Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

+6
Vinicius_BF
bilabizu123
brunojqueiroz
Fernando Zadá
allexcosta
Flaming Red
10 participantes

Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Flaming Red Sex Out 29, 2021 8:57 am

No momento tenho uma interface Focusrite Scarlett Solo 3ª geração, porém não tenho um equipamento adequado para a saída de som.
Tenho usado até então, um headset genérico ou então um mini system (este configurado como saída no Guitar Rig, Reaper). Usando o headset o som não é bem definido, principalmente quando utilizo um contrabaixo, enquanto isto o mini system possui uma latência difícil de se acostumar (já passei meses nesta função de configurações dos programas).
Eu teria duas opções no momento:
1- Negociar o mini system e pegar um Edifier nível modelo R1280DB
2- Pegar um cubo de contrabaixo (Staner BX200 / BS150)

O uso seria mais para estudo e algumas gravações. Gosto de testar vários efeitos e também não tenho muito espaço para acomodar um cubo deste porte.
Nunca usei um destes monitores de áudio e nisto me veio algumas dúvidas...
A- A qualidade de som para contrabaixo é satisfatória ou fica bem diferente de um cubo? Sei que a potência e volume são bem menores, porém aguentando o tranco e conseguindo um volume meio termo para estudo como também tocar junto com alguma música já estaria valendo.
B- O Edifier que fiquei interessado tem 2 input RCA, na qual já pretendo usar uma para o PC e outra para a interface. Funcionaria de boa os dois ao mesmo tempo?

Uma terceira ideia, e mais arriscada, seria pegar um aparelho que consiga juntar 2 ou mais fontes de áudio para apenas uma saída, tipo este daqui:
Mini Mixer Stereo
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por allexcosta Sex Out 29, 2021 9:11 am

A latência é do mini-system mesmo?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Fernando Zadá Sex Out 29, 2021 9:30 am

Humm complexo. Eu não sei se monitores não podem abrir o bico usando contrabaixo neles.
Eu confesso que em casa depois que me mudei durante a pandemia só toco de fones faz mais de dois anos que não ligo um amplificador aqui e a última vez que liguei foi por uns 10 minutos para testar se estava tudo ok.
Existem alguns amplis pequenos que tem entrada para puxar um cabo do computador como os Onerr Block e dependendo da situação acho que pode ser uma opção se faz questão de ouvir algo sem fone. Não tem a qualidade de um monitor mas o baixo não vai estragar ele com certeza.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Flaming Red Sex Out 29, 2021 10:28 am

allexcosta escreveu:A latência é do mini-system mesmo?
Não, para poder sair som diretamente no mini-system e ao mesmo tempo deixar o áudio do PC rodando em segundo plano, precisa configurar pelo ASIO (já tentei o Asio4All, mas só piorou) e isto aumenta a latência. Já tentei fazer uns macetes para ligar o mini-system diretamente no Out L/R da interface usando adaptadores P10, e neste caso o som sai perfeito em tempo real, porém com pouco ganho (mesmo regulando a interface), o que teria que deixar de usar o som do PC.

Fernando Zadá escreveu:Humm complexo. Eu não sei se monitores não podem abrir o bico usando contrabaixo neles.
Eu confesso que em casa depois que me mudei durante a pandemia só toco de fones faz mais de dois anos que não ligo um amplificador aqui e a última vez que liguei foi por uns 10 minutos para testar se estava tudo ok.
Existem alguns amplis pequenos que tem entrada para puxar um cabo do computador como os Onerr Block e dependendo da situação acho que pode ser uma opção se faz questão de ouvir algo sem fone. Não tem a qualidade de um monitor mas o baixo não vai estragar ele com certeza.
Até cogitei a possibilidade de comprar um fone de referência, mas devido que já possuo certo zumbido no ouvido, melhor não insistir, tanto que uns tempos para cá tenho praticado com o baixo desplugado mesmo.
Só tenho receio de um cubo pequeno em relação a não estourar o som e aguentar um bom range de efeitos do baixo, além que tenho um modelo com 6 cordas, então a sizona pode ser um fiasco.
Acho que o bom no meu caso seria ao menos testar um ambiente similar para ter noção. Tenho alguns conhecidos próximos que possuem monitores de áudio, então vou tentar trocar uma ideia e ver se há a possibilidade de testes.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Fernando Zadá e Sandro Levi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Flaming Red Seg Nov 01, 2021 10:39 am

Analisando melhor a situação, até consigo acomodar um cubo mais modesto, como o Staner BX100/110B, mas os preços estão salgados demais. Tenho observado direto sites de vendas de usados, mas só acho modelos com preços altos devido o frete ou senão com aparência muito duvidosa, tendo grandes possibilidades de levar calote com alguma peça "surpresa".
Novo custa em média R$1800, não que eu não consiga pagar, mas se comparando a um Shout 215B que fica uma diferença de R$200, acho um desperdício de investimento.
Lendo bastante por ai, só vejo modelos 8 ou 80, pois ou é um modelo de alta potência barato com pouca qualidade ou um modelo de média potência caro com várias limitações.
Bolso do baixista sempre sofre. kkkkkkk
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por brunojqueiroz Seg Nov 01, 2021 2:19 pm

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? 11111210

https://edifier.com.br/monitor-de-audio-r1280db-madeira-edifier-42w-rms-bivolt.html


Cara, eu uso esses monitores + uma UMC22 da Behringer e é bem satisfatório! Dá pra tirar um som muito bom.. Porém, recomendo ter um bom in-ear na hora de mixar, pois esses monitores não são o auge da neutralidade ( E isso nem é a proposta deles). Na hora da mixagem, utilizo um KZ ZS10PRO e me atende muito bem.

Veja bem, não sou músico profissional.. Toco e gravo apenas como Hobbie e com projetos de amigos.. Então se a sua finalidade for algo profissional em gravação, existem combos melhores (Dentro do mundo dos monitores).. Um cubo para essa finalidade caseira, acho desnecessário.. Mas vai de cada um.
brunojqueiroz
brunojqueiroz
Membro

Mensagens : 78
Localização : Salvador-BA

Flaming Red gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Flaming Red Seg Nov 01, 2021 3:56 pm

brunojqueiroz escreveu:Cara, eu uso esses monitores + uma UMC22 da Behringer e é bem satisfatório! Dá pra tirar um som muito bom.. Porém, recomendo ter um bom in-ear na hora de mixar, pois esses monitores não são o auge da neutralidade ( E isso nem é a proposta deles). Na hora da mixagem, utilizo um KZ ZS10PRO e me atende muito bem.

Veja bem, não sou músico profissional.. Toco e gravo apenas como Hobbie e com projetos de amigos.. Então se a sua finalidade for algo profissional em gravação, existem combos melhores (Dentro do mundo dos monitores).. Um cubo para essa finalidade caseira, acho desnecessário.. Mas vai de cada um.
No momento seria mais para estudo. Devido ao fone de ouvido atual e latência da "Interface > PC > Mini-System", os estudos tem sido apenas com o baixo desplugado mesmo, porém em alguns momentos sinto falta de um som amplificado, principalmente de algum retorno quando tento gravar algo.
Como você já tem este monitor, saberia me responder:
1- Aguenta bem o grave de uma "Sizona", ainda mais com efeitos diversos?
2- Ligando o PC em um input RCA (LINE 1 ou 2) ao mesmo tempo que a saída da interface no outro input, o som dos dois saem ao mesmo tempo sem algum problema? Neste caso seria evitar conflitos com o driver ASIO utilizado em programas DAW (e simuladores de amp) para poder usar o som do PC como backing track.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por brunojqueiroz Seg Nov 01, 2021 4:20 pm

Flaming Red escreveu:
brunojqueiroz escreveu:Cara, eu uso esses monitores + uma UMC22 da Behringer e é bem satisfatório! Dá pra tirar um som muito bom.. Porém, recomendo ter um bom in-ear na hora de mixar, pois esses monitores não são o auge da neutralidade ( E isso nem é a proposta deles). Na hora da mixagem, utilizo um KZ ZS10PRO e me atende muito bem.

Veja bem, não sou músico profissional.. Toco e gravo apenas como Hobbie e com projetos de amigos.. Então se a sua finalidade for algo profissional em gravação, existem combos melhores (Dentro do mundo dos monitores).. Um cubo para essa finalidade caseira, acho desnecessário.. Mas vai de cada um.
No momento seria mais para estudo. Devido ao fone de ouvido atual e latência da "Interface > PC > Mini-System", os estudos tem sido apenas com o baixo desplugado mesmo, porém em alguns momentos sinto falta de um som amplificado, principalmente de algum retorno quando tento gravar algo.
Como você já tem este monitor, saberia me responder:
1- Aguenta bem o grave de uma "Sizona", ainda mais com efeitos diversos?
2- Ligando o PC em um input RCA (LINE 1 ou 2) ao mesmo tempo que a saída da interface no outro input, o som dos dois saem ao mesmo tempo sem algum problema? Neste caso seria evitar conflitos com o driver ASIO utilizado em programas DAW (e simuladores de amp) para poder usar o som do PC como backing track.

1 - Sim, com certeza! Aguenta tranquilamente.. Obviamente você não terá um grave que vai tremer um prédio inteiro.. Mas em questão de definição, sem problemas. Essas caixas são bem ousadas

2- Infelizmente não.. Só é possível usar o Line 1 ou o Line 2.. Você seleciona pelo próprio controle da caixa e ambos não funcionam juntos.
brunojqueiroz
brunojqueiroz
Membro

Mensagens : 78
Localização : Salvador-BA

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Flaming Red Qua Nov 03, 2021 8:19 am

brunojqueiroz escreveu:2- Infelizmente não.. Só é possível usar o Line 1 ou o Line 2.. Você seleciona pelo próprio controle da caixa e ambos não funcionam juntos.
Poxa, ai não me serve. kkkkkk
A intenção de pegar um monitor de áudio destes seria mais na possibilidade de usar os dois Line ao mesmo tempo, sem necessitar um outro dispositivo de áudio.
Fuçando algumas ideias ontem, consegui fazer o mini-system reproduzir o som diretamente da interface e do PC ao mesmo tempo, ficando um som sem latência e nenhum tipo de distorção na qualidade sonora. Apenas pluguei os 2 cabos P10 mono na saída da interface (L/R) e o outro lado, com um adaptador para P2, pluguei no MIC do PC (entrada P2 rosa da placa-mãe), depois nas configurações do sistema habilitei escutar o som captado em tempo real.
Pode haver uma certa queda de sinal e qualidade do áudio captado, mas já quebrou o galho, agora posso gravar e escutar algo em backing track ao mesmo tempo, sem depender de um segundo monitor ou cubo. Contudo, futuramente pretendo pegar um monitor de áudio nem que seja para fazer o mesmo esquema, pois qualidade de um som flat é essencial.
Valeu pela ajuda e trocas de ideias galera! Very Happy
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

brunojqueiroz gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por bilabizu123 Qua Nov 03, 2021 3:10 pm

Cara, cheguei meio atrasado ao tópico, mas como já passei mto perrengue com interface no meu pc, talvez possa te ajudar Smile

Não sei como você está usando o "mini-system" atualmente, é via usb? Pra não ter nenhuma latência, "correto" seria estar tudo ligado na interface. Baixo -> Interface USB -> PC -> USB Interface -> Fone de Ouvido/Caixa de som. Aí sua latência seria limitada apenas pela capacidade de processamento do seu pc e "sample rate" escolhida, configurável no painel de controle da sua própria interface. Quanto menor a sample rate, menor a latência que você vai conseguir sem ruídos ou sem dar pau no pc hehehhehe

Ah, mais um detalhe: quando você estiver usando a interface via daw, a backing track tem que estar como uma faixa na própria daw. Aí o som processado pelo pc e a backing track vão ser entregues simultaneamente de volta à interface e à saída de som.
bilabizu123
bilabizu123
Membro

Mensagens : 100
Localização : Recife, PE, Brasil

Sandro Levi e Adame gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Vinicius_BF Sáb Nov 13, 2021 10:55 pm

Em vez de criar outro tópico, acho melhor perguntar aqui mesmo, já que o assunto é o mesmo.

Sou um mero iniciante e também estou procurando qualquer coisa que faça barulho pra eu estudar em casa. Eu estou precisando de um caixinha de som novo pro meu pc, e também pensava em comprar um cubo pra estudo (inicialmente um Borne CB60). Aí me veio a ideia de desembolsar um pouco mais num monitor de áudio edifier e usa-lo tanto pro uso normal do pc, como pra estudar no baixo. Entretanto, sou muito leigo no assunto e não faço ideia dos equipamentos necessários pra poder ouvir o baixo num monitor de áudio.

Alguém pode dar sugestões? Como é pra uso muito básico mesmo, não precisa ser nada muito profissional não, o mais barato que for confiável já tá valendo.
(não pretendo gravar nada, é só pra estudar mesmo).

Vinicius_BF
Membro

Mensagens : 5
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 14, 2021 12:05 pm

Você pelo que entendi não tem interface de áudio né? Que seria bem desejável, se não crucial para poder usar o baixo junto.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Vinicius_BF Dom Nov 14, 2021 12:10 pm

Fernando Zadá escreveu:Você pelo que entendi não tem interface de áudio né? Que seria bem desejável, se não crucial para poder usar o baixo junto.
Não tenho a interface, no momento tenho só o baixo.

Com base nisso, vale a pena ter todo o gasto pra montar o "setup" inteiro, ou é melhor ir logo no cubo? Pq é como eu falei, não tenho a menor intenção de ter algo profissional, a ideia de usar os monitores vieram somente por já ter que comprar caixas pra usar no pc, aí mataria 2 coelhos com uma cajadada, mas acho que dessa forma sairia muito mais caro (e sem necessidade), correto?

Vinicius_BF
Membro

Mensagens : 5
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Fernando Zadá Dom Nov 14, 2021 12:32 pm

Pega um cubo com entrada auxiliar dá para usar no computador também.
São coisas bem distintas mas eu acho uma opção mais rápida
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Vinicius_BF gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Vinicius_BF Dom Nov 14, 2021 1:09 pm

No caso de ir de cubo, eu compraria o cubo e um caixinha pro pc, ter os 2 separados mesmo. A ideia de usar o do pc pro baixo era somente no caso de ser um de monitoramento que demandaria um orçamento maior, mas enfim. Valeu pela ajuda Smile

Vinicius_BF
Membro

Mensagens : 5
Localização : Recife

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Flaming Red Qui Nov 18, 2021 9:34 am

bilabizu123 escreveu:Cara, cheguei meio atrasado ao tópico, mas como já passei mto perrengue com interface no meu pc, talvez possa te ajudar Smile

Não sei como você está usando o "mini-system" atualmente, é via usb? Pra não ter nenhuma latência, "correto" seria estar tudo ligado na interface. Baixo -> Interface USB -> PC -> USB Interface -> Fone de Ouvido/Caixa de som. Aí sua latência seria limitada apenas pela capacidade de processamento do seu pc e "sample rate" escolhida, configurável no painel de controle da sua própria interface. Quanto menor a sample rate, menor a latência que você vai conseguir sem ruídos ou sem dar pau no pc hehehhehe

Ah, mais um detalhe: quando você estiver usando a interface via daw, a backing track tem que estar como uma faixa na própria daw. Aí o som processado pelo pc e a backing track vão ser entregues simultaneamente de volta à interface e à saída de som.
O mini-system é via RCA, porém a questão é que este dispositivo eu uso como se fossem as caixinhas de som do PC, ou seja, uso para tudo que estiver sendo executado no PC, mas deste modo não consigo fazer o som da interface sair junto, pois não há drivers que possibilitam isto sem haver latência.
Usando algum DAW e backing track até ajudaria, mas somente a função de ter que ficar trocando de lugar os cabos de entrada e saída já incomoda.
Para tentar resumir, quero um atalho que possa fazer um único dispositivo de áudio aceitar duas entradas ao mesmo tempo.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por bilabizu123 Qui Nov 18, 2021 10:17 am

Flaming Red escreveu:
O mini-system é via RCA, porém a questão é que este dispositivo eu uso como se fossem as caixinhas de som do PC, ou seja, uso para tudo que estiver sendo executado no PC, mas deste modo não consigo fazer o som da interface sair junto, pois não há drivers que possibilitam isto sem haver latência.
Usando algum DAW e backing track até ajudaria, mas somente a função de ter que ficar trocando de lugar os cabos de entrada e saída já incomoda.
Para tentar resumir, quero um atalho que possa fazer um único dispositivo de áudio aceitar duas entradas ao mesmo tempo.

Maninho, não tem que trocar cabo de lugar nenhum 😅 Eu uso exatamente o mesmo setup (pc-interface-monitor) tanto para reproduzir coisas do pc, quanto para monitorar tocando o baixo.
bilabizu123
bilabizu123
Membro

Mensagens : 100
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Flaming Red Qui Nov 18, 2021 10:43 am

bilabizu123 escreveu:
Flaming Red escreveu:
O mini-system é via RCA, porém a questão é que este dispositivo eu uso como se fossem as caixinhas de som do PC, ou seja, uso para tudo que estiver sendo executado no PC, mas deste modo não consigo fazer o som da interface sair junto, pois não há drivers que possibilitam isto sem haver latência.
Usando algum DAW e backing track até ajudaria, mas somente a função de ter que ficar trocando de lugar os cabos de entrada e saída já incomoda.
Para tentar resumir, quero um atalho que possa fazer um único dispositivo de áudio aceitar duas entradas ao mesmo tempo.

Maninho, não tem que trocar cabo de lugar nenhum 😅 Eu uso exatamente o mesmo setup (pc-interface-monitor) tanto para reproduzir coisas do pc, quanto para monitorar tocando o baixo.
Mas como você faz o cabeamento do setup? No meu caso eu coloco a saída de áudio do PC (P2 da placa-mãe) ao mini-system, e para usar o som da interface em paralelo ou uso o Asio4All (fica ruim) ou preciso fazer a gambiarra que mencionei antes para eliminar a latência e ruídos.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por bilabizu123 Qui Nov 18, 2021 11:09 am

Flaming Red escreveu:
bilabizu123 escreveu:
Flaming Red escreveu:
O mini-system é via RCA, porém a questão é que este dispositivo eu uso como se fossem as caixinhas de som do PC, ou seja, uso para tudo que estiver sendo executado no PC, mas deste modo não consigo fazer o som da interface sair junto, pois não há drivers que possibilitam isto sem haver latência.
Usando algum DAW e backing track até ajudaria, mas somente a função de ter que ficar trocando de lugar os cabos de entrada e saída já incomoda.
Para tentar resumir, quero um atalho que possa fazer um único dispositivo de áudio aceitar duas entradas ao mesmo tempo.

Maninho, não tem que trocar cabo de lugar nenhum 😅 Eu uso exatamente o mesmo setup (pc-interface-monitor) tanto para reproduzir coisas do pc, quanto para monitorar tocando o baixo.
Mas como você faz o cabeamento do setup? No meu caso eu coloco a saída de áudio do PC (P2 da placa-mãe) ao mini-system, e para usar o som da interface em paralelo ou uso o Asio4All (fica ruim) ou preciso fazer a gambiarra que mencionei antes para eliminar a latência e ruídos.

Não sei que gambiarra você tinha sugerido, mas não é preciso nenhuma. A interface de áudio é justamente para fazer esse caminho de 2 vias entre o digital e o analógico. Geralmente existe um knob pra você balancear o volume entre as entradas (seu instrumento) e o playback (o som do pc). No entanto, se você usa plugins ou simuladores de amp, você vai querer escutar esse som já processado, ou seja, via playback também.

A ligação é: PC ---USB---> Interface ---Output da Interface (RCA, P10, XLR, Óptico etc.)---> Monitor.

O driver é o que for recomendado pela fabricante da sua interface.
bilabizu123
bilabizu123
Membro

Mensagens : 100
Localização : Recife, PE, Brasil

fheliojr e Flaming Red gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Sandro Levi Sex Nov 19, 2021 8:29 am

Flaming Red escreveu:
bilabizu123 escreveu:.
Para tentar resumir, quero um atalho que possa fazer um único dispositivo de áudio aceitar duas entradas ao mesmo tempo.

Compra uma mesinha de som da behringer, ou outra marca de tua preferência, que tenha duas entradas estéreo e resolve teu problema.


Última edição por Sandro Levi em Sáb Abr 23, 2022 11:53 am, editado 1 vez(es)
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Flaming Red Dom Nov 21, 2021 5:30 pm

bilabizu123 escreveu:Não sei que gambiarra você tinha sugerido, mas não é preciso nenhuma. A interface de áudio é justamente para fazer esse caminho de 2 vias entre o digital e o analógico. Geralmente existe um knob pra você balancear o volume entre as entradas (seu instrumento) e o playback (o som do pc). No entanto, se você usa plugins ou simuladores de amp, você vai querer escutar esse som já processado, ou seja, via playback também.

A ligação é: PC ---USB---> Interface ---Output da Interface (RCA, P10, XLR, Óptico etc.)---> Monitor.

O driver é o que for recomendado pela fabricante da sua interface.
Fiquei muito alienado vendo vídeos e tutoriais falando que a saída da interface deveria ser apenas para monitores de áudio, o que na minha cabeça sempre vem algo de som profissional e próprio para isto, sem a possibilidade de usar como intermediário entre o PC e as "caixinhas de som".
Hoje tive bastante tempo para organizar a mesa do PC e fiz a ligação como você disse, e funcionou de boa, agora posso escutar e gravar tudo ao mesmo tempo. cheers
Estava quebrando a cabeça para fazer funcionar de uma forma mais bizarra que nem passou por minha mente que a interface poderia ser uma placa de som externa.
Valeu mesmo cara! E desculpem a todos pelo este meu erro de novato. Embarassed

A única coisa que me intriga é que quando plugado algum instrumento, em questão de minutos a interface parece travar e reiniciar. Tenho que fazer alguns testes se é algo relacionado ao PC (energia, configurações). Mas fora isto, é seguro deixar a interface ligada por tanto tempo todos os dias? (agora mesmo ela está meio esquentada)
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

bilabizu123 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por bilabizu123 Seg Nov 22, 2021 11:00 am

Que nada cara, todos estamos aqui pra aprender e trocar experiências! Very Happy

Não vejo problema em deixar ligado todos os dias. Essas interfaces tem um consumo ridiculamente pequeno, funcionam em uma tensão muito baixa... Obviamente, eletrônicos possuem uma vida útil e, de algum modo, deixar ligado 24h por dia poderia, teoricamente, reduzir essa vida útil. Eu deixo a minha ligada há 10 anos Laughing Mas nunca percebi a minha esquentada ou coisa do tipo...

Quanto a esses desligamentos automáticos... Aparece algum erro de falha do driver? Ela desliga sem nenhum programa aberto? Pode ser interessante reinstalar os drivers, desativar a economia de energia nas portas usb e desabilitar a suspensão automática.
bilabizu123
bilabizu123
Membro

Mensagens : 100
Localização : Recife, PE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Flaming Red Qua Nov 24, 2021 9:14 am

bilabizu123 escreveu:Que nada cara, todos estamos aqui pra aprender e trocar experiências!  Very Happy

Não vejo problema em deixar ligado todos os dias. Essas interfaces tem um consumo ridiculamente pequeno, funcionam em uma tensão muito baixa... Obviamente, eletrônicos possuem uma vida útil e, de algum modo, deixar ligado 24h por dia poderia, teoricamente, reduzir essa vida útil. Eu deixo a minha ligada há 10 anos Laughing Mas nunca percebi a minha esquentada ou coisa do tipo...

Quanto a esses desligamentos automáticos... Aparece algum erro de falha do driver? Ela desliga sem nenhum programa aberto? Pode ser interessante reinstalar os drivers, desativar a economia de energia nas portas usb e desabilitar a suspensão automática.
O sintoma de reiniciar a interface é meio estranho. Uma hora apenas o som some e depois de 1s volta ao normal, ou então o som some e apenas tirando e reconectando o cabo USB para voltar o som. Mesmo sem algum programa aberto se nota em alguns momentos se percebe que foi reiniciado.
Já fiz vários testes, mudei tudo que o próprio site da Focusrite sugeriu para otimizar a interface no Windows 10, aumentei o buffer, etc. Ontem percebi que dependendo da entrada USB usada no PC, a interface ficava piscando ou os intervalos de reconexão mudavam. Hoje vou tentar usar outro cabo USB para ver se o mesmo acontece. Aparentemente depois de usar outra entrada USB, notei que a interface não esquentou tanto (talvez efeito placebo)
A uns dias atrás aparecia certas mensagens de driver ASIO falhando e até mesmo dava tela azul da morte, mas isto creio que foi resolvido após uma limpa de drivers que não precisaria mais (como o ASIO4All), reinstalação do driver oficial da Focusrite e outras modificações no sistema.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por fheliojr Qua Nov 24, 2021 11:01 pm

^Flaming, vc já testou esta interface em outro computador e outra interface no seu?

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Flaming Red Qui Nov 25, 2021 8:29 am

fheliojr escreveu:^Flaming, vc já testou esta interface em outro computador e outra interface no seu?
Só cheguei a testar no meu notebook. Faz um tempo, mas se não me falha a memória, não dava este tipo de problema.
Devido ao espaço da minha mesa de computador, tive que usar um cabo USB de 2m, mas depois de uma organizada boa, consegui manter a interface em um local bom, podendo usar um cabo menor (assim causa menos problemas). De início comprei um destes cabos genéricos, revestidos com malha (marca Inova), porém depois voltei a usar o cabo que veio junto na interface, que mede 1m, e ao menos até agora não reiniciou mais, mesmo usando um instrumento por mais de uma hora e com buffer baixo.
A mudança de porta USB do PC e usando um cabo de confiança deve ter resolvido.

Fico grato a todos que ajudaram aqui, muito obrigado!

Mas não querendo mudar tanto o foco do tópico, queria aproveitar o embalo e falar sobre aquelas interferências elétricas. kkkkkkk
Em horários aleatórios sempre se inicia um chiado que vai alterando a intensidade, mas somente na captação do instrumento, sendo que o som que vai do PC ao mini system não acontece o mesmo. Tudo indica que seja falta de aterramento ou alguma interferência vinda do PC ou equipamentos pertos que ficam em cima da mesa do PC, já que quando usei no notebook sem estar ligado a tomada, o som ficava totalmente limpo.
Fiquei curioso em algumas dicas que vi por ai:
1 - Usar um cabo USB com núcleo de ferrite realmente ajuda no chiado, ou não faria diferença na interface?
2 - Um hub USB com alimentação externa (e de qualidade) mesmo que não reduza o chiado, pode ser uma boa ideia tendo em vista estes problemas de reiniciar e garantir a alimentação correta?
3 - Fazer o aterramento exclusivo para a tomada. Teoricamente a tomada já estaria aterrada, porém no padrão TN-C, sendo o terra conectado ao neutro dentro da tomada. Onde moro há uma geladeira antiga, sem contar vizinhos cheio de equipamentos que causam interferência, como portão elétrico e máquinas de solda.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Cantão Qui Nov 25, 2021 8:47 am

Seu baixo está blindado ? Geladeira antiga e máquina de solada é osso na variação de voltagem.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21769
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Flaming Red Qui Nov 25, 2021 9:18 am

Cantão escreveu:Seu baixo está blindado ? Geladeira antiga e máquina de solada é osso na variação de voltagem.
Foi blindado com fita de cobre e troquei de captador por um Malagoli Custom 51, sendo o modelo do baixo um Tagima TW66. Todo mundo que se diz entendido, até mesmo 2 luthiers falaram que a blindagem está OK.
Também tenho um Tagima Millenium 6 com blindagem de alumínio (peguei ele assim) e também sofre com chiados. A energia da cidade onde moro é muito porca, e em todos os locais que cheguei a testar o baixo, o chiado da rede elétrica aparece. Somente em amplificadores em uma tomada propriamente aterrada que não aparece o chiado.
Muitos dizem que a blindagem elimina estes chiados, outros dizem que parcialmente, e uns que é bobagem... Sinceramente nem sei mais no que acreditar.
No geral não me incomoda tanto o chiado para estudo, mas fica difícil aguentar nas gravações.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Cantão Qui Nov 25, 2021 9:43 am

Nesse caso aí me parece a rede elétrica mesmo , tive muito esse problema quando morava num bairro aqui de Bauru , depois que mudei pra apartamento , que as tomadas são todas aterradas , acabou o problema , só aparece bem de vez em quando , geralmente em dias de chuva que a energia oscila várias vezes antes de cair.
Aqui quando está tempo chuvoso eu nem ligo PC , nem nada...rsrs.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21769
Localização : Bauru

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Flaming Red Qui Nov 25, 2021 11:22 am

Cantão escreveu:Nesse caso aí me parece a rede elétrica mesmo , tive muito esse problema quando morava num bairro aqui de Bauru , depois que mudei pra apartamento , que as tomadas são todas aterradas , acabou o problema , só aparece bem de vez em quando , geralmente em dias de chuva que a energia oscila várias vezes antes de cair.
Aqui quando está tempo chuvoso eu nem ligo PC , nem nada...rsrs.
Mesmo assim um aterramento isolado para a tomada ajudaria? Ou seria um daqueles casos que não tem muito o que se fazer?
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Cantão Qui Nov 25, 2021 1:57 pm

brother , quando eu morava no bairro que te falei aí no post , eu aterrei só a tomada que usava no Pc , comigo funcionou , mas deu a trabalheira danada , usei uma barra de cobre de três metros , que foi osso pra fincar inteira no chão do lado de fora da casa , tive que furar a parede pra passar o fio terra , enfim , não sei se compensaria pra vc , ou se daria certo aí.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21769
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Flaming Red Sex Nov 26, 2021 10:02 am

Creio que este seja meu último recurso então. Até entendo como funciona a instalação da haste, mas melhor deixar este trabalho nas mãos de um eletricista experiente, mas o problema atual é achar algum. kkkkk
Já tentei entrar em contato com alguns eletricistas, mas muitos apenas ignoram ou simplesmente não entendem bem quando a assunto é interferência no áudio (como amplificadores, home estudio), ai ficam dizendo que não funcionaria, pois em teoria a tomada já estaria aterrada devido ao padrão TN-C (ou seja, negam o pedido de serviço).
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Flaming Red Sáb Abr 23, 2022 9:56 am

Depois de muito tempo consegui resolver a questão do aterramento, não tendo mais aqueles chiados que incomodavam após fazer o aterramento da tomada utilizada usando uma haste de cobre cravada na rua.
Agora aproveitando o embalo da questão inicial, estou planejando em passar adiante meu mini system (LG CJ44) e investir em um monitor de áudio.
O atual mini system até dá conta no geral, e mesmo possuindo um bom nível de volume, sinto falta das definições nas músicas, o que dificulta um pouco o estudo, tanto é que até mesmo usando um fone de ouvido da Samsung (custou uns R$25), o som é bem melhor.
Fone de referência não pretendo comprar tão cedo, pois como sofro um pouco de zumbido no ouvido, evitar fones quando puder é o melhor.

Considerando o valor da venda do mini system, posso investir cerca de R$1500 em um monitor de áudio. Quais vocês indicam nesta faixa de preço?
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por CSergio Sáb Abr 23, 2022 10:25 am

Porque não um fone de ouvido?
Acho que basta maneirar no volume, usar de baixo a moderado e não piora seu zumbido (também tenho esse problema, nos dois ouvidos).

Até R$ 150-300, deve achar fones tidos como bons aqui no fórum, o Superlux 681 no Aliexpress, tem também os Samson 850 e 950, que parecem ser cópias dos AKG.
Uso um AKG K72, me atende bem quando pratico no quarto, plugado numa pedaleira Zoom.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Flaming Red Sáb Abr 23, 2022 10:54 am

CSergio escreveu:Porque não um fone de ouvido?
O atual mini system ocupa boa parte da mesa que uso junto ao PC e já me acostumei a plugar o instrumento na interface, abrir um simulador de amp e pronto, facilitando também praticar em cima das músicas.
Com fone seria mais acessório para ligar ao mesmo tempo, e meio que sinto certo desconforto depois de alguns minutos, mas posso reconsiderar mais adiante se a grana e planos não derem certo.
Flaming Red
Flaming Red
Membro

Mensagens : 88
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Cantão Sáb Abr 23, 2022 11:16 am

Esses monitores da Microlab são muito bons , eu tive o modelo B72 que tem menos potência , mas para o que eu precisava servia de boa , conheci a marca através do nosso querido Joabi , que me indicou o B72 para o espaço que eu tenho aqui que é de 3x3 metros , esse do anúncio é de 100w e está em promoção por 899 na Kabum , o valor dele é mais de 1.200 biroliros 👍
https://m.kabum.com.br/produto/157935/caixa-de-som-microlab-monitor-de-audio-solo6c-100w-rms-controle-remoto-bivolt?gclid=CjwKCAjwx46TBhBhEiwArA_DjBHzPQAUZAJW_saPwEX5GcmuYLadOfZ7okN6VK87qshkDUMAyIIidBoCW_YQAvD_Bwe

Esse da Edifier meu irmão tinha , é excelente para espaços de até 5m quadrados 👍
https://edifier.com.br/monitor-de-audio-bluetooth-r1700bt-madeira-edifier-2-0-66w-rms.html?gclid=CjwKCAjwx46TBhBhEiwArA_DjGLy7TXB_95zQ4Jn_gVHbgsnkuj6LQuT-Zn8B9eklM0TGpkUtFbnCxoCReQQAvD_BwE

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21769
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por CSergio Dom maio 22, 2022 9:40 am

Cantão escreveu:brother , quando eu morava no bairro que te falei aí no post , eu aterrei só a tomada que usava no Pc , comigo funcionou , mas deu a trabalheira danada , usei uma barra de cobre de três metros , que foi osso pra fincar inteira no chão do lado de fora da casa , tive que furar a parede pra passar o fio terra , enfim , não sei se compensaria pra vc , ou se daria certo aí.

Flaming Red escreveu:Depois de muito tempo consegui resolver a questão do aterramento, não tendo mais aqueles chiados que incomodavam após fazer o aterramento da tomada utilizada usando uma haste de cobre cravada na rua.

Geralmente a gente não pensa nisso, pensa que basta energia na tomada e pronto eheheh.

Falta de aterramento é chato mesmo; na sala a tomada é aterrada e não tenho chiados quando ligo equipamento; algumas vezes levo pro quarto, onde a tomada não é aterrada, ou ligo uma simples pedaleira pra estudar com fone de ouvido e dá um chiado no fundo.
E pior: se encosto o pé descalço no chão ou encosto em parede, dá um leve choque... preciso fazer aterramento dessa tomada, fincar a barra no chão acho que terei de chamar um profissional, já meter furadeira na parede vai ser eu mesmo.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Investir em um monitor de áudio ou amplificador? Empty Re: Investir em um monitor de áudio ou amplificador?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos