Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria)

+4
Claudio
dibass
Cantão
Raissa
8 participantes

Ir para baixo

Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria) Empty Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria)

Mensagem por Raissa Sáb Dez 25, 2010 10:56 pm

Bem, pessoal, não sei se é o lugar exato, mas... ao longo deste tempo venho treinado/estudado pouco devido à faculdade e outras atividades, mas em 2011, em termos de hobby, pretendo me aprofundar nos estudos "contrabaixísticos" e de luthieria. Estava finalmente tocando um pouco há alguns minutos e percebi alguns detalhes que não sei se são coisas de iniciante ou se são especificamente "problemas meus". Sinto dificuldade em tocar uma música mentalmente, sem nenhum acompanhamento. Sem acompanhamento saio do ritmo, perco o tempo, embanano tudo. Quando toco com alguém, parece que "ativa" toda a memória e assim consigo tocar razoavelmente. Outra coisa: em relação à confortabilidade do baixo. Tenho reclamado das famosas primeiras casas que ficavam muito ruins de acessar para mim. Comecei a perceber que o pouco que venho treinando, é sentada e então, na hora de um "vamos ver" de tocar gera muita fadiga no punho esquerdo. Peço indicações de músicas (nível fácil ou médio) que utilizem bastante mesmo as 1ªas casas. Treinarei pelo menos 15 minutos 3 vezes por semana em pé. Se durante 1 ou 2 meses após treinar bastante, a dor persistir acho que realmente é uma limitação física, então irei providenciar um baixo de escala curta. Gostaria das dicas e opiniões dos companheiros mais experientes.
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria) Empty Re: Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria)

Mensagem por Cantão Sáb Dez 25, 2010 11:36 pm

Bio , esse negócio de limitação , acho que não é seu caso , acho mais falta de treino mesmo...se viu algum video do Pipoquinha...olha o tamanho do braço do moleque...ele toca em baixos com escala longa numa boa...acho que é questão de se acostumar sister... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21774
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria) Empty Re: Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria)

Mensagem por dibass Dom Dez 26, 2010 10:33 am

Bio tenta mudar a altura da sua correia isso deve ajudar tambem e os famosos estudos de digitaçao tipo 1234 1243 etc... faça de forma bem lenta se possivel com metronomo
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria) Empty Re: Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria)

Mensagem por Claudio Dom Dez 26, 2010 10:40 am

Bio Bass escreveu:
Gostaria das dicas e opiniões dos companheiros mais experientes.

Já que você pretende se aprofundar nos estudos do Contrabaixo em 2011, considero a melhor dica que você procure um bom professor. Com certeza ele vai te orientar bem com relação aos exercícios de alongamento, aquecimento e postura. Tentar fazer isso sem uma orientação profissional correta, é começar os estudos de forma errada. Persistir em tocar de forma errada, pode te trazer algumas complicações no futuro (LER). Trocar o instrumento por uma de escala curta não é solução, como bem lembrou o cantão, o Pipoquinha toca num instrumento de 22 trastes e 6 cordas.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria) Empty Re: Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria)

Mensagem por allexcosta Dom Dez 26, 2010 11:20 am

Mais um voto pra arrumar um professor.

Estude o que ele pede, sem muita invenção.
Se toca em pé, estude em pé, se toca sentada(o), estude sentada(o). Estude sempre com um metrônomo.
Enfim, isso é o básico do básico, que construirá o alicerce da sua técnica e percepção musical...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54487
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria) Empty Re: Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria)

Mensagem por Fernando Zadá Dom Dez 26, 2010 11:33 am

^ Mias um!!

Uma dica interessante é esse livro e DVD que achei bem didático e trata do assunto postura e ergonomia de forma bem simples.

http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=40024164701GAVIMNV

Quanto a se embananar sugiro além do metronomo tentar sentir o beat da música, ouvir ela como um todo (não só o baixo) e tentar cantar o groove básico da bateria na hora de comecar a tocar.
Um bom professor resolve isso bem rápido te orientando em alguns conceitos básicos dificeis de se passar por escrito.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria) Empty Re: Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria)

Mensagem por leandrosf89 Dom Dez 26, 2010 12:16 pm

Se você quiser sugestões de músicas que usem bastante essas notas... Você gosta de Nirvana, não é? Então ta aí...
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria) Empty Re: Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria)

Mensagem por RFFanBR Dom Dez 26, 2010 12:33 pm

Quando eu comecei meus dedos mal alcançavam primeiras casas, era um sufoco fazer os exercícios de digitação, mas com o tempo eles foram pro lugar. Demorou, mas aprenderam. Ainda mais colocando elástico neles pra fazerem força, aí sim foi pra frente.

Quanto a tocar música mentalmente, aí é questão de memória mesmo. Isso com o tempo você consegue, só exercitar os neurônios. Tocar com o metrônomo ajuda e muito.


Última edição por RFFanBR em Dom Dez 26, 2010 12:34 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Credo, não sei se é o teclado ou eu que tá com fome :P)

____________________________
"If you all wanna be number one, if you all wanna be the fucking best, keep stepping the fuck up"
RFFanBR
RFFanBR
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Curitiba - PR

http://www.theelvenstarship.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria) Empty Re: Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria)

Mensagem por Raissa Dom Dez 26, 2010 12:53 pm

Valeu aí, pessoal. Como não tenho condições financeiras de ir para uma escola de música ou de contratar professores particulares, vou pedir a um amigo meu que estudou anos e anos em um conservatório (e toca pra caramba) para me dar aulas particulares. Assim tanto ele recebe uma graninha extra como alivia meu bolso.

____________________________
"Women and rhythm section first" (Jaco Pastorius).
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria) Empty Re: Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria)

Mensagem por allexcosta Dom Dez 26, 2010 12:59 pm

Bio Bass escreveu:Como não tenho condições financeiras de ir para uma escola de música ou de contratar professores particulares, vou pedir a um amigo meu que estudou anos e anos em um conservatório (e toca pra caramba) para me dar aulas particulares. Assim tanto ele recebe uma graninha extra como alivia meu bolso.

Ué... Pagar a alguém pra te dar aulas é exatamente a mesma coisa que contratar um professor particular...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54487
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria) Empty Re: Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria)

Mensagem por Raissa Dom Dez 26, 2010 1:02 pm

allexcosta escreveu:
Bio Bass escreveu:Como não tenho condições financeiras de ir para uma escola de música ou de contratar professores particulares, vou pedir a um amigo meu que estudou anos e anos em um conservatório (e toca pra caramba) para me dar aulas particulares. Assim tanto ele recebe uma graninha extra como alivia meu bolso.

Ué... Pagar a alguém pra te dar aulas é exatamente a mesma coisa que contratar um professor particular...
Verdade.. Embarassed Mas me referi a contratar professores "profissionais"...
Raissa
Raissa
Membro

Mensagens : 1604
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria) Empty Re: Problemas a serem resolvidos (técnica x teoria)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos