Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os únicos 4 tipos de linhas de baixo que você terá que criar.

5 participantes

Ir para baixo

Os únicos 4 tipos de linhas de baixo que você terá que criar. Empty Os únicos 4 tipos de linhas de baixo que você terá que criar.

Mensagem por Zubrycky Qua Mar 06, 2024 4:08 pm

Olá a todos!

A discussão neste tópico me fez lembrar do vídeo abaixo, algo que vi há tempos atrás e que me foi muito útil (Reitero que o título do tópico é uma tradução do nome do vídeo e não é exatamente o que eu penso, conforme explicado mais em minhas notas pessoais).



De acordo com o vídeo acima, existem apenas 4 tipos de linhas de baixo, lembrando que não há linhas de baixo certas ou erradas, apenas tipos de linhas de baixo que, conhecidos de forma estrutural, são muito úteis tanto para a criação quanto para a análise de linhas de baixo.

Dito isso, vamos aos tipos.

1) Tipo I: “seguidores de acordes mono-rítmicos”.

Esse tipo são linhas de baixo nas quais um ritmo se repete e segue os acordes tocados pelo instrumento principal ou melódico. É basicamente um padrão ou riff que é tocado usando a tônica de um determinado acorde ativo (O uso de nota pedal também se encaixa no Tipo I). Nesses casos, alterar o “peso e força” das notas é recomendado para alterar a sensação. Exemplo clássico de linha do Tipo I: "With or Without You", do U2.

2) Tipo II: "Seguidores de acordes de ritmo de bateria"

Esse tipo usa principalmente notas fundamentais (tônica e oitavas), mas segue o bumbo em vez de repetir um ritmo fixo. Então, essencialmente imita as notas na progressão da música quando se trata de escolha de notas, mas refere-se à bateria para o padrão rítmico. É especialmente adequado para música de dança. Este tipo une a melodia e o ritmo.

3) O Tipo III: "Mímico".

Esse tipo de linha de baixo basicamente duplica as partes tocadas por outro instrumento, portanto, é essencialmente tocado em uníssono. O instrumento a ser duplicado não precisa necessariamente ser uma guitarra – qualquer instrumento principal, incluindo a voz, é um jogo justo. Eles são frequentemente usados ​​em músicas de rock/metal/punk porque fazem a parte duplicada soar mais poderosa. (Isso pode ser um anátema para os baixistas que nunca querem ser considerados como “seguindo a guitarra”).

É comum que linhas do Tipo III reproduzam linhas executadas por instrumentos de sopro.

4) O Tipo IV: "Solos de baixo".

O quarto tipo são linhas melódicas únicas que não são tocadas por outros instrumentos. Estas são as linhas de baixo icônicas que são lembradas como sons característicos de uma música. A linha deve ser funcional e também soar bem. Precisa delinear a harmonia (ou acorde), além de ser memorável. Às vezes contrastam com os outros instrumentos, sendo ocupados quando os outros estão esparsos, e sendo mais mínimos se os outros instrumentos estão ocupados.

No vídeo, fica claro que há um certo cruzamento entre todas as categorias. Muito poucas linhas de baixo são exclusivamente de um tipo. Eles existem, mas a maioria das linhas de baixo é uma combinação de 2 ou mais tipos (Os combos Tipo I e Tipo III são aparentemente comuns).

Uma coisa muito legal no vídeo acima é o fato dele fornecer classificações simples dos tipos de linhas de baixo. Isso torna um pouco mais fácil classificá-los, ou pelo menos suas partes, já que as linhas de baixo podem mudar de tipo. Isso pode ajudar no aprendizado de músicas, de uma perspectiva funcional.

Fontes

https://becomeabassist.com/the-4-types-of-bass-lines/

https://til.secretgeek.net/music/4_types_of_basslines.html

https://uglybass.wordpress.com/2018/06/16/the-only-4-types-of-bass-lines-youll-ever-need-to-create/

Nota pessoal: De um ponto de vista estrutural, esse vídeo me foi muito útil porque conhecer essas estruturas me tornou capaz de entender como o tipo (ou mescla de tipos) de linha de baixo atua dentro de um arranjo.

Nota pessoal 2: Aos quatro tipos de linhas de baixo apresentados neste vídeo, num primeiro momento, eu acrescentaria o Tipo V, o "Two Feel" (Num compasso 4/4, 2 notas por compasso, cada uma com 2 tempos, usando tônica e quinta), o Tipo VI, "a marcação" (Algo que me foi ensinado pelos meus vizinhos violeiros nos meus tempos tocando música caipira... Num compasso 3/4, tocar 3 notas por compasso, tocar 1 nota por tempo, usando tônica, terça e quinta, nessa ordem) e o Tipo VII, o "walking bass" (Num compasso 4/4, 4 notas por compasso, 1 nota por tempo, lembrando que há várias formas de se criar um walking bass*).

*Sobre a criação de walking bass: https://www.contrabaixobr.com/t4712-exercicios-de-walking-bass


Última edição por Zubrycky em Qua Mar 06, 2024 5:12 pm, editado 7 vez(es)

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19000
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

WHead gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os únicos 4 tipos de linhas de baixo que você terá que criar. Empty Re: Os únicos 4 tipos de linhas de baixo que você terá que criar.

Mensagem por WHead Qua Mar 06, 2024 4:36 pm


Assitirei ao vídeo com calma mais tarde mas as definições descritas já indicam uma bela contribuição, Zubrycky. Abraço.

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2744
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os únicos 4 tipos de linhas de baixo que você terá que criar. Empty Re: Os únicos 4 tipos de linhas de baixo que você terá que criar.

Mensagem por lcs. Qua Mar 06, 2024 4:55 pm

Acho que estas 4 definições não contemplam todos os tipos de linha de baixo - não sei se o o tipo IV (ou o tipo I, como ele comenta ao final do vídeo), por exemplo, serviria para o swing e o walking bass do jazz e seus subgêneros, em que a essência é o improviso em cima de temas.
lcs.
lcs.
Membro

Mensagens : 357
Localização : SP

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os únicos 4 tipos de linhas de baixo que você terá que criar. Empty Re: Os únicos 4 tipos de linhas de baixo que você terá que criar.

Mensagem por allexcosta Qua Mar 06, 2024 5:49 pm

Classifica esse:


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54452
Localização : Terra

danielfbl gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os únicos 4 tipos de linhas de baixo que você terá que criar. Empty Re: Os únicos 4 tipos de linhas de baixo que você terá que criar.

Mensagem por WHead Sáb Mar 16, 2024 2:53 pm

Bom, depois de assistir ao vídeo com calma, fiquei com a impressão de que o título mais apropriado seria "De onde partir para criar suas linhas de baixo", ou algo assim. Mesmo assim, tentar identificar e agupar os tipos de baixo - mesmo que seja uma tarefa polêmica e provavelmente infinita - pode ajudar quem está começando a entender o instrumento nas músicas e a estimular a percepção e a criatividade.

____________________________
"De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades."
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2744
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

lcs. gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Os únicos 4 tipos de linhas de baixo que você terá que criar. Empty Re: Os únicos 4 tipos de linhas de baixo que você terá que criar.

Mensagem por luiztebet Seg Mar 18, 2024 9:55 am

Fugindo um pouco ao tema, sexta passada fui gravar um blues, coisa simples. È tanto plugin, tanta ferramenta pra corrigir, dar som, timbrar, etc. que não curti não. Sei lá, a impressão que deu é que todo trabalho em construir a linha, colocar cordas flat, daaaaaaaaaani- se o produtor vai fazer oq quiser e é essa P*** mesmo.
luiztebet
luiztebet
Membro

Mensagens : 566
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Os únicos 4 tipos de linhas de baixo que você terá que criar. Empty Re: Os únicos 4 tipos de linhas de baixo que você terá que criar.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos