Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixos Precision: Questões sobre Definição

+6
Coder
Odisseu
JAZZigo
Zubrycky
allexcosta
B3ck1m2n
10 participantes

Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por B3ck1m2n Sex maio 26, 2023 5:48 pm

Pessoal, estou com uma dúvida aqui... Estava usando um baixo com captação PJ, mas estava com dificuldades de alcançar a definição nas notas agudas (corda G, geralmente), por mais que equalizador. Já ouvi falar que baixos precision acabam sendo mais adequados pra alguns tipos de som do que outros, que não é em todo tipo de música que se encaixam, como também já ouvi dizer que os Jazz Bass tem o som mais definido, etc.

A minha dúvida é: essa dificuldade de definição nas notas agudas é típica do baixo precision? E no meu caso, que toco música que utilizam essas regiões mais agudas o precision não seria indicado? E se não for essa a questão, tem jeito de corrigir esse problema somente com equalização? O que sugerem? 

Agradeço desde já a atenção, amigos baixistas!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por allexcosta Sex maio 26, 2023 5:53 pm

Consegue um sample de timbre de baixo "sem definição" e um "com definição"?

Qual instrumento que você costuma tocar parece ter essa definição que você sente falta nesse instrumento PJ?

Que cordas estão nele e quais você usa no outro que tem definição?

Onde está ouvindo o som desse instrumento? É diferente de onde costuma ouvir os que te agradam mais?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Bananoise gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por B3ck1m2n Sex maio 26, 2023 6:06 pm

allexcosta escreveu:Consegue um sample de timbre de baixo "sem definição" e um "com definição"?

Qual instrumento que você costuma tocar parece ter essa definição que você sente falta nesse instrumento PJ?

Que cordas estão nele e quais você usa no outro que tem definição?

Onde está ouvindo o som desse instrumento? É diferente de onde costuma ouvir os que te agradam mais?
Esse PJ é 5 cordas passivo (cordas 0.45 normais - Afinação meio tom abaixo da padrão em todas as cordas). Estava tentando usar ele para tocar todas as músicas do repertório, visto que anterior só o usava pra tocar uma das músicas que pede a corda B. Nas outras eu utilizava um baixo 4 cordas com Captação Soapbar EMG Hz passivo (utiliza o mesmo tipo de cordas e a mesma afinação). O cubo do baixo é o mesmo, um Marshall (não sei o modelo, mas tem entre 100 e 200 whats). Toco em estúdio.

O sample eu vou ficar devendo! Kkkk


Última edição por B3ck1m2n em Sex maio 26, 2023 6:09 pm, editado 1 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por Zubrycky Sex maio 26, 2023 6:07 pm

Não vejo problemas com a região aguda do Precision.


____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18987
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Tarcísio Caetano e Bananoise gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por B3ck1m2n Sex maio 26, 2023 6:20 pm

Zubrycky escreveu:Não vejo problemas com a região aguda do Precision.

Então... Aí no caso é o baixo tocando sozinho. Quando eu toco sozinho até dá pra ouvir bem, dando um boost nos agudos, mas junto com a banda já não consigo ouvir essas agudas bem definidas, nas escalas e "firulas", agora graves e médios já ficam melhores. No outro baixo, já consigo melhor essa definição. Me parece que o problema não seja só questão de aumentar os agudos, porque melhora, mas só um pouco. Por isso me pergunto se o precision teria essa dificuldade e, por mais que equalize acabe não chegando a um resultado satisfatório...
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por JAZZigo Sáb maio 27, 2023 6:51 am

IMHO, um boostzinho de médios, com centro de frequência em torno de 800Hz e 1200Hz, deve resolver o problema.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

B3ck1m2n e HenriqueBessa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por allexcosta Sáb maio 27, 2023 7:46 am

B3ck1m2n escreveu:O sample eu vou ficar devendo! Kkkk

Que pena. Não precisava ser um sample seu. É mais fácil entender um som com um som que com palavras...

B3ck1m2n escreveu:Nas outras eu utilizava um baixo 4 cordas com Captação Soapbar EMG

Parece ser a diferença principal aqui... Captadores EMG são desenhados para resposta bem full-range, sem a perda de agudos de captadores mais tradicionais. Imagino que você possui memória auditiva desses captadores e sente falta de algo nos outros.

Além disso, o captador split-p em posição normal causa um desequilíbrio no timbre das cordas. As mais agudas, que já possuem menos massa e por isso possuem timbre naturalmente mais magro, perdem ainda mais peso e caráter quando captadas por um split-p. Por esse motivo, prefiro o split-p em posição invertida.

Essa perda de peso e caráter que descrevo aqui (é difícil explicar sons com palavras) pode ser percebida como "perda de definição" por algumas pessoas.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

B3ck1m2n e brunoaguiarbass gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por B3ck1m2n Sáb maio 27, 2023 12:34 pm

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:O sample eu vou ficar devendo! Kkkk

Que pena. Não precisava ser um sample seu. É mais fácil entender um som com um som que com palavras...

B3ck1m2n escreveu:Nas outras eu utilizava um baixo 4 cordas com Captação Soapbar EMG

Parece ser a diferença principal aqui... Captadores EMG são desenhados para resposta bem full-range, sem a perda de agudos de captadores mais tradicionais. Imagino que você possui memória auditiva desses captadores e sente falta de algo nos outros.

Além disso, o captador split-p em posição normal causa um desequilíbrio no timbre das cordas. As mais agudas, que já possuem menos massa e por isso possuem timbre naturalmente mais magro, perdem ainda mais peso e caráter quando captadas por um split-p. Por esse motivo, prefiro o split-p em posição invertida.

Essa perda de peso e caráter que descrevo aqui (é difícil explicar sons com palavras) pode ser percebida como "perda de definição" por algumas pessoas.
Entendi! A intenção era entender mesmo se essa era uma dificuldade típica do modelo e se acabava tornando os precision meio inviáveis para determinados sons. Também se dava pra compensar o "problema" atravez da equalização. Me parece que os precision acabam soando bem quando a música é mais uma base de acompanhamento ou Groove mais em cima das fundamentais e não ficando tão bom quando explora regiões mais agudas em execuções com mais notas (escalas, por exemplo). Mas era uma impressão minha corroborada por algumas coisa que já li aqui e em outros lugares. Por isso quiz esclarecer essa questão.

Bom, acabei seguindo a dica do Jazzigo e também diminuí um pouco algumas frequências mais grave ao invés de só aumentar os agudos. Parece que melhorou, ao fone,l pelo menos, depois irei testar melhor no próximo ensaio. Talvez o segredo seja trabalhar em frequências mais específicas do que somente no geral grave - médio - agudo paramétrico.  winkfinger
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por allexcosta Sáb maio 27, 2023 12:59 pm

B3ck1m2n escreveu:Me parece que os precision acabam soando bem quando a música é mais uma base de acompanhamento ou Groove mais em cima das fundamentais e não ficando tão bom quando explora regiões mais agudas em execuções com mais notas (escalas, por exemplo).

Acho que agora podemos falar de sons com sons...



B3ck1m2n escreveu:Bom, acabei seguindo a dica do Jazzigo e também diminuí um pouco algumas frequências mais grave ao invés de só aumentar os agudos. Parece que melhorou, ao fone,l pelo menos, depois irei testar melhor no próximo ensaio. Talvez o segredo seja trabalhar em frequências mais específicas do que somente no geral grave - médio - agudo paramétrico.  winkfinger

Entender EQ e ter recursos disponíveis para ajustes pode ser a diferença entre um timbre que você só tolera e um que você gosta. "Definição" de notas num contrabaixo muitas vezes é mais relacionada à ausência de boominess que à presença de agudos.

E, falando em agudos, é bom lembrar que cordas de aço oferecem mais dessas frequências que níquel, com perda discreta na região dos médios. É óbvio que podemos fazer outras tantas comparações entre características de cordas e timbre que elas produzem, o que é também verdade em relação a marcas (até certo ponto, é claro).

Ainda falando sobre os EMG, esses captadores são conhecidos por produzirem um som mais hi-fi, ou como alguns gostam de dizer, clínico (olha as palavras definindo sons outra vez)... E é um som muito único, que você estranhará se utilizar outros captadores, especialmente se é uma característica que te agrada.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por B3ck1m2n Sáb maio 27, 2023 1:47 pm

Muito Top essa música do Jamiroquai! 🤩
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por B3ck1m2n Sáb maio 27, 2023 1:47 pm

Muito Top essa música do Jamiroquai! 🤩
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por B3ck1m2n Sáb maio 27, 2023 1:56 pm

allexcosta escreveu:




Ainda falando sobre os EMG, esses captadores são conhecidos por produzirem um som mais hi-fi, ou como alguns gostam de dizer, clínico (olha as palavras definindo sons outra vez)... E é um som muito único, que você estranhará se utilizar outros captadores, especialmente se é uma característica que te agrada.
Sim, esse meu soa tão agudo que tenho até que reduzir um pouco pra ficar melhor. É bem o oposto do precision que eu tenho: o som vem bem magro, mas com agudos mais definidos e brilhantes. Aumentando os graves, fica bom.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por Odisseu Sáb maio 27, 2023 2:21 pm

B3ck1m2n escreveu:Pessoal, estou com uma dúvida aqui... Estava usando um baixo com captação PJ, mas estava com dificuldades de alcançar a definição nas notas agudas (corda G, geralmente), por mais que equalizador. Já ouvi falar que baixos precision acabam sendo mais adequados pra alguns tipos de som do que outros, que não é em todo tipo de música que se encaixam, como também já ouvi dizer que os Jazz Bass tem o som mais definido, etc.

A minha dúvida é: essa dificuldade de definição nas notas agudas é típica do baixo precision? E no meu caso, que toco música que utilizam essas regiões mais agudas o precision não seria indicado? E se não for essa a questão, tem jeito de corrigir esse problema somente com equalização? O que sugerem? 

Agradeço desde já a atenção, amigos baixistas!

Tenho a mesma sensação, comprei um Fender Precision que era meu sonho, e quando chega nas notas mais agudas parece que o som é mais magro do que meu outro baixo Tagima TW 65, que é um Precision Jazz, mesmo no Tagima usando somente o captador Precision parece que o timbre é mais gordo nas agudas do que o Fender, mas em compensação o Fender nas notas graves é uma turbina comparado ao Tagima
Odisseu
Odisseu
Membro

Mensagens : 7
Localização : ABC

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por B3ck1m2n Sáb maio 27, 2023 8:14 pm

Odisseu escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Pessoal, estou com uma dúvida aqui... Estava usando um baixo com captação PJ, mas estava com dificuldades de alcançar a definição nas notas agudas (corda G, geralmente), por mais que equalizador. Já ouvi falar que baixos precision acabam sendo mais adequados pra alguns tipos de som do que outros, que não é em todo tipo de música que se encaixam, como também já ouvi dizer que os Jazz Bass tem o som mais definido, etc.

A minha dúvida é: essa dificuldade de definição nas notas agudas é típica do baixo precision? E no meu caso, que toco música que utilizam essas regiões mais agudas o precision não seria indicado? E se não for essa a questão, tem jeito de corrigir esse problema somente com equalização? O que sugerem? 

Agradeço desde já a atenção, amigos baixistas!

Tenho a mesma sensação, comprei um Fender Precision que era meu sonho, e quando chega nas notas mais agudas parece que o som é mais magro do que meu outro baixo Tagima TW 65, que é um Precision Jazz, mesmo no Tagima usando somente o captador Precision parece que o timbre é mais gordo nas agudas do que o Fender, mas em compensação o Fender nas notas graves é uma turbina comparado ao Tagima
Verdade! O precision tem seus pontos altos! Mas dá pra entender também o porque dos Jazz Bass terem se popularizado mais.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por Coder Ter Ago 08, 2023 2:31 pm

Uma pouco sobre definição no timbre do P-Bass:

Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

patrickqueres e B3ck1m2n gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Ago 08, 2023 4:59 pm

Olha, um dos meus primeiros precisions eu sentia uma falta de definição na região aguda, e praticamente da casa 5 pra frente na corda sol. Chegava num momento que abrir o tone ficava muito estalado, e eu queria mais fechado e parecia que a corda G ficava mais apagada.

Eu fiquei pensando muito nessa questão de trocar captador, etc. Mas a solução estava mais fácil do que parecia e foi com dicas do meu professor na epoca e também do pessoal nos encontros.. como meu outro baixo soava bem flat, eu meio que não mexia na equalização do ampli... daí fui testando, e cheguei num ponto onde um tone mais fechado (mas nao totalmente) e aumentando os agudos foi ficando interessante e bem presente... claro que tinha o fator ampli/caixa/sala/local, mas ali foi uma descoberta interessante de como a EQ ajuda (eu era bem inexperiente).

Sei que pode ser chover no molhado, mas fica um relato aí.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5321
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por allexcosta Ter Ago 08, 2023 5:16 pm

Considero o PB de captação split um erro de projeto sob um ponto de vista técnico e de equilíbrio de timbres de cordas e notas.

Cada corda soa de um jeito, com seu caráter e timbre.

Como é o baixo usado em tantas canções que nos são caras e o ouvido humano por vários motivos termina considerando a falta de uniformidade algo positivo, terminou sendo uma grande referência de timbre de baixo.

Observem o desequilíbrio entre caráter das cordas na gravação abaixo:


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por B3ck1m2n Qua Ago 09, 2023 9:11 am

allexcosta escreveu:Considero o PB de captação split um erro de projeto sob um ponto de vista técnico e de equilíbrio de timbres de cordas e notas.

Cada corda soa de um jeito, com seu caráter e timbre.

Como é o baixo usado em tantas canções que nos são caras e o ouvido humano por vários motivos termina considerando a falta de uniformidade algo positivo, terminou sendo uma grande referência de timbre de baixo.

Observem o desequilíbrio entre caráter das cordas na gravação abaixo:

Concordo! Até por ser um modelo mais antigo, anterior ao Jazz Bass, acredito que o Jazz Bass tenha vindo com a finalidade de corrigir essas questões. Entretanto, o Precision deve ter se mantido no mercado devido a ter se tornado icônico e singular, apesar dos problemas.

Falando nisso, tava vendo um vídeo esses dias que há uma forma legal de fazer com que o Precision tenha mais variedades de timbre, alternando o local que vc toca (mais perto da ponte, mais perto do braço ou no meio). No caso do Jazz Bass já dá pra fazer essa função mais ou menos alterando os volumes dos captadores, mas no Precision essas mudanças de posição da mão direita ajuda bastante.
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por Jãozeiro Qua Ago 09, 2023 9:15 am

B3ck1m2n escreveu:Falando nisso, tava vendo um vídeo esses dias que há uma forma legal de fazer com que o Precision tenha mais variedades de timbre, alternando o local que vc toca (mais perto da ponte, mais perto do braço ou no meio).

A primeira coisa que eu ia falar é isso, hehe. Tocar com a mão direita mais próxima da ponte dá uma boa definição das notas. O som fica menos macio, tira aquela sobra de grave.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3069
Localização : Doha - Qatar

B3ck1m2n e CSergio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por Zubrycky Qua Ago 09, 2023 9:38 am

Jãozeiro escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Falando nisso, tava vendo um vídeo esses dias que há uma forma legal de fazer com que o Precision tenha mais variedades de timbre, alternando o local que vc toca (mais perto da ponte, mais perto do braço ou no meio).

A primeira coisa que eu ia falar é isso, hehe. Tocar com a mão direita mais próxima da ponte dá uma boa definição das notas. O som fica menos macio, tira aquela sobra de grave.

Me lembrei deste tópico.

https://www.contrabaixobr.com/t23768-equalizacao-organica

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18987
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

B3ck1m2n gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por CSergio Qua Ago 09, 2023 9:47 am

Peguei um Squier PB antigo, 1994; está com potenciometros grafados com US, não sei o que significa isso.
Mas o principal que queria comentar: está com um resistor e capacitor também; e lhes falar, captador cerâmico, cordas rounds velhas que eu tinha, e está com um timbre da zorra.

Baixos Precision: Questões sobre Definição 20230804-142812
Baixos Precision: Questões sobre Definição 20230804-142816

Está meio escondindo ali no volume, acho que um resistor (sei lá, não entendo muito de elétrica).
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4109
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por brunoaguiarbass Qua Ago 09, 2023 9:56 am

CSergio escreveu:Peguei um Squier PB antigo, 1994; está com potenciometros grafados com US, não sei o que significa isso.
Mas o principal que queria comentar: está com um resistor e capacitor também; e lhes falar, captador cerâmico, cordas rounds velhas que eu tinha, e está com um timbre da zorra.

Baixos Precision: Questões sobre Definição 20230804-142812
Baixos Precision: Questões sobre Definição 20230804-142816

Está meio escondindo ali no volume, acho que um resistor (sei lá, não entendo muito de elétrica).

Esse capacitor + resistor no volume é um treble bleed, ele compensa as perdas de frequências agudas ao se reduzir o volume.
brunoaguiarbass
brunoaguiarbass
Membro

Mensagens : 126
Localização : Cataguases - MG

CSergio gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por CSergio Qua Ago 09, 2023 10:00 am

Bom saber, valeu por me explicar; por isso senti "uma pontinha a mais" nos agudos.
No caso é o vermelho.





Tava brincando no fim de semana, desconsiderem o sobe/desce na back track no volume (culpa do app do celular), e na minha ruindade na execução clown
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4109
Localização : 2°55"S, 44°30"W

brunoaguiarbass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por brunoaguiarbass Qua Ago 09, 2023 10:20 am

Na realidade a diferença maior sobre os agudos e os timbres está no encordoamento, que no verde está com flats e no vermelho roundwounds.
brunoaguiarbass
brunoaguiarbass
Membro

Mensagens : 126
Localização : Cataguases - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por JAZZigo Qua Ago 09, 2023 10:38 am

brunoaguiarbass escreveu:Esse capacitor + resistor no volume é um treble bleed, ele compensa as perdas de frequências agudas ao se reduzir o volume.
A título de curiosidade, a DiMarzio fornece volume pots com treble-bleed de fábrica, erroneamente denominado de "high pass filter". Se realmente fosse filtro de passa-alta, o corte de graves seria absurdo.  Suspect

Baixos Precision: Questões sobre Definição Captura-de-Tela-2023-08-09-a-s-10-26-29
https://www.dimarzio.com/hardware/potentiometers/250k-custom-taper-pot-high-pass-filter-volume

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

brunoaguiarbass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por allexcosta Qua Ago 09, 2023 11:06 am

B3ck1m2n escreveu:Concordo! Até por ser um modelo mais antigo, anterior ao Jazz Bass, acredito que o Jazz Bass tenha vindo com a finalidade de corrigir essas questões. Entretanto, o Precision deve ter se mantido no mercado devido a ter se tornado icônico e singular, apesar dos problemas.

Não sei se a explicação passa por isso, pois o primeiro e mais antigo PB não comunga desses problemas.

B3ck1m2n escreveu:Falando nisso, tava vendo um vídeo esses dias que há uma forma legal de fazer com que o Precision tenha mais variedades de timbre, alternando o local que vc toca (mais perto da ponte, mais perto do braço ou no meio). No caso do Jazz Bass já dá pra fazer essa função mais ou menos alterando os volumes dos captadores, mas no Precision essas mudanças de posição da mão direita ajuda bastante.

Os supostos "problemas" citados por mim na topologia dos PB com split-coil não passam necessariamente por pouca variedade de timbres, mas sim, por uma suposta falta de uniformidade entre timbres das cordas.

Essa variedade oferecida por variações de posição de mão direita ocorre em qualquer modelo de baixo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por B3ck1m2n Qua Ago 09, 2023 11:12 am

allexcosta escreveu:
B3ck1m2n escreveu:Concordo! Até por ser um modelo mais antigo, anterior ao Jazz Bass, acredito que o Jazz Bass tenha vindo com a finalidade de corrigir essas questões. Entretanto, o Precision deve ter se mantido no mercado devido a ter se tornado icônico e singular, apesar dos problemas.

Não sei se a explicação passa por isso, pois o primeiro e mais antigo PB não comunga desses problemas.

B3ck1m2n escreveu:Falando nisso, tava vendo um vídeo esses dias que há uma forma legal de fazer com que o Precision tenha mais variedades de timbre, alternando o local que vc toca (mais perto da ponte, mais perto do braço ou no meio). No caso do Jazz Bass já dá pra fazer essa função mais ou menos alterando os volumes dos captadores, mas no Precision essas mudanças de posição da mão direita ajuda bastante.

Os supostos "problemas" citados por mim na topologia dos PB com split-coil não passam necessariamente por pouca variedade de timbres, mas sim, por uma suposta falta de uniformidade entre timbres das cordas.

Essa variedade oferecida por variações de posição de mão direita ocorre em qualquer modelo de baixo.
Ah não! Essa questão da variedade de timbre foi só uma coisa que eu lembrei! Pois é uma das desvantagens do Precision, mas não tem a ver com isso que vc falou mesmo do equilíbrio dos timbres!  Só puxei um gancho! up
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por B3ck1m2n Qua Ago 09, 2023 1:38 pm

CSergio escreveu:Peguei um Squier PB antigo, 1994; está com potenciometros grafados com US, não sei o que significa isso...
Segundo o Chat Gpt: "Potenciômetros antigos da década de 90 ou anteriores, com a gravação "US" no fundo, podem ser da marca CTS (Centralab) ou da marca Stackpole. Essas marcas eram conhecidas na época por produzirem potenciômetros de alta qualidade. Principalmente a marca CTS, que era amplamente utilizada em guitarras e outros instrumentos musicais. No entanto, é importante ressaltar que outras marcas também podem ter utilizado a gravação "US" em seus potenciômetros antigos. Portanto, é sempre recomendado verificar outras informações e características do potenciômetro para confirmar sua origem e marca específica." 

Não sei se procede essa informação, se for verdade fico feliz pois tenho um baixo com esses mesmos potenciômetros e, pelos anos de uso, eles funcionam muito bem!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1172
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Baixos Precision: Questões sobre Definição Empty Re: Baixos Precision: Questões sobre Definição

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos