Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tocando com Palheta

+82
Zubrycky
celsofaf
Luigi Pantaleoni
AllsBass
Pereira
Chico78
fmt90
Kelvin Queiroz
fheliojr
dudamir
leonardozzz
Travis Touchdown
Jordan de Sá Queiroz
Ricardo Saldanha
Rafhabass
wellrod
hamilton du baixo
edumerino
Lanz
Hard Rock Bass
Raul S.
maya.bassplayer
Thales_Sr
Renan Catito
Ivanov_br
LPResende
Tripa Bass
JAZZigo
Wotan
ayrton_bass
lumen
pc
CG
thom_m
nickpdd
Fabiano_Helenos
Andremoura
Depp
edu_carvalho
drews
Gomba
VictorLuigi
*JAPA* PICKER BASS
mum
The Viper
webercar
CaQuinhO
botti
Rex
Pedroswaldo
Motta
basslave
felix_sjc
PedroVictor
Alencar
Pedro Jack
Caledonian
felipe
Rafael do Baixo
Bill wyman
Aionius
GusVCD
AdrianoBSB
Vlad
DenisLM
magallanes
Maurício_Expressão
Edu Fettermann
Muzak
dibass
Mauricio Luiz Bertola
Lionbass
nandiku
allexcosta
marcelo andrade
Eduardo Chaves
LuCaSbass
Glauco
Cid
Osmar Oliveira
Licas
gobatto
86 participantes

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por Caledonian Qua Dez 29, 2010 10:01 pm

Rafhabass escreveu:
Caledonian escreveu:E sobre esse pedal que o Davi Motta usou?

A música tem vários efeitos, o único efeito que o pedal do vídeo faz é dar o loop, a Boss tem três destes modelos, se não me engano.

O RC-2
Tocando com Palheta - Página 5 Boss-rc-2-loop-station-460-80

O RC-20
Tocando com Palheta - Página 5 BOSS+RC+20XL

E o RC50
Tocando com Palheta - Página 5 Bossrc50

Este último é cheio das artimanhas... Show de bola, procura no youtube por Boss Loop Station Contest que vai tér vários vídeos do pedal, um exemplo:


Sei que estamos desvirtuando o tópico, mas esse assunto é shoooow
Valeu Rapha, muito massa esses pedais de loop da Boss, esse RC-50 é uma beleza e tanto!


____________________________
Clube Cort #007 - Clube Hartke #010 - Clube Fender #017
Caledonian
Caledonian
Membro

Mensagens : 1111
Localização : Florianópolis - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por Jordan de Sá Queiroz Sex Dez 31, 2010 6:39 pm

Nunca toquei de palheta, mas perguntei para o meu professor e ele me disse que o som fica um pouco agudo, meio metalico e com os dedos o som não fica agudo e fica mais intenso. Depois que eu ouvi isso me deu vontade de não tentar usar palheta, ate porque uma das coisas que eu acho bonito no contra baixo é tocar com os dedos, porem eu vou tentar tocar um pouco com palheta para ter uma opinião propria.
Mas se for o que o meu professor disse, eu prefiro tocar com os dedos mesmo (não tenho nada contra com quem usa palheta, é somente uma opinião minha Razz )

____________________________

"The instrument doesn't do the musician, but the musician does the instrument"
Jordan de Sá Queiroz
Jordan de Sá Queiroz
Membro

Mensagens : 73
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por Travis Touchdown Sex Dez 31, 2010 11:32 pm

cara aprendi a toca baixo sozinho e comecei com palheta, desenvolvi técnica ( ou jeito) de tocar com a palheta que eu achava melhor, não é a melhor das técnicas nem a correta, mas é a que eu mais gosto de tocar , hoje faço aula de contrabaixo para aprender poucas coisas que foram impossíveis de se aprender sozinho e meu professor tenta tirar de min a mania de tocar com palheta me passando técnicas de pizzicato e slap, mas não adianta meu futuro é mesmo baixo precision + palheta Very Happy
Travis Touchdown
Travis Touchdown
Membro

Mensagens : 50
Localização : Cruz Alta - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por Rafhabass Sáb Jan 01, 2011 12:34 am

A palheta tem suas técnicas específicas, o baixista do Level 42 (se não me engano) fazia slaps e tocava com palheta, tudo tem seu "jeitinho"!!

____________________________
"music is a language"
Facebook / Twitter / Orkut / Blog / Trabalho recente (2011) - Com banda Metropolle
Rafhabass
Rafhabass
Membro

Mensagens : 1318
Localização : São Paulo / Caraguatatuba - SP

https://www.facebook.com/rafhabass

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por leonardozzz Dom Jan 09, 2011 10:16 pm

dboa cara, acho qe vai do gosto de cada um. toco faz uns 5 meses e já me familiarizei com a palheta e os dedos. depende da musica eu uso os dedos e depende da musica eu uso a palheta. essa é minha opinião,

sou contra às pessoas qe acham 'ridiculo' ou ficam falando m****, nao importa como voce toca, o principal é sair um som bom.

abraços galeraaaa ;]

leonardozzz
Membro

Mensagens : 1
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por Jordan de Sá Queiroz Seg Jan 10, 2011 11:37 am

É mesmo, concordo com você Smile

____________________________

"The instrument doesn't do the musician, but the musician does the instrument"
Jordan de Sá Queiroz
Jordan de Sá Queiroz
Membro

Mensagens : 73
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por The Viper Seg Jan 10, 2011 6:41 pm

Ontem no ensaio ouvi uns comentarios sobre a palheta, mas não to nem ai, eu toco com dedo e com palheta mesmo...E como eu ja disse antes, as vezes parto pra palheta numa parte especifica da musica e etc.

____________________________
FROSTMORNING - http://myspace.com/frostmorning
The VIPER - http://myspace.com/theviperbass

Clube Pedaleiras e Efeitos Digitais #001 - Clube Rock/Metal #022 - Clube Washburn #006 - Clube Nerds, Geeks e Afins #018 - Clube 5 ou mais Cordas #001
The Viper
The Viper
Membro

Mensagens : 842
Localização : Americana, SP

http://www.myspace.com/theviperbass

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por dudamir Qui Jul 14, 2011 2:57 pm

Mandando uma pá, pois achei esta entrevista do Bobby Vega, que ele explica, rapidamente, como ele usa a palheta ...

dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por fheliojr Qui Jul 14, 2011 6:36 pm

^ele tem um metodo soh sobre isso, q, nunca, tah disponivel p/ venda...

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por Kelvin Queiroz Sex Jul 15, 2011 12:12 am

Um baixista ídolo meu que toca de palheta é o Peter Baltes, do Accept.

Desde Balls To The Wall, em 1983, até hoje, passando por vários álbuns, ele sempre tocou de palheta, e toca muito!

____________________________
Clubes: Metal e Rock #86 / Rio de Janeiro #22 / Blues #43 / Jazz Bass #31
Kelvin Queiroz
Kelvin Queiroz
Membro

Mensagens : 346
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por fmt90 Sex Jul 15, 2011 9:16 am

Puxando pro lado dos brazucas, um cara que divide bem o uso de palheta e pizzicato é o Patrick Laplan. Ele até 99 ou 2000 fez parte dos Los Hermanos, depois tocou um tempão com o Biquini Cavadão. Pra verem o cara em ação nas palhetadas é só assistir o DVD Anos 80 vol. 2 do Biquini. Nesse DVD ele usou 2 baixos(salvo engano), um Dingwall e um Fender. Neste último é que ele utiliza palheta. Pesquisem no youtube por Overkill - Biquini Cavadão, aonde eles fizeram uma versão da música do Men at work. Hoje em dia ele tá com uma banda-projeto intitulada Eskimo, muito boa a banda. Também vale a pena escutar!
fmt90
fmt90
Membro

Mensagens : 201
Localização : Aracaju

http://twitter.com/fmt90

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por Fabiano_Helenos Sáb Ago 27, 2011 8:29 pm

gansobass escreveu:Segue abaixo a foto das minhas palhetas, pelo menos as que eu encontrei pra tirar a foto: xD

Tocando com Palheta - Página 5 07102010297

*a Grandona é feita por mim de Madeira,
*a Segunda maior, é de plastico duro, tbm é Handmade xD
*a vermelha abaixo dela, é uma Ferez de 1.00mm, que esta precisando ser apontada Razz
*ao lado dela, outra palheta de madeira, em torno de 3.0mm
*logo depois temos, 2 palhetas NIG, uma de 1.5mm e outra 2.0mm
*acima das NIG tem a Dumlop Big Stubby, que usei poucas vezes, e ja arredondou.
*ao lado da Big stubby, tem a planet waves de 0.69, mole demais pro baixo.
* em baixo da planet waves, tem uma Dunlop Gator 0.96 se não me engano.
*a vermelhinha seguinte não sei a marca, mas é 0.50 ou menos, de tão fina.
*e por ultimo a Lost Dog jazz de 1.14mm que é mto boa pra guitarra, mas deixou a desejar no bass.


eu tinha outras, mas sumiram Oo , inclusive algumas de madeira que eu fiz, das quais eu estou apreciando mto, devido
dar um timbre mais seco, quando se precisa em músicas que vc não quer ouvir o estalar de palheta.

engraçado, reli o topico, e ja não tenho nem a metade dessas palhetas xD
mas eu ainda aprecio mto tocar de palheta, embora toque tbm com pizzicato.
Fabiano_Helenos
Fabiano_Helenos
Membro

Mensagens : 434
Localização : Canela RS

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por Chico78 Sáb Ago 27, 2011 8:46 pm

Comigo acontece algo no mínimo engraçado ou estranho: Fui guitarrista base por uns bons anos, desde a época do colégio até bem pouco tempo atrás, tinha uma ótima palhetada, pois minha influência era hard rock, heavy metal, palhetada "cavalgada" mesmo.
Acontece que quando passei pro baixo, não consigo de maneira alguma tocar com palheta, somente com os dedos. Já tentei com várias palhetas, inclusive de tamanhos diferentes e nada, só vai no dedo mesmo. Mas ainda não desisti, rss

Abraços

____________________________
Precision Bass, pra mim esse é o "cara"!
Chico78
Chico78
Membro

Mensagens : 299
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por Pereira Sáb Ago 27, 2011 9:00 pm

Comecei com palheta pois meus baixistas favoritos usam ela. Depois passei a usar pizzicato, e hoje voltei a ficar quase sempre com a palheta.

Mas o mais estranho mesmo é que toco baixo com palheta e guitarra com os dedos. Comecei com isso depois de escutar Derek Trucks:

https://www.youtube.com/watch?v=sZOBUcnNp04
Pereira
Pereira
Membro

Mensagens : 267
Localização : Americana-SP

https://www.facebook.com/guidpereira

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por AllsBass Sáb Ago 27, 2011 10:59 pm

cara, ei costumava primeiro usar o dedo, depois palheta, e agora estou usando os dois, até porque os dois são ótimas escolhas, uso cada um de acordo com a música tocada, e toco um rock alternativo e uso palheta, e nos covers eu toco igual o baixista para ficar mais parecido ao do baixista da banda que estou fazendo cover.
AllsBass
AllsBass
Membro

Mensagens : 115
Localização : Maceió - Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por Luigi Pantaleoni Qui Dez 01, 2011 1:45 pm

Nunca gostei de palheta e nunca procurei aprender a tocar com ela... isso até o dia que comprei um Rickenbacker, aí foi irresistível... descobri um mundo novo em possibilidades!!

Em suma, perdi o preconceito burro que eu tinha...

____________________________
Pantaleoni
"Você é o responsável pelo groove. Logo, se ninguém na pista estiver dançando, a culpa é sua."
Luigi Pantaleoni
Luigi Pantaleoni
Membro

Mensagens : 173
Localização : Curitiba - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por celsofaf Qui Dez 01, 2011 11:08 pm

Eu tenho tocado um pouco com palheta, ultimamente. Algumas músicas, por causa do timbre que a palhetada proporciona. Outras, porque ainda não dou conta de fazer pizzicato rápido cavalgado por uns 4min a fio sem parar. Evil or Very Mad Espero conseguir um dia.

____________________________
Clube dos Baixistas do Rio de Janeiro #29 -- Clube Cort #62 -- Clube GK Gallien-Krueger #41
celsofaf
celsofaf
Membro

Mensagens : 232
Localização : Rio de Janeiro, RJ (made in Pindamonhangaba)

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por Zubrycky Qui Dez 01, 2011 11:43 pm

Falando por mim mesmo, eu virei um baixista muito melhor quando aprendi a tocar também com palheta. Ao tocar também com essa técnica, um mundo de possibilidades se abriu para mim... Literalmente.

Comecei a tocar com os dedos mas nunca tive preconceito com palheta. No meu caso, eu não tocava com palheta porque ela vivia caindo da minha mão... E para mim, sempre foi mais natural tocar com os dedos.

Aí um dia, vendo alguns vídeos do Black Sabbath, vi que Geezer Butler, meu ídolo máximo ( O baixista que me fez querer virar baixista ), também toca com palheta. Como roubei muitos truques dele ao longo dos anos, bom, pensei comigo mesmo: Por que não roubar mais um truque? Por que não aprender a tocar de uma forma diferente?

Aprendi e foi ótimo. Agora posso variar de técnica sempre que eu quiser, dependendo de como eu me sinto, dependendo de qual tipo de sonoridade eu queira em um determinado momento.

Por isso sempre digo: Se você toca apenas com palheta, aprenda a tocar a mesma linha também com os dedos. Se você toca apenas com os dedos, aprenda a tocar a mesma linha também com palheta.

Saudações,
D.

P.S.: Sobre a palheta que uso, esse é o único modelo que utilizo.

Tocando com Palheta - Página 5 1196

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18986
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por bernardo Sáb Dez 03, 2011 4:57 pm

No momento (alguns meses), estou tirando umas músicas com o Joe Osborn e ele toca com palheta, mas eu tocava tudo pizzicato (ou como quer que seja escrito). Devido a este tópico, resolvi pegar a palheta (hoje) e tentar... Estava na sala estudando, quando minha filha mais nova (13 anos) entrou. Ela toca um pouco de teclado e está começando na guitarra. Desde sempre (circa 1979) não uso palheta no baixo, só na guitarra. Tinha "isso" como "verdade" absoluta, e antes que perguntem, sim eu era preconceituoso. Todo "pimpão", eu mostro a palheta para ela e ela fez uma cara assim: affraid .

Lembrei que falei para ela que baixo não se toca com palheta. Bem, agora já corrigi, e com a ajuda dos amigos, vou derrubando meus preconceitos e verdades absolutas. Obrigado, e desculpem se fugi do assunto. Embarassed
bernardo
bernardo
Membro

Mensagens : 254
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por Jordan de Sá Queiroz Sáb Dez 10, 2011 1:07 pm

Bem...Eu toquei um tempo usando palheta, achei bem legal e tem um som bem interessante. Mas...eu prefiro usar os dedos mesmo, eu acho mais prático, o som também é bem legal e eu acho que tem mais estilo (nada contra palhetas).

____________________________

"The instrument doesn't do the musician, but the musician does the instrument"
Jordan de Sá Queiroz
Jordan de Sá Queiroz
Membro

Mensagens : 73
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por eltonpereira22 Sáb Dez 10, 2011 4:28 pm

Um grande amigo meu produtor daqui de Curitiba (e também baixista) me disse uma vez que sempre tocou com o dedo, mas quando de vez em nunca aparece uma banda de rock ou algo mais rock'n roll, ele precisa tocar com palheta porque dá um punch diferente.

____________________________
"Se voce pensa que a vida é fácil, a vida não é facil não. E se voce acha que ser músico é mole man, ser músico não é mole não" (Arthur Maia)
eltonpereira22
eltonpereira22
Membro

Mensagens : 630
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por Jordan de Sá Queiroz Sáb Dez 10, 2011 6:42 pm

eltonpereira22 escreveu:Um grande amigo meu produtor daqui de Curitiba (e também baixista) me disse uma vez que sempre tocou com o dedo, mas quando de vez em nunca aparece uma banda de rock ou algo mais rock'n roll, ele precisa tocar com palheta porque dá um punch diferente.

Verdade, tem um punch diferente. Na minha opinião tem um som menos "abafado" e um pouco mais "agudo". O que eu acho interessante é o John Myung (Baixista do Dream Theater) tocar sem palheta, porque geralmente quem toca metal usa palheta (além de outros generos também)

____________________________

"The instrument doesn't do the musician, but the musician does the instrument"
Jordan de Sá Queiroz
Jordan de Sá Queiroz
Membro

Mensagens : 73
Localização : Manaus - AM

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por Davi Motta Dom Dez 11, 2011 9:35 am

Jordan de Sá Queiroz escreveu:
eltonpereira22 escreveu:Um grande amigo meu produtor daqui de Curitiba (e também baixista) me disse uma vez que sempre tocou com o dedo, mas quando de vez em nunca aparece uma banda de rock ou algo mais rock'n roll, ele precisa tocar com palheta porque dá um punch diferente.

Verdade, tem um punch diferente. Na minha opinião tem um som menos "abafado" e um pouco mais "agudo". O que eu acho interessante é o John Myung (Baixista do Dream Theater) tocar sem palheta, porque geralmente quem toca metal usa palheta (além de outros generos também)

Só no final do vídeo "The Dark Eternal Night" que vi o Myung tocando de palheta...

____________________________
https://www.youtube.com/davimotta
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por Davi Motta Dom Dez 11, 2011 9:55 am

Também não curtia palheta, mas aprendi a gostar do timbre do baixo com ela. Hoje uso com uma certa frequência, quando quero um timbre mais agudo, com um drive, fica "dumal" o som srsrsr. Uso palheta fina, 1.0 à 1.5, as mais grossas cansam os dedos (será preguiça da minha parte srsrsrsrs)

Tô usando palheta no início...

<iframe width="420" height="280" src="https://www.youtube.com/embed/PtyunxfO_8Q" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Uso palheta no solo - 2:56 (o solo que na música original é de guitarra Razz )

<iframe width="420" height="280" src="https://www.youtube.com/embed/TjKA_x1LFVE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

____________________________
https://www.youtube.com/davimotta
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por fegt5000 Dom Dez 11, 2011 11:15 am

so marcando bom topico!

____________________________
"Tocar nao é simplismente impor melodias com vários instrumentos juntos, mas é saber fazer com que todos parem e ouçam o que a música realmente é, o alimento para a ALMA."
fegt5000
fegt5000
Membro

Mensagens : 180
Localização : São Luis MA

http://www.fegtadventure.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tocando com Palheta - Página 5 Empty Re: Tocando com Palheta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos