Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

+9
Jãozeiro
JAZZigo
Ivanov_br
Zubrycky
CSergio
Uchoa
Fernando Zadá
allexcosta
Matheus Cid Bass
13 participantes

Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Matheus Cid Bass Seg maio 18, 2020 10:59 am

Olá
Minha dúvida é a respeito da recomendação de muitos que é de trocar o encordoamento original (que realmente é 0.40) para 0.45.
Queria saber se essa mudança interfere no som do slap, por exemplo. E também sobre outros números como 0.50 e 0.35.
Existe alguma aplicação específica para o encordoamento? Ou eu posso usar sem problema uma 0.45 ou 0.50 num jazz Bass pra slap?

A propósito, qual seria o encordamento desse baixo:



Acho que não dá um som legal pra slap por exemplo kkk


Última edição por Matheus Cid Bass em Seg maio 18, 2020 11:04 am, editado 1 vez(es)
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por allexcosta Seg maio 18, 2020 11:02 am

Influencia bastante.

Toda vez que você ler "troque 40 por 45" traduza para "eu prefiro 45".

Prateado toca com cordas 0.40 e é um monstro de baixista que tira um som absurdo.

Não existe certo, existe o que funciona pra você.

E tudo pode. Você pode sim colocar um encordoamento 0.50 flat num jazz bass e sair por aí tocando slap. Se você vai gostar eu não sei te dizer, ninguém sabe...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Matheus Cid Bass Seg maio 18, 2020 11:06 am

allexcosta escreveu:Influencia bastante.

Toda vez que você ler "troque 40 por 45" traduza para "eu prefiro 45".

Prateado toca com cordas 0.40 e é um monstro de baixista que tira um som absurdo.


Não existe certo, existe o que funciona pra você.

E tudo pode. Você pode sim colocar um encordoamento 0.50 flat num jazz bass e sair por aí tocando slap. Se você vai gostar eu não sei te dizer, ninguém sabe...

Há entendi... Então é só questão de gosto mesmo
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por allexcosta Seg maio 18, 2020 11:13 am

Matheus Cid Bass escreveu:Há entendi... Então é só questão de gosto mesmo

Eu teria que fazer um grande esforço aqui pra lembrar de algo que não seja...

Assim, coisas como ruído forte do instrumento você pode até gostar, mas terá problemas com outras pessoas. Fora isso, tudo é uma relação entre o que você gosta e o que os outros gostam de ouvir (caso você toque pra outras pessoas).
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Convidado Seg maio 18, 2020 11:58 am

Matheus, como disse o Allex, é gosto.

Vamos ao meu...

040 - mais fácil tocar, o baixo fica bem mais macio / não raro ter problemas mais acentuados de afinação / som mais magro

045 - mais difícil tocar, o baixo fica um pouco mais "bruto" / melhora significativa na afinação / som mais encorpado

tudo depende do que você espera.

Eu diria que se você toca esporadicamente, as 40 são melhores pois as 45 agridem bastante os dedos até calejar

PS: Eu uso 45, mesmo quando passo bastante tempo sem tocar... me agradam muito mais

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Fernando Zadá Seg maio 18, 2020 2:45 pm

Sério que você sente problemas de afinação com 0.40?
As cordas mesmo ou porque você sente que pressiona mais elas?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Convidado Seg maio 18, 2020 3:49 pm

^
Acho que é físico a parada. A impressão que tenho quando coloco 0.40 em relação regulagem de oitavas é que fica comprometida com pouco tempo de uso. Talvez a deformação da corda, não tenho base para afirmar...

E sim... toco forte, fui "adestrado" a tocar forte com a possibilidade de segurar a mão, e não o contrário. Isso faz o baixo soar estranho com 0.40, principalmente na região da casa 12 em diante.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Uchoa Seg maio 18, 2020 4:44 pm

Comigo são 0.45 ou 0.50 .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por CSergio Seg maio 18, 2020 5:03 pm

Quando for trocar as cordas originais do Tw65 por outras melhores, talvez passe de 0.40 para 0.45 e descobrir qual a vibe.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Zubrycky Seg maio 18, 2020 8:19 pm

Pessoalmente, sempre usei 0.40 e nunca tive problemas de nenhum tipo com esse tipo de corda.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18988
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Convidado Seg maio 18, 2020 9:14 pm

Zubrycky escreveu:Pessoalmente, sempre usei 0.40 e nunca tive problemas de nenhum tipo com esse tipo de corda.
Man... eu ia fazer uma piada com a idade das suas cordas, mas vamos esperar o JAZZigo snax

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Ivanov_br Seg maio 18, 2020 9:50 pm

Zubrycky escreveu:Pessoalmente, sempre usei 0.40 e nunca tive problemas de nenhum tipo com esse tipo de corda.

Vc deve comentar aqui o detalhe do tempo que você usa a mesma corda.... hehhehhee

Depois de 4 anos sendo espancadas por vc, as cordas ficam todas iguais.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Zubrycky Seg maio 18, 2020 10:05 pm

Como James Jamerson costumava dizer, "the gunk keeps the funk".
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18988
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Zubrycky Seg maio 18, 2020 10:17 pm

Ivanov_br escreveu:
Zubrycky escreveu:Pessoalmente, sempre usei 0.40 e nunca tive problemas de nenhum tipo com esse tipo de corda.

Vc deve comentar aqui o detalhe do tempo que você usa a mesma corda.... hehhehhee

Alguns baixos tiveram as cordas trocadas há 2 anos atrás. O restante deles, não me lembro. Alguns nunca tiveram a corda trocada.

Ivanov_br escreveu:
Depois de 4 anos sendo espancadas por vc, as cordas ficam todas iguais.

notme
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18988
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Fernando Zadá Seg maio 18, 2020 10:36 pm

eu estou usando 0.40 no meu 30 polegada e gostando muito.
Ficou muito confortável
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por JAZZigo Seg maio 18, 2020 10:53 pm

Matheus Cid Bass escreveu:A propósito, qual seria o encordamento desse baixo:
A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? 81EtOOD0qGL._AC_SL1500_
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Jãozeiro Seg maio 18, 2020 11:03 pm

Eu tô usando .050 (flatwound) e não é esse terror todo que dizem, não. Tô gostando muito. 

Elas são um pouco mais tensas, sim, mas nada de outro mundo. São mais firmes, mais precisas, menos oscilantes, e dá pra tocar um pouco mais forte sem trastejar (privilegia ação baixa).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Edão Ter maio 19, 2020 1:36 am

Também gostei muito de usar flatwounds .050.
Estava usando 045 - 095 flatwounds no meu Jazz Bass e também são boas. Mas .050 me agradam mais.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Thales_Sr Ter maio 19, 2020 9:56 am

JAZZigo escreveu:
Matheus Cid Bass escreveu:A propósito, qual seria o encordamento desse baixo:
A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? 81EtOOD0qGL._AC_SL1500_

Como a referência é sempre a corda mais fina, é .020....

Eu gosto mais de .045, acho a .040 meio fininha. Não é questão sonora (tive um TRB que ficou na .040 mesmo e soava muito bem), é questão de "feeling" mesmo.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Ivanov_br Ter maio 19, 2020 10:47 am

Ainda não me decidi.
Confesso que apenas depois de ANOS tocando que fui me ligar na questao do calibre das cordas mesmo. Este é um calcanhar de aquiles do baixista brasileiro. Principalmente a garotada que ta começando. Trocar corda é algo caro. Se vc quer timbre de corda nova, tem que comprar NIG ou Giannini barata, mas tem que trocar no maximo em 6 meses. Ai vai ficando caro. Se quer gastar um pouco mais, compra as importadas que duram mais, mas nao passa de 1 ano. Se quiser gastar MUITO, mete as revestidas que dizem que podem durar até 3 anos!.

>>> Tempos citados dependem, obviamente, do uso, local de guarda, condições atmosféricas e caracteristicas bioquimicas do suor do baixista.

Quando muleque, era comum trocar cordas a cada 2, 3 anos. Hoje tendo manter elas mais brilhosas. Mas mesmo assim, o custo é uma pentelhação.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por JAZZigo Ter maio 19, 2020 10:49 am

Thales_Sr escreveu:Como a referência é sempre a corda mais fina, é .020....
Sim, encordoamento de piccolo bass, para ser afinado uma oitava acima da afinação padrão. Não obstante, o britânico Zander Zon, do vídeo no primeiro post, costuma afinar este encordoamento uma quarta abaixo, ou seja:
.020'' em D3
.032'' em A2
.042'' em E2
.052'' em B1
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Matheus Cid Bass Ter maio 19, 2020 11:21 am

Ivanov_br escreveu:Ainda não me decidi.
Confesso que apenas depois de ANOS tocando que fui me ligar na questao do calibre das cordas mesmo. Este é um calcanhar de aquiles do baixista brasileiro. Principalmente a garotada que ta começando. Trocar corda é algo caro. Se vc quer timbre de corda nova, tem que comprar NIG ou Giannini barata, mas tem que trocar no maximo em 6 meses. Ai vai ficando caro. Se quer gastar um pouco mais, compra as importadas que duram mais, mas nao passa de 1 ano. Se quiser gastar MUITO, mete as revestidas que dizem que podem durar até 3 anos!.

>>> Tempos citados dependem, obviamente, do uso, local de guarda, condições atmosféricas e caracteristicas bioquimicas do suor do baixista.

Quando muleque, era comum trocar cordas a cada 2, 3 anos. Hoje tendo manter elas mais brilhosas. Mas mesmo assim, o custo é uma pentelhação.
Vi uns testes no YouTube e percebi que as cordas mudam muito o som... Parece que mudam mais do que as madeiras, mesmo muita gente se preocupando mais com madeira do que com as cordas kkkk.
Acho que me agradei mais com a 0.45 nos testes que vi. E também, a maioria dos baixistas que gosto de ouvir usam 0.45 (Marcus Miller por exemplo).

Também me atentei a um vídeo específico em que o autor fala de quatro características que ele diz serem importantes na compra das cordas:
1. Preço
2. Timbre
3. Durabilidade
4. Estética

Tirando o preço e a estética, já que corda boa vai ser caro de qualquer jeito mesmo e a estética não me interessa tanto, quais opções de marcas temos no mercado que tenham durabilidade e timbre parecido com que Marcus Miller usa, por exemplo? O autor falou sobre Elixir e disse que são bem duráveis mas em questão de timbre, disse que essa marca era só ok.
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Jãozeiro Ter maio 19, 2020 12:05 pm

Matheus Cid Bass escreveu:Acho que me agradei mais com a 0.45 nos testes que vi. 

Em vídeo não dá pra analisar isso, Matheus. Corda é coisa tátil. Você vai saber se agradou ou não com o encordoamento colocado e regulado no seu baixo.

Nem tento ao céu, nem tanto ao mar, compre .045 e seja feliz. É a mais utilizada.

Se preço é problema...de corda barata pra corda barata compre Strinberg. Por uns 50 reais com frete você leva. Caso contrário pega D'addario ou Ernie Ball por 130 a 150 reais. Eu só não ficaria no meio termo, comprando Giannini, Nig e Sg por 80, 90, 100 reais.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Arthur Farias Ter maio 19, 2020 12:09 pm

Um detalhe importante das cordas além da espessura é a tensão.

Eu estava com cordas de aço 0.11 no meu violão, daí troquei por cordas phosphor bronze 0.12 apesar de serem mais espessas são bem mais flexiveis o q faz ficar mais confortavel de tocar.

Arthur Farias
Banido

Mensagens : 107
Localização : SC

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Stormbringer Ter maio 19, 2020 8:45 pm

na verdade é uma coisa que vai da vibe de cada um... Quando comecei a tocar, experimentei um monte de tipos de cordas...
Depois sosseguei nas que eu gostei mais:
Dr Strings coated 040 ou Ernie ball (Slinky ou Cobalt)045

A questão é que a corda que vc acostumar/gostar é a que vai te fazer se sentir em casa, e é normal estranhar um pouco quando muda, em qualquer técnica
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

A grossura das cordas influencia em algumas técnicas? Empty Re: A grossura das cordas influencia em algumas técnicas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos