Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

+17
kanaan93
B3ck1m2n
Savio_RJ
Cantão
nego6590
Sandro Levi
João Paulo Pombo
heenrique_bass
MikeBassPT
Ramon Estevez
CSergio
maicol machado
fheliojr
WHead
joemesquita
Ytsejam
allexcosta
21 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por allexcosta Dom Ago 14, 2022 3:12 pm


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por Ytsejam Seg Out 24, 2022 7:25 pm

Boa noite

Sou iniciante, tenho um SX Jazz Bass (passivo) e gostaria de um ampli pequeno para estudar em casa. Não tenho banda nem tenho pretensão de ter tão cedo, então nao precisa ser algo com muita potência, moro em ap e creio que meus vizinhos não vao querer ouvir eu tocando 2 da manhã.
Qual seria o recomendado, numa faixa de uns mil reais? Se isso importar, curto tocar principalmente funk anos 70/80

Ytsejam
Membro

Mensagens : 3
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por joemesquita Seg Out 24, 2022 7:45 pm

Ytsejam escreveu:Boa noite

Sou iniciante, tenho um SX Jazz Bass (passivo) e gostaria de um ampli pequeno para estudar em casa. Não tenho banda nem tenho pretensão de ter tão cedo, então nao precisa ser algo com muita potência, moro em ap e creio que meus vizinhos não vao querer ouvir eu tocando 2 da manhã.
Qual seria o recomendado, numa faixa de uns mil reais? Se isso importar, curto tocar principalmente funk anos 70/80

Boa noite amigo.

Então, em questão de custo benefício é quase unanimidade aqui no grupo os amplificadores Staner.
De acordo com o que vc relatou, precisa de um AMP para estudar em casa e precisa de uma opção para tocar sem incomodar a vizinhança.
O Staner BX100 (e seus semelhantes - Shout 110B e demais), são amps que talvez atendam sua necessidade, além de que possuem conexão para fone de ouvido P10.

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por Ytsejam Ter Out 25, 2022 10:31 am

joemesquita escreveu:
Ytsejam escreveu:Boa noite

Sou iniciante, tenho um SX Jazz Bass (passivo) e gostaria de um ampli pequeno para estudar em casa. Não tenho banda nem tenho pretensão de ter tão cedo, então nao precisa ser algo com muita potência, moro em ap e creio que meus vizinhos não vao querer ouvir eu tocando 2 da manhã.
Qual seria o recomendado, numa faixa de uns mil reais? Se isso importar, curto tocar principalmente funk anos 70/80

Boa noite amigo.

Então, em questão de custo benefício é quase unanimidade aqui no grupo os amplificadores Staner.
De acordo com o que vc relatou, precisa de um AMP para estudar em casa e precisa de uma opção para tocar sem incomodar a vizinhança.
O Staner BX100 (e seus semelhantes - Shout 110B e demais), são amps que talvez atendam sua necessidade, além de que possuem conexão para fone de ouvido P10.


Pelo que eu li por aqui parece que o ideal seria mesmo amplificadores com saída de fone de ouvido. Vi por aí que tem uns específicos só com essa finalidade (+fones bons), quais os mais recomendados? Powerclick?

Ytsejam
Membro

Mensagens : 3
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por allexcosta Ter Out 25, 2022 10:37 am

Ytsejam escreveu:Sou iniciante, tenho um SX Jazz Bass (passivo) e gostaria de um ampli pequeno para estudar em casa. Não tenho banda nem tenho pretensão de ter tão cedo, então nao precisa ser algo com muita potência, moro em ap e creio que meus vizinhos não vao querer ouvir eu tocando 2 da manhã.
Qual seria o recomendado, numa faixa de uns mil reais? Se isso importar, curto tocar principalmente funk anos 70/80

Não vejo sentido algum em gastar 1000 Reais pra algo assim.

Recomendo um sistema como esse:

https://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/audio-tv-video-e-fotografia/mini-system-samsung-1100422250

70 pila e sai som. Pra estudar é só isso...

Se você for precisar de amp pra ensaio e shows no futuro, terá 930 Reais pra gastar nessa empreitada.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Leo R gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por WHead Ter Out 25, 2022 11:17 am

Já eu prefiro o amplificador de fone. Existem os mais caros mas aqueles chinezinhos funcionam bem pra estudo também. Não ocupam espaço e custam a partir de 150/170 reais (novos no ML).

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2740
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por joemesquita Ter Out 25, 2022 11:38 am

Ytsejam escreveu:Pelo que eu li por aqui parece que o ideal  seria mesmo amplificadores com saída de fone de ouvido.

Sim vc pode utilizar algo mais em conta para praticar usando apenas fone de ouvido, fica a seu critério. Por experiência própria, estou usando um pedal "Cuvave cube baby" plugando o baixo nele para praticar.

(edit) Outro detalhe, a qualidade do fone que vc usa para estudos importa bastante também. Estava usando um fone concha de relativa qualidade e conseguia usar assim por um bom tempo sem incômodo. Este fone literalmente quebrou, e tenho usado desde o fim de semana aqueles fones intra auriculares. É simplesmente horroroso.

A sugestão da Staner BX100 é porque de certa forma atende para praticar em casa, vc pode usar ela tanto com o alto falante como com fone de ouvido, já que ela tem conexão para isso. Vc pode transportar (é bem leve) e ensaiar com amigos em outro lugar que não seja no seu AP.

Mas vc teria que encontrar uma dessas usada por um preço justo. E mesmo assim, conforme o Allex citou, o investimento talvez não valha a pena, e seria melhor investir futuramente em algo com mais potência que te atenda para mais ocasiões.

____________________________
Djéiz Bêis Cool
joemesquita
joemesquita
Membro

Mensagens : 268
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por Ytsejam Ter Out 25, 2022 4:43 pm

A sugestão do mini system vou passar, meus pais tem um do estilo e até cheguei a ligar umas vezes mas fica muito ruim nas frequencias mais graves, slap entao clipava tanto que era melhor tocar sem

Os amplificadores de fone estao numa faixa dos 100-150, vou ver uns reviews e escolher um deles, fone de ouvido tenho um Superlux que com certeza ja atende, baita fone (pena que ta dificil achar hoje emdia )

Ytsejam
Membro

Mensagens : 3
Localização : São Paulo

joemesquita gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por allexcosta Ter Out 25, 2022 9:08 pm

Ytsejam escreveu:A sugestão do mini system vou passar, meus pais tem um do estilo e até cheguei a ligar umas vezes mas fica muito ruim nas frequencias mais graves, slap entao clipava tanto que era melhor tocar sem

Precisa ajustar a saída do baixo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por fheliojr Qua Out 26, 2022 11:15 pm

Ytsejam escreveu:... Powerclick?

NÃO!!!!!!!!!!!!!
Fuja dele, é só ruído.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por maicol machado Qui Dez 08, 2022 9:33 am

Me ajuda com uma duvida e desculpa minha ignorância...
Tenho um ampli meteoro starblak12, onde costumo tocar o falante parece que vai saltar pela grade...
Estou estudando um outro ampli de luthier de 350w tb falante de 12'.
Minha duvia, se no starblack que é falante de 12 e 100w de potência o falante quase sai voando, num ampl de 350w com falante de também de12' como ele vai aguentar??? Não seria mais seguro um falante de 15'???
É comum falante de 12' e mais de 300w para contra baixo?
Certamente tem uma explicação lógica para isso, mas desconheço totalmente...
maicol machado
maicol machado
Membro

Mensagens : 4
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por CSergio Qui Dez 08, 2022 10:16 am

CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4110
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por allexcosta Qui Dez 08, 2022 2:21 pm

maicol machado escreveu:Me ajuda com uma duvida e desculpa minha ignorância...
Tenho um ampli meteoro starblak12, onde costumo tocar o falante parece que vai saltar pela grade...
Estou estudando um outro ampli de luthier de 350w tb falante de 12'.
Minha duvia, se no starblack que é falante de 12 e 100w de potência o falante quase sai voando, num ampl de 350w com falante de também de12' como ele vai aguentar??? Não seria mais seguro um falante de 15'???
É comum falante de 12' e mais de 300w para contra baixo?
Certamente tem uma explicação lógica para isso, mas desconheço totalmente...

Sim, há explicações lógicas para isso.

Excursão exagerada ou movimentação atípica do cone de um falante estão mais relacionadas a erros de projeto que à potência do amp que alimenta o sistema.

E bom lembrar que um falante pulando como você descreve irá sofrer danos mais cedo do que tarde.

Mas respondendo sua pergunta, falantes de 12" que suportam algo próximo de 300w existem sim. Só não se apegue muito a W, pois são só uma das grandezas que importam quando falamos dessas coisas...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por Ramon Estevez Qua Jan 18, 2023 9:23 am

Sou novo no fórum e estou com uma dúvida na questão de amplificação, principalmente na relação head e gabinete pois sempre utilizei combos (atualmente com um Staner Shout 215B - 140W). Toco em duas bandas com até 5 músicos, geralmente contando com 2 guitarras, 1 bateria e 1 teclado ou metais (sax, por exemplo).

Queria fazer um upgrade para um amplificador que suporte entre 450W e 500W de potência e andei estudando algumas opções como estes abaixo:
- Eden TN501 (500W ~ 4 ohms)
- Eden WTX500 (500W ~ 4 ohms)
- GK MB Fusion 500 (500W ~ 4 ohms)
- TC Eletronic RH450 (450W ~ 4 ohms)

Minha dúvida maior é com relação ao gabinete. Atualmente queria uma solução mais portátil para tocar em gigs de porte médio e utilizar  esta combinação de Head + Gabinete em casos de shows em lugares maiores lugares maiores em locais sem PA, então pensei em pegar um gabinete 2x10 ou 1x12. Andei olhando algumas opções da WBass, Hartke e até uma Mark Bass:
- Hartke HD210 (500w ~ 8 ohms)
- Mark Bass Traveler 102P (400W ~ 8 ohms)
- Wbass 210D (400 W ~ 8 ohms)
- Wbass 112D (350 W ~8 ou 4 ohms)

Todos os heads que eu mencionei acima trabalham em 4 ohms para atingir os 500W de potência. Com base nisto, nenhum desses gabinetes servirão para utilizar o máximo destes amplificadores? Pelo o que andei lendo, 8 ohms vai trabalhar com metade da potência destes heads.

Outra dúvida que tenho é que sinto que 500W também possa ser um exagero para um local médio/grande (parques ao ar livre, por exemplo), pois nunca toquei com potência acima de 300W. Com base nas formações que eu mencionei acima, 250W ou 300W dariam conta de um local médio/grande?

Caso este não seja o local mais adequado para um dúvida como está, peço desculpas e podem me chamar a atenção que eu faço o movimento desta dúvida para um tópico dedicado.
Ramon Estevez
Ramon Estevez
Membro

Mensagens : 3
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por MikeBassPT Qua Jan 18, 2023 10:47 am

Deixo a sugestão do Ampeg RB210. Conheço quem faça gigs com 2 deles e são top!

____________________________
Yamaha RBX 374 | Ampeg RB-110
» Soundcloud «
MikeBassPT
MikeBassPT
Membro

Mensagens : 20
Localização : Portugal

Ramon Estevez gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por Ramon Estevez Qua Jan 18, 2023 12:03 pm

MikeBassPT escreveu:Deixo a sugestão do Ampeg RB210. Conheço quem faça gigs com 2 deles e são top!

Cheguei a dar uma olhada nesse combo irmão, mas ele é meio difícil de arrumar aqui no Brasil, me restaria importá-lo. Com relação aos combos, eu estava de olho era no Hartke HD500 mas acabei me decepcionando ao ler o manual e constatar que ele é 250W RMS, enquanto os tais 500W que apresentam nas especificações refere-se somente a 500W Peak.

Não sei se muda muito, mas acredito que não deve "falar" tão alto assim por conta deste detalhe. Inclusive, eu estava cogitando uns destes novos heads Classe D da Hartke (TX600, LH500) mas fiquei bastante decepcionado com os reviews que achei na internet... Aparentemente, eles são bem fracos e parece que a Hartke vem marketando amplificadores com esta potência Peak ao invés de potência RMS. Posso estar enganado, mas foi esta minha percepção.


Última edição por Ramon Estevez em Qua Jan 18, 2023 3:38 pm, editado 1 vez(es)
Ramon Estevez
Ramon Estevez
Membro

Mensagens : 3
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por allexcosta Qua Jan 18, 2023 2:51 pm

Ramon Estevez escreveu:Todos os heads que eu mencionei acima trabalham em 4 ohms para atingir os 500W de potência. Com base nisto, nenhum desses gabinetes servirão para utilizar o máximo destes amplificadores? Pelo o que andei lendo, 8 ohms vai trabalhar com metade da potência destes heads.

Sim, é mais ou menos isso.

Heads 4ohm min precisam de cabs 4ohm para despejarem o máximo de potência que podem. Isso não é uma necessidade absoluta, pois 300W é bastante energia para a maioria das situações e o amp trabalha mais tranquilo em 8ohm, aumentando sua vida útil.

Ramon Estevez escreveu:Outra dúvida que tenho é que sinto que 500W também possa ser um exagero para um local médio/grande (parques ao ar livre, por exemplo), pois nunca toquei com potência acima de 300W. Com base nas formações que eu mencionei acima, 250W ou 300W dariam conta de um local médio/grande?

500, 1000 ou 2000W não é exagero para gigs grandes. Lembre que existe o botão de volume e amps que falam grave devem trabalhar com folga.

Em geral, um amp com boa voz e construção com topologia de uns 300W é suficiente para o que você descreve se acompanhado por uma 4x10, uma 2x12 ou um par de 1x12 de qualidade.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Emerson C Gomes e Ramon Estevez gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por Ramon Estevez Qua Jan 18, 2023 4:16 pm

allexcosta escreveu:500, 1000 ou 2000W não é exagero para gigs grandes. Lembre que existe o botão de volume e amps que falam grave devem trabalhar com folga.

Em geral, um amp com boa voz e construção com topologia de uns 300W é suficiente para o que você descreve se acompanhado por uma 4x10, uma 2x12 ou um par de 1x12 de qualidade.


Obrigado pelo retorno Allex, vou pensar nessa possibilidade do par de 1x12. Minha grana tá separada para comprar somente uma caixa e um amplificador potente no momento, e desta forma acho que consigo pegar uma 1x12 e pegar um destes amplificadores que citei que tenham duas saídas Speak On 8 Ohms, pois já seria um upgrade se compararmos com meu Staner atual. Futuramente posso arrumar um outro gabinete 1x12 ou 2x10, quem sabe, assim distribuo o amplificador entre as duas caixas para conseguir tirar o máximo do amplificador ligado em 8ohms.

Só mais uma pergunta boba (por conta da minha falta de conhecimento sobre este assunto), o ideal seria deixar uma "folga" na potência dos gabinetes? Por exemplo, se eu ligar um Eden TN501 com 500W em 4 Ohms num gabinete que suporte até 600W 4 Ohms, não teria problema pois haveria "100W de sobra"? E o contrário, poderia ter chances de estourar um gabinete de 500W em 4 Ohms se eu utilizar um amplificador de 600W em 4 Ohms com volume razoavelmente alto?
Ramon Estevez
Ramon Estevez
Membro

Mensagens : 3
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por heenrique_bass Qua Jan 18, 2023 4:19 pm

se você tiver interesse, estou vendendo o Orange terror bass 500, ta nos classificados, se quer volume, esse amp fala MUITO. Dá 500w tanto em 8 ohms, quanto em 4ohms.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por allexcosta Qua Jan 18, 2023 4:31 pm

Ramon Estevez escreveu:Obrigado pelo retorno Allex, vou pensar nessa possibilidade do par de 1x12. Minha grana tá separada para comprar somente uma caixa e um amplificador potente no momento, e desta forma acho que consigo pegar uma 1x12 e pegar um destes amplificadores que citei que tenham duas saídas Speak On 8 Ohms, pois já seria um upgrade se compararmos com meu Staner atual. Futuramente posso arrumar um outro gabinete 1x12 ou 2x10, quem sabe, assim distribuo o amplificador entre as duas caixas para conseguir tirar o máximo do amplificador ligado em 8ohms.

Por melhor que seja seu amp e o falante instalado na sua caixa, não é possível passar por cima das leis da física e existe a máxima quantidade de ar que um falante pode mover.

Falando de maneira realística, um falante de 12" bom suporta uns 100-120W Reais, então usar um amplificador super potente fará pouca diferença pois a limitação não será dele.

Ramon Estevez escreveu:Só mais uma pergunta boba (por conta da minha falta de conhecimento sobre este assunto), o ideal seria deixar uma "folga" na potência dos gabinetes? Por exemplo, se eu ligar um Eden TN501 com 500W em 4 Ohms num gabinete que suporte até 600W 4 Ohms, não teria problema pois haveria "100W de sobra"? E o contrário, poderia ter chances de estourar um gabinete de 500W em 4 Ohms se eu utilizar um amplificador de 600W em 4 Ohms com volume razoavelmente alto?

Apesar de fazer sentido falando assim, o mundo dos equipamentos de áudio funciona de outra forma...

A grandeza "potência", tanto quanto o amp pode mandar tanto quanto uma caixa aguenta receber, possui importância limitada, especialmente quando falamos de sistemas que falam regiões abaixo de 200hz.

Isso se dá pelo fato da imensa maioria dos danos serem causados por falhas mecânicas e não elétricas. Se seu gabinete em teoria suporta 600W, ele trabalha de maneira tranquila com amps de até 1000-1200W. E se você souber setar um limiter, 2000 ou 3000W não será problema também.

O segredo aí é estrutura de ganho, não exagerar nas frequências mais baixas e saber observar sinais de stress dos falantes.

Se houver mal uso, uma caixa que suporta 600W pode queimar com um amp de 200W. A gente vê isso acontecendo todo dia na estrada. E se a caixa for mal construída, você pode queimar os falantes nela instalados com uma eletrocução pífia de 50w, pois o que importa aí é a movimentação excessiva do cone e consequente descolamento da bobina.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ramon Estevez gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por João Paulo Pombo Dom Jan 22, 2023 10:22 pm

Aoba. Toco em banda de Rock. Bateria, teclado, Guitarra. Estamos pegando uns palcos bem legais, mas uns nem tanto. Shows para pequenos públicos e as vezes para mais de 3mil. Consigo juntar uns 5mil reais. Eu quero saber se existe hoje no mercado que seja melhor que o Staner bx100 e menor do que ele.
João Paulo Pombo
João Paulo Pombo
Membro

Mensagens : 6
Localização : Júpiter

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por Sandro Levi Sex Jan 27, 2023 8:51 am

João Paulo Pombo escreveu:Aoba. Toco em banda de Rock. Bateria, teclado, Guitarra. Estamos pegando uns palcos bem legais, mas uns nem tanto. Shows para pequenos públicos e as vezes para mais de 3mil. Consigo juntar uns 5mil reais. Eu quero saber se existe hoje no mercado que seja melhor que o Staner bx100 e menor do que ele.

João Paulo, com esse orçamento, você compra coisas muito legais e bem melhores que o BX100 para seu uso. O problema que você vai encontrar é para "menor do que ele".

Há uma resposta do Allex logo acima, onde ele fala do alto-falante movimentando ar, e fica fácil entender que alto-falantes maiores e que resistem a maiores potências, movimentam mais ar, mas precisam de caixas maiores e mais robustas para lhes dar o suporte. Um amigo meu, fala sempre que "um violino, nunca vai ter o mesmo som do contrabaixo", guitarra também não. É isso.

De alguma coisa você vai ter que abrir mão. Ainda bem que não é o orçamento. Com essa grana, eu compraria fácil um Peavey Max300, ou um Max 208, ou um max 250, ou um Fender Rumble 100, nessa ordem mas esqueceria o "menor do que ele".

Acredito que logo, logo os amigos chegarão com outras opções!
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por nego6590 Qui Fev 02, 2023 7:34 pm

Boa noite gente, assim, tenho um baixo Eagle, egb 5100, tenho um cubo que comprei a um tempo mais pra ensaios, pequeno 60w, e eu toco na igreja ele não dá conta, a igreja não é muito grande, em torno de 300m2 normalmente de 50 a 100 pessoas, tô pensando em um staner bx200, toco junto com guitarra, violão, acordeom, teclado, oque vcs me diz, da conta ou tem que ser mais potente?

nego6590
Membro

Mensagens : 13
Localização : nova erechim sc

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por Cantão Qui Fev 02, 2023 9:48 pm

Da conta sim amigo  up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21767
Localização : Bauru

Leo R e nego6590 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por allexcosta Qui Fev 02, 2023 11:26 pm

nego6590 escreveu:Boa noite gente, assim, tenho um baixo Eagle, egb 5100, tenho um cubo que comprei a um tempo mais pra ensaios, pequeno 60w, e eu toco na igreja ele não dá conta, a igreja não é muito grande, em torno de 300m2 normalmente de 50 a 100 pessoas, tô pensando em um staner bx200, toco junto com guitarra, violão, acordeom, teclado, oque vcs me diz, da conta ou tem que ser mais potente?

Em geral é pra dar, mas vai depender do quão alto tocam os outros músicos e o barulho que o público faz.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

nego6590 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por Savio_RJ Sex Mar 24, 2023 1:40 pm

Amigos, eu sou técnico em eletrônica e faço a eletrônica de baixos e guitarras há mais de 30 anos. Entretanto, como se pode observar na minha foto do perfil, sou saxofonista.

De um tempo para cá me apaixonei pelo contrabaixo e comecei a adquirir algumas pequenas coisas. Tenho um Fender JB Am Dlx 1999 4C (com Lindy Fralin), dois TRB1005 coreanos, um Ibanez SR1205 1994 (com Bart M45CBC), um Cort A6 (com toda a eletrônica Aguilar), um SX SJB755 (com Sergio Rosar) e um Tagima (com JB Cabrera Vintage).

Quanto a amplificadores, tenho um ACWorks pequenininho de 20W e um Peavey Max 115.
Hoje adquiri um cabeçote Hartke HA2500 zerado. Mas fiquei decepcionado quando fui buscar porque o bicho é pesado demais.

Gostaria de saber de vocês se há algum cabeçote tão bom ou melhor que esse HA2500 e que não pese os seus 15 quilos.
Savio_RJ
Savio_RJ
Membro

Mensagens : 104
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por allexcosta Sex Mar 24, 2023 6:47 pm

Savio_RJ escreveu:Gostaria de saber de vocês se há algum cabeçote tão bom ou melhor que esse HA2500 e que não pese os seus 15 quilos.

Bem...

Se você é uma daquelas pessoas que usam cabeçotes de baixo classe D e gostam, sim, há várias opções BEEEMMMM mais leves.

Se você é daqueles que precisa do que um AB oferece, fica meio nesse padrão aí, pois não há milagre... O transformador tem que ter um peso e tamanho pra fornecer uma energia parecida.

Depois de muitas tentativas, hoje me considero alguém do segundo grupo, mas conheço baixistas que diziam a mesma coisa e hoje terminaram se rendendo aos mini-amps. Eles normalmente dizem que você precisa do dobro da potência declarada para sentir o mesmo punch de um AB. E mesmo assim não sente (mas isso é assunto pra outro tópico).

Então assim... Tenta tocar com um classe D de uns 500W e vê o que tu acha... Nesse momento você encontrará sua resposta.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Sandro Levi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por Savio_RJ Sáb Mar 25, 2023 11:33 am

Claro, você tem razão. Muito obrigado. Acabei de comprar um GK MB200 que pesa 900 gramas contra os 15 quilos do HA2500. Certamente o MB200 é classe D. Estou aguardando chegar. Vou prestar bastante atenção no som de ambos.
Savio_RJ
Savio_RJ
Membro

Mensagens : 104
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por Savio_RJ Sáb Mar 25, 2023 11:45 am

Aproveitando pra fazer uma outra pergunta. Eu imagino que sei a resposta, mas gostaria de ouvir os amigos que têm mais experiência: agora que tenho o combo Peavey Max 115 (60 Watts RMS em 4 Ohms), o Hartke HA2500 (250 Watts em 4 Ohms) e o GK MB200 (200 Watts em 4 Ohms), estou pensando em trocar o falante do Peavey por um de 400 Watts/4 Ohms e daí poder usar tanto o amp do próprio Peavey ou o HA2500 ou o MB200, tudo na mesma caixa.

A dúvida é quanto a diferença de potência do amp do Peavey (60W) e do falante novo de 400W. Pode haver algum problema quando se usa um amp de 60W pra tocar num falante bem mais potente como um de 400W (mesmo tudo sendo 4 Ohms)? Isto poderia danificar o amp de 60W ?
Savio_RJ
Savio_RJ
Membro

Mensagens : 104
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por B3ck1m2n Dom Mar 26, 2023 9:11 pm

Savio_RJ escreveu:Aproveitando pra fazer uma outra pergunta. Eu imagino que sei a resposta, mas gostaria de ouvir os amigos que têm mais experiência: agora que tenho o combo Peavey Max 115 (60 Watts RMS em 4 Ohms), o Hartke HA2500 (250 Watts em 4 Ohms) e o GK MB200 (200 Watts em 4 Ohms), estou pensando em trocar o falante do Peavey por um de 400 Watts/4 Ohms e daí poder usar tanto o amp do próprio Peavey ou o HA2500 ou o MB200, tudo na mesma caixa.

A dúvida é quanto a diferença de potência do amp do Peavey (60W) e do falante novo de 400W. Pode haver algum problema quando se usa um amp de 60W pra tocar num falante bem mais potente como um de 400W (mesmo tudo sendo 4 Ohms)? Isto poderia danificar o amp de 60W ?
Olha, não falo com propriedade, mas por já ter pesquisado um pouco sobre cubos e etc, pelo que ouvi l, se vc usar um falante maior não vai te dar mais potência, porém vai te dar mais definição no seu som. Não haveria problema, a meu ver. Vc só vai forçar o amplificador se colocá-lo para trabalhar com o volume "no talo" ( ou peóximo disso) com frequência.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por B3ck1m2n Dom Mar 26, 2023 9:16 pm

Falando em cubos, o que acham daqueles GO Bass da Borne? São bons?
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por allexcosta Dom Mar 26, 2023 10:00 pm

Savio_RJ escreveu:Claro, você tem razão. Muito obrigado. Acabei de comprar um GK MB200 que pesa 900 gramas contra os 15 quilos do HA2500. Certamente o MB200 é classe D. Estou aguardando chegar. Vou prestar bastante atenção no som de ambos.

Pois é...

Conheço os dois. Possuem specs de W parecidas mas na gig o 2500 fala com bem mais autoridade. Mas gostaria de escutar sua opinião.

Savio_RJ escreveu:estou pensando em trocar o falante do Peavey por um de 400 Watts/4 Ohms e daí poder usar tanto o amp do próprio Peavey ou o HA2500 ou o MB200, tudo na mesma caixa.

Isso muitas vezes dá errado e não é nada relacionado à potência. A propósito, que falante seria esse?

Savio_RJ escreveu:A dúvida é quanto a diferença de potência do amp do Peavey (60W) e do falante novo de 400W. Pode haver algum problema quando se usa um amp de 60W pra tocar num falante bem mais potente como um de 400W (mesmo tudo sendo 4 Ohms)? Isto poderia danificar o amp de 60W ?

Bem, há uma dúvidas conceituais aí...

Falantes não possuem potência, eles simplesmente suportam uma dada quantidade de energia. Amps não "são" 4ohm... Eles podem trabalhar com impedância mínima de 4ohm (ou outro valor) sem dano...

Não há problema inerente a se usar um amp com potência nominal bem mais baixa que o suportado pelo falante. Na verdade você faz isso todo dia quando liga o som de 150W da sua casa no volume 1 ou 2... É um sistema de potência MÁXIMA 150w, mas que a maioria do tempo trabalha mandando muito menos que isso.

O que existe de fato é que se precisa de uma determinada quantidade de energia para se "excitar" suficientemente um conjunto de ímã/suspensão/cone mais pesados, característica de falantes mais potentes e um amp incapaz de mandar essa energia será pouco amp pra esse falante. Mas aquele conceito antigo de falante "puxar" do amp ou que caixa muito potente queima amp é perpetuado por quem não entende muito sobre o assunto.

As pessoas às vezes vêem uma caixa de 500W ligada a um amp de 100W e esperam ouvir um volume que elas associam ao número 500. E isso não ocorrerá, pois é um sistema de 100W com um falante pesado e, provavelmente, pouco eficiente.

Por tudo explanado, não acho prudente fazer tais modificações sem saber o que está fazendo. É mais fácil e mais inteligente deixar o Peavey como ele nasceu, lembrando que é como é por decisões de vários engenheiros após meses ou anos de pesquisas e fazer uma caixa dedicada para o 2500. Já usei esse amp com uma boa 2x12 e era um sistema que satisfazia uma situação de bar, com um som cheio e agradável.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por WHead Seg Mar 27, 2023 12:15 am

Allex, o que um "um AB oferece" em relação a um classe D, como o MB200,  por exemplo? 
Sempre tive combos, já experimentei Hartkes  como o citado (não sei ao certo quais) mas como as  condições eram bem diferentes das minhas usuais (ensaios e pequenas apresentações) fiquei com a  impressão de que eram só equipamentos mais confiáveis e de maior potência (algo mais profissional). O MB200 eu sempre li comentários majoritariamente  positivos mas nunca os encontrei pra experimentar. Para que tipo de perfil de baixistas e de situações você sugeriria cada um deles (ou outros similares)?

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2740
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por Savio_RJ Seg Mar 27, 2023 6:50 am

Obrigado a todos. Entendi, Allex. Uma coisa interessante que você colocou é sobre excitar o falante de 400W, que o amp do Peavey (60W) pode não ter força pra isso. Pensei nessa maracutaia toda porque aqui em casa não cabe mais nada. Se eu fizer outra caixa, minha mulher vai me colocar na rua... rs

O falante que comprei e estou aguardando chegar é um Eld Power para contrabaixo de 400W e 4 Ohms. Ele substituiria o falante do combo Peavey Max 115, que também é 4 Ohms.
Savio_RJ
Savio_RJ
Membro

Mensagens : 104
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por allexcosta Seg Mar 27, 2023 7:43 am

Savio_RJ escreveu:O falante que comprei e estou aguardando chegar é um Eld Power para contrabaixo de 400W e 4 Ohms. Ele substituiria o falante do combo Peavey Max 115, que também é 4 Ohms.

Desculpe, mas não é um bom plano. A caixa onde o PV mora foi feita pra ele, como devem ser todas as caixas que contém falantes. Você não pode esperar que trocar de falante aleatoriamente te traga bons resultados, pois essa troca não respeitará necessidades de volume interno, afinação de duto e outras que um falante tem.

O resultado pode ficar pior e ainda colocar seu falante em risco, pois muitas vezes ele pode apresentar uma certa retumbância em determinada frequência que é exacerbada pelo duto que não foi calculado para ele, mesmo com seus 400W. Problema é que falante geralmente não danifica por potência, mas por excursão. Você pode tranquilamente danificar um falante que suporta 400W com meros 50W se há um movimento descontrolado de cone.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por allexcosta Seg Mar 27, 2023 7:57 am

WHead escreveu:Allex, o que um "um AB oferece" em relação a um classe D, como o MB200,  por exemplo?

Basicamente, uma fonte tradicional com banco de capacitores guarda uma grande quantidade de energia para uso instantâneo, permitindo resposta rápida quando a dinâmica do músico pede.

A fonte chaveada dos classe D vai buscar esses spikes de energia da própria alimentação, gerando uma reposta que alguns de nós considera lenta ou até mesmo engasgada.

Isso é sutil e muita gente não percebe.

Eu testei amps classe D que soavam muito bem em casa, mas que na gig meio que sumiam ou não produziam o "soco no olho" que espero quando toco um slap ou uma nota intencionalmente mais forte. Mas essa tecnologia vem mudando e nem todo mundo escuta essas diferenças.

WHead escreveu:O MB200 eu sempre li comentários majoritariamente  positivos mas nunca os encontrei pra experimentar. Para que tipo de perfil de baixistas e de situações você sugeriria cada um deles (ou outros similares)?

O MB200 é um bom amp, mas pra meus ouvidos não oferece mesma performance de um GK AB com os "mesmos" 200W.

Minha sugestão é AB se a pessoa pode carregar... Se não pode, use Classe D com potência nominal extra. Se um GK ou Hartke AB de 200-250W te satisfaz e você quer migrar pra um Classe D, opte por um com 400-500W para uma experiência mais parecida.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

WHead e Sandro Levi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por Savio_RJ Seg Mar 27, 2023 9:24 am

Entendi. O cabeçote GK Backline 600 é bom?
Savio_RJ
Savio_RJ
Membro

Mensagens : 104
Localização : Niterói-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por kanaan93 Qui maio 04, 2023 12:02 pm

Toco em uma banda de rock nacional com 2 guitarristas (utilizam bom volume) e um baterista que toca em um bom volume também.

Há tempos utilizo um Meteoro QX200 e em termos de potência ele sempre me atendeu bem nos ensaios e apresentações em bares que realizamos, mas recentemente procuro algo que me traga um timbre mais bonito.

Cheguei a comprar um Marshall Bass State B65 no impulso por ter adorado o timbre do cubo, mas realmente a potência não foi suficiente. Senti que nos ensaios precisei forçar muito o equipamento e mesmo assim foi difícil de me escutar.

Acredito que o mais acessível em termos de preço seja um combo. Pelo que pesquisei, achei alguns Peavey com preço mais acessível, porém nunca toquei em um e não existe em minha cidade para testar.
O que me recomendariam em uma faixa de 3.500 a 4.000 reais?

____________________________
...
kanaan93
kanaan93
Membro

Mensagens : 9
Localização : Bagé/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por allexcosta Qui maio 04, 2023 1:04 pm

kanaan93 escreveu:O que me recomendariam em uma faixa de 3.500 a 4.000 reais?

3K você pega um GK400RB, um Peavey Tour 450 ou um Hartke HA3500 e 1k você pega uma caixa de retorno ou de P.A. 1x15" com horn.

Faz um verão, viu...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

kanaan93 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por kanaan93 Sex maio 05, 2023 10:00 am

allexcosta escreveu:
kanaan93 escreveu:O que me recomendariam em uma faixa de 3.500 a 4.000 reais?

3K você pega um GK400RB, um Peavey Tour 450 ou um Hartke HA3500 e 1k você pega uma caixa de retorno ou de P.A. 1x15" com horn.

Faz um verão, viu...

Allex, essa caixa de retorno ou de P.A. 1x15" que tu cita seria uma caixa "genérica" não específica para contrabaixo?

Aproveitando, pela tua resposta imagino que compense mais investir mais no amplificador em si para utilizar uma caixa mais acessível do que o inverso?

____________________________
...
kanaan93
kanaan93
Membro

Mensagens : 9
Localização : Bagé/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por allexcosta Sex maio 05, 2023 5:19 pm

kanaan93 escreveu:Allex, essa caixa de retorno ou de P.A. 1x15" que tu cita seria uma caixa "genérica" não específica para contrabaixo?

Seria.

kanaan93 escreveu:Aproveitando, pela tua resposta imagino que compense mais investir mais no amplificador em si para utilizar uma caixa mais acessível do que o inverso?

Assim, depende um pouco. Não existe fórmula que sirva pra todo mundo.

Eu poderia ter te indicado um combo, mas sua descrição me diz que você ficaria melhor com o sistema sugerido e, garantido o amp, eventualmente pegar uma caixa 4x10 ou 2x12 (pode ser de contrabaixo mesmo).

Um retorno 1x15" com horn vai falar bem e vai ser full range. Mas precisa ser um bonzinho, com bons componentes e bem construído. Seria legal conversar com alguém local que trabalhe com som profissional. Tem muito retorno desses boiando por aí, até porque galera hoje usa muito fone.

Como seu orçamento é razoável pensei nisso.

Mas outra opção com 4k é comprar 2 Staner tipo BX200. Um pra ensaios e gigs menores, 2 pra gigs maiores. Deve te resolver a situação também e sobra grana.

E, finalmente, já que um meteoro desses te satisfazia em termos de volume, talvez um Staner só seja suficiente. Vai te custar 1000 e pouco. Compra um, se resolver pronto... Se faltar, pega um segundo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

kanaan93 e Sandro Levi gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por allexcosta Sex maio 05, 2023 5:22 pm

Savio_RJ escreveu:Entendi. O cabeçote GK Backline 600 é bom?

Não amo essas linhas secundárias da GK.

Costumava ensaiar com um desses e não passava de OK.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Sandro Levi gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por Emerson C Gomes Ter Out 31, 2023 11:50 am

Galera, seguinte:
Preciso adquirir um amp/cabeçote na faixa dos 2k.. tenho pesquisado o Oneal OCB1000hx (350w) e o Borne Pro 500 (400w).
A faixa de preço dos dois estão bem parecidas, mas estou tendencioso ao Borne.

Oneal eu não conheço. A Borne tive uma péssima experiência recentemente com o Go Bass GB500 novo (tinha tanto chiado da medade do volume pra cima, que mais parecia uma rádio fora se sintonia), não sei se era defeito dessa unidade específica.

Usei por anos o Shout 215b, excelente amp.. tive um problema uma vez com ele (apagou completamente durante um show, não saia som de nada - o mesmo ocorreu com uma BX200 de um barzinho onde toco), mas mandei concertar e não deu mais defeito.

Comprei uma BX200 nova, na segunda apresentação ao vivo apresentou o mesmo defeito.. tive que seguir até o fim com o volume abaixo da metade, se aumentasse um pouco começava as falhas.

Já fiz projeto handmade com 12PW5 (2 caixas 1x12) e pretendo refazer com um falante mais robusto.

Meu estilo musical tem dinâmica variada, então preciso de algo que me dê pressão sonora e que também seja suave e limpo em pegadas mais leves. Geralmente onde toco (locais pequenos entre 80 e 150 pessoas) nossos amps de guitarra e baixo são os 'PAs', então precisa ser algo que tenha bom volume.
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por B3ck1m2n Ter Out 31, 2023 12:01 pm

Emerson C Gomes escreveu:
Usei por anos o Shout 215b, excelente amp.. tive um problema uma vez com ele (apagou completamente durante um show, não saia som de nada - o mesmo ocorreu com uma BX200 de um barzinho onde toco), mas mandei concertar e não deu mais defeito.

Comprei uma BX200 nova, na segunda apresentação ao vivo apresentou o mesmo defeito.. tive que seguir até o fim com o volume abaixo da metade, se aumentasse um pouco começava as falhas.
Pelo visto essa "robustez" dos Staners que tanto enaltessem é mais mito que realidade... Acho que com amps baratos é mais questão de sorte mesmo! Apesar que tem as marcas mais confiáveis e as que tem maior chance de dar problema ou que tem uma qualidade mais sofrível. Mas tá vendo como não dá pra ficar endeusando uma marca assim? Pensem no Staner mais como um amp melhorzinho dentre os baratos. Continua sendo uma boa opção, de qualquer forma pelo custo x benefício!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por allexcosta Ter Out 31, 2023 12:44 pm

B3ck1m2n escreveu:Pelo visto essa "robustez" dos Staners que tanto enaltessem é mais mito que realidade... Acho que com amps baratos é mais questão de sorte mesmo! Apesar que tem as marcas mais confiáveis e as que tem maior chance de dar problema ou que tem uma qualidade mais sofrível. Mas tá vendo como não dá pra ficar endeusando uma marca assim? Pensem no Staner mais como um amp melhorzinho dentre os baratos. Continua sendo uma boa opção, de qualquer forma pelo custo x benefício!

A estatística é sua amiga...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por Sandro Levi Qua Nov 01, 2023 10:50 am

Emerson C Gomes escreveu:Galera, seguinte:
Preciso adquirir um amp/cabeçote na faixa dos 2k.. tenho pesquisado o Oneal OCB1000hx (350w) e o Borne Pro 500 (400w).
A faixa de preço dos dois estão bem parecidas, mas estou tendencioso ao Borne.

Geralmente onde toco (locais pequenos entre 80 e 150 pessoas) nossos amps de guitarra e baixo são os 'PAs', então precisa ser algo que tenha bom volume.

Emerson, acredito que entre as duas opções apresentadas, não irá perceber grandes diferenças. Talvez o Borne pro 800 apresente essa diferença que ajudaria na sua escolha. O ideal seria testar os dois pra comparar. Acredito que em Fortaleza tenha loja com as duas opções.

Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 422
Localização : Fortaleza - CE

Emerson C Gomes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por luisporto Qua Nov 01, 2023 3:39 pm

Galera, aproveitando que reviveram o tópico: meu setup de amplificador atual é um Hartke HA2500 com um gabinete Epifani PS210. Tô muito satisfeito mesmo com o timbre e com o volume, mas um pouco cansado de carregar esse conjunto (15,5kg do cabeçote + 24kg da caixa) pra cima e pra baixo.

Alguém teria sugestão do que seria razoável pedir em troca desse amp+gabinete? E valeria a pena trocar só a caixa por uma mais leve?
luisporto
luisporto
Membro

Mensagens : 63
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por Emerson C Gomes Qua Nov 01, 2023 3:53 pm

Sandro Levi escreveu:
Emerson, acredito que entre as duas opções apresentadas, não irá perceber grandes diferenças. Talvez o Borne pro 800 apresente essa diferença que ajudaria na sua escolha. O ideal seria testar os dois pra comparar. Acredito que em Fortaleza tenha loja com as duas opções.

Valeu Levi! Se eu tiver oportunidade vou testar sim. Na web não encontrei esse pro800, apenas o pro500.
Emerson C Gomes
Emerson C Gomes
Membro

Mensagens : 63
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por Jãozeiro Qua Nov 01, 2023 3:57 pm

B3ck1m2n escreveu:
Emerson C Gomes escreveu:
Usei por anos o Shout 215b, excelente amp.. tive um problema uma vez com ele (apagou completamente durante um show, não saia som de nada - o mesmo ocorreu com uma BX200 de um barzinho onde toco), mas mandei concertar e não deu mais defeito.

Comprei uma BX200 nova, na segunda apresentação ao vivo apresentou o mesmo defeito.. tive que seguir até o fim com o volume abaixo da metade, se aumentasse um pouco começava as falhas.
Pelo visto essa "robustez" dos Staners que tanto enaltessem é mais mito que realidade... Acho que com amps baratos é mais questão de sorte mesmo

Esse foi o primeiro relato que vi na minha vida de Staner dando pau a ponto de deixar o baixista na mão. Os outros 99% de relatos internet e vida afora dizem totalmente o contrário. 

Eu mesmo tive dois Bs120 e o que esses amps passaram durante anos, puts...o negócio não parava pra nada. 

Agora, esses modelos são antigos. Não sei se os de atualmente seguem o padrão tanque de guerra.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por allexcosta Qua Nov 01, 2023 4:08 pm

luisporto escreveu:Galera, aproveitando que reviveram o tópico: meu setup de amplificador atual é um Hartke HA2500 com um gabinete Epifani PS210. Tô muito satisfeito mesmo com o timbre e com o volume, mas um pouco cansado de carregar esse conjunto (15,5kg do cabeçote + 24kg da caixa) pra cima e pra baixo.

Alguém teria sugestão do que seria razoável pedir em troca desse amp+gabinete? E valeria a pena trocar só a caixa por uma mais leve?

Você pode trocar o amp por um classe D, a caixa por uma mais leve (seja com um falante só, talvez 1x12" ou outra 2x10" de neo) ou mesmo trocar amp e caixa.

Se vale a pena trocar a caixa, acho que só você pode dizer. Um dos ítens será mais leve, mas é o que mais te incomoda? Esse alívio será suficiente?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II) Empty Re: Escolhendo o seu amplificador: Poste suas dúvidas aqui (Parte II)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos