Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Meu primeiro contra baixo acústico

+6
Eduardo Tob
CSergio
allexcosta
Ivanov_br
Cantão
rodlburigo
10 participantes

Ir para baixo

Meu primeiro contra baixo acústico Empty Meu primeiro contra baixo acústico

Mensagem por rodlburigo Seg Fev 15, 2021 1:44 am

Galera, estou felizão, depois de quase 25 anos, adquiri meu primeiro contrabaixo acústico.
Trata-se do elefante 4/4 Michael com tampo laminado, esse que meu pai está segurando na foto abaixo:

Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa10

Já estudei muito sobre o instrumento, mas só agora minha casa teve condições de abrigar um "bichão" desses.
Troquei ele em um baixo e um amplificador que estavam encostados, então só gastei o combustível para ir buscá-lo a 65km da minha casa.
Como nem tudo são flores, logo percebi que o baixo tem vários problemas, sendo que o mais grave era a pressão do rabicho sobre o tampo. Não sei a que tempo, foi colocado um grampo de roupa e um prego para tentar minimizar o problema. Sim, um grampo de roupas.

Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa14

Mas essa parte eu já tinha visto a solução na página do Paulo Gomes e fiz uma peça para minimizar essa pressão. A peça não ficou ideal, pois a madeira usada foi mogno é muito mole. O rabicho acabou afundando a peça, mas a função foi cumprida. Irei fazer uma nova peça em uma madeira mais dura futuramente.

Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa15
Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa16

Outra coisa é que o espelho e o estandarte foram trocados por peças de ipê. As cordas estão extremamente altas, vi aqui no fórum que elas devem ficar a altura da espessura de uma caneta bic.
Sinceramente não sei dizer se o espelho ficou bom para tocar, pois nunca tinha tocado em um contrabaixo, só sei que ficou muito pesado, pois arrombou o meu dedo no primeiro dia, fiquei quase 1 semana sem conseguir tocar.
Dá para perceber que o acabamento da troca do espelho não foi dos mais primorosos. Também é visível que foi removido o verniz original e foi colocado esse acabamento que não sei o que é, mas parece um betume. O acabamento parece legal de longe, mas a aplicação foi bem grosseira.

Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa18
Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa17
Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa20
Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa21
Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa22
Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa23

Agora, o que mais me preocupa é o tampo, pois ele está afundado na base do cavalete da corda G. Não sei se esse afundamento é perigoso ao instrumento.
Gostaria de uma orientação se é necessário levar a um luthier para avaliar. O que sei é que a corda alta do jeito que está, aumenta a pressão sobre o tampo.

Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa24
Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa25

Estou pensando em duas coisas, a primeira e necessária, é abaixar as cordas, com tenho habilidade em marcenaria, vou tentar fazer por minha conta, caso não dê conta, vou comprar um cavalete com regulagem de altura e então mando para um luthier.
A outra, estou pensando em lixar de leve esse acabamento e aplicar goma laka para fazer tipo um degradê com esse fundo. Assim também consigo reparar alguns arranhões de lixa do trabalho anterior.

Estou muito feliz e aceito opinião dos colegas de quais seriam as primeiras providências com esse novo instrumento que estou conhecendo agora!
rodlburigo
rodlburigo
Membro

Mensagens : 179
Localização : Florianópolis

nexxus e LopesEduardo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Meu primeiro contra baixo acústico Empty Re: Meu primeiro contra baixo acústico

Mensagem por Cantão Seg Fev 15, 2021 2:24 am

Parabéns pela aquisição brother , fico feliz que tenha realizado seu sonho...um grande abraço.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21769
Localização : Bauru

rodlburigo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Meu primeiro contra baixo acústico Empty Re: Meu primeiro contra baixo acústico

Mensagem por Ivanov_br Seg Fev 15, 2021 9:50 am

Parabéns pela aquisição e bem vindo ao mundo novo.

Eu recomendo MUITO que leve a um luthier com muita experiência, para que um trabalho de regulagem, e quiçá, restauro, seja feito. Eu teria receio em improvisar soluções. Em Floripa deve ter alguém que faça estes reparos. Converse com pessoal da escola de música da UFSC. Com certeza o professor de contrabaixo lá saberá informar.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

rodlburigo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Meu primeiro contra baixo acústico Empty Re: Meu primeiro contra baixo acústico

Mensagem por allexcosta Seg Fev 15, 2021 9:59 am

Em primeiro lugar, parabéns pela realização de um sonho.

Parece claro que há comprometimento estrutural com necessidade imediata de atenção profissional.

Até lá, deve ser melhor mantê-lo sem corda.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

rodlburigo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Meu primeiro contra baixo acústico Empty Re: Meu primeiro contra baixo acústico

Mensagem por CSergio Seg Fev 15, 2021 11:27 am

Companheiro, parabéns pela aquisição, já que era seu sonho claps
Muito estiloso ter um acústico; deve ser uma experiência fantástica em matéria sonora.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

rodlburigo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Meu primeiro contra baixo acústico Empty Re: Meu primeiro contra baixo acústico

Mensagem por rodlburigo Seg Fev 15, 2021 1:49 pm

Obrigado pelo incentivo amigos, vou ponderar com carinho levar a um luthier, mas no momento estou cortando gastos.

CSergio escreveu: deve ser uma experiência fantástica em matéria sonora.

Com certeza é diferente de tudo que já tinha tocado, som que preenche o ambiente, orgânico. Já me empolguei para pegar um com tampo maciço em breve. Esse foi minha porta de entrada, para ver se curtia de verdade!

rodlburigo
rodlburigo
Membro

Mensagens : 179
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Meu primeiro contra baixo acústico Empty Re: Meu primeiro contra baixo acústico

Mensagem por Eduardo Tob Seg Fev 15, 2021 5:41 pm

Que massa cara parabéns e vai fundo!
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

rodlburigo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Meu primeiro contra baixo acústico Empty Re: Meu primeiro contra baixo acústico

Mensagem por Gabriel_cwb Seg Fev 15, 2021 5:58 pm

Parabéns pela aquisição!!

Um dia ainda pego um acústico. bounce
Gabriel_cwb
Gabriel_cwb
Membro

Mensagens : 456
Localização : Curitiba - PR

rodlburigo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Meu primeiro contra baixo acústico Empty Re: Meu primeiro contra baixo acústico

Mensagem por rodlburigo Sáb Fev 20, 2021 6:17 pm

Contrariando o conselho do pessoal aqui, resolvi me atrever a fazer a regulagem do cavalete.
Ficou 200% melhor, cordas coladas macias e o som encheu o ambiente. Meus filhos que nem são músicos, comentaram que o som ficou mais "gordo" e bonito.
A corda Mi que praticamente não tinha som, agora enche o ambiente, fiquei muito satisfeito com o resultado.

Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa28

Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa29

O que fiz foi medir a projeção do espelho no cavalete , marcar e cortar a curva. Depois fiz os caminhos para as cordas. Nesse ponto cometi um erro, para não dizer que o serviço ficou perfeito, afinal, a primeira vez é aprendizado! Eu acabei escavando no local errado e as cordas ficaram desalinhadas. Felizmente, cortei muito errado, então pude cortar no lugar certo. Agora vou preencher o buraco com cola e pó de madeira para não ficar tão aparente.

Fiz o lixamento dos pés também, pois percebi que no pé junto à alma, o pé só encostava uma pequena parte, forçando demais em um local só e não transmitindo direito a vibração para o tampo. O lado de cima não ficou totalment encostado, pois ele já estava lixado com a ponta fazendo quase um chanfro, se eu lixasse tudo, acabaria baixando demais as cordas, mas ficou 90% assentado no tampo. Este serviço me tomou umas 4 horas.

Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa30

Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa31

Também refiz a proteção do tampo do rabicho. Agora usei ipê e corrigi um pouco a geometria, ficando bem mais resistente. Acredito que vá suportar.

Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa32

Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa33

Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa34

Agora é terminar o arco, mas já ficou muito mais fácil e prazeroso tocar o baixo. Só falta aprender a tocar agora!  Laughing
Abraços contrabaixísticos!
rodlburigo
rodlburigo
Membro

Mensagens : 179
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Meu primeiro contra baixo acústico Empty Re: Meu primeiro contra baixo acústico

Mensagem por jorge.ibs Seg Fev 22, 2021 11:34 am

Bela aquisição colega. Realizar um sonho é algo maravilhoso.
É um belo instrumento.
Torço que consiga extrair o melhor dele após os reparos que planeja fazer.
jorge.ibs
jorge.ibs
Membro

Mensagens : 159
Localização : Simões Filho-Ba

rodlburigo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Meu primeiro contra baixo acústico Empty Re: Meu primeiro contra baixo acústico

Mensagem por siodoni Seg Fev 22, 2021 1:20 pm

rodlburigo, pra acertar o "pé" do cavalete o ideal é colar uma lixa no tampo, e ir lixando o cavalete contra o tampo.
Assim vc copia a geometria do tampo perfeitamente para o cavalete.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

rodlburigo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Meu primeiro contra baixo acústico Empty Re: Meu primeiro contra baixo acústico

Mensagem por rodlburigo Seg Fev 22, 2021 2:17 pm

siodoni escreveu:rodlburigo, pra acertar o "pé" do cavalete o ideal é colar uma lixa no tampo, e ir lixando o cavalete contra o tampo.
Assim vc copia a geometria do tampo perfeitamente para o cavalete.

Obrigado Siodoni,
eu lixei até ficar bem próximo do formato do tampo e depois eu fiz exatamente isso (estudei bastante, por vários anos antes de meter a mão no instrumento). O problema é que em um dos cantos foi lixado demais por quem fez o serviço anteriormente. Lixando mais do que eu lixei, já iria começar a comer o pé e diminuir a área de assentamento do cavalete sobre o tampo. Mas ele ficou praticamente todo apoiado, somente uma faixa de 1 a 2mm que não encostou e ficou ainda alta. Achei melhor assim, pois lixando um pouco mais iria diminuir ainda mais a área, pois já começaria a comer o pé e ficar só na haste.
Final de semana eu consegui tocar bem mais ele. Ficou absurdamente melhor, o som abriu e ficou bem mais encorpado. As cordas muito macias. Não é para menos, olha a quantidade de material que tirei do cavalete

Meu primeiro contra baixo acústico Whatsa35
rodlburigo
rodlburigo
Membro

Mensagens : 179
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Meu primeiro contra baixo acústico Empty Re: Meu primeiro contra baixo acústico

Mensagem por siodoni Seg Fev 22, 2021 3:25 pm

Caramba, o cavalete tava gigante.
Se ficou um "buraco" sugiro vc completar com ciano acrilato (super cola) e pó de madeira.
Eu faço assim, coloco o ciano, e pressiono ele sobre uma camada de pó, após aderido, mais ciano e mais pó.
Quando passar da medida que precisa, é só lixar e pronto. Fica excelente.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

rodlburigo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Meu primeiro contra baixo acústico Empty Re: Meu primeiro contra baixo acústico

Mensagem por rodlburigo Seg Fev 22, 2021 3:52 pm

siodoni escreveu:Caramba, o cavalete tava gigante.
Se ficou um "buraco" sugiro vc completar com ciano acrilato (super cola) e pó de madeira.
Eu faço assim, coloco o ciano, e pressiono ele sobre uma camada de pó, após aderido, mais ciano e mais pó.
Quando passar da medida que precisa, é só lixar e pronto. Fica excelente.

Dica de quem conhece!!! cheers
rodlburigo
rodlburigo
Membro

Mensagens : 179
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Meu primeiro contra baixo acústico Empty Re: Meu primeiro contra baixo acústico

Mensagem por siodoni Seg Fev 22, 2021 4:01 pm

rodlburigo escreveu:Dica de quem conhece!!! cheers
Que nada!
Só quero que o baixão aí fique excelente!
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6374
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

rodlburigo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Meu primeiro contra baixo acústico Empty Re: Meu primeiro contra baixo acústico

Mensagem por Voila Marques Ter Fev 23, 2021 12:57 am

Parabéns pelo contrabaixo, Rodrilburigo! Vida longa pra vocês!
Sobre o cavalete, espero que o contrabaixo esteja respondendo bem agora! Só sugiro que você espere por uma semana a dez dias antes de fazer outras modificações, pois o instrumento pode mudar os resultados, tanto com a regulagem do cavalete como com a mudança do local da alma ou mesmo com a troca de encordoamento.
Como eu não sei lixar cavalete, sempre levo a um luthier, mas quando as cordas estão altas demais e não posso levar ao luthier (uma batida acidental com o contrabaixo, antes de um concerto, por exemplo), coloco o cavalete um pouquinho mais pra cima (em direção ao espelho); quando estão baixas demais, coloco o cavalete um pouquinho mais pra  baixo (em direção ao espigão), sempre com o contrabaixo deitado, afrouxando com cuidado as cordas, para não perder a angulação do cavalete original e, principalmente, pra alma (aquele tipo de "cabinho de vassoura" que fica dentro do instrumento, e que liga o tampo ao fundo do instrumento) não cair, pq aí o ó tá completo...
Agora, sobre o afundamento do tampo, tive esse problema no meu contrabaixo de orquestra. Infelizmente, esse perrengue vai aumentando com o tempo...
Pode ser um problema na construção do contrabaixo, mas pode ser que a barra harmônica precise ser trocada ou reforçada.
Sugiro uma visita a um bom luthier, pois é um serviço que necessita abrir o contrabaixo, etc.
Aí, você poderia também aproveitar a ida pra pedir umas dicas sobre o verniz.
Normalmente, o que usa uma "boneca" fica mais fino e delicado, só lembrando que o verniz é um acabamento que protege a madeira e deixa a madeira "respirar", favorecendo a projeção do som. Um verniz grosso ou feito com materiais não indicados (pintura à pistola, por exemplo) abafa o som do contrabaixo, ok?
Muito sucesso e abraço contrabaixístico procê! 🍀🎶🍀🎶


Última edição por Voila Marques em Ter Fev 23, 2021 1:04 am, editado 3 vez(es)
Voila Marques
Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3062
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Claudio, rafael.buzzi.andrade e rodlburigo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Meu primeiro contra baixo acústico Empty Re: Meu primeiro contra baixo acústico

Mensagem por rodlburigo Qui Fev 25, 2021 12:55 pm

Obrigado pelas dicas Viola!
Notei que as cordas subiram um pouco após o ajuste, nada de muito relevante e ficou até melhor, acredito que como o cavalete estava muito alto a pressão no tampo estava demaisada (lógica de física vetorial, hehe).
O acabamento que pretendo colocar é goma laca. Já apliquei em outros instrumentos, mas em áreas bem menores, esse vai ser um desafio e tanto.
Falando com o Zadá, que me deu dicas valiosas, descobri que o braço também é muito espesso e pode ser afinado, mas isso vou deixar para quando puder levar para um luthier.
Por enquanto estou felizão com o instrumento e já estou conseguindo tocar as músicas mais tranquilas. O fato de já tocar com baixo fretless deve ter ajudado nisso!
Obrigado pelo incentivo de todos!
rodlburigo
rodlburigo
Membro

Mensagens : 179
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Meu primeiro contra baixo acústico Empty Re: Meu primeiro contra baixo acústico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos