Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

+6
Gomba
Ivanov_br
Fernando Zadá
Sandro Levi
allexcosta
BLZENI
10 participantes

Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por BLZENI Seg 14 Mar 2022 - 11:35

Boa tarde

procurei aqui no forum e não encontrei nada sobre o assunto, então me perdoem se esse tópico for repetido ou existir algo parecido no forum
Tenho tocado com minha banda com meu setzinho de amplificação que consiste numa Wbass 2x10 4 ohms e um head TC Electronic BQ 250.
sempre toco com ele apoiado diretamente sobre o chão. como tenho mais de 1,90m de altura, tenho tido dificuldade em me ouvir quando toco perto do amp, sendo que por isso aumento o volume até o pessoal da banda reclamar que so escutam o baixo.
ontem no ensaio resolvi andar até uns 3 metros à frente do meu amp e ai sim me escutei maravilhosamente bem.
Pensei então em comprar uma daqueles suportes de amp que normalmente os guitarristas usam pra deixar o amplificador deles suspensos, deixando até eles angulados para cima, assim poderia direcionar os falantes para a minha cabeça, ou inclinar a caixa de alguma forma. Porém eu nunca vi amplificador de baixo se usando de tal recurso.

A pergunta é:  isso pode ser feito ou existe alguma perda de graves ou alguma outra frequencia tirando a caixa do chao? (acredito que ja li algo a respeito em algum lugar). Até cogitei aqui em adquirir uma caixa 4x10, mas quero ver se consigo resolver isso de uma maneira mais facil.
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por allexcosta Seg 14 Mar 2022 - 11:43

BLZENI escreveu:A pergunta é:  isso pode ser feito ou existe alguma perda de graves ou alguma outra frequencia tirando a caixa do chao?

Pode ser feito e há perda de graves.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por Sandro Levi Seg 14 Mar 2022 - 16:30

O ideal é você deixar o amplificador o mais perto do piso que puder, pra perder menos grave. Algumas soluções simples já existem e funcionam bem. Eu ando com a minha dentro da bag do instrumento.

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Suport10

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Suport11

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Suport12

A Fender Twin Reverb usa um interessante que eu fiz para um de meus amplificadores :

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Fender10

Existem alguns modelos do tipo à venda.
Abaixo um do Amazon:

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Suport13


Boa escolha! Laughing Laughing Laughing
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

dibass, BLZENI, heenrique_bass e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por allexcosta Seg 14 Mar 2022 - 16:41

É comum que essa perda de graves seja algo desejado que vai deixar todo mundo mais feliz, incluindo os técnicos.

Se for nessas igreja doida que existem por aí, cheias de metal, vidro e tal... A última coisa que você quer é um grave poderoso interagindo com aquele inferno acústico que deve ser obra do cramuião.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Fernando Zadá, Gomba, Sandro Levi e Adame gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por BLZENI Qua 16 Mar 2022 - 8:25

Valeu Sandro. vou tentar algo parecido aqui
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por Fernando Zadá Qua 16 Mar 2022 - 9:27

Pois é eu já usei ampli inclusive em cima de banquinho, ou cadeira em palco pequeno que era ruim de se organizar a banda mas eu gosto daquelas modelos que podem inclinar estilo Hartke.

Apesar de não ser a coisa mais prática do mundo uma coisa que gostei e testei algumas vezes foi trocar de lugar com o guitarrista tipo ficar em X com o ampli em locais pequenos e sem tanta estrutura que não tenha retornos e afins.
Tipo:

ampli de baixo           batera                ampli de guitarra


guitarrista                                             baixista

em locais em quina ou que dá para virar o ampli e deixar ambos direcionados em diagonal achei bem interessante.
Se tiver como passar som e precisar de ajuste mínimo funciona bem para se ouvir no todo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por allexcosta Qua 16 Mar 2022 - 10:42

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? 41bquMPeeIL._AC_

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? BS-317-02

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por Ivanov_br Qua 16 Mar 2022 - 13:53

Procede? Entendo que serve bem como retorno para o baixista, mas para caixa de palco, perde grave, como o Allex comentou.

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Aprese10
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por Fernando Zadá Qua 16 Mar 2022 - 14:19

é legar fazer isso em uma situação com PA bacana e amp em linha ou microfonado, se bem que situações dessas pressupõem um retorno ai nem precisa.... rssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por allexcosta Qua 16 Mar 2022 - 15:26

Ivanov_br escreveu:Procede? Entendo que serve bem como retorno para o baixista, mas para caixa de palco, perde grave, como o Allex comentou.

O que seria exatamente "caixa de palco"?

É pra todo mundo que tá no palco ouvir? É algo que precisa funcionar na ausência de P.A.?

Pra muitas situações que vivi essa perda ou esse controle maior dos graves era algo super desejável, pois aumentava a inteligibilidade e cada músico poderia pedir mais baixo no seu retorno, além da presença de um P.A. com o qual a gente não tem nada a ver...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por Fernando Zadá Qua 16 Mar 2022 - 15:37

Não sei em Curitiba mas aqui em Sp tirando eventos e pubs mais bem estruturados e melhores em muitos o som é o mesmo do palco infelizmente.
Ai sempre é ruim e embolado. Cansei de fazer evento pequeno onde o PA era só pra vox e mic de bumbo e alguma coisinha extra e os instrumentos era som do ampli direto.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por Gomba Qui 17 Mar 2022 - 11:29

Rapaz, uma das coisas que é ignorada ou desconhecida pela maioria dos músicos é que as ondas graves são enormes, metros de comprimento de onda (60hz tem quase 6m), e você só consegue começar a ouvir decentemente estando mais ou menos ao equivalente da metade do comprimento de onda em distância da fonte sonora Em conjunto com isso, as ondas de frequência mais altas são mais direcionais, então se a fonte não tiver virada mais ou menos na direção dos seus ouvidos, só se escuta reflexão.

Botar o cubo encostado na sua perna, atirando na sua panturrilha e esperar ouvir alguma coisa é loucura. Tem que colocar pelo menos uns 2m pra trás e na direção do seu ouvido mesmo pra conseguir sacar o que tá rolando, e aí inclusive você consegue usar volumes beeeem mais baixos.

O que acontece na opção de trabalhar como se a caixa fosse um fone e o ouvido na sua panturrilha é que fica bizarro de alto pra plateia e no resto do palco pra você conseguir se escutar minimamente.


Última edição por Gomba em Qui 17 Mar 2022 - 11:36, editado 2 vez(es)
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por BLZENI Qui 17 Mar 2022 - 11:34

Gomba escreveu:Rapaz, uma das coisas que é ignorada ou pouco sabida pela maioria dos músicos é que as ondas graves são enormes, metros de comprimento de onda (60hz tem quase 6m), e você só consegue começar a ouvir decentemente chegando em mais ou menos metade desse comprimento de distância da fonte sonora Em conjunto com isso, as ondas de frequência mais altas são mais direcionais, então se a fonte não tiver virada mais ou menos na direção dos seus ouvidos, só se escuta reflexão.

Botar o cubo encostado na sua perna, atirando na sua panturrilha e esperar ouvir alguma coisa é loucura. Tem que colocar pelo menos uns 2m pra trás e na direção do seu ouvido mesmo pra conseguir sacar o que tá rolando, e aí inclusive você consegue usar volumes beeeem mais baixos.

O que acontece na opção de trabalhar como se a caixa fosse um fone e o ouvido na sua panturrilha é que fica bizarro de alto pra plateia e no resto do palco pra você conseguir se escutar minimamente.

eh exatamente essa a situação.
o problema aqui é que a maioria dos bares tem um palco minusculo onde vc precisa praticamente ficar colado ao amp.
hoje tem ensaio na casa do guitarrista, e vou tentar a solução ali mostrada pelo sandro. de inclicar a caixa pra mim e ver qual é!
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por Gomba Qui 17 Mar 2022 - 11:37

BLZENI escreveu:eh exatamente essa a situação.
o problema aqui é que a maioria dos bares tem um palco minusculo onde vc precisa praticamente ficar colado ao amp.
hoje tem ensaio na casa do guitarrista, e vou tentar a solução ali mostrada pelo sandro. de inclicar a caixa pra mim e ver qual é!

experimenta colocar a caixa do outro lado do baterista, vai ser bom pros dois.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por BLZENI Qui 17 Mar 2022 - 11:38

Gomba escreveu:
BLZENI escreveu:eh exatamente essa a situação.
o problema aqui é que a maioria dos bares tem um palco minusculo onde vc precisa praticamente ficar colado ao amp.
hoje tem ensaio na casa do guitarrista, e vou tentar a solução ali mostrada pelo sandro. de inclicar a caixa pra mim e ver qual é!

experimenta colocar a caixa do outro lado do baterista, vai ser bom pros dois.
boa. eu tambem pensei nessa solução. ensaio é pra isso mesmo, vamos ver!
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 934
Localização : Curitiba-PR

Gomba gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por Pollo 89 Dom 10 Abr 2022 - 14:50

Esse fórum é sensacional, nunca tinha tido contato com esse tipo de informação, muito obrigado a vcs que compartilham..
Pollo 89
Pollo 89
Membro

Mensagens : 8
Localização : Altinopolis SP

heenrique_bass, CSergio e Adame gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por Cantão Dom 10 Abr 2022 - 16:26

Pollo 89 escreveu:Esse fórum é sensacional, nunca tinha tido contato com esse tipo de informação, muito obrigado a vcs que compartilham..
Seja bem-vindo Pollo 89... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21766
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por Sandro Levi Seg 11 Abr 2022 - 15:07

Amigos eu estava acompanhando as mensagens e tentando formular uma maneira de passar algumas informações sobre baixas frequências, comprimento de onda e onda senoidal, sem ser muito técnico nem que a mensagem fosse muito longa, mas...

Bem, primeiro é necessário entender que uma senoide é uma curva matemática que descreve uma oscilação repetitiva suave(um tom puro). Portanto não é som. Um tom puro, em qualquer frequência pode ser reproduzido  por aparelhos específicos, não por instrumentos. Instrumentos reproduzem sons e os sons não são tons puros pois carregam consigo múltiplos harmônicos, que combinados geram música. Se isso não for tão obvio, teremos que nos aprofundar mais no assunto.

Isso estando claro, fique entendido que na minha concepção, o comprimento de onda de uma frequência, não determina a distância onde ela será mais ou menos ouvida. A distância física do ouvinte, apenas define que ele escutará mais forte as frequências que têm mais energia e menos forte, as frequências que têm menos energia.

Os fatores que definem a quantidade de energia de determinada frequência na área de audição, são muitos: Equalização, diretividade da fonte(aqui entra a posição da caixa de graves), ressonância no ambiente, tamanho da sala, entre outros...

Então acredito que com a afastamento físico do ouvinte, ele pode ouvir mais frequências baixas, pelo fato de que as frequências mais altas perderam mais energia naquela posição(física) .

É um assunto meio complexo, mas na prática, eu entendo que você escuta mais frequências baixas em maiores distâncias, porque as frequências mais altas, perdem energia e não conseguem chegar com a força necessária para se ter esse equilíbrio. Resumindo: com a distância, você estaria escutando menos frequências mais altas, e não " mais frequências mais baixas".

Desculpem minha falta de clareza, mas é que eu não muito bom nisso.

Sigamos!
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por vinibassplayer Seg 11 Abr 2022 - 15:49

Sandro Levi, essa diferença em ouvir sons mais graves a uma maior distancia tem a ver com o comprimento de onda, como por exemplo é o desvio da luz?
ja que os sons mais graves possuem uma frequencia menor, a senoide ficaria mais longa, indicando um comprimento maior de onda e consequentemente o som seria melhor captado por uma distancia maior, nao?

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por Sandro Levi Seg 11 Abr 2022 - 16:27

vinibassplayer escreveu:Sandro Levi, essa diferença em ouvir sons mais graves a uma maior distancia tem a ver com o comprimento de onda, como por exemplo é o desvio da luz?

ja que os sons mais graves possuem uma frequencia menor, a senoide ficaria mais longa, indicando um comprimento maior de onda e consequentemente o som seria melhor captado por uma distancia maior, nao?


Para a primeira questão, a resposta é sim. Mas você estaria escutando menos frequências mais altas, que no final dá no mesmo, só que a concepção é diferente. Você precisaria de mais energia para frequências com comprimento de ondas menores em maiores distâncias. O que te leva a refletir, que próximo da fonte, as frequências baixas estarão sendo bem ouvidas sim, independente de seu comprimento de onda.

Sobre a segunda questão, é ai que merece um maior aprofundamento. Primeiro que senoide não deve ser entendida como som, pois não leva em conta seus harmônicos.

Frequências mais altas são menos escutadas à distância por ter menos energia e não por seu pequeno comprimento de onda. Imaginemos que se para se escutar melhor o E 1 que representa 82.406876Hz  a um período de 0.012135s, ou 4.174408m, tivéssemos que estar a no mínimo 1/2 comprimento de onda, jamais escutaríamos esse E1 em um fone de ouvido, muito menos o  E 0  41.203442Hz 0.02427s 8.348817m em pequenas salas, onde o 1/2 comprimento de onda seria mais de 4 metros.

Então precisamos entender que o som é uma vibração em um determinado período de tempo, mas que ele é contínuo e independente da posição física do ouvinte, essa vibração está presente, seja em compressão ou rarefação. Se ele não escuta bem, é por falta de energia e não por conta de seu comprimento de onda. *Edit - (Falta de energia ou mascaramento).

E de pensar que estávamos falando apenas de um suporte para inclinar caixas... Shocked
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

vinibassplayer gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por vinibassplayer Ter 12 Abr 2022 - 9:32

Sandro Levi escreveu:
vinibassplayer escreveu:Sandro Levi, essa diferença em ouvir sons mais graves a uma maior distancia tem a ver com o comprimento de onda, como por exemplo é o desvio da luz?

ja que os sons mais graves possuem uma frequencia menor, a senoide ficaria mais longa, indicando um comprimento maior de onda e consequentemente o som seria melhor captado por uma distancia maior, nao?


Para a primeira questão, a resposta é sim. Mas você estaria escutando menos frequências mais altas, que no final dá no mesmo, só que a concepção é diferente. Você precisaria de mais energia para frequências com comprimento de ondas menores em maiores distâncias. O que te leva a refletir, que próximo da fonte, as frequências baixas estarão sendo bem ouvidas sim, independente de seu comprimento de onda.

Sobre a segunda questão, é ai que merece um maior aprofundamento. Primeiro que senoide não deve ser entendida como som, pois não leva em conta seus harmônicos.

Frequências mais altas são menos escutadas à distância por ter menos energia e não por seu pequeno comprimento de onda. Imaginemos que se para se escutar melhor o E 1 que representa 82.406876Hz  a um período de 0.012135s, ou 4.174408m, tivéssemos que estar a no mínimo 1/2 comprimento de onda, jamais escutaríamos esse E1 em um fone de ouvido, muito menos o  E 0  41.203442Hz 0.02427s 8.348817m em pequenas salas, onde o 1/2 comprimento de onda seria mais de 4 metros.

Então precisamos entender que o som é uma vibração em um determinado período de tempo, mas que ele é contínuo e independente da posição física do ouvinte, essa vibração está presente, seja em compressão ou rarefação. Se ele não escuta bem, é por falta de energia e não por conta de seu comprimento de onda. *Edit - (Falta de energia ou mascaramento).

E de pensar que estávamos falando apenas de um suporte para inclinar caixas... Shocked

essa falta de energia é compensada como? posicionamento correto do amp, aumento do volume geral, destacamento de frequencias na equalização ou correção da sala?

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por Claudio Ter 12 Abr 2022 - 10:21

allexcosta escreveu:
Ivanov_br escreveu:Procede? Entendo que serve bem como retorno para o baixista, mas para caixa de palco, perde grave, como o Allex comentou.

O que seria exatamente "caixa de palco"?

É pra todo mundo que tá no palco ouvir? É algo que precisa funcionar na ausência de P.A.?

Quando eu era baixista da Emilinha Borba ela exigia que as caixas do contrabaixo ficassem posicionadas na direção dela, na passagem de som ela testava a vibração do palco para ver se estava de acordo com o que ela queria. Ela utilizava os graves para se orientar nas músicas. Pra ela o principal instrumento na passagem de som era o contrabaixo. Quando eu errava ou mandava alguma trave, ela me olhava com cara de quem ia me matar hahahaha, era tenso!

A produção dela me deu um set com um GK800 e duas caixas... uma de 4x12 e outra 1x18. Era um canhão absurdo de som.

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Captur18

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Maurício_Expressão e heenrique_bass gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por allexcosta Ter 12 Abr 2022 - 10:33

Claudio escreveu:A produção dela me deu um set com um GK800 e duas caixas... uma de 4x12 e outra 1x18. Era um canhão absurdo de som.

É uma SWR 4x12" mais uma 1x18" do seu Zé?

Deve ser realmente muito som. Só essas SWR já falam um absurdo, com graves monstruosos. E as "seu Zé" de décadas atrás eram caixas boas, com falantes Selenium WPU ou aqueles Snake bons da época.

Pensando aqui, nunca toquei em show com uma 4x12", pelo menos que eu lembre. E 1x18" foram só algumas vezes, sempre combinadas com uma 4x10".

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por Claudio Ter 12 Abr 2022 - 10:48

allexcosta escreveu:
Claudio escreveu:A produção dela me deu um set com um GK800 e duas caixas... uma de 4x12 e outra 1x18. Era um canhão absurdo de som.

É uma SWR 4x12" mais uma 1x18" do seu Zé?

Deve ser realmente muito som. Só essas SWR já falam um absurdo, com graves monstruosos. E as "seu Zé" de décadas atrás eram caixas boas, com falantes Selenium WPU ou aqueles Snake bons da época.

Pensando aqui, nunca toquei em show com uma 4x12", pelo menos que eu lembre. E 1x18" foram só algumas vezes, sempre combinadas com uma 4x10".

Não sei as especificações dessa caixa 1x18, só sei que pesava um absurdo, os caras tinham que usar um carrinho de ferro pra levar essas caixas e reclamavam muito do peso (nessa época eu era músico "chique", tinha Roadie, não levava nem meu baixo, só chegava pra passar o som e tocar). Utilizei esse mesmo set durante 2 anos em que toquei com Dona Emília, e graças a Deus foi um set que nunca me deixou na mão.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por allexcosta Ter 12 Abr 2022 - 10:56

Claudio escreveu:Não sei as especificações dessa caixa 1x18

É handmade, só perguntando mesmo.

Mas a SWR sabe dizer qual é? Na verdade, pela foto, parece ser 4x10, mais especificamente a Goliath II, que era relativamente comum no Brasil nessa época.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por Claudio Ter 12 Abr 2022 - 11:05

allexcosta escreveu:
Claudio escreveu:Não sei as especificações dessa caixa 1x18

É handmade, só perguntando mesmo.

Mas a SWR sabe dizer qual é? Na verdade, pela foto, parece ser 4x10, mais especificamente a Goliath II, que era relativamente comum no Brasil nessa época.

As duas únicas coisas que lembro realmente sobre esse set, é que o cabeçote era um GK800 e a caixa menor era uma 4x12. Lembro que antes do primeiro show eles tiraram uma Hartke 4x10 e colocaram essa de 4x12 no lugar. Isso foi em 2002.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por allexcosta Ter 12 Abr 2022 - 11:09

^ 800RB sem dúvida, era o amp mais comum da época.

Pela foto, eu até apostaria que é uma SWR 4x10".

A SWR tem modelo 4x12", mas são um pouco diferentes e mais raros.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por Sandro Levi Qui 14 Abr 2022 - 10:33

vinibassplayer escreveu:

essa falta de energia é compensada como? posicionamento correto do amp, aumento do volume geral, destacamento de frequencias na equalização ou correção da sala?

Depende do tipo de frequência. Se for das altas frequências, reforço com equalização ou aumento da potência, reposicionamento da fonte, ou uma corneta para redirecionar/ afunilar a diretividade.

Se for de baixas, reposicionamento da fonte, equalização, atenuação das altas frequências e em último caso aumento de potência dos graves.

tudo isso falando de maneira genérica, mas direcionando um pouco pra nossa realidade.

Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

vinibassplayer gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão? Empty Re: Suporte de piso para caixa e amp ou caixa no chão?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos