Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Algumas perguntinhas...

5 participantes

Ir para baixo

Algumas perguntinhas... Empty Algumas perguntinhas...

Mensagem por allexcosta Sex Abr 17, 2009 12:03 pm

Nao entendo muito de home-studio, sei usar o basico dos programas de gravacao mas nunca tive nada em casa. Tenho algumas curiosidades q tenho certeza q alguns de vcs sabem responder...

Qual a diferenca entre a Delta 1010 e a Delta 1010 LT em termos praticos? Uma custa o triplo da outra, vale a pena comprar a mais cara?

ProTools continua sendo o padrao da industria, mesmo com o preco alto e todas as incompatibilidades?

Hj em dia ainda eh necessario se ter racks de compressor e outros perifericos em um estudio ou os plugins jah fazem tudo com som profissional?

Qual o tipo de computador mais recomendado pra um home estudio? Sao necessarios 2 HD's? Quais?

Valeu...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas perguntinhas... Empty Re: Algumas perguntinhas...

Mensagem por Alex Guimaraes Sex Abr 17, 2009 12:59 pm

Qual a diferenca entre a Delta 1010 e a Delta 1010 LT em termos praticos? Uma custa o triplo da outra, vale a pena comprar a mais cara?
Alem da praticidade nas conexões existem algumas diferenças nas características técnicas... só acho que vale a pena pra quem quer usar Pto Tools... com a grana de uma 1010 rack, eu compraria uma Presonus Fire Studio (eu acho melhor).

ProTools continua sendo o padrao da industria, mesmo com o preco alto e todas as incompatibilidades?
Só nos GRANDE$$$$$$$ studios... eu prefiro o Cubase.

Hj em dia ainda eh necessario se ter racks de compressor e outros perifericos em um estudio ou os plugins jah fazem tudo com som profissional?
Com um bom naipe de plugins, conhecimento técnico, prática e bom senso; vc faz maravilhas.

Qual o tipo de computador mais recomendado pra um home estudio? Sao necessarios 2 HD's? Quais?
Processador e memória nunca é demais, use os melhores que o dinheiro possa comprar.

Dois HDs um para o S.O. e o D.A.W. (não precisa ser tão grande) e outro para os arquivos de audio (o maior possível).

____________________________
Mãe é Mãe, Vaca é Vaca...
Alex Guimaraes
Alex Guimaraes
Membro

Mensagens : 997
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas perguntinhas... Empty Re: Algumas perguntinhas...

Mensagem por Claudio Sex Abr 17, 2009 1:43 pm

allexcosta escreveu:
Qual a diferenca entre a Delta 1010 e a Delta 1010 LT em termos praticos? Uma custa o triplo da outra, vale a pena comprar a mais cara?

A Delta LT é só a placa de som com uma interface de cabos. É vantagem usar pra quem tem um Mixer com line-out independente por canal, pois dessa forma você liga direto cada cabinho daquele num canal, e esquece da vida.

A Delta 1010, vem com um console no padrão rack pra que você possa plugar instrumentos diretamente nela de forma mais amigável, sem precisar ficar trabalhando com aquele emaranhado de fios pendurados da 1010LT. Facilita também a vida de quem não vai usar um Mixer externo, pra quem prefere apenas capturar o áudio e fazer todo o tratamento do som via software! Mas... nada impede que você também combine as saidas da 1010 com um Mixer!

allexcosta escreveu:
ProTools continua sendo o padrao da industria, mesmo com o preco alto e todas as incompatibilidades?

O ProTools em 100% da sua concepção, é uma "máquina" completa: Hardware + Software... você já deve ter escutado alguém dizer "tenho uma máquina ProTools". Só que, pra usuário caseiro, isso custa um preço absurdo. Visando tornar uma ferramenta popular, foi lançado há uns anos trás o Software ProTools LE, um gravador multipista baseado nos padrões do popular Cakewalk, que funciona independente do Hardware-ProTools.

O que faz o ProTools ser o padrão da indústria e um Software muito poderoso, são seus algorítimos para tratamento de frequências. Se você instalar o Sonar, o Cubase e o ProTools numa mesma máquina e trabalhar o mesmo aúdio capturado, verá que o resultado final gerado com o ProTools é o melhor dos três! Eu e o Korg batemos um papo sobre isso recentemente, e compartilhamos essa mesma constatação!

Apesar de saber que o ProTools é "O Software", eu ainda estou utilizando o Sonar Producer... puro romantismo!

allexcosta escreveu:
Hj em dia ainda eh necessario se ter racks de compressor e outros perifericos em um estudio ou os plugins jah fazem tudo com som profissional?

Não... não é necessário... aliás, não é necessário nem ter mais a mesa de som... você pode capturar o áudio direto da entrada de linha na placa de som, e fazer todo o tratamento via Software. Tem gente que prefere fazer a captura do áudio já com o tratamento que acha mais adequado. Por exemplo: até hoje não consegui encontrar um Plugin de Reverb que fosse bom, que não soe completamente plástico e artificial. Então, quando vou gravar algo que necessite Reverb, eu tento dar esse tratamento em tempo de captura do áudio atrvés de periféricos próprios.

allexcosta escreveu:
Qual o tipo de computador mais recomendado pra um home estudio? Sao necessarios 2 HD's? Quais?

Algo que tenha memória e velocidade de processamento, principalmente se você deseja ouvir a atuação dos efeitos/Plugins em tempo de execução. Existem máquinas Macintosh preparadas exclusivamente pra isso, mas aqui no Brasil custam tão caras quanto um carro!

No studio eu uso uma máquina com 2 processadores Intel Core 2 Duo E4500, 4GB de memória RAM, e 1 Terabyte dividido em 2 HDs SATA de 500 MB cada um. Ter 2 HDs não é uma questão de luxo, e sim de necessidade. É preciso ter um disco dedicado e um redundante para backup. Os clipes de áudio e o "Picture Cache" devem ficar num disco fisicamente separado do Sistema Operacional. Em tempo de gravação, deve-se evitar ao máximo que outros programas façam acesso concorrente ao HD onde o Picture Cache está sendo gravado.

Fora esses HDs da máquina, ainda tenho um outro HD externo de 500MB onde faço backup da arte final das produções, esse HD fica guardado lá na casa da minha mãe... a final de contas, não faz sentido você guardar seu backup no mesmo ambiente dos originais... vide exemplo das Torres Gêmeas!

Só pra completar, eu não sou um profissional de studio e gravações, essas coisas que falei são constatações e experiências pelas quais passei ao longo dos anos em que resolvi me aventurar por essa área... é importante e interessante ouvir outras opiniões, outras experiências.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas perguntinhas... Empty Re: Algumas perguntinhas...

Mensagem por Claudio Rocha Sex Abr 17, 2009 1:53 pm

allexcosta escreveu:Nao entendo muito de home-studio, sei usar o basico dos programas de gravacao mas nunca tive nada em casa. Tenho algumas curiosidades q tenho certeza q alguns de vcs sabem responder...

Qual a diferenca entre a Delta 1010 e a Delta 1010 LT em termos praticos? Uma custa o triplo da outra, vale a pena comprar a mais cara?

ProTools continua sendo o padrao da industria, mesmo com o preco alto e todas as incompatibilidades?

Hj em dia ainda eh necessario se ter racks de compressor e outros perifericos em um estudio ou os plugins jah fazem tudo com som profissional?

Qual o tipo de computador mais recomendado pra um home estudio? Sao necessarios 2 HD's? Quais?

Valeu...
Oi Allex!
Bom, vou falar sobre o que tenho visto por aqui.
Delta 1010 e 1010LT: poucas diferenças, apesar do site da M-audio mostrar especificações diferentes, bem estranho. Não compraria nem uma nem outra, existe uma M-audio Firewire que parece que é bem bacana.
Pro Tools: por aqui, ainda padrão de estúdio grande e pequeno. Os pequenos usam Pro Tools com DIGI001, placa da M-audio, por causa do Pro Tools M-Powered, e os grandes Pro Tools HD, etc. Mas hoje alguns estúdios grandes também têm usado outros programas, como Nuendo.
Periféricos X Plugins: Estúdios grandes estão forrados de periféricos, usando plugins mais para correção do que está gravado, o mixagem. Nos menores, a utilização é basicamente por plugins, por causa da pirataria, já que um pacote de plugins da Waves é uma fortuna para os padrões daqui. Particularmente, ouço uma diferença entre periférico e plugin, mas tudo depende da "peça" que aperta os botões.
Computer: como os estúdios grandes usam Pro Tools HD ou Mix Plus, geralmente o computer é um bom Mac. Os menores geralmente trabalham baseados em PC's turbinados. Configuração, não faço, idéia, rsrsrsrsrs.
Abraço!

____________________________
http://www.captainbasement.blogspot.com

"O bom baixista é aquele que se contenta em ser essencial" (Mario Porto)

Custom Basses Club #007, Fretless Club #015, Fender Club #021, Clube Valvulado - #012
Claudio Rocha
Claudio Rocha
Membro

Mensagens : 625
Localização : Santo André, SP

http://www.captainbasement.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas perguntinhas... Empty Re: Algumas perguntinhas...

Mensagem por allexcosta Sex Abr 17, 2009 1:54 pm

Otimas informacoes!!

Claudio, quer dizer q a qualidade de som das duas interfaces eh igual?

Falando em qualidade, o Terry Howard (trabalhou 20 anos com Ray Charsle e jah ganhou 3 Grammys) diz q o DAW preferido dele eh o Sonar 5 64 bit. E ele tem um Pro Tools HD em casa...

Pro Tools soh roda em XP certo? XP soh "enxerga" 3 giga max. de RAM certo? Ter mais q isso num PC com XP eh dinheiro jogado fora, correto?

Valeu.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas perguntinhas... Empty Re: Algumas perguntinhas...

Mensagem por Claudio Sex Abr 17, 2009 2:08 pm

allexcosta escreveu:
Claudio, quer dizer q a qualidade de som das duas interfaces eh igual?

Sim... já usei as duas e não vejo diferenças no produto final. O que importa mesmo, e esqueci de citar antes, é que a placa tenha resolução mínima de 24Bits - 96khz... daí pra cima a diferença é quase imperceptível.

allexcosta escreveu:
Falando em qualidade, o Terry Howard (trabalhou 20 anos com Ray Charsle e jah ganhou 3 Grammys) diz q o DAW preferido dele eh o Sonar 5 64 bit. E ele tem um Pro Tools HD em casa...

Ter um ProTools em casa serina um sonho... mas, assim como o Terry Howard, eu também sou apaixonado pelo Sonar... não consigo trocar, já testei outros vários, mas sempre acabo voltando pro Sonar!

allexcosta escreveu:
Pro Tools soh roda em XP certo? XP soh "enxerga" 3 giga max. de RAM certo? Ter mais q isso num PC com XP eh dinheiro jogado fora, correto?

Não sei dizer se o ProTools só roda em XP. Acredito que o ProTools LE já rode no Vista.

Quanto a capacidade de enxergar memória, sistemas operacionais de 32bits enxergam até 3 GB, acima disso só sistemas em 64Bits! (tanto XP quanto Vista)

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas perguntinhas... Empty Re: Algumas perguntinhas...

Mensagem por allexcosta Sex Abr 17, 2009 2:11 pm

ClaudioBass escreveu:Ter um ProTools em casa serina um sonho... mas, assim como o Terry Howard, eu também sou apaixonado pelo Sonar... não consigo trocar, já testei outros vários, mas sempre acabo voltando pro Sonar!

O Terry diz q alem disso, o som do Sonar eh melhor.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54634
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas perguntinhas... Empty Re: Algumas perguntinhas...

Mensagem por Claudio Sex Abr 17, 2009 5:12 pm

allexcosta escreveu:
ClaudioBass escreveu:Ter um ProTools em casa serina um sonho... mas, assim como o Terry Howard, eu também sou apaixonado pelo Sonar... não consigo trocar, já testei outros vários, mas sempre acabo voltando pro Sonar!

O Terry diz q alem disso, o som do Sonar eh melhor.

É véio... isso aí faz parte daquelas boas discussões infinitas... Mas, se o Terry se refere ao ProTools LE, aí concordo com ele, prefiro o Sonar!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15413
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas perguntinhas... Empty Re: Algumas perguntinhas...

Mensagem por korg Sex Abr 17, 2009 5:51 pm

Olall!!! rs

bom, já falaram de tudo , vou dar meus centavos finais rsrs

1) Nunca usei uma 1010rack, mas já tive a 1010LT. O que sempre escutei é que os conversores das duas interfaces não são exatamente os mesmos, parece que da 1010rack são melhores. Porém, é aquela coisa, pra escutar essa "diferença" exige MUITO ouvido treinado, um bom par de monitores (genelec?) etc..

2) Sim, pode-se usar 100% em plugins... mas ainda existem situações que periféricos são importantes... por ex, quando gravo voz, sempre meto um compressor , nem que seja de leve (entre 2:1 e 4:1), antes da interface. Não sei se é a "qualidade" dos cantores que tenho gravado Razz Twisted Evil mas há muita variação de dinâmica o que acaba sendo prejudicial nas minha gravações (basicamente rock).

3) Protools, pelo que saiba, ainda domina o mercado;

4) Na verdade, rack de periféricos acaba sendo, na sua grande parte, um bom leque de prés (variantes de focusrite, neve, api, avalon, etc) para usar cada um em determinadas situações e compressores. Efeitos de forma geral, tem plugin (e ótimos plugins) pra tudo. No meu caso tenho os prés da Ultra 8R quando quero usar SS e tenho um art mpa gold pra quando quero valvulado.
Plugins hoje tem pra tudo e são ótimos! Salvo reverb como o claudio mencionou, onde muita gente ainda puxa uma mandada pra rack externo, um lexicon da vida, pra ter um timbre mais bacana e menos plástico.
Mas de uns tempos pra cá surgiram os reverbs de convolução , que sao muito bacanas, mas que tem uma curva de aprendizado meio doida. Ainda estou apanhando com eles rsrs mas definitivamente som infinitamente superior aos plugins convencionais.

5) Com relação a DAW, NO MEU CASO, deixei de usar o sonar há uns 2 anos e passei a usar protools e achei qeu a mesma musica (usei mesmos wavs) mixada em cada DAW soou mais musical do PT.
A gente pode cair naquele mesmo papo do mb2, que vc mencionou o problema psicologico rsrsr pode ser... quem sabe... posso ter me deixado levar, ou nao... so sei que nao voltei mais pro sonar rsrsrs
Ja usei o sonar 64 bits e é muito interessante. Primeiro que o uso de processador e memoria caiu horrores!! Serio, o sistema fica muito mais otimizado! roda uma maravilha. No caso, sai do 64 bits pq alguns plugins davam pau e pq drivers e outros era um parto no 64. Me senti muito limitado, infelizmente. Mas ficou óbvia a superioridade do 64 bits pra DAW.

6) Acabei vendendo minha 1010, comprei uma fast track ultra 8R e estou achando o conjunto bem melhor. Qualidade geral. Na epoca que comprei a 8R, queria mesmo era uma profire 2626 (melhores conversores e pres) mas nao tive acesso.
As 1010 foram sucesso, mas ano passado/retrasado lançaram uma enxurrada de interfaces bacanas como o Claudio/Cruco mencionou. Por isso mudei.

7) Caso vc vá usar muitos samples, como loops de bateria por ex, seria bom adicionar um 3o HD. Pra Não concorrer nem com o de Sistema/DAW nem com o de gravação dos wavs.

E, por último e não menos importante rsrsrs parafraseando o amigo CláudioBass rsrs:
"Só pra completar, eu não sou um profissional de studio e gravações, essas coisas que falei são constatações e experiências pelas quais passei ao longo dos anos em que resolvi me aventurar por essa área... é importante e interessante ouvir outras opiniões, outras experiências."

[s]

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Algumas perguntinhas... Empty Re: Algumas perguntinhas...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos