Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

+37
cK
Boss2K
GusVCD
Macarrão
edumoraes
Cabrerafael
allexcosta
pedrohenrique.astronauta
fabio887
fheliojr
Alexandre Lopes
Galdino
Rodrigo.Bass
Mauricio Luiz Bertola
ferabreu
jgs
bernardo
Maurício_Expressão
AllsBass
Binão
Aionius
hectmans
Yngway
Guilé
J.Adalberto
Eduardo Chaves
ct.colela
arthur_21
NeyBass
Polli
Gomba
Tonante
Jackson
wsacco
CG
paulo fernandes
nickpdd
41 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por nickpdd Ter Ago 23, 2011 10:36 am

Pessoal,

Eu sempre fui muito crítico com o trastejo que acontece quanto as cordas estão com ação muito baixa. No meu caso, tocando em casa mesmo e com o volume baixo, o som que vinha do braço do baixo sempre me incomodou muito e eu acabava regulando o baixo com as cordas com ação mais alta para me livrar deste "trastejo", mesmo que o tal "trastejo" não estivesse tão presente no som do amp.

Ontem a noite percebi uma coisa interessante enquanto regulava o meu baixo em casa. Tive a idéia de colocar a ação baixa e gravar o som direto no Garage Band, p/ ver como ficava a gravação. Pra minha surpresa, quando escutei o som gravado, o "roncado" que eu buscava há tanto tempo estava lá. Com a ação mais alta eu até tinha um som de Jazz Bass, mas o meu som sempre foi um tanto quanto "velado" e agora estava escutando o tal "roncado" que sempre me agradou. Resultado: Só fui dormir quase 2 da manhã. Smile

Enfim, acabei chegando a conclusão que um dos componentes do som roncado é um certo nível de trastejo, claro que não em excesso. Inclusive este tipo de regulagem funcionou bem em outro baixo que tenho que nem é um Jazz Bass. Hj vou testar no ensaio com a minha banda e mando as considerações sobre o meu "novo som" em ambiente de ensaio / estúdio, com volume mais alto e dentro do "mix" da banda.

Bom, espero ter contribuído com esse post que pode ser mais uma pista para todos os baixistas que como eu estão sempre em busca do som ideal... Very Happy

Abraços a todos!

Nick
nickpdd
nickpdd
Membro

Mensagens : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por paulo fernandes Ter Ago 23, 2011 11:34 am

^Cara, estranho... Meu Jazz bass faz esse roncado com as cordas mão muito baixas, dependendo da timbrabem que faço nas caps. Não vejo relação não... Entendi não...


Última edição por paulo fernandes em Ter Ago 23, 2011 11:46 am, editado 1 vez(es)

paulo fernandes
Membro

Mensagens : 321
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por CG Ter Ago 23, 2011 11:36 am

Regulagem é algo meio pessoal, tem gente que curte cordas mais baixas trastejando, tem gente que não. Eu prefiro cordas mais altas.

O legal é que você achou a sua regulagem ideal.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por paulo fernandes Ter Ago 23, 2011 11:45 am

CG escreveu:Regulagem é algo meio pessoal, tem gente que curte cordas mais baixas trastejando, tem gente que não. Eu prefiro cordas mais altas.

O legal é que você achou a sua regulagem ideal.



Tudo bem, mas eu não entendi o porquê do roncado funcionar com as cordas baixas e não altas...

paulo fernandes
Membro

Mensagens : 321
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por nickpdd Ter Ago 23, 2011 11:58 am

CG escreveu:Regulagem é algo meio pessoal, tem gente que curte cordas mais baixas trastejando, tem gente que não. Eu prefiro cordas mais altas.

O legal é que você achou a sua regulagem ideal.

Sim, é verdade! Regulagem é pessoal e até mesmo o adjetivo "roncado" pode significar uma coisa para mim e outra para outras pessoas. Na verdade o som ficou tipo esse aí do vídeo:



No som gravado, o meu baixo não tinha esse timbre com as cordas mais altas... Não era um som ruim, era simplesmente... diferente...

Fiquei feliz com a regulagem ontem e espero que funcione bem na situação de mix da banda tb... Smile
nickpdd
nickpdd
Membro

Mensagens : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por wsacco Ter Ago 23, 2011 12:00 pm

Será que isso não tem relação da altura das cordas para os captadores, e não com o trastejamento?
Pergunta
wsacco
wsacco
Membro

Mensagens : 573
Localização : Sao Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Jackson Ter Ago 23, 2011 12:01 pm

o trastejo é o charme do jazz bass Wink
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por CG Ter Ago 23, 2011 12:04 pm

wsacco escreveu:Será que isso não tem relação da altura das cordas para os captadores, e não com o trastejamento?
Pergunta

(2)

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por paulo fernandes Ter Ago 23, 2011 12:06 pm

wsacco escreveu:Será que isso não tem relação da altura das cordas para os captadores, e não com o trastejamento?
Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento 403238

Pois é, eu tb penso mais que esta relação está na distância entre o cap e as cordas... Não seria isso mesmo?

paulo fernandes
Membro

Mensagens : 321
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Tonante Ter Ago 23, 2011 12:09 pm

paulo fernandes escreveu:
wsacco escreveu:Será que isso não tem relação da altura das cordas para os captadores, e não com o trastejamento?
Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento 403238

Pois é, eu tb penso mais que esta relação está na distância entre o cap e as cordas... Não seria isso mesmo?

Acho que pode ser a soma dos dois fatores...

____________________________
Assino em Baixo!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Jackson Ter Ago 23, 2011 12:09 pm

^ boa parte do som que a gente ouve vem do atrito entre cordas e trastes.
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Gomba Ter Ago 23, 2011 12:14 pm

Eu gosto muito de som de um trastejamento de leve. O do precision fica lindo, o do jb também. O do Music man é divino. Uso a ação MUITO baixa pra poder me aproveitar esse detalhe.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por paulo fernandes Ter Ago 23, 2011 12:18 pm

Jackson escreveu:^ boa parte do som que a gente ouve vem do atrito entre cordas e trastes.

Entendi não... Como assim?

paulo fernandes
Membro

Mensagens : 321
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por nickpdd Ter Ago 23, 2011 12:31 pm

Sim, foi o que escrevi no início. Acabei percebendo que o trastejo é um dos componentes... a altura dos caps em relação as cordas tem a sua importância, mas pra mim, o fato do trastejo ajudar a chegar nesse som foi totalmente inusitado.

Estou começando a achar que concordo com o Gomba e gosto de um trastejo de leve... e vou regular todos os meus baixos assim... Smile
nickpdd
nickpdd
Membro

Mensagens : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Polli Ter Ago 23, 2011 12:42 pm

Concordo que o trastejo de leve tem seu charme no timbre sim.

Regulo meus baixo assim,cordas baixas para trastejar de leve quando toco um pouco mais forte. Cool

Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por NeyBass Ter Ago 23, 2011 12:55 pm

paulo fernandes escreveu:
Jackson escreveu:^ boa parte do som que a gente ouve vem do atrito entre cordas e trastes.

Entendi não... Como assim?

tenta tocar slap com a ação bem alta, se as cordas não tiver contato com os trastes onde você bate o polegar, fica quase impossivel de tirar um slap bacana, agora quando as cordas batem nos trastes, fica maravilhoso.

ou tenta slap num fretless que você ve a relação cordas/trastes

e jazz bass sem trastejar perde o enquanto
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por paulo fernandes Ter Ago 23, 2011 1:05 pm

NeyBass escreveu:
paulo fernandes escreveu:
Jackson escreveu:^ boa parte do som que a gente ouve vem do atrito entre cordas e trastes.

Entendi não... Como assim?

tenta tocar slap com a ação bem alta, se as cordas não tiver contato com os trastes onde você bate o polegar, fica quase impossivel de tirar um slap bacana, agora quando as cordas batem nos trastes, fica maravilhoso.

ou tenta slap num fretless que você ve a relação cordas/trastes

e jazz bass sem trastejar perde o enquanto

Entendi... Os dois fatores para o roncado. É verdade... Agora entendi o que ele queria dizerSobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento 356740

paulo fernandes
Membro

Mensagens : 321
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por arthur_21 Ter Ago 23, 2011 1:28 pm

Eu, particularmente, detesto trastejo, acho que o som fica bastante poluído.
Meu SX deixo com uma ação mediana, onde os slaps ficam agradáveis e o pizzicato (com a execução de pedreiro mão de ferro) fique sem trastejados.

____________________________
Clube SX #77 / Clube do Rock/Metal #62 / Clube dos amantes só das 4 cordas #28
arthur_21
arthur_21
Membro

Mensagens : 1527
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por paulo fernandes Ter Ago 23, 2011 1:39 pm

arthur_21 escreveu:Eu, particularmente, detesto trastejo, acho que o som fica bastante poluído.
Meu SX deixo com uma ação mediana, onde os slaps ficam agradáveis e o pizzicato (com a execução de pedreiro mão de ferro) fique sem trastejados.

Mas o trastejo que eles estão falando é um trastejo sutil, muito delicado, quase imperceptível, ele dá uma diferença enorme no som sim. Na verdade você nem percebe que está trastejando pois a corda toca muito de leve no traste da frente. Faz diferença sim. Acho que é este trastejar que eles estão se referindo, não o trastejar que chega a a bafar a vibração da corda.

paulo fernandes
Membro

Mensagens : 321
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por ct.colela Ter Ago 23, 2011 1:53 pm

Para fazer roncar um jazz bass nao só depende da altura de cordas e sim da pegada do musico
experimente descer o dedo
<iframe width="420" height="345" src="https://www.youtube.com/embed/dptj4dMuS1w" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3398
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Eduardo Chaves Ter Ago 23, 2011 2:08 pm

Gomba escreveu:Eu gosto muito de som de um trastejamento de leve. O do precision fica lindo, o do jb também. O do Music man é divino. Uso a ação MUITO baixa pra poder me aproveitar esse detalhe.

Concordo com o gomba... Dá um charme a mais. Em baixo ativo acho q o som fica mais evidente. Eu deixo a ação do meu baixo bem rente, mas não trasteja, isso por que eu escolho não deixar trastejar. Isso vai depender da mão do músico.
Eduardo Chaves
Eduardo Chaves
Membro

Mensagens : 5520
Localização : Rio de Janeiro - RJ

http://www.eduardochaves.kinghost.net

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por J.Adalberto Ter Ago 23, 2011 2:13 pm

Pra mim, baixo que não trasteja esta desregulado !!!!!

____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Guilé Ter Ago 23, 2011 2:17 pm

E tome ronco !!!!



____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5581
Localização : GPS

http://www.instagram.com/guilegram

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por arthur_21 Ter Ago 23, 2011 2:23 pm

paulo fernandes escreveu:
arthur_21 escreveu:Eu, particularmente, detesto trastejo, acho que o som fica bastante poluído.
Meu SX deixo com uma ação mediana, onde os slaps ficam agradáveis e o pizzicato (com a execução de pedreiro mão de ferro) fique sem trastejados.

Mas o trastejo que eles estão falando é um trastejo sutil, muito delicado, quase imperceptível, ele dá uma diferença enorme no som sim. Na verdade você nem percebe que está trastejando pois a corda toca muito de leve no traste da frente. Faz diferença sim. Acho que é este trastejar que eles estão se referindo, não o trastejar que chega a a bafar a vibração da corda.

Justamente esse trastejo sutil que me incomoda, entendi qual foi o trastejar que foi dita What a Face

____________________________
Clube SX #77 / Clube do Rock/Metal #62 / Clube dos amantes só das 4 cordas #28
arthur_21
arthur_21
Membro

Mensagens : 1527
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por nickpdd Ter Ago 23, 2011 3:10 pm

^ Há! Eu entendo bem o que vc diz... Até ontem eu pensava a mesma coisa. Mas sempre ficava achando que faltava alguma coisa no som, por isso pra mim esse trastejo fez uma diferença danada! Very Happy
nickpdd
nickpdd
Membro

Mensagens : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Yngway Ter Ago 23, 2011 3:21 pm

Totalmente pessoal isso.

Quando eu era moleque achava que baixo trastejando estava errado, mas adorava a sonzeira distorcida que minha caixa frahm dava lá por 8/10 de volume. A combinação dos dois era horrível, logo meu baixo (mentira, um tonante) era quase uma harpa de tão alta a ação.

Nos primeiros minutos que consegui um equipamento melhor já percebi que aquela distorção gostosa era justamente o baixo trastejando um pouco, mas em equipamento decente.

Equalização, baixo, regulagem das cordas, ampli, caixa, dedo.... tudo vai influenciar no resultado final.

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por hectmans Ter Ago 23, 2011 3:24 pm

Gosto do meu Jazz Bass com cordas .040 e ação beeem baixa!!
hectmans
hectmans
Membro

Mensagens : 289
Localização : Guarulhos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Aionius Ter Ago 23, 2011 4:41 pm

Eu curto uma ação de cordas bem baixa também. Meu Jazz Bass esta bem rente, mas nem tanto. Quando toco sobre o captador do braço colocando um pouco mais de força na pegada dá aquele som meio estalado que é maravilhoso. Já tocando mais junto a ponte o som fica com um "ronco mais limpo", na medida!

No Precision com um drive de leve fica animal também.

____________________________
“ Don’t cry or be afraid, some things only can be made in the storm... ”
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4839
Localização : Embu - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por paulo fernandes Ter Ago 23, 2011 5:06 pm

Yngway escreveu:Totalmente pessoal isso.

Quando eu era moleque achava que baixo trastejando estava errado, mas adorava a sonzeira distorcida que minha caixa frahm dava lá por 8/10 de volume. A combinação dos dois era horrível, logo meu baixo (mentira, um tonante) era quase uma harpa de tão alta a ação.

Nos primeiros minutos que consegui um equipamento melhor já percebi que aquela distorção gostosa era justamente o baixo trastejando um pouco, mas em equipamento decente.

Equalização, baixo, regulagem das cordas, ampli, caixa, dedo.... tudo vai influenciar no resultado final.

Isso aí... Mas a altura das cordas para "roncar" vai depender também da curvatura do braço, por isso eu não tinha entendido inicialmente. Meu Jazz Bass ronca com uma ação de cordas para o médio (nem muito alta, nem muito baixa). Acho que é tudo muito sutil, inclusive, isso que é legal em um baixo, essa infinidade ajustes possíveis.

paulo fernandes
Membro

Mensagens : 321
Localização : RIO DE JANEIRO

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Binão Ter Ago 23, 2011 6:50 pm

Pra quem faz parte do clube dos pedreiros, sabe que é quase impossivel tocar em qualquer baixo sem trastejar.

É uma faca de dois legumes. Se coloca as cordas mais baixas o som é infinitamente melhor, mais a "pegada" deve sr mais leve e se aumenta a ação das cordas, o som fica feio.

Conclusão: Dedo.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por AllsBass Ter Ago 23, 2011 8:24 pm

cara, eu mesmo até agora tive 2 baixos, um austin, e o meu novo Memphis TB-440, o meu primeiro tinha cordas altas, não trastejava nem se eu quisesse, já o meu memphis, está com as cordas baixas e estou muito incomodado, mas ainda não toquei nele no amp com o trastejo, mas vou fazer o teste, vou por ele no amp e toca-lo pra ver se desse jeito ele me satisfaz ou só com as cordas altas, isso aí serviu até como dica Very Happy
AllsBass
AllsBass
Membro

Mensagens : 115
Localização : Maceió - Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por J.Adalberto Ter Ago 23, 2011 9:06 pm

Aionius escreveu:Eu curto uma ação de cordas bem baixa também. Meu Jazz Bass esta bem rente, mas nem tanto. Quando toco sobre o captador do braço colocando um pouco mais de força na pegada dá aquele som meio estalado que é maravilhoso. Já tocando mais junto a ponte o som fica com um "ronco mais limpo", na medida!

No Precision com um drive de leve fica animal também.

tbem gosto assim. qdo quero um leve trastejamento toco mais perto do braço, qdo quero um som mais limpo toco perto da ponte.....

eu odeio, cordas altas....

____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Maurício_Expressão Ter Ago 23, 2011 9:09 pm

Também curto muito Jazz Bass com cordas baixinhas, no limite do trastejamento. 70% pick-up do braço, 100% pick-up da ponte e 100% no tone tocando em cima do pick-up da ponte!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7463
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por bernardo Qua Ago 24, 2011 9:34 am

nickpdd escreveu:Pessoal,

Eu sempre fui muito crítico com o trastejo que acontece quanto as cordas estão com ação muito baixa. No meu caso, tocando em casa mesmo e com o volume baixo, o som que vinha do braço do baixo sempre me incomodou muito e eu acabava regulando o baixo com as cordas com ação mais alta para me livrar deste "trastejo", mesmo que o tal "trastejo" não estivesse tão presente no som do amp.

Ontem a noite percebi uma coisa interessante enquanto regulava o meu baixo em casa. Tive a idéia de colocar a ação baixa e gravar o som direto no Garage Band, p/ ver como ficava a gravação. Pra minha surpresa, quando escutei o som gravado, o "roncado" que eu buscava há tanto tempo estava lá. Com a ação mais alta eu até tinha um som de Jazz Bass, mas o meu som sempre foi um tanto quanto "velado" e agora estava escutando o tal "roncado" que sempre me agradou. Resultado: Só fui dormir quase 2 da manhã. Smile

Enfim, acabei chegando a conclusão que um dos componentes do som roncado é um certo nível de trastejo, claro que não em excesso. Inclusive este tipo de regulagem funcionou bem em outro baixo que tenho que nem é um Jazz Bass. Hj vou testar no ensaio com a minha banda e mando as considerações sobre o meu "novo som" em ambiente de ensaio / estúdio, com volume mais alto e dentro do "mix" da banda.

Bom, espero ter contribuído com esse post que pode ser mais uma pista para todos os baixistas que como eu estão sempre em busca do som ideal... Very Happy

Abraços a todos!

Nick

Esse forum é demais! Estava pensando nisso há alguns dias e pensando em perguntar aqui. Mas resolvi pensar/pesquisar mais antes de desperdiçar espaço. Concordo com a idéia, espero que funcione no ensaio. cheers
bernardo
bernardo
Membro

Mensagens : 254
Localização : sp

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por nickpdd Qua Ago 24, 2011 9:53 am

Então galera, como eu disse regulei meus dois principais baixos desta maneira, o ensaio foi ontem e aqui vão as minhas impressões.

O contexto é o seguinte: É uma banda de rock clássico internacional dos anos 70/80 e o baixo é um Rickenbacker 4003 agora com a ação bem baixa. Logo no início do ensaio, o amp do estúdio estava ruim fazendo um barulho como se tivesse alguma coisa solta ali dentro, mas nem isso estragou o som, só de plugar o baixo e aumentar o volume eu senti que a coisa iria dar certo.

Tocando com a banda, o som ficou muito bom. O som do Rick já é muito legal principalmente para esse estilo musical, mas com certeza essa regulagem deu uma espécie de drive e o Rick ficou com mais som de Rick ainda. O ensaio foi bom e um dos guitarristas até comentou: "o nosso som tá bom demais hj, né? A gente podia estar gravando...", em outra ocasião o batera falou logo após Another Brick in the Wall "não sei o que houve, mas senti que essa muisica ficou MUITO swingada".

Eu não comentei muito durante o ensaio, apenas falei no final do ensaio "hoje eu estou 'de bem' com o meu som, hehe" e todo mundo ficou muito feliz. Eu particularmente fiquei feliz pq tinha o timbre que gosto, sem exagero de volumes nem embolação, então ontem eu me senti contribuindo realmente para a banda a soar melhor, pq o mix ficou muito bom.

Quanto a regulagem, eu exagerei um pouco na altura do Mizão então dependendo da pegada as vezes dava uma distorcida e eu tinha que regular no dedo, mas isso resolve fácil hoje a noite.

Amanhã é o primeiro ensaio que vou fazer em um outor projeto, desta vez de som mais pop e atual onde vou levar o Jazz bass... Tô sentindo que vai ser outra noite feliz, hehehe....
nickpdd
nickpdd
Membro

Mensagens : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por jgs Qua Ago 24, 2011 1:18 pm

^
claps
parabéns por ter chegado onde finalmente queria...

____________________________
Chega mais freguesia tá passando o caminhão do DANONÃO GROSSO
jgs
jgs
Membro

Mensagens : 2747
Localização : Patópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por ferabreu Qua Ago 24, 2011 3:12 pm

Odeio o trastejamento...

Mas estou pensando em ceder a ele. Para não ter isso no meu SX, a ação tem que ser bastante alta.
Fiquei impressionado ontem, assistindo ao "Snakes and Arrrows", quando vi a altura das cordas no Fender do Geddy Lee. O captador do braço é bem baixinho! As cordas bem próximas ao corpo do baixo.

No meu SX, tenho mais de 1cm de altura no captador do braço, e algo entre 1,7cm no da ponte. E poderia subí-los mais um pouco! E as cordas ficam longe do corpo.
Achei que isso era normal... Pelo jeito, não.

Acho que o jeito é aumentar bem o volume do som para não ouvir as batidas das cordas...rs...

____________________________
(CosmicDebris) Re: Removing cosmo black finish... - Cow manure, get some of that fresh preferably and rub it in by hand till the finish comes off. - Works every time.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 24, 2011 3:18 pm

Não entendi muito o que o autor do tópico quiz dizer, talvez, ouvindo...
Trastejamento é uma coisa, que está errada na regulagem do braço e implica em um som "picado", "batido". Nada tem à ver com ação baixa.
Se um baixo apresenta trastejamento, deve ser levado a um luthier para que proceda-se a sua regulagem, incluindo aí o polimento, "rebatimento" ou até mesmo retífica do(s) traste(s).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por nickpdd Qua Ago 24, 2011 5:43 pm

Bertola, quando eu disse trastejamento eu não me referia ao som "batido" como vc explicou... o que eu quis dizer foi o som parecido à um zumbido leve que acontece quando as cordas estão com ação muito baixa e dá pra escutar o barulho da corta tocando de leve o traste quando esta vibrando. Muitas vezes esse som vem mais do braço do instrumento do que através do amp e eu percebia bastante quando tocava com o instrumento desligado ou com volumes baixos... Se levantar muito a altura das cordas, obviamente não se escuta nada e com a ação mais baixa esse som está presente e - pelo menos no meu caso - me agrada aos ouvidos. Smile
nickpdd
nickpdd
Membro

Mensagens : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 24, 2011 5:57 pm

Cara, tem uma regra de luthier em regulagem: Se não sai no amp´e não atrapalha a sustentação, não é trastejamento.
Mesmo assim, como eu disse acima, um polimento de trastes muitas vezes resolve isso. Às vezes, como o colela colocou, com a própria "pegada" vc consegue esse som.
Acho legal que vc goste, pois me parece ser uma espécie de "assinatura" do seu som, seu timbre próprio.
up
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Guilé Qua Ago 24, 2011 6:02 pm

Vixe ronqueira da zorra !!!


____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5581
Localização : GPS

http://www.instagram.com/guilegram

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por NeyBass Qua Ago 24, 2011 6:03 pm

meus ouvidos saltam de alegria quando ouvem um som desse

que maravilha de trastejado

NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Ago 24, 2011 6:05 pm

ferabreu escreveu:Odeio o trastejamento...

Mas estou pensando em ceder a ele. Para não ter isso no meu SX, a ação tem que ser bastante alta.
Fiquei impressionado ontem, assistindo ao "Snakes and Arrrows", quando vi a altura das cordas no Fender do Geddy Lee. O captador do braço é bem baixinho! As cordas bem próximas ao corpo do baixo.

No meu SX, tenho mais de 1cm de altura no captador do braço, e algo entre 1,7cm no da ponte. E poderia subí-los mais um pouco! E as cordas ficam longe do corpo.
Achei que isso era normal... Pelo jeito, não.

Acho que o jeito é aumentar bem o volume do som para não ouvir as batidas das cordas...rs...
Cara, a única coisa que vc vai conseguir com isso é uma tendinite....
Cordas, tem que estar o mais baixo possível desde que não trasteje, e isso é tarefa de seu luthier, inclusive adotando os procedimentos que descrevi acima.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Rodrigo.Bass Qua Ago 24, 2011 6:16 pm

NeyBass escreveu:meus ouvidos saltam de alegria quando ouvem um som desse

que maravilha de trastejado


MM affraid

____________________________
Se ouvir é bom , Tocar é melhor ainda - Club Canhoto - Gospel Club - Club Eagle
Rodrigo.Bass
Rodrigo.Bass
Membro

Mensagens : 408
Localização : Grooveland

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por nickpdd Qua Ago 24, 2011 6:45 pm

^ MM com esse som quase me faz chorar de emoção... Smile
nickpdd
nickpdd
Membro

Mensagens : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por ferabreu Qui Ago 25, 2011 12:09 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
ferabreu escreveu:Odeio o trastejamento...

Mas estou pensando em ceder a ele. Para não ter isso no meu SX, a ação tem que ser bastante alta.
Fiquei impressionado ontem, assistindo ao "Snakes and Arrrows", quando vi a altura das cordas no Fender do Geddy Lee. O captador do braço é bem baixinho! As cordas bem próximas ao corpo do baixo.

No meu SX, tenho mais de 1cm de altura no captador do braço, e algo entre 1,7cm no da ponte. E poderia subí-los mais um pouco! E as cordas ficam longe do corpo.
Achei que isso era normal... Pelo jeito, não.

Acho que o jeito é aumentar bem o volume do som para não ouvir as batidas das cordas...rs...
Cara, a única coisa que vc vai conseguir com isso é uma tendinite....
Cordas, tem que estar o mais baixo possível desde que não trasteje, e isso é tarefa de seu luthier, inclusive adotando os procedimentos que descrevi acima.

Calma, que fiz uns ajustes agora e já baixou bastante...

Não posso levar o baixo no luthier sempre que quero. E o meu bolso? Smile

Você acha que a altura das cordas tem que seguir o "arco" do braço, ou o negócio é baixar cada uma o máximo possível?
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Galdino Qui Ago 25, 2011 2:05 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Cara, tem uma regra de luthier em regulagem: Se não sai no amp´e não atrapalha a sustentação, não é trastejamento.
Mesmo assim, como eu disse acima, um polimento de trastes muitas vezes resolve isso. Às vezes, como o colela colocou, com a própria "pegada" vc consegue esse som.
Acho legal que vc goste, pois me parece ser uma espécie de "assinatura" do seu som, seu timbre próprio.
up

O Bertola disse algo interessante, se não sai no amp e não atrapalha no sustain não é trastejamento. Concordo também, muitas vezes você toca o baixo desplugado parece que ele tá trastejando e tals. Daí depois você plugar tá outros 500. Reparei bastante isso no Lak, não sei se é pelo fato de ser plekado...


Vou fazer um teste, se comparar o Lak e o Southern é covardia, o Lak tá com cordas "grudadas sem trastejar" e o Southern tá com cordas média-altas ( como eu sempre toquei Laughing ). Vou dar uma regulagem nele tentando deixar o mais baixo possível sem trastejamento e vou averiguar se o timbre mudará. Veremos!
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por ferabreu Qui Ago 25, 2011 2:32 pm

Ontem à noite aproveitei para dar uma geral nos ajustes do meu baixo...

Ajustei a altura dos captadores de acordo com medidas que achei numa página do site da Fender.
Deu problema. O som da 4a corda (sol) ficou ruim. No ataque dá uma batida que parece um bumbo baixo (tum), e o som da nota depois sai meio berrando...meio BLÉÈHHIN...

Engraçado que eu abaixei o captador de novo, e o som não voltou a ficar limpo como era quando as cordas estavam altas.

____________________________
(CosmicDebris) Re: Removing cosmo black finish... - Cow manure, get some of that fresh preferably and rub it in by hand till the finish comes off. - Works every time.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por ct.colela Qui Ago 25, 2011 2:35 pm

ferabreu escreveu:Ontem à noite aproveitei para dar uma geral nos ajustes do meu baixo...

Ajustei a altura dos captadores de acordo com medidas que achei numa página do site da Fender.
Deu problema. O som da 4a corda (sol) ficou ruim. No ataque dá uma batida que parece um bumbo baixo (tum), e o som da nota depois sai meio berrando...meio BLÉÈHHIN...

Engraçado que eu abaixei o captador de novo, e o som não voltou a ficar limpo como era quando as cordas estavam altas.
seu baixo é um sx com caps originais?
se for troque os caps que a coisa muda totalmente

____________________________
Sou da epoca em que baixo bom não precisava custar uma borboleta,que amplificador não era chaveiro
ct.colela
ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3398
Localização : Orlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por ferabreu Qui Ago 25, 2011 2:40 pm

Acho que a má fama dos captadores originais SX é meio injustificada. Eles têm um som legal para mim.
A princípio, não tenho problema com eles, e os manterei.

Quero dizer, acho que posso conseguir o som como estava antes se abaixar ainda mais os captadores.
Depois vou brincar com isso e deixar do jeito que eu gostar mais.

Acho que, num instrumento elétrico, eu só pensaria em trocar captadores se tivesse evidências contundentes de que eles estão com problemas. Agora, só "pelo som", não sei...acho que dá pra ajustar muita coisa em amplificadores, equalizadores, softwares e tal antes de pensar nos captadores. Se eles captam as notas nos tons certos, o timbre dá pra acertar com mil recursos diferentes! Wink
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos