Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Polimento de verniz no corpo do baixo

4 participantes

Ir para baixo

Polimento de verniz no corpo do baixo Empty Polimento de verniz no corpo do baixo

Mensagem por capiroto Seg Out 18, 2021 11:27 pm

Pessoal,

Recentemente adquiri um baixo com pintura escura e verniz brilhante no corpo. Normalmente não "faz meu tipo", mas vendo ao vivo o bicho fica lindo demais.
O único detalhe é que, de perto, pintura preta + verniz brilhante mostra demais os defeitos/marcas de uso.

Um exemplo:
Polimento de verniz no corpo do baixo 20211011

Existe algum procedimento ideal de polimento pra remover os riscos superficiais mais aparentes e devolver o brilho às partes já opacas?

Após uma pesquisada no fórum e fora dele, parece ser quase consenso usar massa de polir n. 2 pra remover os riscos, mas fiquei com medo de arriscar com um abrasivo desses logo de cara.

Produtos supostamente recomendados:
Polimento de verniz no corpo do baixo Massa-11Polimento de verniz no corpo do baixo 26599810Polimento de verniz no corpo do baixo Massa-10

Alguém aqui com experiência no uso desses produtos?
capiroto
capiroto
Membro

Mensagens : 54
Localização : Joinville/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento de verniz no corpo do baixo Empty Re: Polimento de verniz no corpo do baixo

Mensagem por CSergio Ter Out 19, 2021 8:08 am

Pra tirar riscos tá correto sim, massa de polir.

Limpe antes, tire qualquer poeira ou sujeira que esteja no corpo; eu limpo com pano ligeiramente úmido, depois seco com outro.

Agora o polimento com a massa: sugiro fazer um teste em uma área pequena, tipo atrás do corpo, ou na beirada onde apoia na perna; ai você vai treinando, pegando a manha.
Pega uma área pequena, passa o dedo no produto e aplica do tamanho de um grão de arroz pra começar, espalha com o dedo sobre a área de teste e dá-lhe esfregar com pano ou algodão.

No começo esfregue com pouca força, ai vc vai pegando a manha; depois parta pra áreas maiores, mais riscados, onde provavelmente vai ser preciso mais pressão, "mais esfregação".

Quando terminar, se quiser um brilho extra, aplica cera de carro, dessa vez não precisa esfregar ou tirar com força.

Pra fazer tudo isso da melhor forma e com mais liberdade, o ideal seria tirar tudo do instrumento: cordas, escudo, parafusos, captadores; se não quiser tirar os captadores, cubra eles com fita crepe.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento de verniz no corpo do baixo Empty Re: Polimento de verniz no corpo do baixo

Mensagem por HenriqueBessa Ter Out 19, 2021 9:17 am

Dá uma olhada nesse vídeo e vê se o processo que ele usa no corpo da guitarra seria tranquilo pra vc fazer.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

patriciofernandes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento de verniz no corpo do baixo Empty Re: Polimento de verniz no corpo do baixo

Mensagem por capiroto Ter Out 19, 2021 11:24 pm

CSergio escreveu:Pra tirar riscos tá correto sim, massa de polir.
Limpe antes, tire qualquer poeira ou sujeira que esteja no corpo; eu limpo com pano ligeiramente úmido, depois seco com outro.
Agora o polimento com a massa: sugiro fazer um teste em uma área pequena, tipo atrás do corpo, ou na beirada onde apoia na perna; ai você vai treinando, pegando a manha.
Pega uma área pequena, passa o dedo no produto e aplica do tamanho de um grão de arroz pra começar, espalha com o dedo sobre a área de teste e dá-lhe esfregar com pano ou algodão.
No começo esfregue com pouca força, ai vc vai pegando a manha; depois parta pra áreas maiores, mais riscados, onde provavelmente vai ser preciso mais pressão, "mais esfregação".
Quando terminar, se quiser um brilho extra, aplica cera de carro, dessa vez não precisa esfregar ou tirar com força.
Pra fazer tudo  isso da melhor forma e com mais liberdade, o ideal seria tirar tudo do instrumento: cordas, escudo, parafusos, captadores; se não quiser tirar os captadores, cubra eles com fita crepe.
Legal, bom saber!

Você chegou a usar algum dos produtos que eu mencionei antes?

Será que a tal massa "n. 02" já basta ou algum abrasivo mais fino é necessário depois?

E sobre a cera de carro, alguma recomendação? Já li que não é muito interessante produtos com silicone na composição, principalmente se tiver contato com a madeira "crua". Não sei se faz algum sentido pra parte com verniz também.

Btw, eu vi o seu post sobre o resgate do Warwick mas não consegui achar o nome dos produtos usados.  scratch

HenriqueBessa escreveu:Dá uma olhada nesse vídeo e vê se o processo que ele usa no corpo da guitarra seria tranquilo pra vc fazer.
Spoiler:
Praticamente uma restauração! Mas acho que esse processo é um pouco agressivo, não sei se eu teria coragem de meter uma lixa nessa pintura brilhante (por mais que a massa de polir tenha propósito semelhante hehe).
capiroto
capiroto
Membro

Mensagens : 54
Localização : Joinville/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento de verniz no corpo do baixo Empty Re: Polimento de verniz no corpo do baixo

Mensagem por Franco_bass Qua Out 20, 2021 8:54 am



^ Massa de Polir 2 e estopa ( aqueles usadas para carro ) são sucesso. Se quiser o melhor dos 2 mundos, massa de polir e politriz.... depois cera de carro ou lustra moveis....
Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagens : 361
Localização : RS, Brasil

capiroto e HenriqueBessa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento de verniz no corpo do baixo Empty Re: Polimento de verniz no corpo do baixo

Mensagem por HenriqueBessa Qua Out 20, 2021 10:08 am

capiroto escreveu:
Btw, eu vi o seu post sobre o resgate do Warwick mas não consegui achar o nome dos produtos usados.  scratch

Praticamente uma restauração! Mas acho que esse processo é um pouco agressivo, não sei se eu teria coragem de meter uma lixa nessa pintura brilhante (por mais que a massa de polir tenha propósito semelhante hehe).

Então... ele usa lixas d`água progressivamente (acho que de 600 até 2500) mais finas com uma mistura de água e detergente, pra acertar o verniz. Depois é massa de polir automotiva (a mais fina provavelmente), acho que ele fala na hora, claro que ele tem aquela máquina de polir F#$@, mas dá pra fazer sem ela tb. E sim... é meio agressivo, mas o resultado ficou excelente.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2252
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento de verniz no corpo do baixo Empty Re: Polimento de verniz no corpo do baixo

Mensagem por CSergio Qua Out 20, 2021 10:22 am

capiroto escreveu:Legal, bom saber!

Você chegou a usar algum dos produtos que eu mencionei antes?


Não, nenhum.
Mas basicamente são polidores, mais elaborados, menos agressivos que a Pérola, conhecida como massa de polir nº 2 (o Bombril dos polidores eehehe, falou massa de polir nº 2 é Pérola).
A diferença pra um polidor mais moderno de hoje em dia, é que esses são menos agressivos dão mais controle para um polimento (o que é mais fácil e barato? tu repetir várias vezes um polimento num carro aos poucos, ou numa só passada agressiva tirar logo uma boa camada de verniz, correndo risco de ter de pintar de novo? Esse é o raciocínio de um polimento moderno. Eu não trabalho com isso, apenas gosto de cuidar de carro ehehe)

capiroto escreveu:

Será que a tal massa "n. 02" já basta ou algum abrasivo mais fino é necessário depois?


Já basta sim.
Só faz o teste é uma área pequena, pra fazer se ambientar Wink tipo do tamanho de uma unha up

capiroto escreveu:

E sobre a cera de carro, alguma recomendação? Já li que não é muito interessante produtos com silicone na composição, principalmente se tiver contato com a madeira "crua". Não sei se faz algum sentido pra parte com verniz também.

Após polir, vc vai tirar o resíduo do polidor com um pano úmido e secar, então depois vem com a cera pra dar brilho.
Cera com silicone não sei dizer se dá problema em madeira envernizada; sei que não é boa pra repintura recente de carro (feita a menos de 30-45 dias).

capiroto escreveu:
Btw, eu vi o seu post sobre o resgate do Warwick mas não consegui achar o nome dos produtos usados.  scratch

O primeiro polidor que usei foi Lincoln 3 em 1, mas esse venceu assim que terminei o Warwick.

Como vou polir um carro depois que voltar da oficina, eu adquiri uma linha da Vonnix, que são 3 produtos para cada etapa de polimento (corte, refino, lustro) ai vai dar pra usar em instrumentos também Wink só que já tive problemas novamente com a politriz de modo que estou parado e não mexi nem no Epiphone que adquiri recentemente.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento de verniz no corpo do baixo Empty Re: Polimento de verniz no corpo do baixo

Mensagem por CSergio Qua Out 20, 2021 10:27 am

Postar uma pequena demonstração de um pedaço, feito na mão (3 dedos na verdade), com algodão e polidor no meu EB3

Antes
Polimento de verniz no corpo do baixo 1
Polimento de verniz no corpo do baixo 2

Durante
Polimento de verniz no corpo do baixo 3

Depois
Polimento de verniz no corpo do baixo 4

Apliquei mais ou menos a quantidade de polidor, do tamanho de uma ervilha no dedo, espalhei, e esfreguei com algodão, usando 3 dedos.
Os riscos mais leves sumiram.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Maurício_Expressão, Renato, Franco_bass, HenriqueBessa e Heitorzilla gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento de verniz no corpo do baixo Empty Re: Polimento de verniz no corpo do baixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos