Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

+4
Zubrycky
allexcosta
Passos_Gigantes
Fernando Zadá
8 participantes

Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por Fernando Zadá Sex Jan 28, 2022 6:10 pm

Que ele levanta uns pontos polêmicos a gente já sabe aqui agora o lance é que ele resolveu contestar a visão do Wooten.

Assistam da para colocar legenda em inglês:



Pra aproveitar e porque as polêmicas dele as vezes me lembram as do Ed fica a dica:

Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

filipeantunesbarros e Passos_Gigantes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por Passos_Gigantes Sex Jan 28, 2022 7:18 pm

Até peguei a pipoca Laughing

Ele gosta de ser do contra, mas tenho certeza que também sabe que isso funciona em termos de alcance (e para vender os cursos dele). Ed Motta agora é só isso, pessoal dá trela e ele não para mais kkkkk.
Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por allexcosta Sex Jan 28, 2022 7:39 pm

Certo é o Wooten, o que torna o Berlin certo em tudo que ele faz e toca, menos no que ele diz...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por Zubrycky Sex Jan 28, 2022 8:37 pm

O Jeff é polêmico mas há muita validade nos pontos apresentados por ele. Se eu tivesse que escolher apenas um deles como professor,  eu escolheria o Jeff sem pestanejar.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18989
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por Zubrycky Sex Jan 28, 2022 8:59 pm

Sobre o vídeo, acabei de vê-lo e gostei do modo como as polêmicas fáceis tão comuns hoje em dia foram completamente postas de lado para dar lugar à uma apresentação sensata sobre a validade dos pontos de vista de cada um destes baixistas.


Última edição por Zubrycky em Sex Jan 28, 2022 9:04 pm, editado 1 vez(es)
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18989
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por Fernando Zadá Sex Jan 28, 2022 9:01 pm

Eu vou totalmente na direção contrária Wooten tem uma abordagem muito mais holística da música. O que o Berlin prega é bacana e tem seu valor mas o que seria diferente dele e de outros métodos com o mesmo conteúdo?

Wooten como educador enxerga a coisa num aspecto bem mais amplo e tem um visão muito menos estreita do educar. Ele mistura conceitos da forma de pensar oriental e enxerga o lance de forma muito mais abrangente e menos tecnicista.

Ambos são feras mas acho o Wooten mais artístico e mais mente aberta, mas longe de ser um desses coachs quânticos que tem hoje em dia! Rsss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por fheliojr Sex Jan 28, 2022 11:00 pm

Não vi estes vídeos (ainda) e não acompanho muito aulas do Berlin, não, mas o material didático e os workshops que já vi do Wooten foram bem interessantes, com uma abordagem mais didática e pragmática da música.

OFF: curioso q, quanto à música, prefiro as do Berlin q a do Wooten, por laaaaaaaaaaaaaaaaaarga margem.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jan 29, 2022 10:03 am

Eu acredito que o estudo do Wootten permita ao estudante tocar como o Berlim já o contrário não tenho tanta certeza.


Melhorando: acho o play de ambos fantásticos mas o Berlim me soa excelente mas dentro do esperado artisticamente acho o Wooten mais criativo e mais ousado.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por NeyBass Sáb Jan 29, 2022 10:22 am

Partiu agora fazer um curso de inglês...o Edinho disse que todo mundo é obrigado a saber inglês.

Como ninguém me disse isso antes....?????? afro

Edit.
Fernando Zadá escreveu:Eu acredito que o estudo do Wootten permita ao estudante tocar como o Berlim já o contrário não tenho tanta certeza.


Melhorando: acho o play de ambos fantásticos mas o Berlim me soa excelente mas dentro do esperado artisticamente acho o Wooten mais criativo e mais ousado.

Mesmo pensamento meu.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jan 29, 2022 10:28 am

kkkkkk já que é para criar polemica vamos pegar o pacote completo! Kkkkk


Imagina uma sessão de estúdio com o Ed Motta e o Berlim.... Kkkkkk
ia dar bom pra começar por causa do 4 cordas e da boa leitura!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

NeyBass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por NeyBass Sáb Jan 29, 2022 10:32 am

Fernando Zadá escreveu:kkkkkk já que é para criar polemica vamos pegar o pacote completo! Kkkkk


Imagina uma sessão de estúdio com o Ed Motta e o Berlim.... Kkkkkk
ia dar bom pra começar por causa do 4 cordas e da boa leitura!

Pela a arrogância do Ed e a cara de chato do Berlim, acho que nem iniciaria os trabalhos. Seria tipo, chegaram, se olharam, meia volta...fuiiii.

E você não entendeu Zadá. Não é um 4c qualquer, tem que ser PB fender com escala escura.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jan 29, 2022 10:37 am

KKKK
Ou isso ou começava a o apocalipse na terra! KKK
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

NeyBass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por vcrz Sáb Jan 29, 2022 11:03 am

Eu entendo alguns pontos do Jeff Berlin, mas acho que ele não entende que tem um parte de músicos que não consegue assimilar o método dele no nivel beginner, tipo eu, eu tentei e não consigo, logo quando ele fala que se vc não consegue ler o beginner dele vc é quase um zero a esquerda, ai entra na questão que ofende a maioria dos baixistas criados por tablatura, guitar pro etc(site Olga - essa é pra glr das antiga).

Não acho que eu estou certo, nunca me posicionei como baixista profissional em recebi algum centavo que tenha vindo da música alegando isso. Porém não se pode negar que sou baixista, que toco que tiro músicas de ouvidos e já tenho 25 anos tocando o instrumento.

Entretanto quando você analisa as postagens do JB, algumas eu acho que ele ultrapassa o limite da realidade. Não fico ofendido, as vezes até me questionou e tentei aprender a ler musicia novamente uns tempos atrás, mas não consigo fazer isso sozinho e nunca tive um professor que facilitasse o aprendizado da leitura de forma prazerosa, e olha que eu tento isso desde os 15 e em várias idades distintas.

Então eu simplesmente coloquei em Mute o Jeff Berlin no Facebook, não leio mais a cruzada dele contra todos os baixistas que não leem música e logo não são baixistas.


Agora, concordo MUITO com o ponto dele do metrónomo, nunca usei, em gravações só me atrapalha o clique, ano passado  na igreja usávamos in ears com clique, eu sempre mutava o clique no mixer do retorno pessoal e nunca ninguém reclamou de eu estar fora do tempo.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por Jãozeiro Sáb Jan 29, 2022 12:19 pm

Os dois se complementam. Os dois estão corretos. Eu entendo pra caramba o ponto de vista do Jeff Berlim. Puts, ele massacra sem dó esse monte de coach e vendedor de curso motivacional por aí. Pra aprender e ter fluência, pra ficar bom você tem que ralar e fazer exercícios, repetições, aprender teoria e regras, sim, e um estudo formal em escola, com professor e métodos é um caminho muito eficiente. Mas aí surgiu não sei de onde essa turma do feeling falando que não é nada disso, que tem que tocar com sentimento, só sentindo a música, que não tem que aprender nada formal. Mano, isso é altamente nocivo. Esse método good vibes cria péssimos músicos.

Porém o Woteen também está completamente certo. E olha que ele passa longe desse negócio de coach e do tipo que eu acabei de citar.
A diferença é que o Wooten tem ênfase numa abordagem libertadora sobre improviso e criação. Esse exemplo do looping em G que ele mostra no vídeo é simplesmente sensacional e deveria ser obrigatório pra músicos de todos os níveis, de todos os intrumentos e de todas as idades. O que o Wooten fala sobre música como uma linguagem é altamente sábio e libertador.

Esses dois caras deveriam fazer parte do mesmo curso, da mesma escola. Um complementa o outro.
Já frequentei bastante o meio erudito e, mano, como seria necessária uma lição do Wooten pra essa turma...e como seria necessária uma boa lição do Berlim pra uma galera de autoditadas do popular!


Última edição por Jãozeiro em Sáb Jan 29, 2022 1:10 pm, editado 2 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

dibass, Fernando Zadá e fheliojr gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por Jãozeiro Sáb Jan 29, 2022 12:42 pm

vcrz escreveu:
Entretanto quando você analisa as postagens do JB, algumas eu acho que ele ultrapassa o limite da realidade. Não fico ofendido, as vezes até me questionou e tentei aprender a ler musicia novamente uns tempos atrás, mas não consigo fazer isso sozinho e nunca tive um professor que facilitasse o aprendizado da leitura de forma prazerosa, e olha que eu tento isso desde os 15 e em várias idades distintas.

vcrz, o lance é que leitura não é algo prazeroso de se aprender. Na verdade nenhum exercício é. Por mais que falem que você tem que praticar exercícios de forma musical, sempre vai ser um exercício, repetição e mais repetição de modo cansativo para o cérebro aos poucos ir automatizando uma certa mecânica. Tem que ter um desconforto, senão há algo errado.
Com leitura não é diferente. Tem que ter persistência. Todos os dias, meia horinha, uma hora, firme. Um dia após o outro, durante meses e anos. Aí resultados vêm. Não tem mágica. E não é prazeroso, a gente não faz dando risada. Recomendo fortemente Essential Sightreading Studies for Electric Bass, do David Motto (tem em 3 volumes), livro excelente pra iniciação de leitura para baixistas. Excelente.

Ouvido e leitura, qual o mais importante? Ouvido, com certeza. Mas a leitura é muito importante. A leitura ensina o músico a ter postura, que se prestar atenção a maioria dos músicos autodidatas não têm. Você vai tocar uma música, postura! E essa mão boba no instrumento? Posiciona a mão esquerda. Atenção , você vai tocar uma música, postura de músico. Hehe, é sério!
A partitura também obriga você a dominar a escala maior (e consequentemente a menor). Por exemplo, a música tá em B maior? Você tem que saber decor e salteado os cinco acidentes dessa escala, tem que conhecer a escala de B maior de trás pra frente. Tá em Ab? Você não pode se dar ao luxo de não saber quais são os 4 bemóis que existem em Ab, senão não é possível tocar a música. Vai aparecer um G lá no meio, e não vai estar indicando se é natural ou bemol, ou sustenido. Você tem que dominar a escala em todos os tons, dominar o ciclo das quintas e das quartas. A leitura te obriga a isso. Um músico que não lê não faz nem ideia dessas coisas, toca por shape, vai se dar conta que tem um G# na escala de B maior se ele parar pra fazer um shape da escala de B maior. "Ah, verdade, em B maior o G não é natural..."

Ou seja, o ensino formal, a leitura de música deixa o músico menos bobo, menos aleatório e transforma ele em alguém mais preparado, mais atento, mais focado. Vocês já repararam nessa turma de orquestra tocando? Perguntem a algum produtor como é gravar um quarteto de cordas, ou um naipe de metais. A galera é sangue no zóio. São fáceis de lidar, super treinados, tocam quase tudo de primeira. Agora vai gravar um guitarrisa, um baixista, um baterista aí do roque ou de sei lá o que pra ver a diferença...

Acho o cúmulo o músico que não tem noção de leitura. Não tô dizendo leitura super fluente, ler qualquer coisa de primeira. Mas ter noção, saber do que se trata, conseguir ler uma música devagarinho, voltando aqui e ali, tirar uma música que tá escrita. Saber ler uma fórmula de compasso, essas coisas. Ao mesmo  tempo acho o fim do mundo essa turma do erudito que não tem ouvido pra nada, que não sabem nada de harmonia, de improviso. Acho triste. Por isso disse como o Wooten é necessário pra um e o Berlim pra outro.


Última edição por Jãozeiro em Sáb Jan 29, 2022 12:53 pm, editado 1 vez(es)
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jan 30, 2022 5:21 pm

vcrz escreveu:
Agora, concordo MUITO com o ponto dele do metrónomo, nunca usei, em gravações só me atrapalha o clique, ano passado  na igreja usávamos in ears com clique, eu sempre mutava o clique no mixer do retorno pessoal e nunca ninguém reclamou de eu estar fora do tempo.

Leitura tem que estar a fim e curtir o processo mas é menos complexo do que parece ler de forma bem básica.
Já ler qualquer coisa de primeira exige muito em instrumentos como violão e guitarra. conforme já comentei em outra postagem temos dois vetores no nosso instrumento um horizontal e um vertical acabam multiplicando as possibilidades.
Já o metrônomo é falta de costume. O que é um baterista bom tocando do que um metrônomo cheio de variações e groove???
Eu acho útil para uma série de coisas e que sim viciar e só estudar com ele não é bacana.
Varia. estuda sem, estuda com loop de batera.
Mas não conseguir tocar com o metrônomo é péssimo se for trabalhar com música em determinados momentos ele pode ser necessário.




Jãozeiro escreveu:
Esses dois caras deveriam fazer parte do mesmo curso, da mesma escola. Um complementa o outro.
Já frequentei bastante o meio erudito e, mano, como seria necessária uma lição do Wooten pra essa turma...e como seria necessária uma boa lição do Berlim pra uma galera de autoditadas do popular!

Concordo em tudo ai.


Jãozeiro escreveu:
vcrz escreveu:
Entretanto quando você analisa as postagens do JB, algumas eu acho que ele ultrapassa o limite da realidade. Não fico ofendido, as vezes até me questionou e tentei aprender a ler musicia novamente uns tempos atrás, mas não consigo fazer isso sozinho e nunca tive um professor que facilitasse o aprendizado da leitura de forma prazerosa, e olha que eu tento isso desde os 15 e em várias idades distintas.


Com leitura não é diferente. Tem que ter persistência. Todos os dias, meia horinha, uma hora, firme. Um dia após o outro, durante meses e anos. Aí resultados vêm. Não tem mágica. E não é prazeroso, a gente não faz dando risada. Recomendo fortemente Essential Sightreading Studies for Electric Bass, do David Motto (tem em 3 volumes), livro excelente pra iniciação de leitura para baixistas. Excelente.

Ouvido e leitura, qual o mais importante? Ouvido, com certeza. Mas a leitura é muito importante. A leitura ensina o músico a ter postura, que se prestar atenção a maioria dos músicos autodidatas não têm. Você vai tocar uma música, postura! E essa mão boba no instrumento? Posiciona a mão esquerda. Atenção , você vai tocar uma música, postura de músico. Hehe, é sério!
A partitura também obriga você a dominar a escala maior (e consequentemente a menor). Por exemplo, a música tá em B maior? Você tem que saber decor e salteado os cinco acidentes dessa escala, tem que conhecer a escala de B maior de trás pra frente. Tá em Ab? Você não pode se dar ao luxo de não saber quais são os 4 bemóis que existem em Ab, senão não é possível tocar a música. Vai aparecer um G lá no meio, e não vai estar indicando se é natural ou bemol, ou sustenido. Você tem que dominar a escala em todos os tons, dominar o ciclo das quintas e das quartas. A leitura te obriga a isso. Um músico que não lê não faz nem ideia dessas coisas, toca por shape, vai se dar conta que tem um G# na escala de B maior se ele parar pra fazer um shape da escala de B maior. "Ah, verdade, em B maior o G não é natural..."

Ou seja, o ensino formal, a leitura de música deixa o músico menos bobo, menos aleatório e transforma ele em alguém mais preparado, mais atento, mais focado. Vocês já repararam nessa turma de orquestra tocando? Perguntem a algum produtor como é gravar um quarteto de cordas, ou um naipe de metais. A galera é sangue no zóio. São fáceis de lidar, super treinados, tocam quase tudo de primeira. Agora vai gravar um guitarrisa, um baixista, um baterista aí do roque ou de sei lá o que pra ver a diferença...

Acho o cúmulo o músico que não tem noção de leitura. Não tô dizendo leitura super fluente, ler qualquer coisa de primeira. Mas ter noção, saber do que se trata, conseguir ler uma música devagarinho, voltando aqui e ali, tirar uma música que tá escrita. Saber ler uma fórmula de compasso, essas coisas. Ao mesmo  tempo acho o fim do mundo essa turma do erudito que não tem ouvido pra nada, que não sabem nada de harmonia, de improviso. Acho triste. Por isso disse como o Wooten é necessário pra um e o Berlim pra outro.

Boa. E cá entre nós aprender o básico nem é um bicho de sete cabeças. pelo contrário bem prazeroso e útil.

Por acaso você tem os mp3 dos dois primeiros?
Tentei achar para comprar esta fora de catalogo mas achei o primeiro e o segundo em pdf.
Deve ser gostoso de ler junto com os áudio.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por allexcosta Dom Jan 30, 2022 5:32 pm

Alguém tem o livro básico do Paul Hindemith?

Ele fala que o aspirante a músico que não desenvolve ouvido absoluto em até um ano é melhor desistir de ser músico.

Doidera né?

Tem gente que tem essas teorias malucas.

Ouvido relativo é um milhão de vezes mais importante que absoluto.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por Fernando Zadá Dom Jan 30, 2022 5:39 pm

Eu tenho esse livro é meio traumático de ler o prefácio! Rsss

Totalmente de acordo ouvido relativo é mil vezes mais útil, na minha modesta opinião.

Sobre o Jeff basta espiar o Sootfy para chegar a algumas conclusões para ele é bom criar polêmica com o Wooten já que o Wooten tem dez vezes mais ouvintes mensais do que ele. Boa estratégia para atrair a atenção e gerar views e cliques


em tempo:
O CG anda por aqui?
Eu acho ele e o Berlin absurdamente parecidos! Rssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por Passos_Gigantes Dom Jan 30, 2022 10:31 pm

allexcosta escreveu:Alguém tem o livro básico do Paul Hindemith?

Ele fala que o aspirante a músico que não desenvolve ouvido absoluto em até um ano é melhor desistir de ser músico.

Doidera né?

Tem gente que tem essas teorias malucas.

Ouvido relativo é um milhão de vezes mais importante que absoluto.

Ia falir empresas de instrumentos e escolas de música kkkk.

Tem uns casos tipo do Gary Burton que já mais velho perdeu o ouvido absoluto após um derrame. Não conseguiu de tocar de maneira satisfatória (na opinião dele) depois disso e decidiu se aposentar. Ele disse ter perdido todas as referências que ele usava para tocar.


Passos_Gigantes
Passos_Gigantes
Membro

Mensagens : 151
Localização : Joinville

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por Fernando Zadá Seg Jan 31, 2022 10:07 am

É no caso dele me parece que ele perdeu as referências e começou pra ele a soar tudo novo e embolado.
Deve ter sido um lance maluco mesmo. tem vários casos doidos de problemas neurológicos que envolvem música aquele livro do Oliver Sacks alucinações musicais tem uns casos bem malucos.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten Empty Re: Jeff Berlin polêmico? Berlin X Wooten

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos