Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hábito de afinar e puxar as cordas...

+7
Maurício_Expressão
basslave
CG
bodhan
Bruno A. L. Veloso
allexcosta
steba
11 participantes

Ir para baixo

Hábito de afinar e puxar as cordas... Empty Hábito de afinar e puxar as cordas...

Mensagem por steba Qui Mar 24, 2011 7:30 am

allexcosta escreveu:Tenho sim, o hábito de afinar o baixo e puxar as cordas inúmeras vezes antes de tocar, mas isso tem motivos técnicos...

Allex, para não desvirtuar o tópico que vc disse isso, faço essa pergunta aqui então.

Quais seriam esses motivos técnicos que o levam a esse hábito?

____________________________
Abs, Steba
steba
steba
Membro

Mensagens : 512
Localização : Foz do Iguaçu - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Hábito de afinar e puxar as cordas... Empty Re: Hábito de afinar e puxar as cordas...

Mensagem por allexcosta Qui Mar 24, 2011 7:33 am

Antes de tocar tento deixar o instrumento algumas horas no ambiente do show, que tem suas peculiaridades em termos de umidade e temperatura. Na hora de afinar antes do show tenho o hábito de puxar as cordas e afinar seguidas vezes, até sentir que as puxadas não estão mais desafinando o baixo. Isso significa que a corda já cedeu o que tinha que ceder naquele ambiente e não vou ter que me preocupar em re-afinar o baixo durante o show...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Hábito de afinar e puxar as cordas... Empty Re: Hábito de afinar e puxar as cordas...

Mensagem por steba Qui Mar 24, 2011 7:35 am

Essa de deixar o baixo no ambiente algumas horas antes eu também faço. E faz sentido essa das cordas também...

Vou tentar nas próximas vezes.... up

____________________________
Abs, Steba
steba
steba
Membro

Mensagens : 512
Localização : Foz do Iguaçu - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Hábito de afinar e puxar as cordas... Empty Re: Hábito de afinar e puxar as cordas...

Mensagem por Bruno A. L. Veloso Qui Mar 24, 2011 9:02 am

steba escreveu:
allexcosta escreveu:Tenho sim, o hábito de afinar o baixo e puxar as cordas inúmeras vezes antes de tocar, mas isso tem motivos técnicos...

Allex, para não desvirtuar o tópico que vc disse isso, faço essa pergunta aqui então.

Quais seriam esses motivos técnicos que o levam a esse hábito?

quando li o topico hoje, fiquei com essa interrogação tambem e iria questionar. Muito interessante, pois eu só tenho o abto de puxar inumeras vezes a corda , quando eu coloco elas novas, pela primeira vez, agora irei testar essa fórmula. VLW!!!

____________________________
Bruno A. L. Veloso - msn: brunoalveloso@hotmail.com - TWITTER @brunoalveloso - Clube dos baixista da Bahia, meu rei!!! # 001 / Clube Cort #58 / Clube dos amantes só das 4 cordas #42
Bruno A. L. Veloso
Bruno A. L. Veloso
Membro

Mensagens : 748
Localização : Feira de Santana- Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Hábito de afinar e puxar as cordas... Empty Re: Hábito de afinar e puxar as cordas...

Mensagem por bodhan Qui Mar 24, 2011 9:19 am

... apenas um toque que o Tiguez uma vez me deu: nunca estique as primas do violão de nylon, elas são de material plástico, e quando puxadas têm seu raio alterado de forma irregular e consequentemente podem não entonar mais corretamente. Ele demonstrou isso para mim, e o violão não oitavava de forma alguma! Trocou de corda sem esticar e ele assim oitavou.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Hábito de afinar e puxar as cordas... Empty Re: Hábito de afinar e puxar as cordas...

Mensagem por CG Qui Mar 24, 2011 9:33 am

Só faço isso quando as cordas são novas por alguns dias... É bom saber que isso acontece.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Hábito de afinar e puxar as cordas... Empty Re: Hábito de afinar e puxar as cordas...

Mensagem por basslave Qui Mar 24, 2011 2:54 pm

Eu já tenho medo de fazer isso e a corda arrebentar. Mas não custa experimentar

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Hábito de afinar e puxar as cordas... Empty Re: Hábito de afinar e puxar as cordas...

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Mar 24, 2011 4:59 pm

Essa de deixar o baixo no palco antes de começar o show é fundamental para aclimatação do instrumento.
Não adianta afinar no camarim, com ar condicionado e depois já ir direto para o palco com o baixo pois com o aumento de temperatura, a afinação mudará.
Antes eu fazia a passagem de som e levava o baixo para o camarim, no case fechado. Percebi que nem mesmo guardado no case térmico no palco o baixo deve ficar.
O melhor para a afinação é ele ficar uma meia hora no cavalete no palco antes de começar o show, se aclimatando.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Hábito de afinar e puxar as cordas... Empty Re: Hábito de afinar e puxar as cordas...

Mensagem por Gomba Qui Mar 24, 2011 5:06 pm

Eu faço pq minhas tarraxas são ruins e a corda cede um pouco quando afino e deixa de vir quando eu desafino um pouco, rs

Mas a física envolvida que o Allex postou, pode fazer sentido também...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Hábito de afinar e puxar as cordas... Empty Re: Hábito de afinar e puxar as cordas...

Mensagem por GilliamGatto Qui Mar 24, 2011 5:32 pm

allexcosta escreveu:Antes de tocar tento deixar o instrumento algumas horas no ambiente do show, que tem suas peculiaridades em termos de umidade e temperatura. Na hora de afinar antes do show tenho o hábito de puxar as cordas e afinar seguidas vezes, até sentir que as puxadas não estão mais desafinando o baixo. Isso significa que a corda já cedeu o que tinha que ceder naquele ambiente e não vou ter que me preocupar em re-afinar o baixo durante o show...

Humm...não sabia disso, vivendo e aprendendo.
GilliamGatto
GilliamGatto
Membro

Mensagens : 1560
Localização : PR

Ir para o topo Ir para baixo

Hábito de afinar e puxar as cordas... Empty Re: Hábito de afinar e puxar as cordas...

Mensagem por Piubello Seg Mar 28, 2011 12:02 am

realmente, todas as dicas já citadas são extremamente necessárias, e apesar de bobas (ao ver de alguns que não conhecem muito do assunto) fazem todas as diferenças.
meu prof sempre m falava que quando se troca a corda, se deve ir puxando-as de dia em dia.. até +/- 1 semana, até ela "acostumar" com o seu baixo, e n ficar desafinando facil ou vc não conseguir afinar as oitavas. por isso acho ruim usar cordas novas antes de show, pode dar alguma diferença e ficar uma m****.

E lembre-se: sempre vale a pena consultar o pessoal do forum (tava blog antes.. edited a ultima palavra ali) ou o seu professor antes de fazer algo com seu baixo. Eles sabem o que fazem (pelo menos a maioria, hehe. ainda bem que sempre lemos a opnião de varias pessoas =D)


Última edição por Piubello em Seg Mar 28, 2011 9:16 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : palavra escrita querendo dizer outra... no caso, troca da palavra blog por forum)
Piubello
Piubello
Membro

Mensagens : 69
Localização : Juiz de Fora, MG - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Hábito de afinar e puxar as cordas... Empty Re: Hábito de afinar e puxar as cordas...

Mensagem por allexcosta Seg Mar 28, 2011 6:54 am

Piubello escreveu:E lembre-se: sempre vale a pena consultar o pessoal do blog (...)

Que blog?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54450
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Hábito de afinar e puxar as cordas... Empty Re: Hábito de afinar e puxar as cordas...

Mensagem por steba Seg Mar 28, 2011 7:00 am

Acho que ele quis dizer o fórum mesmo....

____________________________
Abs, Steba
steba
steba
Membro

Mensagens : 512
Localização : Foz do Iguaçu - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Hábito de afinar e puxar as cordas... Empty Re: Hábito de afinar e puxar as cordas...

Mensagem por Piubello Seg Mar 28, 2011 9:14 pm

desculpa, ai, digitei sem pensa direito, e saiu blog querendo dizer forum (porque? não sei)
acho que era porque eu tava olhando o blog do meu ex-professor de português... malz ai
Piubello
Piubello
Membro

Mensagens : 69
Localização : Juiz de Fora, MG - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Hábito de afinar e puxar as cordas... Empty Re: Hábito de afinar e puxar as cordas...

Mensagem por RafaelPontes Ter Mar 29, 2011 4:46 pm

quando toco em cidades diferentes, costumo sempre olhar o tensor antes de passar o som, afino (tbm puxo as cordas) e costumo deixar tudo montado.

confiro a afinação denovo...

não sei se é correto, mas sempre q vejo algum desnivel no tensor, eu regulo ele... não é sempre. acontece sempre com mudanças de clima e por causa da umidade
RafaelPontes
RafaelPontes
Membro

Mensagens : 71
Localização : Vilhena - Rondônia

Ir para o topo Ir para baixo

Hábito de afinar e puxar as cordas... Empty Re: Hábito de afinar e puxar as cordas...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos