Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

+15
allexcosta
Eduardo Fodi
joabi
SRTO
edubass
Normando Neto
Nelson Bass
steba
gsfteodoro
Djabass
Tubass
SILVIAO
Thales_Sr
Pauler4
hectmans
19 participantes

Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por hectmans Sex Out 22, 2010 8:07 pm

Olá pessoal!

Meu primeiro post por aqui, recém participante da comunidade, mas há tempos acompanhando o forum!
Vamos lá...

Tenho um HA3500 com caixas 410TP e 115 TP há uns 3 anos, mas nunca me responderam uma coisa...
Qual o modo correto de ligar as caixas (se é que há diferença)?
Uma caixa em cada saída do cabeçote ou uma no cabeçote e outra na saída (extensão) da outra caixa?

Será que alguém sabe me responder (ou tem a mesma dúvida)?

Abraço.
hectmans
hectmans
Membro

Mensagens : 289
Localização : Guarulhos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Pauler4 Sex Out 22, 2010 8:10 pm

Mesma dúvida xD

____________________________
Clubes:SX #061 | Amantes só das 4 cordas #018 | Foristas do Paraná #017 | Jazz Bass Clube #032 | Clube dos Baixistas de Minas Gerais, Uai #049
Clube Strinberg #057
Você tem valor, o Esperito Santo se move em você.
Pauler4
Pauler4
Membro

Mensagens : 667
Localização : Cascavel-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Thales_Sr Sex Out 22, 2010 8:25 pm

Dá no mesmo. Melhor ligar as duas no cabeçote né, menos dissipação nos cabos.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por SILVIAO Sáb Out 23, 2010 12:12 am

Depende, eu ja acho melhor ligar de uma caixa na outra pois assim os cabos podem ser menores.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por hectmans Seg Out 25, 2010 8:00 am

Valeu galera!!
Obrigado pelas respostas... essa dúvida já era! rs.

Abraço.
hectmans
hectmans
Membro

Mensagens : 289
Localização : Guarulhos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Tubass Qua Nov 03, 2010 6:19 pm

E aí pessoal, desculpem meio que ressuscitar o tópico, mas há diferença técnica que implica na potência e Impedância do conjunto sim. Isso devido ao simples modo de ligação mencionado por vocês.

Antigamente no site da Florence tinha os manuais da hartke em português mas o site tá com pau e não tô conseguindo outros, mas eu tenho eles aqui em pdf, quem quiser eu envio, eles são da VX410 e VX115, segue um pedaço do manual copiado abaixo para o entendimento de vocês:

MANUAL CAIXA HARTKE VX410, Pág. 4:

Sobre Impedância

Antes de conectar sua caixa, tenha absoluta certeza de que você entende um pouco à respeito de impedância. Impedância é a carga eletrônica que o alto falante coloca no amplificador de potência e é mensurada em Ohms.

Esta é uma simples, porém traiçoeira, regra de impedância: Quando dois falantes são ligados em “Paralelo”, a impedância total é cortada pela metade e quando dois alto-falantes são ligados em “Série”, a impedância total é a soma da impedância individual de cada falante.

A impedância da VX410 é de 8 Ohms. Portanto, quando duas VX410 são conectadas em paralelo a impedância total será de 4 Ohms. A impedância do alto-falante também tem um efeito em seu amplificador.

Em geral, quanto mais baixa a impedância mais potência terá seu amplificador.

IMPORTANTE: Existe uma impedância mínima de
segurança. Por isso, certifique-se de observar a
impedância recomendada pelo fabricante de seu
amplificador para evitar danos ao amplificador ou
provocar a anulação de sua garantia.


Bom tá aí pra ajudar vocês...
Tubass
Tubass
Membro

Mensagens : 161
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Tubass Qua Nov 03, 2010 6:22 pm

Há lembrando essa regra vale para a ligação 4x10 + 1x15 também, sempre ligando em paralelo a impedância cai pela metade.

Uma utilização prática é o meu Hartke LH 500, ele trabalha com 350W RMS em 8 Ohms, e com 500W RMS em 4 Ohms.


____________________________
Gabriel Tuba
Tubass
Tubass
Membro

Mensagens : 161
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por hectmans Qua Nov 03, 2010 7:32 pm

Tá... mas seu head tem duas saídas?
Como vc liga suas caixas?
Uma em cada saída ou uma caixa na saída do head e outra na extensão da primeira?
O pessoal "meio" que respondeu minha dúvida, mas gostaria da opinião de quem tem um hartke e saber como vc usa as ligações.

Abraço.
hectmans
hectmans
Membro

Mensagens : 289
Localização : Guarulhos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Thales_Sr Qua Nov 03, 2010 9:15 pm

Tubass
As saídas do cabeçote também são em paralelo, então no final das contas dá no mesmo.

A minha escolha de ligar cada caixa numa saída se dá porque aí cada cabo só receberá a corrente de uma caixa, e portanto dissipa menos energia nos cabos.
Se ligar uma caixa na outra, o cabo da primeira caixa receberá o dobro da corrente (pois o sinal da outra caixa também tem que passar por ele), e o dobro da corrente significa 4 vezes a dissipação de energia no cabo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Tubass Qua Nov 03, 2010 9:53 pm

hectmans escreveu:Tá... mas seu head tem duas saídas?
Como vc liga suas caixas?
Uma em cada saída ou uma caixa na saída do head e outra na extensão da primeira?
O pessoal "meio" que respondeu minha dúvida, mas gostaria da opinião de quem tem um hartke e saber como vc usa as ligações.

Abraço.


Meu head tem duas saídas idênticas ao HA3500, eu uso só uma do cabeçote e a extension da VX410 e ligo nela uma ampeg 1x15.

Pelo manual da Vx410, é indicado usar assim. Nunca tive problemas.

Mas vou reler o manual do Lh 500 pra vêr se as duas saídas também são paralelas, pois não lembro dessa informação.
Tubass
Tubass
Membro

Mensagens : 161
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Tubass Qua Nov 03, 2010 9:57 pm

Thales_Sr escreveu:Tubass
As saídas do cabeçote também são em paralelo, então no final das contas dá no mesmo.

A minha escolha de ligar cada caixa numa saída se dá porque aí cada cabo só receberá a corrente de uma caixa, e portanto dissipa menos energia nos cabos.
Se ligar uma caixa na outra, o cabo da primeira caixa receberá o dobro da corrente (pois o sinal da outra caixa também tem que passar por ele), e o dobro da corrente significa 4 vezes a dissipação de energia no cabo.

Vou pegar o manual amanhã do LH 500, tenho no meu PC do trampo, mas no caso da Vx410, a corrente vai pro espelho da caixa, que é o responsável por fazer essa dissipação correta, senão com certeza pelo menos o Driver dela já teria queimado.

E olha que eu toco alto pra caramba, sempre...
Tubass
Tubass
Membro

Mensagens : 161
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Djabass Qui Jan 06, 2011 12:57 am

Bem galera, estou comprando uma caixa VX 115 da hartke para completar meu set com a caixa vx 410 que já tenho. Tenho um read HA 5500 e esse tópico me deixou na duvida de como ligar as duas caixas. Se ligo as duas direto do read, ou ligo uma na outra. Qual é o correto ? Desculpem de ressuscitar esse tópico pela segunda vez é que ficou meio confuso. Obrigado galera !
Djabass
Djabass
Membro

Mensagens : 837
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por hectmans Qui Jan 06, 2011 8:27 am

Olha... o pessoal respondeu e acabou sanando minha dúvida!!

Tanto faz... as duas alternativas são válidas, uma vez que dos dois modos a ligação acaba resultando em 4oms.

Porém...

Se ligar as duas no cabeçote, a dissipação nos cabos acaba sendo igual;
Se ligar uma caixa na outra, o segundo cabo (extensão entre as caixas) fica menor e diminui a perda de sinal... mas "pode" sobrecarregar o primeiro cabo!!

Acho que isso é tudo teoria...
Já usei das duas formas e não ví nenhuma diferença!!

Creio que o segredo é usar cabos de boa qualidade para não ter perda de sinal!!
hectmans
hectmans
Membro

Mensagens : 289
Localização : Guarulhos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por gsfteodoro Qui Jan 06, 2011 9:15 am

hectmans escreveu:(...) o segredo é usar cabos de boa qualidade para não ter perda de sinal!!

Perfeito. Resposta melhor, impossível.

gsfteodoro
Membro

Mensagens : 5419
Localização : Brezil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Thales_Sr Qui Jan 06, 2011 9:18 am

Tanto faz... as duas alternativas são válidas, uma vez que dos dois modos a ligação acaba resultando em 4oms. [2]

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por steba Qui Jan 06, 2011 9:55 am

Tubass escreveu:(...)
Esta é uma simples, porém traiçoeira, regra de impedância: Quando dois falantes são ligados em “Paralelo”, a impedância total é cortada pela metade e quando dois alto-falantes são ligados em “Série”, a impedância total é a soma da impedância individual de cada falante.
(...)
Só para deixar claro que a impedância é "cortada" pela metade se os alto falantes possuem a mesma impedância.

____________________________
Abs, Steba
steba
steba
Membro

Mensagens : 512
Localização : Foz do Iguaçu - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Djabass Qui Jan 06, 2011 1:56 pm

Valeu moçada...obrigado.
Djabass
Djabass
Membro

Mensagens : 837
Localização : Piracicaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Nelson Bass Sáb Mar 28, 2015 9:26 pm

Ressuscitando o tópico com uma duvida boba que eu tenho. Acabo de arrumar um Ha 3500. As saídas dele indicam 8 Ohms, pretendia montar uma caixa com 4 Ohms, posso liga-la a uma dessas saídas?
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Normando Neto Sáb Mar 28, 2015 10:15 pm

Sim, mas apenas uma caixa de 4 Ohms. Nessa impedância o amplificador já estará operando no valor mínimo que ele suporta, se ligar outra caixa a impedância cai e corre o risco de queimar o head.

Pode ligar duas caixas de 8 (ou mais) Ohms  ou APENAS UMA de 4 Ohms.
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1104
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Nelson Bass Dom Mar 29, 2015 6:56 pm

Obrigado, estou querendo montar só uma de 4 Ohms para ter a potência todo com mais portabilidade. Carregar 4x10 + 1x15 por ai é meio insano pra mim...
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por edubass Qui Jun 08, 2017 5:47 pm

Boa noite, alguem teria para me arrumar o manual do HA3500 em português? muito obrigado.
edubass
edubass
Membro

Mensagens : 227
Localização : BAURU -SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por SRTO Sex Jun 09, 2017 7:17 am

Somente em Inglês, Francês, Espanhol e Italiano (multilinguagem)
http://www.samsontech.com/site_media/support/manuals/HA35_5500_OM_5L_V5.3_1.pdf
SRTO
SRTO
Membro

Mensagens : 658
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por joabi Sex Jun 09, 2017 2:10 pm


Se for alguma dúvida específica, o pessoal aqui pode ajudar com a tradução.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Eduardo Fodi Seg Jun 18, 2018 4:12 pm

Boa tarde pessoal, estou com uma dúvida referente ao meu HA 3500 ligado nas minhas caixas e gostaria de saber se vocês podem me ajudar!

Tenho um HA 3500 e sempre usei ele com uma caixa 1x15 300W 8Ohms handmade. Porém semana passada comprei uma caixa 2x10 200W 8Ohms Xl series da hartke e quando liguei as duas juntas no meu cabeçote para ensaiar com a minha banda percebi que tive que aumentar bastante o volume do cabeçote, ficou lá pelos 8,5 - 9, o que não acontecia quando eu ensaiava só com a caixa 1x15 que ficava pelos 2,5 - 3!

Liguei cada caixa em uma saída do cabeçote, e pelo que eu li nos comentários anteriores a ligação está certa, mas achei estranho o fato de ter que aumentar muito o volume no cabeçote!

Alguém sabe se isso é normal? Agradeço desde já a atenção!!

Eduardo Fodi
Membro

Mensagens : 3
Localização : Jaraguá do Sul - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Normando Neto Seg Jun 18, 2018 4:50 pm

Não é normal. Tem algo errado aí. Com duas caixas de 8 Ohms, ligadas em paralelo, você, teoricamente, precisaria abrir menos o volume do cabeçote do que com uma só, já que tem mais falantes para gerar som e o cabeçote deveria estar operando com uma impedância menor e mandando mais potência.

O que você relata só faria sentido se a ligação das caixas estivesse somando as impedâncias (ligação em série) ao invés de dividindo (ligação em paralelo). Se fosse o caso o head estaria operando em 16 Ohms e aí precisaria abrir mais o volume mesmo.

Como você está ligando as caixas?
Normando Neto
Normando Neto
Membro

Mensagens : 1104
Localização : Jacobina - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por allexcosta Seg Jun 18, 2018 5:56 pm

Eduardo Fodi escreveu:Alguém sabe se isso é normal?

Não, não é...

Pare imediatamente de usar as duas caixas e se certifique da impedância delas.

Há a possibilidade da 2x10 estar engolindo a 1x15 e você perceber isso como perda de grave/volume, mas é pouco provável.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Thales_Sr Seg Jun 18, 2018 7:27 pm

Eduardo Fodi escreveu:Boa tarde pessoal, estou com uma dúvida referente ao meu HA 3500 ligado nas minhas caixas e gostaria de saber se vocês podem me ajudar!

Tenho um HA 3500 e sempre usei ele com uma caixa 1x15 300W 8Ohms handmade. Porém semana passada comprei uma caixa 2x10 200W 8Ohms Xl series da hartke e quando liguei as duas juntas no meu cabeçote para ensaiar com a minha banda percebi que tive que aumentar bastante o volume do cabeçote, ficou lá pelos 8,5 - 9, o que não acontecia quando eu ensaiava só com a caixa 1x15 que ficava pelos 2,5 - 3!

Liguei cada caixa em uma saída do cabeçote, e pelo que eu li nos comentários anteriores a ligação está certa, mas achei estranho o fato de ter que aumentar muito o volume no cabeçote!

Alguém sabe se isso é normal? Agradeço desde já a atenção!!
Não é nada normal. Mas faz um teste... Testa as caixas individualmente e elas juntas. Se o volume baixar quando elas estiverem juntas, testa inverter a ligação dos fios do falante da caixa handmade... É possível que as caixas estejam as fases invertidas...
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Eduardo Fodi Ter Jun 19, 2018 9:46 pm

Normando Neto escreveu:Não é normal. Tem algo errado aí. Com duas caixas de 8 Ohms, ligadas em paralelo, você, teoricamente, precisaria abrir menos o volume do cabeçote do que com uma só, já que tem mais falantes para gerar som e o cabeçote deveria estar operando com uma impedância menor e mandando mais potência.

O que você relata só faria sentido se a ligação das caixas estivesse somando as impedâncias (ligação em série) ao invés de dividindo (ligação em paralelo). Se fosse o caso o head estaria operando em 16 Ohms e aí precisaria abrir mais o volume mesmo.

Como você está ligando as caixas?

Normando Neto, Estou ligando cada caixa em uma saída do Head!! Como o falante de 15 é 8Ohms e a caixa 2x10 também, teoricamente a ligação estaria correta certo?

Eduardo Fodi
Membro

Mensagens : 3
Localização : Jaraguá do Sul - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Eduardo Fodi Ter Jun 19, 2018 9:51 pm

Thales_Sr escreveu:
Eduardo Fodi escreveu:Boa tarde pessoal, estou com uma dúvida referente ao meu HA 3500 ligado nas minhas caixas e gostaria de saber se vocês podem me ajudar!

Tenho um HA 3500 e sempre usei ele com uma caixa 1x15 300W 8Ohms handmade. Porém semana passada comprei uma caixa 2x10 200W 8Ohms Xl series da hartke e quando liguei as duas juntas no meu cabeçote para ensaiar com a minha banda percebi que tive que aumentar bastante o volume do cabeçote, ficou lá pelos 8,5 - 9, o que não acontecia quando eu ensaiava só com a caixa 1x15 que ficava pelos 2,5 - 3!

Liguei cada caixa em uma saída do cabeçote, e pelo que eu li nos comentários anteriores a ligação está certa, mas achei estranho o fato de ter que aumentar muito o volume no cabeçote!

Alguém sabe se isso é normal? Agradeço desde já a atenção!!
Não é nada normal. Mas faz um teste... Testa as caixas individualmente e elas juntas. Se o volume baixar quando elas estiverem juntas, testa inverter a ligação dos fios do falante da caixa handmade... É possível que as caixas estejam as fases invertidas...

Vou tentar fazer isso Thales, não verifiquei se a caixa handmade está com a mesma ligação da 2x10, só vi que o positivo do falante está ligado na ponta do cabo P10!!

Eduardo Fodi
Membro

Mensagens : 3
Localização : Jaraguá do Sul - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Alberto jr Qui Abr 11, 2019 11:58 am

Bom dia.. desculpem recussitar o tópico...porem essa dúvida que vou tirar vai me da um norte... se eu usar uma caixa de 8 ohms 4x10... (ex: 200w cada falante) e adicionar uma caixa tambem de 8 ohms 2x10( ex: 200 cada falante) , usando um amplificador que opera em 4 ou 8 ohms, os 6 falantes trabalhariam igualmente equilibrados??? Penso em adicionar um drive na 4x10... sou um pouco leigo rsrsrs....vou aguardar essa ajuda...obrigado rsrsrs

Alberto jr
Membro

Mensagens : 21
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Coder Qui Abr 11, 2019 12:31 pm

O que importa é a impedância total da caixa. O HA3500 (assim como a maioria dos amps desta categoria) suportam uma impedância mínima de 4ohms. Logo, você pode ligar duas caixas de 8 ohms ou 1 caixa de 4 ohms. Ou até mesmo 4 caixas de 16 ohms! up

Neste tópico você poderá entender melhor sobre impedância e ohms
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Erimar Fillho Sex Dez 10, 2021 7:59 pm

Pessoal, acabei de entrar no fórum. Geralmente só fico lendo e agradeço a todos vocês que tiram tantas dúvidas sem nem conhecer quem está do lado de cá.

Pra variar, dessa vez eu não entendi a questão das ligações do ampli nas caixas...

Minha situação é a seguinte: Acabei de comprar um Hartke LH500 mas não tenho a caixa. O que pretendo fazer pra ocupar menos espaço e pra caber no meu carro (e no bolso) é comprar uma caixa 1x15 reduzida da teksound e um falante. A dúvida está em qual falante devo comprar. No manual do LH500 é orientado a usar um falante de 600w caso o mesmo seja a 4ohms. Mas eu quero usar um falante de 8ohms, porque futuramente pode ser que eu coloque mais uma caixa de 2x10, por exemplo, daí fica mais simples botar as duas caixas em paralelo.

O que eu quero saber e demorei uma biblia pra falar é qual a potência deve ter o falante, visto que o LH500 entrega uma potência de 350W a 8ohms, que é a potência que pretendo usar quando ligar só uma caixa.

Outra dúvida é se dá tanta diferença assim (na sonoridade) de uma caixa reduzida de 1x15 pra uma (tbm reduzida) de 1x12.

Medidas (cm): 1x15 = 50Ax50Lx38P
1x12 = 38Ax38Lx38P

Vou usar esse set pra tudo que aparecer, ensaios, estudos, pequenos shows etc.
Geralmente quando o show é grande o som contratado já conta com um conjunto ampli + caixa, por isso não estou preocupado demais em ter caixas gigantes, preciso ser pratico e econômico.

Inclusive inicialmente eu queria uma staner bx200 ou bs150, mas o preço está impraticável, daí como estou saindo da guitarra pro contrabaixo resolvi passar minhas guitarras na prata e investir num ampli melhor.

Desculpem tantas dúvidas, mas como estou entrando no mundo do contrabaixo agora essas questões tecnicas me deixaram com dúvida.

Obrigado desde já!

Erimar Fillho
Membro

Mensagens : 42
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por fheliojr Sex Dez 10, 2021 11:25 pm

Erimar Fillho escreveu:...Outra dúvida é se dá tanta diferença assim (na sonoridade) de uma caixa reduzida de 1x15 pra uma (tbm reduzida) de 1x12...

Considerando a opinião da maioria do pessoal daqui, se for Teksound, soará mal, de qq jeito.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Erimar Fillho Sex Dez 10, 2021 11:59 pm

Mas será por causa do tamanho e construção da caixa ou pelo alto falante utilizado? Ou pelos 2 rsrs?

Erimar Fillho
Membro

Mensagens : 42
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por fheliojr Sáb Dez 11, 2021 8:32 pm

^ Construção, sobretudo.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Erimar Fillho Sáb Dez 11, 2021 8:50 pm

Obrigado pessoal, principalmente nos últimos 2 dias to praticamente o tempo todo pesquisando as coisas por aqui. Como falei, estou vindo da guitarra e não sei o que rolou mas eu resolvi cair pro contrabaixo e to passando minhas guitarras e o ampli na prata pra investir nos graves.

Inclusive me desculpem ter postado assunto do LH500 no tópico do HA3500.

Já to com a cabeça fervendo de tanto pesquisar sobre caixas pra esse ampli, que caibam no carro e no bolso.

Vi que tem as WBass Easy, um pouco mais em conta, mas não tem modelo 1x15 dessa categoria.
Daí vi que tem uma Oneal 1x15 tbm (que inclusive está sendo a mais em conta até agora) mas não sei se presta.
Aí comecei a pensar nas 1x12 ou nas 2x10 WBass easy.

Eu pediria de no max 350W pra casar com o LH500 em 8ohms e futuramente se for o caso comprar uma de 1x15 da série mais cara que o Walmir vende.

Enfim, qualquer opinião é bem vinda. To perdidinho de tudo rsrs

Erimar Fillho
Membro

Mensagens : 42
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por fheliojr Sáb Dez 11, 2021 10:44 pm

^ Só por curiosidade, por que vc quer uma caixa com falante de 15 polegadas, especificamente?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500? Empty Re: Dúvida: Como ligar as caixas na saída do Hartke HA3500?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos