Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

+9
JAZZigo
mum
gloliveira
Negromonte
Jãozeiro
Nelson Bass
allexcosta
patriciofernandes
CSergio
13 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por Marvis Dom Mar 28, 2021 12:49 am

CSergio escreveu:
kattastroff escreveu:
Marvis escreveu:Acho interessante isso de ver madeiras quando há relatos de muita sensibilidade climática (necessidade contínua de ajustes).

Acho muito legal esse amarelo, "retrô".

Acredito que o tipo de madeira usada não é o único parâmetro, pois dois lotes de maple diferentes podem ter densidades muito diferentes, e acho que até o corte se é feito na direção dos veios ou não influencia na rigidez (li isso aqui no fórum, não especificamente sobre maple). E imagino que a qualidade do tensor possa ter uma influência também.

Esse amarelo é a cor mais bonita do TW66 na minha opinião hehe. Não gosto muito do escudo branco do sunburst, se eu tivesse um tiraria o escudo ou tentaria conseguir um preto. Sou fã dos baixos de entrada da Tagima hehe, tenho um TJB4 e um XB21.

Inclusive o TJB4 tem braço e escala em maple também, e não sinto sensibilidade climática (mas aí pode ser leiguice minha Razz ).

O Sunburst é do pai de um amigo, que estava meio sujinho; final do ano passado me ofereci pra dar um grau (até postei no tópico de limpeza ~> link).
O amarelo é o meu, a cor se chama Butterscotch; os TW66, só tem essas 2 cores mesmo.

Marvis escreveu:

Sim, um tensor que segura bem a onda conta, e é bem verdade isso da densidade mudar bastante entre peças de uma mesma espécie. Estava falando ontem com o Samuel da S. Martyn sobre isso, inclusive (no caso, sobre freijó x marupá).

Tagima aqui comigo também tem essa coisa de começar a trastejar quando tem variação de temperatura, um dia tá muito quente, no outro tá mais ameno.

Quando vc comentou longarina, fiquei com jeito de "what the hell is longarina?" scratch mas já imaginei "deve ser outro nome para tensor" Smile

Cara, longarina é uma pequena linha de madeira que às vezes é colocada na madeira dos braços. Em tese, ela ajuda a reforçar o braço (dependendo do tipo), ou só por estética mesmo. Madeiras como roxinho são muito usadas nisso.

Exemplo:Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 D_nq_n10
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por CSergio Dom Mar 28, 2021 9:57 am

Mais uma coisa aprendida no FCbr, longarina.

Então não tem; os Tagima Woodstock que peguei nenhum tinha; o SX que já tive nas mãos, esse tem.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Marvis gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por Jãozeiro Dom Mar 28, 2021 5:04 pm

Marvis escreveu:
Jãozeiro escreveu:
CSergio escreveu:

Isso... são essas La Bella que ele usava.
Pensei em pedir elas, é o mesmo preço em Us$, mas fiquei com receio da tensão heavy; achei melhor ter uma primeira experiência com La Bella numa tensão menor bounce bora ver como o Tw66 vai reagir

Uso Ernie Ball Flatwound .050 no Tagima Tw66 há exatos 12 meses e nunca aconteceu nada com o braço.
O braço do meu se move independente da tensão das cordas...qualquer mínima mudança de temperatura ele se move, tanto no sentido de ficar côncavo quanto convexo, seja usando cordas .035 ou .055.

Jão, você sabe dizer qual madeira usam nesse braço do tw66 e se tem longarina?

Ah, sim, é maple (pelo menos consta), como disse o Sergio, sem longarina ou algum reforço visível.

Esse negócio de braço temperamental já ouvi dizer em outros instrumentos até bem caros (tipo Music Man). Lembro que no começo eu ficava incucado, mas hoje em dia não ligo. Um outro Tagima Woodstock que eu tinha era bem mais estável.


Última edição por Jãozeiro em Dom Mar 28, 2021 5:10 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Marvis gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por Jãozeiro Dom Mar 28, 2021 5:09 pm

kattastroff escreveu:
Esse amarelo é a cor mais bonita do TW66 na minha opinião hehe. Não gosto muito do escudo branco do sunburst, se eu tivesse um tiraria o escudo ou tentaria conseguir um preto. Sou fã dos baixos de entrada da Tagima hehe, tenho um TJB4 e um XB21.

Também gosto, hehe. Mas a Tagima varia as tonalidades de butterscotch dela: tem alguns Tw66 butterscotch que são laranja, outros mais caramelo mesmo. O meu é igual ao do Sérgio, mais pro amarelo:

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 IMG-5744

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 IMG-5728

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 IMG-5719
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Cantão, CSergio, Marvis e kattastroff gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por kattastroff Dom Mar 28, 2021 5:28 pm

^
Rapaz, mesmo sendo um baixo barato, eu não teria coragem de encostar ele na calçada ou no asfalto assim hahaha. Mas as fotos ficaram lindas!

Esses tempos atrás eu tava procurando um p-bass baratinho, mas antes de conseguir testar um TW66 ou um TW65 acabei pegando na mão o XB21 e gostei muito da pegada "moderna" dele (braço mais fino, 24 trastes, levíssimo). Porém tô quase vendendo o XB21 pra um amigo por que eu queria de outra cor hahaha (é meio frescura, mas queria um baixo visualmente mais diferente do meu TJB4 e os dois são naturais), aí tava pensando em comprar outro XB21 metallic deep orange. Tô tentado a caçar uns TW66 e TW65 aqui na minha região pra testar antes disso, mas tá complicado sair de casa "desnecessariamente" assim né Sad
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por CSergio Dom Mar 28, 2021 5:33 pm

Pois é; já vi algumas variações dessa cor Butterscoth no Tw66, uns mais escuros, outros mais claros como o meu e do Jão.

Escolha de baixo é algo pessoal; entre Tw65 x Tw66, em 2019 eu escolhi o 65; hoje eu pegaria o 66 por gostar mais do som old school, que no 66 é mais fácil de tirar e mais gostoso.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por gloliveira Dom Mar 28, 2021 5:35 pm

Jãozeiro, quase tive uma síncope aqui. Mas as fotos ficaram demais!

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por CSergio Dom Mar 28, 2021 5:47 pm

Jão sabe fazer foto e video; já a minha melhor foto do 66 Rolling Eyes fica longe das composições de foto dele ehehe.

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 1

Voltando ao tópico, questão das La Bella Deep Talking, devo receber daqui a umas 3 a 4 semanas bounce talvez mande também pro luthier blindar e dar um talento na regulagem.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

heenrique_bass e Marvis gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por CSergio Sáb maio 29, 2021 11:51 pm

Jãozeiro escreveu:
CSergio escreveu:

Isso... são essas La Bella que ele usava.
Pensei em pedir elas, é o mesmo preço em Us$, mas fiquei com receio da tensão heavy; achei melhor ter uma primeira experiência com La Bella numa tensão menor bounce bora ver como o Tw66 vai reagir

Uso Ernie Ball Flatwound .050 no Tagima Tw66 há exatos 12 meses e nunca aconteceu nada com o braço.
O braço do meu se move independente da tensão das cordas...qualquer mínima mudança de temperatura ele se move, tanto no sentido de ficar côncavo quanto convexo, seja usando cordas .035 ou .055.

gloliveira escreveu:
Jãozeiro escreveu:
CSergio escreveu:

Isso... são essas La Bella que ele usava.
Pensei em pedir elas, é o mesmo preço em Us$, mas fiquei com receio da tensão heavy; achei melhor ter uma primeira experiência com La Bella numa tensão menor bounce bora ver como o Tw66 vai reagir

Uso Ernie Ball Flatwound .050 no Tagima Tw66 há exatos 12 meses e nunca aconteceu nada com o braço.
O braço do meu se move independente da tensão das cordas...qualquer mínima mudança de temperatura ele se move, tanto no sentido de ficar côncavo quanto convexo, seja usando cordas .035 ou .055.

Na minha reduzida experiência e pouco conhecimento, essa tensão vai puxar um pouco para frente na instalação e nas horas seguintes. Aí é o ajuste do tensor.

Essas Labella que eu instalei, puxaram um pouco, coisa mínima o headstock do Squier para frente, que tinha 0.45. Percebi porque o contrabaixo era novo. Só por isso.

Eu as retirei do Squier. Coloquei um jogo de roundwood D'Addario 0.40. Como disse o Bertola num tópico que li, o Precision perdeu um pouco de peso.

Aí fiz a experiência de colocar num Jazz Bass da SX. O som ficou legal. Como era esperado puxou o braço um pouco para frente. Fiz o ajuste.

Ontem tirei as Labella dele. Estava com saudade do timbre tradicional do Jazz Bass.

Concluindo, a Labella tem essas cordas mais grossas com Tensões menores: "Low tension flats".

https://www.labella.com/products/ltf-4a-m-low-tension-flats-42-100-medium-scale/

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 IMG-20210426-123406
Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 IMG-20210426-214955
Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 IMG-20210426-215007

Dando feed ao tópico: mês passado coloquei no TW66 as flat da La Bella, linha Deep Talkin'.

Se houve mudança no braço, foi milimétrica; talvez sim teve, mas é tão pouca a "envergada" pra frente com a medida .049 - .109.
A tensão/pegada é mesmo ligeiramente mais pesada, mas nem mexi no tensor, porquê não vi necessidade e até não sei mexer mesmo rsrs.

Elas são como as flats da GHS, de aço e com um acabamento externo, envolvendo as cordas.

CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por kattastroff Dom maio 30, 2021 12:00 pm

Dando um feedback aqui também, essa semana coloquei D'Addario Chromes .40 no meu Tagima XB21. Nunca tinha tocado com flat antes e tô apaixonado!!!

Apesar do som ser mais fechado, eu gostei de abrir o agudo no amplificador e não poluir o som com chiados, som do dedo arrastando na corda, etc... Tava com medo de só conseguir fazer som fechado com essas cordas mas fazendo isso dá pra.ter um timbre mais agressivo, com mais ataque e harmônicos. Saiu menos de 250 reais no strings by mail e demorou menos de 1 mês, agora já tô com coceira pra botar flat no JB tb hahahaha
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por CSergio Dom maio 30, 2021 2:23 pm

Mais um fisgado pela magia das flats Smile
Gosto pelos mesmos motivos: som mais fechado/aveludado (como queira chamar), sem ruído de dedo arrastando.

Se o bolso permitir, o lance é experimentar cordas variadas, pra ver o que agrada mais.
Veja também as semiflat (ou halfround); estavam baratas na loja Montreal no ML, mas deu um salto no preço.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel - Página 2 Empty Re: Dúvidas com cordas flatwound, e aço x níquel

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos