Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seria 2020 o início do fim?

+12
rafacar
fheliojr
gloliveira
Mauricio Luiz Bertola
Nelson Bass
vinibassplayer
gmv bass
Edu Fettermann
Cantão
Ivanov_br
Jãozeiro
allexcosta
16 participantes

Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por allexcosta Qua Out 07, 2020 8:24 am

Pandemias ocorrem com alguma frequência, então nem vou entrar no mérito...

Mas o Paraná está mais seco que o nordeste. Destruição acelerada de recursos naturais. Crescimento de políticos de direita populista, que negam a ciência, a necessidade de preservação, etc...

Eu sempre preferi a idéia de um fim cataclísmico e rápido, como o impacto de um asteroide gigante. E confesso que esse fim gradativo e lento me assusta muito mais.

Será que teremos um cenário de Mad Max em umas 4 ou 5 gerações? Ou será que o planeta e a sociedade humana ainda vivem com alguma tranquilidade por alguns séculos?

A seca mundial é uma realidade hoje.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por allexcosta Qua Out 07, 2020 8:30 am

Falando em asteroide, fui colocar a palavra no Google pra ver se agora tinha acento ou não (inferno isso) e terminei vendo que um corpo celeste de 83 metros de comprimento passa hoje à tarde perto da Terra:

https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2020/10/4880313-asteroide-de-83-metros-deve-passar-perto-da-terra-nesta-quarta-feira.html
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por Jãozeiro Qua Out 07, 2020 9:09 am

Acredito que não, Allex. Percebo que todas as gerações tomam para si o fim do mundo. Meu avô e minha mãe também tinham suas previsões (as futuras e as passadas fracassadas). 

Quando era evangélico eu percebia que qualquer acontecimento mais "assim" era Jesus voltando e o fim dos tempos. Parece que havia uma certa vaidade em querer ser a "geração eleita".

Muita gente deve ter pensando sobre o fim do mundo na Primeira e Segunda Guerra mundial, na crise de 29, na revolução protestante, na peste bubônica do século XIV, etc...

Até a farra dos gafanhotos recentemente deixou muita gente agitada. Falou em gafanhoto... é o mundo que tá acabando.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3077
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por Ivanov_br Qua Out 07, 2020 9:47 am

Allex, é comum vc ver intelectuais comentarem que o mundo de hoje é sim melhor que o de outrora. Talvez a nossa percepção de piora seja a nossa miopia ao compreender o mundo e como ele (aparentemente) funciona.

Tenho um grande amigo paleontólogo. É demais conversar com ele, pois ele esfrega na nossa cara a insignificância da espécie frente ao planeta e beyond.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7026
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por allexcosta Qua Out 07, 2020 10:05 am

Ivanov_br escreveu:Tenho um grande amigo paleontólogo. É demais conversar com ele, pois ele esfrega na nossa cara a insignificância da espécie frente ao planeta e beyond.

Sim, sem dúvida.

O planeta e o universo continuarão, é claro... Estou falando do fim disso tudo que conhecemos, do sistema de coisas que está aí.

Naquele cenário de Mad Max e obras de ficção afins, nossa espécie e o planeta continuam existindo, mas a sociedade está em declínio vertiginoso.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por Cantão Qua Out 07, 2020 10:45 am

O mundo já acabou em 2012 , nós somos os que não subiram...😎
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por allexcosta Qua Out 07, 2020 10:48 am

Cantão escreveu:O mundo já acabou em 2012

A cada dia que passa isso tá fazendo mais sentido...

https://megaphone.upworthy.com/p/conspiracy-theory-world-ended-in-2012
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por Edu Fettermann Qua Out 07, 2020 11:55 am

Apesar de entender a questão cíclica da história e concordar com o que o Jão falou ali sobre cada geração se entender como a última, o que estamos vivendo me parece sem precedentes em termos ambientais. Recursos naturais cada vez mais escassos, temperaturas cada vez mais altas, destruição maciça de biomas inteiros...

A negação da ciência também me parece algo bem grave e que irá piorar cada vez mais, visto que hoje cada um acredita no que quiser, inclusive nas coisas mais absurdas. E me parece que esse sentimento de ódio está cada vez mais presente nas pessoas de uma forma não mais oculta ou mesmo controlada, e sim totalmente aberta. Acho que, nesse caminho, não teremos muito tempo útil nesse mundo não.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por gmv bass Qua Out 07, 2020 11:55 am

Acredito que está em um declínio sociológico casado com as questoes ambientais.
O homen conseguiu uma grande ascenção tecnológica nas ultimas décadas mas rasteja na seara humanitária. Um exemplo disso é o racismo,desigualdade e guerras.Daí aparecem "uns" Trump, Bozonaro e a onda da direita meritrocata/populista/pseudo-liberal somado ainda ao negacionismo. A pandemia foi só um aperitivo que mostrou como estamos pagando pela desigualdade, degradação ambiental e imperalismo,
gmv bass
gmv bass
Membro

Mensagens : 250
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por vinibassplayer Qua Out 07, 2020 12:56 pm

o mundo sempre acaba para tudo que morre, mas sempre continua pra tudo que permanece...acabou pros dinossauros, começou pra humanidade, acaba pra humanidade começa pros proximos... acredito q a terra tem um limite ate onde ela pode produzir e manter vida, acho q esse imite ainda ta um pouco longe, ate a gnt se tornar algo etéreo como marte por exemplo... estamos aki a tao poucos segundos na escala temporal do planeta que passaremos mais rápido do q brisa.
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por Nelson Bass Qua Out 07, 2020 1:21 pm

Pode ser só um ciclo, a humanidade faz um monte de besteira e tem uma série de problemas, aprende com isso e melhora, até esquecer dos erros e começar fazer besteira de novo. As grandes guerras, os horrores do nazismo etc... estão ficando "esquecidos" e podemos estar entrando em algo assim de novo. A minha maior preocupação é ambiental, dependendo do dano talvez não tenha volta.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Out 07, 2020 4:17 pm

"Fins-do-mundo" ocorreram vários ao longo da História, e, de uma forma ou de outra há um reequilíbrio posterior, mesmo que demorado (como o que, por exemplo ocorreu no século XV após a crise do século XIV).
O que chama a atenção nos dias de hoje é a enorme degradação ambiental que o impacto do industrialismo e a população distribuída de forma irregular (bem como a disparidade de níveis de vida ao longo do planeta) estão causando.
O "modo-de-produção" Capitalista é autofágico e a destruição dos recursos naturais chegou à um ponto de difícil reconstituição, e esse "passivo" está cada vez mais evidente.
O Joãozeiro acima, citou vários momentos complexos, mas em nenhum deles o impacto ambiental e as disparidades eram tão evidentes quanto hoje; tampouco existia àquelas épocas a contradição de um sistema econômico que gera riqueza cada vez mais concentrada (em classes e regiões), produtividade gigantesca e tecnologia avançada, sem que isso beneficie com trabalho, dignidade, nível de vida e lazer, a imensa maioria da população mundial.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por gloliveira Qua Out 07, 2020 4:39 pm

O capitalismo possui uma capacidade muito grande para se reinventar e sair de crises. Até a forma de obtenção de lucros se transforma e se adapta a cenários diversos (basta relembrar a crise do ano de 2008; passado pouco tempo, parece que não se aprendeu nada dessa experiência). Um aspecto importante colocado pelos colegas é a destruição ambiental. Esse processo vem desde o século XVIII e parece não ter fim (muitos falam do trabalho digital, mas se esquecem que a base de tudo continua sendo o extrativismo primário: minas, bacias petrolíferas; todos os recursos naturais são drenados para alimentar o consumismo e o lucro de pouquíssimos). Talvez, para a espécie humana e para algumas outras do planeta, já tenhamos atingido um ponto sem volta. A meu ver tudo isso piora com a velocidade impressionante que se tem nos dias de hoje para a criação de ideias falsas e posturas destrutivas e relação à humanidade. Idiotas sempre existiram; mas nos últimos tempos eles deixaram de resmungar nos bares para vociferar para o mundo, a ponto de alguns terem se tornado lideranças mundiais. Alguma coisa que poderia ser resolvida no mundo atual pela conscientização e por uma boa educação vai por água abaixo com tanta contrainformação (mentiras) circulando por aí. É óbvio que a questão levantada pelo Allex Costa tem muito mais nuances e não se esgota em duas ou três hipóteses.

gloliveira
Membro

Mensagens : 475
Localização : San Vicente, mas não a de Milton Nascimento

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por fheliojr Sáb Out 10, 2020 6:11 pm

allexcosta escreveu:...Eu sempre preferi a idéia de um fim cataclísmico e rápido, como o impacto de um asteroide gigante. E confesso que esse fim gradativo e lento me assusta muito mais.


[2]

allexcosta escreveu:...Ou será que o planeta e a sociedade humana ainda vivem com alguma tranquilidade por alguns séculos?...

Não sei se o que vc considera tranquilidade é isto, mas acho que, por mais alguns séculos a humanidade continuará como está.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por rafacar Dom Out 11, 2020 8:06 pm

A história já nos mostrou, bem como os exemplos atuais, que o fim vem pela mão de  ideologias e políticos populistas de esquerda, que só semeiam genocídio e miséria no mundo.

Até parece que só países ricos exploram recursos naturais. Que condições um país f**** de esquerda tem de cuidar do meio ambiente ou usar de forma auto sustentável? Chernobyl é o exemplo clássico.


Última edição por allexcosta em Dom Out 11, 2020 8:18 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Favor evitar palavreado chulo)
rafacar
rafacar
Membro

Mensagens : 764
Localização : Eu moro aqui, você mora ali.

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por allexcosta Dom Out 11, 2020 8:23 pm

fheliojr escreveu:Não sei se o que vc considera tranquilidade é isto, mas acho que, por mais alguns séculos a humanidade continuará como está.

O ponto climático "sem volta" ocorrerá já nos próximos 20 anos do jeito que as coisas estão caminhando. Depois disso a devastação ocorrerá de maneira muito mais acelerada.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por fheliojr Seg Out 12, 2020 7:32 pm

rafacar escreveu:A história já nos mostrou, bem como os exemplos atuais, que o fim vem pela mão de  ideologias e políticos populistas de esquerda...

Ufa, ainda bem que estamos na mão de um messias, o Jair, que nos salvará de todo o mal.

allexcosta escreveu:
fheliojr escreveu:Não sei se o que vc considera tranquilidade é isto, mas acho que, por mais alguns séculos a humanidade continuará como está.

O ponto climático "sem volta" ocorrerá já nos próximos 20 anos do jeito que as coisas estão caminhando. Depois disso a devastação ocorrerá de maneira muito mais acelerada.

Sem dúvida, mas acho q a humanidade resistiria relativamente bem e sem muitas mudanças no dia a dia, por mais um algum tempo (2 séculos, em história, não é muito, por exemplo), após esta ruptura, mesmo que com progressivo grau de dificuldade e de desconforto... Considerando o desprezo de inúmeras pessoas pelas medidas de combate à Covid-19, creio que só um milagre alteraria este cenário. Sad
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por Rico Seg Out 12, 2020 8:03 pm

rafacar escreveu:A história já nos mostrou, bem como os exemplos atuais, que o fim vem pela mão de  ideologias e políticos populistas de esquerda, que só semeiam genocídio e miséria no mundo.

Até parece que só países ricos exploram recursos naturais. Que condições um país f**** de esquerda tem de cuidar do meio ambiente ou usar de forma auto sustentável? Chernobyl é o exemplo clássico.

É mesmo, é? Hiroshima e Nagasaki são exemplos de que tipo de ideologia??

Faz parte do decágolo bozonarista nazicristão, isso aí que você vc escreveu???

Ahahahahahahahahahahah!!!!
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por deixados Seg Out 12, 2020 8:19 pm

allexcosta escreveu:
Spoiler:

Cara, além disso tudo que você se refere, ainda acho provável estourar uma III Guerra Mundial.
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por allexcosta Seg Out 12, 2020 8:26 pm

deixados escreveu:Cara, além disso tudo que você se refere, ainda acho provável estourar uma III Guerra Mundial.

É bem possível que possamos já estar vivendo nela.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54473
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por Zubrycky Seg Out 12, 2020 8:32 pm

Não haverá uma terceira guerra mundial. Com os armamentos que temos hoje, ninguém será louco o bastante para usar um poderio capaz de extinguir a todos nós. É claro que muitos se beneficiam com a atmosfera de terror que tais armas criam, mas daí a usar esse poder efetivamente na prática são outros quinhentos...

É claro que sempre pode existir algum fanático religioso por aí que assuma o poder em algum lugar e decida usar esses armamentos em nome de Deus, mas provavelmente o entorno em volta dele o impedirá por não partilhar dessa vontade de ir tão cedo de encontro ao Ser Supremo...

Dito isso, conflitos sangrentos e locais existirão.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por Zubrycky Seg Out 12, 2020 8:37 pm

Me lembrei de uma frase sobre este momento histórico que ouvi nestes dias: "Depois do pesadelo vem a realidade".

Espero estar errado, mas tenho a impressão de que os próximos anos nos farão sentir saudades de 2020... Medo
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19017
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por Jander Ter Out 13, 2020 3:42 pm

Bom, esse era o momento de estarmos discutindo soluções para as mudanças climáticas pois a água já está mais do que batendo na bunda, ao invés disso estamos discutindo se a terra é plana e se vacina causa autismo.

Na minha percepção, é daqui pra pior, se continuar nesse ritmo em 5 anos os biomas brasileiros serão reduzidos para uma área irrecuperável, o ciclo de chuvas já está fora do comum, esse ano já foram registradas mortes de frangos por conta do calor suficientes para interferir no preço da carne.

Há previsões de migrações em massa no futuro para fugir das regiões mais afetadas pelo clima, então se a questão dos refugiados é um problema hoje pensem que vai piorar muito mais. Isso sem mencionar as consequências disso na política e na diplomacia global.
Jander
Jander
Membro

Mensagens : 36
Localização : Toledo

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por deixados Ter Out 13, 2020 3:48 pm

Jander escreveu:
Há previsões de migrações em massa no futuro para fugir das regiões mais afetadas pelo clima, então se a questão dos refugiados é um problema hoje pensem que vai piorar muito mais. Isso sem mencionar as consequências disso na política e na diplomacia global.

Olha um motivo para a guerra aí.
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Out 13, 2020 5:17 pm

allexcosta escreveu:
deixados escreveu:Cara, além disso tudo que você se refere, ainda acho provável estourar uma III Guerra Mundial.

É bem possível que possamos já estar vivendo nela.
Esse conceito é explorado de forma mui arguta pelo analista político Andrew Korybko em um livro fundamental: "Guerras Híbridas - Das Revoluções coloridas aos golpes"
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por Jãozeiro Ter Out 13, 2020 5:48 pm

Os problemas de degradação ambiental que vocẽs colocaram realmente são latentes e sem precedentes na história, mas estranha e contraditoriamente ao meu ver um tanto niilista da vida, sou um otimista da humanidade.

Acho que em algum momento da segunda metade deste século chegaremos ao que o astrofísico Kardashev classificou como "Civilização tipo I", e depois nos encaminharemos para uma "Civilização TIpo II", controlando totalmente a energia da nossa estrela, e depois não sei, podemos avançar e nos tornarmos finalmente "deuses" (isso se algum filtro no universo não barrar nossa continuidade à vida). 

É muito menos vaidoso, mas vejo nós como o começo da humanidade, e não como os últimos.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3077
Localização : Doha - Qatar

vinibassplayer gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Seria 2020 o início do fim?  Empty Re: Seria 2020 o início do fim?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos