Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida caps e pre-amp

5 participantes

Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Duvida caps e pre-amp

Mensagem por RodrigoGyn Seg Dez 14, 2009 11:10 pm

Senhores, após visitar um luthier (comprei um ibanez sr885) ele me aconselhou comprar caps novos seymour duncan ativo jj (onde encontro esses caps, qual valor ? Procurei por todo lado, mas são tantos modelos que não sei quais são os bons jj) e também, no futuro, falou para trocar o pre-amp, pois não está bom, tá com ruídos. Que pre-amps comprar ? Bartolini ? Qual o modelo bom ? Onde comprar barato? USA ?

Grande abraço!

RodrigoGyn
Membro

Mensagens : 24
Localização : Goiania-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Re: Duvida caps e pre-amp

Mensagem por Thales_Sr Ter Dez 15, 2009 1:13 am

Eu acho que você devia tocar no baixo primeiro e ver como tá o som...
Depois você analisa se precisa ou não trocar algo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Caps

Mensagem por RodrigoGyn Ter Dez 15, 2009 10:05 am

Vou passar uns 3 meses usando o baixo, só depois vou trocar a parte elétrica. Mais já queria ia pesquisando sobre as opções. A questão de trocar os caps é pq tá dando ruído, não tá limpo o som quando um dos knobs está sendo usado.

RodrigoGyn
Membro

Mensagens : 24
Localização : Goiania-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Re: Duvida caps e pre-amp

Mensagem por Daniel Ter Dez 15, 2009 10:24 am

Talvez seja só a ligação da parte elétrica ou um potenciômetro que precise ser trocado.

Não sei tb o padrão desse luthier, mas se ele fez algum teste com o captador ou com o circuito e chegou a essa conclusão, tudo bem, mas não é difícil de se ver maus profissionais que preferem recomendar uma troca, exatamente por ser mais fácil trocar tudo do que identificar um simples potenciômetro defeituoso...

____________________________
Duvida caps e pre-amp Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Re: Duvida caps e pre-amp

Mensagem por Thales_Sr Ter Dez 15, 2009 12:01 pm

A questão de trocar os caps é pq tá dando ruído, não tá limpo o som quando um dos knobs está sendo usado.

E você tem a certeza de que ao trocar a captação os ruídos vão sumir...? Olha isso aqui...

1) Captação raramente dá defeito. Como é só fio enrolado em torno de um imã, e que não se movimenta, raramente dá problema. E quando dá, ele simplesmente para de "falar", fica mudo.

2) Dá pra ter um baixo bastante silencioso mesmo com uma captação barata. O motivo é o que eu falei em (1): Captador é algo extremamente simples. Estruturalmente, um captador caro e um barato são muitíssimo parecidos. Então o que dá pra fazer em um, dá pra fazer no outro.

Se quiser caçar ruídos, vá pelo seguinte:
* Blindagem -- Vários instrumentos vêm sem. O motivo é que dá trabalho blindar o instrumento, aí o custo da mão-de-obra aumentaria muito pra o fabricante. E se o local onde você estiver tocando tiver pouca interferência (ou já tiver alguma blindagem por natureza, como um galpão com estrutura de metal), os benefícios dela nem serão sentidos.

* Soldas -- Geralmente essas vem bem-feitas, mesmo em instrumentos mais baratos. É simples soldar. Só precisa um pouco de treino, então normalmente não tem muito problema.

* Circuito -- Esse sim, ao contrário dos captadores, são razoavelmente complexos. E o pior, as vezes sem a blindagem eles viram antenas... Aí o bicho pega. Mas eu nunca vi o povo reclamando muito de ruído nos circuitos da Ibanez. Enfim, é mais um ponto para se testar.

* Pots -- Fico meio que num impasse de condenar os coitados. Os ruídos que eles geram normalmente são estalos ou chiados, bem diferentes dos "bzzz" ou "tzzzzz" de interferências eletromagnéticas. Mas como são baratinhos e as vezes a simples troca dele resolve, por tabela, algum problema de solda fria, vale a pena olhar.

* Amplificador -- Se você olhar o link que eu mandei lá em cima, vai ver que o cabra tá reclamando de morrer de ruídos, mas não olhou pontos básicos. Lembra que eu falei que o circuito do baixo pode virar antena? Imagina então um amplificador, que é basicamente um circuitão? É bom tentar tocar em outros amplis/locais e ver se o problema persiste.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Re: Duvida caps e pre-amp

Mensagem por AdrianoBSB Ter Dez 15, 2009 5:24 pm

Cara sinceramente, acho pouco provavel ser o circuito ou os caps.
Fiquei com esse baixo durante 2 anos e não tinha esse problema, sempre levei ele ao Jadiel que é um luthier bem conceituado aqui em Brasília e ele nunca me fez nenhuma observação a esse respeito.
Como te falei esse circuito tem o controle de ganho nos medios, se vc aumentar muito o ganho ai sim pode acontecer de dar chiados ou até saturar o som, vc ja experimentou diminuir o ganho do circuito???

____________________________
www.myspace.com/altharmetal Jesus na veia. Metal na orelha. - CLUBE DOS PEDREIROS # 18 - CLUBE ROCK/HEAVY # 09
AdrianoBSB
AdrianoBSB
Membro

Mensagens : 932
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Fala Adriano

Mensagem por RodrigoGyn Qua Dez 16, 2009 9:29 am

Adriano, eu levei o baixo no luthier para dar uma olhada. Troquei uns knobs (fiquei chateado nessa parte, pois dois tinham os potenciômetros cerrados, mas tudo bem, são baratos de trocar). Sobre o ruído, é o terceiro botão (segundo knob após o de volume), quando ligado em uma das estremidades, o luthier me mostrou que não tá isolando, gerando ruído, sem nem tocar nada. Não entendi muito bem, mas como eu acho que os caps são passivos, quero esperimentar este som antes de colocar um cap seymour duncan nele. Tu sabe qual o circuito que tá ali no pre-amp ?

RodrigoGyn
Membro

Mensagens : 24
Localização : Goiania-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Re: Duvida caps e pre-amp

Mensagem por RodrigoGyn Qua Dez 16, 2009 9:36 am

Fala Thales, como eu sou iniciante, mas entendo um pouco de eletrônica, concordo plenamente contigo sobre as considerações de ruído. Mas também pelo fato de que trocar os caps por outros, dói até no bolso, vou esperar. Ainda nem toquei nele do jeito que está, imagina mudar algo agora. Fora também o fato de que não sei se vai ser melhor ter caps passivos ou colocar ativo agora.

Eu comprei umas cordas elixir 0.45 para trocar as que estavam no baixo e pedi uma regulagem nele pelo Luthier. Porém, na avaliação dele, quando ligou o baixo, testou cada knob, em um deles, quando girava para um dos extremos, gerava ruído, voltando ao extremo oposto não. Se não me engano era knob de médios. O que acha que pode ser ? O pre-amp realmente não tá isolado. Isolar neste caso é colocar tipo o circuito numa caixinha ? Vou tentar isso.


Thales_Sr escreveu:
A questão de trocar os caps é pq tá dando ruído, não tá limpo o som quando um dos knobs está sendo usado.

E você tem a certeza de que ao trocar a captação os ruídos vão sumir...? Olha isso aqui...

1) Captação raramente dá defeito. Como é só fio enrolado em torno de um imã, e que não se movimenta, raramente dá problema. E quando dá, ele simplesmente para de "falar", fica mudo.

2) Dá pra ter um baixo bastante silencioso mesmo com uma captação barata. O motivo é o que eu falei em (1): Captador é algo extremamente simples. Estruturalmente, um captador caro e um barato são muitíssimo parecidos. Então o que dá pra fazer em um, dá pra fazer no outro.

Se quiser caçar ruídos, vá pelo seguinte:
* Blindagem -- Vários instrumentos vêm sem. O motivo é que dá trabalho blindar o instrumento, aí o custo da mão-de-obra aumentaria muito pra o fabricante. E se o local onde você estiver tocando tiver pouca interferência (ou já tiver alguma blindagem por natureza, como um galpão com estrutura de metal), os benefícios dela nem serão sentidos.

* Soldas -- Geralmente essas vem bem-feitas, mesmo em instrumentos mais baratos. É simples soldar. Só precisa um pouco de treino, então normalmente não tem muito problema.

* Circuito -- Esse sim, ao contrário dos captadores, são razoavelmente complexos. E o pior, as vezes sem a blindagem eles viram antenas... Aí o bicho pega. Mas eu nunca vi o povo reclamando muito de ruído nos circuitos da Ibanez. Enfim, é mais um ponto para se testar.

* Pots -- Fico meio que num impasse de condenar os coitados. Os ruídos que eles geram normalmente são estalos ou chiados, bem diferentes dos "bzzz" ou "tzzzzz" de interferências eletromagnéticas. Mas como são baratinhos e as vezes a simples troca dele resolve, por tabela, algum problema de solda fria, vale a pena olhar.

* Amplificador -- Se você olhar o link que eu mandei lá em cima, vai ver que o cabra tá reclamando de morrer de ruídos, mas não olhou pontos básicos. Lembra que eu falei que o circuito do baixo pode virar antena? Imagina então um amplificador, que é basicamente um circuitão? É bom tentar tocar em outros amplis/locais e ver se o problema persiste.

RodrigoGyn
Membro

Mensagens : 24
Localização : Goiania-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Re: Duvida caps e pre-amp

Mensagem por AdrianoBSB Qua Dez 16, 2009 11:00 am

Rodrigo não sabia que os potenciometros estavam cerrados, qdo peguei o baixo ja estavam assim.
Em relação ao circuito pesquisei mas não achei nada que fale o modelo exato sei que é da propria ibanez.
Da uma olhada nesse link que la tem a descrição do baixo:

http://www.ibanezregister.com/Gallery/basses/sr/gal-sr885.htm

O Knob que vc esta falando e o que controla os medios. Vc tentou tirar um pouco de ganho no circuito pra ver se o ruido para??

____________________________
www.myspace.com/altharmetal Jesus na veia. Metal na orelha. - CLUBE DOS PEDREIROS # 18 - CLUBE ROCK/HEAVY # 09
AdrianoBSB
AdrianoBSB
Membro

Mensagens : 932
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Baixo

Mensagem por RodrigoGyn Qua Dez 16, 2009 11:38 am

Fala Adriano, hoje vou pegar o baixo. Meu cubo ainda nem chegou, por isso nem deu pra brincar com o Ibanez. Mas sobre reduzir o ganho do circuito, nem sei como fazer. Para isso, teria que mexer no próprio circuito ? Me lembro de ver poucos itens nele pra modificar o ganho, mas acho que tinha algo como um potenciômetro nele, vou tentar mexer. Vou comprar uma caixinha para tentar isolar também. E esse ruído pode ser algum potenciometro tb, devia ter pedido pra trocar todos, já que são baratos. Grande abraço.

RodrigoGyn
Membro

Mensagens : 24
Localização : Goiania-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Re: Duvida caps e pre-amp

Mensagem por AdrianoBSB Qua Dez 16, 2009 11:54 am

Sim e no proprio circuito.
Rodrigo nele tem uma peça (igual a um parafuso) na cor branca, so ir com uma chave de fenda e regular o ganho e bem simples não tem segredo.
A blindagem que o Thales falou e em toda cavidade que fica o circuito e os pots.
Abç.

____________________________
www.myspace.com/altharmetal Jesus na veia. Metal na orelha. - CLUBE DOS PEDREIROS # 18 - CLUBE ROCK/HEAVY # 09
AdrianoBSB
AdrianoBSB
Membro

Mensagens : 932
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Re: Duvida caps e pre-amp

Mensagem por Daniel Qua Dez 16, 2009 11:55 am

Putz, se o luthier ainda nao viu essa regulagem de ganho, ou se não falou nada pro cara ainda, convenhamos... Leva em outro.

____________________________
Duvida caps e pre-amp Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Re: Duvida caps e pre-amp

Mensagem por Thales_Sr Qua Dez 16, 2009 2:56 pm

Porém, na avaliação dele, quando ligou o baixo, testou cada knob, em um deles, quando girava para um dos extremos, gerava ruído, voltando ao extremo oposto não. Se não me engano era knob de médios. O que acha que pode ser ?

Ué, é o de se esperar... Qualquer ganho em demasia "puxa" ruídos. É igual aquele guitarrista que empilha uns 3 overdrives e depois quer saber porque sua guitarra tá apitando...
Maneira nos médios.
Outra: Espere seu baixo chegar e toque nele. Você só precisa se preocupar com isso caso você realmente necessite da regulagem com os médios no máximo.

O que me preocupa é você querer fazer alterações caras confiando cegamente na opinião de outra pessoa. Testa primeiro o instrumento e tire suas conclusões, antes de gastar dinheiro.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Re: Duvida caps e pre-amp

Mensagem por RodrigoGyn Qua Dez 16, 2009 9:46 pm

Senhores, hoje peguei o baixo com o luthier, pra falar a verdade gostei muito do trabalho. Ele me cobrou 100 pelo serviço, mas 30 foi de um potênciômetro (se não me engano o de volume que é mais caro), 10 pra inverter um potênciômetro (o dos caps ficou por último) e 60 da mão de obra. Ele ligou o baixo num hartke (no dia que eu fui lá ele havia ligado num outro cubo de marca genérica), ficou muito bom viu, pelo menos eu gostei. O ruído praticamente sumiu. Ele falou que mudou as soldas e com a troca dos potenciômetro melhorou quase 90%. O ruído é tão baixo que não encomoda mais.

Tales, valeu pelas dicas, eu custei entender, quando disse pra eu tocar o instrumento primeiro (eu nem sei tocar baixo ainda), juro que não de moral, mas depois de ler uns sítios na Web sobre caps e pré-amps, e depois de ler suas mensagens também sobre ruído, entendo muito bem. Eu tenho um defeito muito grande que é ser perfeccionista, então, quando eu comprei o baixo, tinha uns arranhões pequenos, normal do instrumento e eu já queria pintar (hoje eu já gosto do baixo do jeito que ele está). Também quando o luthier falou de colocar um cap ativo, logo quis, mas depois de ver o resultado de como está o baixo hoje, acho que nem vou trocar, ou só troco quando realmente achar que seja necessário (quando souber tocar baixo). Fora que sou ansioso demais, então quero resolver as coisas na mesma hora, mas nem tudo dá pra fazer desta forma.

Resumo da novela: estou feliz demais com meu instrumento. Valeu demais Adriano por ter me vendido o baixo, meu cubo chega na sexta e já baixei uns métodos para pelo menos começar a entender o instrumento.

RodrigoGyn
Membro

Mensagens : 24
Localização : Goiania-GO

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Re: Duvida caps e pre-amp

Mensagem por Thales_Sr Qui Dez 17, 2009 11:14 am

Resumo da novela: estou feliz demais com meu instrumento.
Pois é. Por vezes, não é gastando mais dinheiro que a gente consegue bons resultados. É que a ânsia de testar tudo, querer saber de tudo, faz a gente correr atrás de trocar tudo, e não sentir as nuances do instrumento.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Re: Duvida caps e pre-amp

Mensagem por AdrianoBSB Qui Dez 17, 2009 11:27 am

Que isso Rodrigo, o importante e vc ficar satisfeito com o baixo.
Como ja tinha te falado vc esta com um belo instrumento nas mãos, agora e so mandar bala nos estudos.

____________________________
www.myspace.com/altharmetal Jesus na veia. Metal na orelha. - CLUBE DOS PEDREIROS # 18 - CLUBE ROCK/HEAVY # 09
AdrianoBSB
AdrianoBSB
Membro

Mensagens : 932
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Re: Duvida caps e pre-amp

Mensagem por sirius Sáb Dez 19, 2009 7:12 pm

o que é Captação J/J , sempre vejo nos baixos Warwick... desculpe se aqui não é o lugar correto , é que li no neste topico sobre isso.
obrigado!
sirius
sirius
Membro

Mensagens : 6
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Re: Duvida caps e pre-amp

Mensagem por Thales_Sr Sáb Dez 19, 2009 7:38 pm

Captador "J" é aquele captador fininho, que vem nos jazz bass. Tem esse nome justamente por causa do Jazz Bass, da mesma forma que o captador do Precision se chama captador "P".

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Re: Duvida caps e pre-amp

Mensagem por sirius Ter Dez 22, 2009 6:07 pm

valeu thales
sirius
sirius
Membro

Mensagens : 6
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida caps e pre-amp Empty Re: Duvida caps e pre-amp

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos