Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Decadência

+18
Andrezinho
Henrique Alencar
allexcosta
Tiago Bass
URSOBHZ
Lapetina
Cantão
leandrosf89
DUDUBASS
Amagomes
Toninho (Tequeba)
Steve Albini
Nando Vasques
Binão
LuCaSbass
Mayo Pamplona
edu_carvalho
Mauricio Luiz Bertola
22 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Decadência - Página 2 Empty Re: Decadência

Mensagem por webercar Qui Abr 08, 2010 1:32 pm

Mayo Pamplona escreveu:Andre, o Cartola não era bem uma exceção no sentido da educação e cultura. Claro que era no sentido musical, pra mim o maior sambista até hoje.

Na verdade o que você disse posteriormente parece que nos faz entrar em acordo. Eu vivo numa favela aqui no Rio. Uma favela da Zona Sul, é verdade, mas vejo de perto o que acontece no cotidiano. Não se resumea baixarias, como o funk reflete. O funk reflete uma pequena parte, dominante mas pequena, do cotidiano da favela. Não é demagogia minha, só acho que deve-se tomar cuidado extremo ao falar sobre esse assunto. Mas parece que estamos de acordo pelo que você disse depois, aprofundando no assunto.

Curiosamente, nas favelas da Zona Sul o funk é tão dominante que praticamente extinguiu o samba. Aqui no Cantagalo só sobrevive um pagodezinho meia boca, que eu chamo carinhosamente de pagodão atonal. Provavelmente existem muitos músicos bons por aqui, mas a cultura geral dominante é mesmo o pobre funk e esses músicos ficam soterrados. Creio que isso vá mudando com a recente ausência do tráfico organizado, que é o principal responsável por essa dominância do funk. No subúrbio o samba está bem vivo e reflete, com muita qualidade técnica musical, o cotidiano.

Correta a sua análise Pamplona. É só observar q todas as escolas de samba do grupo principal não são da zona Sul. A única q, de vez em qdo, sobe é a São Clemente que é de Botafogo, mesmo assim sua quadra de ensaio é na Av. Pres. Vargas perto da Pça da Bandeira que é na zona Norte. Todos os sambistas famosos vieram de comunidades do Suburbio, zona Norte, zona Oeste.

Abraços...
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência - Página 2 Empty Re: Decadência

Mensagem por andremega Seg Abr 12, 2010 8:48 pm

edu_carvalho escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:andremega
Interessante...Gostaría de ler essa dissertação...
Abç

[2] scratch

[ ]´s


Não li, mas acho que é essa, por ser da mesma epóca e, salvo engano, o nome da autora era Monica::

http://books.google.com.br/books?id=-c3sJfj-dWAC&pg=PP11&lpg=PP11&dq=tese+artigo+mestrado+tchan&source=bl&ots=fGtRyOJVnZ&sig=ev7tn2Bk8EVycd9RyRllT86BZLo&hl=pt-BR&ei=vLDDS5HvBISQuAfyl4HSBg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=2&ved=0CAoQ6AEwAQ#v=onepage&q&f=false
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência - Página 2 Empty Re: Decadência

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Abr 12, 2010 9:07 pm

Obrigado André.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência - Página 2 Empty Re: Decadência

Mensagem por andremega Ter Abr 13, 2010 1:27 am

webercar escreveu:
Mayo Pamplona escreveu:Andre, o Cartola não era bem uma exceção no sentido da educação e cultura. Claro que era no sentido musical, pra mim o maior sambista até hoje.

Na verdade o que você disse posteriormente parece que nos faz entrar em acordo. Eu vivo numa favela aqui no Rio. Uma favela da Zona Sul, é verdade, mas vejo de perto o que acontece no cotidiano. Não se resumea baixarias, como o funk reflete. O funk reflete uma pequena parte, dominante mas pequena, do cotidiano da favela. Não é demagogia minha, só acho que deve-se tomar cuidado extremo ao falar sobre esse assunto. Mas parece que estamos de acordo pelo que você disse depois, aprofundando no assunto.

Curiosamente, nas favelas da Zona Sul o funk é tão dominante que praticamente extinguiu o samba. Aqui no Cantagalo só sobrevive um pagodezinho meia boca, que eu chamo carinhosamente de pagodão atonal. Provavelmente existem muitos músicos bons por aqui, mas a cultura geral dominante é mesmo o pobre funk e esses músicos ficam soterrados. Creio que isso vá mudando com a recente ausência do tráfico organizado, que é o principal responsável por essa dominância do funk. No subúrbio o samba está bem vivo e reflete, com muita qualidade técnica musical, o cotidiano.

Correta a sua análise Pamplona. É só observar q todas as escolas de samba do grupo principal não são da zona Sul. A única q, de vez em qdo, sobe é a São Clemente que é de Botafogo, mesmo assim sua quadra de ensaio é na Av. Pres. Vargas perto da Pça da Bandeira que é na zona Norte. Todos os sambistas famosos vieram de comunidades do Suburbio, zona Norte, zona Oeste.

Abraços...


Galera, só uma coisa: eu confundi completamente cartola com pixinguinha. Gafe imperdoável.

Mayo: cara, comunidade na Zona Sul pode ter os seus problemas, mas é classe média, né? A Rocinha de comunidade só tem o nome, por exemplo. poke

Agora falando serio: não cabe a mim desmerecer nada, até pq comecei a polemica justamente defendendo o som que sempre foi discriminado, que é o som da senzala. O funk proibidao não poderia retratar a realidade dos condominios da barra, mas pode ser feito, retratando a realidade de alguma comunidade, por alguem de lá. São coisas diferentes. O som da Barra tem mais a ver com noitada, festa praia e tal, a realidade do povo de lá.

Toda musica é fruto de um contexto, mas não é a unica expressao dele. Por isso vamos achar de tudo em todos os lugares. Nas comunidades teremos o divertido partido alto, o pagode romantico, o samba-enredo nas quadras mas também o funk em suas várias expressões, desde os comédia como a Dona Gigi, os que são feitos pra playboyzada do asfalto que vai pro baile até os patrocinados pelos "patrões" do "movimento", os discutidos proibidões. Tudo no mesmo lugar, e todos retratam a relalidade daquele contexto, com visões e temas distintos. So isso. Esta era a tese defendida pelo colega, e por isso ele afirmar que era fruto da realidade da comunidade.
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Decadência - Página 2 Empty Re: Decadência

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos