Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

+30
FireHawk
Victor matheus wooten
joaoortiz
AntônioWarwick
Ruds
fconde77
Rico_bass
diegog174
carlos_sales
Ivanov_br
Diogo Kurz
flmeneses
Pauler4
Gama
LuCaSbass
Hil
Neil
Pedroswaldo
Sonikado
Gomba
Lapetina
José Carlos
Edu Fettermann
jorgemartins
André Souza
gutoperim
Cantão
andrejazzbass
Thales_Sr
allexcosta
34 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por allexcosta Qua Jul 06, 2011 10:00 pm

Muitos já me viram escrever que existe uma ciência na confecção de caixas de som, que não é só comprar um falante, colocar em uma caixa e se soar bem tá tudo certo. Resolvi tirar um tempo pra demonstrar o assunto e aproveitar pra mostrar um pouco do uso do WinISD.

Nosso exemplo é baseado em uma pergunta recente feita por um colega sobre uma caixa para um Eminence Legend CB15. Por favor utilizem o recurso "Expandir esta imagem" ou "Ver em tamanho real" para melhor visualização...

Primeiro clique em New Project:

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Win1

Escolha o falante:

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Win2

Depois escolha quantos falantes serão usados (no nosso exemplo é 1), assim como o tipo de construção, normal ou isobárica (não se usa).

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Win3

Em tipo de caixa, selada ou dutada, conforme o programa recomendar, os outros tipos são menos comuns e não vamos discutir aqui...

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Win4

Sempre escolham o alinhamento quasi-butterworth, que é o feijão com arroz e já oferece medidas interessantes. Depois é só mudar alguma coisa...

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Win5

A caixa vai "falar" o que estiver acima da linha azul (cerca de 52hz nos graves e 750hz nos médios, vejam setas), que é a linha de -3db, ou "drop point". Abaixo daí o sistema já não reproduz muito bem. Observem que o gráfico já está bom.

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Win6

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Win7

Deixando a caixa um pouco menor e aumentando levemente a frequência de afinação dos dutos, chego a um resultado com graves mais consistentes e um drop point de graves um pouco mais baixo:

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Win8

O falante é vendido como 300W, mas percebam que na simulação de 300W a excursão do falante passa bastante do Xmax de 4.8mm. Observem também como a excursão vai ao céu abaixo de 40hz (resolveremos isso em breve).

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Win9

É preciso reduzir a potência para 190W, que é o máximo que consigo sem ultrapassar o Xmax do falante. Na verdade, pelo Xmax relativamente baixo, esse sistema suportará no máximo algo em torno de 200W e não os 300W que a fábrica especifica.

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Win10

Devemos também observar a velocidade do ar nos dutos, que chega a 39m/s em 190W com duto único, quando não deveria ultrapassar os 17m/s.

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Win11

O uso de dois dutos de 10x14 nos permite manter a afinação da caixa com uma velocidade do ar bem mais próxima do desejado, cerca de 20m/s.

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Win12

Um filtro sub-sônico simples em 45hz controla a excursão do cone abaixo de 40hz em 190W:
Para mais informações sobre o filtro sub-sônico, visite o link abaixo:

http://sound.westhost.com/project99.htm

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Win13

E ao mesmo tempo coloca a velocidade do ar abaixo de 17m/s em 190W:

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Win14

O resultado final é uma curva boa, mantendo o ponto de 62hz (primeiro harmônico da Si grave) dentro da faixa de reprodução da caixa, o que garantirá uma Sizona com certa autoridade.

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Win15

Outro bom exemplo: Simulei uma caixa com 2 falantes Eminence Delta 10 de 350W cada.

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Win16

Como a Xmax dos falantes é muito baixa (1.6mm), essa caixa que supostamente suportaria 700W, na verdade não poderá ser usada com mais de 70W sem problemas de distorção ou até mesmo danos aos componentes:

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Win17

Conclusão: Potência em Watts não é tudo. Existem ainda MUITOS outros parâmetros a serem considerados, fora a própria construção da caixa, que deve ser bem colada e estável. Na dúvida, compre uma caixa de marca conhecida e respeitada. Se for fazer você mesmo, pesquise bastante antes de colocar um falante de 500 Reais em uma caixa mal projetada.

Espero que ajude.









Última edição por allexcosta em Qua Jan 18, 2012 2:29 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Thales_Sr Qua Jul 06, 2011 10:28 pm

Que aula hein...? Parabéns!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por andrejazzbass Qua Jul 06, 2011 10:56 pm

Grande allex! Parabéns pela Aula!
Tenho uma caixa handmade, feita por mim e meu tio com um falante Pw5 15" da Sellenium, e a uma semana comprei uma Vx115 da Hartke, considerada uma boa caixa por muitos aqui no fórum e a diferença foi clara até para ouvidos "leigos" do meu pai.
Requer estudos para um projeto dito "profissional"... [FATO]
andrejazzbass
andrejazzbass
Membro

Mensagens : 68
Localização : Aracaju - Sergipe

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Cantão Qua Jul 06, 2011 11:06 pm

Rapaz , muito bom Allex... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21672
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por gutoperim Sáb Jul 09, 2011 9:51 am

Bela aula allex, show de bola.
Apenas por curiosidade: para obter algo mais próximo dos 700w no segundo exemplo, qual seria a saída ? Aumentar as dimensões ? Colocar dutos ?
gutoperim
gutoperim
Membro

Mensagens : 28
Localização : Piracicaba

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 09, 2011 11:27 am

gutoperim escreveu:Apenas por curiosidade: para obter algo mais próximo dos 700w no segundo exemplo, qual seria a saída ? Aumentar as dimensões ? Colocar dutos ?

Não há saída...

Dutos a caixa já tem. As dimensões estão corretas. O Xmax dos falantes não vai mudar. Na verdade não existe falante de 10" que suporta 350W REAIS. Isso é um marketing da indústria. Quando você lê 350W em um falante como esses ou 700W em uma caixa 2x10 isso é o limite TÉRMICO, só que o limite físico é atingido BEM antes, como no caso do exemplo. Em geral, um falante suporta menos da metade da potência mencionada pelo fabricante. Às vezes bem menos...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por André Souza Sáb Jul 09, 2011 1:00 pm

Belo material Allex.

claps

____________________________
"Que minhas palavras sejam breves e minhas ações eternas."
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por jorgemartins Ter Jul 26, 2011 12:15 pm

Allex,
Eu de novo hehehe

Tenho uma dúvida sobre Parâmetros Thielle-Small. "Vb" é volume total líquido? ou seja, tenho que calcular o volume (espaço) interno para o alto falante?

Na imagem abaixo, o V(total)=2.733 cu ft é igual a 77,38 litros, isso é volume interno ou volume externo (aresta a aresta da caixa)?

[img]Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Parametros[/img]

E abaixo, no programa WinISD. O Volume que está marcado é volume interno ou externo (aresta a aresta) da caixa?



Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Parametros2
jorgemartins
jorgemartins
Membro

Mensagens : 32
Localização : Viamão - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Edu Fettermann Ter Jul 26, 2011 1:51 pm

Tópico excelente, chefe, ótima ideia colocar como fixo. Uma dúvida besta: uma caixa hand-made, em comparação com as caixas que vemos à venda por aí, equivale em qualidade?
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por allexcosta Ter Jul 26, 2011 3:01 pm

jorgemartins escreveu:E abaixo, no programa WinISD. O Volume que está marcado é volume interno ou externo (aresta a aresta) da caixa?

O volume de uma caixa é o volume interno líquido, ou seja, as paredes, o falante e os dutos não contam. Você mede o total, subtrai o dobro da espessura de cada parede e tudo que estiver ocupando espação dentro da caixa.

Ex: Em uma caixa que mede 50cm de largura com paredes de 18mm, você usa 50cm menos 3.6cm (dobro de 18mm). Faz isso em todas as medidas e depois diminui o espaço ocupado pelo falante e pelo duto.

Edu Fettermann escreveu:Tópico excelente, chefe, ótima ideia colocar como fixo. Uma dúvida besta: uma caixa hand-made, em comparação com as caixas que vemos à venda por aí, equivale em qualidade?

Se bem feita, a caixa hand-made será provavelmente melhor que uma caixa comercial, pois não há preocupação com o corte de custos e aumento nos lucros. Em uma hand-made você pode escolher tudo do melhor, desde o fio até o conector Speakon. Mas uma caixa hand-made mal feita é pior que a caixa mais barata da loja, que pode até ser feita na pressa mas é feita com parâmetros industriais e passa obrigatoriamente por algum controle de qualidade.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por José Carlos Ter Jul 26, 2011 3:18 pm

Bom saber deste tópico fixo, evita criação desnecessária de mais outros tópicos sobre o assunto! Eu queria fazer por mim mesmo uma caixa handmade assim como outros amigos aqui do fórum, porém pedi a um profissional, que trabalha com montagem de caixas acústicas por encomenda. Pelo que vi, o rapaz trabalha encima de todos os parâmetros necessários para a confecção de uma caixa com muita qualidade, mas esse resultado final só vou saber quando a minha chegar e eu puder ouvir, testar e atestar. Desde que ela seja equivalente a uma caixa de marca (levando ela em consideração como réplica) já estarei muito contente. Chegando vou aproveitar o espaço para postar aqui. Estamos acompanhando!!
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por jorgemartins Qua Jul 27, 2011 11:17 am

Pessoal,

Para quem interessar, segue o link do alto falante usado na caixa Aguilar GS112 e GS112NT. Para quem quiser fazer uma caixa igual a Aguilar. Direto do site da Aguilar.

http://store.aguilaramp.com/ProductDetails.asp?ProductCode=240-001

jorgemartins
jorgemartins
Membro

Mensagens : 32
Localização : Viamão - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Edu Fettermann Qua Jul 27, 2011 11:32 am

Indicações de quem poderia fazer caixas com qualidade?
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por José Carlos Qua Jul 27, 2011 11:38 am

Te mandei MP Edu!
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Lapetina Qua Jul 27, 2011 12:50 pm

jorgemartins escreveu:Pessoal,

Para quem interessar, segue o link do alto falante usado na caixa Aguilar GS112 e GS112NT. Para quem quiser fazer uma caixa igual a Aguilar. Direto do site da Aguilar.

http://store.aguilaramp.com/ProductDetails.asp?ProductCode=240-001

Show de bola hein Jorge!
Parece que enviam para o Brasil!
tirar as medidas da caixa original e usar o mesmo falante deve ficar praticamente igual!
=D

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por José Carlos Qua Jul 27, 2011 1:00 pm

^ não sei se influi alguma coisa Lapa, mas a madeira da Aguilar é mogno filipino, acho que só tem que achar uma com resistência igual, e caprichar na montagem! Daí deve ser sem erro msm!
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Lapetina Qua Jul 27, 2011 1:14 pm

^deve ajudar e tal, mas acho que o principal é a litragem e formato da caixa com o falante.
até porque nos programas não pede a madeira né!?!?!?!? rs

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por José Carlos Qua Jul 27, 2011 1:19 pm

Não claro, mas digo pela firmeza e tal, questões estruturais entende.. até´porque pode ajudar no peso final!!
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Lapetina Qua Jul 27, 2011 1:36 pm

^sim sim
certamente!

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por José Carlos Qua Ago 03, 2011 10:17 am

Bom, aqui está minha Handmade, que não é hand made myself, mas não é de marca alguma, foi feito por um marceneiro que constói caixas acústicas chamado Cloves, de Caçapava - SP. A caixa está a caminho, quando chegar vou analisar ela, e apesar de não ser nenhum músico de renome, vou opinar no que eu puder sobre o equipamento, para servir de base se a galera se interessar.

A caixa usa o falante 12steel300 (300Wrms / 8Ω) espelho Speakon / P10

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Cjs03

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Cjs04
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Projeto de caixa 1x12 para baixo [ainda no papel]

Mensagem por Gomba Ter Ago 09, 2011 11:59 am

Galera, seguinte: Como alguns já sabem, eu sou o mais novo e feliz proprietário de um mb200. Só que eu preciso de caixas pra conseguir tirar som deles.
Tenho dois falantes Selenium WPU1205 e acho que tenho dois tweeters também.
Agora eu preciso de ajuda dos senhores pra fazer o projeto da caixa. Saber o volume necessário, o diâmetro do duto, etc etc. Não tenho nenhum conhecimento técnico sobre projeto de sonofletores.

Aqui tem um pdf com as especificações do falante: http://www.selenium.com.br/sitenovo/admin/Documentos/WPU1205_p.pdf
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por José Carlos Ter Ago 09, 2011 12:30 pm

cheers

ÊÊÊÊÊ GOMBA! Deu start no projeto, isso ai cara!
Vc vai fazer uma caixa 2x12"??? Esse woofer é chumbadinho hein vai ficar
uma caixa meio pesada.. mas se vc não se importa. Poderia fazer 2 caixas 1x12" se preferir, cada uma com os respectivos drivers. Pede ajuda ao universitário tio Allex, e posta tb lá no tópico fixo que ele tranquilamente pode te dar uma ajuda!

EDIT: Depois que eu parei pra analisar o título facepalm mas isso é normal vindo de mim. Mesmo assim, creio que vá ficar bala!


Última edição por José Carlos em Ter Ago 09, 2011 12:51 pm, editado 1 vez(es)
José Carlos
José Carlos
Membro

Mensagens : 2696
Localização : Congonhas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Gomba Ter Ago 09, 2011 12:41 pm

Serão duas caixas 1x12! Talvez eu faça uma por vez, por escassez de dinheiro do material.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por allexcosta Ter Ago 09, 2011 2:25 pm

Em uma caixa de 35 litros o duto deverá medir 10x16

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Gomba Ter Ago 09, 2011 2:37 pm

Alex, O que é o "Z" no winisd?


E tendo dois falantes 12" você acha melhor fazer duas 1x12 pra prezar pela portabilidade ou fazer uma 2x12 e ganhar os 3db do acoplamento?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por allexcosta Ter Ago 09, 2011 2:53 pm

^ Não sei o que é esse Z...

O acoplamento ocorre nos dois casos. Uma 2x12" não fala 3db mais que um par de 1x12's.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Gomba Ter Ago 09, 2011 3:11 pm

Z é a potência do falante, eu acho...


Pelo que vi aqui no winsd, preciso de uma caixa de 29,4 litros de volume (pode ter mais, ou tem que ser exatamente isso?)

As medidas que ele me deu, pra um compensado de espessura de 25mm (você recomenda outra espessura?) são:
X: 55,1cm
Y: 36,3cm
Z: 23,8cm

com um duto de diâmetro 10,2cm e 9,2cm de profundidade, com a caixa afinada a 70hz.

O que você acha?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Lapetina Ter Ago 09, 2011 3:14 pm

Gomba, costumo ver o pessoal fazer com 18 mm a caixa
mas eu só achei de 20mm pra vender!
se for de 15mm terá de reforçar a caixa.

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por allexcosta Ter Ago 09, 2011 3:16 pm

25mm é bastante grosso.
18mm é meio que padrão.

A caixa pode ser um pouco maior, mas tem que corrigir o duto.

Achei 70hz meio alto. Eu usaria algo em torno de 55hz.

Pra achar o volume interno precisa também subtrair o volume do duto e da estrutura do falante.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Gomba Ter Ago 09, 2011 3:33 pm

Ok, vou calcular com 20mm.

E eu tava vendo aqui no pro, usar esse falante afinado em 70hz deixa a curva meio estranhona mesmo. Em 55hz ela tem um boost absurdo ainda nessa frequencia: deem uma olhada:

70: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade 25068562


55: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade 71166841


40: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade 12102561

E quanto ao volume interno, o winisd nao calcula essa diferença nao?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por allexcosta Ter Ago 09, 2011 3:42 pm

^ Achei algo completamente diferente...

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Sel

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Gomba Ter Ago 09, 2011 3:47 pm

É. Agora eu também. Estranho.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Gomba Ter Ago 09, 2011 3:49 pm

Preciso de uma caixa com 27,8 litros e um duto de 8,20 por 13,9cm. Se aumentar a litragem, o duto é modificado também, né?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por allexcosta Ter Ago 09, 2011 3:52 pm

Eu acho 27 MUITO pequeno... Entre 35 e 40 tá tranquilo. Mantenha a afinação em 55 e o programa te dá o duto.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Gomba Ter Ago 09, 2011 4:04 pm

Tô fazendo um projeto aqui e daí eu calculo o duto pela litragem dele. Por um calculo bem porco aqui, vi que a caixa ia dar 55litros, mas tô fazendo com calma agora. Jajá digitalizo e posto aqui.

Pra calcular a litragem da caixa (pra medir o duto) eu tiro volume de falante, tweeter, alças e conectores?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por allexcosta Ter Ago 09, 2011 4:10 pm

^ Tipo isso. Qualquer coisa que ocupe volume na câmara interna, inclusive a espuma. É meio difícil um cálculo exato, então o normal é aproximar mesmo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Gomba Ter Ago 09, 2011 4:17 pm

Quanto de espuma precisa botar na caixa? Tem que forrar ela toda por dentro com espuma?

Pensei numa caixa com volume interno de 45x35x30cm. Dá aproximadamente uns 47 litros. Tirando uns 7,5l de falante(4,5l) + tweeter)0,5l) + duto(1l) + espuma(2l) + alças(0,5l) deve dar uns 40 litros de ar dentro da caixa.
Tá bom?

Pelo que o winisd disse, posso usar um duto de 10,2 x 13,4 cm. se a caixa tiver 40l de volume interno.


Última edição por Gomba em Ter Ago 09, 2011 4:31 pm, editado 2 vez(es)
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Lapetina Ter Ago 09, 2011 4:58 pm

^gomba
esses falantes WPU1205
são para instrumento ou automotivos???

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Gomba Ter Ago 09, 2011 5:15 pm

Cara, pelo que tá no site da selenium, eles são de uso profissional. Não sei se pra instrumento, mas eu ja vi ele em caixas de P.A.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Sonikado Ter Ago 09, 2011 5:18 pm

Gomba escreveu:Quanto de espuma precisa botar na caixa? Tem que forrar ela toda por dentro com espuma?
Essa é uma questão muito delicada.
Vou contar tudo, e assim você pode definir o que queres fazer:
O recomendado é forrar a caixa internamente com algo um pouco menor do que espuma. Espuma Caixa-de-Ovo, bate-pedra, bate-pedra+cobertor de mendigo, etc. Para forração costuma-se usar isso, já que o amortecimento deles vai ser melhor e/ou com melhor CxB.
Já o preenchimento costuma ser feito com plumante ou lã de vidro/lã de rocha. Há benefícios e malefícios.
Ao forrar uma caixa vc ajuda na construção dela. Estamos falando de graves, e grave é deslocamento de ar e geração fácil de vibração. Quanto mais densa e pesada a caixa for, melhor (não existe meio de "contornar" isso).
Forrando bem forrado você ajuda a impedir vazamentos não desejados, e gera amortecimento interno, o que ajuda a anular as tais ondas estacionárias e vibrações da madeira. Você perde SPL mas costuma ganhar um desempenho melhor nas faixas mais graves.(um Bzão fica mais fácil de ser ouvido, por outro lado a caixa vai gerar menos "som", precisando de mais volume no ampli)

Já o preenchimento "simula" fisicamente uma caixa maior, já que sua ação tem a ver com alguma coisa relacionada à uma "freiada" na velocidade do som. Essa é de fato a coisa mais pessoal de todas, não há formula alguma ou receita pronta.
Com preenchimento, novamente, há certa perda de SPL. Por outro lado, o falante vai responder como se estivesse em uma caixa maior (de 0% até uns 20% em casos extremos), o que pra graves é outro pré-requisito (muito espaço). Isso é útil pra quem precisa construir caixas bem pequenas e tem problemas com espaço, usando caixas menores do que as recomendadas. Com preenchimento exagerado o falante vai começar a embolar as notas e vai ficar aquele grave Boomy. Com pouco ou nenhum preenchimento o surgimento de ondas estacionárias é facilitado, mas o falante vai responder mais rapidamente e com mais SPL.
De certa forma os falantes mudam bastante suas características sonoras com ou sem o preenchimento, cabe literalmente a você ir removendo ou colocando conforme seus ouvidos desejarem. Se não tem tempo pra isso coloque uns 20%~15% de volume interno em plumante e já deve dar algum resultado meio-termo. (plumante é baratinho, não se preocupe Wink )

Outra dica importante também é nunca confiar cegamente em dados de programas.
Especialmente Bass reflex, em praticamente nenhuma ocasião a realidade coincide com o que o WinSD mostra bounce

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Gomba Ter Ago 09, 2011 5:34 pm

Uau. Mas esse preenchimento que você diz aí não afeta o volume de ar dentro da caixa que o falante precisa pra funcionar adequadamente não?

Ou seja, faço forração da caixa com lã TNT (daquele cobertor cinza, rs) e preencho (pode ficar solto?) com esse plumante?

Quanto de material devo precisar pra ter um resultado bom, cê tem ideia?


Última edição por Gomba em Ter Ago 09, 2011 5:56 pm, editado 1 vez(es)
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por allexcosta Ter Ago 09, 2011 5:34 pm

^ Boa explicação...

A Schroeder, por exemplo, fabrica alguns modelos sem nenhum enchimento, mas eles não negam que buscam volume acima de qualquer coisa...

O pessoal não fala muito bem de espuma caixa-de-ovo. Dizem que come muito as frequências baixas, mas eu não sei bem...

Conheci gente que colava carpete bem fofo no fundo e não tão fofo nas laterais. Normalmente se usa em tudo menos na parede onde fica o falante. Lã de vidro é bastante clássico e funciona bem. Uns 2cm de material de encher travesseiro também deve funcionar bem.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Sonikado Ter Ago 09, 2011 6:14 pm

Ou seja, faço forração da caixa com lã TNT (daquele cobertor cinza, rs) e preencho (pode ficar solto?) com esse plumante?
Se tiver algum problema com preenchimento dançando dentro da caixa use um pouco daquelas redes de plástico, bem fininhas.(são parecidas com aquele plástico laranja de ensacar laranjas... mas não sei aonde vende) Só tem que tomar cuidado com elas porque com vibração, se encostarem na madeira, podem gerar barulhos indesejáveis. Se preferir uma solução mais fácil (tipo eu), dá pra "prender" o plumante com barbante, só não picar ele na hora de colocar na caixa.
Uma outra solução que vi pra prender plumante era usar um reforço da caixa como apoio, enrolar o plumante ali e prender as laterais com fita isolante.
O bom de usar esse material é que é bem fácil remover ou adicionar. Portanto, caso não fique agradável aos ouvidos, basta reabrir a caixa (dica: não finalize a caixa sem testar tudo antes!) e mexer novamente.

O pessoal não fala muito bem de espuma caixa-de-ovo. Dizem que come muito as frequências baixas, mas eu não sei bem...
Interessante isso.
Estou agora a projetar um clone de um projeto aqui pra casa(é uma teoria diferente de caixa de som, ainda tou sem experiência nela), e ele usa justamente espuma caixa-de-ovo nas paredes próximas ao falante. O projeto, de acordo com outras pessoas que o fizeram, praticamente garantem desempenho de 20hz~23hz pra cima. (é, não é caixa pra Baixo, mas tá valendo, usarei ela ao comprar o meu instrumento Very Happy)
Pessoalmente não tenho experiências com esse tipo de espuma. Mas considero que a principal propaganda dela é a absorção de frequências agudas, e absorção razoável/ruim de médias e baixas frequências...

Uau. Mas esse preenchimento que você diz aí não afeta o volume de ar dentro da caixa que o falante precisa pra funcionar adequadamente não?
Apesar do preenchimento ocupar espaço, ele não necessariamente gera esse efeito.
Se o falante pudesse "falar", ele diria que uma caixa de 36L sem preenchimento teria 36L, e com preenchimento uns 39L~45L. (eu não pensei em calculo nenhum agora, os valores não devem estar corretos, mas acho que deu pra entender a teoria por trás)
Mas cuidado, não há milagre nenhum nisso. Não dá pra fazer uma caixa de 36L render como uma de 45L sem alguma perda em algum lugar. (geralmente SPL)

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Gomba Ter Ago 09, 2011 6:49 pm

Se tiver algum problema com preenchimento dançando dentro da caixa use um pouco daquelas redes de plástico, bem fininhas.(são parecidas com aquele plástico laranja de ensacar laranjas... mas não sei aonde vende) Só tem que tomar cuidado com elas porque com vibração, se encostarem na madeira, podem gerar barulhos indesejáveis. Se preferir uma solução mais fácil (tipo eu), dá pra "prender" o plumante com barbante, só não picar ele na hora de colocar na caixa.
Uma outra solução que vi pra prender plumante era usar um reforço da caixa como apoio, enrolar o plumante ali e prender as laterais com fita isolante.
O bom de usar esse material é que é bem fácil remover ou adicionar. Portanto, caso não fique agradável aos ouvidos, basta reabrir a caixa (dica: não finalize a caixa sem testar tudo antes!) e mexer novamente.
Posso grampear a forração e o plumante? E as madeiras, parafusadas ou coladas? É necessário fazer algum reforço de madeira na moldura do falante? (vi que as Anteras tem isso) E entre o falante e a caixa de som, precisa botar algum material?a

Estou agora a projetar um clone de um projeto aqui pra casa(é uma teoria diferente de caixa de som, ainda tou sem experiência nela), e ele usa justamente espuma caixa-de-ovo nas paredes próximas ao falante. O projeto, de acordo com outras pessoas que o fizeram, praticamente garantem desempenho de 20hz~23hz pra cima. (é, não é caixa pra Baixo, mas tá valendo, usarei ela ao comprar o meu instrumento Very Happy)
Pessoalmente não tenho experiências com esse tipo de espuma. Mas considero que a principal propaganda dela é a absorção de frequências agudas, e absorção razoável/ruim de médias e baixas frequências...

Vi um setup de caixas uma vez com 1x18 pra falar de 20~80hz, 1x15 pra falar entre 80 e 200hz e 4x10 pra falar acima disso. O baixo tem frequencias perto de 20hz... só que nenhum captador consegue captar isso assim são satisfatoriamente e nenhum sistema (tirando P.As realmente muito bons) conseguem falar frequencias tão baixas fielmente também...

Mas esse preenchimento que você diz aí não afeta o volume de ar dentro da caixa que o falante precisa pra funcionar adequadamente não?
Apesar do preenchimento ocupar espaço, ele não necessariamente gera esse efeito.
Quer dizer que eu não preciso tirar da conta de volume interno da caixa os materiais de forração e preenchimento? E, mesmo que eu perca alguns db nisso, como vou fazer duas caixas, vou ter bastante volume. Uso um amp de 140w (Staner bs120) e é raríssimo eu passar com o volume do 5...
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Sonikado Qua Ago 10, 2011 12:00 am

Quer dizer que eu não preciso tirar da conta de volume interno da caixa os materiais de forração e preenchimento? E, mesmo que eu perca alguns db nisso, como vou fazer duas caixas, vou ter bastante volume. Uso um amp de 140w (Staner bs120) e é raríssimo eu passar com o volume do 5...
De certa forma é até correto removê-los da conta de volume, mas a diferença é demasiado pequena. Não acho que valha a pena, na prática não vai mudar nada. A menos que seja um projeto muito minucioso(algo, me desculpem, beira o impossível de acontecer com Bass Reflex rs), se prender a medidas muito exatas pode acabar sendo perda de tempo.
Volume por volume quem diz mais é a sensibilidade (ou seja, o falante)
E a caixa também, já que estamos falando de bass reflex Very Happy
A potência é secundária!
Um ampli de 70W vai falar a mesma coisa que o seu num falante com 3dB a mais de sensibilidade.

Posso grampear a forração e o plumante? E as madeiras, parafusadas ou coladas?
A forração geralmente é colada, não sei bem como seria o resultado dela com grampos. ACREDITO EU que não haverá problema. MAs o fato de vocÊ não usar alguma cola branca pode não vedar alguns vazamentos que eventualmente acontecem (é sempre bom vedar por dentro, usando a própria cola junto com a espuma e tal)
Madeiras parafusadas ou coladas.
Bom, se você só colar ela vai desmontar no primeiro Ezão que você tocar.
Se você só parafusar você pode ter problemas em relação a vazamentos de ar e ruídos indesejáveis (madeira batendo, vibrando, etc...)
Junte o bom e o agradável. Não será neessária muita cola. Use cola branca mesmo. Lembrando que mesmo assim, depois de seco e pronto, podem aparecer vazamentos. Daí só usar silicone.
Ah sim, quando parafusar parafuse com vontade E quantidade. Dependendo da madeira gaste sem dó 40 parafusos, ou mais. E aperte BEM. A caixa não deve ser feita para ser reaberta depois de finalizada (exceto a parede traseira, caso deseje, nesse caso só maneirar um pouco nos apertos atrás)

É necessário fazer algum reforço de madeira na moldura do falante? (vi que as Anteras tem isso) E entre o falante e a caixa de som, precisa botar algum material?
Na verdade o reforço não deveria ser na moldura e sim no baffle todo. O recomendado é o dobro de espessura no baffle em relação as paredes. Mas isso vai deixar a caixa bem(mais) pesada, embora fique rígida pra caramba!
Acredito eu que não seja necesááááário fazer isso, depende da madeira que usarás.
Entre o falante e a caixa o recomendado é não ter nada. Quer dizer, há exceções, mas quanto mais "apertado" for o buraco, melhor. Se acabar dando uma folga você pode preencher com cola quente (ela vai comer a tinta em que ela encostar, incluindo a da carcaça do falante) ou alguma borracha. OU nada, caso o falante fique bem preso. (não abuse na hora de apertar os parafusos do falante, ele deve ser removível p/ manutenção!)

Agora tá tarde.

E... só tou fazendo posts gigantes lol!

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Gomba Qua Ago 10, 2011 10:12 am

De certa forma é até correto removê-los da conta de volume, mas a diferença é demasiado pequena. Não acho que valha a pena, na prática não vai mudar nada. A menos que seja um projeto muito minucioso(algo, me desculpem, beira o impossível de acontecer com Bass Reflex rs), se prender a medidas muito exatas pode acabar sendo perda de tempo.
Então o grande lance é pensar uma caixa com cerca de 45 litros, tirar somente o volume do falante, twitter e alças pra calcular mais ou menos 40 litros de ar dentro da caixa, deixando a forração e o preenchimento de fora?

A forração geralmente é colada, não sei bem como seria o resultado dela com grampos. ACREDITO EU que não haverá problema. MAs o fato de vocÊ não usar alguma cola branca pode não vedar alguns vazamentos que eventualmente acontecem (é sempre bom vedar por dentro, usando a própria cola junto com a espuma e tal)
Entendi. Então é melhor colar toda a forração? Só pegar cola granca (essas de escola?) e passar com pincel na madeira e colar a forração?

Madeiras parafusadas ou coladas.
Bom, se você só colar ela vai desmontar no primeiro Ezão que você tocar.
Se você só parafusar você pode ter problemas em relação a vazamentos de ar e ruídos indesejáveis (madeira batendo, vibrando, etc...)
Junte o bom e o agradável. Não será neessária muita cola. Use cola branca mesmo. Lembrando que mesmo assim, depois de seco e pronto, podem aparecer vazamentos. Daí só usar silicone.

Entendi. Então as madeiras da frente e laterais é melhor parafusar e colar (não precisa ser cola de madeira?) e a de trás é só parafusar bem?

Na verdade o reforço não deveria ser na moldura e sim no baffle todo. O recomendado é o dobro de espessura no baffle em relação as paredes. Mas isso vai deixar a caixa bem(mais) pesada, embora fique rígida pra caramba!
Acredito eu que não seja necesááááário fazer isso, depende da madeira que usarás.
O que é Baffle? Tô pensando em usar compensado naval de 20mm. Preciso fazer?

Entre o falante e a caixa o recomendado é não ter nada. Quer dizer, há exceções, mas quanto mais "apertado" for o buraco, melhor. Se acabar dando uma folga você pode preencher com cola quente (ela vai comer a tinta em que ela encostar, incluindo a da carcaça do falante) ou alguma borracha. OU nada, caso o falante fique bem preso. (não abuse na hora de apertar os parafusos do falante, ele deve ser removível p/ manutenção!)
Não preciso botar nenhum reforço de madeira no lugar onde vou parafusar o falante então? Você acha leval botar uma camada de EVA entre o falane e a madeira pra evitar barulhos por causa da vibração?
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por allexcosta Qua Ago 10, 2011 10:19 am

Sonikado escreveu:De certa forma é até correto removê-los da conta de volume, mas a diferença é demasiado pequena. Não acho que valha a pena, na prática não vai mudar nada.

O volume da seção de um cone de falante de 12" + o ímã + o duto deve dar uns 3 ou 4 litros, não?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Gomba Qua Ago 10, 2011 12:52 pm

O Falante tem 4,5l de volume segundo o fabricante. E o duto da minha caixa deve dar mais 1l.
O Sonikado se referia ao revestimento + preenchimento da caixa, eu acho.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por allexcosta Qua Ago 10, 2011 12:53 pm

^ Entendi

A propósito, "baffle" é a parede onde o falante é montado.
Grampear a manta é bastante comum.
Tem que colar E parafusar todas as junções.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Gomba Qua Ago 10, 2011 1:10 pm

Saquei. Tem que reforçar a junção desta com o resto da caixa, certo? É preciso fazer um chassi interno de madeira?

Quanto à manta, acho que vou colar mesmo, porque fui testar minha pistola de grampos aqui ela não tá funcionando.

Eu passei as medidas pro meu irmão que é guitarrista e arquiteto, ele vai fazer um projeto da caixa no cad pra mim e me passar. Daí eu trago aqui pra ver se vocês aprovam antes de comprar as madeiras e mandar o marceneiro cortar
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade Empty Re: Pictorial de WinISD e discussão geral sobre caixas handmade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos