Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os correios devem ou não ser privatizados?

+30
peter.forc
rodolphoal
gloliveira
Sonikado
Edão
gmv bass
heenrique_bass
BLZENI
Maurício_Expressão
BigBoy
Rico
Zubrycky
Cantão
vinibassplayer
vcrz
AndréBurger
Breno_Barnabe
WHead
patriciofernandes
Paulo Penna
rafacar
Nelson Bass
CSergio
santana.ma
Uchoa
Jãozeiro
lcs.
Christian
siodoni
CG
34 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por CG Ter Ago 25, 2020 12:05 pm

O título do tópico já diz tudo.

Como usamos esse serviço com frequência, eu queria saber a opinião do pessoal por aqui...
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Convidado Ter Ago 25, 2020 12:21 pm

Sim. Em várias concessões para abrir concorrência

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por siodoni Ter Ago 25, 2020 1:13 pm

Sim
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Christian Ter Ago 25, 2020 1:26 pm

Com certeza, uma empresa que detém unicamente a entrega de cartas e selos s concorrência ainda vai a falência, serviço ruim e caro.
Os correios devem ou não ser privatizados? Images11
Os correios devem ou não ser privatizados? Images10
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3776
Localização : Brasilia

santana.ma gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por lcs. Ter Ago 25, 2020 1:47 pm

Penso que a privatização é o caminho, mas tem que ser algo muito bem pensado e avaliado para garantir que todos os locais que hoje são atendidos somente pelos Correios também sejam atendidos pela iniciativa privada.

Para ilustrar, uma reportagem bem interessante da BBC: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51389821
lcs.
lcs.
Membro

Mensagens : 359
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Jãozeiro Ter Ago 25, 2020 1:50 pm

Eu também era a favor da privatização. Mas mudei de opinião depois de ler algumas coisas.

Em tempo, nunca tive nenhum problema com os Correios. Pelo contrário, as entregas mais rápidas que já recebi foram todas dos Correios.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3080
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Uchoa Ter Ago 25, 2020 1:51 pm

Com certeza ! up
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por santana.ma Ter Ago 25, 2020 1:53 pm

Christian escreveu:Com certeza, uma empresa que detém unicamente a entrega de cartas e selos s concorrência ainda vai a falência, serviço ruim e caro.
Os correios devem ou não ser privatizados? Images11
Os correios devem ou não ser privatizados? Images10
affraid

santana.ma
Membro

Mensagens : 19
Localização : Guarulhos

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por CSergio Ter Ago 25, 2020 2:30 pm

Acho que sim.
Mas se bem que, geralmente, em 90% dos casos os Correios funcionam a contento pra mim; mas modernamente o Estado tem que ser uma estrutura enxuta.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4118
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Convidado Ter Ago 25, 2020 2:39 pm

Christian escreveu:Com certeza, uma empresa que detém unicamente a entrega de cartas e selos s concorrência ainda vai a falência, serviço ruim e caro.
Esse é o ponto. Qual o estímulo para abandonar um comportamento viciado ou oferecer melhores preços se não há competição mercadológica? Monopólio não é uma boa ideia na essência.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por CG Ter Ago 25, 2020 2:55 pm

Os correios são:
Mal administrados.
Monopólio.
Caros.
Ineficientes.
Demorados.
Dão prejuizo.
São usados politicamente para barganha politica.

Posso citar 3 casos aqui recentes que comprovam a minhaTeoria.

O que o pessoal que é contra a privatização alega:
Ah, se privatizar as cartinhas não chegarão a lugares longínquos...
Contra argumento - falaram a mesma coisa quando privatizaram a telefonia e depois viram que até em lugares longe há telefone.

Se vc tiver 3 empresas concorrendo, a qualidade do serviço melhora.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Nelson Bass Ter Ago 25, 2020 2:56 pm

As transportadoras já concorrem com os correios, na minha cidade, que tem mais de 400mil habitantes, as vezes o produto fica uma semana no galpão da jadlog ou braspress antes de sair para a entrega, o correio aqui tende a funcionar melhor. Lembrando que como já foi dito a ECT detém o monopólio apenas da correspondência, é uma empresa que tem lucro, ao contrário do que vem sendo alardeado. Tem um estudo da década de 1980 que afirma que empresas privadas funcionam melhor que as públicas, esse estudo deixou de fora vários países da Europa, o Canadá etc... Quando esses dados são incluídos percebe-se que o s cálculos são incorretos. Há países como Dinamarca, Suécia, Noruega que praticamente metade dos serviços são públicos, a Alemanha vêm (re)estatizando vários serviços que tinha sido cedidos a iniciativa privada, a privatização dos serviços de distribuição de água tem se mostrado um desastre absoluto, com serviços caros que não atendem bem a população. Enfim, o serviço da ECT pode ser melhorado, mas há muito o que se discutir.

P.S. Creio que exista um problema cultural, alguém viu o tópico do Allex "Quanto o mercado pagaria por esse produto?" Há um relato assustador sobre o contato com as empresas que produzem falantes, todas privadas, no geral vocês estão satisfeitos com suas operadoras de telefonia? Provedores de internet? Bancos? O buraco é mais embaixo...
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Nelson Bass Ter Ago 25, 2020 3:16 pm

As privatizações no Brasil até agora tem se reduzido, com exceção talvez da telefonia, a vender empresas bilionárias a preço de banana, transferindo dinheiro público para iniciativa privada. Não sei se a informação procede, mas já ouvi uma história que houve empresas privadas adquiriram empresas públicas com financiamento do BNDS, que posteriormente não foi totalmente pago em função de renegociação dá dívida. Me parece que atual governo vai para mesmo caminho, o Estado é mínimo para o povo e máximo para os investidores, conforme foi visto recentemente no socorro financeiro aos bancos na pandemia, foram 1,3 trilhão aprovados rapidamente sem a menor oposição.

Por fim, essa onda bolsonarista tem ajudado a difundir a ideia de que o privado funciona melhor que o público, o que não é necessariamente verdadeiro.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Uchoa Ter Ago 25, 2020 3:23 pm

Nossa telefonia era tenso , eu tinha duas linhas , você comprava as linhas ... caro ao extremo e o pessoal para instalar que parecia estar fazendo favor ?

A espera de um milagre !

A companhia de energia elétrica daqui era uma piada também , depois que privatizou ficou mais caro o serviço , mas não fica queimando tudo que é eletrodoméstico e faltavam de 1 a 3 x a energia ao dia na região oceânica de Niterói .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Nelson Bass Ter Ago 25, 2020 3:27 pm

Um dos problemas da telefonia é que simplesmente não havia tecnologia no Brasil e ficava um fortuna comprá-la, foi mais fácil vender tudo mesmo. Onde moro a companhia elétrica é pública e funciona muito bem, não sei falar se o preço do serviço é bom pois não tenho uma base para comparação, mas 30% do valor da conta é ICMS.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por siodoni Ter Ago 25, 2020 3:33 pm

Fazer greve num momento onde o crescimento de vendas online é expressivo, é um tiro no pé.
Enfim...
https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/08/22/bndes-escolhe-consorcio-para-realizar-estudos-para-privatizar-correios.ghtml
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Convidado Ter Ago 25, 2020 3:36 pm

Nelson, acho muito válido seu contraponto. No entanto, consigo elencar bons modelos de concessão, como metrô, rodovias, hidrovias e agora portos (vide essa última do BNDES para desestatização dos Portos de Santos e São Sebastião). Acho que a questão é a qualidade dos modelos de contrato.

Aqui em SP, recentemente tivemos editais que acho que são cases de bons negócios internacionalmente. Foi o das Unidades de Recuperação da Qualidade (URQs) do Rio Pinheiros, que para efeito prático são sistemas para a despoluição do rio na captação do efluente, antes do lançamento. A rentabilidade da concessão tinha a ver com o sucesso no desempenho da solução tecnológica, o que de cara assustava proponentes com intenção de implantar sistemas de tratamento convencionais e de eficiência baixa. Minimamente era preciso partir de um sistema de membranas ou algo mais sofisticado.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Nelson Bass Ter Ago 25, 2020 3:49 pm

interessante essas iniciativas em São Paulo, infelizmente não espero nada do tipo do Governo Federal, recentemente um parque éolico que custou mais de 3 bilhões foi vendido por um sexto desse valor. O lucro liquido do parque passava de 300 milhões por ano.
Há uma tentativa de privatização da Eletrobrás, a previsão do governo e que a venda arrecade de 12 a 16 bilhões, nós últimos 2 anos a empresa lucrou 24 bilhões.

Não sou necessariamente contra as privatizações, exceto de alguns setores relacionados a saúde, segurança e educação, mas a forma que o governo federal vem fazendo nas últimas 3 décadas tem sido muito questionável na maior parte das vezes.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por rafacar Ter Ago 25, 2020 4:04 pm

Só o fato de ter no mínimo uma greve por ano, bem como uma greve agora em plena pandemia, em total desrespeito à população que está tentando retornar à normalidade, já justifica a privatização.

Agora que o mercadolivre começou a entregar por transportadora são as encomendas que mais rápido estão chegando para mim. E entregam aqui no meu endereço, enquanto que as que vem pelo correio tenho que ir buscar na agência, é uma piada.

Onde tem funça público e cargo para nomeações políticas é complicado, pessoal acha que tem o rei na barriga, só direito e nada de deveres, não que seja a maioria, mas a impressão é que é a maioria.

Lindo e emocionante ver o povo de bem querendo a privatização desse elefante branco que entrega cartinhas em plena era do e-mail.
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Paulo Penna Ter Ago 25, 2020 4:38 pm

Cabide de emprego, poço sem fundo.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Convidado Ter Ago 25, 2020 4:46 pm

Nelson Bass escreveu:interessante essas iniciativas em São Paulo, infelizmente não espero nada do tipo do Governo Federal, recentemente um parque éolico que custou mais de 3 bilhões foi vendido por um sexto desse valor. O lucro liquido do parque passava de 300 milhões por ano.
Há uma tentativa de privatização da Eletrobrás, a previsão do governo e que a venda arrecade de 12 a 16 bilhões, nós últimos 2 anos a empresa lucrou 24 bilhões.

Não sou necessariamente contra as privatizações, exceto de alguns setores relacionados a saúde, segurança e educação, mas a forma que o governo federal vem fazendo nas últimas 3 décadas tem sido muito questionável na maior parte das vezes.

Verdade... são modelos de gestão bem diferentes. Sem contar que aqui em SP, depois de levar muita porrada (muita mesmo), o povão fica em cima do Governo Estadual.

Não sei o que houve com a Eletrobrás, mas acho que está indo mal das pernas. Ultimo grande investimento foi o linhão de belo monte (Eletronorte), junto com os chineses. Hoje em dia eles participam dos leilões de transmissão só para contar... nem lance dão. Não sei se foi má gestão, prejuízo ou sucateamento intencional... sei que tá feio o negócio.

Hoje em dia, a internet desnudou os contratos... podemos baixar editais, criticar, impugnar... isso inibe um pouco abusos. Simpatizo com privatizações bem feitas. Tendo a ver o Estado como um administrador em escala ampliada. Acho difícil, oneroso e contraproducente a gestão operacional pelo estado.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por patriciofernandes Ter Ago 25, 2020 5:00 pm

Odeio o serviço atual dos Correios. Só me dão dor de cabeça. Quando vou comprar algo, sempre compro receosso, e dou preferência a compras por transportadora.
Espero muito a privatização
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por WHead Ter Ago 25, 2020 5:04 pm

Christian escreveu:Com certeza, uma empresa que detém unicamente a entrega de cartas e selos s concorrência ainda vai a falência, serviço ruim e caro.
imagem

Christian, você sabe que essa foto não é dos correios, né?
https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/08/21/verificamos-bicicletas-amarelas-correios/

Aliás, segundo o economista do Dieese, Clovis Scherer, os dados do relatório administrativo dos Correios mostram que só em 2019 eles tiveram receita líquida de R$ 18,356 bilhões - e lucro líquido de R$ 102,121 milhões!
https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/06/17/correios-registram-em-2019-lucro-de-r-102-milhoes.ghtml

Mesmo com -5,61% menos funcionários que no ano anterior!
Descontado o custo dos produtos e serviços prestados, o lucro bruto aumentou em mais de R$ 200 milhões nos últimos dois anos, atingindo R$ 2,7 bilhões em 2019!
https://www.sunoresearch.com.br/noticias/correios-registram-lucro-liquido-de-r-102-milhoes-em-2019/

Outra coisa: o monopólio dos Correios se limita apenas ao serviço de cartas (previsto na Constituição) - os serviços de encomendas, como Sedex e PAC, já são abertos para o livre mercado. Ainda: os Correios ainda servem como banco postal, entregam vacinas, realizam o ENEM, emitem documentos - entre outras atividades sem fins-lucrativos.

Os Correios executam uma atividade estratégica. Entregar a logística do Brasil com seu principal operador a um agente privado é uma decisão muito delicada.. Eu não acho o momento político propício a essa discussão.

Vale a pena dar uma lida no Relatório Integrado pra mais informações:
https://www.correios.com.br/acesso-a-informacao/institucional/publicacoes/processos-de-contas-anuais/pdf/2019/relato-integrado-dos-correios-2013-exercicio-2018

Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2756
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Guga Ramone e Nelson Bass gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por CG Ter Ago 25, 2020 5:55 pm

Muito se fala sobre a função social e estratégica dos correios, isso pra mim é desculpa para justificar o uso político.

O estado brasileiro é incompetente administrativamente, em empresas estatais é comum a indicação politica ao invés da indicação tecnica.

Outro ponto importante
O estado brasileiro costuma privatizar mal, saem as indicações politicas e entram as privatizações que beneficiam os amigos dos amigos.

Una privatização correta com um orgão regulador ou um contrato descente resolveria o problema.

Eu continuo achando um absurdo demorar 3 semanas para se entregar um jogo de cordas de São Roque para o rio grande do sul ou uma encomenda do rio de janeiro para São Roque ser extraviada e ninguem saber onde.

Sim a livre concorrência...

Mea culpa... Nos ultimis dois balanços o correio deu lucro.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

RodrigoBR gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Ago 25, 2020 6:08 pm

Eu ja mandei ampli que danificou quando chegou ao destino, tive um perrengue com um baixo que mandei, e minha ultima encomenda de BH pra SP demorou 42 dias, no rastreamento falava em "Objeto perdido", até cancelei a compra, uma semana depois chegou, e num domingo, hahahaha. O detalhe é que no dia que chegou, 1h depois veio outro carro dos correios entregar encomendas na casa do meu vizinho...

É uma espécie de Caixa Economica do transporte de coisas...

O atendimento é sempre legal na agencia, nao tenho do que reclamar.. agora, quando se perde algo, ficamos de mãos atadas.

Aqui um relato meu
https://www.contrabaixobr.com/t34853p100-correios-brasileiros-estorias-de-dor#817832
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5323
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por AndréBurger Ter Ago 25, 2020 6:29 pm

Sempre ocorreu tudo certo para mim, seja enviando ou recebendo mercadorias.

O que não entendo é: já existem transportadoras concorrentes aqui no Brasil, onde está o monopólio?

Na onda do privatiza que melhora temos a ENEL: cuida do fornecimento de energia elétrica de SP da pior maneira possível.

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Nelson Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por CG Ter Ago 25, 2020 6:44 pm

AndréBurger escreveu:
Na onda do privatiza que melhora temos a ENEL: cuida do fornecimento de energia elétrica de SP da pior maneira possível.

Se vai colocar a culpa na empresa privada , coloca na conta da empresa certa... No caso a AES que entregou tudo sucateado para a ENEL.... up

O pessoal da enel chama a Eletropaulo de "terra arrasada" ou "herança maldita"
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Christian Ter Ago 25, 2020 7:01 pm

Eu já tive um pré amp roubado, sim conferindo  o número do sedex estava assim: veículo furtado favor entrarem contato, fui atrás deu nada, fiz ocorrência
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3776
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por vcrz Ter Ago 25, 2020 8:52 pm

Não precisa ser privatizado, só abrir concorrência.

Aqui no México é assim. O barato é os "correios" mas a maioria usa DHL, Fedez, estafeta e sempre vai surgindo novas empresas.

Porém gente mal intencionada tem em todos os lugares, no grupo de baixo mexicano toda semana tem uma história de algum baixo perdido, em transportadoras como DHL e Fedex.

A grande questão no Brasil é abrir concorrência e parar com os "limites" de envio.

Aqui vc chega com duas caixas 4x10 nos correios e despacha sem problema.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por CG Ter Ago 25, 2020 9:39 pm

WHead escreveu:

Christian, você sabe que essa foto não é dos correios, né?
https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/08/21/verificamos-bicicletas-amarelas-correio.

A foto das bicicletas de fato não são dos correios, mas as das motos e das vans são sim...

Segundo o próprio link que vc mandou a das vans é de 2017 e a das motos de 2019.

A foto é parcialmente fake e parcialmente verdadeira.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Ago 25, 2020 10:47 pm

AndréBurger escreveu:O que não entendo é: já existem transportadoras concorrentes aqui no Brasil, onde está o monopólio?
Alguns serviços postais são de exclusividade dos Correios.
https://stf.jusbrasil.com.br/noticias/1635382/stf-mantem-monopolio-dos-correios-para-correspondencias-pessoais

Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5323
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por vinibassplayer Ter Ago 25, 2020 11:10 pm

se nao tem concorrencia, cobra caro, e ainda assim da prejuizo, acho q sim.. mas em concessoes pra nao dar o monopolio pra uma empresa so.. divide o bolo e deixa o mais forte ou preparado comer o q der..
pelo menos com livre concorrencia vem no minimo uma melhora no preço ou na qualidade do serviço, pelo menos NA TEORIA.
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Cantão Qua Ago 26, 2020 12:19 am

Alimentando a discussão : Essa simulação procede ?

Os correios devem ou não ser privatizados? Screen38
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21780
Localização : Bauru

Nelson Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Zubrycky Qua Ago 26, 2020 12:22 am

AndréBurger escreveu:Sempre ocorreu tudo certo para mim, seja enviando ou recebendo mercadorias.

O que não entendo é: já existem transportadoras concorrentes aqui no Brasil, onde está o monopólio?

Na onda do privatiza que melhora temos a ENEL: cuida do fornecimento de energia elétrica de SP da pior maneira possível.

A privatização da Eletropaulo foi "fantástica" (Trabalhei lá depois da privatização e conheço bem a história). Para comprar a Eletropaulo, em abril de 1998, a AES recebeu dois empréstimos do BNDES (O total emprestado foi US$ 1,2 bilhão). Ou seja, a AES não gastou um centavo dela na operação...

E tem mais: A AES não pagou a dívida e também não ofereceu nada em garantia, a não ser as ações da própria Eletropaulo.

cup

https://www.ilumina.org.br/eletropaulo-o-mito-da-privatizacao-por-andre-araujo/

https://www.istoedinheiro.com.br/noticias/economia/20030219/aes-adeus/19380
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19024
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Nelson Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Uchoa Qua Ago 26, 2020 12:49 am

Eu acredito que no início de uma privatização todos irão morder um pedaço $$$ , aí depois o negócio muda .

Que nem celular , me lembro até hoje da Xuxa fazendo comercial , o minuto da operadora ( OI ) era um rim .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Nelson Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Nelson Bass Qua Ago 26, 2020 12:55 am

Ou seja no caso da Eletropaulo uma empresa privada comprou um empresa pública com dinheiro público e ainda não pagou, acho que a simulação do Cantão procede sim, além disso a maior parte do mercado em que o correio atua tem concorrência privada.

Essa história de "privatiza que melhora" ou "vamos enxugar o estado que melhora" é da mesma natureza de "vamos impor um teto de gastos que melhora"*, "vamos reformar a previdência que melhora", " vamos fazer uma reforma trabalhista que vai gerar milhões de empregos" "vamos tirar a Dilma que melhora " etc...

*O teto é só pra educação, saúde etc... pra pagar rentista de dívidas que nunca forma auditadas e consomem mais de 40% do orçamento público o tal teto não serve...
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Guga Ramone gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Rico Qua Ago 26, 2020 7:52 am

^Concordo muito com isso^

Alguns dos piores e mais caros serviços que já contratei são privados. Aos correios falta investimento e gestão.

Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Guga Ramone gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por WHead Qua Ago 26, 2020 8:36 am

CG escreveu:
WHead escreveu:

Christian, você sabe que essa foto não é dos correios, né?
https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/08/21/verificamos-bicicletas-amarelas-correio.

A foto das bicicletas de fato não são dos correios, mas as das motos e das vans são sim...

Segundo o próprio link que vc mandou a das vans é de 2017 e a das motos de 2019.

A foto é parcialmente fake e parcialmente verdadeira.

Exato.
Aliás, as imagens depõem contra o ente público pois demonstra o sucateamento da empresa em questão.
A privatização dos correios deve ser uma das mais difíceis pois além de depender de aprovação no Congresso (pois exige uma mudança constitucional), deve requerer estudos aprofundados para tratar de questões práticas como garantir que regiões menos rentáveis fiquem sem atendimento. Esses estudos levam tempo e demandam muita negociação e conhecimento do plano estratégico nacional. O serviço postal, necessariamente, não precisa ser estatal - poderia se estabelecer subvenções aprovadas em orçamento para incentivar empresas privadas a entregar em áreas mais difíceis e remotas. Mas esse tipo de política precisa de uma marco regulatório bem feito - o que exige mais estudo, mais tempo. Enfim, entre opiniões e fatos o que eu acho que poderíamos (deveríamos) já ter revisto é o uso político que se faz dos Correios, exigindo mudanças que implementem práticas mais transparentes e menos casuístas. Todos conhecem as histórias das privatizações (principalmente em SP) e não há garantias de nada, nem de não-uso do dinheiro público, nem de contrapartidas como melhora do serviço, preço etc.. Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2756
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Convidado Qua Ago 26, 2020 8:49 am

Rico escreveu:^Concordo muito com isso^

Alguns dos piores e mais caros serviços que já contratei são privados. Aos correios falta investimento e gestão.

Rico, acho que isso tem mais a ver com nossa fleuma enquanto consumidor de requerer direitos um tratamento digno que ao fato de o serviço pertencer a esfera pública ou privada (até porque ambos são ruins, na média). Digo isso porque minha esposa é menos tolerante que eu a esse tipo de coisa e reclama muito mais... às vezes me surpreende os pedidos de desculpa, restituições, mimos que as empresas mandam para se retratar. O mercado muda conforme o público muda... aqui em Banânia, somos bananas que pagamos 100 no que vale 50 e admitimos ser tratados de qualquer jeito.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Convidado Qua Ago 26, 2020 8:52 am

WHead escreveu:
CG escreveu:
WHead escreveu:

Christian, você sabe que essa foto não é dos correios, né?
https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/08/21/verificamos-bicicletas-amarelas-correio.

A foto das bicicletas de fato não são dos correios, mas as das motos e das vans são sim...

Segundo o próprio link que vc mandou a das vans é de 2017 e a das motos de 2019.

A foto é parcialmente fake e parcialmente verdadeira.

Exato.
Aliás, as imagens depõem contra o ente público pois demonstra o sucateamento da empresa em questão.
A privatização dos correios deve ser uma das mais difíceis pois além de depender de aprovação no Congresso (pois exige uma mudança constitucional), deve requerer estudos aprofundados para tratar de questões práticas como garantir que regiões menos rentáveis fiquem sem atendimento. Esses estudos levam tempo e demandam muita negociação e conhecimento do plano estratégico nacional. O serviço postal, necessariamente, não precisa ser estatal - poderia se estabelecer subvenções aprovadas em orçamento para incentivar empresas privadas a entregar em áreas mais difíceis e remotas. Mas esse tipo de política precisa de uma marco regulatório bem feito - o que exige mais estudo, mais tempo. Enfim, entre opiniões e fatos o que eu acho que poderíamos (deveríamos) já ter revisto é o uso político que se faz dos Correios, exigindo mudanças que implementem práticas mais transparentes e menos casuístas. Todos conhecem as histórias das privatizações (principalmente em SP) e não há garantias de nada, nem de não-uso do dinheiro público, nem de contrapartidas como melhora do serviço, preço etc.. Abraço.

WHead, os estudos já foram até contratados. Esse é um caminho sem volta.

https://www.infomoney.com.br/mercados/bndes-homologou-escolha-de-consorcio-para-estudos-de-privatizacao-dos-correios/

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Rico Qua Ago 26, 2020 8:58 am

Henri-Q escreveu:


Rico, acho que isso tem mais a ver com nossa fleuma enquanto consumidor de requerer direitos um tratamento digno que ao fato de o serviço pertencer a esfera pública ou privada (até porque ambos são ruins, na média). Digo isso porque minha esposa é menos tolerante que eu a esse tipo de coisa e reclama muito mais... às vezes me surpreende os pedidos de desculpa, restituições, mimos que as empresas mandam para se retratar. O mercado muda conforme o público muda... aqui em Banânia, somos bananas que pagamos 100 no que vale 50 e admitimos ser tratados de qualquer jeito.

^Verdade, mas não nos esqueçamos que também é papel do governo fiscalizar, e normalmente o que a gente vê é que ninguém regula muita coisa, seja por má gestão ou por interesses escusos.

O que não exime a sociedade de seu papel fiscalizador não cumprido, mas esse é um assunto longo com fundamentos a serem abordados, que não cabem agora.

A pandemia é um exemplo disso. A quantidade de terceirizações e contratações sem licitação, além do superfaturamento, deram o tom de uma corrupção insensível aos interesses da população
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Convidado Qua Ago 26, 2020 9:01 am

^
A pandemia também é um case de colapso em concessões, sobretudo aquelas voltadas ao transporte de passageiros. Esse é o jogo... por em prática e manter os PDCAs necessários. Compromisso de todos.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por WHead Qua Ago 26, 2020 9:13 am

^Henri-Q, estudos como esse são feitos aos montes para respaldar ações públicas e políticas. Nem sempre os resultados são os que se esperam e esses estudos voltam pras gavetas. Às vezes os estudos resultam no que se espera mas não há vontade - ou força - política para concretizar o que se espera.

https://congressoemfoco.uol.com.br/economia/maia-diverge-de-bolsonaro-sobre-correios-nao-precisa-privatizar/

Não há um "ministro responsável" pelo tema, encarregado de negociar com com o Congresso, além da clara distinção entre  o discurso "para os eleitores", via internet e palanques, e as manifestações políticas oficiais.

https://valor.globo.com/google/amp/politica/noticia/2020/01/07/bolsonaro-diz-que-tem-dificuldade-para-privatizar-correios.ghtml

Sem contar o custo político dessa empreitada e a credibilidade questionável dos envolvidos..

Enfim, há muitas variáveis entre o que se quer e o que se realiza..
Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2756
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Convidado Qua Ago 26, 2020 9:21 am

^
Concordo que somente a contratação do estudo não assegura a viabilidade da modelagem. Mas o que eu quis dizer com caminho sem volta é que os correios estão na mira da privatização a muito tempo. Acredito que isso vai ocorrer cedo ou tarde (e a considerar os interesses do atual governo, chuto no cedo).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Breno_Barnabe Qua Ago 26, 2020 9:56 am

Cantão escreveu:Alimentando a discussão : Essa simulação procede ?

Os correios devem ou não ser privatizados? Screen38
Fake.

Ja mandei baixo (com dimensao e peso muito maior do que o da encomenda no exemplo) e nao chegou a 80 reais, de SP pro RJ.

Mas resolvi simular aqui:

Os correios devem ou não ser privatizados? Screen-Shot-2020-08-26-at-09-49-29

Na modalidade expresso (a mais cara) vai pra 83 reais.

Simulação dos correios. Selecionei PAC com valor declarado pra ficar igual a simulação que fiz na Jadlog.

Os correios devem ou não ser privatizados? Screen-Shot-2020-08-26-at-09-54-58

Dá pra citar N exemplos aqui, mas acho que as comparações ja dá pra ter uma ideia.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5323
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por CG Qua Ago 26, 2020 11:20 am

A gente precisa parar de acreditar que a iniciativa privada é má, cruel, come criancinhas, não vai atender a cidadezinha nos confins do mato grosso, vai destruir nossos serviços estratégicos e quer ferrar vc.

O fato é que qualquer privatização tem que ser bem feita,  e não ser feita para beneficiar os amigos dos amigos, como é efetivamente realizada aqui no Brasil, visando beneficiar um grupo politicamente.

Se vc fizer uma privatização transparente e fizer uma agência reguladora séria por um periodo de tempo, a coisa funciona... A coisa funciona em paises sérios.

Como eu disse acima, o estado brasileiro é imcompetente para gerenciar empresas (ninguém até agora refutou essa minha afirmação), sempre coloca interesses politicos acima dos interesses técnicos.

Disseram que os correios precisam de mais investimentos, investimentos esses que saem dos nossos bolsos... Não concordo, os correios precisam de um gerenciamento profissional, coisa que o governo brasileiro é incapaz de fornecer.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por BigBoy Qua Ago 26, 2020 11:32 am

Privatizar os Correios sim!

Mas dividindo no mínimo para 2x empresas, enviando o monopólio precoce.....
BigBoy
BigBoy
Membro

Mensagens : 1495
Localização : Interior - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Convidado Qua Ago 26, 2020 11:42 am

^
Trazendo a discussão que mesmo não sendo por meio de monopólio, o mercado pode ser balizado por cartel. Isso também deveria constar nas bases, de modo que essas tivessem recursos para fiscalizar, no caso de uma privatização.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Uchoa Qua Ago 26, 2020 11:43 am

CG escreveu:A gente precisa parar de acreditar que a iniciativa privada é má, cruel, come criancinhas, não vai atender a cidadezinha nos confins do mato grosso, vai destruir nossos serviços estratégicos e quer ferrar vc.

O fato é que qualquer privatização tem que ser bem feita,  e não ser feita para beneficiar os amigos dos amigos, como é efetivamente realizada aqui no Brasil, visando beneficiar um grupo politicamente.

Se vc fizer uma privatização transparente e fizer uma agência reguladora séria por um periodo de tempo, a coisa funciona... A coisa funciona em paises sérios.

Como eu disse acima, o estado brasileiro é imcompetente para gerenciar empresas (ninguém até agora refutou essa minha afirmação), sempre coloca interesses politicos acima dos interesses técnicos.

Disseram que os correios precisam de mais investimentos, investimentos esses que saem dos nossos bolsos... Não concordo, os correios precisam de um gerenciamento profissional, coisa que o governo brasileiro é incapaz de fornecer.

Falou tudo ! up
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Cantão Qua Ago 26, 2020 1:21 pm

Realmente essa simulação que postei acima , retirada de uma postagem na internet é Fake , como mostrou o amigo Breno e uma simulação feita com meu CEP atestou , mesmo assim , no meu caso o Correio deu o melhor preço...foi usado as mesmas medidas e peso da postagem fake... deixando bem claro que é uma simulação de valor , não de qualidade do envio...rsrs.
Se alguém quiser conferir meu CEP é 17026-750...👍

Envio Jadlog econômico
Os correios devem ou não ser privatizados? Screen41
Envio PAC Correio.
Os correios devem ou não ser privatizados? Screen42
Envio SEDEX Correio.
Os correios devem ou não ser privatizados? Screen43
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21780
Localização : Bauru

Nelson Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os correios devem ou não ser privatizados? Empty Re: Os correios devem ou não ser privatizados?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos