Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

+9
JAZZigo
mum
gloliveira
Negromonte
Jãozeiro
Nelson Bass
allexcosta
patriciofernandes
CSergio
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por CSergio Dom Ago 09, 2020 3:38 pm

Eu de novo nas minhas pesquisas Smile

Eu estava procurando umas cordas e por acaso esbarrei com tópicos no TalkBass com dois assuntos que me intrigaram; pra resumir:

a) cordas flatwound exigem mais tensão no braço (se a round é 0.45, a flat 0.40 teria a mesma tensão ou parecida)

b) cordas de aço, desgatam mais os trastes que as de niquel? caso seja verdade, dá pra quantificar isso no tempo (meses, anos)?
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por patriciofernandes Dom Ago 09, 2020 3:40 pm

a pergunta b eu sei responder: depende do material do traste. se o traste é de alpaca, niquel, aço, bronze, etc. e não é possível quantificar ao meu ver, visto que depende de clima, uso, pegada do músico, qualidade da corda, tempo de vida, onde o instrumento é guardado, entre outras coisas
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por allexcosta Dom Ago 09, 2020 4:10 pm

Em geral ambas são verdades.

Não tem como quantificar, mas a corda de aço é consideravelmente mais dura.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por CSergio Sex Ago 14, 2020 2:44 pm

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel C254b410

Mandei vir essas GHS 3025 Precision Flats por 29 dólares mais 7 de frete; vou desbravar o mundo ".045 + aço + flatwound" Smile
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por Nelson Bass Sex Ago 14, 2020 3:13 pm

Onde você comprou CSergio?
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por Jãozeiro Sex Ago 14, 2020 4:16 pm

CSergio escreveu:Mandei vir essas GHS 3025 Precision Flats por 29 dólares mais 7 de frete; vou desbravar o mundo ".045 + aço + flatwound" Smile

Mesmo com o dólar por volta de R$ 5,40 e mesmo com todas as tributações possíveis você vai pagar ainda mais barato do que comprar aqui. No ML essa corda tá por 355 reais. Chega a ser impressionante.

Pra quem compra à vista, importar é a melhor opção.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por CSergio Sex Ago 14, 2020 4:53 pm

Nelson Bass escreveu:Onde você comprou CSergio?

Strings by Mail; conheci a loja aqui no fórum.

Jãozeiro escreveu:
CSergio escreveu:Mandei vir essas GHS 3025 Precision Flats por 29 dólares mais 7 de frete; vou desbravar o mundo ".045 + aço + flatwound" Smile

Mesmo com o dólar por volta de R$ 5,40 e mesmo com todas as tributações possíveis você vai pagar ainda mais barato do que comprar aqui. No ML essa corda tá por 355 reais. Chega a ser impressionante.

Pra quem compra à vista, importar é a melhor opção.

Sim, absurdo; estava olhando as D'addario Chromes por lá, U$ 40, no Mercado Livre, R$ 500-600; é como já postaram aqui no FCbr: "é difícil ser músico com os preços de corda no Brasil".
A minha compra anterior em fevereiro na loja foram 2 jogos de cordas para guitarra e não foi tributado, espero dar essa sorte de novo.

Eu tinha separado algumas .040 e .045 para escolha final e fui eliminando; tinha incluído também RotoSound mas o modelo que queria e de escala longa não tinha lá; talvez pegasse as La Bella, mas como tinha acabado o estoque, fui de GHS.

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel SBM-Strings
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por Negromonte Qui Out 08, 2020 5:24 am

Comprar Flatwounds por aqui é praticamente impossível...
Normalmente, Flatwounds não desgasta os trastes como roundwounds.
Em minha última viagem para a América, comprei algumas diferentes marcas de Flatwounds para testes/comparações e fiquei muito intrigado com a diferença tão grande entre elas, desde construção e timbre.
Curiosamente e sem perceber, meus baixos acabaram com LaBella. Cada um com uma tensão /modelo diferente.
Particularmente, não curti nenhuma dessas marcas: Dunlop, GHS, DR, Rotosound, Ernie Ball e Daddario Chromes (as antigas são mais legais, até 2010)
Negromonte
Negromonte
Membro

Mensagens : 5
Localização : Belo Horizonte, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por gloliveira Qui Out 08, 2020 11:04 am

CSérgio e Allex

Vocês saberiam dizer quanto em kg uma flatwound 045 tem mais tensão que uma roundwound da mesma espessura (não tenho certeza se fiz a pergunta da maneira correta)?

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por gloliveira Qui Out 08, 2020 11:11 am

Pessoal

Desculpem-me minha distração.

Serei muito grato a qualquer colega que queira responder.

Obrigado.

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por mum Qui Out 08, 2020 11:26 am

gloliveira escreveu:CSérgio e Allex

Vocês saberiam dizer quanto em kg uma flatwound 045 tem mais tensão que uma roundwound da mesma espessura (não tenho certeza se fiz a pergunta da maneira correta)?

Um jogo de Daddarios 45-100 roundwound tem apx 75kg de tensão. Um jogo de Daddario Flat 45-100 tem apx 90kg.

No site deles tem as tabelas de tensão para comparação:
Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Captur48
Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Captur49
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por gloliveira Qui Out 08, 2020 11:30 am

Mum

Muito obrigado!!!

É uma diferença considerável!

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por JAZZigo Qui Out 08, 2020 3:54 pm

^
Se procura flats com baixa tensão, sugiro as Thomastik-Infeld Jazz.

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel 2019111316594822443
Thomastik-Infeld JF344 Jazz Flat Wound Long Scale Bass Strings
Made in Austria

https://www.thomastik-infeld.com/

G (.043''): 16,80kg
D (.056''): 17,00kg
A (.070''): 14,20kg
E (.100''): 15,60kg
Total: 63,60kg

Timbre e pegada deliciosos... as melhores flats que conheço. Recomendo! Wink


Última edição por JAZZigo em Qui Out 08, 2020 5:05 pm, editado 1 vez(es)
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por gloliveira Qui Out 08, 2020 4:26 pm

Obrigado, JAZZigo

Vou consultar as postagens do pessoal sobre a compra de cordas no exterior. Vou seguir sua sugestão.

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por JAZZigo Qui Out 08, 2020 5:08 pm

ˆ
A Encorda é revendedora autorizada Thomastik-Infeld no Brasil. Vide: https://www.encorda.com.br/
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Out 08, 2020 5:39 pm

Ao colocar flets num baixo que está com round, devo esperar que uma regulagem no tensor se fará necessária depois? Ou depende de baixo pra baixo?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por gloliveira Qui Out 08, 2020 5:51 pm

JAZZigo escreveu:ˆ
A Encorda é revendedora autorizada Thomastik-Infeld no Brasil. Vide: https://www.encorda.com.br/

Obrigado mais uma vez, Mestre.

Eu vi pelas postagens do pessoal sobre cordas compradas no exterior que existe uma taxação sobre compras acima de 50,00 trumps. Nesse caso, entre valor das cordas e postagem daria 74,00 dólares. Realmente fica inviável.

Vou consultar sua recomendação.

Obrigado.

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por JAZZigo Qui Out 08, 2020 6:17 pm

Breno_Barnabe escreveu:Ao colocar flets num baixo que está com round, devo esperar que uma regulagem no tensor se fará necessária depois? Ou depende de baixo pra baixo?
Geralmente sim, mas claro que alguns baixos reagirão mais ou menos que outros a diferentes tensões de cordas.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Edão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por gloliveira Sex Out 09, 2020 6:35 pm

JAZZigo boa noite

Você conhece essa loja https://www.musimed.com.br/encordoamento-para-baixo-eletrico-jazz-thomastik-jf-344-flat-wound-p56427/ ? Ela é de Brasília. Na Encordas, aquele modelo da Thomastik está em falta.

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por CSergio Sáb Out 10, 2020 2:04 pm



Entonces, peguei mesmo as Precision Flats da GHS; tava com receio da tensão ser muito maior por causa da construção das cordas, mas não ocorreu isso; por via das dúvidas peguei o jogo 3025, tensão leve 045-060-075-095.

Talvez a tensão seja até maior, mas nada que seja muito perceptível; acho que entra também a qualidade da marca, do modelo, construção, etc, etc.

* edit: adicionei uns efeitos no video, mas o programa cortou a qualidade, abaixo está em fullhd + 60fps; o acima é só fulld



gloliveira escreveu:JAZZigo boa noite

Você conhece essa loja https://www.musimed.com.br/encordoamento-para-baixo-eletrico-jazz-thomastik-jf-344-flat-wound-p56427/ ? Ela é de Brasília. Na Encordas, aquele modelo da Thomastik está em falta.

Dessas cordas falam muito bem; mas o valor é meio proibitivo pra mim, poderia até pegar, mas meu escorpião de estimação no bolso, não deixa Laughing

Mas o valor está até em conta, pois na Strings by Mail elas estão U$ 66, e mais o frete, talvez U$ 6, se comparar sai pouca coisa mais caro, mas pode parcelar nessa loja que você postou.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por JAZZigo Sáb Out 10, 2020 5:19 pm

gloliveira escreveu:JAZZigo boa noite

Você conhece essa loja https://www.musimed.com.br/encordoamento-para-baixo-eletrico-jazz-thomastik-jf-344-flat-wound-p56427/ ? Ela é de Brasília. Na Encordas, aquele modelo da Thomastik está em falta.
Sim, o dono é o velho Bohumil Med, trompista tcheco, fui aluno dele na UnB, o melhor professor de música que já tive.

JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

dibass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por fheliojr Sáb Out 10, 2020 7:29 pm

Jazz, a flatwound mais "brilhante" que vc já usou foi a Rotosound 77?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por gloliveira Sáb Out 10, 2020 8:50 pm

CSergio escreveu:

Entonces, peguei mesmo as Precision Flats da GHS; tava com receio da tensão ser muito maior por causa da construção das cordas, mas não ocorreu isso; por via das dúvidas peguei o jogo 3025, tensão leve 045-060-075-095.

Você gostou da sonoridade e da tocabilidade desse encordoamento?


Talvez a tensão seja até maior, mas nada que seja muito perceptível; acho que entra também a qualidade da marca, do modelo, construção, etc, etc.

Estou preocupado com isso. Hoje fui atrás de umas roundwound mais leves sendo 0.45, mas nada. O headstock do meu precision inclinou mesmo um pouco para frente. Essas Labella são pesadas. Fico imaginando aquelas do James Jamerson, que eram 0.52.


* edit: adicionei uns efeitos no video, mas o programa cortou a qualidade, abaixo está em fullhd + 60fps; o acima é só fulld



Você está com o Tone no zero? Gostei muito do timbre. Precision Bass é uma coisa incrível. Simples, mas muito agradável.

Dessas cordas falam muito bem; mas o valor é meio proibitivo pra mim, poderia até pegar, mas meu escorpião de estimação no bolso, não deixa Laughing

Mas o valor está até em conta, pois na Strings by Mail elas estão U$ 66, e mais o frete, talvez U$ 6, se comparar sai pouca coisa mais caro, mas pode parcelar nessa loja que você postou.

Realmente, fiz esse cálculo. Bota preço proibitivo nisso. Mas acho que vou ter de pegar essas mesmo. Ótima indicação do JAZZigo.

Obrigado, CSergio

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por gloliveira Sáb Out 10, 2020 8:53 pm

JAZZigo escreveu:
gloliveira escreveu:JAZZigo boa noite

Você conhece essa loja https://www.musimed.com.br/encordoamento-para-baixo-eletrico-jazz-thomastik-jf-344-flat-wound-p56427/ ? Ela é de Brasília. Na Encordas, aquele modelo da Thomastik está em falta.
Sim, o dono é o velho Bohumil Med, trompista tcheco, fui aluno dele na UnB, o melhor professor de música que já tive.


Vou comprar lá mesmo.

Obrigado, JAZZigo.

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por JAZZigo Sáb Out 10, 2020 11:37 pm

fheliojr escreveu:Jazz, a flatwound mais "brilhante" que vc já usou foi a Rotosound 77?
up
Sim. Acredito que seja graças à liga de monel no wrap.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por JAZZigo Sáb Out 10, 2020 11:39 pm

gloliveira escreveu:Vou comprar lá mesmo.

Obrigado, JAZZigo.
up
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por CSergio Dom Out 11, 2020 8:47 am

gloliveira escreveu:
Você gostou da sonoridade e da tocabilidade desse encordoamento?

Sim, gostei, timbre mais grave, fechado, comparando com as cordas velhas que estavam nesse Squier, e as cordas originais do outro baixo um Tagima TW65.
Tocabilidade legal, não é pesada, não precisa fazer força pro som sair, conforto no toque aos dedos... é corda de aço, mas parece ser coated, tipo uma capa plástica que envolve o encordoamento, não sei bem explicar o que é; no site da GHS tem essa descrição de "acabamento suave acetinado":




gloliveira escreveu:Estou preocupado com isso. Hoje fui atrás de umas roundwound mais leves sendo 0.45, mas nada. O headstock do meu precision inclinou mesmo um pouco para frente. Essas Labella são pesadas. Fico imaginando aquelas do James Jamerson, que eram 0.52.

La Bella flat ou round? Qual calibre das cordas?
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por CSergio Dom Out 11, 2020 8:52 am

gloliveira escreveu:Você está com o Tone no zero? Gostei muito do timbre. Precision Bass é uma coisa incrível. Simples, mas muito agradável.

Provavelmente no baixo o tone tava perto de 100% fechado tongue Wink
Já no amplificador estava desse jeito: grave flat (no meio, posição 12h), médios na posição 9hs (bem pouco), agudo fechado.

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Youtu-be-S7-R-Db-Duw-Zo
Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel B-Duw-Zovvvs

Gosto de usar um pedal equalizador/preamp da Landscape pra regular mais o grave.
Não é lá essas coisas, mas dá pro gasto, eu tinha tirado para fazer um review desse conjunto Oneal, que tô devendo faz tempo (ainda não fiz porque não tenho muito saco hoje em dia pra ficar editando vídeo, corta daqui, junta dali, etc... antes era mais fácil quando o próprio Youtube tinha uma ferramenta pra fazer isso, mas eliminaram ela)
Me gravar tocando uma música é mais fácil... errei algumas notas? paro, recomeço 2 ou 3 vezes, se erro mais que isso eu paro, vejo onde tô errando e tento outro dia rsrsr.

gloliveira escreveu:
Obrigado, CSergio
up playing
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por fheliojr Seg Out 12, 2020 8:44 pm

JAZZigo escreveu:
fheliojr escreveu:Jazz, a flatwound mais "brilhante" que vc já usou foi a Rotosound 77?
up
Sim. Acredito que seja graças à liga de monel no wrap.

Obrigado, Jazz. Assim q possível, acho q comprarei estas cordas, para testá-las.

up up up
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por CSergio Qua Out 14, 2020 12:43 am

Li em algum lugar que as flat da D'Addario também seriam um pouco brilhantes, as XL Chromes (não lembro se foi aqui no FCBr ou no Talk Bass).
De inicio pensei nas D'Addario mas fechei com as GHS por serem U$ 28,9, ou seja 11 dólares mais baratas que as D'Addario.

Já as Rotosound RS77LD, estavam U$ 29,9 só não peguei elas porquê a tensão era informada como média, contra tensão leve das GHS; fica pro futuro experimentar essas Rotosound.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por Marvis Sex Mar 12, 2021 12:51 am

Flat testei só daddario e labella (só uso no meu Hofner CT). Parei de usar daddario depois que peguei a labella. São bem caras mas duram muito e são melhores em tudo comparadas as daddario (na minha opinião).
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por CSergio Sex Mar 12, 2021 1:21 pm


Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel 7c5f814156e48888e63be940f3624ae1

Pedi um jogo de La Bella 760fm, vai custar U$ 47 Bidens, já com frete.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por Marvis Sex Mar 26, 2021 4:43 pm

CSergio escreveu:
Pedi um jogo de La Bella 760fm, vai custar U$ 47 Bidens, já com frete.

Excelente escolha...e desfrute delas pela próxima década Laughing
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por gloliveira Sex Mar 26, 2021 5:41 pm

CSergio escreveu:
Pedi um jogo de La Bella 760fm, vai custar U$ 47 Bidens, já com frete.

CSergio essas são parecidas com as do James Jamerson?

Vou esperar seu pedido chegar para saber se ainda estão taxando. Pretendo comprar umas flats de baixa tensão.

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por Marvis Sex Mar 26, 2021 5:50 pm

gloliveira escreveu:
CSergio escreveu:
Pedi um jogo de La Bella 760fm, vai custar U$ 47 Bidens, já com frete.

CSergio essas são parecidas com as do James Jamerson?

Vou esperar seu pedido chegar para saber se ainda estão taxando. Pretendo comprar umas flats de baixa tensão.

Ele usava La Bella heavy-gauge (.052-.110) que, supostamente, nunca teria trocado.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por gloliveira Sex Mar 26, 2021 5:56 pm

Marvis escreveu:
gloliveira escreveu:
CSergio escreveu:
Pedi um jogo de La Bella 760fm, vai custar U$ 47 Bidens, já com frete.

CSergio essas são parecidas com as do James Jamerson?

Vou esperar seu pedido chegar para saber se ainda estão taxando. Pretendo comprar umas flats de baixa tensão.

Ele usava La Bella heavy-gauge (.052-.110) que, supostamente, nunca teria trocado.

Essas cordas devem ser bem "pesadas". Tenho um jogo 0.45 aqui e já acho que o diâmetro é bem mais largo que uma 0.45 roundwood, o que implica certo desconforto ao tocar. Em compensação, o som dessas aí...

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por CSergio Sex Mar 26, 2021 9:49 pm

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Download

Isso... são essas La Bella que ele usava.
Pensei em pedir elas, é o mesmo preço em Us$, mas fiquei com receio da tensão heavy; achei melhor ter uma primeira experiência com La Bella numa tensão menor bounce bora ver como o Tw66 vai reagir, daqui a cerca de um mês (já está a caminho lá dos EUA).

Alguém aqui do FCBr teve delas e achou a tensão pesada; e também comentou que visualmente pareceu que o braço do baixo meio que envergou ehehehe.

* edit1: que burro eu, não vi que o depoimento foi neste tópico  Rolling Eyes  Smile
* edit2: tive a falta de sorte da corda G das GHS quebrar, tinha colocado num Squier precision... com jeitinho pedir pra loja SBM se podiam me ajudar, só me pediram uma foto da corda quebrada e mandaram em cortesia junto com as La Bella uma corda avulsa; não ficou claro se é da mesma GHS flat, só vou descobrir quando chegar.

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel IMG-20210311-171640
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por gloliveira Sáb Mar 27, 2021 12:22 am

^ Acho que fui eu que falei que deu uma leve empenada no headstock. A tensão delas é maior do que as das roundwound. Pode ser que aconteça a mesma coisa no seu Tagima. Ou não.

Essa do Jamerson ia dar uma boa diferença para uma tradicional 0.45.

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por Marvis Sáb Mar 27, 2021 1:46 am

Uso labella 0.50 no meu Hofner e acho de boa, mas é uma série específica para Hofner. Considero o Hofner relativamente frágil mas não tive nenhum problema de nada empenando (me surpreenderia se tivesse com cordas feitas pra ele).Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Screen21
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por CSergio Sáb Mar 27, 2021 8:28 am

Lembrei de um amigo me comentar, que um conhecido dele comprou corda Ernie Ball de guitarra, de aço; as cordas afundaram os trastes, comeu legal Suspect affraid

gloliveira escreveu:^ Acho que fui eu que falei que deu uma leve empenada no headstock. A tensão delas é maior do que as das roundwound. Pode ser que aconteça a mesma coisa no seu Tagima. Ou não.

Essa do Jamerson ia dar uma boa diferença para uma tradicional 0.45.

Sim, lembrei desse seu feedback; vamos ver como vai ficar; se não envergar demais e não trazer problemas pro tensor, pra mim estará de boa.

Marvis escreveu:Uso labella 0.50 no meu Hofner e acho de boa, mas é uma série específica para Hofner. Considero o Hofner relativamente frágil mas não tive nenhum problema de nada empenando (me surpreenderia se tivesse com cordas feitas pra ele).

Ia fazer uma cagada master nessa compra; já de tempos queria comprar La Bella e seria dessa serie dos Hofner, escala longa e etc; dai o Jazzigo comentou que não daria certo, as La Bella Beatle Bass são para Hofner.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por Jãozeiro Sáb Mar 27, 2021 9:46 am

CSergio escreveu:Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Download

Isso... são essas La Bella que ele usava.
Pensei em pedir elas, é o mesmo preço em Us$, mas fiquei com receio da tensão heavy; achei melhor ter uma primeira experiência com La Bella numa tensão menor bounce bora ver como o Tw66 vai reagir

Uso Ernie Ball Flatwound .050 no Tagima Tw66 há exatos 12 meses e nunca aconteceu nada com o braço.
O braço do meu se move independente da tensão das cordas...qualquer mínima mudança de temperatura ele se move, tanto no sentido de ficar côncavo quanto convexo, seja usando cordas .035 ou .055.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por gloliveira Sáb Mar 27, 2021 11:07 am

Jãozeiro escreveu:
CSergio escreveu:Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Download

Isso... são essas La Bella que ele usava.
Pensei em pedir elas, é o mesmo preço em Us$, mas fiquei com receio da tensão heavy; achei melhor ter uma primeira experiência com La Bella numa tensão menor bounce bora ver como o Tw66 vai reagir

Uso Ernie Ball Flatwound .050 no Tagima Tw66 há exatos 12 meses e nunca aconteceu nada com o braço.
O braço do meu se move independente da tensão das cordas...qualquer mínima mudança de temperatura ele se move, tanto no sentido de ficar côncavo quanto convexo, seja usando cordas .035 ou .055.

Na minha reduzida experiência e pouco conhecimento, essa tensão vai puxar um pouco para frente na instalação e nas horas seguintes. Aí é o ajuste do tensor.

Essas Labella que eu instalei, puxaram um pouco, coisa mínima o headstock do Squier para frente, que tinha 0.45. Percebi porque o contrabaixo era novo. Só por isso.

Eu as retirei do Squier. Coloquei um jogo de roundwood D'Addario 0.40. Como disse o Bertola num tópico que li, o Precision perdeu um pouco de peso.

Aí fiz a experiência de colocar num Jazz Bass da SX. O som ficou legal. Como era esperado puxou o braço um pouco para frente. Fiz o ajuste.

Ontem tirei as Labella dele. Estava com saudade do timbre tradicional do Jazz Bass.

Concluindo, a Labella tem essas cordas mais grossas com Tensões menores: "Low tension flats".

https://www.labella.com/products/ltf-4a-m-low-tension-flats-42-100-medium-scale/

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por gloliveira Sáb Mar 27, 2021 11:11 am

Complementando, o Squier, sempre de tempos em tempos, precisa de ajuste, mesmo com a 0.40. A madeira é maple. Então, alguns braços devem ser mais suscetíveis que outros nesse aspecto.

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por Marvis Sáb Mar 27, 2021 11:19 am

Jãozeiro escreveu:
CSergio escreveu:

Isso... são essas La Bella que ele usava.
Pensei em pedir elas, é o mesmo preço em Us$, mas fiquei com receio da tensão heavy; achei melhor ter uma primeira experiência com La Bella numa tensão menor bounce bora ver como o Tw66 vai reagir

Uso Ernie Ball Flatwound .050 no Tagima Tw66 há exatos 12 meses e nunca aconteceu nada com o braço.
O braço do meu se move independente da tensão das cordas...qualquer mínima mudança de temperatura ele se move, tanto no sentido de ficar côncavo quanto convexo, seja usando cordas .035 ou .055.

Jão, você sabe dizer qual madeira usam nesse braço do tw66 e se tem longarina?
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por CSergio Sáb Mar 27, 2021 11:45 am

Não sou o Jão, mas do site da Tagima = braço e escala em maple; questão de longarina não sei informar.

Com as cordas originais esse Precision já acho legal, com flats deve ficar indecente Smile final do ano passado tive oportunidade de botar dois lado a lado (na foto, a diferença na altura é devido aos suportes diferentes).

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel IMG-20201229-115452
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por Marvis Sáb Mar 27, 2021 5:25 pm

Acho interessante isso de ver madeiras quando há relatos de muita sensibilidade climática (necessidade contínua de ajustes).

Acho muito legal esse amarelo, "retrô".
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por kattastroff Sáb Mar 27, 2021 7:32 pm

Marvis escreveu:Acho interessante isso de ver madeiras quando há relatos de muita sensibilidade climática (necessidade contínua de ajustes).

Acho muito legal esse amarelo, "retrô".

Acredito que o tipo de madeira usada não é o único parâmetro, pois dois lotes de maple diferentes podem ter densidades muito diferentes, e acho que até o corte se é feito na direção dos veios ou não influencia na rigidez (li isso aqui no fórum, não especificamente sobre maple). E imagino que a qualidade do tensor possa ter uma influência também.

Esse amarelo é a cor mais bonita do TW66 na minha opinião hehe. Não gosto muito do escudo branco do sunburst, se eu tivesse um tiraria o escudo ou tentaria conseguir um preto. Sou fã dos baixos de entrada da Tagima hehe, tenho um TJB4 e um XB21.

Inclusive o TJB4 tem braço e escala em maple também, e não sinto sensibilidade climática (mas aí pode ser leiguice minha Razz ).
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por Marvis Sáb Mar 27, 2021 8:37 pm

kattastroff escreveu:
Marvis escreveu:Acho interessante isso de ver madeiras quando há relatos de muita sensibilidade climática (necessidade contínua de ajustes).

Acho muito legal esse amarelo, "retrô".

Acredito que o tipo de madeira usada não é o único parâmetro, pois dois lotes de maple diferentes podem ter densidades muito diferentes, e acho que até o corte se é feito na direção dos veios ou não influencia na rigidez (li isso aqui no fórum, não especificamente sobre maple). E imagino que a qualidade do tensor possa ter uma influência também.

Esse amarelo é a cor mais bonita do TW66 na minha opinião hehe. Não gosto muito do escudo branco do sunburst, se eu tivesse um tiraria o escudo ou tentaria conseguir um preto. Sou fã dos baixos de entrada da Tagima hehe, tenho um TJB4 e um XB21.

Inclusive o TJB4 tem braço e escala em maple também, e não sinto sensibilidade climática (mas aí pode ser leiguice minha Razz ).

Sim, um tensor que segura bem a onda conta, e é bem verdade isso da densidade mudar bastante entre peças de uma mesma espécie. Estava falando ontem com o Samuel da S. Martyn sobre isso, inclusive (no caso, sobre freijó x marupá).

Tagima melhorou muito...quando comecei a tocar e não tinha ainda condições de adquirir nada mais caro, iniciei com um squier jazz daqueles califonia series (de basswood). Hoje, provavelmente iniciaria com um Tagima.

Você sabe se a Tagima tá usando maple mesmo ou é pau marfim? Já vi luthier falando que pau marfim (nosso "maple nacional") costuma (dependendo do corte, etc) ser ainda mais estável que o maple mesmo.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por kattastroff Sáb Mar 27, 2021 8:42 pm

Marvis escreveu:Você sabe se a Tagima tá usando maple mesmo ou é pau marfim? Já vi luthier falando que pau marfim (nosso "maple nacional") costuma (dependendo do corte, etc) ser ainda mais estável que o maple mesmo.

Acredito que é maple mesmo pois esses instrumentos de entrada são fabricados na China, aí acho que usam madeiras mais "internacionais". Já os modelos top de linha são fabricados no Brasil com madeiras nacionais.
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Marvis gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por CSergio Dom Mar 28, 2021 12:12 am

kattastroff escreveu:
Marvis escreveu:Acho interessante isso de ver madeiras quando há relatos de muita sensibilidade climática (necessidade contínua de ajustes).

Acho muito legal esse amarelo, "retrô".

Acredito que o tipo de madeira usada não é o único parâmetro, pois dois lotes de maple diferentes podem ter densidades muito diferentes, e acho que até o corte se é feito na direção dos veios ou não influencia na rigidez (li isso aqui no fórum, não especificamente sobre maple). E imagino que a qualidade do tensor possa ter uma influência também.

Esse amarelo é a cor mais bonita do TW66 na minha opinião hehe. Não gosto muito do escudo branco do sunburst, se eu tivesse um tiraria o escudo ou tentaria conseguir um preto. Sou fã dos baixos de entrada da Tagima hehe, tenho um TJB4 e um XB21.

Inclusive o TJB4 tem braço e escala em maple também, e não sinto sensibilidade climática (mas aí pode ser leiguice minha Razz ).

O Sunburst é do pai de um amigo, que estava meio sujinho; final do ano passado me ofereci pra dar um grau (até postei no tópico de limpeza ~> link).
O amarelo é o meu, a cor se chama Butterscotch; os TW66, só tem essas 2 cores mesmo.

Marvis escreveu:

Sim, um tensor que segura bem a onda conta, e é bem verdade isso da densidade mudar bastante entre peças de uma mesma espécie. Estava falando ontem com o Samuel da S. Martyn sobre isso, inclusive (no caso, sobre freijó x marupá).

Tagima aqui comigo também tem essa coisa de começar a trastejar quando tem variação de temperatura, um dia tá muito quente, no outro tá mais ameno.

Quando vc comentou longarina, fiquei com jeito de "what the hell is longarina?" scratch mas já imaginei "deve ser outro nome para tensor" Smile
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos