Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Transformando 4C em 5C

3 participantes

Ir para baixo

Transformando 4C em 5C Empty Transformando 4C em 5C

Mensagem por DediedBass Qua Nov 29, 2023 6:40 pm

Boa tarde pessoal..Sou Edson, novo no forum e entusiasta de contrabaixo. Feliz em encontrar esse forum pra trocar ideias, e ja quero trazer um tema que acho curioso.

Tenho um baixo 4C um golden simples nacional e tals . Que eu nem uso, fica parado, e um dia olhei pra cara dele aqui e resolvi transformar ele num 5 cordas.

Comprei a tarracha, a ponte 5C a corda o nut. Mas antes de meter a furadeira na soleta pra colocar a quinta tarracha, gostaria de opinioes.

Alguém aqui ja fez ou viu alguem fazer esse tipo de modificação?
Fisicamente é possivel mas sera que fica bom?

Me contem suas experiencias..

Obrigado..


DediedBass
Membro

Mensagens : 3
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando 4C em 5C Empty Re: Transformando 4C em 5C

Mensagem por bodhan Qua Nov 29, 2023 7:08 pm

Antes de mais nada seja bem vindo, Edson!
Dá uma olhada nesse tópico no fórum TalkBass:
https://www.talkbass.com/threads/4-string-to-5-string-rickenbacker-conversion.1288056/

Tenho um baixo que fiz essa transformação, porém foi adicionanda a corda dó aguda, ficou um "hi-C".
O braço tem as dimensões de um precision e acomodou bem as 5 cordas com espaçamento de 16.5mm se não me engano.
Usei uma ponte Schaller 3d que possibilita ajustar não só a altura como também o espaçamento. Fundamental ter colocado esse tipo de ponte.
Também tive que trocar os captadores. Tive que colocar captadores do tipo quem tem uma barra, e assim capta toda a extensão do captador. Tinha uns captadores com polos independentes, tradicionais dos jazzbass e que não funcionou, não pegava a corda que ficou no meio.
E, claro, foi trocado o nut também.
O serviço todo foi feito por luthier, nem me atrevo a fazer isso!
Abs


Transformando 4C em 5C 15507022310_8b5782bd26_c
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Renato e DediedBass gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando 4C em 5C Empty Re: Transformando 4C em 5C

Mensagem por DediedBass Qua Nov 29, 2023 7:24 pm

Muito obrigado pela resposta Bodhan, eu medi tudo e aparentemente vai ficar tudo "encaixado". Meu receio é a parte de captação, comomvc disse e talvez eu tenha que mudar pra captação ativa.. mas vou andar com o "projeto". Vlw

DediedBass
Membro

Mensagens : 3
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando 4C em 5C Empty Re: Transformando 4C em 5C

Mensagem por allexcosta Qua Nov 29, 2023 8:45 pm

Bem-vindo.

É uma modificação que eu não diria comum, mas já vi algumas vezes.

Não entendi bem porque a captação precisa ser ativa. Se ela for de barrinha e todas as cordas ficarem bem dentro da área da barra, você terá menos chance de problemas.

Se for de pólos e uma corda ficar bem no meio, é possível que haja perda de volume.

E os caminhos das cordas pós nut às vezes ficam meio tortos depois dessa mod.

Fora isso, não é um bicho de sete cabeças.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54452
Localização : Terra

DediedBass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando 4C em 5C Empty Re: Transformando 4C em 5C

Mensagem por DediedBass Qui Nov 30, 2023 2:53 am

É, então.. eu pensei justamente nisso. Caso eu tenha uma perda de volume em alguma corda por causa dos captadores que são de polos, acho que na ativa ( com os mesmos captadores) posso ter mais controle sobre essa perda de volume. E tambem nao achei bicho de sete cabecas nao, na teoria é ate facil.. mas vamos ver no que dá.. Animei com a resposta de vocês.. muito obrigado. Quando terminar mostro aqui no fórum.

DediedBass
Membro

Mensagens : 3
Localização : Osasco

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando 4C em 5C Empty Re: Transformando 4C em 5C

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos