Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Decadência

+18
Andrezinho
Henrique Alencar
allexcosta
Tiago Bass
URSOBHZ
Lapetina
Cantão
leandrosf89
DUDUBASS
Amagomes
Toninho (Tequeba)
Steve Albini
Nando Vasques
Binão
LuCaSbass
Mayo Pamplona
edu_carvalho
Mauricio Luiz Bertola
22 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Decadência Empty Decadência

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 29, 2010 6:18 pm

Meus Caros (as), Leiam essa notícia e pensem se isso não é reflexo da decadência cultural brasileira:
O Festival de Jazz de Montreux não contará na edição deste ano com a sua Brazilian Night. Desde a sua criação, em 1978, esta será a primeira vez que a música brasileira ficará de fora dos palcos principais do evento, que acontecerá entre os dias 3 e 16 de julho, na cidade Suíça. Segundo a escalação do festival, anunciada em seu site oficial, artistas brasileiros participarão apenas de shows paralelos, realizados em barcos no Lago Le Mans, o Brasil Tropical Boat e o Brasil y Nordeste Boat.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por edu_carvalho Seg Mar 29, 2010 6:32 pm

Caro Bertola

Você acha mesmo que é uma questão de decadência cultural brasileira?

Esse tópico é mais um daqueles que promete render inúmeras opiniões controversas!up

[ ]´s
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Mayo Pamplona Seg Mar 29, 2010 6:35 pm

Sinceramente, depois do É o Tchan tocar lá eu acho melhor acabar com a Brazilian Night mesmo...

A música aqui continua rolando firme e forte, apesar dos pesares. A decadência é do festival.
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 29, 2010 6:40 pm

Mayo Pamplona escreveu:Sinceramente, depois do É o Tchan tocar lá eu acho melhor acabar com a Brazilian Night mesmo...

A música aqui continua rolando firme e forte, apesar dos pesares. A decadência é do festival.
Cara, eu queria saber quem foi que mandou para esse prestigioso festival a...Tati Quebra-Barraco!
edu_carvalho
Eu coloquei a questão para a reflexão dos foristas, eu NÃO afirmei isso em princípio.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por LuCaSbass Seg Mar 29, 2010 6:41 pm

Concordo com o Mayo... Depois de ter recebido Elis, Hermeto, João Bosco, Ivan Lins e etc, colocar "É o Tchan" pra tocar la foi 'pra acaba'...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Mayo Pamplona Seg Mar 29, 2010 6:42 pm

Tati Quebra Barraco? Caramba, não sabia que eles iam conseguir piorar depois do É o tchan!

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 29, 2010 6:44 pm

^Pra vc ver....
Então, pergunto de novo: Isso pode, ou não, ser entendido como um reflexo de nossa possível decadência cultural? ahn
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Mayo Pamplona Seg Mar 29, 2010 6:46 pm

Se eles estão medindo pelo que tem de pior, acho que até pode ser reflexo sim... cada dia surge algo ainda pior que antes. Provavelmente no mundo todo...

Mas pelo menos na música instrumental, que eu acompanho, o negócio aqui no Brasil tá muito bom! O mercado não, os músicos.

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por LuCaSbass Seg Mar 29, 2010 6:48 pm

Mayo Pamplona escreveu:
Mas pelo menos na música instrumental, que eu acompanho, o negócio aqui no Brasil tá muito bom! O mercado não, os músicos.
(2)
Mas o mercado acho que vem melhorando de um tempo pra ca...
E na MPB tem uns lances novos bacanas tbm...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por edu_carvalho Seg Mar 29, 2010 7:02 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Mayo Pamplona escreveu:Sinceramente, depois do É o Tchan tocar lá eu acho melhor acabar com a Brazilian Night mesmo...

A música aqui continua rolando firme e forte, apesar dos pesares. A decadência é do festival.
Cara, eu queria saber quem foi que mandou para esse prestigioso festival a...Tati Quebra-Barraco!
edu_carvalho
Eu coloquei a questão para a reflexão dos foristas, eu NÃO afirmei isso em princípio.

Me desculpe, Bertola, mas foi assim que entendi.

Mas o que será mais relevante aqui serão as discussões a serem suscitadas.

Por exemplo:
Eu não sabia que a Tati Quebra-Barraco e o É O TCHAN tinham se apresentado (sic) na noite brasileira.
Levando em conta estes fatos, a noite dedicada à música brasileira já devia ter acabado bem antes, posto não fazer a menor falta depois desses exemplos

Em tempo: Bertola: na verdade, eu (re)direcionei o seu questionamento para que você também se posicionasse.

[ ]´s
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 29, 2010 7:08 pm

Pois é Edu, essa é a questão:
Decadência ou não?
O que é, ou não, relevante como representação da música brasileira no exterior e nesse prestigioso festival em particular?
Como queremos ser vistos lá fora?
São muitas questões, e, eu não tenho respostas para todas, por isso, gostaria de ver (ler) um debate com as posições dos amigos foristas.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Binão Seg Mar 29, 2010 7:09 pm

Não entendo que pelo fato de não ter esta noite "especial" de musica brasileira, o Brasil esteja decadente culturalmente. (pelo menos em relação a musica)
Sempre vai ter musica boa por estas bandas e vai ter muita porcaria tb.

A pergunta que não quer calar é... porque cargas d'água este renomado festival convida bandas porcariosas pra representar a cultura da musica brasileira?

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Nando Vasques Seg Mar 29, 2010 7:30 pm

Acho q e bem simples essa questao.Se os organizadores chamam de noite Brasileira,eles estao de uma certa forma englobando tudo que o Brasil produz,se houve representantes como Elis Regina,Hermeto,milton Nascimento Pepeu Gomes etc,e hoje em dia estao colocando E o Tchan ou Tati sei la o q e outras porcarias do genero,e por q essas porcarias sao produzidas aqui
no Brasil,entao nao entendo o por q do espanto.Enquanto isso a musica boa e de qualidade continua brotando dos 4 cantos do Brasil e nao vejo isso como uma decadencia Cultural,eleger um Analfabeto para Presidente de um Pais que precisa de Educacao e bem mais decadente!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Steve Albini Seg Mar 29, 2010 7:34 pm

Não acho que a cultura brasileira esteja em decadência.

Porém, se os organinzadores do festival não conseguem achar nada melhor do que funk carioca para levar pra Montreux (atenção, não quer dizer q não tenha nada melhor, só eles q não encontram, sei lá porque) então não tem porque ter uma noite só pra música brasileira mesmo.

É uma pena.
Steve Albini
Steve Albini
Membro

Mensagens : 153
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por edu_carvalho Seg Mar 29, 2010 7:43 pm

Nando Vasques escreveu:Acho q e bem simples essa questao.Se os organizadores chamam de noite Brasileira,eles estao de uma certa forma englobando tudo que o Brasil produz,se houve representantes como Elis Regina,Hermeto,milton Nascimento Pepeu Gomes etc,e hoje em dia estao colocando E o Tchan ou Tati sei la o q e outras porcarias do genero,e por q essas porcarias sao produzidas aqui
no Brasil,entao nao entendo o por q do espanto.Enquanto isso a musica boa e de qualidade continua brotando dos 4 cantos do Brasil e nao vejo isso como uma decadencia Cultural,eleger um Analfabeto para Presidente de um Pais que precisa de Educacao e bem mais decadente!

Caro Nando, concordaria com você...se não fosse por um pequeno detalhe quando você cita se houve representantes como Elis Regina,Hermeto,milton Nascimento Pepeu Gomes etc,e hoje em dia estao colocando E o Tchan ou Tati sei la o q e outras porcarias do genero,e por q essas porcarias sao produzidas aqui:

É que o festival de Montreaux é um festival de...Jazz, mesmo sabendo a amplitude que o nome JAZZ abrange na atualidade no tocante a estilos e músicos variados.

Só não entendi um detalhe: apesar da abertura proposta pelo referido festival de jazz, como é que Tati Quebra-Barraco (sic) e o É O TCHAN se encaixaram num evento que leva no nome a palavra...JAZZ?

Não seria mais apropriado: aqui jaz um festival?

[ ]´s
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Toninho (Tequeba) Seg Mar 29, 2010 8:05 pm

Eu acho que existe cartolagem na escolha e acho que o nivel cultural no nosso pais é muito baixo, infelizmente.
Alem do baixo nivel cultural o povo é mal educado, de um modo geral.
Nós que vivemos em grandes cidades nesse corre corre maluco, muitas vezes não nos atentamos disso.
Felizmente temos talentos de altissimo nivel, capazes de nos representar em qualquer festival, em qualquer parte do mundo. Um bom exemplo é a banda do Sá.

____________________________
Toninho

Pouco importam as notas na música, o que conta são as sensações produzidas por elas.
____________________________________________________________________________________
Squier Club # 30 - Clube dos Pedreiros #41 - Clube dos Amantes Só de 4 cordas #17
Toninho (Tequeba)
Toninho (Tequeba)
Membro

Mensagens : 721
Localização : Sampa

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Amagomes Seg Mar 29, 2010 8:20 pm

edu_carvalho escreveu:Caro Bertola

Você acha mesmo que é uma questão de decadência cultural brasileira?

Esse tópico é mais um daqueles que promete render inúmeras opiniões controversas!up

[ ]´s



Eu acho que isso é inegável (a decadência) e temos que dar os "parabéns" a "intelligenzia" tupiniquim que ajudou a vender atrocidades como o "fânqui" ( devia ser escrito assim mesmo...) carioca como expressão da cultura brasileira. Mas esta decadência não é só na música brasileira ( me atendo só a esta área) ,mas sim , em âmbito global, está dificil de se ouvir algo que preste na música atual...

Tequeba escreveu:
Felizmente temos talentos de altissimo nivel, capazes de nos representar em qualquer festival, em qualquer parte do mundo. Um bom exemplo é a banda do Sá.

(2)claps


Ps- Realmente, depois de É o Tcham e Tati Quebra barraco ... facepalm


Última edição por Amagomes em Seg Mar 29, 2010 8:22 pm, editado 1 vez(es)
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por DUDUBASS Seg Mar 29, 2010 8:22 pm

É realmente lamentável o caminho que boa parte da nossa música(principalmente a mais comercial) vem tomando, triste mesmo.... Sad e o pior é que a coisa vai se destruindo por si só, pela própria ganáncia e incompetência.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por leandrosf89 Seg Mar 29, 2010 8:54 pm

Inevitavelmente faz sucesso num país a música que mais toca, seja em cada esquina ou no maior número de rádios, e a que é mais ouvida pela massa...
Podemos ver que a massa brasileira ouve muito mais o que não presta devido a melhor "facilidade de compreensão" do ritmo, batida, letra e acordes... Logo esses "porcarias" acabam ficando mais em evidência mesmo e acabam sendo os primeiros da fila pra divulgar a "música brasileira" la fora...
Vcs não viram lá ontem no Fanstático o comercial em que fizeram menção ao Brasil? Dá pra ver mesmo que o nosso público dá muito mais importância a esse estilo popular de gente, de roupa, de música, de costumes, de vocabulário, de modos, etc... Isso é reflexo do país em constante evolução (de passos curtos) que somos...

"reticências..."
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Convidado Seg Mar 29, 2010 8:59 pm

É decadência cultural da população brasileira, mas não da musica brasileira em si. A musica pra fazer sucesso hoje tem que ser easy-listening, descartável. O cara quer escutar um sonzinho quando está preso no engarrafamento e depois não quer pensar mais naquilo.

não estou achando nenhuma fonte confiavel agora, mas pelo que lembro rolou até uma polemica com essa coisa da Tati Quebra-Barraco ter a viagem custeada pelo Ministério da Cultura. O pessoal que a agencia teria conseguido convencer a banca que o funk era legitimo representante da cultura urbana carioca...

Tirando uma média pelo que assisto no Instrumental Sesc, afirmo que tem muita gente boa capaz de se apresentar em Montreaux. Mas, falta exposição, falta incentivo, falta ouvintes e, principalmente, interesse da população em conhecer esse tipo de musica...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por leandrosf89 Seg Mar 29, 2010 9:19 pm

AlvinW escreveu:Mas, falta exposição, falta incentivo, falta ouvintes e, principalmente, interesse da população em conhecer esse tipo de musica...
Com certeza...
Poucos souberam por exemplo que o Funk Como le gusta esteve na Espanha no fim do ano passado e fez muitos fãs por lá tocando música brasileira de verdade... Alguem ai viu na mídia falando dos caras, que foram pra lá na raça apresentar música boa em alguns festivais? Alguem viu no jornal nacional?
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Convidado Seg Mar 29, 2010 9:20 pm

não, mas eu vi quando a Tati removeu 2 costelas pra parecer mais magra Evil or Very Mad

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por leandrosf89 Seg Mar 29, 2010 9:22 pm

AlvinW escreveu:não, mas eu vi quando a Tati removeu 2 costelas pra parecer mais magra Evil or Very Mad
kkkkk
Fato concreto***
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Cantão Seg Mar 29, 2010 10:00 pm

Acho que a decadência está na organização do festival , pois com uma pequena passeada pelo MySpace , eles encontrariam muita coisa nova sendo produzida por uma galéra de responsa...mas acho que eles só querem é encher linguiça , com as quebra - barracos da vida... No

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21769
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Toninho (Tequeba) Seg Mar 29, 2010 10:11 pm

Acho que a musica de consumo é ruim porque o ouvinte não é exigente e não é exigente por não ter cultura. Nos anos 60 eram matérias obrigatórias nas escolas a musica, artes, educação moral social e civica, etc. isso é muito importante, pois desperta o talento nas pessoas e cria no jovem valores morais, sociais, civismo e educação.
Graças a Deus existem muitas pessoas com sensibilidade e conhecimento musical, por isso sou fã do nosso Forum, aqui encontra-se as mais diversas opiniões e sempre com respeito a opinião alheia.

____________________________
Toninho

Pouco importam as notas na música, o que conta são as sensações produzidas por elas.
____________________________________________________________________________________
Squier Club # 30 - Clube dos Pedreiros #41 - Clube dos Amantes Só de 4 cordas #17
Toninho (Tequeba)
Toninho (Tequeba)
Membro

Mensagens : 721
Localização : Sampa

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por leandrosf89 Seg Mar 29, 2010 10:13 pm

Tequeba escreveu:
Graças a Deus existem muitas pessoas com sensibilidade e conhecimento musical, por isso sou fã do nosso Forum, aqui encontra-se as mais diversas opiniões e sempre com respeito a opinião alheia.

Assino embaixo! Aqui tem muita gente com essa sensibilidade que falamos...
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Lapetina Ter Mar 30, 2010 1:19 am

po, manda a banda do nosso colega Sá pro festival
os brasucas estariam MUITO bem representados!

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por URSOBHZ Ter Mar 30, 2010 7:56 am

Nando Vasques escreveu:Acho q e bem simples essa questao.Se os organizadores chamam de noite Brasileira,eles estao de uma certa forma englobando tudo que o Brasil produz,se houve representantes como Elis Regina,Hermeto,milton Nascimento Pepeu Gomes etc,e hoje em dia estao colocando E o Tchan ou Tati sei la o q e outras porcarias do genero,e por q essas porcarias sao produzidas aqui
no Brasil,entao nao entendo o por q do espanto.Enquanto isso a musica boa e de qualidade continua brotando dos 4 cantos do Brasil e nao vejo isso como uma decadencia Cultural,eleger um Analfabeto para Presidente de um Pais que precisa de Educacao e bem mais decadente!

claps

Elis Regina, Hermeto, Milton Nascimento, Pepeu Gomes e etc. tiveram, guardadas as devidas proporções relativamente à época (facilidade e divulgação atual, melhoria dos meios de comunicação, etc) a mesma projeção que os "É o Tchan" "Tati....", "Bonde do Tigrão", etc.. conseguiram em seu tempo.

Não se nega que existem boas produções e bons músicos por ai, mas apenas quem procura/vive no meio acha alguma coisa. Infelizmente as "Tati" da vida representam o que ganha destaque e se dissemina fácil..., e como tal foram os "nossos" representantes.

Sob esse prisma, entendo, sim, tratar-se de caso de decadência "nossa"....., pois é esse tipo de coisa que ganha destaque aqui em terras tupiniquins! No momento em que os bons musicos obtiverem a mesma projeçao que essas aberrações a coisa pdoe virar. Mas até lá... é melhor que suspendam mesmo a noite brasileira!
URSOBHZ
URSOBHZ
Membro

Mensagens : 1626
Localização : Mineiro, perdido no interior de São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Tiago Bass Ter Mar 30, 2010 10:46 am

Como város amigos já disseram ai em cima , acho que o problema
está na organização do festival , e não uma decadência da música brasileira .

Agora o porque levaram artistas barsileiros desse nivel que foi citado ( é o tchan e tati quebra barraco ) , sem querer desmerecer nenhuma vertente músical , mas o fato desses artistas serem lembrados pela organização desse festival , é porque viram , que era o que mais tinha destaque no Brasil em determinado momento ...
Tanto que não seria dificil , se esse ano tivesse a noite do Brasil no festival , eles chamarem o Rebolation ...rsrs

Agora se eles procurarem música de qualidade aqui no Brasil , garanto teram opções por muito tempo , porque música e músicos de qualidade aqui no Brasil é o que não falta !

Assim que eu penso !

____________________________
Pro Butequis Negadis
Tiago Bass
Tiago Bass
Membro

Mensagens : 2221
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/tiagodomingues

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por allexcosta Ter Mar 30, 2010 1:18 pm

Nando Vasques escreveu:e por q essas porcarias sao produzidas aqui no Brasil

Ué, foste embora sem dizer um tchau, colega? scratch

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Nando Vasques Ter Mar 30, 2010 1:24 pm

Very Happy
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Henrique Alencar Ter Mar 30, 2010 3:59 pm

Imaginem o festival correndo atrás país por país do que tem para levar pro festival é meio impossível né então o que acontece é que certos empresários ganham carta branca para enviar suas bandas para lá, e na época o que estava estourado no Brasil era isso então foram para lá É o tchan e Tati quebra Barraco.
Na época da Elis, e todos os grandes que foram para o festival eles estavam estourados no Brasil então foi a vez deles, mas a situação agora é outra quem irá dessa vez? Calcinha preta? Fresno?

Acredito que existe sim uma decadência musical em nosso país pois se a maioria gosta desse tipo de música a tendência é só piorar, é certo que exista quem faça música boa mas é uma parte ínfima.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Mayo Pamplona Ter Mar 30, 2010 6:06 pm

Não acredito nessa teoria não. Hermeto, por exemplo, NUNCA foi sucesso de audiência no Brasil.

Mesmo Elis, Milton e outros que foram pra Montreaux, esses nunca foram os maiores sucessos. Senão mandariam Roberto Carlos, o que já seria imensamente diferente de mandar Tchan e Quebra Barraco. É decadência do Festival mesmo, o mesmo que aconteceu com o extinto Free Jazz. Abriu pra porcaria mesmo. Querem ganhar mais dinheiro, pra que ficar limitado em música decente?

Não acompanho a programação de Montreaux, mas aposto que as porcarias invadiram as outras noites também.

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Andrezinho Ter Mar 30, 2010 6:15 pm

Se querem ganhar dinheiro, poderiam mudar de Jazz Festival pra Jaz Festival mesmo e botar noitadas que começariam no pagode, passariam pelo reggaeton e acabariam no funk...
Pra baixar, baixa de uma vez só!
E deixa a gente aqui curtindo a "desconhecida" música de qualidade...

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Vlad Ter Mar 30, 2010 6:18 pm

Concordo Mayo...
O Brasil sempre teve (e sempre terá) material de qualidade pra mandar pra lá... depende é dos caras...
Quem decaiu foi o Festival...

____________________________
Da quod iube, et iube quod vis...
Vlad
Vlad
Membro

Mensagens : 2138
Localização : Sampa

http://instagram.com/vladcarvalho

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Henrique Alencar Ter Mar 30, 2010 7:04 pm

Mayo
Faz sentido.

____________________________
O caminho certo não é o da direita nem o da esquerda, e sim o do meio.
Henrique Alencar
Henrique Alencar
Membro

Mensagens : 866
Localização : Brasília

http://rickalencar.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por andremega Ter Mar 30, 2010 10:50 pm

Galera, sobre o tchan:


querendo ou não é cultura nacional. Original. Junto com a modinha foi o 1o genero genuinamente brasileiro.

A modinha, surgida na Casa Grande e tocada principalmente pelas filhas dos senhores de engenho (não eram elas a comporem) deu origem à musica romantica nacional (a mela-cueca mesmo!)

O Lundu, musica da senzala, gerou o samba e tudo que vem junto com ele: choro, "mpb", Bossa Mova, pagodes e mais um monte de generos e variantes que encontramos no axe, por exemplo.

O tchan escrevia letras com mesmo conteudo das originais, as dancas eram parecidas com os relatos das originais. A diferenca ficava por conta dos instrumentos de harmonia/melodia e da moderniazção da percursão.


Querendo ou não, é cultura brasileira sim. E genuina!

Curiosidade 1: minha orientadora, na epoca que fiz minha monografia, comentou de uma tese (de mestrado, acho) que tratava do Tchan. Em resumo, na tese constava que o a Companhia do Pagode (depois virou É o Tchan) vinha justamente buscar reavivar o Lundu original, e as dançarinas não passavam de coadjuvantes. Porém, nas constantes idas ao Gugu, a única coisa que aparecia era a b**da da Carla Perez, o que causou uma briga interna ( a historia que o Cumpadi Uashitu bateu nela). E creio ser verdade isso pq até depois da saida da Carla Perez as dancarinas, reza a lenda, ganhavam cache de dançarinas mesmo e não participação na empresa.

Curiosidade 2: tem um conhecido meu que há uns anos atras participava de um coral com repertorio de musica francesa (barroca, acho) que era só baixaria. Coisas tipo " meu senhor, diga agora que sou mais gostosa do que a senhora, que **** melhor que ela", nesse nivel. Fique assutado quando li as traduções. Ou seja: baixaria nãoé exclusividade nossa, mesmo que uns 5 seculos depois!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Mar 30, 2010 11:20 pm

andremega
Interessante...Gostaría de ler essa dissertação...
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Cantão Ter Mar 30, 2010 11:29 pm

andremega escreveu:... Em resumo, na tese constava que o a Companhia do Pagode (depois virou É o Tchan) ...
Não seria o Gera Samba , que virou É o Tchan ?

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21769
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Mayo Pamplona Ter Mar 30, 2010 11:32 pm

Em quanto tempo um estilo específico pode ser considerado genuíno? O funk carioca não pode ser considerado genuinamente brasileiro? Afinal, é baseado nos afros 6/8 comuns no candomblé.

Isso independe da qualidade da música...

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por andremega Qua Mar 31, 2010 12:10 am

Cantão escreveu:
andremega escreveu:... Em resumo, na tese constava que o a Companhia do Pagode (depois virou É o Tchan) ...
Não seria o Gera Samba , que virou É o Tchan ?

é velrdade...
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por andremega Qua Mar 31, 2010 12:39 am

Mayo Pamplona escreveu:Em quanto tempo um estilo específico pode ser considerado genuíno? O funk carioca não pode ser considerado genuinamente brasileiro? Afinal, é baseado nos afros 6/8 comuns no candomblé.

Isso independe da qualidade da música...


Se vc considerar a mistura do Miami Bass com as batidas de terreiro, pode ser. Mas ainda não ouvi nada neste sentido, de ritmica e harmonicamente serem genuinamente brasileiras, até pq são samplers com raríssimas variações. Acredito que um gênero não seja feito do mesmo ritmo sempre, mas com variações, mesmo que sutis, que deixem claras as semelhancas. O samba talvez seja o melhor exemplo na nossa musica. O rock, mesmo quando de 3 acordes, costuma ter algumas variações claras. Mas, como tem mais de 30 anos o dito cujo e vivemos a fase da musica eletronica, onde cada barulho novo é uma variação, pode ser que seja realmente um novo genero. Mas estou bem desatualizado neste sentido.


Mas tal qual o Hip Hop, o funk é mais ligado às letras do que à musica e delas vem sua força. Por sinal a minha orientadora orientou um colega que fez a monografia sobre o proibidao na mesma epoca que eu. Não li o texto dele, mas nos debates ele colocava que o funk carioca nada mais era do que o resumo do cotidiano da favela, e como tal, tinha "qualidade técnica" similiar ao nivel de conhecimento técnico e cultural dos envolvidos. Por isso vozes desafinadas, erros crassos, som tosco, muitas girias. E no caso especifico, guerra entre facções, corrupção policial e combate contra suas forças, mortes, torturas, apologia ao crime. As letras pornográficas não ficavam longe da realidade dos bailes das comunidades.

Sendo assim, não tem "qualidade técnica" para a academia, mas seria válida como expressão cultural. Na minha humilde opinião, nada muito diferente do que deveria acontecer com o lundu/modinha em suas épocas. O Funk tornou-se patrimônio cultural carioca, assim como o samba.


A qualidade é questão bem relativa. Para o músico, geralmente ligado à técnica, a boa musica é aquela que ele AINDA não consegue tocar ou está no limite de seus conhecimentos. Um ouvinte leigo já pode ter como musica de qualidade aquela que remete a bons momentos de sua vida, sendo um critério subjetivo e puramente emocional.

Eu hoje divido a musica em apenas 2 grupos: o que gosto e o que não gosto. Quando digo que algo é bom é pq gostei, quando digo que é ruim é pq nao gostei. Não levo mais em conta critérios técnicos (na discussão sobre gêneros musicais), e boa parte disso vem desses trabalhos que citei no forum, que lidam com musica dita de "baixa qualidade". E fui vitima dessa rotulagem da "academia" quando apresentei a prévia da minha monografia, que usava o rock como ferramenta de educação musical. Um professor "fera" em MPB, principalmente no choro, tentava a todo custo me fazer "admitir" que o rock era porcaria pq, no final das contas, ele simplesmente não gostava. Para justificar seu (des)gosto pessoal, argumentava sobre o "baixo nivel técnico" do genero, coisa que qualquer participante deste fórum (de alto nivel) sabe ser mentira, dada as frequentes discussoes sobre bandas e musicos de rock. Só pra constar, usei a musica "Olhar 43" do RPM, só de raiva!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por andremega Qua Mar 31, 2010 12:43 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:andremega
Interessante...Gostaría de ler essa dissertação...
Abç


Infelizmente eu lembro da professora falando, mas não de onde a aluna teria publicado essa tese. Não tenho certeza se foi pela UniRio e nem se foi publicado em alguma revista especializada (normalmente é, não?). São quase 10 anos, né...

Mas estarei no Rio esses dias e vou tentar descobrir algo. Eu confesso que também sempre quis ler esse trabalho todo. A professora dizia que era muito interessante e revelador(!).
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Mayo Pamplona Qua Mar 31, 2010 1:41 am

andremega escreveu:Não li o texto dele, mas nos debates ele colocava que o funk carioca nada mais era do que o resumo do cotidiano da favela, e como tal, tinha "qualidade técnica" similiar ao nivel de conhecimento técnico e cultural dos envolvidos. Por isso vozes desafinadas, erros crassos

Olha Andre, o Cartola, entre muitos outros, veio da favela. Acho que esses argumentos da sua orientadora são bem combatidos apenas com essa lembrança, né?


andremega escreveu:Se vc considerar a mistura do Miami Bass com as batidas de terreiro, pode ser. Mas ainda não ouvi nada neste sentido, de ritmica e harmonicamente serem genuinamente brasileiras, até pq são samplers com raríssimas variações. Acredito que um gênero não seja feito do mesmo ritmo sempre, mas com variações

Mas qual seria o limite da genuinidade? O que faz algo ser genuíno? Eu não acho possível classificar objetivamente a música nem por qualidade nem por genuinidade. Existem sim muitas variações e estilos dentro do funk.

Mas aí a gente já cai no off topic.

O Festival de Montreaux é ou era tradicionalmente um festival com uma programação voltada originalmente pro jazz e pra trabalhos musicais que se aproximam esteticamente do jazz. Por isso uma estranheza tão grande do Tchan ou da Quebra Barraco tocarem por lá.

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por andremega Qua Mar 31, 2010 2:52 am

Mayo Pamplona escreveu:
andremega escreveu:Não li o texto dele, mas nos debates ele colocava que o funk carioca nada mais era do que o resumo do cotidiano da favela, e como tal, tinha "qualidade técnica" similiar ao nivel de conhecimento técnico e cultural dos envolvidos. Por isso vozes desafinadas, erros crassos

Olha Andre, o Cartola, entre muitos outros, veio da favela. Acho que esses argumentos da sua orientadora são bem combatidos apenas com essa lembrança, né?


andremega escreveu:Se vc considerar a mistura do Miami Bass com as batidas de terreiro, pode ser. Mas ainda não ouvi nada neste sentido, de ritmica e harmonicamente serem genuinamente brasileiras, até pq são samplers com raríssimas variações. Acredito que um gênero não seja feito do mesmo ritmo sempre, mas com variações

Mas qual seria o limite da genuinidade? O que faz algo ser genuíno? Eu não acho possível classificar objetivamente a música nem por qualidade nem por genuinidade. Existem sim muitas variações e estilos dentro do funk.

Mas aí a gente já cai no off topic.

O Festival de Montreaux é ou era tradicionalmente um festival com uma programação voltada originalmente pro jazz e pra trabalhos musicais que se aproximam esteticamente do jazz. Por isso uma estranheza tão grande do Tchan ou da Quebra Barraco tocarem por lá.



Cara, discordo da questao do Cartola. Ele era funcionario publico, o que, mesmo na epoca, era um diferencial. E outra: a realidade no tempo dele era completamente diferente da atual.




Dizer que algo não expressa a cultura local pq alguem destoa desta realidade seria como dizer que a ladainha nordestina não poderia ser aparentemente simples e tratar dos assuntos sobre seca e abandono em agumas de regiões do nordeste pq Hermeto Pascoal é do Agreste de Alagoas, ou o gauchesco não poder tratar de bombacha, chimarrao e boi pq o Radamés Gnattali era gaucho. Uma coisa não impede nem contradiz a outra. Noel era branco, classe média e foi um consagrado nome do samba, musica até então quase exclusivamente negra e do morro, completamente fora da realidade dele, em tese. Isso não tornou o samba musica do asfalto (posição ocupada depois pela Bossa Nova... observe as diferenças de harmonia, suas figuras princiapais de onde eram no Rio e as letras o que retratavam). Morro e asfalto no Rio falam até linguas diferentes, são nações distintas dividindo o mesmo espaço geografico. Para genios não existem barreiras nem contextos. Isso só server para nós, réles mortais.

Outra coisa: os pontos observados são distintos: na teoria do colega de faculdade, o funk seria expressão da cultura do ambiente (porém não a unica). Basta passar um dia numa favela (nem precisa ser uma do Rio) pra ver que não é distante do proibidão. As imagens de Wagner Love acompanhado de bandidos fortemente armados na Rocinha (um deles morto em "combate" dias depois pela policia), amplamente divulgadas por todo o pais, comprovam isso. E ele tembém não exclui outras formas de expressão cultural, somente é uma delas. Agora, não significa que todo morador que corre de tiro é bandido, aculturado e analfabeto, mas muitos lidam com isso no dia a dia. Como qualquer gênero, o proibidão tem seu publico alvo e não é unanimidade em seu berço. E nem toda favela é "classe média" como a Rocinha...

E isso se tratando de estilo proibidao. O proprio funk tem vários estilos, que também são expressão cultural dessas comunidades. O samba ainda vive no morro, mesmo que com ajuda de aparelhos. Expressão cultural do local também, mas tratando de outros assuntos.


Sobre a genuinade do Funk, realmente percebe-se uma diferenciação nesses 30 anos, mas como disse lá em cima, não tenho mais condições de analisar isso (se é que tive algum dia!). Talvez não se encontre algo parecido pelo mundo, o que lhe daria condições de ser considerado genero brasileiro...


E o jazz... acho que há muitos anos ele vem absorvendo elementos estranhos às suas origens. Não sei, mas o titulo me parece mais sinônimo de vanguardismo do que genreo musical, na atualidade. Talvez isso ajude a explicar o inexplicavel! :-)
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por edu_carvalho Qua Mar 31, 2010 8:56 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:andremega
Interessante...Gostaría de ler essa dissertação...
Abç

[2] scratch

[ ]´s
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Mayo Pamplona Qua Mar 31, 2010 10:03 pm

Andre, o Cartola não era bem uma exceção no sentido da educação e cultura. Claro que era no sentido musical, pra mim o maior sambista até hoje.

Na verdade o que você disse posteriormente parece que nos faz entrar em acordo. Eu vivo numa favela aqui no Rio. Uma favela da Zona Sul, é verdade, mas vejo de perto o que acontece no cotidiano. Não se resumea baixarias, como o funk reflete. O funk reflete uma pequena parte, dominante mas pequena, do cotidiano da favela. Não é demagogia minha, só acho que deve-se tomar cuidado extremo ao falar sobre esse assunto. Mas parece que estamos de acordo pelo que você disse depois, aprofundando no assunto.

Curiosamente, nas favelas da Zona Sul o funk é tão dominante que praticamente extinguiu o samba. Aqui no Cantagalo só sobrevive um pagodezinho meia boca, que eu chamo carinhosamente de pagodão atonal. Provavelmente existem muitos músicos bons por aqui, mas a cultura geral dominante é mesmo o pobre funk e esses músicos ficam soterrados. Creio que isso vá mudando com a recente ausência do tráfico organizado, que é o principal responsável por essa dominância do funk. No subúrbio o samba está bem vivo e reflete, com muita qualidade técnica musical, o cotidiano.

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Eliezer (Zé) Qua Abr 07, 2010 9:20 pm

Ressuscitando o tópico, porque achei a discussão muito interessante.
Realmente, no caso do É o Tchan, havia ali, RITMICAMENTE, algo que expressava a riqueza musical de nosso país. E esse é um elemento que sem dúvidas faz com que os gringos admirem tanto nossa música. Talvez isso, aliado ao fato de ser o que estava em evidência na época, explique a participação do grupo no festival.
Muitos músicas consideradas "ruins" e de "baixa qualidade", como o Tchan, o pagode, a Swingueira, a banda Calypso, o "forró moderno" da Aviões do Forró e derivados, tem uma riqueza rítmica muito grande. Mas o que as faz serem consideradas ruins? Se analisarmos, a resposta seria: a qualidade das letras, o lado lírico da coisa.
Porém, são músicas feitas visando o ato de dançar, e por isso não há uma preocupação em se fazer boas letras. Se formos analisar, as letras praticamente nunca foram preocupação séria para as músicas dançantes. Muitos Funks (não o carioca, o norte-americano, Motown e etc), que eu acredito que num fórum de baixo muita gente curte (eu curto), se formos ver a tradução das letras em várias músicas (pode haver excessões), constataremos que não tem nada de muito profundo ou rebuscado ali. Nem por isso consideramos de baixa qualidade. Ou seja: o lance lá é o groove, botar a galera pra dançar.
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Eliezer (Zé) Qua Abr 07, 2010 9:30 pm

Sobre essa questão, eu tenho uma opinião, e a faço através do auxílio de uma analogia com o Big Brother: É um programa que não tem nada a acrescentar? é. Tem muita futilidade ali? tem. É considerado um programa de qualidade? não.
Mas é um programa que não precisa que o telespectador tenha uma bagagem imensa pra acompanhar, porque não tem nenhuma complexidade ali. Ou seja, o cidadão chega em casa cansado do trabalho e vai ver porque é algo que não o faz pensar muito, não exige dele questionamentos complexos, intelectuais, filosóficos, não o faz refletir ou "forçar" uma cabeça já cansada. É só entretenimento. E depois de um dia difícil, é o que lhe serve.
O problema é quando deixa de ser uma mera distração e passa ser a vida da pessoa. Aí vem a torcida fanática por um participante, defendendo-o com unhas e dentes, discussões acaloradas sobre o programa, não falar de outra coisa a não ser isso, enfim: viver aquilo.
Com essas músicas ditas "ruins", que na verdade são descompromissadas com a questão lírica (a ênfase é mais na dança, no ritmo) acontece o mesmo: o cidadão só ouve aquilo. E mais nada. Fora que a mídia também só empurra essas músicas. Aí vira um ciclo...
É isso, é o que penso. O problema está na monopolização. No ato de se prender a só uns poucos estilos. Seria muito bom se todos tivessem seu espaço, porque música de qualidade no sentido lírico a gente tem e nós aqui do fórum sabemos...

Em tempo: não assisto a nenhum Big Brother, hein, foi só uma analogia... hehehehehe
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Eliezer (Zé) Qua Abr 07, 2010 9:32 pm

Foi mal o texto grande, mas é porque tentei argumentar...
E essa é uma discussão boa e bem relevante. ótimo tópico!


Última edição por Eliezer (Zé) em Qua Abr 07, 2010 9:34 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : repetição)
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência Empty Re: Decadência

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos