Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?

+2
Christian
Matheus Cid Bass
6 participantes

Ir para baixo

De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?  Empty De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?

Mensagem por Matheus Cid Bass Sáb maio 28, 2022 7:02 am

Basicamente, eu normalmente entendo o som vintage como aquele som abafado mais parecido com baixo acústico, e timbre moderno, como simplesmente aquele som metálico de corda nova... Mas aí eu pego uma espuma e meto colado com a ponte, e o estalado de corda nova some, então deve ser outra coisa.

Aí eu penso: "é Vintage pq é um som de 20 a 100 anos atrás" se pegarmos a definição da palavra Vintage.

Mas aí, Fender Marcus é um baixo da década de 70-80... Quanto tempo precisa passar pra ele ser considerado "vintage"? Porque na definição do que é vintage, já é vintage há tempos...

Eu tenho a impressão de que esse negócio de "som vintage" e som moderno é do mesmo nível de "madeira dá som".
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?  Empty Re: De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?

Mensagem por Christian Sáb maio 28, 2022 8:23 am

somente o tempo em si não tem haver com essa definição vintage, são muitos fatores, você tem Warwick anos 90 uma determinada epoca e sonoridade que podemos colocar como VIntage, você tem os Yamahas BBs que nos anos 80 se gravou muita coisa e seu som é vintáge, os Alembic com circuito ativo a lá Syanley Clarke são timbre vintages, não so o Velho e bom Pbass, o timbre de pato do Jaco, Na terminologia do Vinho: Vintage seria:Vinho de qualidade excepcional proveniente de uma certa colheita, pra moda seriam peças dos anos 20 aos 60 pra música não significa ser musica antiga, o Vinil é vintage mas nos anos 90 se comercializava, é complicado essas defnições, porque se você pegar um forró eletronico o timbre é do Jaco, totalmente baseado mas com circuitos ativos e tal.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3775
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?  Empty Re: De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?

Mensagem por Ivanov_br Sáb maio 28, 2022 9:00 am

A definição de características não-tangíveis ou mensuráveis é sempre polemico. Descrever gostos, cheiros, sons é sempre algo complicado, inclusive na escrita de patentes e demais questões de propriedade intelectual.

https://inventa.com/pt/noticias/artigo/280/marcas-olfativas-e-os-perfumes#:~:text=Os%20perfumes%20s%C3%A3o%20capazes%20de,nem%20caracter%C3%ADstica%20natural%20dos%20produtos.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7023
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?  Empty Re: De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?

Mensagem por Jãozeiro Sáb maio 28, 2022 10:44 am

Matheus Cid Bass escreveu:Basicamente, eu normalmente entendo o som vintage como aquele som abafado mais parecido com baixo acústico, e timbre moderno, como simplesmente aquele som metálico de corda nova... Mas aí eu pego uma espuma e meto colado com a ponte, e o estalado de corda nova some, então deve ser outra coisa.

Com certeza é outra coisa. Essa música tem mais de 50 anos, é de uma banda vintage (o baixista é o famigerado Chris Squire) e o som é metálico de corda nova.
O baixo entra aos 44 segundos do vídeo:

Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?  Empty Re: De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?

Mensagem por allexcosta Sáb maio 28, 2022 11:17 am

Matheus Cid Bass escreveu:Aí eu penso: "é Vintage pq é um som de 20 a 100 anos atrás" se pegarmos a definição da palavra Vintage.

E qual seria a definição da palavra "vintage"?

Matheus Cid Bass escreveu:Eu tenho a impressão de que esse negócio de "som vintage" e som moderno é do mesmo nível de "madeira dá som".

Não é muito diferente disso...

As pessoas passaram a usar os termos "vintage" e "moderno" para definir timbres porque é mais fácil que dizer "mais velado e com bastante thump" ou "resposta ampla de frequências e bastante zing".

No fim das contas você está certo. Mas é, digamos, um tipo de convenção facilitador da comunicação.

E, bom dizer também, dos anos 80 pra cá é "moderno", já que praticamente não se criou nada de novo...

Eu particularmente prefiro dizer "timbre tipo Jamerson", "tipo Jaco" ou mesmo "tipo Miller", que são todos bem diferentes entre si, do que uma generalização relativamente infundada como é "vintage" e "moderno".

E recomendo que você faça o mesmo ou encontre o seu sistema de comunicação. Ninguém tem a obrigação de seguir o que a maioria faz.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?  Empty Re: De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?

Mensagem por Matheus Cid Bass Sáb maio 28, 2022 12:50 pm

E qual seria a definição da palavra "vintage"?

Pelo que pesquisei, o termo vintage vem da nomenclatura de certos tipos de vinho e seu tempo de maturação.

Como esse termo é usado para tempo, a guns movimentos relacionados à estilos usaram esse termo para designar objetos "clássicos".

O termo vintage significa algo clássico e antigo que foi usado e está em bom estado de conservação e qualidade. É um estilo que se relaciona principalmente às décadas de 1920 até 1960, e pode ser representado por peças de decoração, roupas, acessórios e produtos em geral, como telefones e até carros.
Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?  Empty Re: De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?

Mensagem por CSergio Sáb maio 28, 2022 1:41 pm

De onde vem não sei; ficou mais ou menos convencionado que:

- timbre vintage = timbre mais fechado, bem grave; exemplo: James Jamerson
- timbre moderno= timbre menos fechado, menos grave, com mais médios; exemplo Jaco Pastorius

Mas tem coisas que demonstram não ser bem assim, tipo, já ouvi falar "timbre vintage de Jazz Bass" à lá anos 70, e na cabeça de quem falou isso, era do JB com o captador da ponte mais recuado para perto da ponte, puxando um timbre mais pros médios.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?  Empty Re: De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?

Mensagem por Matheus Cid Bass Sáb maio 28, 2022 2:28 pm

CSergio escreveu:
Mas tem coisas que demonstram não ser bem assim, tipo, já ouvi falar "timbre vintage de Jazz Bass" à lá anos 70, e na cabeça de quem falou isso, era do JB com o captador da ponte mais recuado para perto da ponte, puxando um timbre mais pros médios.

Por falar nisso... Por que a Fender voltou atrás nessa configuração de captador?
Ela puxou o captador mais pra ponte entre 70s até 82, depois voltou pro que era antes...


Matheus Cid Bass
Matheus Cid Bass
Membro

Mensagens : 346
Localização : Fortaleza (CE)

Ir para o topo Ir para baixo

De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?  Empty Re: De onde vem a definição de timbre vintage e moderno?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos