Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como saber se um baixo necessita de string retainer?

+5
Ivanov_br
Guga Ramone
JAZZigo
allexcosta
Fernando Zadá
9 participantes

Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jan 14, 2021 9:52 pm

Alguém sabe me dizer se a função é meramente estética e em que ocasiões ele é necessário ou desejável? tem vez que é melhor sem?

Queria conseguir um desse individual mas não achei onde por aqui

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Fender10
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por allexcosta Qui Jan 14, 2021 9:56 pm

Não é estético...

Em baixos com headstock não angulado, é bom ter algo forçando as cordas pra baixo pós nut, isso evita aquele "rattling" característico de corda vibrando demais no nut.

Na tarraxa próxima do nut não precisa muito, pois quando você coloca a corda certo, ela fica bem embaixo na tarraxa, o suficiente pra que o fenômeno não ocorra.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por JAZZigo Qui Jan 14, 2021 10:54 pm

Fernando Zadá escreveu:Queria conseguir um desse individual mas não achei onde por aqui
No Brasil, nunca vi. No eBay, você acha.

Como saber se um baixo necessita de string retainer? S-l1600
https://www.ebay.com/itm/007-8972-049-Genuine-Fender-Stealth-Bass-Guitar-String-Retainer-Eliminate-Buzz/332601094250?epid=2255417808&hash=item4d7091f06a:g:QCcAAOSw3KFWeaK0
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por Guga Ramone Sex Jan 15, 2021 7:46 am

Me interessei uma vez por esse string retainer que o JAZZigo postou, então descobri que ele só serve em tarraxas que usem a porca de fixação. Se a tarraxa só usar aquela bucha, ele não vai servir. Pro baixos 4c padrão JB e PB, o mais simples é deixar mais corda sobrando na A e dar no mínimo uma volta a mais na tarraxa, fazendo com que a corda desça mais e não fique "rateando" no nut.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por JAZZigo Sex Jan 15, 2021 10:44 am

Guga Ramone escreveu:Me interessei uma vez por esse string retainer que o JAZZigo postou, então descobri que ele só serve em tarraxas que usem a porca de fixação. Se a tarraxa só usar aquela bucha, ele não vai servir. Pro baixos 4c padrão JB e PB, o mais simples é deixar mais corda sobrando na A e dar no mínimo uma volta a mais na tarraxa, fazendo com que a corda desça mais e não fique "rateando" no nut.
Bem lembrado!
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por Ivanov_br Sex Jan 15, 2021 11:10 am

Em tempo, esses Dimension não foram muito populares por aqui não, ne?
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por patriciofernandes Sex Jan 15, 2021 12:50 pm

Sempre tive dúvida sobre como regular a altura do string retainer. Alguém poderia falar a respeito? Ou não faz diferença? eu sinto que muda um pouco a definição do timbre conforme você aumenta ou abaixa, mas não sei explicar. Creio que se deva à tensão que gera na corda... mas é só especulação minha.
Bertola ou Allex talvez saibam responder
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 15, 2021 12:57 pm

Pra mim esse retainer individual morde a corda...

Não há regulagem exata. Se eliminar o problema já tá certo. Agora, se você escuta que muda o som com 1mm a mais ou a menos, escolhe o que dá o som que você curte mais.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por JAZZigo Sex Jan 15, 2021 2:45 pm

allexcosta escreveu:Pra mim esse retainer individual morde a corda...
Gera muito menos atrito com a corda que os string retainers redondos tradicionais. A superfície que entra em contato com a corda é lisa e possui bordas chanfradas.

Como saber se um baixo necessita de string retainer? IMG-0062
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 15, 2021 3:11 pm

^ Tu arruma uma foto macro dessas de um retainer tradicional?

Eu prefiro a barrinha, tipo a usada pela Lakland ou S.Martyn.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por Fernando Zadá Sex Jan 15, 2021 3:13 pm

Jazzigo deve ter tirado ele mesmo.
Será que existe algum acessório que ele não tenha? Rssss
Mas eu acho esse ai estiloso até mas tá caro trazer um!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 15, 2021 3:22 pm

A borda da foto do jazzigo é chanfrada sim, mas deveria ser arredondada.

Onde isso pega na corda, é num lugar que várias cordas já estão afuniladas.

Ainda acho que morde...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por JAZZigo Sex Jan 15, 2021 3:40 pm

allexcosta escreveu:^ Tu arruma uma foto macro dessas de um retainer tradicional?
Como saber se um baixo necessita de string retainer? IMG-0063
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por Juninho Sampaio Sex Jan 15, 2021 3:45 pm

^O homi tem tudo..

Ivanov_br escreveu:Em tempo, esses Dimension não foram muito populares por aqui não, ne?

Já nos Elites tem 2 do comum e 1 desses

Como saber se um baixo necessita de string retainer? UHttGFP
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12055
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por vcrz Sex Jan 15, 2021 4:19 pm

Quando eu estava com o Peavey Foundation S, ele tinha um grave problema por ter os retainers apenas nas cordas Ré e Sol, a Lá tinha um grave "rattling" e quando eu colocava o dedo para "abaixar" no headstock parava.

Cheguei a compra os string retainers mas chegaram depois de ter trocado pelo XB925.

Um Luthier que eu resolvi testar na região, me perdeu de cliente porque disse especificamente que tinha esse problema e além do Nut novo que ele fez, deveria colocar um string retainer...

Me cobrou pelo serviço, ficou mais de 1 mês com meu baixo e quando entregou o barulho tava ali... Paguei e nunca mais voltei.

Ainda tenho 2 desses estilo fender aqui em casa. Mas em toda minha experiência, apenas esse Peavey precisou claramente, Tanto que as últimas versões desse foundation tinha string retainer para as 3 primeiras cordas, foi claramente um erro de projeto.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por vcrz Sex Jan 15, 2021 4:23 pm

Ivanov_br escreveu:Em tempo, esses Dimension não foram muito populares por aqui não, ne?

Acho mundialmente foram muito bem nas primeiras gerações... Mas acho que perdeu força e apelo quando começaram a passar pra frente. O pessoal não quer Fender legal, quer os jazz e Precision da vida.

Esses dimension são uns baita baixo, os de 5 cordas na minha opinião, pelo pouco que tive contato, bate de frente com os MM  e sobra (se for os MIA, mas o MX são bons tb).


Aquo no México é difícil encontrar na mercado de usado. Mas esse é um Fender que eu teria sem dúvida ainda mais se fosse da primeira geração.

Chuto até que no futuro vão valer um boa grana e acho que serão bastante procurados no futuro, visto que esse baixo, na minha opinião, foi um gol de placa apesar de provavelmente já estarem descontinuados (não tem um informação clara, os MX parecem estar na ativa).
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por allexcosta Sex Jan 15, 2021 5:08 pm

JAZZigo escreveu:(foto)

O G&L é melhorzinho, mas todos poderiam ser mais arredondados.
Sou meio noiado com tudo que encosta nas cordas. Qualquer rebarba eu já acho que vai quebrar a corda.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por JAZZigo Sex Jan 15, 2021 6:10 pm

allexcosta escreveu:Sou meio noiado com tudo que encosta nas cordas.
[2]
Também não gosto. Quando é possível evitar, prefiro sem.

Como saber se um baixo necessita de string retainer? IMG-0070
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16382
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jan 24, 2021 12:43 pm

O bom de fazer isso num baixo barato e que vou lixar ainda é que se resolver mudar a posição você muda sem dó! Rsss


[img]Como saber se um baixo necessita de string retainer? String10[/img]
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por Juninho Sampaio Dom Jan 24, 2021 6:25 pm

mete nesse buraco o pó da própria madeira lixada + cola... Depois lixa mais e ja foi
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12055
Localização : Salvador-Ba

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jan 24, 2021 7:12 pm

A idéia é essa mesmo. Mas acho que só lixo e dou um tapa inicio do mês que vem quero fazer relax e tô zoado essa semana.
A intenção é lixar, ai inclusive vou ter que retirar ele e tarraxas e etc e envernizar e depois já ver se coloco o decalque Fender.
Tô curtindo me arriscar nos paranauês.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jan 25, 2021 12:11 am

Juninho Sampaio escreveu:mete nesse buraco o pó da própria madeira lixada + cola... Depois lixa mais e ja foi
POde também colocar cola nos buracos, "martelar" neles um pedaço de palito de dentes, depois lixar tudo...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Fernando Zadá e DieMarin gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 25, 2021 9:25 am

Essa técnica eu já usei bastante em pino de correia! Rsss
Mas sem acabamento porque geralmente o próprio pino esconde a gambiarra.
Esse quero fazer bonitinho: desmontar, lixar envernizar e deixar aceitável o visual.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

DieMarin gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jan 25, 2021 9:28 am

Fernando Zadá escreveu:Essa técnica eu já usei bastante em pino de correia! Rsss
Mas sem acabamento porque geralmente o próprio pino esconde a gambiarra.
Esse quero fazer bonitinho: desmontar, lixar envernizar e deixar aceitável o visual.
Sim... Para esse mister eu usa depois da lixagem a seladora em spray, e o verniz spray Colorgin 07502.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 25, 2021 9:30 am

putz que maravilha Bertola próximo passo seria exatamente consulta-los sobre qual verniz usar até porque li que o ideal é colocar o waterslide sobre o verniz e depois dar mais uma demão. É isso mesmo?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jan 25, 2021 9:33 am

Fernando Zadá escreveu:putz que maravilha Bertola próximo passo seria exatamente consulta-los sobre qual verniz usar até porque li que o ideal é colocar o waterslide sobre o verniz e depois dar mais uma demão. É isso mesmo?
Sim. Mas eu discordo (IMHO) em colocar tal decalque nele...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 25, 2021 10:05 am

O baixo é pra uso pessoal e mais pra tirar uma onda com gente mala que não entende que logotipo não faz o baixo....
Tipo levar peso morto só pro cara ficar feliz de ver a logo de um baixo que eu já mais compraria porque não acredito no custo beneficio dele

Apesar que vou te dizer o baixo superou expectativas com uma boa regulada e troca de cordas.

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 25, 2021 10:14 am

Mais uma experiência social e sensorial/auditiva do que uma coisa pra levar a sério mesmo! Se não fosse caro e trabalhoso mandava fazer um adesivo Zada Bass mas .....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Jan 25, 2021 10:51 am

Fernando Zadá escreveu:O baixo é pra uso pessoal e mais pra tirar uma onda com gente mala que não entende que logotipo não faz o baixo....
Tipo levar peso morto só pro cara ficar feliz de ver a logo de um baixo que eu já mais compraria porque não acredito no custo beneficio dele

Apesar que vou te dizer o baixo superou expectativas com uma boa regulada e troca de cordas.

Tranquilo...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como saber se um baixo necessita de string retainer? Empty Re: Como saber se um baixo necessita de string retainer?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos