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Dúvida básica em escalas menores.

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Dúvida básica em escalas menores. Empty Dúvida básica em escalas menores.

Mensagem por AmandaShasta Sex Abr 30, 2010 3:34 pm

Eu estou pensando dessa maneira. Está correto?

Escala menor natural = Modo Grego Eólio.

Escala menor harmônica = Modo Grego Eólio com a sétima aumentada.

Escala menor melódica = Modo Grego Dórico com a sétima aumentada.

Wink
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Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 30, 2010 3:42 pm

Sei que vai parecer chatice mas o mais correto é com sétima maior!
Eu acho mais bacana associar sempre com a menor natural, ou se preferir eólia

Escala menor natural = Modo Grego Eólio.

Escala menor harmônica = Modo Grego Eólio (ou escala menor natural) com a sétima maior.

Escala menor melódica = Modo Grego Eólio (ou escala menor natural) com a 6 e 7 maiores.

Mas isso pode ser visto sobre vários pontos de vista e prefiro não complicar mas outro bem usado é ver a menor melódica como a maior com a 3 menor, que acho mais estranho mas esta correto também!!
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Mensagem por AmandaShasta Sex Abr 30, 2010 4:01 pm

Ok, então 7 maior. Smile

Mas no caso abaixo está correto? A escala fica certa?

Escala menor natural = Modo Grego Eólio.

Escala menor harmônica = Modo Grego Eólio com a sétima MAIOR.

Escala menor melódica = Modo Grego Dórico com a sétima MAIOR.

Independente de gosto e preferências... Como descrito acima está correto? Ou dizendo assim:
Se eu tocar um Dórico, porém com a sétima maior é como se eu estivesse tocando a escala menor melódica?


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Mensagem por LuCaSbass Sex Abr 30, 2010 4:05 pm

AmandaShasta escreveu:
Se eu tocar um Dórico, porém com a sétima maior é como se eu estivesse tocando a escala menor melódica?
Não é como voce estivesse, mas você estará tocando a menor melódica. Agora dentro dela tem mais modos tbm...

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Mensagem por AmandaShasta Sex Abr 30, 2010 4:23 pm

LuCaSbass escreveu:
AmandaShasta escreveu:
Se eu tocar um Dórico, porém com a sétima maior é como se eu estivesse tocando a escala menor melódica?
Não é como voce estivesse, mas você estará tocando a menor melódica. Agora dentro dela tem mais modos tbm...

Shocked Quero mais...
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Mensagem por LuCaSbass Sex Abr 30, 2010 4:28 pm

AmandaShasta escreveu:
LuCaSbass escreveu:
AmandaShasta escreveu:
Se eu tocar um Dórico, porém com a sétima maior é como se eu estivesse tocando a escala menor melódica?
Não é como voce estivesse, mas você estará tocando a menor melódica. Agora dentro dela tem mais modos tbm...

Shocked Quero mais...
Compra o livro do Nico, 'Bass Solo' que tem tudo explicado... vale a pena.

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Mensagem por Bhernardo Sex Abr 30, 2010 4:30 pm

Amanda, é que assim, da mesma maneira que o modo maior tem seus modos gregos e seu campo harmônico (além dos campos harmônicos dos seus modos, que são a mesma coisa mas começando por notas diferentes), a escala menor melódica e a escala menor harmônica tem seus modos e campo harmônico também, com algumas pequenas alterações em uma nota ou outra em relação ao campo harmônico maior.(galera que manja, se eu tiver errado me corrijam).
Eu ainda vou começar a estudar isso com o livro do Nico, o Bass Solo, que por acaso é um livro muito bom e explica os campos harmônicos e as escalas muito bem ^^
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Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 30, 2010 4:34 pm

LuCaSbass escreveu:
AmandaShasta escreveu:
Se eu tocar um Dórico, porém com a sétima maior é como se eu estivesse tocando a escala menor melódica?
Não é como voce estivesse, mas você estará tocando a menor melódica. Agora dentro dela tem mais modos tbm...

Perfeito Lucas!

Amanda a dica que dou é estude bem e se acostume com a sonoridade da maior e das menores que o resto vem fácil.
Muita gente mistifica muito o lance dos modos e a não ser para tocar música modal acabo relacionando tudo mais com a maior e as menores mesmo.
Saber todas as formações e intervalos sem saber o som não ajuda muito mas da forma que esta fazendo relacionando as informações é bem construtivo e vai te dar segurança. Se possível procure relacionar com o seu repertório também.
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Mensagem por AmandaShasta Sex Abr 30, 2010 4:42 pm

Poxa, valeu pelos comentários! Mas agora eu estou com mais dúvidas.

Os modos gregos (Jônio, Dórico, Frígio, etc...) são da escala maior e menor natural. Certo?

Quais são os modos da escala menor harmônica?

E quais são os modos da escala menor melódica?
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Mensagem por Bhernardo Sex Abr 30, 2010 5:14 pm

- Na verdade, a escala maior e menor SÃO modos gregos que pertecem ao Modo Maior ;D, e seus Campo Harmônicos são iguais, porém o Maior começa com a 1ª e o menor com a 6ª nota do Campo Harmônico Maior.

As outras duas eu não sei responder, desculpa ai =P
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Mensagem por LuCaSbass Sex Abr 30, 2010 5:35 pm

AmandaShasta escreveu:
Quais são os modos da escala menor harmônica?

E quais são os modos da escala menor melódica?
De cabeça eu sei o nome de poucos, masé bom ver no livro no Nico, apesar de achar que saber tocar a escala no braço inteiro é bem mais útil.
V modo da menor harmônica - Frígio Maior
VII modo da menor harmônica - Diminuto do 7º grau

IV modo da melodica - lídio bemol 7
VII modo da melódica - superlócrio ou escala alterada.

Os outros são somente alterações dos modos da escala maior, como "eólio bemol 5", "Jônico 5ª aumentada" e etc.

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Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 30, 2010 5:44 pm

Pois é confesso que deu preguiça de escrever tudo aqui. Não penso em mais do que meia dúzia deles!!Rsss
Mas vou scanear de algum lugar e posto já já.
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Mensagem por The Viper Sex Abr 30, 2010 10:00 pm

Espiritos escreveu: Viper saia desse tópico, voce não esta pronto para isso.

Vou sair antes que eu fique com sequelas, eu mal sei o que é uma escala pentatonica... Shocked

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Mensagem por Thales_Sr Sex Abr 30, 2010 10:41 pm

Vou sair antes que eu fique com sequelas, eu mal sei o que é uma escala pentatonica... Shocked
kkkk

É bom estudar esses modos e, principalmente, aprender a sonoridade deles. Mais importante que saber que a escala maior é T T ST T T T ST, é saber como ela soa. Daí, quando você ouvir numa musica essa sonoridade, já sabe que é uma escala maior que está sendo tocada ali, e fica mais fácil de "tirar" as músicas.

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Mensagem por allexcosta Sáb maio 01, 2010 4:00 am

Menor melódica descende natural não é?

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Mensagem por fma Sáb maio 01, 2010 10:55 am

Tem isso também... embora esse lance de voltar natural esteja bem ligado a música clássica, mas é verdade, menor melódica volta natural (eólio). Quando a menor melódica volta do mesmo jeito (com 7M e 6M), chama-se escala bachiana.


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Mensagem por Fernando Zadá Sáb maio 01, 2010 12:58 pm

É isso mesmo mas na prática pra improvisação não uso ela voltando natural.
Alguém ai usa?
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Mensagem por fma Seg maio 03, 2010 10:37 am

Nada... eu penso pouco em modos e qdo o faço não sai mto de alguns dos modos da escala maior, as vezes com alguma alteração.
A utilidade desse lance de escala menor melódica voltar natural é no caso de prova, concurso, etc huahauhauh
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Mensagem por Jr. Primata Seg maio 03, 2010 11:52 am

fma escreveu:Nada... eu penso pouco em modos e qdo o faço não sai mto de alguns dos modos da escala maior, as vezes com alguma alteração.
A utilidade desse lance de escala menor melódica voltar natural é no caso de prova, concurso, etc huahauhauh

Deixa eu mandar um chorus também!!!!

Em música popular não se usa a regra de ascender e retornar com intervalos diferentes. Isso é da época em que a igreja ditava as normas, considerando determinados intervalos com "evocações do coisa ruim".
Na improvisação, esse raciocínio pode ser utilizado como efeito. Por exemplo: se em uma determinada harmonia nos deparamos com um acorde Am7M (lá maior com 7a maior), aplicar uma melodia descendente menor natural causaria inevitavelmente um choque entres as sétimas (menor e maior). Se isso é intencional, beleza!!! Mas, se aplicada por descuido ou desconhecimento, essa idéia soará no mínimo "exótica" rsrs. O que fica claro nesse exemplo é que, usando ou não, para se aplicar ou não tal idéia é preciso conhecimento.
Dessa forma, assim como todos os demais fundamentos (leitura, técnica, sonoridade, expressão, criatividade etc), harmonia requer dedicação e estudo, principalmente para quem é ou almeja ser improvisador ou arranjador.

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Mensagem por AmandaShasta Qui maio 20, 2010 2:33 pm

Então resumindo: Se eu me dedicar aos modos gregos e pentas eu vou tocar 90% das músicas que tocam por aí?
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Mensagem por Edu Fettermann Qui maio 20, 2010 3:16 pm

^ Depende do que você chama de "música que toca por aí". Estudando isso, você se vira legal, isso é fato.
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Mensagem por drews Qui maio 20, 2010 3:34 pm

Me viro bem com maiores, menores, pentatõnicas e uns eventuais cromatismos...
Mas estudar os modos abriu meus horizontes!
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Mensagem por AmandaShasta Qui maio 20, 2010 3:41 pm

Edu Fettermann escreveu:^ Depende do que você chama de "música que toca por aí". Estudando isso, você se vira legal, isso é fato.

Ahh vai.. Você sabe o que é "música que toca por aí". Wink Não preciso explicar. Smile
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Mensagem por Fernando Zadá Qui maio 20, 2010 5:04 pm

AmandaShasta escreveu:Então resumindo: Se eu me dedicar aos modos gregos e pentas eu vou tocar 90% das músicas que tocam por aí?

Eu diria pra se dedicar as escalas maiores, menores e pentatônicas.
E o que talvez faça mais a diferença ao estudo dos arpejos dos campos harmônicos maiores e menores.
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Mensagem por Edu Fettermann Sex maio 21, 2010 3:04 pm

AmandaShasta escreveu:
Edu Fettermann escreveu:^ Depende do que você chama de "música que toca por aí". Estudando isso, você se vira legal, isso é fato.

Ahh vai.. Você sabe o que é "música que toca por aí". Wink Não preciso explicar. Smile

É que por "aqui" (ou seja, no meu celular e no meu som), toca umas coisas mais complexas Laughing. Mas toca sim, MUITA coisa do que toca por aí você consegue tocar só na base dos modos menores, maiores e pentas.
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Mensagem por luizribeiro Sex maio 28, 2010 1:35 pm

Jr. Primata escreveu:
fma escreveu:Nada... eu penso pouco em modos e qdo o faço não sai mto de alguns dos modos da escala maior, as vezes com alguma alteração.
A utilidade desse lance de escala menor melódica voltar natural é no caso de prova, concurso, etc huahauhauh

Deixa eu mandar um chorus também!!!!

Em música popular não se usa a regra de ascender e retornar com intervalos diferentes. Isso é da época em que a igreja ditava as normas, considerando determinados intervalos com "evocações do coisa ruim".
Na improvisação, esse raciocínio pode ser utilizado como efeito. Por exemplo: se em uma determinada harmonia nos deparamos com um acorde Am7M (lá maior com 7a maior), aplicar uma melodia descendente menor natural causaria inevitavelmente um choque entres as sétimas (menor e maior). Se isso é intencional, beleza!!! Mas, se aplicada por descuido ou desconhecimento, essa idéia soará no mínimo "exótica" rsrs. O que fica claro nesse exemplo é que, usando ou não, para se aplicar ou não tal idéia é preciso conhecimento.
Dessa forma, assim como todos os demais fundamentos (leitura, técnica, sonoridade, expressão, criatividade etc), harmonia requer dedicação e estudo, principalmente para quem é ou almeja ser improvisador ou arranjador.

Você está enganado a escala menor melódica nada tem com a igreja. Ela tem sétima maior quando está em direção ascendente pelo simples fato da resolução da sétima maior na tônica.
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Mensagem por Convidado Sáb maio 29, 2010 1:07 am

^

O que o Primata quer dizer é o seguinte:

Digamos que tenhamos um acorde relacionado à menor melódica... Um exemplo - Am7M(6)

A escala desse acorde (como a cifra diz), seria construída da seguinte forma: 1 2 b3 4 5 6 7+ - ou seja, A menor melódica.

Pois bem, não interessa se está subindo, descendo, dando cambalhota ou seja lá o que for, esse acorde tem 6a e 7a maiores... Essa é a forma como a escala menor melódica é usada em música popular.

Outro acorde que usaria as mesmas notas: D13(#11). As notas da escala desse acorde são D E F# G# A B C - exatamente as mesmas de A menor melódico (esse acorde é o quarto grau do campo harmônico). Então seria a mesma coisa, não tem essa de ascendente ou descendente, as notas, a sonoridade é a mesma.

Essa é a forma de pensar de alguém que relaciona tudo isso mais com improvisação e arranjo (como o Primata falou), do que com regras de construção ou aproximação da sensível pra tônica e etc...

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Mensagem por luizribeiro Sáb maio 29, 2010 3:21 am

Só estava me referindo a menção que ele fez a escala menor melódica ter esse formato pois a igreja era contra algum intervalo dela. A igreja era contra o tritono.
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Mensagem por Jr. Primata Sáb maio 29, 2010 8:19 am

luizribeiro escreveu:Só estava me referindo a menção que ele fez a escala menor melódica ter esse formato pois a igreja era contra algum intervalo dela. A igreja era contra o tritono.

... Deixe-me ver... Haveria um trítono na escala menor melódica???? ... iiiixe, tem sim!!!
Muito útil! Grande contribuição, caro Luiz.

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Mensagem por Convidado Sáb maio 29, 2010 12:05 pm

luizribeiro escreveu:Só estava me referindo a menção que ele fez a escala menor melódica ter esse formato pois a igreja era contra algum intervalo dela. A igreja era contra o tritono.

Eu sei Luiz, mas é que essa explicação da resolução da sensível na tônica nao esclarece muita coisa, na verdade só confunde quem quer a prender as particularidades das escalas menores... É um dado que a meu ver, não acrescenta muito, por isso fui enfático no meu comentário. Sou bem xiita com relação a algumas divagações teóricas, pois realmente acho que teoria é bom, mas só aquela que ajuda a gente na prática. Desculpe se fui meio ranzinza no meu comentário! hehe

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Mensagem por luizribeiro Sáb maio 29, 2010 3:59 pm

Primata, em algum momento eu falei que a Escala menor melodica foi proibida pela igreja? Ou que na escala menor melodica nao tinha tritono? Eu disse que a igreja tinha um problema com o tritono. E pelo contrario eu assumi que voce sabia que o uso da setima maior exatamente gera o tritono, e dai pensei que ficaria claro que a escala menor melodica nao tem nada com a igreja, pelo motivo que explico agora. Para mim eh meio obvio que a igreja so proibiu o uso do tritono na musica medieval e renascentista, pois a partir do momento que existiu o desenvolvimento da tonalidade e o uso de escalas diatonicas era inevitavel os tons dissonantes, entao o tritono era usado a torto e a direita. E quando existiu o desenvolvimento da tonalidade? Na musica barroca. Que era exatamente quando TODOS os compositores trabalhavam para a igreja, nao exisita mais o discernimento entre musica sacra e profana.
Guarde sua ironia pra voce, nao quis te ofender em momento algum, e se voce se ofendeu me desculpe, mas nao aceito esse tipo de tratamento. O que eu fiz foi somente corrigir uma informacao errada que voce estava passando. Nao quero ficar de briguinhas aqui, acho isso bem imaturo.


Última edição por luizribeiro em Sáb maio 29, 2010 5:17 pm, editado 2 vez(es)
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Mensagem por luizribeiro Sáb maio 29, 2010 4:06 pm

Sá Reston escreveu:
luizribeiro escreveu:Só estava me referindo a menção que ele fez a escala menor melódica ter esse formato pois a igreja era contra algum intervalo dela. A igreja era contra o tritono.

Eu sei Luiz, mas é que essa explicação da resolução da sensível na tônica nao esclarece muita coisa, na verdade só confunde quem quer a prender as particularidades das escalas menores... É um dado que a meu ver, não acrescenta muito, por isso fui enfático no meu comentário. Sou bem xiita com relação a algumas divagações teóricas, pois realmente acho que teoria é bom, mas só aquela que ajuda a gente na prática. Desculpe se fui meio ranzinza no meu comentário! hehe

Entendo perfeitamente tudo que voce disse, e de fato na musica popular o nao existe diferenca entre escala menor melodica e escala bachiana.
Eu tento simplificar sempre, e sempre que eu vou improvisar ao invez de pensar em notas eu penso no sentido, e saber que a escala menor melodica tem essa "sensacao" sempre me ajudou. Gosto de agregar outros sentidos a musica. Acho que devemos compreender perfeitamente toda a teoria, para depois deixa-la de lado!
Mas estou desvirtuando o topico, e vou parar por aqui!
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Mensagem por Jr. Primata Dom maio 30, 2010 1:12 pm

luizribeiro escreveu:Primata, em algum momento eu falei que a Escala menor melodica foi proibida pela igreja? Ou que na escala menor melodica nao tinha tritono? Eu disse que a igreja tinha um problema com o tritono. E pelo contrario eu assumi que voce sabia que o uso da setima maior exatamente gera o tritono, e dai pensei que ficaria claro que a escala menor melodica nao tem nada com a igreja, pelo motivo que explico agora. Para mim eh meio obvio que a igreja so proibiu o uso do tritono na musica medieval e renascentista, pois a partir do momento que existiu o desenvolvimento da tonalidade e o uso de escalas diatonicas era inevitavel os tons dissonantes, entao o tritono era usado a torto e a direita. E quando existiu o desenvolvimento da tonalidade? Na musica barroca. Que era exatamente quando TODOS os compositores trabalhavam para a igreja, nao exisita mais o discernimento entre musica sacra e profana.
Guarde sua ironia pra voce, nao quis te ofender em momento algum, e se voce se ofendeu me desculpe, mas nao aceito esse tipo de tratamento. O que eu fiz foi somente corrigir uma informacao errada que voce estava passando. Nao quero ficar de briguinhas aqui, acho isso bem imaturo.

Caro Luiz,

Embora fugindo da discussão original, sua explanação histórica sobre o tonalismo foi bem mais pertinente que a primeira, a qual você iniciou com a afirmação "você está enganado.", sem indicar onde minha contribuição se equivocava. Em nenhum momento contradisse qualquer momento da história da música. Se por ventura a informação que postei não teve caráter estritamente histórico, isso se deve ao fato de, NESTE TÓPICO, esta não ser imprescindível.

Concordo com você também que nosso fórum não tem como objetivos embates inúteis. Devemos sempre compartilhar conhecimentos e experiências. Infelizmente, preconceitos, vaidades e frustrações muitas vezes permeiam algumas colocações e acabam gerando esse tipo de réplica.

Por fim, aceito suas desculpas. Contudo gostaria de sugerir mais cuidado com suas colocações, pois é muito curiosa essa facilidade que você tem de polemizar. Reflita bem antes de postá-las. Esta não foi a primeira vez que suas contribuições maduras causaram "briguinhas".

Espero que nos encontremos em discussões positivas no futuro.
Muita música

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Mensagem por AmandaShasta Ter Jun 01, 2010 11:50 am

Adoro quando as pessoas se entendem. I love you

Eu tenho estudado bastante os modos, assim que eu tiver alguma novidade eu posto pra vcs.

Valeu pelo Help.
Fui!
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Mensagem por pedrohrnh Sex Set 23, 2011 6:48 pm

Fernando Zadá percebi que vc cometeu um erro bem comum enquanto respondia a pergunta da AmandaShasta usando o termo "escala menor natural" quando na verdade deveria usar apenas "escala menor primitiva" não querendo ser chato, mas este nome só se aplica à escala modelo de Lá menor, pois é a única composta apenas por notas naturais... o certo é primitiva (ou tbm cm alguns chamam "escala pura")..
Por isso, a não ser q vc tivese se referindo apenas a escala de la menor vc errou. Espero q não esteja sendo chato, só to dando um toque.. Smile

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Dúvida básica em escalas menores. Empty Re: Dúvida básica em escalas menores.

Mensagem por allexcosta Sex Set 23, 2011 6:55 pm

pedrohrnh escreveu:Fernando Zadá percebi que vc cometeu um erro bem comum enquanto respondia a pergunta da AmandaShasta usando o termo "escala menor natural" quando na verdade deveria usar apenas "escala menor primitiva" não querendo ser chato, mas este nome só se aplica à escala modelo de Lá menor, pois é a única composta apenas por notas naturais... o certo é primitiva (ou tbm cm alguns chamam "escala pura")..
Por isso, a não ser q vc tivese se referindo apenas a escala de la menor vc errou. Espero q não esteja sendo chato, só to dando um toque.. Smile

Oi, tudo bem? Bem-vindo ao fórum.

A expressão "escala menor natural" é amplamente usada e aceita mundo afora. Com certeza bem mais usada que "escala menor primitiva".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_menor
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terminologia_musical

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Dúvida básica em escalas menores. Empty Re: Dúvida básica em escalas menores.

Mensagem por pedrohrnh Sex Set 23, 2011 7:07 pm

se muitas pessoas começarem a falar que 2+2 é 5 a resposta deixa de ser 4? espero que vc entenda oq quiz dizer.. o termo natural é usado na nomeclatura das escalas para se referir as notas A B C D E F G (notas sem acidentes)(exemplo: a escala de sol maior primitiva naum é natural pois possui acidente. "F#"), assim temos apenas escala maior natural de C e respectivamente de seu grau relativo la menor.. isso é teoria musical basica.. naum to querendo ser chato, e acho q vc me entendeu.. desculpa qualquer coisa :/

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Dúvida básica em escalas menores. Empty Re: Dúvida básica em escalas menores.

Mensagem por Convidado Sex Set 23, 2011 7:12 pm

Isso aí Pedro vc está certo, tá todo mundo errado. (inclusive praticamente todos os métodos de teoria musical) Parabéns! up

Como o Allex disse, o termo se tornou corrente, e ao se falar escala menor natural, todo mundo sabe o que é. Perdeu (se é que um dia teve) essa relação com notas naturais ou não.

É que nem gilete... Nem todas são Gillette, mas todo mundo chama assim...

Eu nunca ouvi ninguém falar escala menor primitiva...

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Dúvida básica em escalas menores. Empty Re: Dúvida básica em escalas menores.

Mensagem por pedrohrnh Sex Set 23, 2011 7:32 pm

bom amigo Sá Reston, depende quais livros de teoria musical vc le.. pelo visto é qualquer um q acha na net, ou livros escritos por grande genios musicais, como os caras do restart ou o chimbinha uahsuhausahsuahsu... quando eu leio coisas como "Como o Allex disse, o termo se tornou corrente, e ao se falar escala menor natural, todo mundo sabe o que é. Perdeu (se é que um dia teve) essa relação com notas naturais ou não" entendo o porque o brasil é um grande produtor de lixo musical... se tu falasse isso no conservatório iriam ri da tu cara, mas como eu sou gente boa posso te manda um livros de teoria musical se vc quizer... Laughing


Última edição por pedrohrnh em Sex Set 23, 2011 7:36 pm, editado 1 vez(es)

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Dúvida básica em escalas menores. Empty Re: Dúvida básica em escalas menores.

Mensagem por Convidado Sex Set 23, 2011 7:34 pm

^ certo...

Troll clearly detected, I'm out.

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Dúvida básica em escalas menores. Empty Re: Dúvida básica em escalas menores.

Mensagem por Licas Sex Set 23, 2011 8:00 pm

pedrohrnh escreveu:bom amigo Sá Reston, depende quais livros de teoria musical vc le.. pelo visto é qualquer um q acha na net, ou livros escritos por grande genios musicais, como os caras do restart ou o chimbinha uahsuhausahsuahsu... quando eu leio coisas como "Como o Allex disse, o termo se tornou corrente, e ao se falar escala menor natural, todo mundo sabe o que é. Perdeu (se é que um dia teve) essa relação com notas naturais ou não" entendo o porque o brasil é um grande produtor de lixo musical... se tu falasse isso no conservatório iriam ri da tu cara, mas como eu sou gente boa posso te manda um livros de teoria musical se vc quizer... Laughing

ueheuheuihieuheiuhuiee... Acho que tu tem que mandar uns livros pro Sá mesmo, ele não manja muito não... :troll:
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Dúvida básica em escalas menores. Empty Re: Dúvida básica em escalas menores.

Mensagem por Tonante Sex Set 23, 2011 8:02 pm

É que o Sá aprendeu teoria nas liçoes da Cover Baixo... :troll:

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Dúvida básica em escalas menores. Empty Re: Dúvida básica em escalas menores.

Mensagem por Convidado Sex Set 23, 2011 8:07 pm

Tonante escreveu:É que o Sá aprendeu teoria nas liçoes da Cover Baixo... :troll:

Exatamente cara... Agora vou anunciar minha coleção completa nos classificados e ninguém vai querer comprar... Sad

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Dúvida básica em escalas menores. Empty Re: Dúvida básica em escalas menores.

Mensagem por Yngway Sex Set 23, 2011 8:19 pm

No fim não é tudo a mesma coisa?

Se um dia começarem a chamar o 4 de "cinco", 2+2 vai ser igual a 'cinco" do mesmo jeito.


pedrohrnh escreveu:se tu falasse isso no conservatório iriam ri da tu cara

Conservatório mais troll esse. Achei que ensinassem lá. :troll:

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Dúvida básica em escalas menores. Empty Re: Dúvida básica em escalas menores.

Mensagem por LuCaSbass Sex Set 23, 2011 8:23 pm

Cara, esse fórum me surpreende... Um dia eu aprendo que não devo afinar as oitavas de um fretless para me tornar experiente... Outro que não existe potênciometro paramétrico... e agora que se fala escala menor primitiva

FCCBR, te amo! :curti2:

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Dúvida básica em escalas menores. Empty Re: Dúvida básica em escalas menores.

Mensagem por Convidado Sex Set 23, 2011 8:27 pm

Yngway escreveu:
Se um dia começarem a chamar o 4 de "cinco", 2+2 vai ser igual a 'cinco" do mesmo jeito.

Dúvida básica em escalas menores. Genius

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Dúvida básica em escalas menores. Empty Re: Dúvida básica em escalas menores.

Mensagem por GilliamGatto Sex Set 23, 2011 8:32 pm

pedrohrnh escreveu:bom amigo Sá Reston, depende quais livros de teoria musical vc le.. pelo visto é qualquer um q acha na net, ou livros escritos por grande genios musicais, como os caras do restart ou o chimbinha uahsuhausahsuahsu... quando eu leio coisas como "Como o Allex disse, o termo se tornou corrente, e ao se falar escala menor natural, todo mundo sabe o que é. Perdeu (se é que um dia teve) essa relação com notas naturais ou não" entendo o porque o brasil é um grande produtor de lixo musical... se tu falasse isso no conservatório iriam ri da tu cara, mas como eu sou gente boa posso te manda um livros de teoria musical se vc quizer... Laughing



ahuahauhauhahauahhahauhauhauhauha
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Dúvida básica em escalas menores. Empty Re: Dúvida básica em escalas menores.

Mensagem por pedrohrnh Sex Set 23, 2011 8:33 pm

bah, se eu soubese q ia da essa confu eu nem tinha escrito nd shaushauhsa.. tava partiturando uma musica aqui e quando voltei me surpreendi, queria sabe se alguem ai tem o encore, to precisando dele aqui..

pedrohrnh
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Dúvida básica em escalas menores. Empty Re: Dúvida básica em escalas menores.

Mensagem por Convidado Sex Set 23, 2011 8:35 pm

uheuheuehueheuhe figura....

Se vc tiver o Finale dá pra importar... Pode dar alguns problemas, mas vale a tentativa.

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Dúvida básica em escalas menores. Empty Re: Dúvida básica em escalas menores.

Mensagem por Yngway Sex Set 23, 2011 8:37 pm

pedrohrnh escreveu:bah, se eu soubese q ia da essa confu eu nem tinha escrito nd shaushauhsa.. tava partiturando uma musica aqui e quando voltei me surpreendi, queria sabe se alguem ai tem o encore, to precisando dele aqui..

Você diz que está tudo errado, fala pra um forista que ele aprendeu com Ximbinha e acha que ninguém ia discordar? scratch

No mais, bem-vindo ao fórum. Estamos aqui pra discutir mesmo. É assim que se aprende. up

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