Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Efeitos, tê-los ou não?

+9
bruno nunes
Vefer
Ivanov_br
Guilé
Alencar
VictorLuigi
LuCaSbass
allexcosta
Lex Bass
13 participantes

Ir para baixo

Efeitos, tê-los ou não? Empty Efeitos, tê-los ou não?

Mensagem por Lex Bass Seg Jun 23, 2008 5:25 pm

Vou inaugurar o tópico!

Caro Allex

O que vale mais, um bom set de pedais de efeito, ou um baixo versátil e uma boa equalização no ampli?

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos, tê-los ou não? Empty Re: Efeitos, tê-los ou não?

Mensagem por allexcosta Seg Jun 23, 2008 7:05 pm

Acho q cada musico precisa ter um som ideal na cabeca, no seu ouvido interno. O equipamento serve pra q os outros oucam o q vc jah escuta dentro de vc, q eh a sua arte.
Se um baixo e um amp satisfazem isso, pronto. Se nao, vc precisa ir buscando e testando o q melhor se adapta a vc. A unica maneira de saber se um equipamento vai te dar o q vc quer eh tocar com ele numa situacao real. Enquanto existir um desconforto, a busca eh necessaria. Qdo se encontra o som q vc quer eh hora de parar. Eh necessario cuidado pra nao mudar de opiniao toda hora, senao vc nunca vai criar sua identidade. Observando bem, todo baixista famoso usa o mesmo equipamento por varios anos e ateh decadas.

Abraco,

Alex.
.


Última edição por allexcosta em Qui Jun 26, 2008 7:44 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54464
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos, tê-los ou não? Empty Re: Efeitos, tê-los ou não?

Mensagem por Lex Bass Qua Jun 25, 2008 8:09 am

Tb acho cara. Eu, por enquanto, estou tirando um som que me agrada apenas com o bass, o ampli e um pedalzinho equalizer da groovin. Talvez quando eu evoluir mais eu sinta necessidade de outros efeitos, mas por enquanto, isso me basta.

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos, tê-los ou não? Empty Re: Efeitos, tê-los ou não?

Mensagem por LuCaSbass Qua Jun 25, 2008 10:02 am

Eu gosto de efeitos para dar uma colorida a mais no som... atualmente de efeito desse tipo só estou com um reverb da Wavebox... uso no fretless configurando para dar uma acustica, ajuda bastante para tirar um timbre de baixo acustico... e para solos usando o modo Hall fica muito bonito tambem.... Ja tive phase, delay, chorus e ainda pretendo te-los novamente, mas enquanto a grana nao deixa eu fico só com reverb uehueh
De pedais para ajuste de timbre, tenho um ADI21, copia do sansamp acoustic que é um pré bem legal, mas eu uso mais como direct box e equalizo tudo flat nele, as vezes coloco um pouco mais de grave... ja tive um equalizer mas depois de um tempo vi que estava usado mais pra boost do que como equalizer mesmo, mas é um pedal interessante...
ja tive um limiter tambem e nao me dei muito certo com ele... nao sei se era burrice minha que nao sabia configurar direito, mas acabei usando muito pouco ele e criando uma antipatia com limiters e compressores hehehe
Enfim, eu gosto bastante de efeitos mas acho q devemos seguir o som natural do instrumento... comprar pedais para "esconder" alguma coisa pode nao dar muito certo as vezes...
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos, tê-los ou não? Empty Re: Efeitos, tê-los ou não?

Mensagem por VictorLuigi Qua Jun 25, 2008 11:33 am

Não tenho muitos pedais...

O que eu uso em gigs é (em ordem):
Limiter (LMB3 - Boss) -> Equalizer -> (GEB-7 - Boss) -> Direct Box (BDI21 - Behringer)

O limiter só ligo quando vou dar uns slaps mesmo (a falta de técnica é osso! Rss).
O equalizer eu costumo dar um ganho nos médios-graves, médios e médio-agudos. E abaixo um pouco os graves.
(Desculpe não lembrar das frequencias depois eu tento postar uma foto.)
E o BDI eu deixo na configuração do manual que deveria (notem o deveria, rsss) dar uma simulada no SVT, mas com o blend em flat.

E por fim, no baixo costumo usar mais a pickup da ponte.

É assim que consigo o som que eu gosto!
Rss

Tenho vontade de comprar um Synth e um wah... mas é só vontade mesmo, pois acho que não usaria muito!

Abraço!
VictorLuigi
VictorLuigi
Membro

Mensagens : 746
Localização : Santo André - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos, tê-los ou não? Empty Re: Efeitos, tê-los ou não?

Mensagem por Alencar Qua Jun 25, 2008 1:48 pm

Eu curto muito o som do próprio baixo, mais tenho uma zoom b2, gosto de ficar testando novas possibilidades e procurando equalizações e maneiras diferentes de som, apesar de dificilmente usa-la em apresentações.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos, tê-los ou não? Empty Re: Efeitos, tê-los ou não?

Mensagem por Guilé Qua Jun 25, 2008 4:25 pm

Normalmente no "trabalho pesado" do baixo os pedais mais úteis são mesmo um compressor, limiter e pedais de timbragem.Pra solos e uma outra frase ou outra e tal alguns lances são legais, curto octaver, wah, chorus, pitch shifter...ja tive alguns desses mas usava tão pouco q me desfiz, atualmente tenho um set ligado da seguinte forma:

ADI > Bass Chorus > Digital Delay > Bass EQ

Já mando o som tunado pros efeitos através do ADI, uso o Chorus pra acordes, solos e fretless e o Delay na verdade fica servindo mais ajustado como reverb (zerando a repetição e deixando só a ambiência) e no EQ dou a sintonia fina do conjunto, realçando ou atenuando uma ou outra faixa de frequencia.

Em breve espero pegar um BassBalls, ou algo na mesma onda pra usar em grooves e tal.

Na música Instrumental são muito úteis e em lances solo esses efeitos acabam, como disse o Lucas, colorindo teu som o tornando mais variado, menos repetitivo e tal. É bom ter sim, mas é q nem propaganda de suco de cevada: "Aprecie com Moderação!!"..rsrsrs

Abç !


Última edição por GuilhermeBaixista em Qua Jun 25, 2008 4:48 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção Ortográfica)
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5575
Localização : GPS

https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos, tê-los ou não? Empty Re: Efeitos, tê-los ou não?

Mensagem por Ivanov_br Qui Jun 26, 2008 7:42 pm

allexcosta escreveu:Acho q cada musico precisa ter um som ideal na cabeca, no seu ouvido interno. O equipamento serve pra q os outros oucam o q vc jah escuta dentro de vc, .....

Que baita resposta. Vou dar aqui, rapidamente, a minha opinião.

Minha primeira influência no baixo foi o Steve Harris, e assim ficou por um tempo até apereceu um tal de Geddy Lee. Este último, apesar de usar hj o Fender Jazz Bass, experimentou bastante (ex: Rickenbaker, Fender Jazz Bass, Steinberger, Wal). Outras influências de hard rock, metal e progressivo ficaram bem na minha cabeça. Logo, uma pequena gama de timbres me influênciou.

Atualmente estou redescobrindo o baixo. Ouço muito Jaco, Marcus, Alain Caron, Charles Mingus, Nathan East, Luizão Maia, Arthur Maia, Flea, larry Graham.... Logo, é dificil para mim hoje definir um timbre que eu quero de um baixo. Claro, se pudesse teria vááários. Mas só posso ter 2 (fretted e Fretless).

Para suprir essa diversidade de timbres, procurei um baixo com timbres bem ecléticos, com chave de ativo/passivo. Estou satisfeito por enquanto. Gostaria de ter um Fender Marcus Miller, mas ele pode limitar outros estilos... ou não?

Bem, como disse o Alex... devo continuar minha busca.

Enquanto isso, vou usando a pedaleira Zoom B2.1u para diversificar mais ainda as timbragens! bounce
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7025
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos, tê-los ou não? Empty Re: Efeitos, tê-los ou não?

Mensagem por Vefer Sex Jun 27, 2008 6:06 pm

Cara, eu já postei no outro fórum (decadente, eh,eh) que acho que o pedal faz agente perder a mão. Compressor então... A mão perde sustain rapidinho... Acho que sem pedal, você começa a buscar o som na mão mesmo. É: vc> cap do bass>cabo>ampli>caixa>zoreia. Esse percurso já implica em múltiplas combinações de efeito. Bem, mas é minha opinião. A opinião de um zoreia.
Vefer
Vefer
Membro

Mensagens : 310
Localização : RIO

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos, tê-los ou não? Empty Re: Efeitos, tê-los ou não?

Mensagem por bruno nunes Sex Jun 27, 2008 6:44 pm

Vefer escreveu:Cara, eu já postei no outro fórum (decadente, eh,eh) que acho que o pedal faz agente perder a mão. Compressor então... A mão perde sustain rapidinho... Acho que sem pedal, você começa a buscar o som na mão mesmo. É: vc> cap do bass>cabo>ampli>caixa>zoreia. Esse percurso já implica em múltiplas combinações de efeito. Bem, mas é minha opinião. A opinião de um zoreia.

eu axo q a zoreia eh o item mais importante dessa ligação...

____________________________
Existem 3 tipos de pessoas no mundo...
As que sabem contar e as que não sabem...
Squier®️ Club #002
bruno nunes
bruno nunes
Membro

Mensagens : 673
Localização : Santo André, SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos, tê-los ou não? Empty Re: Efeitos, tê-los ou não?

Mensagem por gutobass Qui Out 29, 2009 10:03 pm

Alex,
Estou com a possibilidade de pegar um pedal de chorus ai nos EUA.
Dá pra voce me dizer quais são os melhores, ou pelo menos os 5 melhores.
Obs: O custo/beneficio tambem é interessante.

Valeu!!!

gutobass
Banido

Mensagens : 116
Localização : Belo Horizonte/MG

http://gutobaixista.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos, tê-los ou não? Empty Re: Efeitos, tê-los ou não?

Mensagem por Carlosrzz Sex Nov 13, 2009 8:47 pm

allexcosta escreveu:Acho q cada musico precisa ter um som ideal na cabeca, no seu ouvido interno. O equipamento serve pra q os outros oucam o q vc jah escuta dentro de vc, q eh a sua arte.
Se um baixo e um amp satisfazem isso, pronto. Se nao, vc precisa ir buscando e testando o q melhor se adapta a vc. Eh necessario cuidado pra nao mudar de opiniao toda hora, senao vc nunca vai criar sua identidade. Observando bem, todo baixista famoso usa o mesmo equipamento por varios anos e ateh decadas.

Abraco,

Alex.
.
Cara concordo em genero, numero e grau!
Carlosrzz
Carlosrzz
Membro

Mensagens : 605
Localização : Belo Horizonte,MG/Deerfield Beach, FL/Geneva, Suiça/Londres, UK

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos, tê-los ou não? Empty Re: Efeitos, tê-los ou não?

Mensagem por Carlosrzz Sex Nov 13, 2009 8:51 pm

Lex Bass escreveu:Vou inaugurar o tópico!

Caro Allex

O que vale mais, um bom set de pedais de efeito, ou um baixo versátil e uma boa equalização no ampli?
Meu querido Lex Bass aqui você fala de duas coisas distintas. Um baixo versatil é necessário a todo momento tanto quanto a boa equalização no ampli, mas sem dúvida pedais de efeitos como chorus, Synth bass, Subwave ou outros dão um charme a mais na música e em alguns casos são imprescindiveis para alguns estilos músicais.
Basketball


Última edição por Carlosrzz em Qui Jun 17, 2010 2:42 pm, editado 1 vez(es)
Carlosrzz
Carlosrzz
Membro

Mensagens : 605
Localização : Belo Horizonte,MG/Deerfield Beach, FL/Geneva, Suiça/Londres, UK

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos, tê-los ou não? Empty Re: Efeitos, tê-los ou não?

Mensagem por thgbass Ter Dez 01, 2009 1:32 pm

allexcosta escreveu:Acho q cada musico precisa ter um som ideal na cabeca, no seu ouvido interno. O equipamento serve pra q os outros oucam o q vc jah escuta dentro de vc, q eh a sua arte. (...) Qdo se encontra o som q vc quer eh hora de parar. Eh necessario cuidado pra nao mudar de opiniao toda hora, senao vc nunca vai criar sua identidade. (...)

.

Depois de uma resposta dessa, o tópico poderia ser até apagado .. maiores comentários são ao meu ver desnecessários! rsrsrsrs!
Eu não curto não! Não sou dessa praia. A não ser em casos que seja necessário o uso pra obtenção de um bom som. .equalizador (...), mas pedais analógicos, pedaleiras.. . não curto não! Nada contra, acho bacana! Mas posso dizer que sou adepto ao uso de um baixo que atenda as necessidades dessa música que se escuta dentro de si, um bom cabo, um bom amp(...), e muito estudo, muitas técnicas de arranjo(...).
O importante acima de tudo é ser feliz né? Então . ..

Parabéns pela resposta Alex!
thgbass
thgbass
Membro

Mensagens : 3639
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos, tê-los ou não? Empty Re: Efeitos, tê-los ou não?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Dez 01, 2009 1:48 pm

Carlosrzz escreveu:
allexcosta escreveu:Acho q cada musico precisa ter um som ideal na cabeca, no seu ouvido interno. O equipamento serve pra q os outros oucam o q vc jah escuta dentro de vc, q eh a sua arte.
Se um baixo e um amp satisfazem isso, pronto. Se nao, vc precisa ir buscando e testando o q melhor se adapta a vc. Eh necessario cuidado pra nao mudar de opiniao toda hora, senao vc nunca vai criar sua identidade. Observando bem, todo baixista famoso usa o mesmo equipamento por varios anos e ateh decadas.

Abraco,

Alex.
.
Cara concordo em genero, numero e grau!

Eu também concordo (embora use uns pedaiszinhos...). cheers
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Efeitos, tê-los ou não? Empty Re: Efeitos, tê-los ou não?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos