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Campo Harmônico

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Mensagem por Claudio Qua Dez 10, 2008 8:14 am

Para que possamos responder as perguntas como: "Para que serve o Campo Harmônico?", "Como surgiu a idéia musical do Campo Harmônico?", "Como usar?", e assim por diante, devemos ter certos conceitos bem definidos (como por exemplo: a formação de acordes, a formação da escala maior, os intervalos e etc).

Para se montar o Campo Harmônico é muito simples: basta se formar as tríades a partir de cada grau da escala utilizando apenas as notas que a tonalidade permitir. Para que fique claro como se monta as tríades do Campo Harmônico de uma tonalidade, vamos utilizar, como exemplo, a escala de Dó maior:

Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si

Mi - Fá - Sol - Lá - Si - Dó - Ré

Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá

Si - Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá

Sobrepondo as terças, nesta tonalidade, surgiram os seguintes acordes:

C - Dm - Em - F - G - Am - Bm(5b) = Tríade

C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(5b) = Tétrade

Existem 4 tipos de Campo Harmônico:

1 - Campo Harmônico Maior;
2 - Campo Harmônico Menor Natural;
3 - Campo Harmônico Menor Melódico;
4 - Campo Harmônico Menor Harmônico.

CAMPO HARMÔNICO MAIOR:

I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm7(b5)

C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(5b)

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Mensagem por Danuco Sex Jun 26, 2009 1:35 pm

Deixa ver se eu entendi:

- Campo harmonico é o conjunto de acordes (tétrades formadas pela sobreposição das terças) de uma determinada tonalidade.

É isso?

E quanto as outras perguntas: "pra que serve? como surgiu? como usar?" vai ter continuação??

Toco violão e baixo a 15 anos, mas sempre foi na brincadeira, por puro prazer. Banda de garangem, rodinha de violão, etc... Nestes 15 anos, sem estudo, consegui desenvolver lógicas em minha cabeça, sem saber dar nome a nada! hehehe E vendo estas teorias começo a achar nomes para a bagunça que tinha em meus pensamentos (nesta minha cabeça preguiçosa heheheh). Agora resolvi tomar vergonha na cara e vou começar a dar uma estudada. Então aproveitando o espaço eu pergunto: por onde eu começo?

Obrigado pela ajuda!!
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Mensagem por Luciano Carvalho Sex Jun 26, 2009 6:52 pm

Danuco escreveu:Deixa ver se eu entendi:

- Campo harmonico é o conjunto de acordes (tétrades formadas pela sobreposição das terças) de uma determinada tonalidade.

É isso?

E quanto as outras perguntas: "pra que serve? como surgiu? como usar?" vai ter continuação??

Toco violão e baixo a 15 anos, mas sempre foi na brincadeira, por puro prazer. Banda de garangem, rodinha de violão, etc... Nestes 15 anos, sem estudo, consegui desenvolver lógicas em minha cabeça, sem saber dar nome a nada! hehehe E vendo estas teorias começo a achar nomes para a bagunça que tinha em meus pensamentos (nesta minha cabeça preguiçosa heheheh). Agora resolvi tomar vergonha na cara e vou começar a dar uma estudada. Então aproveitando o espaço eu pergunto: por onde eu começo?

Obrigado pela ajuda!!

Danuco,

Para ser mais claro e mais "prático" no exemplo, irei falar com termos menos técnicos ok?
A esclara seria um conjunto de notas para um determinado tom (Escala diatônica), seja ele maior ou menor.
A diferença de uma escala para o campo harmônico seria, que na escala se é obtida notas e no campo harmônico tratamos essas notas através de blocos (notas com superposição de terças) que formam os acordes, essas superposições também se dão na tonalidade menor.
Espero ter elucidado mais ainda a bela explicação do nosso amigo Claudio. Wink

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Mensagem por Mr_Arthur Ter Jul 21, 2009 2:59 pm

ClaudioBass escreveu:
Existem 4 tipos de Campo Harmônico:

1 - Campo Harmônico Maior;
2 - Campo Harmônico Menor Natural;
3 - Campo Harmônico Menor Melódico;
4 - Campo Harmônico Menor Harmônico.

Sei que este tópico não é sobre os modos mas como eu estava dando uma estudada neles fiquei com uma dúvida.
Eu achei que houvesse um campo harmonico para cada modo grego.
Estou errado?
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Mensagem por Rdg Bass Ter Jul 21, 2009 3:27 pm

O campo harmonico que gera os modos gregos.

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Mensagem por LuCaSbass Ter Jul 21, 2009 3:30 pm

Se vc pensar que escala menor natural tem um campo harmonico, entao todos os modos vão ter um campo harmonico correspondente, já que a menor natural nada mais é que o modo Eólio. Mas veja bem, o modo eólio é referente ao sexto grau da escala maior, logo seu campo harmônico vai ser igual ao de sua terça menor...
Exemplo pra ficar mais claro:
o campo harmônico de Lá menor natural(ou Lá eólio) é o mesmo de Dó maior.

Usando outros modos:
o campo harmônico de Fá Mixolídio é o mesmo de Si bemol maior.

Enfim, pra mim só existem 3 campos harmônicos:
1 - Campo Harmônico Maior;
2 - Campo Harmônico Menor Melódico;
3 - Campo Harmônico Menor Harmônico.

Mas tem gente que sabe muito desse lance de harmonia modal e pode enxergar cada modo tendo seu respectivo CH.

Não sei se ficou claro, mas espero que sim!

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Mensagem por Mr_Arthur Ter Jul 21, 2009 3:58 pm

Poxa, não consegui entender...
Olha mais ou menos como eu estou pensando:

Jônio:
T T S T T T S
Escala de C Jônio:
C - D - E - F - G - A - B
Campo Harmonico:
I7M - IIm7 - IIIm7 - IV7M - V7 - IVm7 - VIIm7(5b)

-------------------------------------

Dórico:
T S T T T S T
Escala de C Dórico:
C - D - Eb - F - G - A - Bb
Campo Harmonico:
Im7 - IIm7 - III7M - IV7 - Vm7 - VIm7(5b) - VII7M
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Mensagem por LuCaSbass Ter Jul 21, 2009 4:07 pm

mas C dórico = Bb maior
Faz o CH de Bb ai pra vc ver

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Mensagem por Mr_Arthur Ter Jul 21, 2009 10:11 pm

Lucas, entendi mesmo agora.
Agora seguinte...

Existe alguma forma de calculo para descobrir as relativas associando o modo? (não sei se consegui me expressar direito)

Exemplo:
Você falou que o C dórico é o mesmo que Bb jônio.
E se fosse um C mixolídio, ou um E lócrio.

valeu.
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Mensagem por LuCaSbass Ter Jul 21, 2009 10:20 pm

ueh cara, vai pelos graus do campo harmonico...
I - Jônio
II - Dórico
III - Frígio
IV - Lídio
V - Mixolídio
VI - Eólio
VII - Lócrio

C míxolídio por exemplo... é o quinto grau do tom de Fá maior(ou jônio)
E lócrio, é o sétimo grau de Fá maior também. Logo C mixolidio = Fá jônio = E lócrio.
Lembre-se que é igual por conta das notas... é importante lembrar que agente tem o costume errado de começar o modo ou escala sempre pela tonica... Fala Dó maior e já começa no dó. Pq não começa no Mi? No Sol?
Dica: Estude essa relação de modos para com a escala maior... facilita muito!
Agora, vc pode se perguntar: "então pra que estudar os modos?"... principalmente para sacar a sonoridade de cada um deles. Depois que vc ja sabe e incorporou isso, pronto!

Entendeu ou compliquei mais? uehuehe

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Mensagem por Pagode Alto Astral Ter Jul 21, 2009 10:38 pm

Só um lembrete pro Mr _Arthur:

Cara, super pertinentes suas dúvidas mas não esqueça que toda essa teoria é em busca de sonoridade e não para uma obter uma vaga através de vestibular.

A primeira regra é não ter regras mas até isso fluir naturalmente é bom seguir caminhos que a teoria dá a vc.

Estudar e tocar sempre mas stressar com isso jamais , ok?

abs
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Mensagem por Mr_Arthur Ter Jul 21, 2009 11:01 pm

É isso aí Pagode Alto Astral, valeu mesmo a dica.

Eu já to ligado nessa que o ouvido é super-importante, mesmo o meu sendo bem falho eu venho tentando treinar isso.
Eu não reconheço notas ou toms de músicas com o ouvido ainda, mais a associação do que encaxou e o que não encaxou eu tenho. (acho que isso qualquer um tem)
Estou treinando e não tenho muita pressa não, eu sei vai chegar uma hora em que o sons vão estar na minha cabeça (ou pelo menos os intervalos).

E com esse tipo de matéria eu nem me estresso por que é uma coisa que eu gosto de estudar. Me faz bem tanto quanto estar tocando.

Eu só espero que eu não esteja no caminho errado.

Valeeu.
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Mensagem por Mr_Arthur Qua Jul 22, 2009 8:45 am

LuCaSBass escreveu:
Entendeu ou compliquei mais? uehuehe

Entendi!

LuCaSBass escreveu:
Dica: Estude essa relação de modos para com a escala maior... facilita muito!

Aqui você quer dizer que é sempre bom fazer associação ao modo jônio? No caso, como você está fazendo nos exemplos: A frígio é igual ao F jônio.

LuCaSBass escreveu:
"então pra que estudar os modos?"... principalmente para sacar a sonoridade de cada um deles.

Então quer dizer em cada modo eu tenho uma sonoridade certo?
Então se eu começar de uma nota que não é a tônica, eu vou tratar os graus de forma diferente?

Tipo E eólio = G jônio.
E F# G A B C D E

O meu E é o meu 1º grau ou o G continua a ser o 1º grau?

Valeeu.
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Mensagem por LuCaSbass Qua Jul 22, 2009 9:28 am

Mr_Arthur escreveu:
Aqui você quer dizer que é sempre bom fazer associação ao modo jônio? No caso, como você está fazendo nos exemplos: A frígio é igual ao F jônio.
isso. Qdo isso virar automatico facilita tudo


Então quer dizer em cada modo eu tenho uma sonoridade certo?
isso! Vc vai perceber que o Jônio é mais 'feliz', o dórico é muito usado em funk e soul... cada modo tem sua nota característica que lhe da essa sonoridade.


Então se eu começar de uma nota que não é a tônica, eu vou tratar os graus de forma diferente?

Tipo E eólio = G jônio.
E F# G A B C D E

O meu E é o meu 1º grau ou o G continua a ser o 1º grau?
o E vai ser o 1º grau do eólio e o G o 1º grau do jônio. São modos diferentes... mas as notas são as mesmas hehe

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Mensagem por Mr_Arthur Qua Jul 22, 2009 10:01 am

LuCaSBass escreveu:
o E vai ser o 1º grau do eólio e o G o 1º grau do jônio. São modos diferentes... mas as notas são as mesmas hehe

Pô saquei, então é algo como:
Se eu começar a música com um Em7 e ir pra um G7M eu estou indo do 1º para o 3º grau do modo eólio em G maior, com isso eu causou um clima na sonoridade.
Agora se eu ir de G7M para Bm7 eu estou indo do 1º para o 3º grau do modo jônio em G maior, com isso eu causou um outro clima na sonoridade.

certo?
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Mensagem por LuCaSbass Qua Jul 22, 2009 12:38 pm

O que eu quis dizer com sonoridade, é que cada modo tem um intervalo característico, que da uma sonoridade especial quando vc executa. Por exemplo:
- Dórico: 6ª(ou 13ª) maior,
- Lídio: 4ª aumentada
- Lócrio: 2ª menor e 5ª diminuta
Mais uma vez eu recomendo o livro do Nico, tem tudo isso ai! hehe

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Mensagem por Mr_Arthur Qua Jul 22, 2009 12:45 pm

beleza, muito bom mesmo...
Valeu por toda a ajuda aí Lucas, me adicionou bastante conhecimento!
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Mensagem por Bhernardo Qui Mar 04, 2010 6:51 pm

Whatever, pretendo voltar no tópico já que ninguem quer voltar ^^.

Eu ainda sou iniciante em termos de campos harmônicos e tudo mais, alguem poderia me explicar:

-Qual a utilidade deles
-Porque devo saber
-Ajuda na improvisação?

Edit

Desculpem por reviver esse tópico xD, mas não achei essa informação em nenhum lugar e não achei nenhuma pessoa que soubesse me explicar exatamente esses 3 itens x.x
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Mensagem por juniorbass Seg Mar 15, 2010 12:45 pm

como usar o campo harmonico nas musicas e fica legal Very Happy ?
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Mensagem por Michel_bass_guitar_bauru Seg maio 10, 2010 8:08 pm

Bhernardo escreveu:Whatever, pretendo voltar no tópico já que ninguem quer voltar ^^.

Eu ainda sou iniciante em termos de campos harmônicos e tudo mais, alguem poderia me explicar:

-Qual a utilidade deles
-Porque devo saber
-Ajuda na improvisação?

Edit

Desculpem por reviver esse tópico xD, mas não achei essa informação em nenhum lugar e não achei nenhuma pessoa que soubesse me explicar exatamente esses 3 itens x.x

Amigo é o seguinte, a música só existe porque existe um campo harmonico, ou seja, se vc tem no ouvido todo o campo harmonico de DÓ por exemplo, qdo vc estiver tocando vai perceber as funções que os acordes exercem na música, seria como se fosse o sentimento da música, repouso, afastamento, aproximação, ex de DÓ : C F G7 C

porque deve saber?
essa é a diferença de vc ser aquele baixista que qdo ta sozinho no palco faz todo mundo arrepiar com a desenvoltura técnica, mas hora que vai tocar com o resto da banda só consegue fazer o arroz com feijão e sem sal ainda! dai o guitarrista não pode fazer um acorde em uma região diferente do braço ou um improviso que vc para de tocar, e pior ainda! virar pra ele e falar: ô! que nota é essa?

Ajuda na improvisação?
ôô! pra improvisa vc deve basicamente saber escala e campo harmônico, senão vc não vai saber onde pode por exemplo, repousar uma frase.
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Mensagem por José Carlos Qua maio 12, 2010 10:05 pm

Este último post me mostrou o quanto é importante se aprofundar neste
conhecimento técnico, sofro por falta de desenvoltura, por ser autodidata
sei o basicão, as posições das notas no braço, e só o resto de ouvido.

Já estou farto de fazer as coisas assim, quero fazer aulas urgentemente
contar com quem possa me ensinar e ajudar a incrementar meu repertório
para me desenvolver musicalmente como instrumentista e para o conjunto
quando ao tocar na banda.

Acho que sou o tal feijão com arroz sem sal rsrsrsrsrs!
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Mensagem por Michel_bass_guitar_bauru Qui maio 13, 2010 6:31 am

José Carlos escreveu:Este último post me mostrou o quanto é importante se aprofundar neste
conhecimento técnico, sofro por falta de desenvoltura, por ser autodidata
sei o basicão, as posições das notas no braço, e só o resto de ouvido.

Já estou farto de fazer as coisas assim, quero fazer aulas urgentemente
contar com quem possa me ensinar e ajudar a incrementar meu repertório
para me desenvolver musicalmente como instrumentista e para o conjunto
quando ao tocar na banda.

Acho que sou o tal feijão com arroz sem sal rsrsrsrsrs!


evita procurar cursos comerciais, aquele que só vai satisfazer seu gosto pessoal, toquei por uns oito anos assim, esse post que coloquei é a didatica de escola que eu curso, qdo cheguei lá o professor foi direto: vai fazer aula de baixo, mas antes vai fazer o módulo basico de violão, essa foi a melhor escolha que fiz, vi muitos outros baixistas entrarem no curso e sairem por não aguentar esperar a hora de começar mesmo com o baixo.

boa sorte na sua procura. up
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Mensagem por José Carlos Qui maio 13, 2010 11:38 am

Pena aqui na região não ter escola de música.. Alguns baixistas da cidade que
trabalham com artistas sertanejos e tem um bom conhecimento didático, além
de (ouvi comentários) terem capacidade de ensinar.

É o mais tangível pra mim..
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Mensagem por José Carlos Qui maio 13, 2010 5:22 pm

Vou estudar com o baixista que compõem a banda do sertanejo Danilo Mendes, aqui da cidade. Pelo que soube é excelente músico e possui capacidade didática.. vamos ver se consigo evoluir..
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Mensagem por regis Seg maio 17, 2010 11:18 pm

é isto ai josé .evoluir sempre !!!
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Mensagem por regis Seg maio 17, 2010 11:23 pm

é muito legal claudio este material .esta me esclarecendo varias coisas muito OBRIGADO CLAUDIO
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Mensagem por José Carlos Ter maio 18, 2010 6:32 pm

Acho que estou começando a entender esse negocio de campo harmonico..
no caso do C por exemplo, o campo harmônico são as notas que fazem parte da escala.... seria isso de TSTTTST dentro das escalas maiores e menores?

É mais ou menos isso, nõa entendo muito ainda..
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Mensagem por Alencar Ter maio 18, 2010 6:51 pm

^no caso: TTSTTTS para escala maior, escalas menores não.

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Mensagem por José Carlos Ter maio 18, 2010 6:56 pm

Não quis dizer a ordem, até porque não sei.. Embarassed
Mas como se fossem a alternância das notas dentro do campo..
algo assim?
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Mensagem por Alencar Ter maio 18, 2010 7:05 pm

Não entendi direito tua dúvida, mas chutando o que tu aqui:
Exemplo da escala de Dó:
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó - Jônio
\/ \/ \/ \/ \/ \/ \/
T T S T T T S

Quando você for pensar no dórico você só poderá usar as notas que a tonalidade de dó permite ou seja:

Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó Ré - Dórico
\/ \/ \/ \/ \/ \/ \/
T S T T T S T

Entendeu? depende de modo.

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Mensagem por Alencar Ter maio 18, 2010 7:11 pm

não ficou bonitinho pq n consegui deixar os espaços, mas faz de conta que as "flechas" para baixo estão entre as notas e que as letras "T" e "S" estão na ponta das "flechas".

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Mensagem por José Carlos Qua maio 19, 2010 8:14 am

Não cara entendi sim, é porque nunca tinha ouvido falar sobre esses modos, aliás nunca tinha ouvido nada sobre teoria musical, toco só de ouvido.

Mas eu entendi bacana!
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Mensagem por Alencar Qua maio 19, 2010 9:52 am

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Mensagem por Tony Miranda Qui Nov 11, 2010 10:50 am

Olá...sou um novato aqui neste site de amigos contrabaixistas,gostaria de saber de vcs duas coisas,tem onde eu ouvir essa escala de estudo do campo harmônico? algum site,algum vídeo? sou do Rio de Janeiro,zona norte e quero saber de vcs quanto está custando aulas de contrabaixo hj?

sem mais: Obrigado!
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Mensagem por webercar Qui Nov 11, 2010 4:03 pm

Tony, mande uma mp para o ClaudioBass e Davi Motta. Eles são excelentes baixistas e dão aula.
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Mensagem por Rodrigo.Bass Qua Ago 31, 2011 9:49 pm

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Mensagem por raffaelmilhomem Qua Out 05, 2011 10:40 pm

Galera desculpa reviver esse tópico, mas minhas dúvidas são pertinentes a essa área, não necessitando - ao meu ver - a criação de um novo tópico. Não tenho professor de contrabaixo e por isso tenho tentado estudar o máximo de teoria musical, mais como um embasamento mesmo, nada de pressa. Coloquei na cabeça que entenderia Campo Harmônico de uma vez por todas, então ...

Como faço para descobrir o campo harmônico maior de uma certa escala ? Eu li em algumas fontes na internet (Wikipedia, pra ser mais preciso) que é

"1º grau: sempre maior.
2º grau: sempre menor.
3º grau: sempre menor.
4º grau: sempre maior.
5º grau: sempre maior.
6º grau: sempre menor.
7º grau: sempre diminuto."

Então se for mesmo esse o parâmetro a ser utilizado e por exemplo eu quiser encontrar o campo harmônico maior na escala de Ré, ficaria dessa forma ?

D, Em, F#m, G, A, Bm e Cº

Desde já agradecido pela compreensão !!
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Mensagem por Rdg Bass Qui Out 06, 2011 1:58 am

^ sobre sua pergunta "Como faço para descobrir o campo harmônico maior de uma certa escala ?"

O Campo Harmônico Maior é montado sobre a escala Maior (modo Jonio) de um certo Tom, você deve pegar uma nota e formar sua escala Maior e com base nos acidentes da mesma montar o CH.

A estrutura da escala Maior é T T S T T T S sendo que T= tom e S = semitom

Ex no caso do Ré que você mencionou é assim:

escala

D E F# G A B C#
T T S T T T S

Você deve pensar no minimo em tétrades para montar o CH

Campo Harmônico Maior

D7M, Em7, F#m7, G7M, A7, Bm7, C#Ø

lembrando que C#Ø = C#m7(b5)

Pense assim:

1º: Maior
2º: menor
3º: menor
4º: Maior
5º: Dominante
6º: menor
7º: meio diminuto

Eu gosto de pensar nas Tétrades e tensões:

C7M(6 9), Dm7(6 9 11), Em7(11), F7M(6 9 #11), G7(9 13), Am7(9 11), BØ(11 b13)






Última edição por Rdg Bass em Qui Out 06, 2011 3:15 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por raffaelmilhomem Qui Out 06, 2011 7:40 am

Rdg Bass escreveu:^ sobre sua pergunta "Como faço para descobrir o campo harmônico maior de uma certa escala ?"

O Campo Harmônico Maior é montado sobre a escala Maior (modo Jonio) de um certo Tom, você deve pegar uma nota e formar sua escala Maior e com base nos acidentes da mesma montar o CH.

A estrutura da escala Maior é T T S T T T S sendo que T= tom e S = semitom

Ex no caso do Ré que você mencionou é assim:

escala

D E F# G A B C#
T T S T T T S

Você deve pensar no minimo em tétrades para montar o CH

Campo Harmônico Maior

D7M, Em7, F#m7, G7M, A7, Bm7, C#Ø

lembrando que C#Ø = Cm7(b5)

Pense assim:

1º: Maior
2º: menor
3º: menor
4º: Maior
5º: Dominante
6º: menor
7º: meio diminuto

Eu gosto de pensar nas Tétrades e tensões:

C7M(6 9), Dm7(6 9 11), Em7(11), F7M(6 9 #11), G7(9 13), Am7(9 11), BØ(11 b13)



Rdg Bass, muito obrigado por essas explanações, estão sendo de enorme valor ! Mas se levássemos em conta as tríades (e não tétrades) no CH ? Como ficaria o CH de Ré ? Seria só não utilizar as sétimas ?

E no que tange ao 5º e 7º: o que seria respectivamente o "dominante" e "meio diminuto" ?

Mais uma vez muito agradecido pela ajuda de vocês !!!
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Mensagem por malka_aff Qui Out 06, 2011 9:48 am

o dominante vem dos nomes dados a cada grau,
1º tônica
2º super tônica
3º mediante
4º subdominante
5º dominante
6º submediante
7º sensível

e o "Meio" diminuto é que pra um acorde ser diminuto "por completo" não basta ter 5ª diminuta, ele precisa da 7ª diminuta também.

P.S.: se eu errei me falem, =)

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Mensagem por Fá Mendonça Qui Out 06, 2011 12:27 pm

Rdg Bass escreveu:^ sobre sua pergunta "Como faço para descobrir o campo harmônico maior de uma certa escala ?"

O Campo Harmônico Maior é montado sobre a escala Maior (modo Jonio) de um certo Tom, você deve pegar uma nota e formar sua escala Maior e com base nos acidentes da mesma montar o CH.

A estrutura da escala Maior é T T S T T T S sendo que T= tom e S = semitom

Ex no caso do Ré que você mencionou é assim:

escala

D E F# G A B C#
T T S T T T S

Você deve pensar no minimo em tétrades para montar o CH

Campo Harmônico Maior

D7M, Em7, F#m7, G7M, A7, Bm7, C#Ø

lembrando que C#Ø = Cm7(b5)

Pense assim:

1º: Maior
2º: menor
3º: menor
4º: Maior
5º: Dominante
6º: menor
7º: meio diminuto

Eu gosto de pensar nas Tétrades e tensões:

C7M(6 9), Dm7(6 9 11), Em7(11), F7M(6 9 #11), G7(9 13), Am7(9 11), BØ(11 b13)





Uma pequena correção de digitação: onde está C#Ø = Cm7(b5) entenda-se C#Ø = C#m7(b5)

Para estudar campo harmônico é preciso saber como funciona a formação de tríades e tétrades.

As tríades são formadas, basicamente, por Tônica, Terça e Quinta e as Tétrades por Tônica, Terça, Quinta e Sétima.

Com isso, achamos o campo harmônico de uma escala formando as tríades e tétrades de cada nota da escala.

Ex.: Tonalidade de C maior. Escala -> C - D - E - F - G - A - B - C

Tríades
1º Grau -> C - E - G (Tônica(T), Terça Maior(3M) e Quinta Junsta(5J)) - Acorde: C (Dó Maior)
2º Grau -> D - F - A (T, 3m, 5J) Acorde: Dm
3º Grau -> E - G - B (T, 3m, 5J) Acorde: Em
4º Grau -> F - A - C (T, 3M, 5J) Acorde: F
5º Grau -> G - B - D (T, 3M, 5J) Acorde: G
6º Grau -> A - C - E (T, 3m, 5J) Acorde: Am
7º Grau -> B - D - F (T, 3m, 5b) Acorde: Bº

Tétrades (Lembrando que a sétima menor é representada somente pelo número 7 e não 7m)
1º Grau -> C - E - G - B (T, 3M, 5J, 7M) Acorde: C7M
2º Grau -> D - F - A - C (T, 3m, 5J, 7) Acorde: Dm7
3º Grau -> E - G - B - D (T, 3m, 5J, 7) Acorde: Em7
4º Grau -> F - A - C - E (T, 3M, 5J, 7M) Acorde: F7M
5º Grau -> G - B - D - F (T, 3M, 5J, 7) Acorde: G7
6º Grau -> A - C - E - G (T, 3m, 5J, 7) Acorde: Am7
7º Grau -> B - D - F - A (T, 3m, 5b, 7) Acorde: Bm7(b5)

A tétrade do sétimo grau não é diminuta por que a sétima é menor, por isso o nome "meio" diminuto.

Para achar o campo harmônico das outras tonalidades é só aplicar o mesmo conceito mostrado acima. Isso também vale para as escalas menores, mas para facilitar, o campo harmônico da escala menor natural é o campo Harmônico maior começando do 6º grau.

Ex.: Campo Harmônico de Lá menor natural

Am7, Bm7(b5), C7M, Dm7, Em7, F7M, G7

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Mensagem por Rdg Bass Qui Out 06, 2011 3:16 pm

Valeu Fá, passou despercebido.

Corrigi lá!

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Mensagem por malka_aff Qui Out 06, 2011 3:46 pm

e no caso de clichês harmonicos, alguém pode dar um caminho pra mim estudar?

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Mensagem por Rdg Bass Qui Out 06, 2011 4:00 pm

malka_aff escreveu:e no caso de clichês harmonicos, alguém pode dar um caminho pra mim estudar?

Você diz as cadencias (progressões)?

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Mensagem por malka_aff Qui Out 06, 2011 4:04 pm

Isso!

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Mensagem por Rdg Bass Qui Out 06, 2011 4:39 pm

Com base no CH Maior temos:

I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIØ

Cadencias

Perfeita - V I ou IV V I ou II V I

ex:

G7 C7M

F7M G7 C7M

Dm7 G7 C7M


Plagal - IV I

ex: F7M C7M


Imperfeita - V I6 (ocorre quando a Tônica não esta na função fundamenta e sim na 1ª inversão)

ex: F7M C7M/E


Engano ou Interrompida - (ocorre quando o Dominante é seguido de outro grau e não da Tônica)
pode ser:

modulante - II V I

ex: Dm7 G7 F#7M

diatônica - II V VI

ex: Dm7 G7 Am7


Meia Cadencia - IV V ou II V (quando se repousa no acorde dominante)

ex: Dm7 G7




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Mensagem por malka_aff Qui Out 06, 2011 4:43 pm

ta, mas, quando eu uso essas cadências? em que estilos musicais?

eu não sei se é demais, mas queria algo como:

Blues: tanananana
Samba: tanananan
rock: I IV V
Sertaneijo: I V VI IV

que dae eu vou tirar umas músicas de ouvido e ja estudo isso

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Mensagem por Rdg Bass Qui Out 06, 2011 4:57 pm

Algumas musicas tem regras outras não, tipo o Blues:

4/4 || I7 | IV7 | I7 | I7 | IV7 | IV7 | I7 | I7 | V7 | IV7 | I7 | V7 ||

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Mensagem por raffaelmilhomem Qua Out 12, 2011 1:11 am

Sanaram minha dúvida, muito obrigado !!! Estou curtindo muito este assunto !
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Mensagem por timãobass Qui Nov 03, 2011 5:44 pm

boas explicações.tirei algumas duvidas. up
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