Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

+4
Jãozeiro
allexcosta
patrickqueres
kattastroff
8 participantes

Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por kattastroff Ter Set 19, 2023 12:00 am

Boa noite pessoal.

Estou a algum tempo pensando no projeto de um baixo que quero mandar construir e gostaria de compartilhar e ler a opinião e ideias de vocês. É um exercício de imaginação hehe.

É um baixo 4c passivo, e quero usar 2 captadores P split coil invertidos. O captador do braço teria a bobina das cordas EA na mesma posição dos precisions convencionais (assim eu poderia, em teoria, ter um som muito próximo a um precision convencional nessas cordas), e a bobina das cordas DG estaria invertida, mais próxima ao braço. Na ponte seria outro captador P invertido, talvez seguindo o espaçamento dos JB (60 ou 70? Não sei ainda hehe). A ideia é ter um som vintage, mais equilibrado entre as cordas do que um precision, com a versatilidade de um captador mais poderoso do que um J na ponte (gosto do som do PJ mas o J sempre me soa meio anêmico). Visualmente pensei na capinha branca ou creme.

O braço teria 22 trastes, pensei em 24 mas acho que ficaria muito colado ao captador, esteticamente feio, e 22 já me atende muito bem. Quero o braço com pegada moderna, confortável, raio grande ou talvez cônico. Minha mão é pequena e pensei em uma escala levemente reduzida, 33" talvez, pra ter mais conforto ao tocar as primeiras casas, mas não tenho certeza sobre isso...

Visualmente gosto do vintage com um toque de moderno. Nada de headless ou fanned. Penso em um shape meio tradicional, talvez aquele shape dos Fender longhorn pra acomodar bem os 22 trastes. Recentemente descobri a cor blueberry burst e achei linda, então pensei em usá-la. Pra escala eu acho bonito o pau-ferro, mas não sei se combinaria tanto com essa cor, talvez uma escala clara combinasse melhor (maple, pau marfim...). De qualquer forma penso num braço com marcação em bloco (escura ou clara, fazendo contraste com a madeira) e binding da cor da marcação. Penso em um escudo de acrílico pra dar um toque mais moderno.

Nas ferragens pensei em usar uma tarraxa Hipshot Xtender e as outras mais tradicionais padrão Fender. Talvez ultralight ou algo assim. Ponte eu gosto de algumas levemente mais chamativas, como as com base arredondada dos MusicMan ou Lakland. Todas as ferragens seriam cromadas. Os knobs pensei em metal cromado também.

Na elétrica, queria algo mais interessante que o VVT tradicional, sem sair do passivo. Pensei em VVTT com uma chavinha pra ligar os captadores em série, e usar potenciômetros de 500k ou 1M pra ter o máximo de agudos com o tone aberto. Acho que dá bastante possibilidade de som sem ficar muito complicado.

Por fim, provavelmente vou usar com cordas flatwound. Penso em testar tapewounds também, nunca usei mas pelo que pesquisei parecem muito interessantes. Mas também posso usar rooundwounds eventualmente então não quero me prender a isso.

Quanto a madeiras e detalhes de construção, não acho que madeira influencia muito no som, então gostaria principalmente de um baixo bonito e confortável (leve, ação baixa no braço inteiro, bom acesso às casas altas...). Deixaria a escolha das madeiras pro luthier, priorizando essas características.

Acho que é isso galera, depois de matutar na minha cabeça nos últimos anos o que seria um baixo ideal pra mim, pensei nisso aí. Aceito todo tipo de ideia, crítica, sugestões, e principalmente sugestões de luthier. Penso no S.Martyn pela qualidade mas a onda dele em geral é bem mais moderna e sinceramente em geral não gosto tanto do timbre dos Blaze e os outros baixos de design próprio dele, então não sei se seria o mais apropriado. Seria bom também algum luthier mais perto de onde eu moro no interior de SP. Mas de qualquer forma não descarto o S.Martyn. Quanto a valores eu sei que a brincadeira provavelmente vai ficar salgada, mas estou disposto a investir se estiver seguro que isso se traduzirá em qualidade.

Mais alguma coisa que eu deveria pensar? Aceito sugestão de captadores, qualquer coisa... Se alguém conhecer algum baixo que de fábrica já venha com captação parecida com essa manda aí pra eu pesquisar também. E, enfatizando novamente, recomendação de luthier?

É isso, valeu gente!


Última edição por kattastroff em Sex Out 27, 2023 8:10 pm, editado 1 vez(es)
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por patrickqueres Ter Set 19, 2023 10:36 am

Configuração bem interessante, acho que vai ficar um baita instrumento! Nunca toquei um instrumento com a configuração de caps JP e tenho bastante curiosidade.

kattastroff escreveu:
Na elétrica, queria algo mais interessante que o VVT tradicional, sem sair do passivo. Pensei em VVTT com uma chavinha pra ligar os captadores em série, e usar potenciômetros de 500k ou 1M pra ter o máximo de agudos com o tone aberto. Acho que dá bastante possibilidade de som sem ficar muito complicado.

Agora sobre essa parte do VVTT, até onde sei, os dois tones sempre irão influenciar no timbre dos 2 captadores. Meu fretless tem essa configuração e nunca achei forma de "isolar" os tones por captador. Na época que estava estudando sobre isso pesquisei aqui no forum e realmente é uma característica dessa configuração.
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

kattastroff gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por allexcosta Ter Set 19, 2023 10:47 am

Olá.

Alguns comentários:

P+P ambos invertidos é uma configuração incomum, mas existe. Seria legal procurar uns vídeos, que provavelmente tirariam algumas dúvidas.

Escala clara ou pau-ferro, além do visual, muda o feeling do instrumento na mão, especialmente se for envernizar a clara, o que é praxe.

Bem antes de Samuel oferecer captação e eletrônica, ele fazia instrumentos com captação do mercado e continua oferecendo essa opção. Você pode tranquilamente colocar captação com voz fechada e eletrônica passiva.

Opção de série é legal, porém dá uma mexida no volume de saída do instrumento.

O resto parece que você está bem encaminhado nas idéias.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por kattastroff Ter Set 19, 2023 10:57 am

patrickqueres escreveu:
kattastroff escreveu:
Na elétrica, queria algo mais interessante que o VVT tradicional, sem sair do passivo. Pensei em VVTT com uma chavinha pra ligar os captadores em série, e usar potenciômetros de 500k ou 1M pra ter o máximo de agudos com o tone aberto. Acho que dá bastante possibilidade de som sem ficar muito complicado.

Agora sobre essa parte do VVTT, até onde sei, os dois tones sempre irão influenciar no timbre dos 2 captadores. Meu fretless tem essa configuração e nunca achei forma de "isolar" os tones por captador. Na época que estava estudando sobre isso pesquisei aqui no forum e realmente é uma característica dessa configuração.

Olha só, não sabia! VVTT é comum em guitarras Les Paul e outras Gibsons, foi daí que pensei nisso. Uma utilidade que pensei é que, como é comum que haja um corte de médios nessas configurações com 2 captadores por conta da inversão de fase nessas frequências, se fechar o tone de um deles iria cortar o médio de um captador deixando o outro soar, e talvez ter uma resposta mais full range. Vou pesquisar mais sobre esse problema, muito obrigado pela informação.
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por kattastroff Ter Set 19, 2023 11:30 am

allexcosta escreveu:Olá.

Alguns comentários:

P+P ambos invertidos é uma configuração incomum, mas existe. Seria legal procurar uns vídeos, que provavelmente tirariam algumas dúvidas.

Eu procurei vídeos no YouTube, threads no TB, não achei tanta coisa, principalmente de sons pra ouvir. Talvez não esteja sabendo procurar direito. O que eu achei eu gostei. O baixo mais famoso com essa configuração é o do Lee Sklar mas o posicionamento do captador do braço dele é completamente diferente né.

allexcosta escreveu:
Escala clara ou pau-ferro, além do visual, muda o feeling do instrumento na mão, especialmente se for envernizar a clara, o que é praxe.

Bem observado... acho que prefiro a pegada sem verniz, e escala clara com marcação em bloco preto normalmente é envernizado né. Então acho que isso me faz gravitar pro pau-ferro. Obviamente vou ouvir também a sugestão do luthier né.

allexcosta escreveu:
Bem antes de Samuel oferecer captação e eletrônica, ele fazia instrumentos com captação do mercado e continua oferecendo essa opção. Você pode tranquilamente colocar captação com voz fechada e eletrônica passiva.

Opção de série é legal, porém dá uma mexida no volume de saída do instrumento.

O resto parece que você está bem encaminhado nas idéias.

Bom acho que vou acabar mandando uma mensagem pra ele mesmo. Sobre a opção de série, acho que colocar um resistor junto dos captadores pra quando estiver ligado dessa forma poderia diminuir o volume, mas não sei se é possível fazer esse tipo de ligação só com eletrônica passiva. De qualquer forma sempre tem o knob de volume ou até um pedal de compressor/limiter pode ajudar.

Muito obrigado pela resposta!
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por allexcosta Ter Set 19, 2023 12:48 pm

kattastroff escreveu:Eu procurei vídeos no YouTube, threads no TB, não achei tanta coisa, principalmente de sons pra ouvir.

Acho que fora o frank do Leland você vai achar mesmo os BC Rich Mockinbird, que vinham tanto em PP como em reverse PP.


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

kattastroff gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por Jãozeiro Ter Set 19, 2023 1:00 pm

Bem legal, Katastroff!

Eu só deixaria quieto essa chave pra ligar captadores em série. Seu baixo já vai ter dois captadores e volume e tone dedicado pra cada um. Já é coisa de sobra pra tocar um universo de coisa. Chave disso, chave daquilo...definitivamente não é pra mim. Cuidado com esse excesso de coisa em prol da versatilidade. Pelo menos o que vejo geralmente é que quanto mais coisa um instrumento tem, menos a pessoa usa. 

E escala escura super combina! Hoje em dia minha praia visual é mais pra escala escura. Mas é uma coisa mais visual mesmo. Pau-ferro tá caro hoje em dia, hehe. De repente seu luthier sugere uma alternativa boa pra escala e mais barata (Roxinho, por exemplo, caso vc opte por escala escura).

Por fim eu diria: investe o máximo possível e faz o baixo do seu jeitinho.  Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos 1f60e
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3072
Localização : Doha - Qatar

kattastroff gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por kattastroff Ter Set 19, 2023 1:25 pm

Jãozeiro escreveu:Bem legal, Katastroff!

Eu só deixaria quieto essa chave pra ligar captadores em série. Seu baixo já vai ter dois captadores e volume e tone dedicado pra cada um. Já é coisa de sobra pra tocar um universo de coisa. Chave disso, chave daquilo...definitivamente não é pra mim. Cuidado com esse excesso de coisa em prol da versatilidade. Pelo menos o que vejo geralmente é que quanto mais coisa um instrumento tem, menos a pessoa usa. 

Você não está errado, eu tenho essa mania mesmo de querer ter mais controles do que vou usar. Mas por outro lado penso também que se eu não gostar é só não usar a chavinha, se ela for pequena e não estiver atrapalhando, não vejo porque não, sendo algo tão barato. Mas vou considerar sim hehehe.

Jãozeiro escreveu:
E escala escura super combina! Hoje em dia minha praia visual é mais pra escala escura. Mas é uma coisa mais visual mesmo. Pau-ferro tá caro hoje em dia, hehe. De repente seu luthier sugere uma alternativa boa pra escala e mais barata (Roxinho, por exemplo, caso vc opte por escala escura).

Por fim eu diria: investe o máximo possível e faz o baixo do seu jeitinho. 

Eu não vi preço ainda de nada, meu caso com o pau-ferro é que vi umas fotos e gostei por ter um certo figuramento (não sei se é a palavra certa). Pensei no roxinho também porque a cor que eu pensei puxa um pouco pro roxo e poderia combinar, mas talvez ia ficar muito "carregado" nessa cor. Acho que já li que é uma madeira difícil de trabalhar também, embora no Google tenha fotos de escalas com essa madeira. Bom, tem um monte de braço/escala bonitões que eu vejo por aí que eu não faço ideia de qual madeira é, ultimamente tenho reparado e achado muito bonito quando o braço, escala e headstock são da mesma madeira e acabamento escuros mas não muito. Eu comentei da marcação em blocos mas escala bem escura sem marcação é um charme também. Enfim, várias possibilidades hahaha, isso aí com certeza vou conversar com o luthier e analisar as opções.

Obrigado pelo comentário!
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por kattastroff Ter Set 19, 2023 1:43 pm

allexcosta escreveu:
kattastroff escreveu:Eu procurei vídeos no YouTube, threads no TB, não achei tanta coisa, principalmente de sons pra ouvir.

Acho que fora o frank do Leland você vai achar mesmo os BC Rich Mockinbird, que vinham tanto em PP como em reverse PP

Não sei se é o pré-amp do baixo mas eu particularmente não gosto desse tipo de timbre do BC Rich, tem um ou outro vídeo no YouTube que ele tem um timbre mais legal onde acredito que o pré tá desligado.

Sonoramente quero algo mais nessa linha:

kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por allexcosta Ter Set 19, 2023 2:27 pm

^ Excelente.

O Jerome Preston tira um som monstro de um Mockinbird, mas é PP normal.
Acho que vai muito do cara.


Última edição por allexcosta em Ter Set 19, 2023 2:37 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

kattastroff gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por JAZZigo Ter Set 19, 2023 2:30 pm

allexcosta escreveu:^ Excelente.

O Jerome Preston tira um som monstro de um Mockinbird, mas é PP normal.
Acho que vai muito do cara.



afro afro afro afro

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

kattastroff gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por fheliojr Ter Set 19, 2023 10:08 pm

Veja com o Ademir, da ACS Guitars, kattastroff.

allexcosta escreveu:...Escala clara ou pau-ferro, além do visual, muda o feeling do instrumento na mão, especialmente se for envernizar a clara, o que é praxe...

A escala, Alex? Não seria envernizar o braço que muda o feeling?

scratch  scratch

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por kattastroff Ter Set 19, 2023 10:30 pm

fheliojr escreveu:Veja com o Ademir, da ACS Guitars, kattastroff

Obrigado! Já li ótimos feedbacks sobre ele aqui no fórum
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por allexcosta Ter Set 19, 2023 10:42 pm

fheliojr escreveu:A escala, Alex? Não seria envernizar o braço que muda o feeling?

Os dois, só que braço precisa ter acabamento né? Escala só se for clara.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por kattastroff Sex Out 27, 2023 7:32 pm

Depois de pesquisar e orçar com alguns luthiers (inclusive o Siodoni aqui do fórum que eu gostaria de agradecer por me atender muito bem e muito rapidamente), decidi fechar com a S Martyn mesmo, afinal era o que já estava na minha cabeça.

Será um Fluence 32" com headstock (além da questão estética eu queria a Xtender né hehe), vai ser 24 trastes mesmo que é o padrão desse modelo e como o Fluence tem um visual mais moderno eu achei que uma escala escura sem marcação ficaria melhor do que com marcação em bloco com binding (que eu acho linda mas remete mais ao vintage). Provavelmente a escala será wenge e terá um top em flamed ou quilted maple por baixo do burst transparente. Hardware cromado, ponte monorail (abraçando mais o visual "moderno"), acho que o circuito vai ser VVT mesmo em vez de VVTT mas penso em manter a chavinha de série/paralelo entre os captadores.

Estou cogitando usar trastes pequenos, talvez aqueles de mandolim, estou bem curioso em relação a eles (fora que a captação P/P invertida já tem um "quê" de Lee Sklar), infelizmente nunca tive a oportunidade de testar mas a curiosidade é grande e é um risco meio alto experimentar desse jeito. Minha impressão é que não iria afetar tanto assim a tocabilidade, alguém aí tem alguma experiência com esse tipo de traste?

Enfim, tudo pode mudar hehehe a única coisa que está certa mesmo são as tarraxas porque o Samuel já comprou com o dinheiro da entrada. Pretendo ir atualizando esse post conforme tiver novidades, fechei o negócio essa semana e o prazo são 12 meses, o desafio agora é segurar a ansiedade por todo esse tempo hehe.
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por allexcosta Sex Out 27, 2023 7:49 pm

kattastroff escreveu:Estou cogitando usar trastes pequenos, talvez aqueles de mandolim, estou bem curioso em relação a eles (fora que a captação P/P invertida já tem um "quê" de Lee Sklar), infelizmente nunca tive a oportunidade de testar mas a curiosidade é grande e é um risco meio alto experimentar desse jeito. Minha impressão é que não iria afetar tanto assim a tocabilidade, alguém aí tem alguma experiência com esse tipo de traste?

Cara, é diferente...

Tu não arruma um Lakland aí pra testar?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por kattastroff Sex Out 27, 2023 8:08 pm

Nas lojas daqui nunca vi Lakland nem Dingwall nem nada assim, e não conheço nenhum baixista que tenha também. Acho que eu teria que ir pra São Paulo capital numa Bass Center da vida. Odeio ir pra lá mas seria por um bom motivo hehe.

De qualquer forma tenho um tempo pra decidir. Pelo que eu conversei com o Samuel e li no Talkbass parece que de forma geral o "feeling" é que dá pra regular a ação das cordas mais próxima da madeira em si, dando a impressão de precisar de menos força na mão esquerda ao tocar. Também seria mais difícil fazer bends e mais fácil fazer slide. Alguém tem uma experiência diferente disso? Vou tentar tocar um antes de decidir, mas se for isso mesmo acho que vou curtir!
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por allexcosta Sex Out 27, 2023 8:24 pm

kattastroff escreveu:Acho que eu teria que ir pra São Paulo capital numa Bass Center da vida. Odeio ir pra lá mas seria por um bom motivo hehe.

Isso, faz isso...

kattastroff escreveu:Pelo que eu conversei com o Samuel e li no Talkbass parece que de forma geral o "feeling" é que dá pra regular a ação das cordas mais próxima da madeira em si, dando a impressão de precisar de menos força na mão esquerda ao tocar. Também seria mais difícil fazer bends e mais fácil fazer slide. Alguém tem uma experiência diferente disso?

É um pouco difícil teorizar essas coisas pra mim.

E é muito pessoal também. Quando peguei num Lakland a primeira vez achei ótimo e toquei normal. Recomendei um pro Augusto Albuquerque, que já tocou na Black Rio, e ele achou os trastes horríveis no primeiro dia. Hoje em dia me diz que não quer saber de outra coisa.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por kattastroff Sex Out 27, 2023 9:17 pm

Pensando aqui eu também nunca toquei num baixo com escala menor haha, mas acho que de 34" pra 32" não deve ter taaaanta diferença e eu frequentemente toco violão e guitarra que tem escalas menores. Na minha cabeça a sensação deve ser de estar tocando casas mais a frente no braço, por exemplo tocar a casa 1 em 32" seria parecido com tocar a casa 2 ou 3 de um 34". Na minha cabeça faz sentido hahaha mas acho que vou procurar algum baixo com escala menor pra testar antes. Um amigo meu tem um Squier Bronco que acho que tem 30", e acho que esses Squiers e talvez cópias do Hofner Violin Bass sejam mais fáceis de encontrar nas lojas daqui também. O Samuel disse que 32" ou 34" não teria tanta diferença sonora também.
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por fheliojr Sex Out 27, 2023 10:33 pm

kattastroff escreveu:Pensando aqui eu também nunca toquei num baixo com escala menor haha,[...] mas acho que vou procurar algum baixo com escala menor pra testar antes...

Vc deveria já ter testado isso tudo, antes de encomendar seu baixo, catastrófico.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por Jãozeiro Sáb Out 28, 2023 4:15 am

kattastroff escreveu:Estou cogitando usar trastes pequenos, talvez aqueles de mandolim, 

kattastroff escreveu:Pelo que eu conversei com o Samuel e li no Talkbass parece que de forma geral o "feeling" é que dá pra regular a ação das cordas mais próxima da madeira em si, dando a impressão de precisar de menos força na mão esquerda ao tocar. Também seria mais difícil fazer bends e mais fácil fazer slide. 

Eu diria que é o contrário. Mais perto da madeira vai gerar mais atrito pra mão esquerda (seus dedos vão encostar mais na madeira por conta dos trastes serem baixos), ou seja, mais arrasto, tornando bends e slides mais trabalhosos. Nada gritante, mas é outra sensação. 

Inclusive é o principal motivo pra alguns guitarristas usarem trastes altos ou escala escalopada (facilitar bends e vibratos). Mas são bem minoria os que usam.

O próprio baixo do Billy Sheehan tem as últimas casas escalopadas, para os dedos ficarem mais longe da madeira e facilitar pra ele fazer aqueles bends doidos. Os caras que tocam com escala assim dizem que a sensação é de estarem usando trastes altos, ou seja, o contrário do que disseram no Talkbass. 

Hoje em dia procuro ter cuidado com o que leio lá, quando vou pra lá dar uma olhada. Claro que tem muita informação boa e valiosa ali, mas não foram poucas as vezes que vi aqui no Contrabaixobr opiniões e relatos muito mais válidos e fundmentados do que no TalkBass.

Acredito que esse tipo de coisa é algo mais específico sobre tocabilidade, que atende exigências mais refinadas de quem toca. Acho que é fácil de errar nesse ponto e as medidas médias das coisas funcionam muito bem e sem surpresas.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3072
Localização : Doha - Qatar

kattastroff gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por kattastroff Sáb Out 28, 2023 9:29 am

fheliojr escreveu:
kattastroff escreveu:Pensando aqui eu também nunca toquei num baixo com escala menor haha,[...] mas acho que vou procurar algum baixo com escala menor pra testar antes...

Vc deveria já ter testado isso tudo, antes de encomendar seu baixo, catastrófico.

O Samuel vai demorar uns meses ainda pra começar a fazer meu baixo, e ficou meio combinado que "tudo pode mudar" (menos as tarraxas que ele já comprou porque achou num bom preço). Eu queria reservar logo meu lugar na fila porque no fim do ano que vem faço 30 anos e termino minha pós graduação, e a ideia é que esse baixo fique pronto pra comemorar isso.
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por allexcosta Sáb Out 28, 2023 10:11 am

Maioria da galera que migra pra escala curta e trastes finos não volta.

Troca uma idéia com o Zadá, ele teve vários baixos e hoje usa S.Martyns com essas duas características e gosta muito.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Fernando Zadá e kattastroff gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por kattastroff Sáb Out 28, 2023 10:36 am

allexcosta escreveu:Maioria da galera que migra pra escala curta e trastes finos não volta.

Troca uma idéia com o Zadá, ele teve vários baixos e hoje usa S.Martyns com essas duas características e gosta muito.

Eu vi vários comentários do Zadá sobre a jornada dele migrando pra escala curta e afinação EADGCF, mas não me toquei que ele tá usando trastes finos também. Acho que vou mandar uma MP pra ele depois.

Aliás, tem algum tópico ou discussão sobre trastes finos aqui no FCBR? Não sei se sou eu que não tô sabendo buscar mas não achei...
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Out 28, 2023 9:55 pm

Desde os Dingwalls gostei muito do esquema dos trastes finos.
Levie uns dias atrás meu Blaze pra Gê Cortes que tocava na bando Altas horas pra ela testar a escala menor e os trastes finos e no dia seguinte ela pegou um que o Samuel já tinha pronto de tanto que curtiu.
Acho mais confortável de tocar.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

kattastroff gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por kattastroff Sáb Out 28, 2023 10:43 pm

Valeu pelo depoimento Zadá! Teve alguma dificuldade de adaptação quando usou eles pela primeira vez?
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por JAZZigo Dom Out 29, 2023 12:06 am

allexcosta escreveu:P+P ambos invertidos é uma configuração incomum, mas existe.
Meu antigo Aria Pro II TSB-400 Thor Sound Bass (MIJ, 1981) era assim, vide:

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos DSC06758



E meu Ibanez Musician (CIJ, 1987) também é:

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos IMG-0739

Suspect



Então vejam os captadores sob "folhas de raio-x":



Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos IMG-0740

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por heenrique_bass Dom Out 29, 2023 1:56 pm

JAZZigo escreveu:
allexcosta escreveu:P+P ambos invertidos é uma configuração incomum, mas existe.
Meu antigo Aria Pro II TSB-400 Thor Sound Bass (MIJ, 1981) era assim, vide:


E meu Ibanez Musician (CIJ, 1987) também é:

Suspect



Então vejam os captadores sob "folhas de raio-x":




Talvez meio off o que irei perguntar,

mas Jazzigo (e os demais que tenham tocado com P+J invertido), o timbre não teria uma semelhança de um humbucker? Estou com um baixo Aria Pro II heritage laser electric passivo e tenho achado uma leve semelhança de um som de humbucker.
heenrique_bass
heenrique_bass
Membro

Mensagens : 958
Localização : Lages - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por allexcosta Dom Out 29, 2023 2:26 pm

JAZZigo escreveu:Meu antigo Aria Pro II TSB-400 Thor Sound Bass (MIJ, 1981) era assim

Foi modificado o bichinho? Ou morreu?

JAZZigo escreveu:Então vejam os captadores sob "folhas de raio-x":

Que espécie de feitiçaria milenar seria essa? scratch

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por allexcosta Dom Out 29, 2023 2:28 pm

heenrique_bass escreveu:o timbre não teria uma semelhança de um humbucker?

Humbucker tu diz um duplo verdadeiro com bobinas lado a lado?

Não acho não. Acho o P mais focado.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por JAZZigo Dom Out 29, 2023 4:49 pm

allexcosta escreveu:
JAZZigo escreveu:Meu antigo Aria Pro II TSB-400 Thor Sound Bass (MIJ, 1981) era assim

Foi modificado o bichinho? Ou morreu?
Não curtia o som. Ficou encostado aqui e acabei vendendo para um metaleiro de Curitiba. Ah! Esqueci de comentar: esse baixo tinha escala média (32'').
allexcosta escreveu:Que espécie de feitiçaria milenar seria essa? scratch
Chamam de Magnetic Field View Film. Encontrei no eBay (link abaixo) e achei interessante para visualizar a disposição das bobinas dos captadores, por baixo das capinhas. Fica fácil saber se são single coil, dual coil, split coil, quad coil, multi coil etc.. No caso de stacked coil, corre-se o risco de um falso negativo! Razz

https://www.ebay.com/sch/i.html?_ssn=magnametals&store_name=magnametals&_oac=1&_trksid=p4429486.m3561.l161211

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: Status-Graphite Custom Active Precision Bass PJ (Made in England/USA, 2014/2022) - Powered by Schaller PBX-JBX Nº 236 / Nº 246B Pickup Set & John East P-Retro Preamp Onboard
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16394
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por allexcosta Dom Out 29, 2023 5:12 pm

JAZZigo escreveu:Não curtia o som. Ficou encostado aqui e acabei vendendo para um metaleiro de Curitiba. Ah! Esqueci de comentar: esse baixo tinha escala média (32'').

Tendi...

Então é razoável assumir que ele ainda "é" assim, certo?

JAZZigo escreveu:Chamam de Magnetic Field View Film.

Wizardry...

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Moretoki-pray

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por Fernando Zadá Seg Out 30, 2023 3:18 pm

kattastroff escreveu:Valeu pelo depoimento Zadá! Teve alguma dificuldade de adaptação quando usou eles pela primeira vez?

Zero.
Dingwall foi pegar e sair tocando.
Short scale eu tive menos problema ainda.
Pra mim eles caem como uma luva.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

kattastroff gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por kattastroff Ter Out 31, 2023 1:27 am

Muito obrigado pelo depoimento!
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por Fernando Zadá Ter Out 31, 2023 2:35 pm

E sobre os trastes que acredito que era a pergunta original achei beeeem mais gostoso traste fino.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por allexcosta Ter Out 31, 2023 3:14 pm

Fernando Zadá escreveu:achei beeeem mais gostoso traste fino.

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos 200w

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54465
Localização : Terra

brunoaguiarbass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por Fernando Zadá Ter Out 31, 2023 3:21 pm

KKkkkk
Não é o tamanho do traste que importa mas sim o prazer que ele proporciona....

lol! lol! lol!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

brunoaguiarbass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos Empty Re: Projeto S.Martyn Fluence 32" 4c passivo com captadores P invertidos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos