Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Discussão sobre baixos de Luthier.

+22
Zubrycky
Pz123
Marvis
kattastroff
BLZENI
Cantão
pedrohenrique.astronauta
Narnia22
Tarcísio Caetano
Paulo Penna
HenriqueBessa
Sentinela
André Souza
quasenada
Uchoa
Christian
Sidnei D Ferreira
Ivanov_br
allexcosta
Coder
Stormbringer
Magobass
26 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Magobass Qua Jan 16, 2019 7:48 pm

Boa noite, amigos dos graves.

Não sou defensor assíduo dos baixos de Luthier pois como sabemos seu principal defeito é a dificuldade em revendê-los. Contudo, quero iniciar uma discussão aqui ignorando este fator. Como sabemos, os equipamentos musicais estão estupidamente caros no Brasil. Possuímos excelentes luthierias como Zaganin, Garcia's, X-Vector etc. Então, não seria melhor comprar o instrumento dessa galera que faz um excelente trabalho ao invés de comprarmos instrumentos gringos com média qualidade. Com 4 mil reais você consegue comprar um ótimo baixo de Luthier mas não compra nada "top" de marcas grandes. Essa é a reflexão que quero propor. Na minha opinião, essa é a melhor saída para fugirmos dos preços absurdos.

Magobass
Membro

Mensagens : 13
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Stormbringer Qua Jan 16, 2019 9:09 pm

Cara, "custo" nem sei se é, ja vi muito Fender Aerodyne japones na case de 3k.

Na casa de 3~4,5k é onde estão os bons luthieres(é assim o plural? kakaka) que não começaram a enfiar a faca por ter renome Laughing, abaixo disso eu desconfio.

Depois disso, fora se você for comparar com laklands, rickenbackers, etc, baixo de luthier é mais caro!
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Coder Qua Jan 16, 2019 9:30 pm

Isso é bem relativo. Dependendo da luthieria você vai desembolsar quase 10 mil fácil, fácil...

A questão é que ninguém manda fazer baixo customizado pensando na revenda. Mesmo assim, marcas brasileiras como mlaghus, zaganin e DeOliveira tem um ótimo mercado de usados.

Na real, se for pra encomendar um jazz bass 4 cordas passivo (como muitos fazem) é melhor comprar pronto. No final das contas vai ficar elas por elas...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por allexcosta Qua Jan 16, 2019 10:29 pm

Magobass escreveu:Não sou defensor assíduo dos baixos de Luthier pois como sabemos seu principal defeito é a dificuldade em revendê-los.

Isso não é defeito.

Magobass escreveu:Contudo, quero iniciar uma discussão aqui ignorando este fator. Como sabemos, os equipamentos musicais estão estupidamente caros no Brasil. Possuímos excelentes luthierias como Zaganin, Garcia's, X-Vector etc. Então, não seria melhor comprar o instrumento dessa galera que faz um excelente trabalho ao invés de comprarmos instrumentos gringos com média qualidade. Com 4 mil reais você consegue comprar um ótimo baixo de Luthier mas não compra nada "top" de marcas grandes. Essa é a reflexão que quero propor. Na minha opinião, essa é a melhor saída para fugirmos dos preços absurdos.

Há vários fatores envolvidos.

Não se foge de preço fora da realidade sendo conivente com tal realidade. Além disso, até dia desses o Brasil produzia Tonantes, isso fica meio enraizado. A indústria Brasileira nunca foi muito boa e o mercado, de modo geral, reflete isso... O bem estrangeiro tem muito mais desejabilidade que o nacional.

Além de tudo isso, o menino de 14 anos que quer o primeiro baixo assiste seu ídolo tocando com baixos estrangeiros, não feitos pelo seu Zé da esquina... Por melhor luthier que seu Zé seja.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Magobass Qui Jan 17, 2019 1:29 am

Concordo, Alex. Mas não é isso que quis dizer. Talvez não tenha sido Claro. Darei exemplo. Com 3k eu compro um Precision Bass Garcia's. Um ótimo instrumento. Quê outro P-Bass de muita qualidade eu compro com essa grana?

Magobass
Membro

Mensagens : 13
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Ivanov_br Qui Jan 17, 2019 5:11 am

Magobass escreveu:Quê outro P-Bass de muita qualidade eu compro com essa grana?

Qual você compra por 3K? Vários. AI entra outra coisa: o efeito ML. Anunciar na web não custa nada, e o que acontece é: "eu tenho um baixo que vale 1500 mas se alguém me dear 3K nele leva. Então, vou deixar anunciado para ver o que rola". Isso inflou os preços de instrumentos no Brasil de forma absurda. Outro dia vi um baixo anunciado por 3500. Falei pro cara: pago 2800, e ele topou na hora editar o anuncio. Nosso querido Allex sempre nos lembra que mercado è assim mesmo, bota-se preço que quiser, paga quem quiser. OK, mas não é porque está anunciado por 3K que vale 3K, entende? Muita gente ta trazendo equipo de fora e anunciando como novo. Pode até estar com todos os plásticos, mas não terá recibo, garantia oficial, Pos-venda, etc....

Voltando aos Luthiers, creio que há também uma certa empolgaçao por parte dos músicos que constroem baixos de 8K com luthiers fantásticos aqui do Brasil, mas que depois querem vende-lo por 8, 9K. Vc não consegue revender um terno cordado especialmente para vc. Quando vc faz um terno sob medida, é para vc, é para sempre (ou até vc continuar cabendo). Creio que baixo sob medida, de luthier é o mesmo. Mandar fazer para depois vender, é furada. Não incluo no meu raciocínio as situações onde se precisa da grana, mas naquelas em que a GAS está envolvida.

Creio que deve-se levar em conta que uma parte consideravel do custo de um baixo de luthier esta associado ao atendimento exclusivo das demandas do cliente. Este valor você não recupera mais.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Sidnei D Ferreira Qui Jan 17, 2019 8:15 am

Tem a questão também dos itens como captadores , prés , ponte , tarrachas , cordas que acabam encarecendo muito o preço final do instrumento de luthier .

Claro que exitem esses itens nacionais mas a quantidade de opções e
variedades importadas são enormes .
Sidnei D Ferreira
Sidnei D Ferreira
Membro

Mensagens : 274
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Stormbringer Qui Jan 17, 2019 8:57 am

Magobass escreveu:Concordo, Alex. Mas não é isso que quis dizer. Talvez não tenha sido Claro. Darei exemplo. Com 3k eu compro um Precision Bass Garcia's. Um ótimo instrumento. Quê outro P-Bass de muita qualidade eu compro com essa grana?
No Brasil? No Mercado Livre tem  Squier Classic Vibe por esse valor. Em algumas lojas tem ele novo a partir de 2600

reafirmo: quem faz baixo com luthier não é pelo custo mais baixo, por que quase nunca é mais baixo.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Coder Qui Jan 17, 2019 10:14 am

Magobass escreveu:Concordo, Alex. Mas não é isso que quis dizer. Talvez não tenha sido Claro. Darei exemplo. Com 3k eu compro um Precision Bass Garcia's. Um ótimo instrumento. Quê outro P-Bass de muita qualidade eu compro com essa grana?

"Um ótimo instrumento"

Você já pegou ou tocou nesse baixo? Temos que ter cautela pois não da pra ter uma opinião final com fotos, comentários de facebook e reviews de internet.

IMO, esse baixo é casamento. Caso você precisar passar pra frente, terá que vende-lo por menos. Ou a pessoa vai preferir comprar um novo.

Com 3k você tem boas opções, mas vai pagar pelo fator Brasil. P-Bass Clássico: Squier Classic Vibe a 3k, 3k5 ou Fender MIM usado.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Christian Qui Jan 17, 2019 11:29 am

eu acredito que a china quando invadiu o mercado de instrumento inflacionou tudo, hoje o que vejo é nome em headsock que manda, temos excelentes instrumentos de entrada a preço acessível, tu pega um SX, um Squier, tem excelente som a um preço bom, o mercado de novos se pratica o impossível, hoje eu rir com um music man sting ray a 25 mil reais imagina se uma loja dessas trás um Fodera, Baixo de Luthier é complicado, pois demora, tem uns casos que não fica do seu jeito, acho que pra um iniciante é roubada, pois o cara não sabe o que quer, a pegada a desvalorização, o engraçado é que na hora de vender o cara hoje quer o preço que pagou e tal.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3771
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Magobass Qui Jan 17, 2019 11:38 am

Eu tenho um squier affinity precision. O som não é tão bom mas o conforto é muito grande. Sempre penso em fazer um baixo pq tenho um Luthier de confiança e não sou um cara que consegue comprar usados sem testar. A maioria anunciada no mercado livre é de SP e moro no Rio.

Magobass
Membro

Mensagens : 13
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Uchoa Qui Jan 17, 2019 1:49 pm

Rio de Janeiro é fraco para essas coisas de música , até as casas de shows que existiam fecharam .
Sampa é o centro de comércio de instrumentos usados .
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Magobass Qui Jan 17, 2019 1:58 pm

Justamente. Vc comprar um baixo usado sem testar antes? Essa é uma questão importante.

Magobass
Membro

Mensagens : 13
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Coder Qui Jan 17, 2019 2:10 pm

Uchoa escreveu:Sampa é o centro de comércio de instrumentos usados .

Já foi... Tirando a Bass Center e Krocodille Pop (sendo a primeira mais focada em baixos de boutique), existem poucos lugares para comprar usados.

Hoje com os grupos e o próprio marketplace do Facebook ficou bem mais fácil. Tem um pessoal muito responsável vendendo baixos e as vezes compensa pagar um pouquinho mais e não ter "surpresas" e imprevistos durante a negociação...

Instrumentos comprados fora do estado, se possível, desmontados ou com case! Mesmo vindo de transportadora, é bom evitar dores de cabeça!
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por quasenada Qui Jan 17, 2019 4:04 pm

Ivanov_br escreveu:
Magobass escreveu:Quê outro P-Bass de muita qualidade eu compro com essa grana?

Qual você compra por 3K? Vários.

Acho que o ponto do cara é que Classic Vibe, Vintage Modified, Yamaha BBs, apesar de estarem na faixa de 3K novos não estão no mesmo nível dos baixos de Luthier no mesmo valor.
Sinceramente, eu não concordo.

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Magobass Qui Jan 17, 2019 4:13 pm

Acha os Yamaha melhores, por exemplo?

Magobass
Membro

Mensagens : 13
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por quasenada Sex Jan 18, 2019 10:02 am

Depende, não conheço baixos Garcia. Também nunca peguei baixo de luthier nessa faixa de preço, o que já acende meu alerta de desconfiança.

Quanto aos Yamaha: eu não trocaria um BB 434 ou superior num baixo de luthier de mesmo valor às cegas. Yamahas iguais soam iguais, baixos feitos à mão são sempre uma incógnita.

Claro que tem caras com processos bem padronizados, mas estes caras cobram mais do que 3k.


Última edição por danilocesar em Sex Jan 18, 2019 12:49 pm, editado 1 vez(es)

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Stormbringer Sex Jan 18, 2019 10:06 am

danilocesar escreveu:
Quanto aos Yamaha: eu não trocaria um BB 434 ou superior num baixo de luthier de mesmo valor às cegas. Yamahas iguais soam iguais, baixos feitos à mão é sempre uma incógnita.
Nunca toquei num Yamaha, mas 100% das pessoas que já tocaram falam bem deles


Pensando racionalmente, se o cara está na dúvida sobre comprar um baixo de luthier e um "de marca", o simples fato de haver a dúvida já faz o lance pesar mais pro lado do baixo de marca.
Não tem jeito, baixo "de luthier" o cara tem que ter convicção.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por quasenada Sex Jan 18, 2019 12:54 pm

Stormbringer escreveu:
danilocesar escreveu:
Quanto aos Yamaha: eu não trocaria um BB 434 ou superior num baixo de luthier de mesmo valor às cegas. Yamahas iguais soam iguais, baixos feitos à mão são sempre uma incógnita.
Nunca toquei num Yamaha, mas 100% das pessoas que já tocaram falam bem deles

É... sou bem suspeito neste ponto - tem um Fender mia tomando pó depois que o BB 435 apareceu aqui em casa.

quasenada
Membro

Mensagens : 158
Localização : BR

gpascutti gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Uchoa Sex Jan 18, 2019 2:49 pm

Realmente é difícil ver Yamaha ruim .

Agora baixo de "Luthier" com preço de 3 a 4k novo ... hmmmmmmm !
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4353
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por André Souza Sex Jan 18, 2019 9:09 pm

Êta polêmica gostosa... kkk

Depois de passear no mundo das marcas e na luthieria minha conclusão é a de que se você sabe o que quer, tem grana e não tem mania de vender/trocar baixos... Vai de Luthier. O resultado dos bons luthieres do Brasil tem entrega tão boa quanto qualquer baixo importado de marca ou de luthier.

Se não sabe o que quer vai no “certo”, compra um bom baixo por aqui mesmo. E hoje a Yamaha seria minha marca indicada. Modelos bons a todo preço.

Comprar e usar instrumento de luthier é pra quem tem paciência, estômago e está disposto a investir em um bem fantástico, mas com revenda ruim ou muito ruim. E é claro, deseja um produto excelente e que te ajudará na sua caminhada musical. Independente de você ser amador ou profissional.
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Sentinela Sáb Fev 16, 2019 12:14 am

O problema do baixo de luthier é a revenda. Voce tem que levar isso em consideracao tambem. Anuncia um Fender, Warwick, Yamaha, etc...nao demora muito e voce ja vendeu. Ja o de luthier vai demorar mais e ainda pegar um valor bem abaixo do que comprou.
Sentinela
Sentinela
Membro

Mensagens : 150
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por HenriqueBessa Sáb Fev 16, 2019 3:42 pm

Isso não é um problema... NMHO, é um erro de conceito. Vc não faz um baixo especialmente pra vc e depois tenta vendê-lo, não faz muito sentido pra mim. Embora não faça muito sentido vender um instrumento, de Luthier ou não, que vc olhou, testou, pesquisou e decidiu que ele seria seu... Smile Smile Smile
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2245
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Convidado Ter Fev 19, 2019 4:52 pm

Stormbringer escreveu:reafirmo: quem faz baixo com luthier não é pelo custo mais baixo, por que quase nunca é mais baixo.
Eu discordo. As vezes o cara é fanzaço dos Fodera Emperor, por exemplo, mas nao tem nem 1/5 da $$$ pra pegar um. Não vou entrar no mérito tocabilidade dos Fodera especificamente, mas em acabamento, timbre, qualidade de madeiras, isso você consegue com um bom luthier a partir de 4,5k. Tendo o baixo um visual do Fodera em questão ou muito similar a isso (tem lutherias que projetam modelos muito parecidos...), e claro, com um som quase igual ao do Fodera, na maioria das vezes, acredito, ele supre sim essa necessidade/desejo do baixista. E nesse caso é uma questão de preço.

Claro que tem aqueles que sempre vão querer um Fodera de fato, e vão se frustrar mesmo tendo um baixo com qualidade muito parecida, mas aí já é mais uma questão, na minha visão, de "quero um nome 'Fodera no meu head' ". Típico caso dos fanboys da Fender.

Outro exemplo

Tem um baixo "Marca X" que você ta afim de comprar, e ele custa 3,2k novo. Mas você acha muito lega escala em maple ou marfim, e/ou um circuito mais versáril, com chaves defasadoras, ativo-passivo, ou você quer um espaçamento de corda maior ou menor... Daí tem uma lutheria que te entrega um do jeito que vocÊ quer por 3,5k... É 300 Bolso mais caro, sim, mas apesar disso você terá no final um instrumento que te oferece rudo o que você tava procurando, por esses 300 a mais só.
Claro, desde que suas exigências não sejam muito grandes, tipo um dos melhores prés, um dos melhores caps, melhores ferragens e etc, porque isso o "Marca X" não vai te oferecer também.

Então esse exemplo pode entrar na questão PREÇO sim.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Stormbringer Ter Fev 19, 2019 4:55 pm

Fodera, Ritter, baixos de boutique nao entram nessa "regra"

estou falando dos "fenderes" e baixos de marca não boutique.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4749
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Convidado Ter Fev 19, 2019 5:28 pm

Stormbringer escreveu:estou falando dos "fenderes" e baixos de marca não boutique.

Mas é o segundo caso que te falei.

Eu tava afim do Cort Curbow 52 de 3,2k, mas resolvi fazer um Tinonin de 3,5k

Pude por marfim na escala, um pré mais versátil, espaçamento 19mm... Por 300 a mais só. De quebra ainda escolhi outro shape que me agrada mais. E o Tinonin é um ótimo baixo.

E ainda tem aquela coisa, por exemplo....

Sou fã do Fender American Deluxe JB V anos 2000 de 22 trastes. Não compraria outro Fender senão ele. Ele é meio difícil de se encontrar à venda usado, e muito dificilmente custaria menos de 5k

Numa lutheria posso replica-lo por 4,5k

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por allexcosta Ter Fev 19, 2019 5:54 pm

Baixos Fodera e Ritter são "de luthier".
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Paulo Penna Ter Fev 19, 2019 7:10 pm

Meu próximo baixo será de Luthier, do Othon de BH, fez um braço pra mim que é melhor que todos que já vi.
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Ivanov_br Ter Fev 19, 2019 9:38 pm

Recentemente peguei um D’Mark Omega de 5 cordas. Peguei após testa-lós por uns dias uma ótima surpresa. E o preço 50% de um novo.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Tarcísio Caetano Ter Fev 19, 2019 10:47 pm

Meus 2 cents...

Instrumentos de Luthier: Sua personalidade, sua "cara", seu timbre.
Instrumentos de produção em série: Uma boa parte das vendas baseada em conhecimento e experiência do comprador. Outra boa parte: vaidade e ilusão. Vaidade por possuir um instrumento de marca reconhecida, mas por vezes, elevada a um status que não condiz com a realidade de seu valor intrínseco (Construção). Ilusão, porque muitas vezes o comprador acha que o instrumento "falará" por si próprio e reproduzirá o timbre de seu ídolo, simplesmente pelo fato de ter a tal marca no headstock.
E isto já foi discutido várias e várias vezes por aqui...Por exemplo:
https://www.contrabaixobr.com/t1169-debate-onde-esta-a-arte-no-pintor-ou-no-pincel-que-ele-usa-por-allexcosta
https://www.contrabaixobr.com/t12755-musicos-melhores-que-seus-instrumentos
https://www.contrabaixobr.com/t13955-baixo-bom-e-o-que-tem-som-ou-o-que-tem-status
Pode parecer que não, mas agrega valor a esta discussão. MHO.

Agora...comprar um instrumento pensando na revenda...para mim é pior que descer um corrimão de giletes e cair num bacia com álcool.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6549
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Convidado Qui Fev 21, 2019 9:02 pm

^Em vários casos, o "instrumento de luthier" vira, de alguma forma (...), "instrumentos de pro. em série", primeiro por o status que muitas lutherias ganham, todo o renome e tal, que provocam essa mística. Depois porque ta cada vez mais comum lutheria trabalharem com modelos pré-estabelecidos (as grandes no caso), projetados pelo próprio luthier, sem chance de uma modificação profunda, como espaçamento, por exemplo. É o que ta ali no script, e você muda apenas madeiras, cores, e as vezes nem isso. É como se fosse uma produtora de instrumentos em série, só que mais sofisticada (em grande parte das vezes, pelo menos).

Lutherias como DeOliveira, Zaganin, M.Laghus, dentre outras, têm quase o mesmo peso no nome que "Yamaha TRB".

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Narnia22 Seg maio 17, 2021 5:38 pm

Ivanov_br escreveu:
Magobass escreveu:Quê outro P-Bass de muita qualidade eu compro com essa grana?

Qual você compra por 3K? Vários. AI entra outra coisa: o efeito ML. Anunciar na web não custa nada, e o que acontece é: "eu tenho um baixo que vale 1500 mas se alguém me dear 3K nele leva. Então, vou deixar anunciado para ver o que rola". Isso inflou os preços de instrumentos no Brasil de forma absurda. Outro dia vi um baixo anunciado por 3500. Falei pro cara: pago 2800, e ele topou na hora editar o anuncio. Nosso querido Allex sempre nos lembra que mercado è assim mesmo, bota-se preço que quiser, paga quem quiser.  OK, mas não é porque está anunciado por 3K que vale 3K, entende? Muita gente ta trazendo equipo de fora e anunciando como novo. Pode até estar com todos os plásticos, mas não terá recibo, garantia oficial, Pos-venda, etc....

Voltando aos Luthiers, creio que há também uma certa empolgaçao por parte dos músicos que constroem baixos de 8K com luthiers fantásticos aqui do Brasil, mas que depois querem vende-lo por 8, 9K. Vc não consegue revender um terno cordado especialmente para vc. Quando vc faz um terno sob medida, é para vc, é para sempre (ou até vc continuar cabendo). Creio que baixo sob medida, de luthier é o mesmo. Mandar fazer para depois vender, é furada. Não incluo no meu raciocínio as situações onde se precisa da grana, mas naquelas em que a GAS está envolvida.

Creio que deve-se levar em conta que uma parte consideravel do custo de um baixo de luthier esta associado ao atendimento exclusivo das demandas do cliente. Este valor você não recupera mais.

O BR sempre quer se aproveitar, essa é a verdade. Eu sou doente pelo Fender Signature do Steve Harris (Royal Blue, Made in Japan). Há uns 4, 5 anos atrás, esses baixos custavam na faixa dos R$6,000. Hoje, tão enfiando R$9,000 nesse baixo, o que é um absurdo pra um instrumento Made in Japan. Provavelmente, alguém meteu esse preço absurdo e todos os outros que apareceram vendendo acabaram se nivelando por esse preço. Isso pra mim é o grande mal do Mercado Livre da vida.
Narnia22
Narnia22
Membro

Mensagens : 28
Localização : Curitiba-PR

Gomba gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Ivanov_br Seg maio 17, 2021 9:47 pm

Mesmíssima situação minha.
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter maio 18, 2021 11:33 am

Narnia22 escreveu:
Ivanov_br escreveu:
Magobass escreveu:Quê outro P-Bass de muita qualidade eu compro com essa grana?

Qual você compra por 3K? Vários. AI entra outra coisa: o efeito ML. Anunciar na web não custa nada, e o que acontece é: "eu tenho um baixo que vale 1500 mas se alguém me dear 3K nele leva. Então, vou deixar anunciado para ver o que rola". Isso inflou os preços de instrumentos no Brasil de forma absurda. Outro dia vi um baixo anunciado por 3500. Falei pro cara: pago 2800, e ele topou na hora editar o anuncio. Nosso querido Allex sempre nos lembra que mercado è assim mesmo, bota-se preço que quiser, paga quem quiser.  OK, mas não é porque está anunciado por 3K que vale 3K, entende? Muita gente ta trazendo equipo de fora e anunciando como novo. Pode até estar com todos os plásticos, mas não terá recibo, garantia oficial, Pos-venda, etc....

Voltando aos Luthiers, creio que há também uma certa empolgaçao por parte dos músicos que constroem baixos de 8K com luthiers fantásticos aqui do Brasil, mas que depois querem vende-lo por 8, 9K. Vc não consegue revender um terno cordado especialmente para vc. Quando vc faz um terno sob medida, é para vc, é para sempre (ou até vc continuar cabendo). Creio que baixo sob medida, de luthier é o mesmo. Mandar fazer para depois vender, é furada. Não incluo no meu raciocínio as situações onde se precisa da grana, mas naquelas em que a GAS está envolvida.

Creio que deve-se levar em conta que uma parte consideravel do custo de um baixo de luthier esta associado ao atendimento exclusivo das demandas do cliente. Este valor você não recupera mais.

O BR sempre quer se aproveitar, essa é a verdade. Eu sou doente pelo Fender Signature do Steve Harris (Royal Blue, Made in Japan). Há uns 4, 5 anos atrás, esses baixos custavam na faixa dos R$6,000. Hoje, tão enfiando R$9,000 nesse baixo, o que é um absurdo pra um instrumento Made in Japan. Provavelmente, alguém meteu esse preço absurdo e todos os outros que apareceram vendendo acabaram se nivelando por esse preço. Isso pra mim é o grande mal do Mercado Livre da vida.

Você já o pegou em uma situação inflacionada. Lembro de uma época em que se encontrava os signatures japoneses (Geddy Lee, Sting, Steve Harris, Marcus Miller) na faixa de uns R$3500. Quem comprou nessa época viu seu baixo valorizar mais de 100% Parece até mercado de ações lol!
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9076
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Cantão Ter maio 18, 2021 12:14 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:
Narnia22 escreveu:

O BR sempre quer se aproveitar, essa é a verdade. Eu sou doente pelo Fender Signature do Steve Harris (Royal Blue, Made in Japan). Há uns 4, 5 anos atrás, esses baixos custavam na faixa dos R$6,000. Hoje, tão enfiando R$9,000 nesse baixo, o que é um absurdo pra um instrumento Made in Japan. Provavelmente, alguém meteu esse preço absurdo e todos os outros que apareceram vendendo acabaram se nivelando por esse preço. Isso pra mim é o grande mal do Mercado Livre da vida.

Você já o pegou em uma situação inflacionada. Lembro de uma época em que se encontrava os signatures japoneses (Geddy Lee, Sting, Steve Harris, Marcus Miller) na faixa de uns R$3500. Quem comprou nessa época viu seu baixo valorizar mais de 100% Parece até mercado de ações lol!
Verdade Pedro , e não faz muito tempo não , lembro que em 2014/2015 tinha um Steve aqui em Bauru por 3.700 , foi vendido a 3.400 com case e tudo o mais... Crying or Very sad

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21672
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter maio 18, 2021 12:26 pm

Cantão escreveu:
pedrohenrique.astronauta escreveu:
Narnia22 escreveu:

O BR sempre quer se aproveitar, essa é a verdade. Eu sou doente pelo Fender Signature do Steve Harris (Royal Blue, Made in Japan). Há uns 4, 5 anos atrás, esses baixos custavam na faixa dos R$6,000. Hoje, tão enfiando R$9,000 nesse baixo, o que é um absurdo pra um instrumento Made in Japan. Provavelmente, alguém meteu esse preço absurdo e todos os outros que apareceram vendendo acabaram se nivelando por esse preço. Isso pra mim é o grande mal do Mercado Livre da vida.

Você já o pegou em uma situação inflacionada. Lembro de uma época em que se encontrava os signatures japoneses (Geddy Lee, Sting, Steve Harris, Marcus Miller) na faixa de uns R$3500. Quem comprou nessa época viu seu baixo valorizar mais de 100% Parece até mercado de ações lol!
Verdade Pedro , e não faz muito tempo não , lembro que em 2014/2015 tinha um Steve aqui em Bauru por 3.700 , foi vendido a 3.400 com case e tudo o mais... Crying or Very sad


Pra você ver. Está aí o seu relato que comprova como eram as coisas uns anos atrás.

Aconselho os mais curiosos a pesquisar os arquivos dos classificados do fórum. Dá pra se ter uma noção exata da variação de preços dos instrumentos ao longo do tempo.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9076
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por BLZENI Ter maio 18, 2021 12:47 pm

Na verdade a valorização não é esta. seria se o nosso dinheiro tivesse o mesmo valor da data mostrada ai encima. enfim, a realidade é que hoje ganhamos menos que naquela epoca.
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 933
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Cantão Ter maio 18, 2021 12:55 pm

BLZENI escreveu:Na verdade a valorização não é esta. seria se o nosso dinheiro tivesse o mesmo valor da data mostrada ai encima. enfim, a realidade é que hoje ganhamos menos que naquela epoca.
👍

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21672
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter maio 18, 2021 1:03 pm

BLZENI escreveu:Na verdade a valorização não é esta. seria se o nosso dinheiro tivesse o mesmo valor da data mostrada ai encima. enfim, a realidade é que hoje ganhamos menos que naquela epoca.

Também. Mas não podemos negar que a variação de preços também é resultado do oportunismo de quem vende.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9076
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por BLZENI Ter maio 18, 2021 1:17 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:
BLZENI escreveu:Na verdade a valorização não é esta. seria se o nosso dinheiro tivesse o mesmo valor da data mostrada ai encima. enfim, a realidade é que hoje ganhamos menos que naquela epoca.

Também. Mas não podemos negar que a variação de preços também é resultado do oportunismo de quem vende.

Sim, mas temos varias variaveis no preço, como a dificuldade atual de viajar pra fora e trazer um instrumento junto, etc!
BLZENI
BLZENI
Membro

Mensagens : 933
Localização : Curitiba-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por kattastroff Ter maio 18, 2021 1:28 pm

pedrohenrique.astronauta escreveu:
BLZENI escreveu:Na verdade a valorização não é esta. seria se o nosso dinheiro tivesse o mesmo valor da data mostrada ai encima. enfim, a realidade é que hoje ganhamos menos que naquela epoca.

Também. Mas não podemos negar que a variação de preços também é resultado do oportunismo de quem vende.

Acho que nenhum oportunismo é tão grande quanto a variação do dólar, do IGPM e outros indicadores da economia nos últimos anos. Acho que é nosso dinheiro que vale menos mesmo, tudo subiu de preço e lojistas e outros que vivem de revenda precisam compensar isso também.
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

brunoaguiarbass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Marvis Ter maio 18, 2021 8:58 pm

Magobass escreveu:Boa noite, amigos dos graves.

Não sou defensor assíduo dos baixos de Luthier pois como sabemos seu principal defeito é a dificuldade em revendê-los. Contudo, quero iniciar uma discussão aqui ignorando este fator. Como sabemos, os equipamentos musicais estão estupidamente caros no Brasil. Possuímos excelentes luthierias como Zaganin, Garcia's, X-Vector etc. Então, não seria melhor comprar o instrumento dessa galera que faz um excelente trabalho ao invés de comprarmos instrumentos gringos com média qualidade. Com 4 mil reais você consegue comprar um ótimo baixo de Luthier mas não compra nada "top" de marcas grandes. Essa é a reflexão que quero propor. Na minha opinião, essa é a melhor saída para fugirmos dos preços absurdos.

Sobre a Garcia's, talvez seja o caso de você ter tomado com base apenas os instrumentos de divulgação e dos "famosos" que divulgam a marca. Dá uma passada lá no tópico da Garcia's na área "luthieria" aqui do fórum que você vai ver coisa que "absurdo" é pouco pra descrever, em termos de erros de acabamento e construção.

Eu não conheço uma boa luthieria que cobre 4k por um baixo ótimo. No máximo podem cobrar isso, ou até um pouco menos, se venderem apenas o serviço e a construção do corpo, ficando por sua conta a compra de ferragens e elétrica (incluindo captação). Um bom luthier daqui de Fortaleza faz assim (o que acho até razoável, já que não é ele mesmo que faz essas peças e posso escolher onde e como comprá-las).

Quebrei a cara com a Guidini (pelo menos recebi o dinheiro de volta, apesar da frustração - pode ver na área luthieria o relato no tópico próprio também), que é uma luthieria nova e sem muito nome, e estavam cobrando em torno de 7k. Certo que escolhi captação e circuito emg, ferragens gotoh...mesmo assim, você compra baixos "made in usa" da Fender e outras marcas "com nome", ainda que usados, por esse mesmo valor ou próximo disso (dia desses vi um EB-0 da Gibson dos anos 70 ser vendido por 6200 no ML, em perfeito estado e com case da Gibson ainda...).

O negócio disso de baixo de luthier, pelo menos passando minha experiência, é que o iniciante nesse mundo de instrumento de luthier "imagina" que alguém que se propõe a vender um instrumento necessariamente sabe fazer o básico (alinhar marcações, captadores, cortar escala...).

Aí você acaba olhando mais para as fotos de divulgação com acabamentos legais, aqueles tops figurados no acabamento, etc...afinal "é claro que as medidas e detalhes básicos de construção eles sabem fazer".

E é justo aí que o perigo mora: são pouquíssimas as luthierias nacionais que realmente entregam um instrumento sem erros básicos e com acabamento de alto nível.

Algumas outras não têm padrão: fazem o instrumento padrão "divulgação" e o instrumento padrão "rotina".

Por isso, hoje, eu acredito que instrumento de luthieria é só com as mais conceituadas e com críticas positivas inclusive dos músicos "comuns", e não só dos famosos (que podem receber instrumentos com "cuidado extra" na fabricação).

Acho que dá pra contar nos dedos de uma mão as que são assim e todas, sem exceção, trabalham com prazos longuíssimos (filas de espera imensas) e com contato bem mais escasso (pelo excesso de trabalho) com o cliente. Com essas luthierias de ponta, acho que não tem chance (HOJE) de um baixo por menos de 7k.


Última edição por Marvis em Ter maio 18, 2021 9:07 pm, editado 1 vez(es)
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Marvis Ter maio 18, 2021 9:05 pm

kattastroff escreveu:
pedrohenrique.astronauta escreveu:
BLZENI escreveu:Na verdade a valorização não é esta. seria se o nosso dinheiro tivesse o mesmo valor da data mostrada ai encima. enfim, a realidade é que hoje ganhamos menos que naquela epoca.

Também. Mas não podemos negar que a variação de preços também é resultado do oportunismo de quem vende.

Acho que nenhum oportunismo é tão grande quanto a variação do dólar, do IGPM e outros indicadores da economia nos últimos anos. Acho que é nosso dinheiro que vale menos mesmo, tudo subiu de preço e lojistas e outros que vivem de revenda precisam compensar isso também.

Isso é interessante porque, mesmo que você compre tudo de marcas daqui (captadores, ferragens), vão ter matérias primas que necessariamente precisam ser importadas. Na hora que entra o dólar no meio, sempre o valor final vai subir.
Marvis
Marvis
Membro

Mensagens : 463
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Pz123 Qua maio 19, 2021 8:40 am

O que acaba me incomodando em instrumentos custom made é o fato óbvio de não poder testar antes..

Se depois de pronto, você já com o baixo em casa, percebe algum defeito estrutural como um leve neck dive.. Como faz?

Já passei por isso e foi meio desanimador.
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por HenriqueBessa Qua maio 19, 2021 8:46 am

^Mas se o que vc recebeu não correspondeu ao que vc comprou é simples: correção do problema ou dinheiro de volta.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2245
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por allexcosta Qua maio 19, 2021 8:48 am

^ Não considero neck-dive um defeito estrutural. É mais uma característica do instrumento. E, sendo leve como descrito, pode ser contornado com medidas simples, como troca de tarraxas, adição de peso na cavidade eletrônica, mudança de local do strap button, etc...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por HenriqueBessa Qua maio 19, 2021 8:55 am

Sim. O que acaba na mesma situação, se algo não agradou é preciso se entender com o Luthier. Embora eu ache que, nesse caso específico, seria algo a ser conversado com o Luthier antes de se fazer o baixo, explicar que o neck dive seria algo indesejado ou algo assim.
HenriqueBessa
HenriqueBessa
Membro

Mensagens : 2245
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://henriquebessa.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Pz123 Qua maio 19, 2021 8:59 am

HenriqueBessa escreveu:^Mas se o que vc recebeu não correspondeu ao que vc comprou é simples: correção do problema ou dinheiro de volta.

Pois é..
Mas a solução dele foi me fazer um braço novo por mais 1500 reais...
Desisti, né. Vendi o baixo na semana seguinte e dificilmente farei outro baixo custom.

Allex, as tarraxas já eram pequenas e leves.
Acredito que neck dive se enquadra em erro estrutural sim, se você tem que fazer gambiarra tipo colocar peso e mudar o strap, acho que o luthier não deveria deixar o instrumento ir pra casa do cliente assim. Resolva antes de enviar, né?
Pz123
Pz123
Membro

Mensagens : 617
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Zubrycky Qua maio 19, 2021 9:06 am

allexcosta escreveu:^ Não considero neck-dive um defeito estrutural. É mais uma característica do instrumento. E, sendo leve como descrito, pode ser contornado com medidas simples, como troca de tarraxas, adição de peso na cavidade eletrônica, mudança de local do strap button, etc...

Concordo com o Allex. Também vejo isso como sendo uma característica do instrumento.

Vale notar que o neck dive pode ser eliminado sem a menor modificação no instrumento.



(Outra abordagem)



____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18875
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Fernando Zadá Qua maio 19, 2021 9:30 am

Dois pontos. nem sei o que é neckdive pois só toco com correia e na mesma posição que toco em pé e já venho a alguns meses usando um sistema com duas correias mais ou menos no mesmo principio dessa dica do cinto então os instrumentos estão sempre na posição correta.


Eu acredito que baixo custom serve principalmente para resolver lances que você quer e não encontra em baixos de linha.
Onde eu riria achar um JB6 cordas fanned, um baixo 30 5 cordas com design que eu curtisse, ou um 6 cordas 32 polegadas headless??
Nesses casos não há escapatória mas eu realmente me espanto as vezes o povo encomendar um JB ou P normal em luthier....
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14249

Ir para o topo Ir para baixo

Discussão sobre baixos de Luthier. Empty Re: Discussão sobre baixos de Luthier.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos