Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

+129
Pedro Cavalcanti
rafael.buzzi.andrade
DiegoBueno
Rafael_B_Freitas
bilabizu123
brunoaguiarbass
Bananoise
NeyBass
Klhada
siodoni
JUNIORGTR
CSergio
WHead
edumerino
ingooluser
Renato Aversari
Pz123
Raul S.
Mauricio Mendes
eduardoalvim1979
campos
SRTO
DavidR
Normando Neto
Willian Casagrande
arturbmallmann
Laysson
CaQuinhO
rmaeda
pedrohenrique.astronauta
Christian
Vitão
Juan Leusz M.
B3ck1m2n
xile
bruno.be
leonardo.reis
emanuelneto
Sapão¹³
jameh
lucian.cupin
Nando Medeiros
Boss2K
GusVCD
Geddybass
Rafael Gustavo Herreira
Stormbringer
Guilherme CR
Thiago Candido
bubass
Aureliano
zegaman4
zeponi
leoliveira
fernando pullbass
Rico
Bruno Adamo
williamfernandes
Zubrycky
ANDERJOR
Marcondes_
André Souza
S.Potin
lobo bassman
Tarcísio Caetano
Alex
GeTorres
Ivo187
Travbass
Masteles
alexjorib
warZ
Carlão
Ed Bonatto
Schafe
Davi Motta
Marck
Ricardo Saldanha
JonasBass84
GuilhermePastorius
Gomba
jogenio
rodsom
Ricardorosa
Gustavo_AB
Cris Simões
faelcks
HCSC
LuCaSbass
silvanoandrade
malka_aff
Thales_Sr
Tonante
flauius
Edu Fettermann
KIQ
Lionbass
MINGO
subgrave
Cayo Castro
tcraposo
djmmaster
chrisbass
Amagomes
alexanderadamo
J.Adalberto
ct.colela
thgbass
Edão
bodhan
Jackson
Átila Moreira Cedro
DenisLM
nukebass
Binão
YellowBoy
Fernando Paes
Antunes
fheliojr
maquiro
joabi
brucce
Mauricio Luiz Bertola
jgs
Aionius
JAZZigo
CG
RFFanBR
allexcosta
133 participantes

Página 4 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por ANDERJOR Ter Jan 15, 2013 4:46 pm

Senhores . O que precisa ser dito é que tudo na arte tem seu momento , seu lugar. Assim o baixista que usa efeitos deve saber o que é, qual o momento do uso, duração do uso, qual efeito usar,qual musica necessita. Entenda-se que tudo deve ter o bom senso. Assim , não é porque tocamos este instrumento que não podemos buscar em cima do seu som ,alternativas. Como instrumentistas, devemos sim, estar preparados para eventuais necessidades baseadas na percepção musical.
Não é estranho que muitos veteranos permaneçam com esta ideia pois a cultura que lhes foi passada e ensinada sobre contrabaixo é essa.
Vamos abrir a cabeça para entender e assimilar evoluções. E mais respeitar a opção dos diversos baixistas do universo dos graves pois há quem não goste e há aqueles que gostam. Dentre aqueles que gostam, o que deve ser incentivado são os questionamentos para engrandecimento de todos como por exemplo: Algum sabe qual efeito usado no som do contrabaixo de determinada música? E não destituir qualquer pensamento do uso dos aparelhos. Precisamos , repito abrir a cabeça, conceber novas ideias e evoluir .
ANDERJOR
ANDERJOR
Membro

Mensagens : 11
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Zubrycky Ter Jan 15, 2013 7:21 pm

allexcosta escreveu:Observando outros tópicos, é fácil perceber que muitos iniciantes fazem perguntas do tipo "consegui comprar meu baixo, agora estou começando minha pedaleira e preciso de indicações".

Fico curioso pra entender de onde vem essa idéia. A maioria das gravações famosas de contrabaixo (diferente de guitarra) foram feitas com um baixo e um amp, portanto pergunto: Como surgiu a idéia de que pedais de efeito são tão indispensáveis quanto cordas? É algo da nova geração ou particular a uma região do país?

Respondendo à pergunta que originou o tópico, penso que essa idéia vem de uma mistura de ignorância (perfeitamente natural) dos iniciantes misturada com a vontade (também perfeitamente compreensível) dos vendedores de engordar a sua comissão fazendo com que o iniciante compre o máximo possível na loja...

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18986
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por williamfernandes Ter Jan 15, 2013 8:11 pm

Não vejo necessidade de efeitos no baixo, utilizo compressor e equalizador, não os considero efeito, porque somente ajustam o som. Recentemente comprei um processador de efeitos de estudio notme mas é só para me divertir mesmo.

williamfernandes
Membro

Mensagens : 257
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Ter Jan 15, 2013 11:33 pm

ANDERJOR escreveu:Não é estranho que muitos veteranos permaneçam com esta ideia pois a cultura que lhes foi passada e ensinada sobre contrabaixo é essa.
Vamos abrir a cabeça para entender e assimilar evoluções. E mais respeitar a opção dos diversos baixistas do universo dos graves pois há quem não goste e há aqueles que gostam.

Desculpe, mas o ânimo que deu origem a esse tópico passa muito longe disso.

Cada um toca com o que quer, seja um baixo de uma corda ou 25 cordas, sem pedal ou com 400 pedais. Em música tudo pode e deve sempre ser assim.

A curiosidade original do tópico era sobre um aparente conceito de que é impossível se tocar baixo sem pedais o que, obviamente, não faz sentido algum...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Bruno Adamo Qua Jan 16, 2013 2:34 pm

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

R: Não sei onde surgiu. Mas entendo que quem pensa dessa forma ou é ignorante ou são pessoas que precisam consumir e que atuam por hobby, alguns compram levados muitas vezes pela aparência do pedal ao invés do som.

Ignorantes - São pessoas que desconhecem a função dos pedais mas acredita que, com o pedal "X", suprirá todas as suas deficiências e as deficiências do restante de seu equipamento.

Consumista/Hobby - O cara gosta de colecionar itens, tem um bom Setup tem uma grana sobrando e investe em tudo que permeia o mundo do baixo, inclusive pedais, por terem essa necessidade se perguntam qual o Chorus para ser comprar primeiro? Qual o Wah-Wah? Qual o pedal mais raro? Que nem colecionador de aeromodelismo, moedas, carros...

Nessa situação os que compram por necessidade "vital" estão apenas sanando suas vontades...

Realmente a pergunta do tópico está voltada mais aos ignorantes que acreditam na necessidade dos pedais mesmo sem saber a função deles...

____________________________
Somebody Love!
Bruno Adamo
Bruno Adamo
Membro

Mensagens : 107
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Rico Qua Jan 16, 2013 10:47 pm

Realmente tem quem ache que pedais são importantes sem nunca ter usado nenhum. Um amigo me presenteou com um velho Wah de guitarra que ele não queria mais, e foi uma baita decepção. Tudo bem que o pedal não era para baixo, e que a marca do mesmo não era lá muito legal, mas o que mais me decepcionou, foi que não tive o menor tesão com o aparelhinho no chão, esperando para ser acionado.
Agora estou considerando a possibilidade de utilizar um compressor MXR, mas ainda estou indeciso.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por fernando pullbass Sex Out 11, 2013 8:25 pm

Como já postado diversas vezes aqui: a ilusão que um pedal irá suprir as deficiências é sedutora..... em contrapartida, observa-se que vários músicos experientes utilizam efeitos, dai cria-se mais expectativas..... esquecem que estes músicos já esgotaram várias possibilidades sem os referidos efeitos.
Eu mesmo busquei atalhos nos pedais e não deu muito certo! Hoje posso dizer que conheço razoavelmente os pedais que uso e os mesmos não suprem minhas deficiências!
fernando pullbass
fernando pullbass
Membro

Mensagens : 109
Localização : Maua/SP

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por leoliveira Sáb Out 12, 2013 11:58 am

eu sou iniciante já uns 5 anos ,já escutei muita coisa em relação pedais ,sei que eles trazem benefícios na hora certa , que grandes baixistas não usam nada ,o máximo que eles usam e um compressor rsr
leoliveira
leoliveira
Membro

Mensagens : 25
Localização : imbarie duque de caxias rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Edão Sáb Out 12, 2013 7:09 pm

Allex, tú já tocou com pedal. Como é que foi a experiência?
Tô tocando atualmente com um delay e sinto falta dele no som quando toco sem o efeito.
Acho que o grande detalhe é o costume. Acostumar-se com aquele som do bass com pedais.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1961
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por zeponi Qui Out 24, 2013 1:34 pm

Acho que a maior influência sobre baixista ter que usar pedal de efeito vem de duas questões.

Primeira questão, acho que realmente é o fato de pessoal ver que maioria dos guitarristas usam, acham que isso é essencial também para o baixo.

Segunda questão, acho que algumas pessoas iniciantes como eu, por treinar sozinho e ainda não estarem em banda, acham o treino chato e sem muita graça, graça que me refiro aqui, aquela graça de escutar um som que parece uma música quando se utiliza o contra-baixo, visto que algumas músicas, quando tocadas apenas as linhas de baixo gravadas, ficam muito vazias, sem graça, um nota aqui, outra ali.

Existem música do Metallica por exemplo, onde somente no solo que o baixista faz o arranjo, fica divino, porém o restante da música e tocado somente a nota seca a cada início de tempo, isso pode deixar o treino sem graça e ele achar que precisa de um pedal para tal.
Mas esquece a real função do instrumento que ele está usando, que cada um tem o tempo certo para aparecer na música.

Fato que todos as música que me influenciam e me fez estudar baixo, mesmo depois com 28 anos de idade, não usam efeito, com exceção do Cliff, mas ele não usava nas músicas, apenas nas apresentações solos, isso os novatos as vezes não separam.

Pessoal as vezes olha um veterano fazer uma apresentação apenas de baixo, usando pedaleira ou uma seria de pedais, pensa "Nossa para ser igual esse cara, vou ter usar também", mas na verdade esquece que maioria só está usando para fazer o preenchimento do som, parte que cabe ao baixista executar que é o arranjo, aquela "liga" na música, aquele "swing", ele executa sem qualquer efeito, ou seja, se restante dos instrumentos estivessem ali, ele não precisaria de efeito, pois o restante do som já está preenchido.

Eu mesmo devo comprar um pedal quando começar a ensaiar com banda, mas será apenas o pedal de afinação, para pode corrigir afinação durante uma música ou outra.
zeponi
zeponi
Membro

Mensagens : 19
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por subgrave Qui Out 24, 2013 1:52 pm

"De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?"

Poxa vida, da onde saiu essa pérola, em 20 anos de contrabaixo nunca ouvi falar que baixista precisasse de efeitos.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qui Out 24, 2013 2:00 pm

subgrave escreveu:Poxa vida, da onde saiu essa pérola, em 20 anos de contrabaixo nunca ouvi falar que baixista precisasse de efeitos.
Eu poderia até garimpar as centenas de tópicos e mensagens que corroboram essa idéia, mas como sei que você está aqui já faz bastante tempo e só está praticando a eterna arte da trollagem não vou me dar ao trabalho.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por zegaman4 Qui Out 24, 2013 2:39 pm

Já ouvi de um guitarrista amigo meu que efeito pra baixo não fica bom ou não presta. baita balela!
zegaman4
zegaman4
Membro

Mensagens : 62
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por zegaman4 Qui Out 24, 2013 2:43 pm

Meu modo de ver é que os pedais independente do instrumento é a ampliação de sua sonoridade. Basta saber usá-lo com sabedoria, temos diversos exemplos de baixistas que se extenderam e chegaram a um timbe único, "o baixista a ser batido" Billy Sheehan é um deles...
zegaman4
zegaman4
Membro

Mensagens : 62
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por fernando pullbass Qui Out 24, 2013 4:00 pm

Mas mesmo assim, ainda observa-se musicos iniciantes muito mais preocupados com set de pedais do que com aprimoramento de tecnicas ou estudo mais aprofundado do instrumento.
Vejo alguns comentando que querem pedal x ou y mas nem um ampli não tem.
fernando pullbass
fernando pullbass
Membro

Mensagens : 109
Localização : Maua/SP

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qui Out 24, 2013 4:08 pm

subgrave escreveu:"De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?"

Poxa vida, da onde saiu essa pérola, em 20 anos de contrabaixo nunca ouvi falar que baixista precisasse de efeitos.
fernando pullbass escreveu:Mas mesmo assim, ainda observa-se musicos iniciantes muito mais preocupados com set de pedais do que com aprimoramento de tecnicas ou estudo mais aprofundado do instrumento.
Vejo alguns comentando que querem pedal x ou y mas nem um ampli não tem.
De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Tomou
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Aureliano Qui Out 24, 2013 4:18 pm

De repente é pq se influenciou em algum músico famoso que usa. No meu caso, eu ficava hipnotizado (e ainda fico) com o som do Ralphe Armstrong, sempre com algum efeito diferente em plena década de 70, tocando com o violinista Jean-Luc Ponty, que também usava diversos efeitos no violino, incluindo wah, phase, chorus, delay, etc.

Mas, concordo com o fernando pullbass, até no caso do Ralphe, pq mais importante que ter os pedais que ele usava é saber fazer aqueles grooves loucos...
Aureliano
Aureliano
Membro

Mensagens : 418
Localização : Onde a moto levar...

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por JAZZigo Qui Out 24, 2013 4:33 pm

Dormindo 
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por subgrave Qui Out 24, 2013 5:08 pm

allexcosta escreveu:
subgrave escreveu:Poxa vida, da onde saiu essa pérola, em 20 anos de contrabaixo nunca ouvi falar que baixista precisasse de efeitos.
Eu poderia até garimpar as centenas de tópicos e mensagens que corroboram essa idéia, mas como sei que você está aqui já faz bastante tempo e só está praticando a eterna arte da trollagem não vou me dar ao trabalho.
allexcosta escreveu:
subgrave escreveu:"De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?"

Poxa vida, da onde saiu essa pérola, em 20 anos de contrabaixo nunca ouvi falar que baixista precisasse de efeitos.
fernando pullbass escreveu:Mas mesmo assim, ainda observa-se musicos iniciantes muito mais preocupados com set de pedais do que com aprimoramento de tecnicas ou estudo mais aprofundado do instrumento.
Vejo alguns comentando que querem pedal x ou y mas nem um ampli não tem.
Poxa vida tio, e o que que eu tenho a ver com o post do  "pullbass", todo esse tempo me aguentando no fórum vc deveria saber que não frequento praticamente nada de tópicos relacionados a pedais...


Última edição por allexcosta em Qui Out 31, 2013 8:45 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Não faça quote de imagens)

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por fernando pullbass Qui Out 24, 2013 5:16 pm

?????
fernando pullbass
fernando pullbass
Membro

Mensagens : 109
Localização : Maua/SP

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qui Out 24, 2013 5:17 pm

É óbvio demais, não vou explicar não.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por subgrave Qui Out 24, 2013 6:40 pm

scratch

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Aureliano Qui Out 24, 2013 7:37 pm

Ihhh, Jazz sofrendo bullying...
Aureliano
Aureliano
Membro

Mensagens : 418
Localização : Onde a moto levar...

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por JAZZigo Qui Out 24, 2013 9:57 pm

^
Não é isso não. É que esse assunto já está meio batido aqui no fórum. IMO, uma coisa é precisar de efeitos, outra coisa é querer efeitos. Além disso, concordo  com o Allex. Para mim, baixista nenhum precisa de efeitos, precisa sim de um instrumento decente (cordas novas), de um amplificador decente, de boa técnica/execução e isso já basta para sair "groovando". Efeitos são supérfluos, meros detalhes, ou como costumo dizer: "enfeitos".
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por bubass Seg Out 28, 2013 11:41 am

sei q o tópico tá parado à uns dias, mais gostaria de dxar minha opinião sobre isso, já que essa pergunta feita pelo autor do tópico é uma pergunta que eu sempre me faço quando leio algumas coisas relacionadas ao assunto...

acho que tudo parte da necessidade do músico. se o cara é profissa ou não, qual estilo toca, quais as influencias, o q o cara curte, se vive de palco ou de estúdio, qual fase q tá vivendo na música... são inúmeras. realmente, tem nego que exagera dmais, mais acho q acima de tudo o cara tem ser original e não fazer por mera modinha ou pq tá na onda!

EU mesmo, não uso efeitos atualmente, mas o pitch que o Ney Conceição usa em algumas ocasiões (q por anos achei q era oitavador... rs) acho maravilhoso, assim como acho ridículo o som do pixinga. existem casos e casos. tive uma zoom B3 e usava algumas coisas, mais qdo apertou foi a primeira coisa q vendi.

resumindo: acho válido, mais efeitos são dispensáveis. no momento, minha prioridade é resumir meu equipo em: 2 baixos e 1 ampli, visando meu estilo e carreira. podem surgir pedais antes? claro! as oportunidades aparecem e a gente não pode perder, mais falar q penso nisso, nem um pouco.

(não era p ficar grande, mass acabou ficando. kkkkkkkkk)
bubass
bubass
Membro

Mensagens : 90
Localização : Belo Horizonte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Thiago Candido Qua Out 30, 2013 11:11 pm

Eu toco a 12 anos. Agora estou terminando meu Pedalboard com 5 pedais e não pretendo adicionar mais nenhum. Sinceramente (acho que não é isso que a galera gostaria de ouvir, mas vai) eu acredito que a ligação baixistainiciantesxpedais seja principalmente divido aos fóruns de discussão, como este, e todas as outras mídias que divulgam essas idéias, como as empresas claro. Por que imagine a seguinte situação, você é baixista iniciante, você vê seus amigos guitarristas com pedais aí você entra nos fóruns (e outros canais) e vê N discussões sobre pedais e daí surge a idéia "preciso de um set de pedais para melhorar ou incrementar meu som!" Essa é minha teoria! No meu caso, resolvi montar um set por que sempre fui apaixonado por efeitos, porém, pesquisei muito a utilidade e a necessidade deles dentro do meu estilo musical. Existem outros efeitos que gosto muito, como o Envelop Filter por exemplo, mas dentro do meu groove ele não se encaixa.
Thiago Candido
Thiago Candido
Membro

Mensagens : 175
Localização : Jaú

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Guilherme CR Qua Out 30, 2013 11:49 pm

Concordo com o Thiago. Quando comecei a tocar eu mal tinha acesso à internet e sempre defendia a dupla "um bom amplificador e um bom baixo", ainda mais por ser de uma cidade pequena onde os guitarristas que conhecia mal tinham pedais (basicamente tocavam apenas com alguma distorção, o que nunca me interessou em baixo).
Me interessei por pedais inicialmente querendo melhorar o meu timbre, pois já tinha um bom baixo mas não um bom amp. Ai fiquei por meses (ou anos rs) pesquisando a respeito de D.I., equalizador e compressor....e a pesquisa valeu a pena, pois fui muito feliz na escolha de um pedal pré que melhorou muito meu timbre à medida do possível até que eu pudesse adquirir meu bom amp =D
Aí foi meio que natural eu querer alguns efeitos, pois já havia uma "boa dupla" e também toco em um Floyd cover. E após muita pesquisa, vi que não sabia nadica de nada sobre isso e acabei optando por uma pedaleira, pois já resolveu de cara os efeitos que eu queria/necessitava (phaser, delay, oitavador) e está me dando uma boa noção sobre os outros efeitos (alguns eu nem sabia que existia rs).
Agora, sob forte influencia da internet, fico sempre atentado a querer trocar minha pedaleira por alguns pedais, mesmo estando bastante satisfeito com ela....rsrs
Guilherme CR
Guilherme CR
Membro

Mensagens : 39
Localização : Cerquilho - SP

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por JAZZigo Qui Out 31, 2013 12:27 am

Thiago Candido escreveu:você vê seus amigos guitarristas com pedais aí você entra nos fóruns (e outros canais) e vê N discussões sobre pedais e daí surge a idéia "preciso de um set de pedais para melhorar ou incrementar meu som!"
Guilherme CR escreveu:Agora, sob forte influencia da internet, fico sempre atentado a querer trocar minha pedaleira por alguns pedais, mesmo estando bastante satisfeito com ela....rsrs
Confesso que estou de cara. Shocked  Tipo: acreditam mais no que os outros têm/fazem/dizem do que nos seus próprios olhos ouvidos. Tem alguma coisa muito errada aí. nope
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Thiago Candido Qui Out 31, 2013 8:09 am

^A minha colocação foi em relação aos novos baixistas, que ainda estão em faze de descoberta do que é bom ou não para eles, ou para o som deles e como não tem experiência e oportunidade para testar uma gama seleta de equipamentos, acabam levando em consideração o que leem, pois essa é a única forma de tomarem uma decisão, com base nas experiência dos outros. Por que eles não tem maturidade ainda para decidir o que é necessário MESMO para o som que eles tocam, as vezes nem escolheram o tipo de som que querem fazer. Daí vem o lance "Estou montando uma pedaleira de 6 pedais" sem muito propósito, sem as vezes nem ter um ampli e um bass dessente!
Thiago Candido
Thiago Candido
Membro

Mensagens : 175
Localização : Jaú

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por JAZZigo Qui Out 31, 2013 8:40 am

^
No meu caso, comprei meu primeiro baixo e meu primeiro amplificador no final de 1982. Somente em 1990, adquiri meus 3 primeiros pedais, um equalizador, um chorus e um delay da Roland/Oliver, que usava quase que exclusivamente no meu violão e muito raramente no contrabaixo, ou seja, enquanto baixista, durante 26 anos, meu set básico permeneceu baixo + correia + cabo + amplificador. Então, somente em 2008, iniciei minha coleção de pedais analógicos/de boutique, mais por curiosidade, mas que acabou-se tornando um hobby. Hoje, com quase 250 pedais, engana-se quem imagina que uso efeitos o tempo todo. Geralmente, os "enfeitos" entram apenas em alguns trechos de uma música ou outra, ou para ajudar a maquiar o som do baixo com alguma sonoridade específica/diferenciada.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Stormbringer Qui Out 31, 2013 8:47 am

Eu usava 3 pedais:
afinador, overdrive e um compressor.

o compressor eu comprei pra ver "qualé", tava barato. Eu simplesmente não gostei. Ja vendi(e tive lucro! HAHAHA).

O overdrive eu uso com bastante sutileza. O afinador é só uma ferramenta.
Depois que comprei meu amp, que tem um "tubetone" que vc regula a "sujeira", o overdrive ja nao é mais necessario pra mim. Só não vou vende-lo porque não é sempre que vou andar com o meu amp. É mais facil carregar um pedal que um amp de 4 kg, eheheh.

Eu nao tenho necessidade ainda, mas eu consigo pensar em diversas coisas, dentro do que ando tocando, em que efeitos variados podem ser usados, sem ser só por modinha.

Eu sei que o argumento do topico é sobre os carinhas que acabaram de comprar o baixo e querem comprar efeitos "só por comprar" sem saber o que fazer com eles, mas eu também não acho tão bizarro assim: tem gente que coleciona selo, tem gente que coleciona tampinhas de garrafa... tem gente que gosta de colecionar caixinhas de efeito.


Última edição por Stormbringer em Qui Out 31, 2013 9:03 am, editado 1 vez(es)
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qui Out 31, 2013 8:55 am

Stormbringer escreveu:Eu sei que o argumento do topico é sobre os carinhas que acabaram de comprar o baixo e querem comprar efeitos "só por comprar" sem saber o que fazer com eles, mas eu também não acho tão bizarro assim: tem gente que coleciona selo, tem gente que coleciona tampinhas de garrafa... tem gente que gosta de colecionar caixinhas de efeito.
Se seu contra-argumento é esse, você não entendeu a idéia do tópico.

Cada um faz o que quer com o fruto do seu suor. Se o cara pegar 1 milhão e queimar é problema dele.

A pergunta original é "de onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos". Isso é algo MUITO novo pra mim, que sou um cara velho de música e o primeiro lugar onde vi essa idéia foi nesse fórum.

Novatos usando corda de péssima qualidade e amp de 15W abrindo tópicos sobre montar pedaleira, sendo que o cara não sabe tocar uma música ainda. Isso é perda de tempo e energia.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Stormbringer Qui Out 31, 2013 9:11 am

Ah Allex, não é um contra-argumento Very Happy, é mais uma observação mesmo, essas caixinhas são "trens" muito bonitinhos, aahhahahah
Uma fileirinha de caixinhas coloridas é bem legal, mesmo se o cara não usar, hahaha.


Sobre cordas, eu também não tenho isso como verdade absoluta, porque conheço caras que preferem cordas velhas por gostar do timbre com menos brilho (!!!!). O bizarro pra mim é o fetiche de outro e vice-versa.


Mas eu entendi o seu ponto: os principiantes se preocupando com as coisas na ordem errada, começando a construir a casa pelo telhado.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Qui Out 31, 2013 9:24 am

Stormbringer escreveu:começando a construir a casa pelo telhado.
Exato. Essa frase resume o sentido do tópico.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Guilherme CR Qui Out 31, 2013 9:58 am

Confesso que estou de cara. Shocked  Tipo: acreditam mais no que os outros têm/fazem/dizem do que nos seus próprios olhos ouvidos. Tem alguma coisa muito errada aí. nope
JAZZigo, acho que me expressei mal. O que queria dizer é que, mesmo satisfeito com o que temos, muitas vezes bate aquela vontade de trocar ou adquirir algo novo pq lemos em algum lugar que é bom e/ou que pode ser melhor do que o nosso equipamento. É meio que aquele papo da grama do vizinho ser sempre mais bonita rsrs
Mas eu levo isso na boa, nunca comprei ou troquei algo por mero impulso, apenas acredito que esse tipo de coisa acaba influenciando muitas decisões.
Guilherme CR
Guilherme CR
Membro

Mensagens : 39
Localização : Cerquilho - SP

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por zegaman4 Qui Out 31, 2013 3:44 pm

Já tive a minha fase de só usar o baixo plugado direto em um cabeçote.
Vai na pesquisa do timbre que os efeitos serão complementos de toda a sua essência
zegaman4
zegaman4
Membro

Mensagens : 62
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por fheliojr Qui Out 31, 2013 8:14 pm

off-topic:

JAZZigo escreveu:...Então, somente em 2008, iniciei minha coleção de pedais analógicos/de boutique, mais por curiosidade, mas que acabou-se tornando um hobby...
eu pensava q ela era mais antiga, jazz.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por JAZZigo Qui Out 31, 2013 10:39 pm

^
Em 2008, eu tinha alguns poucos pedais, mas foi quando decidi conhecer realmente a fundo os efeitos gerados pelos tais pedais de boutique, de qualidade de som superior, com componentes selecionados, raros ou N.O.S. soldados à mão e tals. Quando me dei conta, já tinha mais pedais que o guitarrista da minha banda e meu entusiasmo foi em frente, até assumir-me de vez como colecionador de "caixinhas mágicas" para contrabaixo.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por malka_aff Sex Nov 01, 2013 6:49 am

eu nao acho que o cara tenha que ter um amp top e um baixo top para poder adquirir seu primeiro pedal. E se eu vou tocar uma música que quero usar fuzz e envelope filter??

O que acontece é a ideia de precisar, quando o cara não ta precisando do efeito e ele mesmo assim acha que precisa da cidadezinha de pedais nos pés.

Não pode ser extremista, achando que comprar pedais antes do amp top ou do baixo top é construir a casa pelo telhado.
Se eu tenho um sx e um meteoro e preciso de um envelope filter, nada me impede de procurar um Q-tron maluco de caro. Até por que é mais barato um pedal top de botique do que um amp top de botique.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Sex Nov 01, 2013 7:20 am

malka_aff escreveu:eu nao acho que o cara tenha que ter um amp top e um baixo top para poder adquirir seu primeiro pedal.
Ninguém falou isso.

O complicado é o cara montando pedaleira caríssima com um Tonante cheio de ruído com corda de tétano, um amp de 15W, sem a mínima idéia do que é um Dó Maior ou noção de frequências, equalização, compressão, etc...

Aí rola a gig e o moleque não consegue tirar uma música direito, leva o ampzinho, o baixo bizarrão e ainda tem a esperança das caixinhas de magia melhorarem seu som.

Sei lá, cara... A gente que já viu muita coisa às vezes dá um toque pra ajudar quem tá começando e tal, mas essa geração mais nova só se baseia pelo que sai na TV ou pela matéria dos ídolos na revista, querendo empurrar coisa inútil goela abaixo.

O conceito de "aprende a tocar primeiro, depois você mexe com isso" hoje em dia não vale mais nada. Vamos todos comprar caixinhas cheias de luzes, depois a gente aprende o que é uma nota musical ou um intervalo. :hmm:
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Thiago Candido Sex Nov 01, 2013 8:26 am

allexcosta escreveu:O conceito de "aprende a tocar primeiro, depois você mexe com isso" hoje em dia não vale mais nada. Vamos todos comprar caixinhas cheias de luzes, depois a gente aprende o que é uma nota musical ou um intervalo. :hmm:
Concordo plenamente, o fato de ter muita informação disponível e muitas opções faz com que o pessoal mais novo não consiga filtrá-las. Perante toda essa discussão me surgiu uma idéia. O que vocês acham de fazer um tópico (fixo ou não) para baixistas iniciantes, do tipo "Iniciantes, tire suas dúvidas" Com o objetivo de instruir da melhor maneira possível ou direcioná-los para tópicos específicos, evitando assim a criação de novos tópicos desnecessários e ajudando em escolhas que exigem um aconselhamento de pessoas com mais experiência. Sinto que o pessoal mais novo fica meio "perdido" nos tópicos e discussões convencionais pois o nível das discussões são voltadas mais para o nível profissional do que iniciante (o que é esperado, claro).
Thiago Candido
Thiago Candido
Membro

Mensagens : 175
Localização : Jaú

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por JAZZigo Sex Nov 01, 2013 8:31 am

allexcosta escreveu:
malka_aff escreveu:eu nao acho que o cara tenha que ter um amp top e um baixo top para poder adquirir seu primeiro pedal.
Ninguém falou isso.

O complicado é o cara montando pedaleira caríssima com um Tonante cheio de ruído com corda de tétano, um amp de 15W, sem a mínima idéia do que é um Dó Maior ou noção de frequências, equalização, compressão, etc...

Aí rola a gig e o moleque não consegue tirar uma música direito, leva o ampzinho, o baixo bizarrão e ainda tem a esperança das caixinhas de magia melhorarem seu som.

Sei lá, cara... A gente que já viu muita coisa às vezes dá um toque pra ajudar quem tá começando e tal, mas essa geração mais nova só se baseia pelo que sai na TV ou pela matéria dos ídolos na revista, querendo empurrar coisa inútil goela abaixo.

O conceito de "aprende a tocar primeiro, depois você mexe com isso" hoje em dia não vale mais nada. Vamos todos comprar caixinhas cheias de luzes, depois a gente aprende o que é uma nota musical ou um intervalo. :hmm:
Concordo 100% com o Allex. Quando decidi aprofundar-me nos efeitos, eu já era baixista profissional, formado em música pela UnB, havia mais de 20 anos. Possuía um stack encabeçado por um GK 800RB, 2 StinGray, 1 Fender Deluxe P, 1 Fender Ashbory e 1 Vantage japonês com um som dos sonhos e que me acompanha quase desde o início etc.. Enfim, nunca fui um virtuose, mas acho que já tinha maturidade, conhecimento, experiência e grana suficientes para me dar ao "luxo" de investir, também, nas caixinhas de efeitos.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16381
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Rafael Gustavo Herreira Sex Nov 01, 2013 12:11 pm

Engraçado que muitas vezes até se tem um baixo bom e um ampli bom.

Mas acho que a pessoa sente que se não chegar nas gigs com um pedal borad recheado de pedais caros ou não, vai passar a sensação de iniciante ou inexperiente.

Eu já usei, até tenho uma pedaleira, mas confessso que de uns tempos para cá tenho tido um pouco de "dó" de inseri-los no set desnecessariamente.

Digo desnecessariamente pois além de 95% do tempo usar o baixo limpo tenho a sensação de perder o timbre original do instrumento.
Rafael Gustavo Herreira
Rafael Gustavo Herreira
Membro

Mensagens : 208
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Sex Nov 01, 2013 12:25 pm

Rafael Gustavo Herreira escreveu:Mas acho que a pessoa sente que se não chegar nas gigs com um pedal borad recheado de pedais caros ou não, vai passar a sensação de iniciante ou inexperiente.
Sinceramente, como sugeri na pergunta inicial, isso deve ser algo bem local, específico para SP, eu diria.

Em décadas e mais décadas tocando por aí eu nunca vi baixistas chegando pra tocar com pedaleiras. No máximo algum EQ, um compressor, um envelope ou algum tipo de pré. O primeiro que vi foi um aluno meu chamado Marcelo que é de Sampa.

A esmagadora maioria de membros de SP aqui no fórum tem me mostrado coisas que eu nem sonhava existirem.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por DenisLM Sex Nov 01, 2013 2:26 pm

lembrando que tem o lado colecionador/entusiasta de cada um.
eu não "preciso" de de metade do meu set, incluindo baixos/stick e amps, mas sou um "entusiasta" da coisa.
se eu tivesse mais grana teria muito mais tranqueiras (efeitos incluídos).

muitos iniciantes podem confundir isso com necessidade. isso sim é um problema.
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por malka_aff Sex Nov 01, 2013 2:33 pm

allexcosta escreveu:
O conceito de "aprende a tocar primeiro, depois você mexe com isso" hoje em dia não vale mais nada. Vamos todos comprar caixinhas cheias de luzes, depois a gente aprende o que é uma nota musical ou um intervalo. :hmm:
Tambem acho que tem que "aprender a tocar primeiro", mas discordo do "tem que ter equipo top primeiro"

as vezes a gente quer fazer um cover de anesthesia pulling theeth e precisa de um fuzz

quer fazer um cover de muse e precisa de um fuzz e um envelope.


Concordo com o tema principal do tópico. Que hoje em dia acham que é algo indispensável ter pedais, e realmente não é. Agora falar que o cara só pode se preocupar com isso depois de ter amp top e estar com a técnica perfeita? Discordo.

O cara tem que se preocupar com pedal quando achar que faz falta. O problema é que as pessoas querem comprar pedais sem nem terem o que fazer com eles.

Como eu disse, o Allex está certo no conceito do tópico, mas não se deve restringir pedais pra "só depois que ja tem amp, baixo e técnica top."


P.S.: Técnica não significa apenas habilidade no tocar, mas também significa conhecimento sobre seu instrumento, tais como frequencia e compressao, como disse o allex.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Sex Nov 01, 2013 2:35 pm

malka_aff escreveu:(...)discordo do "tem que ter equipo top primeiro"(...)
Onde que alguém escreveu isso?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por malka_aff Sex Nov 01, 2013 2:47 pm

Aqui allex, e em outros posts ao longo do tópico.

JAZZigo escreveu:. Possuía um stack encabeçado por um GK 800RB, 2 StinGray, 1 Fender Deluxe P, 1 Fender Ashbory e 1 Vantage japonês com um som dos sonhos e que me acompanha quase desde o início etc.. Enfim, nunca fui um virtuose, mas acho que já tinha maturidade, conhecimento, experiência e grana suficientes para me dar ao "luxo" de investir, também, nas caixinhas de efeitos.
E não só na questão de equipamento, não acho que o cara tenha que ser um exímio baixista para usar efeitos.


Ele pode querer usar efeitos no baixo na primeira música que ele tocar na sua vida.

O que não pode, pra mim, é querer comprar pedal antes mesmo de querer usá-lo, ou sentir necessidade.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Sex Nov 01, 2013 3:00 pm

^ Aí você está colocando palavras na boca do Jazzigo.

Ele só está relatando a experiência dele, nada mais... E ninguém falou em ser um baixista excepcional antes de comprar pedais também.

Se a pessoa sabe o som de um fuzz e sabe tocar a música que pede um fuzz, é claro que se justifica comprar o pedal. O questionamento do tópico é sobre perguntas do tipo "quero comprar 12 pedais, me diga quais". É isso que não faz o mínimo sentido.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Geddybass Sex Nov 01, 2013 5:15 pm

Eu particularmente sou adepto de ter um bom baixo regulado e com cordas de boa qualidade. Tenho uma pedaleira (Boss Me20b) que uso somente o compressor, o wah-wah e o equalizador que é muito limitado. Estarei vendendo ele para pegar um compressor descente e um equalizador, pois as vezes toco em lugares que o som é muito ruim e preciso de certa forma equalizar e dar mais vida ao som ( aomeu gosto e visão). Eu particularmente não preciso de nada mais do que isso. Não critico quem gosta de Chorus, Synth ou qualquer outro efeito, cada um tem em mente o som que quer tirar do instrumento. Poucos artistas que utilizam efeitos de modulação e distorção no baixo que eu curto e acho que utilizam de forma inteligente, um deles é o Stuart Zender, ex- Jamiroquai.
Geddybass
Geddybass
Membro

Mensagens : 110
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 4 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos