Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que braços de Ricks devem ser retos?

+13
NeyBass
Christian
Jãozeiro
Stormbringer
Ivanov_br
Guga Ramone
Mauricio Luiz Bertola
vinibassplayer
JAZZigo
patriciofernandes
Tarcísio Caetano
Rico
allexcosta
17 participantes

Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por allexcosta Dom Fev 09, 2020 10:51 am

Em regulagem, existe o argumento de que reto é o correto, enquanto outros tantos (maioria na verdade) recomendam algum "relief".

Por que as pessoas que entendem de Ricks, e a própria empresa falam que Ricks são fabricados para terem braços completamente retos? É lenda ou existem explicações técnicas para isso?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por Rico Dom Fev 09, 2020 12:40 pm

Eu não posso falar nada sobre a parte técnica. A explicação da empresa é a de que a entonação melhora quando não há alívio nenhum.

É lenda? Não sei. Meus Rick's já tiveram nas duas situações, e eu não lembro de muitas diferenças, fora a altura das cordas no meio da escala, mas não sou um músico muito habilitado pra falar disso.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por allexcosta Dom Fev 09, 2020 2:14 pm

Rico escreveu:A explicação da empresa é a de que a entonação melhora quando não há alívio nenhum.

Isso a gente sabe, mas o braço 100% reto causa alguns problemas que são resolvidos com o alívio, mesmo que mínimo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por Tarcísio Caetano Dom Fev 09, 2020 3:14 pm

allexcosta escreveu:...mas o braço 100% reto causa alguns problemas que são resolvidos com o alívio...
Pode falar mais sobre isso?!
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por allexcosta Dom Fev 09, 2020 3:20 pm

Tarcísio Caetano escreveu:Pode falar mais sobre isso?!

As notas perdem volume e sustain. Possibilidade de trastejamento caso o fretwork não seja perfeito. E a imensa maioria dos fretworks são imperfeitos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por patriciofernandes Dom Fev 09, 2020 3:21 pm

eu percebo que o braço normal de um instrumento com relief tem sim algumas notas que não afinam perfeitamente, por mais que suas oitavas estejam perfeitamente afinadas. mas é muito pouca diferença da nota perfeitamente afinada, e não é em todo o braço, apenas em alguns pontos. inclusive, os fanned afinam melhor que os “normais”.
sobre os problemas do braço totalmente reto, posso citar o que eu considero o principal: o ângulo do braço, além de tornar as cordas mais duras, torna a regulagem de altura das cordas uma coisa muito ruim e difícil. para não haver trastejamento num braço com os trastes perfeitamente alinhados, vc precisa subir a altura da ponte, que em relação ao braço forma uma linha íngrime, consequentemente as últimas casas inevitavelmente ficaram com a ação alta em relação às primeiras

acho que é por aí
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por JAZZigo Dom Fev 09, 2020 6:06 pm

O braço do meu 4003 2011 é completamente reto e o baixo funciona perfeitamente, um som fantástico, sem absolutamente qualquer anormalidade. Agora, se eu tentar deixar o braço de qualquer outro baixo meu tão reto quanto o do Rick, simplesmente não dá para tocar. Não sei explicar este fenômeno, mas o braço completamente reto é sugerido no próprio manual do usuário, tanto para baixos quanto para guitarras Rickenbacker.

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Captura-de-Tela-2020-02-09-a-s-17-53-20
http://rickenbacker.com/pdfs/manual.pdf
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por allexcosta Dom Fev 09, 2020 7:33 pm

JAZZigo escreveu:Não sei explicar este fenômeno

Pois é...

JAZZigo escreveu:mas o braço completamente reto é sugerido no próprio manual do usuário

Sim, isso é sabido. Mas, tecnicamente falando, o que há de diferente? Ter dois tensores não torna um braço necessariamente mais ajustável.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por JAZZigo Dom Fev 09, 2020 10:21 pm

allexcosta escreveu: Mas, tecnicamente falando, o que há de diferente?
Por que braços de Ricks devem ser retos?  Images?q=tbn%3AANd9GcTFPIlgSh1uGyO230Y1yiwtQgsBASGgFJw3ta-TAhJYUIlXhMKa
allexcosta escreveu:Ter dois tensores não torna um braço necessariamente mais ajustável.
Não mesmo, Alex, nada a ver. Eu diria que, com dois tensores, é até menos ajustável, na medida em que o ajuste é menos versátil. Sinceramente, não sei sei o porquê de dois tensores em um baixo de 4 cordas, mas uma coisa é certa: faça chuva ou faca sol, faça frio ou calor, o braço não se move... é tão estável quanto os braços em fibra-de-carbono.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por allexcosta Dom Fev 09, 2020 10:25 pm

JAZZigo escreveu:Não mesmo, Alex, nada a ver. Eu diria que, com dois tensores, é até menos ajustável, na medida em que o ajuste é menos versátil. Sinceramente, não sei sei o porquê de dois tensores em um baixo de 4 cordas, mas uma coisa é certa: faça chuva ou faca sol, faça frio ou calor, o braço não se move... é tão estável quanto meus baixos com braços em fibra-de-carbono.

Então é magia... hail
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por patriciofernandes Dom Fev 09, 2020 10:53 pm

Um pó de pirlimpimpim diferente dos instrumentos com Fender no headstock scratch
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por vinibassplayer Seg Fev 10, 2020 8:08 am

eh, pelo q o Jazz disse é magica msm...
já ouvi varios falando que os ricks sao desconfortaveis, entao sempre pensei que fossem péssimos de regular. mas pelo que parece é exatamente o oposto... todo baixo 'normal' que toquei que o braço ficou "reto" ficou horrivel de tocar, com os problemas relatados pelo allex, cordas mto moles e sem sustain e peso..
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Fev 10, 2020 10:03 am

Já trabalhei com Rick original é ele não é desconfortável, embora algumas séries tenham o braço mais espesso atrás (do que eu gostaria), e só deixei a ação um pouco mais alta pois o cliente pediu.
Meus baixos tem o braço o mais reto possível, e a ação idem.
Baixos de luthiers "top", como Samuel e Jacimário também podem ser regulados em uma ação bem baixa.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por allexcosta Seg Fev 10, 2020 10:15 am

vinibassplayer escreveu:eh, pelo q o Jazz disse é magica msm...
já ouvi varios falando que os ricks sao desconfortaveis, entao sempre pensei que fossem péssimos de regular. mas pelo que parece é exatamente o oposto... todo baixo 'normal' que toquei que o braço ficou "reto" ficou horrivel de tocar, com os problemas relatados pelo allex, cordas mto moles e sem sustain e peso..

Na verdade eu só tinha tocado em Ricks que ficavam pendurados em Guitar Centers ou Sam Ashs, todos desregulados e com cordas meio velhas.

Sempre achei o som bom e o braço fino mas não era nada demais.

O preto do Rico tem ação bem baixa e, consequentemente, estala bastante, algo que nem sempre é positivo pra mim e meu jeito de tocar. Só que nesse baixo funciona e é gostoso de ouvir. Achei muito bom, mas a geometria da região onde a mão direita toca pra mim é toda errada. Cordas batem no captador no slap e tem um cinzeiro que atrapalha bastante. Isso, obviamente, é pessoal e é parte do desenho do baixo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por Guga Ramone Seg Fev 10, 2020 1:04 pm

Minha teoria: Talvez o Rick saia de fábrica com um trabalho de nivelamento de trastes bem acima da média do que é realizado fora da fábrica, somado ao fato do braço ser extremamente estável à diversas variações climáticas, permitindo que seja regulado com zero ou mínima folga no tensor.

Tive um Squier JB que eu mesmo fiz a retífica dos trastes e deixei o braço praticamente reto. Funcionou extremamente bem até que a temperatura variou e o braço deu aquela trabalhadinha... Começou a trastejar demais e tive que aliviar um pouco o tensor pra voltar a poder tocar o baixo.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por JAZZigo Seg Fev 10, 2020 2:52 pm

Acho que encontrei uma explicação razoável e tecnicamente plausível, IMHO, no Rickenbacker Forums, de um membro escocês, com nickname de BlueAngel, vide:

Por que braços de Ricks devem ser retos?  069-BCDC7-B642-43-D9-98-AA-D47472-CE9-EE5
http://www.rickenbacker.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=8394&start=10
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por vinibassplayer Seg Fev 10, 2020 5:02 pm

nao entendi mto bem o pq o tensor unico padrao nao consegue manter o braço reto, mas entendi que o tensor duplo do rick distribui a força no braço, por isso é mais facil regular.
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por Ivanov_br Seg Fev 10, 2020 5:43 pm

Interessante. Gostaria de ver um video de alguém aqui do Forum que tenha um (ou mais) Ricks, demonstrando a ação dos tensores, como ajusta-los e tal. Seria uma ótima contribuição.

Very Happy
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por allexcosta Seg Fev 10, 2020 5:47 pm

vinibassplayer escreveu:nao entendi mto bem o pq o tensor unico padrao nao consegue manter o braço reto

Consegue.

Foderas e Smiths de 6 cordas trabalham com um só tensor e o braço ficará completamente reto se você assim desejar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por Stormbringer Seg Fev 10, 2020 6:55 pm

meus baixos de 4 cordas eu prefiro deixar sem relief e com açao bem baixa, eles tocam feito manteiga sem trastejar... os de 5 eu deixo com relief mínimo, por que neles acontece o que o Alex falou de perder sustain(na corda Si principalmente)

Então nao sei se é uma coisa exclusiva dos ricks....

Em tempo, os unicos ricks que toquei foi em canjas cujos baixistas gostam de ação alta, então nunca percebi isso.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por allexcosta Seg Fev 10, 2020 7:18 pm

Stormbringer escreveu:meus baixos de 4 cordas eu prefiro deixar sem relief e com açao bem baixa, eles tocam feito manteiga sem trastejar...

Com uma pegada bem leve, correto?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por Stormbringer Seg Fev 10, 2020 7:36 pm

minha pegada não é tão leve não, especialmente ao vivo, quando me empolgo...

Mas tambem não é pesada como do Geezer(quem?) e do Geddy Lee, por exemplo...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por Jãozeiro Seg Fev 10, 2020 8:13 pm

Eu sempre achei que o certo era o braço ter uma curvatura, mesmo que mínima, e que era super errado deixar reto. Sempre escutei e li isso sendo meio que como uma lei.

Contrabaixobr.com desmistificando em 2020 (ou eu que era muito ingênuo scratch )
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por allexcosta Seg Fev 10, 2020 8:43 pm

Jãozeiro escreveu:Eu sempre achei que o certo era o braço ter uma curvatura, mesmo que mínima, e que era super errado deixar reto. Sempre escutei e li isso sendo meio que como uma lei.

Contrabaixobr.com desmistificando em 2020 (ou eu que era muito ingênuo scratch )

Na verdade é comum se dizer que algum alívio é recomendado, mas há excessões conhecidas, como as recomendações da própria Rick, além de clientes de lutherias premium como a Fodera mencionando que usam braços 100% retos, apesar do setup padrão da Fodera incluir um alívio mínimo.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por vinibassplayer Seg Fev 10, 2020 8:54 pm

Jãozeiro escreveu:Eu sempre achei que o certo era o braço ter uma curvatura, mesmo que mínima, e que era super errado deixar reto. Sempre escutei e li isso sendo meio que como uma lei.

Contrabaixobr.com desmistificando em 2020 (ou eu que era muito ingênuo scratch )

desmistifica sim, pq eu tbm sempre achei que era errado deixar totalmente reto, as vezes achava que era quase impossivel conseguir regular assim, principalmente que minha viviencia é mais com instrumentos baratos e de entrada
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por Christian Ter Fev 11, 2020 9:05 am

eu tive um Warwick dophin chegou com o braço reto, aquii em Brasilia ele nunca ficava reto, os dolphin tem o braço bem fino não sei se isso ajuda a ter este nivel de flexibilidade pra reagir com temperatura, mas eu regulava e em 4 semanas o bicho ja desalinhava, mas aqui o clima é seco, quente, do nada esfria e chove, tem uma variação enorme de temperatura. o Único baixo que segurou bem foi o DJ4
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por NeyBass Ter Fev 11, 2020 10:08 am

Eu sempre deixo o braço o mais reto possível para a ação ficar super baixa, mas tive e tenho baixos que não aceitam o braço totalmente reto.

a própria Ibanez recomenda no manual deixa um alívio no braço. Tentando fazer diferente deixei o braço do BTB completamente reto e para minha surpresa o som não vem, morre nos primeiros trastes.

Com um pequeno alívio já fica perfeito.

Os Deoliveiras que tive os braço era totalmente retos e funcionavam tanquilo. Inclusive que eu me lembre agora foram os únicos que dava para ser totalmente reto, os Deoliveiras e os Cort GB5.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por allexcosta Ter Fev 11, 2020 10:29 am

NeyBass escreveu:a própria Ibanez recomenda no manual deixa um alívio no braço. Tentando fazer diferente deixei o braço do BTB completamente reto e para minha surpresa o som não vem, morre nos primeiros trastes.

Com um pequeno alívio já fica perfeito.

Correto. Isso é padrão da indústria e baixos bons ficam perfeitos com um alívio mínimo, mas muitos têm dificuldade quando retos, como você cita.

NeyBass escreveu:Os Deoliveiras que tive os braço era totalmente retos e funcionavam tanquilo. Inclusive que eu me lembre agora foram os únicos que dava para ser totalmente reto, os Deoliveiras e os Cort GB5.

É possível que exista uma diferença no método de fretjob. Há informação sobre isso online, mas nada definitivo.

A lei dos rendimentos decrescentes se aplica especialmente bem a atividades delicadas de lutheria, como um fretjob. Um trabalho 92%, considerado bom, demora, digamos, 2 horas pra ser terminado. Já um trabalho 96-98% demora 10 horas. E isso faz uma enorme diferença numa fábrica de instrumentos. Sendo que só aqueles 3-4% de baixistas que tocam fraseados super rápidos e exigem uma ação muito baixa perceberão a diferença.

Não faz muito sentido pra uma empresa como Fender ou Ibanez gastar 4x mais hora homem pra um fretwork 5% melhor, já uma lutheria que precisa entregar algo a mais e tem clientes mais exigentes pode investir nisso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por NeyBass Ter Fev 11, 2020 11:26 am

allexcosta escreveu:
NeyBass escreveu:a própria Ibanez recomenda no manual deixa um alívio no braço. Tentando fazer diferente deixei o braço do BTB completamente reto e para minha surpresa o som não vem, morre nos primeiros trastes.

Com um pequeno alívio já fica perfeito.

Correto. Isso é padrão da indústria e baixos bons ficam perfeitos com um alívio mínimo, mas muitos têm dificuldade quando retos, como você cita.

NeyBass escreveu:Os Deoliveiras que tive os braço era totalmente retos e funcionavam tanquilo. Inclusive que eu me lembre agora foram os únicos que dava para ser totalmente reto, os Deoliveiras e os Cort GB5.

É possível que exista uma diferença no método de fretjob. Há informação sobre isso online, mas nada definitivo.

A lei dos rendimentos decrescentes se aplica especialmente bem a atividades delicadas de lutheria, como um fretjob. Um trabalho 92%, considerado bom, demora, digamos, 2 horas pra ser terminado. Já um trabalho 96-98% demora 10 horas. E isso faz uma enorme diferença numa fábrica de instrumentos. Sendo que só aqueles 3-4% de baixistas que tocam fraseados super rápidos e exigem uma ação muito baixa perceberão a diferença.

Não faz muito sentido pra uma empresa como Fender ou Ibanez gastar 4x mais hora homem pra um fretwork 5% melhor, já uma lutheria que precisa entregar algo a mais e tem clientes mais exigentes pode investir nisso.

Isso mesmo Allex, acredito que uma fabrica que produz por lotes por exemplo, não vá dar atenção a isso. O squier mesmo VM que tenho, até com uma pequena folga ele pega alguns trastes no inicio do braço, mas acho que nesse caso é falta de alinhamento de trastes. Se deixar retinho também não sai som.
Eu uso ação muito baixa mesmo, estou até me moldando e subindo um pouco pois sei que não são todos os baixos que proporcionam essa possibilidade.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por Vinicius F Ter Fev 18, 2020 7:27 pm

Na minha experiência o som fica mais magro com o braço "reto". Principalmente num PB que tenho aqui. Fica muito bom de tocar, não tem trastejamentos, mas mata o som do baixo.
Vinicius F
Vinicius F
Membro

Mensagens : 1047
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por vinibassplayer Ter Fev 18, 2020 10:13 pm

Vinicius F escreveu:Na minha experiência o som fica mais magro com o braço "reto". Principalmente num PB que tenho aqui. Fica muito bom de tocar, não tem trastejamentos, mas mata o som do baixo.

abaixar o captador num ajuda nao? é questao da altura das cordas msm?
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por patriciofernandes Qua Fev 19, 2020 1:38 am

vinibassplayer escreveu:
Vinicius F escreveu:Na minha experiência o som fica mais magro com o braço "reto". Principalmente num PB que tenho aqui. Fica muito bom de tocar, não tem trastejamentos, mas mata o som do baixo.

abaixar o captador num ajuda nao? é questao da altura das cordas msm?

A corda fica sem área livre para vibrar, consequentemente a energia da vibração diminui rapidamente ocasionando perda de frequências graves, de sustain e volume. não sei de nenhuma alternativa para isso.
Recentemente conversei com o Gustavo da Kinglen, e ele me disse que o som vem com ação média alta e alta. e ainda acrescentou dizendo que se eu estivesse achando desconfortável assim, deveria praticar mais kkkkk
É isso ou matar o som do instrumento
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por Stormbringer Qua Fev 19, 2020 6:09 am

^Alternativa é tocar na melhor regulagem que seu baixo funciona com o som que vc gosta... ou mudar prum instrumento que aceite a regulagem que vc gosta sem perder o som Razz
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por patriciofernandes Qua Fev 19, 2020 11:32 am

Um fretwork bem feito minimiza esse “problema”. mas acredito que nenhum instrumento está isento. é fato: ação media alta e alta tem um som muito melhor e mais natural. se é isso que o músico busca ou não aí vai de cada um
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por Stormbringer Qua Fev 19, 2020 12:00 pm

patriciofernandes escreveu:Um fretwork bem feito minimiza esse “problema”. mas acredito que nenhum instrumento está isento. é fato: ação media alta e alta tem um som muito melhor e mais natural. se é isso que o músico busca ou não aí vai de cada um

Stormbringer escreveu:^Alternativa é tocar na melhor regulagem que seu baixo funciona com o som que vc gosta... ou mudar prum instrumento que aceite a regulagem que vc gosta sem perder o som Razz
então... se você partir do pressuposto que sua parte em negrito é verdade absoluta, a minha parte em negrito é a solução Ri Muito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por vinibassplayer Qua Fev 19, 2020 12:46 pm

Stormbringer escreveu:
patriciofernandes escreveu:Um fretwork bem feito minimiza esse “problema”. mas acredito que nenhum instrumento está isento. é fato: ação media alta e alta tem um som muito melhor e mais natural. se é isso que o músico busca ou não aí vai de cada um

Stormbringer escreveu:^Alternativa é tocar na melhor regulagem que seu baixo funciona com o som que vc gosta... ou mudar prum instrumento que aceite a regulagem que vc gosta sem perder o som Razz
então... se você partir do pressuposto que sua parte em negrito é verdade absoluta, a minha parte em negrito é a solução Ri Muito

e estudar mto o bass fitness, pra fortalecer os dedos kkkkkk
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por JAZZigo Qua Fev 19, 2020 11:23 pm

Sei de outro fabricante que produz baixos com braços completamente retos (sem alívio). Wink

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Torzal-Guitars-Header-Test
Por que braços de Ricks devem ser retos?  Torzal-Guitars-Natural-Twist-Content-3
https://www.torzalguitars.com/

JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por Stormbringer Qui Fev 20, 2020 7:21 am

Sou doido pra experimentar um baixo desses
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por HenriqueBessa Qui Fev 20, 2020 8:06 am

Stormbringer escreveu:Sou doido pra experimentar um baixo desses

[2]

Conceito bem doido...
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 20, 2020 8:25 am

HenriqueBessa escreveu:
Stormbringer escreveu:Sou doido pra experimentar um baixo desses

[2]

Conceito bem doido...

É legal mesmo.

Na verdade o que precisa estar reto e "true" são os caminhos das cordas. Por isso a gente vê baixos com braços bem torcidos que pegam boa regulagem após um fretwork profissional.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por Paulo Penna Qui Fev 20, 2020 9:11 am

O 8nteressante é que meu baixo com fretwork 100% é um clássic vibe que comprei usado aqui no fórum. Zero trastejamento localizado, ação baixa pra cacete...
Mas sobre com variação climática.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 20, 2020 9:19 am

Paulo Penna escreveu:O 8nteressante é que meu baixo com fretwork 100% é um clássic vibe que comprei usado aqui no fórum. Zero trastejamento localizado, ação baixa pra cacete...

Isso é possível e não é raro de se ver em instrumentos de entrada, assim como não é raro a gente ver instrumentos médios ou mesmo high-end com fretwork inadequado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por JAZZigo Qui Fev 20, 2020 9:48 am

HenriqueBessa escreveu:
Stormbringer escreveu:Sou doido pra experimentar um baixo desses

[2]

Conceito bem doido...
[3]
Legal demais! bounce

E para os incrédulos sobre os braços desses Torzal serem perfeitamente retos, apesar de torcidos Razz , vide:

DETAILS & SPECIFICATIONS

WHAT IS THE TORZAL NATURAL TWIST?

Our Natural Twist is a guitar design that offers a more seamless interaction with the human body. The ergonomic design increases the efficiency of the hands, wrists and arms, reducing the risk of developing repetitive strain injuries such as carpal tunnel syndrome and tendonitis. It also provides relief for those who have already suffered from such injuries.

The patented Natural Twist design exhibits a radical departure from traditional guitar design by twisting the neck, bringing the strings toward a more natural hand position at each end of the instrument. Rotating each end of the instrument in the direction of the hand creates a neck plane that models the natural motion of the hand as it reaches outward. The fretboard forms a straight line at the location of each string, producing great tone, perfect tuning and intonation, and significantly improving the ease of performance.

WHY START WITH BASS GUITARS?

We launched Torzal with a focus on the Natural Twist for bass guitars because bass players are the most in need of relief. It’s not hard to understand why bass players might suffer from playing related injuries. It’s the longest neck, the biggest strings, and the bass player never gets a break! While everybody else is trading solos and sipping drinks, guess what…the bass player and the drummer are still holding the groove.

It turns out that all of this extremely dexterous finger movement over sustained periods of time, especially when performed with hyper flexed (bent) wrists, is a perfect recipe for Carpal Tunnel Syndrome. Bass players are particularly susceptible because most of the time both wrists are bent while playing. The fretting hand has to reach around a long neck, and the plucking hand (playing fingerstyle) has to reach across the body.

HOW?

Attention to good technique and good habits can go a long way, but we are asking our bodies to adapt to the instrument. Wouldn’t it be easier to adapt the instrument to our bodies? Most people have never really considered this option, and that’s what makes the Natural Twist better.

Our solution is actually very simple: angle the neck at the nut downward to allow a more neutral wrist position for the fretting hand; angle the bridge upward to allow a more neutral wrist position for the plucking hand. That’s right, we’ve just created a twisted  neck. To imagine how this actually works might seem like a bit of a brain tease, but it’s really pretty simple. The strings are still straight, they’re just not in the same plane anymore, so the neck and fretboard geometry are developed on a string-by-string basis. The neck (and frets) actually rotate around the string such that a straight line (minus some relief) exists at the contact point under each string.

HOW TWISTED IS IT?

The standard amount of twist is 15 degrees at the bridge, and 20 degrees at the nut, for a total rotation of 35 degrees (neck-through design). The degree of rotation at either end of the instrument can be custom made to the client’s specifications if necessary.

The Natural Twist neck is the most striking feature of the standard Torzal ergonomic design, but we also consider other important ergonomic features. Such features include how it balances on a strap, balance in your lap (sitting), overall weight, and how the shape and contours fit with your body. See each Instrument page for standard specifications, and the Ordering page for prices and options. We specialize in custom work, so don’t hesitate to send us your ideas!
Fonte: https://www.torzalguitars.com/natural-twist


Última edição por JAZZigo em Sáb Abr 18, 2020 3:11 pm, editado 1 vez(es)
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por WHead Qui Fev 20, 2020 11:17 am

^Uau! Nunca tinha visto um desses! Shocked
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2741
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Por que braços de Ricks devem ser retos?  Empty Re: Por que braços de Ricks devem ser retos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos