Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

+37
cK
Boss2K
GusVCD
Macarrão
edumoraes
Cabrerafael
allexcosta
pedrohenrique.astronauta
fabio887
fheliojr
Alexandre Lopes
Galdino
Rodrigo.Bass
Mauricio Luiz Bertola
ferabreu
jgs
bernardo
Maurício_Expressão
AllsBass
Binão
Aionius
hectmans
Yngway
Guilé
J.Adalberto
Eduardo Chaves
ct.colela
arthur_21
NeyBass
Polli
Gomba
Tonante
Jackson
wsacco
CG
paulo fernandes
nickpdd
41 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Ago 25, 2011 5:41 pm

ferabreu escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
ferabreu escreveu:Odeio o trastejamento...

Mas estou pensando em ceder a ele. Para não ter isso no meu SX, a ação tem que ser bastante alta.
Fiquei impressionado ontem, assistindo ao "Snakes and Arrrows", quando vi a altura das cordas no Fender do Geddy Lee. O captador do braço é bem baixinho! As cordas bem próximas ao corpo do baixo.

No meu SX, tenho mais de 1cm de altura no captador do braço, e algo entre 1,7cm no da ponte. E poderia subí-los mais um pouco! E as cordas ficam longe do corpo.
Achei que isso era normal... Pelo jeito, não.

Acho que o jeito é aumentar bem o volume do som para não ouvir as batidas das cordas...rs...
Cara, a única coisa que vc vai conseguir com isso é uma tendinite....
Cordas, tem que estar o mais baixo possível desde que não trasteje, e isso é tarefa de seu luthier, inclusive adotando os procedimentos que descrevi acima.

Calma, que fiz uns ajustes agora e já baixou bastante...

Não posso levar o baixo no luthier sempre que quero. E o meu bolso? Smile

Você acha que a altura das cordas tem que seguir o "arco" do braço, ou o negócio é baixar cada uma o máximo possível?
As cordas tem que estar o mais baixo possível. Claro que. como a escala possui uma curvatura radial, o radiano (que tem várias medidas diferentes para cada marca), essa altura tem que seguir o radiano; essa regulagem é feita nos parafusos allen dos carrinhos.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Alexandre Lopes Dom Jul 13, 2014 1:04 pm

Todos baixos que tive até hoje, sempre tiveram ação média, já estava até acostumado com isso, tanto que sempre regulei assim. (Até ontem) rss

Estava satisfeito com o som do conjunto (Epifunky 210c Epifani + JB fender SC modificado), mas sempre soava "quase" como um grande som de jazz bass.

Lá vai eu baixar as cordas até o talo e bingo!

Regulei no limite, a ponto de ficar com o som limpo no ampli, mas desplugado dá para perceber alguma coisa... Ficou extremamente baixa a ação, e com somzão roncado.

Até resolvi pesquisar no fórum para ver se achava algo a respeito, e encontrei este tópico.

Agora deu até dó de ter passado para frente meu jb stu hamm e jb m.i.m, sem ter tentado isso.

Vivendo e aprendendo.
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por fheliojr Seg Jul 14, 2014 8:31 am

alexandre, só por curiosidade, como vc define sua pegada? forte, fraca...?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por fabio887 Seg Jul 14, 2014 9:42 am

...


Última edição por fabio887 em Ter Jul 29, 2014 6:51 pm, editado 1 vez(es)

fabio887
Membro

Mensagens : 274
Localização :

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Alexandre Lopes Seg Jul 14, 2014 12:02 pm

fheliojr escreveu:alexandre, só por curiosidade, como vc define sua pegada? forte, fraca...?

fhelio,

Depende muito, sempre toquei em trios. Se o baterista é sintonizado em pausas e for do groove, fico só "eletrificando" o bumbo e caixa, acompanhando e valorizando as dinâmicas, quando a musica pede, faço uma cama de harmônicos para a guitarra.

Se o baterista é daqueles que bate forte, desço a mão também. A coisa mais frustrante para nós baixistas, é tocar com bateristas fora de sintonia e não conseguir criar nuances.

Hoje nem sei mais como defino minha pegada, nos últimos 3 anos só fiz uma apresentação, dois ensaios e uma gravação de teste quando comprei o baixo ano passado.

Ta aí o som do baixo com ação meio alta, gravei ano passado.

Assim que sobrar um tempo, instalo os programas e faço um novo arquivo sonoro do baixo com a nova regulagem.

<iframe width="100%" height="450" scrolling="no" frameborder="no" src="https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/158654164&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true"></iframe>
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Alexandre Lopes Seg Jul 14, 2014 12:09 pm

fabio887 escreveu:O meu Fender está com uma ação baixa, deixei com uma folguinha de mais ou menos um cartão de crédito na região da 7º casa, mas está trastejando na casa 10/11 na Mizona e na La quando toco forte... Super confortável! Não curto mais baixo que isso, pq além de trastejar mais, o som não fica tão legal...

O próprio manual recomenda isso, deixar ação entre 2mm 2,5mm ou 3mm ... Tudo depende de como está regulado o tensor também, se o braço não estiver 100% dificilmente irá conseguir chegar nos 3mm. O negócio é ir testando até achar o limite.

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Accedilatildeojazzbass_zps7bed10c8
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por fabio887 Seg Jul 14, 2014 12:30 pm

...


Última edição por fabio887 em Ter Jul 29, 2014 6:50 pm, editado 1 vez(es)

fabio887
Membro

Mensagens : 274
Localização :

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Alexandre Lopes Seg Jul 14, 2014 2:59 pm

^ Fábio,

Esse fretwork seria tipo um "plek" manual, fazer a retifica do local no traste que está atrapalhando?

É isso?

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por fabio887 Seg Jul 14, 2014 3:18 pm

...


Última edição por fabio887 em Ter Jul 29, 2014 6:50 pm, editado 1 vez(es)

fabio887
Membro

Mensagens : 274
Localização :

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Jul 14, 2014 3:34 pm

^Quando falamos sobre fretwork, estamos nos referindo a construção dos trastes. Se eles são bem feitos, bem nivelados, bem construídos, bem colocados na escala, bem acabados. Um péssimo fretwork pode causar trastejamento em determinadas partes da escala.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9105
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por allexcosta Seg Jul 14, 2014 4:57 pm

Na verdade, PLEK é que um fretwork computadorizado.

Fretwork não é construção de trastes, é o nivelamento, arredondamento e polimento deles após o assentamento.

A grande maioria dos instrumentos de série tem um fretwork mediano, que não é suficiente para músicos que necessitam de uma açao muito baixa. A diferença entre um excelente fretwork e um fretwork bom praticamente não é sentida em instrumentos com ação média e alta.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Alexandre Lopes Ter Jul 15, 2014 8:17 am

^ Allex, obrigado pelo esclarecimento.  up 
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por fheliojr Ter Jul 15, 2014 9:26 am

Alexandre Lopes escreveu:...Depende muito, sempre toquei em trios. Se o baterista é sintonizado em pausas e for do groove, fico só "eletrificando" o bumbo e caixa, acompanhando e valorizando as dinâmicas, quando a musica pede, faço uma cama de harmônicos para a guitarra...

dizem q o "roncado" dos j-basses é resultado de uma combinação específíca de ação das cordas com pegada.

eu gostei do som antigo do seu baixo.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jul 15, 2014 9:52 am

Os capts originais dos SX's não são ruins não.
Agora, já fiz váris "up-grades" e regulagens nesses baixos; e, ao instalar capts de maior qualidade neles, a sonoridade deu um salto qualitativo apreciável.
Regulei e instalei uns capts Sound/Malagoli num SX SJB75 "sunburst" de um cara aqui de Nikity que ficou excelente! Pau-à-pau com muito Fender por aí.....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Alexandre Lopes Ter Jul 15, 2014 7:01 pm

fheliojr escreveu:
Alexandre Lopes escreveu:...Depende muito, sempre toquei em trios. Se o baterista é sintonizado em pausas e for do groove, fico só "eletrificando" o bumbo e caixa, acompanhando e valorizando as dinâmicas, quando a musica pede, faço uma cama de harmônicos para a guitarra...

dizem q o "roncado" dos j-basses é resultado de uma combinação específíca de ação das cordas com pegada.

eu gostei do som antigo do seu baixo.

Acho que o lance é esse, instrumento bem regulado e pegada.

Nesta gravação por exemplo, os captadores são cerâmicos. Apesar de simples, tem um som bem descente.
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Cabrerafael Ter Jul 15, 2014 8:59 pm

Acredito nem ser Jazz Bass, mas já que estamos falando de trastejamento, sou pirado nesse timbre... Já postei em outro tópico, mas acho que ninguém vai achar ruim de eu postar denovo...
Cabrerafael
Cabrerafael
Membro

Mensagens : 208
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por edumoraes Ter Jul 15, 2014 10:33 pm

^ isso é palheta, não?
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Jul 16, 2014 10:38 am

edumoraes escreveu:^ isso é palheta, não?
(2)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Macarrão Qua Jul 16, 2014 9:36 pm

Até aqui, que parece estar usando cordas flat, dá para sentir um leve trastejado.
Eu tenho um Squier JB CV que muita gente reclama ter som muito agudo, refiz o setup e o timbre ficou muito legal, com um trastejado leve que não sai no amp.



Aqui o som do Squier todo original com a banda:

Macarrão
Macarrão
Membro

Mensagens : 54
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Alexandre Lopes Qui Jul 17, 2014 11:42 am

Estava escutando esta manhã o show do Miller em Lugano 2008, quando vi um distressor no rack.

Resolvi perder um tempo para pesquisar algumas coisas sobre o setup dele, quando achei esta citação no ultimate-guitar.com (http://www.ultimate-guitar.com/forum/archive/index.php?t-751407.html)

Your preferences regarding string height on your basses?
My style kinda requires a slight fret buzz for when I really bang the string with my thumb, so I don't put the strings so high that I can't get that, but I do like to get it high enough to give my tone some character.

Suas preferências em relação a altura das cordas em seus baixos?
Meu estilo meio que requer um ligeiro zumbido traste para quando eu realmente bater a corda com o polegar, então eu não colocar as cordas tão alto que eu não posso conseguir isso, mas eu gostaria de obtê-lo alto o suficiente para dar o meu tom algum personagem.
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por GusVCD Qui Jul 17, 2014 12:27 pm

^O famoso "meio termo"...
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Cabrerafael Qui Jul 17, 2014 3:51 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
edumoraes escreveu:^ isso é palheta, não?
(2)
Então... era uma dúvida minha... só palheta? Porque eu toco com palheta num thunderbird e não sai esse timbre...
Cabrerafael
Cabrerafael
Membro

Mensagens : 208
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Boss2K Qui Jul 17, 2014 3:55 pm

<iframe width="640" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/D742dNm1f8Q" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Jul 17, 2014 11:13 pm

Cabrerafael escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
edumoraes escreveu:^ isso é palheta, não?
(2)
Então... era uma dúvida minha... só palheta? Porque eu toco com palheta num thunderbird e não sai esse timbre...
Seu Thunderbird tem captadores humbuckers, portanto, sonoridade distinta das de um JB, que é equipado com capts single-coils
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Alexandre Lopes Sex Jul 18, 2014 8:37 am

Matéria bem interessante que saiu na bestbassgear.com

http://www.bestbassgear.com/ebass/article/do-you-prefer-fret-buzz.html

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Cover

Do You Prefer Fret Buzz?

An interesting part of bass tone is that some players actually prefer having fret buzz. Sometimes a little, sometimes a lot, but there are certain instances where buzz actually makes the tone sound better.

Here are a few examples:

1960s Overdriven Tone

Certain acid rock and psychedelic rock songs of the 1960s featured bass players that purposely overdrove the sound and buzzed all over the place very much on purpose.

My Generation by The Who is a great example of that fuzzy, buzzy sound.



Late 1970s/Early 1980s hard rock and metal tone

Many bass players of this era took fret buzz to a whole new level where they picked hard, had their strings set low, distorted the tone on purpose and created this amazing hard driving sound.

A classic example is Lemmy of Motörhead fame wailing away on his Rickenbacker bass.



1970s Disco tone

Disco bass tone is interesting in that just a slight amount of fret buzz is preferable here. Why? Because it cuts through the mix better. In the example video below you’ll hear just a tiny bit of buzz, but it totally works.



Slap/Pop tone

For many, the ideal slap/pop tone on a Fender Jazz Bass is where you can really hear the clack when the strings hit the frets. And of course when clacking around, fret buzz is there – but it sounds great.



What can you learn from this?

Having fret buzz on a bass is not a bad thing for certain types of music. Granted, for particular types, fret buzz is a no-no. But if you haven’t explored adding a little buzz to your bass, try it out. You might like it.

Can you have both buzz AND no-buzz on a single bass guitar?

Yes, but not for the reasons you might first guess.

Setup is an important part of getting your bass guitar playing properly, but what ultimately allows you to have both buzz and no-buzz on your instrument is you, the player.

For example, a simple (in theory) way of having a bass buzz or not buzz when you want is to set the strings low, play lighter when you want no buzz, and then play harder when you do want buzz. This will probably involve you having to change the way you play, but if you want buzz and no-buzz “on command”, so to speak, yes, you can have it.

In other words, you’ll have to find that “happy medium” concerning your personal bass setup (i.e. what you prefer for string height, neck relief, gauge of string etc.) so you can choose when you want fret buzz and when you don’t.
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por fheliojr Sex Jul 18, 2014 2:06 pm

Cabrerafael escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
edumoraes escreveu:^ isso é palheta, não?
(2)
Então... era uma dúvida minha... só palheta? Porque eu toco com palheta num thunderbird e não sai esse timbre...

há um overdrive de medio p/ alto ganho, tb.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Jul 18, 2014 6:24 pm

fheliojr escreveu:
Cabrerafael escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
edumoraes escreveu:^ isso é palheta, não?
(2)
Então... era uma dúvida minha... só palheta? Porque eu toco com palheta num thunderbird e não sai esse timbre...

há um overdrive de medio p/ alto ganho, tb.
(2)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Cabrerafael Sex Jul 18, 2014 8:19 pm

Boss2K escreveu:<iframe width="640" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/D742dNm1f8Q" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Muito legal, nunca tinha visto!!

fheliojr escreveu:
Cabrerafael escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:
edumoraes escreveu:^ isso é palheta, não?
(2)
Então... era uma dúvida minha... só palheta? Porque eu toco com palheta num thunderbird e não sai esse timbre...

há um overdrive de medio p/ alto ganho, tb.

Desculpe a ignorancia, mas consigo fazer isso com meu overdrive?
Landscape ODB2 Organic Drive & Booster
Cabrerafael
Cabrerafael
Membro

Mensagens : 208
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por cK Sex Jul 18, 2014 9:53 pm

edumoraes escreveu:^ isso é palheta, não?

É grunge!
cK
cK
Membro

Mensagens : 332
Localização : Sul, tchê!

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por hugonavia Sex Dez 05, 2014 5:14 pm

Fala pessoal! Uma dúvida de newbie: Comprei meu SX JB para voltar a estudar o instrumento que amava tanto na adolescência e abandonei. Achei o som sensacional com aquele brilho e também me amarro nesse leve trastejar da criança. Ainda não levei no luthier pra regular (só farei isso na semana que vem), mas a regulagem de fábrica dele está bem confortável pra tocar com as cordas bem baixas só que com um trastejamento bem mais forte (forte mesmo, sai no amp) nas cinco primeiras casas das cordas E e A... todo o resto está e as outras cordas estão perfeitos. Minha dúvida é se isso ocorre mesmo por estar novo e pela necessidade de regulagem no tensor / ponte ou se pode ser algum desgaste ou defeito de fábrica no nut, pergunto, porque no meu antigo baixo, quando trastejava era sempre nas casas mais agudas.

Desculpem aí pela dúvida de noob, mas a "criança" é nova em folha e eu estou bem superprotetor. eheheh.
hugonavia
hugonavia
Membro

Mensagens : 7
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Stormbringer Dom Dez 07, 2014 5:50 pm

eu daria 1/4 de volta anti-horaria no tensor... testaria, se ainda trastejasse, daria mais 1/4... até 1 volta no mesmo dia nao deve gerar nenhum problema na madeira, que ja deve estar bem "assentada"(na verdade eu nao sei se é lenda, mas nunca arrisquei mais que isso)

bom, soltando assim o tensor, talvez a açao das cordas suba um pouco, vc pode abaixar nos cavaletes da ponte se quiser, mas o bom é testar e ver se fica do seu gosto...
nao esqueça de regular as oitavas tambem Wink...

levar em luthier pra esses 3 ajustes é preciosismo (tensor, oitavas, altura dos cavaletes), IMHO.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Marcos Adriano da Silva Qui Dez 11, 2014 8:30 pm

Macarrão escreveu:Até aqui, que parece estar usando cordas flat, dá para sentir um leve trastejado.
Eu tenho um Squier JB CV que muita gente reclama ter som muito agudo, refiz o setup e o timbre ficou muito legal, com um trastejado leve que não sai no amp.



Aqui o som do Squier todo original com a banda:


O maestro John Paul Jones foi incrível nesta canção, não?
Eu tenho muita admiração por ele!
Vida longa ao mestre!
Marcos Adriano da Silva
Marcos Adriano da Silva
Membro

Mensagens : 55
Localização : São Vicente

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por CG Qui Dez 11, 2014 9:00 pm

hugonavia escreveu:Fala pessoal! Uma dúvida de newbie: Comprei meu SX JB para voltar a estudar o instrumento que amava tanto na adolescência e abandonei. Achei o som sensacional com aquele brilho e também me amarro nesse leve trastejar da criança. Ainda não levei no luthier pra regular (só farei isso na semana que vem), mas a regulagem de fábrica dele está bem confortável pra tocar com as cordas bem baixas só que com um trastejamento bem mais forte (forte mesmo, sai no amp) nas cinco primeiras casas das cordas E e A... todo o resto está e as outras cordas estão perfeitos. Minha dúvida é se isso ocorre mesmo por estar novo e pela necessidade de regulagem no tensor / ponte ou se pode ser algum desgaste ou defeito de fábrica no nut, pergunto, porque no meu antigo baixo, quando trastejava era sempre nas casas mais agudas.

Desculpem aí pela dúvida de noob, mas a "criança" é nova em folha e eu estou bem superprotetor. eheheh.


Troque as cordas que o som vai melhorar muuuuuuuuuito... Cordas originais do SX ninguém merece.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Marcos Adriano da Silva Sex Dez 12, 2014 12:29 am

CG escreveu:
hugonavia escreveu:Fala pessoal! Uma dúvida de newbie: Comprei meu SX JB para voltar a estudar o instrumento que amava tanto na adolescência e abandonei. Achei o som sensacional com aquele brilho e também me amarro nesse leve trastejar da criança. Ainda não levei no luthier pra regular (só farei isso na semana que vem), mas a regulagem de fábrica dele está bem confortável pra tocar com as cordas bem baixas só que com um trastejamento bem mais forte (forte mesmo, sai no amp) nas cinco primeiras casas das cordas E e A... todo o resto está e as outras cordas estão perfeitos. Minha dúvida é se isso ocorre mesmo por estar novo e pela necessidade de regulagem no tensor / ponte ou se pode ser algum desgaste ou defeito de fábrica no nut, pergunto, porque no meu antigo baixo, quando trastejava era sempre nas casas mais agudas.

Desculpem aí pela dúvida de noob, mas a "criança" é nova em folha e eu estou bem superprotetor. eheheh.


Troque as cordas que o som vai melhorar muuuuuuuuuito... Cordas originais do SX ninguém merece.

Pode ser desnivelamento de traste. Aí, só o luthier mesmo pra dar jeito. Quando levar ao luthier, aponte esse detalhe!
Valeu!
Marcos Adriano da Silva
Marcos Adriano da Silva
Membro

Mensagens : 55
Localização : São Vicente

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Sentinela Qua Jun 10, 2020 5:24 am

Eu era encanado com trastejamento. Hoje aderi e tanto o jazz bass como o musicman estão com acao baixas. O charme desses 2 baixos é o roncando por causa do trastejamento. Senao compraria Ibanez e seria feliz com som limpo ou tocaria teclado.
Sentinela
Sentinela
Membro

Mensagens : 150
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento - Página 2 Empty Re: Sobre o som roncado do Jazz Bass vs o trastejamento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos