Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Técnicos de som em geral

+18
Eömer
Antonio_Ramone
Nando Vasques
takfar
LuCaSbass
Rafael FindanS
Claudio Jardim
Daniel
Maurício_Expressão
Fabricio Carvalho
Silaum
Osmar Oliveira
Glauco
Claudio
Caledonian
korg
allexcosta
Thales_Sr
22 participantes

Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Técnicos de som em geral

Mensagem por Thales_Sr Seg Abr 13, 2009 12:22 am

Ontem fui tocar em uma casa de show que tem um relativo nome aqui na cidade (em aracaju/se), e o amplificador disponível era um de quinta categoria, fraquíssimo (com todos os controles de volume no máximo e eu mal me ouvia), e eu não me ouvia nem na sobra da PA.

Quando eu fui perguntar ao mesário (ou técnico de som) o que estava havendo, ele disse que eu estava tocando muito fraco... E comentou com um conhecido meu "é o primeiro show dele? ele tá aprendendo a tocar?", porque minha pegada é mais leve (uso ação baixa, se tocar forte é festival de trastejamento).

Eu encarei em tom de brincadeira, mas deu vontade de mandar o cara ir praquele lugar. Passo tempo praticando para deixar minha execução mais limpa, sem trastejamentos nem mascando notas, pra depois vir um cara mandar eu tocar feito iniciante...

E vocês, o que fariam numa situação dessa?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por allexcosta Seg Abr 13, 2009 12:32 am

Thales_sr escreveu:E vocês, o que fariam numa situação dessa?

Nada...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54468
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por korg Seg Abr 13, 2009 12:33 am

1) Mete um booster bacana e deixa guardado ou quietinho ali no seu set... cara pentelhou, DETONA NO BOOSTER!! Laughing

2) Falava algo tipo "é, tem razão amigo... é que to acostumado com casas com PA e técnicos melhores e realmente é a primeira vez que faço show em lugar desse nível" Twisted Evil clown

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Caledonian Seg Abr 13, 2009 12:37 am

Thales_sr escreveu:E vocês, o que fariam numa situação dessa?
Dizia que por falta de condições técnicas (da sonorização) o início do show iria atrasar um pouquinho até você ir em casa pegar o teu ampli para tocar no lugar da encrenca que deixaram pra você tocar.

Obs: mas vc já comparou o teu baixo com outros para saber se ele não está trastejando demais não?
Qual é o teu baixo? Talvez precise de uma regulagem num luthier.

____________________________
Clube Cort #007 - Clube Hartke #010 - Clube Fender #017
Caledonian
Caledonian
Membro

Mensagens : 1111
Localização : Florianópolis - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Claudio Seg Abr 13, 2009 12:40 am

Thales_sr escreveu:
E vocês, o que fariam numa situação dessa?

Depende muito do dia...

1) Se eu estivesse num dia bom (como sempre estou), eu adotaria a estratégia do Alex, fingia que não era comigo e não diria nada!

2) Se eu estivesse num dia bem debochado (como quase sempre estou), eu contaria pra ele uma piada de "mesário". Chamar técnico de som de mesário já o suficiente pra deixar o malandro bem puto da vida!

3) Se eu estivesse num dia ruim (como quase nunca acontece), eu enfiaria o pé nos peitos do infeliz. Faria meu cotovelo visitar o céu-da-boca dele!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Caledonian Seg Abr 13, 2009 12:42 am

ClaudioBass escreveu:3) Se eu estivesse num dia ruim (como quase nunca acontece), eu enfiaria o pé nos peitos do infeliz. Faria meu cotovelo visitar o céu-da-boca dele!
Noooossa! affraid E isso já aconteceu em alguma de tuas gigs?

____________________________
Clube Cort #007 - Clube Hartke #010 - Clube Fender #017
Caledonian
Caledonian
Membro

Mensagens : 1111
Localização : Florianópolis - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Claudio Seg Abr 13, 2009 12:45 am

Caledonian escreveu:
ClaudioBass escreveu:3) Se eu estivesse num dia ruim (como quase nunca acontece), eu enfiaria o pé nos peitos do infeliz. Faria meu cotovelo visitar o céu-da-boca dele!
Noooossa! affraid E isso já aconteceu em alguma de tuas gigs?

Não, e nem quero que aconteça... graças a Deus eu sou da paz!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Caledonian Seg Abr 13, 2009 12:47 am

ClaudioBass escreveu:
Caledonian escreveu:
ClaudioBass escreveu:3) Se eu estivesse num dia ruim (como quase nunca acontece), eu enfiaria o pé nos peitos do infeliz. Faria meu cotovelo visitar o céu-da-boca dele!
Noooossa! affraid E isso já aconteceu em alguma de tuas gigs?

Não, e nem quero que aconteça... graças a Deus eu sou da paz!
hehe... claro, claro... mas o cara nunca mais iria sacanear um baixista... hehehe... Smile
Tem uns mesários desses que se acham.

____________________________
Clube Cort #007 - Clube Hartke #010 - Clube Fender #017
Caledonian
Caledonian
Membro

Mensagens : 1111
Localização : Florianópolis - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Glauco Seg Abr 13, 2009 7:25 am

Eu perguntaria para ele, se era a primeira vez q ele fazia o trrabalho de mesario....
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Thales_Sr Seg Abr 13, 2009 7:43 am

Caledonian escreveu:
Thales_sr escreveu:E vocês, o que fariam numa situação dessa?
Dizia que por falta de condições técnicas (da sonorização) o início do show iria atrasar um pouquinho até você ir em casa pegar o teu ampli para tocar no lugar da encrenca que deixaram pra você tocar.

Obs: mas vc já comparou o teu baixo com outros para saber se ele não está trastejando demais não?
Qual é o teu baixo? Talvez precise de uma regulagem num luthier.

Não cara, meu baixo está ok quanto a trastejamento. É que eu uso a ação das cordas meio baixa mesmo. (2 mm na 24ª casa)
E nos ensaios eu nunca tenho problemas com volume, geralmente ensaio com um Staner BX-200 e uso o GAIN no 5 e VOLUME no 4, com equalização flat.

Eu perguntaria para ele, se era a primeira vez q ele fazia o trrabalho de mesario....
kkkkkkkkkkkkk eu devia ter falado isso msm...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Osmar Oliveira Seg Abr 13, 2009 8:06 am

Quanto mais eu aprendo a tocar em gigs, mais eu aprendo a ficar calado...

Tem cada situação que me aparece que PU** que PA***!

____________________________
Condor®️ Club #008 - Fender®️ Club #009 - Giannini®️ Club #004 - Gallien Krueger®️ Club #020 - S.Martyn®️ Club #007
Osmar Oliveira
Osmar Oliveira
Membro

Mensagens : 1004
Localização : Brasília, DF, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Silaum Seg Abr 13, 2009 10:23 am

um mesario tbm me pediu pra tocar mas forte pq o som do baixo não estava sainda na frente sendo que no meu retorno tava otimo quando fui a mesa u GAN tava Baixissimo quase zero

____________________________
Clube SX #023
Clube Cort #008
Gopesl Club #011
Silaum
Silaum
Membro

Mensagens : 121
Localização : Juazeiro - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Fabricio Carvalho Seg Abr 13, 2009 10:41 am

Galera por esses outros bocados é que eu aprendi e continuo a aprender em utilizar o som de PA e retorno. Às vezes parece que só a gente que tem a noção de o que que é um som equilibrado, concordam?

____________________________
I Could Sing of Your Love Forever
Lord of My Life
Jesus


Gospel Club 004
Fabricio Carvalho
Fabricio Carvalho
Membro

Mensagens : 169
Localização : Rio de Janeiro-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Thales_Sr Seg Abr 13, 2009 11:35 am

Fabricio Carvalho
Pois é, as vezes não dá pra entender o que se passa na cabeça de certas pessoas...

Porém, como o técnico de som é a peça final entre o que eu toco e o que sai nos PAs, não vale a pena ficar batendo boca com ele. Nesse show, ele ficou gesticulando pra mim e falando "toca mais forte!", eu simplesmente liguei o equalizer dando um boost de volume e um gás nos 120 Hz, aí ele falou "ahhh agora tá massa!"

Ao invés de procurar adequar o som à pegada do instrumentista, ele quer que todo mundo toque igual, deus me livre.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Abr 13, 2009 12:12 pm

Realmente, num caso desses, brigar com o mesario é a pior opção. O cara pode 'de birra' prejudicar seu som no PA.
O negócio é conversar de boa e ir na manha.
Uma vez um técnico desses vez o nosso baterista tirar a pele da frente do bumbo pois não conseguia microfonar legal a bateria durante a passagem de som.
Só faltou dizer que a bateria não prestava (era uma Adah com 9 tons e uns 8 pratos).
O chato era que o logo da banda estava nessa pele...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Daniel Seg Abr 13, 2009 12:35 pm

O que falta é preparo.

Esse cara não entende nada do que deveria estar fazendo ali.

O melhor é ficar quieto se acontecer durante o evento. Se for depois, aí vc parte para as dicas de piadinhas e, se precisar, a número 3 do Cláudio (que deve ter um soco inglês no bolso em toda gig...) Shocked

Técnicos de som em geral SOCOINGLES0PRATA

____________________________
Técnicos de som em geral Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Claudio Jardim Seg Abr 13, 2009 12:49 pm

Com o tempo vc aprende a lidar com isso.

Assim como existem esses malas, existem os sensacionais técnicos que vão te ensinar muita coisa legal. Eu já trabalhei com caras que rodaram o mundo, que tinham uma bagagem incrivel e me ensinaram dezenas de macetes pra colocar o baixo na linha.

Lembro que uma vez fui tocar no Olympia e vi minha caixona ampeg (ná epoca eu usava uma monstrona daquelas com 8x10) com um baita microfonão charutão daqueles de bumbo, no último falante.

Minha primeira reação foi mandar o cara tirar aquela porcaria dali, mas ele depois me explicou que ia misturar o som do mic com a saída do meu pré e depois mandar uma parte disso processada pra baixo como um subgrave pras caixas inferiores, pois o som era reggae, era pra ver aveludado e com um grave poderoso.

Logo na primeira música da passagem de som caiu um pedaço de 1x1m do forro do teto do olýmpia. Eu pensei, "esse é o cara", e deixei o som nas mãos dele.

Mas que sempre tem o outro lado, isso nunca vai mudar, a gente tem que fazer o máximo pra preservar o bom relacionamento, senão o cara corta legal o som pra sacanear.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Fabricio Carvalho Seg Abr 13, 2009 2:03 pm

Eu já trabalhei com caras que rodaram o mundo, que tinham uma bagagem incrivel e me ensinaram dezenas de macetes pra colocar o baixo na linha.

Pô Claudio cita alguns macetes aí, queria muito aprender... Smile

____________________________
I Could Sing of Your Love Forever
Lord of My Life
Jesus


Gospel Club 004
Fabricio Carvalho
Fabricio Carvalho
Membro

Mensagens : 169
Localização : Rio de Janeiro-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por korg Seg Abr 13, 2009 2:07 pm

Claudio Jardim escreveu:Logo na primeira música da passagem de som caiu um pedaço de 1x1m do forro do teto do olýmpia. Eu pensei, "esse é o cara", e deixei o som nas mãos dele.


aehauehauheuaheuaheah boa!!

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Rafael FindanS Seg Abr 13, 2009 2:34 pm

Qual foi a casa de show de Aju, pra eu já ir me ligando e levar já levar uma faca.... hehehe
Rafael FindanS
Rafael FindanS
Membro

Mensagens : 817
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por LuCaSbass Seg Abr 13, 2009 2:37 pm

Eu ja toquei num anfiateatro na UnB duas vezes com um grupo de samba,e o mesario la era horrivel... na primeira foi pessimo, o amp era um staner velho e pequeno, ele microfonou o amp e o som ficou pessimo tanto no PA quanto no retorno, ja que a equalização do amp nao funciona e da mesa pelo jeito tbm nao(ou ele na sabia usar)... na outra vez eu fui mais 'esperto', nao usei amp e liguei na mesa usando o ADI21, pedi pro cara deixar tudo flat e timbrei no proprio pedal... foi bem melhor, o som chegou muito bem no PA e no retorno e depois do show o cara ainda foi elogiar o som do baixo hehe(era o SX na epoca)
Eu atualmente to fazendo poucas gigs(infelizmente) e to sem nenhum pre-amp de pedal(só com o Mic200), mas acho de grande utilidade para todos os baixistas ter um pre externo que vc goste, confie e saiba timbrar legal, pq numa hora dessas manda o cara da mesa deixar flat e foi!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por takfar Seg Abr 13, 2009 2:54 pm

Pois é, tem um local aqui em Natal que tem um histórico de técnicos meia-boca... QUando toquei lá pela primeira vez, o mesário chiou com o som do meu amp, chiou com o som do meu baixo... acabou que o som acabou saindo, sim, bem ruim. Toquei direto no PA, com um retorno in-ear que me amarrava por um fiozinho de 50cm, ou seja não podia me mexer... e quem disse que o som do retorno estava vindo direito?. Depois descobri que o mesmo cara tinha chiado com todos os membros da banda, e chiava também com outros amigos meus, que são músicos profissionais, reclamava do amp fender valvulado novíssimo de um camarada meu... enfim... o cara perdeu o emprego, hehe.

Botaram outro mesário lá, esse sim um cara compreensivo e esforçado, mas que não tinha muito conhecimento... não deu certo também. Da última vez que fui tocar, já era outro mesário, também gente fina, que fez o som sair beem melhor do que aquele primeiro mala sem alça.

Ducabx escreveu:um mesario tbm me pediu pra tocar mas forte pq o som do baixo não estava sainda na frente sendo que no meu retorno tava otimo quando fui a mesa u GAN tava Baixissimo quase zero
Pois é, mesmo com esse último técnico, ainda tive problemas... passamos o som, o cara achou que tava OK... na hora do vamos-ver, meus amigos músicos que estavam assistindo o show gesticularam pra mim dizendo que o baixo estava saindo muito forte, já embolando, no PA. Procurei o mesário com os olhos, e nem sinal dele... resultado, tive que baixar o volume no meu preamp, mas com isso meu retorno (que estava saindo pelo meu amp) acabou baixando a ponto de eu mal me escutar no meio da barulheira..

Por essas e outras, os melhores sons que eu já tirei ao vivo foram em situações em que não precisei de PA. Só eu e meu amp (ou o amp da casa) mandando direto pra o público, só assim deu pra controlar direitinho todos os parâmetros. Pena que lugar nenhum que eu toquei oferece ao baixista um sistema completo desses 8x10, ou 4x10+1x15 (que eu pessoalmente nao tenho a minima vontade de ter! dinheiro gasto, espaço ocupado, dificuldade de transporte, isso é só pra músico profissional mesmo!!!)

____________________________
Clube dos Pedreiros - #012
Clube Custom Bass - #005
Clube Hartke - #009
takfar
takfar
Membro

Mensagens : 339
Localização : Natal, RN

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Nando Vasques Seg Abr 13, 2009 5:18 pm

tecnicos de som ou mesarios,muitas vezes sao iguais a policiais militares.Despreparados,ganham mal e as vezes ficamos com medo ate de perguntar algo!Trabalhei como operador de som,(maneira que gosto mais de chama-los,incluindo a min)e sei muito bem o lado deles.Pra comecar precisamos entender que o Tecnico de som so amplifica o que vem do palco,se vc manda um bom sinal pra mesa,se vc tem uma boa pegada,70% do trabalho do tecnico esta feito,e so ajustar o nivel de sinal e equalizar,se vc manda um sinal ruim,ou toca mal ou a banda e ruim,nao tem muito o q fazer,so vai amplificar o que ja e ruim!claro que o resultado varia de sistema pra sistema,ja vi muito tecnico trabalhando com um p*** equipamento e tirando um som de bosta,e ja vi o cara pegar um P.A safado e fazer o bicho falar bonito,ai que entram os verdadeiros Tecnicos,aqueles que fazem o papel direito.sao educados,ouvem vc e acham a melhor maneira de te ajudarem,o que nao e o caso desse Ze Mane ai da historia.Uma vez quase sai no tapa com um idiota que trabalhava ou trabalha em uma casa de shows no Rio,Chamada Far UP,Fica na Cobal no Humaita,se nao me engano,so por que pedi pra usar o meu Ear Fone e nao queria usar um Horrivel Staner que tinha la,o cara comecou a me falar merdas,era um idiota e o resultado foi que toquei puto e o som ficou pior do que poderia ficar,portanto em uma situacao dessas,fique calmo,nao discuta pois e pior,mas se vc se sentir melhor xingando ou discutindo,faca por que cada um sabe o seu limite!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Antonio_Ramone Seg Abr 13, 2009 6:00 pm

Nesse tipo de situação a primeira coisa é manter a calma para não dizer nada que o mesario interprete como agressão verbal e que por consequencia disso deixe o som da sua banda com uma timbragem ruim. Concordo com o Takfar, aqui em Natal existem alguns lugares que tem uns técnicos bem meia boca, quando vejo que o ampli e o técnico são ruins, prefiro ligar o baixo direto na mesa com um bdi 21 ou adi 21 .

Abraços

____________________________
Antônio_Ramone:
Antonio_Ramone
Antonio_Ramone
Membro

Mensagens : 231
Localização : Natal-RN

http://www.myspace.com/bandafliperama

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Eömer Ter Abr 14, 2009 8:34 am

minha sorte é ter um tecnico de som na banda
tudo bem, tecnico de som, fotografo e DJ tudo num carfa so, mas ja ajuda muito
quando a gente vai tocar, ele ja chega e conversar com o cara da casa, fala que é tecnico da banda e tal, e dispensa o tecnico da casa na alta

____________________________
"Amanhecer é uma lição do universo, que nos ensina que é preciso renascer"
Condor Club #007 - Pedreiro Bass #006 - Clube Ibanez #002 - Squier Club #011 - Clube dos Perdidos #006
Eömer
Eömer
Membro

Mensagens : 862
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Vefer Ter Abr 14, 2009 4:09 pm

Thales_sr escreveu:Ontem fui tocar em uma casa de show que tem um relativo nome aqui na cidade (em aracaju/se), e o amplificador disponível era um de quinta categoria, fraquíssimo (com todos os controles de volume no máximo e eu mal me ouvia), e eu não me ouvia nem na sobra da PA.

Quando eu fui perguntar ao mesário (ou técnico de som) o que estava havendo, ele disse que eu estava tocando muito fraco... E comentou com um conhecido meu "é o primeiro show dele? ele tá aprendendo a tocar?", porque minha pegada é mais leve (uso ação baixa, se tocar forte é festival de trastejamento).

Eu encarei em tom de brincadeira, mas deu vontade de mandar o cara ir praquele lugar. Passo tempo praticando para deixar minha execução mais limpa, sem trastejamentos nem mascando notas, pra depois vir um cara mandar eu tocar feito iniciante...

E vocês, o que fariam numa situação dessa?
Ih, cara. Acho que todo mundo já passou por uma situação semelhante. Como já falaram, geralmente o cara ganha mal mesmo e sabe que você tá nas mãos dele. Dá pra dar umas sacaneadas de vez em quando, tipo: fechar o volume do baixo sem ele ver e fazer sinal que você está sem som. Aí, você deixa ele procurando o problema na mesa até ele concluir que o problema é do palco. Quando ele estiver no palco, volte o volume para o normal para que ele pense que era algum problema de cabo. Sem que ele perceba, abaixe o volume de novo e reclame. Ele vai querer trocar algum cabo e fique nessa até você se cansar. Isso tem efeito quando o responsável da aparelhagem está presente aí você fica cobrando o cara que põe mais pressão no técnico. Mas a maioria dos técnicos que lidei era gente boa. Sempre procuro uma boa relação com eles pois, literalmente, estamos nas mãos deles.
Vefer
Vefer
Membro

Mensagens : 310
Localização : RIO

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Abr 14, 2009 4:28 pm

Pois é. Eu já passei por isso também e quase deu porrada!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Claudio Jardim Ter Abr 14, 2009 4:58 pm

Gente, o técnico de som (mesário aqui no sul é aquele cara da zona eleitoral) é um profissional como outro qualquer. Tem os bons e tem os ruins. Assim como tem um monte de músico mala também.

O melhor é procurar um bom entendimento.

Atualmente trabalho com 2 técnicos muito bons, atenciosos, prestativos, buscam qualidade 100% do tempo. Mas volta e meia tenho que enfrentar os malas. O melhor a fazer é a política da boa vizinhança, finje que é amigo dele, elogia o som, conta uma piada, elogia o equipo dele, dá uma forçada. Em 90% dos casos o som do seu baixo vai melhorar na frente.

Se o cara é incompetente não vai ter muito jeito, mas pior ainda é um incompetente com raiva de você.

Por coincidência alguns dos melhores técnicos com quem trabalhei eram baixistas! Êta raça boa essa nossa.

Abraço.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Thales_Sr Ter Abr 14, 2009 5:28 pm

Baixista é uma raça abençoada... =D

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por allexcosta Ter Abr 14, 2009 5:29 pm

Em qualquer lugar do Brasil mesario eh quem trabalha nas eleicoes.

Bater de frente com tecnico de som eh, de longe, a pior das estrategias. A gente deve sempre chegar na gig com um sanduiche, um refrigerante, agua mineral ou q quer q seja e oferecer pro cara. A tendencia natural eh ele ter cuidado maior com o musico q ele simpatiza. Jah fiz som pra algumas bandas e reconheco q musico nao eh muito facil de lidar. Jah tive musico q nao entendia q o retorno dele com um falante de 10" nao ia falar bumbo no volume desejado, eh uma impossibilidade fisica. Existem tambem aqueles q criticam o som do PA estando atras dele, ou ainda aqueles q querem q vc fique meia hora passando soh o instrumento dele, sozinho. Isso eh pura ilusao. Qualquer tecnico sabe q qdo vc passa os instrumentos separados eh soh pra regular ganho, ver se tem algum ruido ou problema no sinal. Timbragem se faz com a banda toda tocando junto. Ainda tem os guitarristas com amps valvulados de 120W, q colocam o volume no 9 e se chateiam qdo vc corta a guitarra do PA. Resumindo, tem de tudo por aih...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54468
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Eömer Ter Abr 14, 2009 5:45 pm

bater de frente com tecnico é furada na certa
nosso batera fez isso uma vez
os retornos eram headfone, porta pro se não me engano
otimos, porem, o tecnico tacou o som da guitarra solo no talo em todos os retornos e desapareceu
toquei sem retorno quase uma hora, quando a banda finalmente desistiu de terminar o show

____________________________
"Amanhecer é uma lição do universo, que nos ensina que é preciso renascer"
Condor Club #007 - Pedreiro Bass #006 - Clube Ibanez #002 - Squier Club #011 - Clube dos Perdidos #006
Eömer
Eömer
Membro

Mensagens : 862
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por takfar Ter Abr 14, 2009 5:55 pm

allexcosta escreveu:Em qualquer lugar do Brasil mesario eh quem trabalha nas eleicoes.
Pra mim doutor é quem fez doutorado, e técnico é quem fez curso técnico (ou no mínimo tem experiência e conhecimento técnico profundo do assunto).

Chamar alguns mesários que tem por aí de "técnico de som" é o equivalente a chamar reprovado em auto-escola de "piloto".

____________________________
Clube dos Pedreiros - #012
Clube Custom Bass - #005
Clube Hartke - #009
takfar
takfar
Membro

Mensagens : 339
Localização : Natal, RN

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Vefer Ter Abr 14, 2009 5:57 pm

allexcosta escreveu:Em qualquer lugar do Brasil mesario eh quem trabalha nas eleicoes.

Bater de frente com tecnico de som eh, de longe, a pior das estrategias. A gente deve sempre chegar na gig com um sanduiche, um refrigerante, agua mineral ou q quer q seja e oferecer pro cara. A tendencia natural eh ele ter cuidado maior com o musico q ele simpatiza. Jah fiz som pra algumas bandas e reconheco q musico nao eh muito facil de lidar. Jah tive musico q nao entendia q o retorno dele com um falante de 10" nao ia falar bumbo no volume desejado, eh uma impossibilidade fisica. Existem tambem aqueles q criticam o som do PA estando atras dele, ou ainda aqueles q querem q vc fique meia hora passando soh o instrumento dele, sozinho. Isso eh pura ilusao. Qualquer tecnico sabe q qdo vc passa os instrumentos separados eh soh pra regular ganho, ver se tem algum ruido ou problema no sinal. Timbragem se faz com a banda toda tocando junto. Ainda tem os guitarristas com amps valvulados de 120W, q colocam o volume no 9 e se chateiam qdo vc corta a guitarra do PA. Resumindo, tem de tudo por aih...
Eh, cara as variáveis são muitas! Tem muito músico que não sabe regular palco, aumenta o volume dele e dane-se o resto. Acho que a banda tem que regular bem o palco, posição do baixo, etc. Em palco médio a pequeno, gosto de ficar ao lado da bateria pra marcar o bumbo (se o palco for de madeira dá pra sentir o bumbo no pé). Agora tem situação que você não tem retorno pra bumbo, aí, só marcando a caixa mesmo, né? Agora, o PA só com alguém de fé pra ouvir lá na frente e te passar como está. Quando ninguém escuta ninguém no palco, colo no batera e rezo muito. Como sou amador, todas as apresentações são prazerosas, e quando as coisas estão indo mal, começamos de sacanagem e no final todos nos divertimos muito. Agora, quando a coisa é profissional e você tem que mostrar um trabalho, o peso é outro e o stress se faz presente.
Vefer
Vefer
Membro

Mensagens : 310
Localização : RIO

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por allexcosta Ter Abr 14, 2009 5:58 pm

takfar escreveu:Chamar alguns mesários que tem por aí de "técnico de som" é o equivalente a chamar reprovado em auto-escola de "piloto".

E chamar o cara de mesario eh o equivalente a nao ter o som do seu baixo na frente e muitas vezes nao ter retorno. Vc escolhe...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54468
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por takfar Ter Abr 14, 2009 6:12 pm

Não, quando eu vou tratar diretamente com o mesário/técnico de som, a primeira coisa que eu faço é perguntar o nome dele, e só chamo pelo nome. Daí a comentar que ele é "mesário" ou "técnico de som", vai depender do conhecimento dele sobre o assunto.

Se bem que aqui em Natal é comum usar sempre a palavra "mesário", e nunca ouvi ninguém se ofender por causa disso. Afinal, ele trabalha com a mesa de som, é mesário. Eu pessoalmente não faço questão que me chamem de "técnico de contrabaixo" (até porque não tenho curso nenhum na área, e só sei tocar o essencial que minha banda precisa). Me chamar de baixista está bom demais. "Tocador de baixo" também já serve.

Acho que ocorrem algumas situações, ou se desenvolve um hábito, em que algumas palavras criam um certo "preconceito" ou estigma. Me parece que "mesário" é uma situação parecida (e que até hoje eu desconhecia)

____________________________
Clube dos Pedreiros - #012
Clube Custom Bass - #005
Clube Hartke - #009
takfar
takfar
Membro

Mensagens : 339
Localização : Natal, RN

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por bodhan Ter Abr 14, 2009 7:23 pm

Posso dar uma opinião? Aqui vai meu depoimento.
Trabalhei por 10 anos em estúdio de gravação.Nunca fiz P.A. Fiz curso nos EUA, e por lá era chamado de "Sound Engineer". Nos estúdios sempre fui chamado de engenheiro de som e tudo bem! A maior diferença está no enfoque: aqui no Brasil esta atividade é erroneamente vista como uma coisa fundamentalmente técnica e nos EUA é fundamentalmente arte. Uma consequência disso é que o profissional brasileiro acaba criando certas barreiras técnicas e em alguns momentos deixando a sonoridade, o resultado final de lado. E o profissional americano, por outro lado, muitas vezes não consegue resolver entraves técnicos, pois trata-se de uma questão técnica, e engenheiro de som é artista, não é técnico. Exemplo: certa vez precisei construir uma caixinha para duplicar fones de ouvido e perguntei a um dos professores. Perplexo ele disse para eu procurar um técnico em eletrônica, pois ele não tinha idéia de como fazer a ligação! É a tal história dos hemisférios do cérebro: difícil você se concentrar em algo artístico enquanto um problema técnico está acontecendo. No "home-studio" sozinho, gravar e tocar, não é facil! É sempre melhor ter alguém para pilotar o computador enquanto o outro toca. O que acontece é que no por aqui o profissional tem que fazer de tudo, tem que ser o "faz-tudo" o que com certeza atrapalha no resultado final. Sou mais o modelo americano, claro, mais eficiente, porém mais dispendioso. Hoje em dia vejo que existem muitos cursos de engenheiro de som por aqui e creio que a qualidade dos profissionais vêm melhorando; sou otimista. O técnico, engenheiro, mesário ou qualquer nome que seja, deve partir sempre de um pressuposto musical. Usar a mente artisticamente, conhecer um pouco de música e se enchergar como artista. Claro, esta é a minha opinião! ... opinião de quem está há 13 anos afastado das mesas de som.
Abração
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por takfar Ter Abr 14, 2009 8:25 pm

bodhan: acho que são situações diferentes. O engenheiro de som que trabalha em estúdio é peça chave para a produção musical, para a qualidade do som gravado, mas trabalha (relativamente) com mais tranquilidade, podendo até, se for o caso, chamar um eletricista ou técnico pra resolver um ou outro pepino.

Já o técnico de som de casas de show (no meu entendimento, pelo menos) tem, sim, que saber se virar com os equipamentos pra fazer o som ao vivo chegar bem no público, em condições longes do ideal, pouca luz, pressa, etc. Isso inclui conhecimento básico de eletrotécnica e acústica, pra saber achar fontes de ruídos, consertar defeitos em fiação ou nos PAs, equalizar frequências, volumes, etc. O cara que tem conhecimento e sabe o que faz é um verdadeiro técnico de som completo.

O problema é que não raro, as casas pagam o primo do dono, ou um amigo que tá lá trabalhando de favor ou em troca de duas cervejas, ou talvez paguem uns 30 paus pra alguém que instala som em carro, ou algo do tipo, pra controlar a mesa em um show ao vivo. O resultado é invariavelmente ruim (pior ainda quando o ambiente tem características acusticas ruins, o que também não é raro).

Quanto à nomeação da função, eu me recuso a chamar de "técnico" alguém que não tem o mínimo treinamento, conhecimento, em resumo, a mínima competência pra trabalhar em uma certa função, porque eu sei o esforço necessário pra alguém se formar em uma escola técnica e receber, merecidamente, o título de "técnico em edificações", "técnico em eletrônica", e outros semelhantes.

____________________________
Clube dos Pedreiros - #012
Clube Custom Bass - #005
Clube Hartke - #009
takfar
takfar
Membro

Mensagens : 339
Localização : Natal, RN

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por bodhan Qua Abr 15, 2009 10:22 am

takfar escreveu:
Já o técnico de som de casas de show (no meu entendimento, pelo menos) tem, sim, que saber se virar com os equipamentos pra fazer o som ao vivo chegar bem no público, em condições longes do ideal, pouca luz, pressa, etc. Isso inclui conhecimento básico de eletrotécnica e acústica, pra saber achar fontes de ruídos, consertar defeitos em fiação ou nos PAs, equalizar frequências, volumes, etc. O cara que tem conhecimento e sabe o que faz é um verdadeiro técnico de som completo.

Eis o grande paradoxo, takfar: o cara que solda os fios e resolve problemas de ruídos, não pode ao mesmo tempo equalizar e fazer a mix. A situação ideal seria todo engenheiro de som andar junto com um técnico. O tal do "faz tudo" acaba fazendo tudo mais ou menos, salvo exeções, claro.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por patrickqueres Qua Abr 15, 2009 10:45 am

Temos também as situações de quando o cara que "solda os cabos", "equaliza o PA", e "troca a bateria do microfone sem fio", ele ainda fica responsável pela iluminação.
patrickqueres
patrickqueres
Membro

Mensagens : 1223
Localização : Itaperuna/Macaé - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Thales_Sr Qua Abr 15, 2009 10:58 am

patrickqueres escreveu:Temos também as situações de quando o cara que "solda os cabos", "equaliza o PA", e "troca a bateria do microfone sem fio", ele ainda fica responsável pela iluminação.

E quando são esses caras que são responsáveis por tudo, e mesmo assim o som sai legal?
Como é que eu devo chamar o cara da mesa que não soube equalizar meu som e me mandou mudar o meu jeito de tocar? hehehe

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Claudio Qua Abr 15, 2009 11:03 am

takfar escreveu:Não, quando eu vou tratar diretamente com o mesário/técnico de som, a primeira coisa que eu faço é perguntar o nome dele, e só chamo pelo nome. Daí a comentar que ele é "mesário" ou "técnico de som", vai depender do conhecimento dele sobre o assunto.

Exatamente! também já me diverti muito com isso chamando técnicos de som muquiranas de mesário... mas sempre ao final dos shows, claro... antes eu chamo o cara até de doutor se for preciso!

Nessas minhas andanças por aí, passando de barzinhos até casas de show grandes, fica notório que quanto maior e mais "importante" o lugar, melhores são os profissionais, inclusive aqueles do backstage!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15412
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 15, 2009 11:51 am

Bodhan
Infelizmente, e na grande maioria dos casos aqui no RJ (de onde posso falar), os caras que operam mesas de som não tem nenhuma formação técnica, que dirá artística.
Muitos são operadores de bailes fânqui (que só ouvem graves de sub-woofers), e mal sabem o que são os conceitos de ambiência, equilíbrio "tonal", impedância, cancelamento de fase etc, etc...
Alguns são até elementos desqualificados mesmo.... São esses os caras com que temos de lidar por aqui. Gente um pouco mais qualificada, só em grandes ou médias empresas de sonorização e em casas noturnas famosas.
Mas a tendência é melhorar aos poucos. Na Universidade em que leciono há um curso de técnico de estúdio e sonorização coordenado pelo Mayrton Bahia, que está formando um pessoal melhor.
Abç
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por takfar Qua Abr 15, 2009 1:11 pm

bodhan escreveu:
Eis o grande paradoxo, takfar: o cara que solda os fios e resolve problemas de ruídos, não pode ao mesmo tempo equalizar e fazer a mix. A situação ideal seria todo engenheiro de som andar junto com um técnico. O tal do "faz tudo" acaba fazendo tudo mais ou menos, salvo exeções, claro.

pois é. o problema é que os caras que contratam não sabem NEM fazer uma coisa (eletrotécnica), NEM a outra (engenharia de som), quanto mais as duas ao mesmo tempo. isso porque as casas não têm interesse em contratar (e pagar) um profissional qualificado. ter os dois profissionais de alto nível seria perfeito, mas é uma utopia para nossa situação.

Mas a tendência é melhorar aos poucos. Na Universidade em que leciono há um curso de técnico de estúdio e sonorização coordenado pelo Mayrton Bahia, que está formando um pessoal melhor.
Ah, esses sim vão poder verdadeiramente ser chamados de técnicos de som! Deixando claro que formação acadêmica é secundária, um cara muito experiente e conhecedor do assunto (não é o caso dos fulanos que eu usei nos exemplos acima) pode ser melhor do que alguém formado em um curso... mas quando o cara se forma, isso pelo menos garante que ele vai ter o mínimo de conhecimento necessário pra atuar na área.


Última edição por takfar em Qua Abr 15, 2009 1:23 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Clube dos Pedreiros - #012
Clube Custom Bass - #005
Clube Hartke - #009
takfar
takfar
Membro

Mensagens : 339
Localização : Natal, RN

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por allexcosta Qua Abr 15, 2009 1:20 pm

patrickqueres escreveu:Temos também as situações de quando o cara que "solda os cabos", "equaliza o PA", e "troca a bateria do microfone sem fio", ele ainda fica responsável pela iluminação.

Laughing

Cs reclamam de barriga cheia. Aqui no tao famoso EUA na maioria dos bares e lugares pequenos quem faz o som eh um dos componentes da banda. Nem "mesario" tem... Roadie aqui soh se vc tocar com a Madonna.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54468
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Claudio Jardim Qua Abr 15, 2009 2:50 pm

Nossa, eu to abismado com o que acontece do brasil em geral. Aqui em Curitiba tá cheio de técnico bom, atencioso, equipado.

Um país do tamanho do nosso acontece de tudo.

É uma bos discussão essa coisa de só poder chamar de "técnico" o cara que se provar merecedor da posição, e quanto aos músicos e "músicos", também tá cheio disso por aí, e os técnicos tem que aguentar...
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Maurício_Expressão Qua Abr 15, 2009 4:16 pm

Se for colocar na balança acho que tive mais sorte do que azar com esse povo ai...

Recebi importantes dicas também (por exemplo):
- Usando Cabeçote GK400RBIII no palco a saida balanceada do cabeçote para a mesa/PA fica bem melhor para o técnico de som timbrar para o público se o Botão de boost e master estiver em no maximo 2.
Nesse caso é preferível deixar o volume alto para ter som no palco.
Foi um técnico em Ibiúna-SP que me passou essa dica.

- Anos depois outro técnico em outra cidade na hora da passagem de som, percebeu que a Direct Box do baixo estava com defeito (nesse caso o técnico preferiu pegar o sinal antes do cabeçote para mandar para a mesa de PA e usou a direct box para dividir o sinal) e não tinha outra. Eu falei pra ele: ___Pega o sinal da saída balanceada do cabeçote. Ele retrucou: __Isso nunca dá certo com esse cabeçote. Eu expliquei essa manha e ele confirmou. O show foi perfeito.

- Outra dica foi que a saída do Baixo Stratossonic 1976 que tenho tem bastante ganho. Necessita uma Direct box que compense esse maior ganho. Pois tem mesa Mackie que tem ajuste de ganho na entrada mas não consegue compensar esse baixo específico.

- Outra dica (não é para baixo, mas ajuda a banda): alguns modelos de violão Yamaha APX são estéreos e usar cabo P10 tradicional (mono) para mandar o sinal para mesa dá rolo (acreditem, mas muitos músicos não sabem que o instrumento é estéreos).

Esses são alguns exemplos. A boa convivência com esse povo, só ajuda.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Thales_Sr Qua Abr 15, 2009 9:33 pm

Enquanto se usa o baixo limpo, a coisa é mais maneira. Agora começa a usar distorção pra você ver o bicho pegar (principalmente quando o técnico insiste em tacar um direct box antes do ampli...)

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Técnicos de som em geral Empty Re: Técnicos de som em geral

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos