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Squier Vintage Modified 70's Jazz Bass 2009' - impressões

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Mensagem por Vinícius Sasso Ter Mar 19, 2024 4:11 pm

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Última edição por Vinícius Sasso em Qui Abr 04, 2024 9:15 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 19, 2024 6:03 pm

É um instrumento relativamente comum.

Muita gente aqui tem. Até eu tenho um...

Os primeiros desses que testei foram justamente dessa época (2009) e são baixos bem honestos.

Como eu dizia em outra oportunidade, hoje em dia há inúmeros instrumentos de entrada que são bem construídos e soam bem.

E se por acaso o som falta alguma coisa específica que a pessoa busca, uma modificação simples como troca de captação não é exatamente "ficar pirando em modificações".

Modificar um instrumento não é nada demais. Já troquei captação de baixo Fodera e ficou melhor do que era originalmente, ao menos pra meus ouvidos.

A captação Duncan Designed é boa. Nada que desabone.

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Mensagem por Vinícius Sasso Ter Mar 19, 2024 6:19 pm

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 19, 2024 6:31 pm

Talvez a escolha das palavras demonstre uma certa estranheza em relação a uma prática que é muito comum em qualquer lugar.

A gente se deparar com instrumentos super bem construídos, que concordam com nossa ergonomia, que a gente tem vontade de ficar tocando, que nos inspiram como músicos (algo precioso), mas que não soam exatamente como queremos é bastante comum.

Um exemplo bom são alguns modelos de baixos Cort, fabricados pela excelente Cor-Tek e que muitas vezes vêm com captação e eletrônica MK-1, que pouca gente gosta. Você troca a captação e tem um instrumento pra vida toda.

Os próprios Lakland 55-01, também fabricados pela Cor-Tek, viram instrumentos monstruosos com colocação de captação Nordstrand (modificação comum).

Enfim...

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Mensagem por Vinícius Sasso Ter Mar 19, 2024 6:40 pm

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 19, 2024 6:54 pm

Vinícius Sasso escreveu:E a tal estranheza seria um problema?

Problema nenhum... Só é semelhante ao indivíduo ver um cachorro na rua (algo muito comum) e considerar uma piração ou algo atípico.

Vinícius Sasso escreveu:Sinceramente, como disse, prefiro ir a um instrumento cujo som me agrada na hora.

É que, pode até parecer que não, mas encontrar um instrumento que pega aquela regulagem que a gente quer, onde as frases saem mais fáceis e que soa da maneira que a gente sempre quis não é uma tarefa das mais fáceis.

Vinícius Sasso escreveu:Mas não se esqueça de que você acumulou experiência que te dá respaldo na hora de falar qual modificação é boa e em qual instrumento, e essa experiência eu não tenho, né?

Tem isso...

No outro tópico, por exemplo, eu ia mencionando um instrumento barato com a possibilidade de se colocar captação "Pure Vintage 74". No fim das contas ia sair por uns 1600 Reais (que imagino ser menos que você pagou nesse Squier), teria tocabilidade similar a esse Squier que você comprou e, na minha opinião de uma pessoa que gosta desses Squier, soaria melhor e mais próximo do que você buscava. Inclusive tenho gravação de estúdio aqui em algum lugar com um baixo barato equipado com esses captadores.

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Mensagem por Jãozeiro Ter Mar 19, 2024 6:59 pm

Vinícius Sasso escreveu:
Em Home Studio as deficiências de baixos ruins ficam ainda mais evidentes (o que ao vivo é parcialmente "maquiável" com amplis, PAs, etc -

Não seria exatamente o contrário? Pergunta

Em gravação dá pra fazer um diabo de coisa pra ajeitar um instrumento e deixá-lo mais "assim" ou mais "assado" na mix, ainda mais hoje em dia no mundo digital.

Ao vivo no palco já é mais complicado. Fora que ao vivo não dá pra fazer várias vezes, testar, mudar, fazer de novo, etc. (possibilidade existente estúdio). É ali na hora, ao vivo.
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Mensagem por Vinícius Sasso Ter Mar 19, 2024 7:05 pm

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Mensagem por Vinícius Sasso Ter Mar 19, 2024 7:16 pm

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Última edição por Vinícius Sasso em Qui Abr 04, 2024 9:16 pm, editado 6 vez(es)

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Mensagem por CSergio Ter Mar 19, 2024 7:19 pm

Já passou por mim um Squier VM desses, Jazz Bass; ano 2010, Made in Indonesia.
Captação Duncan Design bem boa, achei melhor que a normal de outros Squier; entregava mais definição, soava melhor.

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 19, 2024 7:30 pm

Vinícius Sasso escreveu:Para mim não tem sido tão difícil assim

Parabéns.

Vinícius Sasso escreveu:Gosto muito dos baixos que tenho hoje, e no fim das contas, é por aí, não?

Sem dúvida alguma.

Vinícius Sasso escreveu:Isso se chama "experiência". Você sabe que tal modificação entrega x e y no baixo z. Eu ainda teria que testar para tirar minhas conclusões.

Aí que tá o ponto.

Nada como nossas próprias conclusões, porém no outro tópico você foi específico em mencionar que buscava o entendimento alheio àquelas questões, que eram um baixo que soasse de determinada forma (descrições com palavras) num orçamento limitado (não mencionado).

Eu não sei tudo sobre baixos, mas sei que um Eagle de 500 conto com uma captação 74 e cordas Rotosound de aço vai te dar um bom timbre nessa linha JB clássico, com o "zing" e o "burp" que muita gente busca. E isso sem quebrar a banca...

Só que tem que comprar baixo e captação separados e gastar 5 minutos com o ferro de solda.

O que a gente não pode fazer é pedir opinião sobre uma coisa e quando alguém dá a gente fala "ok, mas prefiro tirar minhas conclusões". Aí é doidera demais...

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 19, 2024 7:33 pm

E só pra ilustrar, tá aqui o bichinho:

Squier Vintage Modified 70's Jazz Bass 2009' - impressões VM

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Mensagem por Vinícius Sasso Ter Mar 19, 2024 7:42 pm

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Mensagem por Vinícius Sasso Ter Mar 19, 2024 7:47 pm

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Mensagem por Vinícius Sasso Ter Mar 19, 2024 7:49 pm

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Mensagem por Vinícius Sasso Ter Mar 19, 2024 8:07 pm

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 19, 2024 8:21 pm

Vinícius Sasso escreveu:Se alguém te falou que gravação "conserta" som de baixo ruim (que é uma interação entre a captação e a madeira do instrumento, basicamente), esse alguém precisa se informar melhor.

Cara, juro que não tô querendo pegar no seu pé, mas hoje a gente sabe, até mesmo com estudos sérios feitos em universidades, como no curso superior de luteria da UFPR, que a madeira de instrumentos sólidos possui pouca ou até mesmo nenhuma influência no timbre de um instrumento.

Tudo bem que muita coisa é opinião, mas é amplamente aceito que tipos de corda, de captação, local dos captadores, tamanho da escala, material do nut, da ponte, do traste, tipo de circuito, valor dos potenciômetros, tipo de tensor e coisas assim influeciam muito mais o timbre que a madeira.

Se quiser outra bugada de mente, braço inteiriço não gera mais sustain que braço parafusado, pelo contrário...

Não me leve a mal, mas já são 15 anos só aqui no FCBR desfazendo mitos como instrumentos Fender serem de boutique, escala clara vs escura, ash tem som disso, alder daquilo, que a gente precisa manter esses standards de informação e manter o músico brasileiro, que é tão dado a mitos, relativamente bem informado.

Acredite, esses mitos não sobrevivem ao mais simples teste cego.

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Mensagem por Vinícius Sasso Ter Mar 19, 2024 8:33 pm

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Mensagem por Jãozeiro Ter Mar 19, 2024 8:44 pm

Vinícius Sasso escreveu:
Jãozeiro escreveu:Não seria exatamente o contrário? Pergunta

Não. Se o baixo não for bom para gravação, esqueça. Se alguém te falou que gravação "conserta" som de baixo ruim (que é uma interação entre a captação e a madeira do instrumento, basicamente), esse alguém precisa se informar melhor.

Na verdade ninguém me falou nada. É que ao meu ver tem que ser um Jazz Bass lastimável + um músico ruim + um produtor ruim pra fazer com que esse baixo fique ruim numa gravação.

Cara, na História há exemplos de músicos famosos em gravações de discos que usaram instrumentos baratos. Tenha certeza que os primeiros instrumentos usados em gravações por Eddie Van Halen, Bryan May e Paul McCartney seriam lixos imprestáveis pra gravações em estúdio hoje em dia, caso eles não tivessem tornado suas gravações lendárias com esses instrumentos.

Vinícius Sasso escreveu:
Um baixo ter som lindo em um contexto não necessariamente vai ter o mesmo resultado em outro. Na verdade, um baixo que sozinho no amplificador parece um som divino, algumas vezes na banda simplesmente 'não sobe', ou em gravação ele é rapidamente devorado pelos outros instrumentos.

Sim, concordo plenamente. Mas onde que isso se encaixa em "ao vivo é mais fácil, tem maquiagem, em estúdio não." ?

Minha questão na verdade foi só essa. Você disse que ao vivo dá pra maquiar por causa de amp e PA  scratch  , mas em estúdio não tem jeito, não dá pra arrumar nada, captou, já era.
Ao vivo não dá pra arrumar realmente nada. Tocou uma vez, o som tava ruim, algo aconteceu? Um abraço, já foi.
Eu piamente acredito que ao vivo é uma situação mais difícil.

Vinícius Sasso escreveu:
Ok se você toca Smooth Jazz e o baixo acompanha um piano e uma bateria bem calminha. Nada OK se você toca rock com duas guitarras distorcidas, uma bateria nervosa, órgão, sintetizador, e orquestra de metais, e tímpano, e tal, e tal.

Rapaz, aí nem não tem baixo no mundo que resolva isso aí.
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Mensagem por Vinícius Sasso Ter Mar 19, 2024 9:07 pm

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Mensagem por allexcosta Ter Mar 19, 2024 9:29 pm

Vinícius Sasso escreveu:Também posso parar de comentar por aqui, pois pelo visto eu só prejudico o fórum com esses meus "comentários que reforçam mitos que vocês vêm desbancando há anos". Ou não cito mais a Fender de agora em diante. Vou fazer de conta que não tenho e não gosto. Pronto. Assim ajuda?

Por favor não entenda assim. Fórum é lugar de discussões, debates e, até mesmo, de propagação de mitos. E alguns de nós também são livres quanto ao esforço de desbancá-los. Faz parte do jogo...

Fender foi só um exemplo que veio à cabeça por ser recorrente.

Parabéns mais uma vez pelo Squier. Excelente baixo na sua faixa de preço.


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Mensagem por allexcosta Qua Mar 20, 2024 8:06 am

Sobre baixos simples em estúdio.

Essa gravação foi feita num estúdio bom com um baixo de 600 Reais:



Essa aqui é do mesmo estúdio com um Fender USA Standard:


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Mensagem por Vinícius Sasso Qua Mar 20, 2024 8:37 pm

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Mensagem por Cantão Qua Mar 20, 2024 9:05 pm

^ Cara , discussão em fórum é normal , perder a boa e mandar a pessoa se fu*** não , repense isso brother , você terá uns dias pra isso , se depois quiser voltar será bem- vindo como sempre , abraço.

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Mensagem por allexcosta Qua Mar 20, 2024 9:11 pm

Vinícius Sasso escreveu:(...)

Alguns esclarecimentos...

O tópico que um membro abre, qualquer membro, não pertence a ele, pertence ao fórum.

Os assuntos são discutidos de maneira dinâmica, de modo que ocorrem aberturas de discussões paralelas e desvios naturais dentro do processo de debate.

O FCBR tem tradição de 15 anos de combater pensamento engessado. A gente faz isso com estudos científicos, links para entrevistas de especialistas, exemplos de sons, testes cegos, etc... Sempre foi assim, sempre será... É do DNA desse fórum.

Você não é o primeiro (nem o vigésimo quinto) membro que aparece por aqui parecendo que quer opinião dos colegas, enquanto no fundo só busca defender conceitos engessados que considera verdades absolutas e não suporta o debate ou o contraditório.

Se, ao invés de reagir assim, você tivesse engajado num debate saudável e até mesmo defendido suas idéias de maneira firme, sairia desses engajamentos com antolhos menores que os que você veste hoje.

E assim é...

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Mensagem por JAZZigo Qui Mar 21, 2024 7:33 am

Mais um tópico típico, decorrente da necessidade de autoafirmação.
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Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Mar 21, 2024 7:55 am

JAZZigo escreveu:Freud explica! Laughing
Já não faz isso há um bom tempo Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito Ri Muito


PS: Entendi sua colocação, Mr. JAZZ; só quis fazer uma piadinha up

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Mensagem por Zubrycky Qui Mar 21, 2024 2:39 pm

Vinícius Sasso escreveu:Falando nisso, aqui está o meu filhote... Very Happy
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Belo baixo! A cor está muito bonita! Meus parabéns! claps

Vinícius Sasso escreveu:
allexcosta escreveu:Sobre baixos simples em estúdio.

Essa gravação foi feita num estúdio bom com um baixo de 600 Reais:

VIDEO

Essa aqui é do mesmo estúdio com um Fender USA Standard:

VIDEO

Seguinte, moço...

Não sei se foi você quem tocou o baixo aí ou não, mas, ótimo som! Parabéns!

Agora, vamos lá...eu abri esse tópico para falar do Squier VM com quem tem ou já teve, mas não sei o que acontece, eu falo "a", você toda hora responde com algum tipo de agressão, provocação, desafiozinho.

É só eu citar uma marca de baixo tradicional e consagrada (sem entrar no mérito dos méritos), para você "estou difundindo mitos que há anos vem sendo combatidos". Ok. Respeito esse seu trabalho, e exijo respeito pelo meu. Isso funciona.

Depois, cito que eu tomo cuidado com a qualidade dos baixos que eu gravo, porque respeito a sensibilidade de quem ouve, porque quero que as pessoas ouçam o timbre do baixo, não ouçam só graves sem forma, e isso em ritmos onde há anos o baixo vem sendo "velado" nas mixagens, não no Funk onde sempre vai ter um gap pro som do baixo aparecer, mas aí você vem correndo com seu "baixo barato pode ir em gravação, compare"...isso enche o saco. "Oh, está vendo, o baixo barato aparece". Aparece porque nesse ritmo os outros instrumentos "dão respiro" para o baixo. E porque o seu estúdio bom tem algum problema com os agudos e fez passa-baixa em um valor baixo para o som da banda parecer equilibrado, só que sem brilho, assim o baixo com timbre morto ganha uma caridade. Mas vai explicar, né?

Poderia passar horas discutindo seu pontinho de que baixo barato em estúdio pode ser bom. Mas não quero. Você jogou dois clipes de som, não informou nada sobre o equipamento, nem quanto tempo o engenheiro passou mixando e masterizando cada faixa. Portanto, desse modo intencionalmente vago, você está provando o quê? Por que você tanto fala em respeito e cordialidade, e no fim você mesmo faz cirquinho no fórum?

Você odeia tudo o que eu falo. Você tem raiva de eu existir. Vá se f***.

Quantos anos você tem? Oito?

Por que não age como um homem que passou pela puberdade, e abre um tópico pra discutir seu pontinho e deixar quem quiser comentar dizer o que acha? Para você tudo é disputinha e provocaçãozinha?

Na boa. Sem tempo para essas suas criancices.

E se for me expulsar do fórum de novo, esteja certo do que fez, porque eu não vou voltar mais uma vez. Eu sei repensar quando erro, mas sou homem de uma postura só também.

(Off topic)

Esse "Vá se f***" me fez reler a resposta ouvindo a voz do Doutor Pimpolho na minha cabeça. Ri Muito Ri Muito



Última edição por Zubrycky em Qui Mar 21, 2024 5:50 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por B3ck1m2n Qui Mar 21, 2024 4:06 pm

allexcosta escreveu:
Vinícius Sasso escreveu:E a tal estranheza seria um problema?

Problema nenhum... Só é semelhante ao indivíduo ver um cachorro na rua (algo muito comum) e considerar uma piração ou algo atípico.

Vinícius Sasso escreveu:Sinceramente, como disse, prefiro ir a um instrumento cujo som me agrada na hora.

É que, pode até parecer que não, mas encontrar um instrumento que pega aquela regulagem que a gente quer, onde as frases saem mais fáceis e que soa da maneira que a gente sempre quis não é uma tarefa das mais fáceis.

Vinícius Sasso escreveu:Mas não se esqueça de que você acumulou experiência que te dá respaldo na hora de falar qual modificação é boa e em qual instrumento, e essa experiência eu não tenho, né?

Tem isso...

No outro tópico, por exemplo, eu ia mencionando um instrumento barato com a possibilidade de se colocar captação "Pure Vintage 74". No fim das contas ia sair por uns 1600 Reais (que imagino ser menos que você pagou nesse Squier), teria tocabilidade similar a esse Squier que você comprou e, na minha opinião de uma pessoa que gosta desses Squier, soaria melhor e mais próximo do que você buscava. Inclusive tenho gravação de estúdio aqui em algum lugar com um baixo barato equipado com esses captadores.

Concordo com o Allex! Modificações simples (como troca de captação, circuito, tarraxas, entre outras "bass guitar parts") já são tão comuns. e tem tido muito mais resultados positivos que negativos. que a gente não pode nem mais chamar de algo impensável. Já tem tantos review por aí e experiências de outros usuários que hoje fica fácil até de saber o resultado que se vai chegar. Experimentações "malucas" às cegas, ao meu ver, seria coisas como tranformar um baixo de 4 cordas em 5 cordas, trocar o tipo de captação pra outro completamente diferente, mudar o tamanho do braço, alterar as proporções ou inserir um elemento completamente diferente do projeto original do baixo (tipo um captador de guitarra ou coisas assim). Hoje em dia, fazer upgrades de forma conciente é uma opção bastante viável, em vista dos altos preços praticados hoje no Brasil no que diz respeito aos baixos de primeira linha (e também, nem só por isso, mas pra chegar naqueles 5% que estão falatndo pro baixo ter as caracteristicas ideais pra vc!) Basketball
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Mensagem por Vazquez Qui Mar 21, 2024 10:31 pm

A melhor coisa que fiz no meu SX foi colocar um set de DiMarzio DP123 + elétrica CTS...

Se a Fender tem sérios problemas relacionados ao controle de qualidade, imagina a Squier (ou qualquer baixo nessa faixa de preco). IMO, tem que ter mto saco pra ficar procurando o melhor baixo da mesma marca, modelo e ano, sendo que tera diferencas do serial number XX001 pro XX002...

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Mensagem por allexcosta Sex Mar 22, 2024 6:23 am

Vazquez escreveu:Se a Fender tem sérios problemas relacionados ao controle de qualidade, imagina a Squier (ou qualquer baixo nessa faixa de preco). IMO, tem que ter mto saco pra ficar procurando o melhor baixo da mesma marca, modelo e ano, sendo que tera diferencas do serial number XX001 pro XX002...

Esses Squier VM e CV são fabricados com controle de qualidade mais consistente que o da Fender em termos históricos.

Mas do mesmo jeito que a gente critica, precisa elogiar quando cabe. Já tem mais de uma década que isso melhorou e muito na Fender. Não é uma Yamaha da vida, mas o controle de qualidade deles de hoje é 1000x melhor do que era nos anos 90 ou início dos 2000.

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Mensagem por Zubrycky Sex Mar 22, 2024 7:20 am

A impressão que tenho é que, paradoxalmente, as segundas marcas de instrumentos musicais têm - talvez também por causa do preconceito que elas sofrem por serem vistas como inferiores - um controle de qualidade melhor e mais consistente do que as marcas principais, que, por terem a força do nome no headstock, acabam relaxando no controle de qualidade delas.

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Mensagem por allexcosta Sex Mar 22, 2024 7:23 am

Zubrycky escreveu:A impressão que tenho é que, paradoxalmente, as segundas marcas de instrumentos musicais têm - talvez também por causa do preconceito que elas sofrem por serem vistas como inferiores - um controle de qualidade melhor e mais consistente do que as marcas principais, que, por terem a força do nome no headstock, acabam relaxando no controle de qualidade delas.

É que o trabalhador asiático é naturalmente mais consistente.

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Mensagem por andreitorc Sex Mar 22, 2024 9:33 am

Zubrycky escreveu:A impressão que tenho é que, paradoxalmente, as segundas marcas de instrumentos musicais têm - talvez também por causa do preconceito que elas sofrem por serem vistas como inferiores - um controle de qualidade melhor e mais consistente do que as marcas principais, que, por terem a força do nome no headstock, acabam relaxando no controle de qualidade delas.

Mas, em se falando de Squier, isso acontece nas séries melhores, como VM e CV, certo? Ou nas linhas inferiores também, como Affinity?
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Mensagem por WHead Sex Mar 22, 2024 10:24 am

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:A impressão que tenho é que, paradoxalmente, as segundas marcas de instrumentos musicais têm - talvez também por causa do preconceito que elas sofrem por serem vistas como inferiores - um controle de qualidade melhor e mais consistente do que as marcas principais, que, por terem a força do nome no headstock, acabam relaxando no controle de qualidade delas.

É que o trabalhador asiático é naturalmente mais consistente.

Acho que, algumas vezes, é porque ele é mais bem pago mesmo..

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Mensagem por allexcosta Sex Mar 22, 2024 10:52 am

WHead escreveu:Acho que, algumas vezes, é porque ele é mais bem pago mesmo..

Até 10 anos atrás os caras ganhavam 7 dólares por semana.

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Mensagem por WHead Sex Mar 22, 2024 11:21 am

allexcosta escreveu:
WHead escreveu:Acho que, algumas vezes, é porque ele é mais bem pago mesmo..

Até 10 anos atrás os caras ganhavam 7 dólares por semana.

Existem dados que afirmam que na China, entre 2005 e 2016, os salários por hora na
indústria chegaram a US$ 3,60. Pode não parecer muito mas, nesse mesmo período, os salários por hora na
indústria brasileira caíram de US$ 2,90 para US$ 2,70.

https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/75892/44608

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Mensagem por allexcosta Sex Mar 22, 2024 11:30 am

WHead escreveu:Existem dados que afirmam que na China, entre 2005 e 2016, os salários por hora na
indústria chegaram a US$ 3,60. Pode não parecer muito mas, nesse mesmo período, os salários por hora na
indústria brasileira caíram de US$ 2,90 para US$ 2,70.

Mas estamos falando aqui de países que fabricam instrumentos musicais, correto? E controle de qualidade da Fender inclui os EUA, onde um técnico desses ganha uns $25 por hora.

É do meu entender que o trabalhador asiático é mais consistente, independente do salário. Por isso mesmo as coisas são fabricadas lá e não no Brasil, que oferece mão de obra mais barata.

Até a qualidade dos Squier Affinity é consistente. São consistentemente ruins. Laughing Laughing

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Mensagem por B3ck1m2n Sex Mar 22, 2024 11:33 am

Esse tópico aqui tá parecendo aquela flor que nasce nas fezes do elefante:

Começou mal, mas floresceu em coisa boa! Kkkk
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Mensagem por WHead Sex Mar 22, 2024 11:40 am

allexcosta escreveu:
WHead escreveu:Existem dados que afirmam que na China, entre 2005 e 2016, os salários por hora na
indústria chegaram a US$ 3,60. Pode não parecer muito mas, nesse mesmo período, os salários por hora na
indústria brasileira caíram de US$ 2,90 para US$ 2,70.

Mas estamos falando aqui de países que fabricam instrumentos musicais, correto? E controle de qualidade da Fender inclui os EUA, onde um técnico desses ganha uns $25 por hora.

É do meu entender que o trabalhador asiático é mais consistente, independente do salário. Por isso mesmo as coisas são fabricadas lá e não no Brasil, que oferece mão de obra mais barata.

Até a qualidade dos Squier Affinity é consistente. São consistentemente ruins. Laughing Laughing

Entendo. Realmente pode existir uma diferença de perfil humano que diferencie o profissional asiático do brasileiro, por exemplo, mas as coisas não são fabricadas na Ásia (e nem deixam de ser fabricadas aqui) por causa disso, né?

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Mensagem por WHead Sex Mar 22, 2024 11:45 am

B3ck1m2n escreveu:Esse tópico aqui tá parecendo aquela flor que nasce nas fezes do elefante:

Começou mal, mas floresceu em coisa boa! Kkkk

cyclops


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Mensagem por Zubrycky Sex Mar 22, 2024 11:49 am

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:A impressão que tenho é que, paradoxalmente, as segundas marcas de instrumentos musicais têm - talvez também por causa do preconceito que elas sofrem por serem vistas como inferiores - um controle de qualidade melhor e mais consistente do que as marcas principais, que, por terem a força do nome no headstock, acabam relaxando no controle de qualidade delas.

É que o trabalhador asiático é naturalmente mais consistente.

Isso e também pela gestão racional de matéria-prima.

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Mensagem por allexcosta Sex Mar 22, 2024 11:51 am

WHead escreveu:Entendo. Realmente pode existir uma diferença de perfil humano que diferencie o profissional asiático do brasileiro, por exemplo, mas as coisas não são fabricadas na Ásia (e nem deixam de ser fabricadas aqui) por causa disso, né?

É parte do fenômeno.

Sugiro assistir ao documentário "American Factory", produzido pelo casal Obama.

Obviamente não compara o trabalhador médio asiático com o brasileiro, mas compara com o americano, que já é normalmente mais produtivo que o brasileiro.

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Mensagem por Cantão Sex Mar 22, 2024 12:19 pm

Acho que tem também o fator produção diária , os asiáticos são muito mais sobrecarregados nesse quesito , daí a consistência asiática. E as marcas que encomendam os instrumentos com eles , sabem da qualidade do que estão adquirindo , daí a diferença entre algumas , tipo a Tagima que fabrica uma linha aqui no Brasil , ao meu ver com um preço meio salgado , e importa os instrumentos de entrada de lá , pra vender mais barato aqui. Já a Cort por exemplo já exige um controle de qualidade mais rígido , desde os instrumentos de entrada aos mais tops.

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Mensagem por Jãozeiro Sáb Mar 23, 2024 11:49 am

Esses tópicos são fire. Lembram daquele do carinha que queria um Rickenbacker? Falar o que, né. Mas aquele era gente boa.

E mano, vocês falando de controle de qualidade, trabalhador USA, trabalhador Asia, etc., me faz lembrar...eu comprei uma Gibson ano passado (a melhor compra de um instrumento que fiz na vida, inclusive).
Foi um processo melindroso, e no meio do processo descobri que "made in USA" no headstock não significa absolutamente nada (acredite, não diz absolutamente nada além de informar o local onde foi feito).

E sobre a qualidade da mão de obra do trabalhador estadunidense bem pago e dito superior ao asiático (senso comum por aí, não aqui no Fórum)...manos, eu ouvi história que pensei que era brincadeira, mas não era.

Eu tô pra fazer um tópico da Gibson tem tempo. Tô vagabundo demais, só falo que vou fazer tópico disso e aquilo mas não faço. Vou agilizar isso aí.
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Mensagem por allexcosta Sáb Mar 23, 2024 12:53 pm

Jãozeiro escreveu:"made in USA" no headstock não significa absolutamente nada (acredite, não diz absolutamente nada além de informar o local onde foi feito).

Às vezes nem isso.

Os Fender Highway One eram feitos no México e finalizados nos EUA.

Iam para as prateleiras como MADE IN USA.

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Mensagem por Breno_Barnabe Sáb Mar 23, 2024 2:41 pm

andreitorc escreveu:
Zubrycky escreveu:A impressão que tenho é que, paradoxalmente, as segundas marcas de instrumentos musicais têm - talvez também por causa do preconceito que elas sofrem por serem vistas como inferiores - um controle de qualidade melhor e mais consistente do que as marcas principais, que, por terem a força do nome no headstock, acabam relaxando no controle de qualidade delas.

Mas, em se falando de Squier, isso acontece nas séries melhores, como VM e CV, certo? Ou nas linhas inferiores também, como Affinity?
Isso aí dá conversa...

Pelo relato do quem teve (eu me incluo), as series VM e CV são consideradas boas, melhor construção, etc. Os Affinity eram considerados inferiores, mas eu tive um que achava muito bom, apesar de não ter o mesmo primor no acabamento dos CV e dos VM. Mas ano passado peguei outro Affinity (Jaguar Bass com captador Humbucker) e considero que deu um salto de qualidade bem grande em questões de acabamento, sinceramente não achei que tá devendo em relação aos CV que pude tocar. O preço também deu uma elevada, o que talvez justifique.


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Mensagem por CSergio Sáb Mar 23, 2024 3:26 pm

andreitorc escreveu:
Zubrycky escreveu:A impressão que tenho é que, paradoxalmente, as segundas marcas de instrumentos musicais têm - talvez também por causa do preconceito que elas sofrem por serem vistas como inferiores - um controle de qualidade melhor e mais consistente do que as marcas principais, que, por terem a força do nome no headstock, acabam relaxando no controle de qualidade delas.

Mas, em se falando de Squier, isso acontece nas séries melhores, como VM e CV, certo? Ou nas linhas inferiores também, como Affinity?

Breno_Barnabe escreveu:
andreitorc escreveu:
Zubrycky escreveu:A impressão que tenho é que, paradoxalmente, as segundas marcas de instrumentos musicais têm - talvez também por causa do preconceito que elas sofrem por serem vistas como inferiores - um controle de qualidade melhor e mais consistente do que as marcas principais, que, por terem a força do nome no headstock, acabam relaxando no controle de qualidade delas.

Mas, em se falando de Squier, isso acontece nas séries melhores, como VM e CV, certo? Ou nas linhas inferiores também, como Affinity?
Isso aí dá conversa...

Pelo relato do quem teve (eu me incluo), as series VM e CV são consideradas boas, melhor construção, etc. Os Affinity eram considerados inferiores, mas eu tive um que achava muito bom, apesar de não ter o mesmo primor no acabamento dos CV e dos VM. Mas ano passado peguei outro Affinity (Jaguar Bass com captador Humbucker) e considero que deu um salto de qualidade bem grande em questões de acabamento, sinceramente não achei que tá devendo em relação aos CV que pude tocar. O preço também deu uma elevada, o que talvez justifique.



Os Squier que já pude botar as mãos:

- Affinity na construção pode ficar um passo atrás, no controle de qualidade, uma falha ali, outra aqui; nada a depor contra o som
- Vintage Modified não negam qualidade na construção e no som
- Classic Vibe ainda não pus a mão

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Faltou capricho no corpo, por parte do chinês ou indonésio na hora de concluir esse Affinity 2020, para dizer "ficou liso".
Porém não me incomodam mais esses detalhes nele.

- Chefe esse corpo não ficou 100% lixado, vamos descartar?
- Cê tá loko? Aproveita num Squier Affinity e bota pra vender!
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Mensagem por Breno_Barnabe Sáb Mar 23, 2024 5:30 pm

É, esse não está um primor, embora eu tambem nao ligaria. O que está comigo agora está assim:

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