Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Polimento mais 'agressivo' no baixo.

5 participantes

Ir para baixo

Polimento mais 'agressivo' no baixo.  Empty Polimento mais 'agressivo' no baixo.

Mensagem por Dennis Messa Qui Ago 10, 2023 7:02 pm

Desculpa criar o tópico, mas estou com dificuldade de achar o assunto por aqui.

Comprei um instrumento com mais de 30 anos, o braço e o corpo estão com uma série de riscos e batidas, mas eu não quero partir para uma pintura nova. Só desejo deixar com um aspecto menos decadente.

Vi no Youtube os caras lixando o verniz com lixa 600 a 2000, além de pasta para polimento. Alguém já fez algo semelhante? O baixo é preto sólido, um Giannini Southern Cross.
Dennis Messa
Dennis Messa
Membro

Mensagens : 151
Localização : Novo Hamburgo, RS

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento mais 'agressivo' no baixo.  Empty Re: Polimento mais 'agressivo' no baixo.

Mensagem por vinibassplayer Qui Ago 10, 2023 7:10 pm

se o baixo é véio, tenta sem dó

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento mais 'agressivo' no baixo.  Empty Re: Polimento mais 'agressivo' no baixo.

Mensagem por CSergio Qui Ago 10, 2023 7:56 pm

Sim, lixas d'água 600 a 2000.

Fiz num velhinho recentemente.

Antes
Polimento mais 'agressivo' no baixo.  20230804-164807

Ferrugem do neckplate grudou na pintura; saiu no lixamento
Polimento mais 'agressivo' no baixo.  20230804-165421
Polimento mais 'agressivo' no baixo.  20230804-165930

Polimento mais 'agressivo' no baixo.  20230804-171106
Polimento mais 'agressivo' no baixo.  20230804-172833

Término do lixamento, ficou meio que um acabamento acetinado
Polimento mais 'agressivo' no baixo.  20230804-175730

Não abusei no lixamento, o intuito era tirar os riscos mais aparentes; até consegui, mas não ficou perfeito, do jeito que queria, porque não conclui: na hora do polimento liguei a máquina politriz numa tomada ruim e queimou ela.
Para não deixar feio lixado, tive de fazer na mão o polimento.
Praticamente 2h de polimento/esfregação no muque com algodão, e não ficou zerado como eu planejava Rolling Eyes

Não é a melhor das fotos, mas ai já foi após o polimento  Polimento mais 'agressivo' no baixo.  1f447

Polimento mais 'agressivo' no baixo.  20230805-063300
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento mais 'agressivo' no baixo.  Empty Re: Polimento mais 'agressivo' no baixo.

Mensagem por El varón Sex Nov 17, 2023 8:54 am

Bom dia.,, Tenho uma pergunta: Eu gostaria de tirar toda a tinta de uma contrabaixo velho que comprei . Eu vi na publicação acima que usaste lixa de 600 a 2000. A 600 consegue remover a tinta antiga mesmo ou apenas riscos superficiais ?

El varón
Membro

Mensagens : 10
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento mais 'agressivo' no baixo.  Empty Re: Polimento mais 'agressivo' no baixo.

Mensagem por CSergio Sex Nov 17, 2023 9:07 am

Para tirar toda a tinta, precisa de lixa mais grossa, grão menor.

Não arrisco dizer qual, mas não é nem a 400, deve ser de 200 e daí pra baixo; não vou me meter nessa área, porque nunca fiz retirada de tinta.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4111
Localização : 2°55"S, 44°30"W

El varón gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento mais 'agressivo' no baixo.  Empty Re: Polimento mais 'agressivo' no baixo.

Mensagem por allexcosta Sex Nov 17, 2023 9:15 am

El varón escreveu:Bom dia.,, Tenho uma pergunta: Eu gostaria de tirar toda a tinta de uma contrabaixo velho que comprei . Eu vi na publicação acima que usaste lixa de 600 a 2000.  A 600 consegue remover a tinta antiga mesmo ou apenas riscos superficiais ?

Bom dia.

Não se usa lixa pra isso.

Compre um removedor de tinta, uma espátula e siga as instruções do rótulo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

El varón gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento mais 'agressivo' no baixo.  Empty Re: Polimento mais 'agressivo' no baixo.

Mensagem por El varón Sex Nov 17, 2023 9:21 am

Obrigado Alex,
Ja aproveito para perguntar : após remoção para pintar novamente precisa aplicar algum fundo?
Eu pensei em aplicar uma tinta em spray da Tek Bond , salvo engano e a base de nitro ..

El varón
Membro

Mensagens : 10
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento mais 'agressivo' no baixo.  Empty Re: Polimento mais 'agressivo' no baixo.

Mensagem por allexcosta Sex Nov 17, 2023 9:51 am

El varón escreveu:Obrigado Alex,
Ja aproveito para perguntar : após remoção para pintar novamente precisa aplicar algum fundo?
Eu pensei em aplicar uma tinta em spray da Tek Bond , salvo engano e a base de nitro ..

Cara, olha só...

Eu não sou um cara que já mexeu bem com isso, mas já andei em luteria vendo fazer.

Tem muita manha de pintura que funciona quando o cara tem experiência. Com fundo, sem fundo, de tudo que é jeito...

É bom lembrar que um baixo que já foi pintado continua tendo boa parte da madeira selada, portanto as necessidades são diferentes de madeira crua.

Mas é razoável dizer que se você tem pouca experiência no assunto, essa idéia de pintar com tinta spray não vai dar um bom resultado. Não pela tipo de tinta em si, mas ela combinada à sua falta de experiência. A não ser que você realmente seja talentoso pra isso, veja os vídeos com paciência e tal...

Se é uma atividade que você curte e quer aprender, mete as caras, vai aprender com as imperfeições e quem sabe até tira tudo e faz de novo e fica melhor da próxima vez.

Se só é um baixo que você precisa pintar, minha recomendação é ir numa oficina que pinta moto e ver quanto o cara te cobra. Você deve achar por uns 250 pila se entregar o corpo já preparado e vai ficar melhor que você fazendo. Pessoal de carro às vezes pega também, mas meio que não vale muito à pena pra eles. Moto é meio parecido com pintar um tanque.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

HenriqueBessa e DiegoBueno gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Polimento mais 'agressivo' no baixo.  Empty Re: Polimento mais 'agressivo' no baixo.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos