Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)

+3
Maurício_Expressão
SMR
luizzeross
7 participantes

Ir para baixo

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) Empty Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)

Mensagem por luizzeross Qui Jul 29, 2010 2:25 am

Pessoal, comprei um neck plate novo Fender, com logo "F" para aquele baixo Fender Standard azul escuro que fiz o review comparando com o SX aqui no forum. O vendedor me disse que serve tanto para guitarras quanto para baixos. Eu tirei o original, liso (o baixo eh 1998), e percebi que o novo eh mais fino e mais leve. Queria saber se isso pode dar alguma zica, ou se estou sendo paranoico demais. Algum luthier de plantão para esclarecer as duvidas?

Por via das duvidas e curiosidades do pessoal, aqui a foto de como ficou:


Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) IMG_3375

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) IMG_3377

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) IMG_3381


No aguardo! bounce
luizzeross
luizzeross
Membro

Mensagens : 581
Localização : DF

https://www.youtube.com/luizzeross

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) Empty Re: Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)

Mensagem por SMR Qui Jul 29, 2010 8:58 am

Creio q nao. TEnho um plate igual ao seu no meu jaguar. O original nao tinha o F.
SMR
SMR
Membro

Mensagens : 834
Localização : Fortaleza CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) Empty Re: Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Jul 29, 2010 12:26 pm

Cara... nunca tive uma guitarra Fender e nunca medi para ver diferenças no neck plate com relação aos baixos.
Agora fiquei até curioso. Verificarei isso no próximo ensaio de minha banda.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) Empty Re: Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)

Mensagem por SMR Qui Jul 29, 2010 1:54 pm

é do mesmo tamanho. O parafusos é q sao menores. Qdo comprei o plate, veio com parafusos para guitarra....bem menores !!
SMR
SMR
Membro

Mensagens : 834
Localização : Fortaleza CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) Empty Re: Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)

Mensagem por luizzeross Qui Jul 29, 2010 10:13 pm

Pois eh, agora vc me deu uma idea: vou demonstar denovo pra ver o tamanho dos parafusos... a principio pareceram o mesmo tamanho...
luizzeross
luizzeross
Membro

Mensagens : 581
Localização : DF

https://www.youtube.com/luizzeross

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) Empty Re: Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)

Mensagem por SMR Qua Ago 04, 2010 10:54 pm

luizzeross escreveu:Pois eh, agora vc me deu uma idea: vou demonstar denovo pra ver o tamanho dos parafusos... a principio pareceram o mesmo tamanho...
cara se o braço estiver bem preso e sem "sambar", desencana...
SMR
SMR
Membro

Mensagens : 834
Localização : Fortaleza CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) Empty Re: Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)

Mensagem por joaoortiz Ter Abr 03, 2012 10:07 am

Revivendo o tópico!! hehehe
Surgiu uma dúvida, usei a busca e vim parar aqui. Pra não abrir outro tópico, aproveito esse aqui mesmo.

Fazer um neck plate de acrílico, igual ao escudo do instrumento, é algo aconselhável? Qual a real função do neck plate? Estética ou mecânica?
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) Empty Re: Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)

Mensagem por allexcosta Ter Abr 03, 2012 10:11 am

joaoortiz escreveu:Fazer um neck plate de acrílico, igual ao escudo do instrumento, é algo aconselhável? Qual a real função do neck plate? Estética ou mecânica?

O neck-plate recebe bastante pressão do parafuso e se for de acrílico provavelmente vai rachar. É diferente do parafuso que vai no escudo, que é só de fixação.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) Empty Re: Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)

Mensagem por joaoortiz Ter Abr 03, 2012 10:15 am

allexcosta escreveu:
joaoortiz escreveu:Fazer um neck plate de acrílico, igual ao escudo do instrumento, é algo aconselhável? Qual a real função do neck plate? Estética ou mecânica?

O neck-plate recebe bastante pressão do parafuso e se for de acrílico provavelmente vai rachar. É diferente do parafuso que vai no escudo, que é só de fixação.

Foi o que imaginei.... mas queria uma segunda opinião hehe
Valeu! :curti:
joaoortiz
joaoortiz
Membro

Mensagens : 246
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) Empty Re: Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)

Mensagem por nasrodrigo Sex Set 07, 2018 6:05 pm

Boa noite, tenho uma duvida.

tenho um SX com neck plate com três parafusos e gostaria de saber se é interessante substituir por um com quatro parafusos? Melhora a rigidez do corpo do contrabaixo com o braço?

tenho a impressão que três parafusos não é o mais seguro já que a só vejo contrabaixo e guitarra com neck plate de quatro parafusos ou isso é só uma impressão de um leigo?

Desde já grato e Deus abençoe

nasrodrigo
Membro

Mensagens : 52
Localização : São Vicente

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) Empty Re: Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)

Mensagem por allexcosta Sex Set 07, 2018 6:11 pm

nasrodrigo escreveu:tenho a impressão que três parafusos não é o mais seguro já que a só vejo contrabaixo e guitarra com neck plate de quatro parafusos ou isso é só uma impressão de um leigo?

Não é só impressão. Número de parafusos influencia, mas não é o único parâmetro. Nos Fender que eram assim, o parafuso solitário era um parafuso de máquina que trabalhava em uma base de metal chumbada no braço. Veja foto:

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) 3-bolt-micro-tilt

É capaz desse sistema ser mais resistente que 4 parafusos de madeira, mas fato é que a Fender trocou nos anos 80.

Seu instrumento foi desenhado para ser do jeito que é. Não vale muito a pena ficar mudando esse tipo de coisa, a não ser que você perceba algum problema.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) Empty Re: Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)

Mensagem por nasrodrigo Sex Set 07, 2018 6:30 pm

O problema que percebo é que quando afino o instrumento e estou tocando por algum tempo sem ele desafinar sozinho forço o braço um pouco para testar, o baixo desafina um pouco e não volta mais sozinho tem que afinar novamente, por isso tenho uma leve impressão que falta rigidez entre o braço e o corpo do instrumento.

Essa duvida me veio a mente porque vi um tópico aqui de um SX americano e lá o baixo usa neck plate com quatro parafusos. Observando o SX que vi na foto parece muito semelhante ao meu, porém, só dois detalhes são diferentes, a cavidade para passar os fios do capitador (no meu não tem a cava e posso usar sem escudo) e o neck plate de três furos no meu contra quatro no da foto.

nasrodrigo
Membro

Mensagens : 52
Localização : São Vicente

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) Empty Re: Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)

Mensagem por allexcosta Sex Set 07, 2018 6:38 pm

^ Tire o braço.

Se forem 3 parafusos de madeira, mudar pra 4 adicionará alguma solidez. Mas o problema que você descreve é comum em Fenders e outros baixos parafusados.

Você também pode pedir pra seu luthier colocar umas buchas de metal e trocar os parafusos por parafusos de máquina. Sejam 3 ou 4, isso adicionará muita rigidez ao sistema.

Veja foto:

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) Heel-with-screws
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) Empty Re: Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)

Mensagem por nasrodrigo Sex Set 07, 2018 6:41 pm

Entendi obrigado pelas respostas Very Happy

nasrodrigo
Membro

Mensagens : 52
Localização : São Vicente

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) Empty Re: Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)

Mensagem por JAZZigo Sex Set 07, 2018 11:57 pm

joaoortiz escreveu:
allexcosta escreveu:
joaoortiz escreveu:Fazer um neck plate de acrílico, igual ao escudo do instrumento, é algo aconselhável? Qual a real função do neck plate? Estética ou mecânica?

O neck-plate recebe bastante pressão do parafuso e se for de acrílico provavelmente vai rachar. É diferente do parafuso que vai no escudo, que é só de fixação.

Foi o que imaginei.... mas queria uma segunda opinião hehe
Valeu! :curti:
A principal função do neck plate é mecânica. Ele exerce o mesmo papel das arruelas/buchas, ou seja, o de aumentar a área de pressão sobre o corpo, impedindo que a cabeça dos parafusos penetrem na madeira. Esqueça esse negócio de neck plate de acrílico, pois, com frisou o Allex, vai quebrar. Se a questão for meramente estética e quiser algo mais elegante, esqueça o neck plate e peça ao seu luthier que instale buchas, tipo assim:

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) Fullsizeoutput_9c2

P.S.: E atenção ao comprimento dos parafusos Exclamation
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço) Empty Re: Dúvidas sobre "neck plate" (chapa que fixa o braço)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos