Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador

+2
joabi
CSergio
6 participantes

Ir para baixo

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador Empty Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador

Mensagem por CSergio Seg 17 Fev 2020, 10:20 pm

Esse mini-system Aiwa JAX-PK3 eu resgatei da casa dos meus pais; estava parado por lá, provavelmente há cerca de 10 anos ou mais.

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador 1

E como surgiu a ideia  de usar?
Como amplificador, monitor ou qualquer outro nome que ainda não sei.

Ano passado, resolvi voltar a tocar instrumentos e me dei de Natal primeiro um baixo Tagima TW65 (com as dicas aqui do fórum) e depois, em janeiro uma guitarra também Tagima, TG530.

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador IMG-20200206-114838

De inicio a ideia era apenas ouvir os instrumentos por meio de fones de ouvido ligados a uma interface de áudio (ou placa externa de áudio como alguns chamam), a Behringer Uphoria UMC22 (encomendada dias depois de receber o baixo) e essa por sua vez na porta USB de um notebook (alimenta dados e energia).

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador 8

Depois passei a sentir desejo em comprar um amplificador para o contrabaixo e comecei a pesquisar alguns amps baratos; dai descobri que na faixa de preço que queria investir (R$ 600-800) não existem boas soluções segundo os entendidos, e que coisa boa, só de R$ 1500 pra cima, um valor que eu não quero(ia) investir (ainda).

De inicio a ideia não era usar o Aiwa para mim, mas sim junto a uma TV nova na sala da minha mãe que comprei para ela ano passado; o mini-system estava parado num quarto há anos sem ligar, dai pensei em usar junto com a TV, quando eu estivesse por lá assistindo Netflix, etc; só que a ideia não vingou porque o system é muito antigo e a TV muita nova, ela tem saída ótica de áudio (digital), mas ele não, só tem um par de RCA (analógica), portanto as entradas não iam "conversar" entre si (depois eu descobri existir um cabo adaptador que faz os dois tipos de conexão funcionarem juntas).

Lá pelas tantas de pesquisar sobre amplificador, li aqui no fórum uma sugestão de usar um micro system como quebra-galho; olhando na minha casa eu teria uma solução de ligar meu receiver Yamaha à interface, só tem um porém: perdi a placa principal dele por salitre (moro em cidade litorânea, uma ilha cercada de mar e rios) e nunca consegui reparo para ele.

Quando visitei de novo minha mãe, me deparo com o Aiwa no rack com a TV, pois tinha deixado ele por lá... dai pensei "porque não"?
Ali mesmo resolvi fazer um primeiro teste e pelo menos ele ligou a seção de rádio, painel todo funcionando, tudo parecia ok, só toca-fitas que não testei (não tinha fita K7 na mão, mas provavelmente lá deve ter guardada em algum) e o cd changer que não respondia, não abria a gaveta, uns chiados nos agudos, um canal tocando só graves e uma sensação de que não estava dando tudo com o que podia, pelo pouco que me lembrava dele, estava achando o som meio baixo.


Última edição por CSergio em Seg 17 Fev 2020, 10:54 pm, editado 2 vez(es)
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador Empty Re: Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador

Mensagem por CSergio Seg 17 Fev 2020, 10:20 pm

No fim de semana seguinte fui à caça em comércios de eletrônicos procurar um cabo que fizesse a conexão interface Behringer <~> Aiwa e consegui comprar dois cabos P10-RCA por R$ 30; nesse mesmo dia montei tudo, notebook, interface, cabos, e com o contrabaixo na mão para o teste final (e surpresa pra minha mãe e irmãos, porque não sabiam que tinha comprado um baixo, pois ainda não tinha comentado com eles rsrsrs).

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador 4

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador 5

Tudo montado e funcionando relativamente bem; exceto pelo fato de que achei o volume de um dos canais mais baixo, com poucos agudos e um certo chiado, mas pelo menos funcionou; e assim trouxe o Aiwinha para minha casa com seus supostos 120W RMS (duvido que seja isso).

Nas semanas seguintes, já pensando em levar o aparelho a alguma oficina pra uma revisão/limpeza, decidi eu mesmo tentar fazer isso, neste fim de semana tomei coragem, comprando 2 latas de spray limpa contatos e (R$ 10 cada).

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador 3a

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador 2

Um dos parafusos de uma das laterais estava bem encravado, não queria sair, dai apliquei uma boa dose de spray desengripante nele, deixei agir por uns minutos e sucesso, saiu sem maiores problemas; dai decidi deixar de molho com desengripante todos os parafusos.
Com o Aiwa aberto, primeiro bati um jato de ar na parte interna; saiu um pouco de poeira mas nem tanta como pensava para um aparelho que nunca fui aberto e no ambiente que se encontrava; depois apliquei com vontade 1 lata inteira de limpa contatos nas placas, conectores, etc e mais uma rodada de jato de ar de aspirador (com função soprador) para ajudar na secagem do produto; por fim deixei secando por algumas horas, para o teste final.

Para isso, também resgatei das cinzas um antigo notebook LG que eu tinha aposentado por alguns problemas de placa-mãe e de vídeo, mas que ainda liga, embora algumas teclas do teclado não funcionem mais; foi um excelente notebook pra mim durante um tempo (2012-2019), um Core i5, 8gb de memória, instalei um SSD para ficar mais rápido; esse foi companheiro por muitos anos no trabalho e viagens, pela tela boa, com resolução quase fullhd e pelo leitor de bluray para assistir alguns filmes e séries, mas tive de aposentar pelos problemas ocorridos.

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador 9

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador 8

Retornando pro assunto principal do tópico: o resultado da limpeza?
Melhorou 100% os chiados, o canal que estava mais baixo tá tocando bem melhor agora; antes era sensível a chiadeira nos agudos, não tinha sensação de stereo, agora tudo se resolveu e assim segue o Aiwa fazendo a função de amplificador de baixo e guitarra.
Só uma coisa ainda não funcionou: o cd changer se recusa a abrir a gaveta.
Quando abri o aparelho, uma das coisas que saiu de dentro foi um pedaço de borracha preta, imagino ser ou do toca-fitas ou do cd changer (mecanismo de abertura da bandeja); isso eu teria de levar a um técnico pra revisar o aparelho, mas como não é meu maior objetivo, por enquanto vai ficar assim.

Foi prazeroso lidar com esse aparelho do passado e fazer o resgaste dele; antigamente gostava de fazer esse tipo de coisa, e foi melhor ainda, que dei um destino para esse aparelho e me deu a um custo de R$ 50 (os sprays e o cabos), um amplificador/monitor de quebra-galho.

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador 6

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador 7

Próximo passo: testar umas antigas caixa Sony, que tem um woofer maior (10 polegadas) que do Aiwinha (6 polegadas); essas caixas são de um irmão (já falecido), que me inoculou o vírus do gosto pela música, som, vídeo etc; já devem ter quase 30 anos essas danadas, me deram muitos momentos de alegria na casa dos meus pais, ouvindo de tudo, de Abba a ZZ Top, passando por tudo quanto é gente, Tim Maia, Glenn Miller, Mozart, Jimi Hendrix, Eric Clapton, Pink Floyd; mas esse teste com as Sony serão cenas para os próximos capítulos.


Última edição por CSergio em Seg 17 Fev 2020, 10:33 pm, editado 1 vez(es)
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador Empty Re: Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador

Mensagem por CSergio Seg 17 Fev 2020, 10:22 pm

Desculpem se ficou um pouco longo o relato, é que me empolguei, e gosto de escrever mesmo Laughing

Vocês devem estar se perguntando, "mas e o som? como ficou?".

Tô separando uns videos que fiz, e selecionando os melhores pra upar, inclusive tocando o Tw65 (tentando tocar Razz )


A 1ª ligada com o baixo, ainda na casa dos meus pais, sentado no chão, gravando com celular entre os joelhos rsrsrs


Semanas antes da limpeza, com uns chiados/pipocos estranhos de fundo


Testando depois da limpeza, tocando um video do Youtube


Última edição por CSergio em Seg 17 Fev 2020, 11:30 pm, editado 4 vez(es)
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador Empty Re: Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador

Mensagem por CSergio Seg 17 Fev 2020, 10:31 pm

Reservado.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador Empty Re: Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador

Mensagem por joabi Seg 17 Fev 2020, 10:36 pm

Meus parabéns! Vale muito a pena! Se quiser algo bem prático só para tocar o baixo, pluga direto na entrada de Mic, baixa o volume no instrumento, para não saturar, e manda pau!
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador Empty Re: Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador

Mensagem por allexcosta Seg 17 Fev 2020, 10:41 pm

joabi escreveu:Se quiser algo bem prático só para tocar o baixo, pluga direto na entrada de Mic, baixa o volume no instrumento, para não saturar, e manda pau!

Soa como minha adolescência.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador Empty Re: Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador

Mensagem por JAZZigo Seg 17 Fev 2020, 11:40 pm

allexcosta escreveu:
joabi escreveu:Se quiser algo bem prático só para tocar o baixo, pluga direto na entrada de Mic, baixa o volume no instrumento, para não saturar, e manda pau!

Soa como minha adolescência.
[2]
Ferver as cordas também! Razz
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16383
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador Empty Re: Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador

Mensagem por joabi Seg 17 Fev 2020, 11:59 pm

^ Caramba! Acredita que eu ia comentar exatamente isso? Você foi mais rápido no gatilho, Jazz.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador Empty Re: Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador

Mensagem por Christian Ter 18 Fev 2020, 6:26 am

essa alternativa já me quebrou muito o galho, hoje em dia fico com preguiça de ligar baixo no amplificador kkkkk
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador Empty Re: Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador

Mensagem por CSergio Ter 18 Fev 2020, 10:50 am

joabi escreveu:Meus parabéns! Vale muito a pena! Se quiser algo bem prático só para tocar o baixo, pluga direto na entrada de Mic, baixa o volume no instrumento, para não saturar, e manda pau!

Obrigado pela dica.

Christian escreveu:essa alternativa já me quebrou muito o galho, hoje em dia fico com preguiça de ligar baixo no amplificador kkkkk

Está sendo um belo quebra-galho bounce graças a dica pescada aqui no fórum.

Só os grave dão uma embolada em volumes mais alto, não dá pra exigir muito de um woofer de 6; vou ver como ficam com as Sony SS-B1000 Twisted Evil

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador IMG-20200218-104515

Vou limpá-las e testar; o estado não é dos melhores (confesso que fui desleixado em manter elas, mas é que o clima na cidade é pesado, aliado a idade delas  Crying or Very sad ).
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador Empty Re: Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador

Mensagem por Cantão Ter 18 Fev 2020, 11:48 am

Parabéns , também comecei no baixo usando um aparelho de som.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21770
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador Empty Re: Resgatando um antigo system Aiwa, para uso como monitor/amplificador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos