeiras nacionais ainda estão bem no início da sua utilização como tonewood.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom? Empty Re: Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom?

Mensagem por rafael.buzzi.andrade Qui Jan 30, 2020 4:20 pm

joabi escreveu:(...)é porque as características sonoras e físicas são conhecidas há mais tempo.(...)
Creio que boa parte das escolhas vem justamente daí. Instrumentos acústicos (um gigantestco baixo acústico ainda por cima) custam horas de trabalho e vai muito material. É mais fácil não errar atendo-se aos clássicos.

Não sei quem foi o primeiro usar Marupá como "substituto" do Abeto aqui no Brasil nem se isso começou no baixo ou outro instrumento.

O que é certo é que alguém pagou por esse experimento. Seja um cliente ou o próprio luthier. E provavelmente não acertou de primeira. Tudo envolve custos e jogar seguro é mais... seguro.

Falando em custos: Um kit de qualidade AAA de abeto é caro não só pela "superioridade" da madeira. Há todo um processo de envelhecimento e armazenamento que precisam ser pagos também.
Nesse momento há pessoas cortando um abeto para que seus netos (literalmente) possam vendê-lo, assim como eles vendem os que os avós deles cortaram.

Desconheço alguém no Brasil que tenha condições de fazer isso.

PS: Também acho o nome "Marupá" bem caído.
rafael.buzzi.andrade
rafael.buzzi.andrade
Membro

Mensagens : 1910
Localização : Joinville, SC - Brasil

https://nacodecachola.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom? Empty Re: Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom?

Mensagem por Claudio Qua Abr 01, 2020 8:39 am

joabi escreveu:
Jãozeiro escreveu:
Tá aí algo que eu não entendo. Por que uma madeira internacional seria melhor do que uma nacional?

Não é questão de ser melhor ou pior, mas é porque as características sonoras e físicas são conhecidas há mais tempo. Maple, por exemplo, é usada nos braços de instrumentos acústicos há mais de 400 anos... historicamente, muitas madeiras nacionais ainda estão bem no início da sua utilização como tonewood.

Concordo... isso tem muito de questão histórica mesmo, uma fórmula que deu certo e continua funcionando até hoje. Muitos são ortodoxos resistente e poucos são afeitos a experimentos de novas madeiras e materiais, até porque se o experimento não der certo, resulta num valor gasto que não tem como recuperar!

O saudoso Paulo Russo tinha um baixo 4/4 que era todo feito em Marupá (tampo, faixa e fundo), e tinha uma baita sonoridade. Boa parte dos que tiveram contato com aquele baixo achavam que era feito em Abeto.

Desde quando conheci o Luthier Eliel que comecei a ler e buscar informações sobre o Marupá. Na minha opinião, o grande segredo de fazer um Marupá soar como um Abeto, é a técnica de harmonização do tampo baseada nas notas e suas frequências. Tinha um vídeo bem antigo no Youtube que mostrava um Luthier trabalhando essa harmonização, com areia azul desenhando curvas de frequências no tampo (não achei mais esse vídeo).

Vejam na imagem abaixo o desenho das curvas na parte interna do tampo, se ampliar a foto dá pra ver que cada curva corresponde a uma nota E A D G, com a nota "E" na primeira curva ao centro do tampo (tentei destacar com um círculo).

É colocado um pouco de areia bem no ponto central (não sei a quantidade), e injeta no tampo (com um frequencímetro digital) a frequência da nota desejada, fazendo com que a vibração do tampo expanda e leve a areia até a curva correspondente da nota.

Se a areia parar antes de atingir a curva da nota, significa que é necessário cavar mais a madeira.
Se a areia passar um pouco (mínimo) da curva, o Luthier insere pequenos blocos da mesma madeira para compensar a perda.
Se a areia passar muita coisa da curva, aí joga o tampo fora e faz outro.

Isso dá um baita trabalho, o Luthier pode levar dias fazendo isso até que consiga chegar na mesma harmonização do Abeto. O problema é que muitos que constroem instrumentos acústicos não fazem esse tipo de trabalho.

Nossa, me empolguei, escrevi pra caramba, foi mal :-)

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom? Acusti10

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom? Freque10
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom? Empty Re: Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom?

Mensagem por fheliojr Qui Abr 02, 2020 8:29 pm

Olhe o Claudião, rpz!!
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom? Empty Re: Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom?

Mensagem por Bruno da Rosa Qui Abr 02, 2020 9:03 pm

Por mim pode até escrever mais que o assunto é super interessante
Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom? Empty Re: Um contrabaixo acustico com essas madeiras é bom?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos