Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Perda auditiva - um assunto sério

+9
Fabio Motta
Rafael_Araujo
Cantão
Zéff
Polli
jgs
Edu Fettermann
Lapetina
joabi
13 participantes

Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por joabi Seg Ago 22, 2011 1:29 pm


Pessoal, não achei muita coisa falando desse assunto aqui no fórum. Acho que vale a pena um tópico sobre isso.

No dia-a-dia estamos expostos a uma quantidade cada vez maior de situações que podem prejudicar PERMANENTEMENTE nossa audição. Geralmente costuma-se relacionar a perda auditiva à quantidade de ruídos e ao tempo que ficamos expostos a ele. Por exemplo, bastam alguns minutos de exposição a um ruído acima de 125dBs para provocar lesão auditiva. Porém, algumas situações que as pessoas às vezes nem se dão conta são aquelas corriqueiras, onde a gente pode passar 7 ou 8 horas em contato com o ruído de uma rua movimentada, uma sala de aula cheia de alunos, atendimento ao público, um bar lotado de gente conversando, etc.

Como eu disse lá no início, essas perdas são permanente, não tem volta... o único jeito é estar atento e usar equipamento de proteção adequado. Felizmente, os protetores auriculares são MUITO baratos, e facilmente encontrados.

Nós que somos músicos temos ainda o agravante de conviver, às vezes diariamente, com volumes sonoros altíssimos, que causam lesão em médio ou até mesmo curto prazo. Todo mundo está sujeito a perda auditiva, seja pela idade ou pela exposição diária, como comentado acima. Geralmente essa perda se manifesta nos extremos da nossa audição (extremos graves e agudos). Já em outras situações, a perda pode ocorrer em determinadas regiões específicas da audição, por exemplo, um baixista que fique sempre ao lado dos pratos da bateria, pode perder consideravelmente parte de sua audição mesmo em um único show.

Como regra geral, o que se afirma é que, se você voltou para casa, colocou a cabeça no travesseiro para dormir, e ouviu um apito constante, é porque houve, certamente, alguma perda.

Para quem não tem idéia de como se proteger, destaco dois bons equipamentos que podem ajudar muito, se bem utilizados.

1- Protetor auricular: existem vários tipos e formatos. Os mais baratos e tradicionais (e os mais efetivos) são aqueles em espuma (laranja ou amarela), que tem excelente isolamento, porém isolam muito mais os sons agudos e deixam os graves passarem, podendo gerar sensação de desconforto em algumas pessoas. Para nós músicos existe um modelo específico, que é mais transparente e permite o uso no palco, reduzindo o volume por igual, o que é muito bom. É até possível conversar com alguém, sem problemas. Tenho um desses http://www.etymotic.com/hp/er20.html e na época paguei R$ 35,00, nenhum absurdo.

2- Fone de ouvido: O uso de um fone de baixa qualidade ou mesmo com pouco isolamento pode ser mais prejudicial do que não usar nada, mas se usado de forma adequada, pode ser um grande aliado. Alguns fones são feitos a partir de um molde do ouvido para que o encaixe seja o melhor possível, mas esses ainda são caros no Brasil. Uma alternativa são os fones Universal Fit, com espumas no tamanho correto para o canal auditivo de cada um. Recomendo altamente os Westone. Tenho e uso bastante esse modelo: http://www.westonemusicproducts.com/catalog/clone-um2-dual-driver-monitor-ampd


Fico extremamente triste e preocupado quando vejo nossos jovens indo para a balada, curtindo e dançando na frente de sistemas de som que dão mais que 125dBs e nem se dão conta de que estão perdendo algo que nunca terão de volta. Estamos criando uma geracão de futuros velhos surdos. É preciso estar atento e orientar os adolescentes.

abs,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por Lapetina Seg Ago 22, 2011 1:36 pm

Boa Joabi,
tenho um etymotic também, muito bom!
mas preciso assumir que tem vezes que esqueço de usar em ensaios
=/

____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por Edu Fettermann Seg Ago 22, 2011 1:40 pm

Bom, eu me preocupo com isso de maneira especial porque já nasci com a audição parcialmente prejudicada no ouvido direito (escuto entre 30 e 40% a menos desse lado). Assim, sempre vigio os volumes dos ensaios e quando estou escutando música com fones. Quando vou a shows, ou fico no palco (aqui não costuma ter muitos shows, e quando tem eu, que sou jornalista, costumo fazer a cobertura) ou fico lá atrás, só assistindo de longe e curtindo.

Ótimo assunto para debate, Joabi. up
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por jgs Seg Ago 22, 2011 1:51 pm

sempre usei desses protetores auriculares mais baratos, mas os de silicone, não os em espuma da 3m... a última vez que comprei custava 2 reais o par...


____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do DANONÃO GROSSO
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2747
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por Polli Seg Ago 22, 2011 2:19 pm

Também uso os de silicone,segundo os fabricantes ele atenua até -21db.

A norma da ANSI,se não me engano é -17db,ou seja atenua com folga.

É claro que para cada situação e tipo de trabalho existe o equipamento apropriado,no nosso caso acho que os de silicone dão conta do recado.

Uma coisa que aprendi ao comprar é sempre procurar se existe na embalagem ou no próprio plug o número do CA,que indica o registro na ANSI.
Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por Zéff Seg Ago 22, 2011 2:56 pm

Eu nunca consegui usar proteção, parece automático, eu arranco sem ver no começo da música, não consigo mesmo!

Eu não sei se acontece comigo, mas quando eu to tocando, depois de 10 ou 12 músicas em volume considerável eu começo a ouvir cada vez menos os graves, parece que alguém tá lá no amp tirando um pouquinho de grave em cada música, uheuhe; isso já me levou a aumentar o volume várias vezes, mas parece cada vez mais prejudicial, tô ficando preocupado, ou surdo!
Zéff
Zéff
Membro

Mensagens : 215
Localização : Do lado da batera

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por joabi Seg Ago 22, 2011 3:18 pm

Zéff escreveu:Eu nunca consegui usar proteção, parece automático, eu arranco sem ver no começo da música, não consigo mesmo!

Eu não sei se acontece comigo, mas quando eu to tocando, depois de 10 ou 12 músicas em volume considerável eu começo a ouvir cada vez menos os graves, parece que alguém tá lá no amp tirando um pouquinho de grave em cada música, uheuhe; isso já me levou a aumentar o volume várias vezes, mas parece cada vez mais prejudicial, tô ficando preocupado, ou surdo!

Zéff, não é só com você. Em quase toda banda o volume tende a ir aumentando no decorrer do show, todo mundo desce mais a mão e a tendência é ir aumentando o volume no amp.
Procure um protetor para músicos, como aquele que eu citei no início. É bem mais natural, apesar da proteção dele ser menor (sim, a proteção é suficiente para a maioria das situações...). Tente usar também em outras situações, para se acostumar bem. Eu usava em casa (é engraçado abrir a torneira e não ouvir o barulho da água caindo...), para ficar confortável com ele.

Mas, acima de tudo, não deixe de se cuidar...

abs,

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por Zéff Seg Ago 22, 2011 3:29 pm

Obrigado Joabi, eu não conhecia aquele protetor que vc mostrou, acho que o chato mesmo é o lance de passar só algumas frequências, esse lance de ser 'uniforme' parece legal. Obrigado, abraços!
Zéff
Zéff
Membro

Mensagens : 215
Localização : Do lado da batera

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por Cantão Seg Ago 22, 2011 3:36 pm

Muito bom o tópico... Parabéns Joabi... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21854
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por Rafael_Araujo Seg Ago 22, 2011 3:51 pm

Tenho um amigo baixista também de uma banda baile que perdeu 60% da audição do ouvido esquerdo durante uma apresentação há uns 10 anos. Hoje faz uso de aparelhos auditivos mas mesmo assim ele reclama do som metalizado que os aparelhos reproduzem, ainda com todos esses problemas continua tocando e estudando, um execelente contrabaixista e um exemplo para aqueles não dão tanta atenção para este assunto...

Muito bom este tópico....abraços
Rafael_Araujo
Rafael_Araujo
Membro

Mensagens : 172
Localização : Parana

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por Fabio Motta Seg Ago 22, 2011 4:04 pm

Tópico realmente de muita utilidade. Infelizmente é aquele tipo de coisa, todo mundo sabe o certo e quase ninguém faz, eu sou um...

____________________________
You only live once!
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2005
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por Aionius Seg Ago 22, 2011 6:15 pm

Joabi ótimo tópico meu bother! up


No Eu infelizmente fixo cerca de 10 horas por dia exposto a ruidos e barulhos bem altos, pois trabalho no almoxarifado de uma industria grafica com maquinas e compressores bem barulhentos. Aqui a própria empresa fornece aqueles plugs de silicone da 3M, uso eles sempre, justamente para evitar danos a audição. Lembre que esse plug a Etimotic já havia sido comentado em algum lugar aqui se não me engano pelo Lapetina mesmo. Acabei de comprar um par para fazer um teste, quero ver se é mais confortável que esses mais simples que a empresa fornece. Vou ver como fica em um ensaio também.


____________________________
“ Don’t cry or be afraid, some things only can be made in the storm... ”
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4839
Localização : Embu - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por Gomba Seg Ago 22, 2011 6:31 pm

ótimo tópico. Devia ser obrigatorio musico usar isso. Eu uso um fone philips isolando. Deve isolar uns 12db na média. O que é equivalente a 1/16 da pressão sonora original do som externo música...

Perda auditiva - um assunto sério Philips_shs8100_1

Custou 50 reais e de quebra funciona de fopne nas horas vagas. O volume do meu mp3 baixou em média 30% (que equivale a uns 20db a menos) desde que comecei a usar fones com isolamento.


Última edição por Gomba em Seg Ago 22, 2011 9:55 pm, editado 1 vez(es)
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por Lapetina Seg Ago 22, 2011 9:40 pm

Show de bola!
todo mundo se protegendo!

ps: caro Gomba,
se hj eu escutasse musica a 21db e reduzisse 30%, com quantos decibéis ela estaria?
rs


____________________________
Clubes: Viciados no Contrabaixo BR #00; Amantes dos Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos #18; Condor #46 ; Nerds, Geeks e Afins #09; Luthieria Amadora #13; GK #37
Lapetina
Lapetina
Membro

Mensagens : 4124
Localização : Santos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por Gomba Seg Ago 22, 2011 9:55 pm

se você botasse pra escutar musica a 21db, você nao escutaria nada. O som ambiente normalmente tem entre 40 e 55db na sala da sua casa, com tv desligada... :p

Eu ouvia musica a 80% de volume, com fone de 100db spl. Dá ns 90 db spl de pressão sonora direto no ouvido. Com esse fone com isolamento, 60% já fica bem alto em ambientes barulhentos. Devo ouvir musica a uns 70db com ele.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por Agnus Seg Ago 22, 2011 10:30 pm

Muito bom esse tópico.Com certeza nos músicos temos que nos prevenir para não prejudicar nossos ouvidos. E um pouquinho de bom senso para aqueles músicos que gosta de tocar mais alto...
Agnus
Agnus
Membro

Mensagens : 15
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por jgs Seg Ago 22, 2011 11:04 pm

tem um amigo meu que improvisa, quando ele esquece o protetor em casa, faz um "tampao" com papel higienico (seco)

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do DANONÃO GROSSO
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2747
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por Jeff Ramalho Qua Ago 24, 2011 6:22 pm

Joabi você comprou esse protetor direto no site do fabricante? e qual modelo você comprou o standard ou large?

Abço

____________________________
Jeff Ramalho
"22 de novembro Dia do Músico e Santa Cecília Padroeira dos Músicos"
Jeff Ramalho
Jeff Ramalho
Membro

Mensagens : 193
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por joabi Qua Ago 24, 2011 6:54 pm


Jeff, na época comprei pelo Mercado Livre mesmo, de uma loja de Ribeirão Preto. Vou ver se consigo recuperar o nome... acho que hoje sai mais barato importar, não sei...

PS.: Recebeu minha MP um tempo atrás? Minha caixa estava lotada e eu achei que estava dando tilte... desculpe não ter perguntado antes.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por Jeff Ramalho Qua Ago 24, 2011 8:42 pm

joabi escreveu:
Jeff, na época comprei pelo Mercado Livre mesmo, de uma loja de Ribeirão Preto. Vou ver se consigo recuperar o nome... acho que hoje sai mais barato importar, não sei...

PS.: Recebeu minha MP um tempo atrás? Minha caixa estava lotada e eu achei que estava dando tilte... desculpe não ter perguntado antes.


Ok Joabi se conseguir recuperar o nome da loja da um toque pra gente.

Quanto a MP vou te mandar uma...

____________________________
Jeff Ramalho
"22 de novembro Dia do Músico e Santa Cecília Padroeira dos Músicos"
Jeff Ramalho
Jeff Ramalho
Membro

Mensagens : 193
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Perda auditiva - um assunto sério Empty Re: Perda auditiva - um assunto sério

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos